Cidadeverde.com

Os 07 erros que impedem ter a pele hidratada

Não beber água o suficiente

A água corresponde a 70% do nosso corpo e todas as células precisam dela. "Ela é essencial para a manutenção, fisiologia e bom funcionamento do organismo", diz o médico Andrea Bottoni, especialista em nutrologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Contudo, a maior parte desta água - assim como os demais nutrientes que comemos - vai para os órgãos essenciais, os que nos mantêm vivos.


Passar menos ou mais hidratante do que o necessário

Ter equilíbrio na hora de usar o hidratante também é importante, uma vez que passar menos ou além do que a pele precisa pode ser prejudicial. "Passar hidratante demais, principalmente na face, colo ou dorso, pode provocar acne", diz Salomão. Já a pele ressecada fica opaca, com descamações finas, sem luminosidade, e pode até assumir um aspecto como se estivesse "quebrada". Nos casos mais intensos, a pele seca pode até coçar. Ou seja, além do problema estético, a pele sem hidratação adequada pode evoluir para quadros mais preocupantes de doenças da pele, como o eczema.


Esfregar a pele com força

Mesmo os hidratantes precisam ser passados com calma, sem aplicar força excessiva sobre a pele. A dermatologista Carla explica que a forma correta de utilizar hidratantes é "espalhando o produto com movimentos circulares, massageando bem a região".


Passar o hidratante com a pele seca

Não é necessário molhar a pele para passar o hidratante, mas "ele é melhor absorvido em até três minutos após o banho", explica Carla Albuquerque, dermatologista membro efetivo das Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)


Não investir em outros produtos para a pele

Para ter uma pele hidratada, não basta só o hidratante, todos os produtos que você usa podem interferir na aparência da sua pele, mas, dentre eles, o sabonete merece um destaque especial. "Na hora do banho, deve-se optar por produtos de higiene que respeitem o equilíbrio natural da pele, protegendo o manto hidrolipídico" diz Juliana.


Tomar banhos quentes

O momento do banho é crítico para a pele, pois, apesar de ser a hora em que removemos as impurezas, ele também pode ser um importante fator para o ressecamento. A água quente afeta o manto hidrolipídico fazendo com que ele perca uma certa quantidade de óleo e água, deixando a pele ressecada.


Esquecer de fazer a hidratação da pele

A hidratação da pele é importante para garantir a integridade da barreira cutânea, o que impede a descamação e também o surgimento de um aspecto opaco da pele. Além de impedir a instalação de infecções oportunistas, sejam bacterianas ou fúngicas.

 


Fonte: Minha Vida
Edição: Marcelo Fontenele