Cidadeverde.com

ENTREVISTA: Quais os benefícios do Crossfit e quem pode praticá-lo?

O Crossfit virou mania em Teresina e não é para menos. Os amantes da modalidade relatam que conseguem obter rápidos resultados físicos. O Cross é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas. Para explicar mais sobre o assunto, o blog VIDA conversou com o educador físico e Coach de Crossfit, Moaaby Macêdo. Confira!

Coach de Crossfit, Moaaby Macêdo

 

MARCELO FONTENELE - Quais os benefícios do Crossfit?

MOAABY MACÊDO - Ele melhora as 10 qualidades físicas: Resistência muscular, resistência aeróbia, resistência casrdiovascular, força, velocidade, potência, velocidade, equilíbrio, precisão, flexibilidade... Trazendo assim inumeros benefícios à nossa saúde e, consequentemente, resultados estéticos. É o que podemos observar com a redução do percentual de gordura corporal e aumento da massa muscular, desenvolvendo um corpo armônico e saudável .

 

MARCELO FONTENELE - Quem sofre com excesso de peso também pode praticar Crossfit?

MOAABY MACÊDO - O Crossfit é um treino realizado em alta intensidade e intervalado (HIIT), e essa é comprovadamente a melhor estratégia para redução de gordura corporal, sendo assim,  o Crossfit e recomendado para quem deseja reduzir  o peso.

 

MARCELO FONTENELE - Quais as restrições da modalidade? Quem não pode praticá-la?

MOAABY MACÊDO O Crossfit é para todos... Mas como todas as demais atividades físicas, devem preceder uma avaliação médica e física, a fim de identificar possíveis doenças ou limitações. Na ausência desta, o Crossfit é para todos, pois todos os exercícios podem ser adaptados e adequado à individualidade.

 

 

MARCELO FONTENELEAlguns profissionais de saúde alertam para o desgaste das articulações devido ao excesso de peso em alguns exercícios. Como você ver esta afirmação?

MOAABY MACÊDOEm relação à sobrecarga, todos os alunos iniciam o treinamento com cargas minimas (cano de PVC ) a fim de aprender e melhorar a técnica, somente depois começamos a incorporar peso, obedecendo o principio da sobrecarga! Quando um aluno já almeja cargas mais altas, é certo que ele já passou por todas as etapas de adaptação e está apto a progredir. 

 

MARCELO FONTENELE - Qual a frequência ideal para a prática do Crossfit?

MOAABY MACÊDO - Indicamos ao iniciante 3 vezes na semana. Com um ou dois meses de prática tentar evoluir aos poucos até conseguir treinar todos os dias. Pois como já disse anteriormente, trabalhamos as 10 qualidades físicas. Todos os dias são treinos diferentes, novos desafios, permitindo assim, treinar diariamente, já que os estímulos são diferentes!

 

 

MARCELO FONTENELE - Creio que a alimentação seja uma forte aliada nesta modalidade... Então... O que comer? E o que não pode?

MOAABY MACÊDONossa Box trabalha em parceria com nutricionistas esportivos, porque nós do Crossfit, temos na alimentação um fortissimo aliado a nossa performance. Mas nossa orientação básica é: A dieta Crossfit é indicada para atletas que fazem treinos intensos porque, além de ajudar a emagrecer, contribui para melhorar o condicionamento físico e a recuperação muscular depois dos treinos. Na dieta Crossfit deve-se comer alimentos ricos em proteínas magras como frango, peru ou peixe, grãos, como ervilha ou feijão, assim como frutas e verduras, sendo que os alimentos industrializados e refinados (como o açúcar, bolachas) e refeições prontas para consumo (risoto ou lasanha) são proibidos. O que comer? Óleos e gorduras saudáveis, como: Óleo de côco, óleo de macadamia, óleo de abacate, azeite de oliva, manteiga Ghee para cozinhar, óleo de linhaça em moderação. Além disso, deve-se comer:

-Ovos (clara e gema).
-Aves, carnes vermelhas e peixes: sempre priorizando proteínas animais de origem orgânica e peixes que não sejam de cativeiro nem criatório.
-Vegetais: aspargos, vagem, pimentão, brócolis, couve-flor, aipo, folhas verdes, cogumelos, cebola, abobrinha, chuchu, beterraba, cenoura, alcachofra, couve, repolho, pepino, quiabo, tomate, abóbora, batata baroa, batata doce, abóbora baiana e variações, inhame, mandioca, espinafre, nabo, batata yacon, jiló, couve de Bruxelas.
-Castanhas, como: amêndoas, nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, pistache, semente de girassol, castanha portuguesa, macadamia, avelã.
-Frutas: mirtilo, carambola, morango, figos, maçã verde, goiaba, papaya, melão, limão, abacate, lima, kiwi, pêra, amora, damasco, laranja, melancia, pêssego, nectarina, tangerina, ameixa, cereja, jaca, graviola, damasco, romã, maçã. Em moderação, ou a vontade se a intenção for manutenção: abacaxi, maracujá doce, banana, uva, manga, côco
-Farinha de côco, amêndoas, mandioca ou qualquer farinha feita com os alimentos inseridos nessa lista.
-Frutas secas: em moderação, pois têm concentração de açúcar muito alta
-Café e chá.
-Vinho e cerveja são permitidos, mas com muita moderação. O limite recomendado é de 2 cálices de vinho e 350ml de cerveja.
 

E o que não podemos comer:

-Alimentos processados
-Óleos vegetais não são permitidos, como: óleo de canola, soja, milho, girassol.
-Margarina e qualquer tipo de gordura hidrogenada também não são permitidos.
-Batata branca.
-Laticínios (derivados de leite), como: iogurte, sorvete, creme de leite, queijo, manteiga, leite, leite em pó.
-Grãos, como: milho, qualquer tipo de arroz, aveia, farinha de trigo ou qualquer tipo de farinha feita com grãos, quinoa, amaranto.
-Legumes, como: todos os tipos de feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, amendoim e qualquer alimento com soja.
-Alimentos processados embutidos e enlatados, como: salami, presunto, peito de peru embutido, peito de frango embutido, salsicha, linguiça, ketchup, alimentos em conversa, molhos de salada processados, azeitona, carnes defumadas.
-Açúcar refinado e qualquer alimento feito com açúcar, mel, refrigerante.
-Adoçantes artificiais.
-Álcool em geral, principalmente destilados. Vinho e cerveja podem ser consumidos com muita moderação.