Cidadeverde.com

Dia Mundial da Voz: Saiba onde cuidar da sua gratuitamente em Teresina

Você cuida da sua voz? Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano. Muita gente não percebe, mas a voz envelhece com o tempo e por isso, é preciso dedicar cuidados que são extremamente importantes para preveni-las.  Os cuidados devem ser seguidos por qualquer pessoa, principalmente pelos profissionais que utilizam da voz no trabalho, como professores, comunicadores, cantores, locutores, entre outros.

Para tratar de problemas da voz ocasionados pelo trabalho, o Governo do Estado oferece através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) atendimentos gratuitos com fonoaudiólogos. “O profissional da voz quando procura o Cerest tem todo um atendimento especializado na área que vai dar assistência durante o seu tratamento, caso haja necessidade”, explicou a fonoaudióloga, Carlene Bitu.

O Cerest faz ainda atendimentos externos, ou seja, no ambiente do trabalhador. “Nossa equipe tem projetos nas escolas, empresas públicas e privadas e em vários outros locais, fazendo orientações sobre todos os nossos atendimentos”, acrescentou a fonoaudióloga.

 

 

Dia Mundial da Voz

Estima-se que 20 a 30% da população brasileira tem algum problema da voz em algum determinado tempo de vida. No Dia Mundial da Voz, comemorado dia 16, o alerta para os cuidados e medidas de prevenção. 

Quando há algo de errado com as cordas vocais, problemas como dor de garganta, dificuldade para falar e perda da voz podem surgir com frequência. “São problemas que podem ser ocasionados pelo o excesso da demanda vocal, mau uso da voz ou mesmo por uma alimentação inadequada”, completou Carlene Bitu.

O cuidado com a voz deve ser regular. Beber líquido é uma medida sempre recomendada pelos fonoaudiólogos, o indicado é de 8 a 10 copos de agua por dia, para que haja uma hidratação de todo o corpo e consequentemente para que as pregas vocais estejam hidratadas para funcionar sem tensão.

Para saber sobre os atendimentos da voz ou qualquer outra área prestada pelo Cerest, o trabalhador poderá entrar em contado através do telefone 86 3217 3782.

 

Texto: Cyntia Veras