Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a pessoa idosa

Somente nos sete primeiros meses do ano, ocorreram 12.659 internações de pessoas idosas para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e transplantes de órgãos e tecidos. O Lineu Araújo é um estabelecimento da Prefeitura de Teresina que conta com serviço médico especializado em Geriatria, área destinada à prevenção e ao tratamento de doenças de pessoas idosas. Segundo a médica geriatra Janaína Cavalcanti as pessoas idosas são acometidas com maior frequência por doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia; por transtornos de humor, como depressão e ansiedade; e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

 

A médica geriatra afirma ainda quais ações devem ser adotadas para a prevenção de doenças nessa faixa etária: “Para que o idoso possua qualidade de vida é fundamental manter hábitos de vida saudáveis: alimentação equilibrada, prática de atividade física, evitar tabagismo e etilismo, boa noite de sono, controle das doenças crônicas, atividades sociais e de lazer.”, conta. De acordo com Aderivaldo Andrade, secretário municipal de Saúde, a população idosa pode se deslocar para a unidade básica de saúde para atendimento básico: “A nossa rede de unidades de saúde e hospitais possui estrutura para garantir a atenção à saúde do idoso de forma integral, em todos os níveis de atenção. Além disso, existe convênio firmado com os abrigos de Teresina para fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares necessários aos idosos residentes nesses locais”, afirma. Grupo de apoio aos cuidadores do idoso será criado.

 

Recentemente, o hospital da Primavera, localizado na zona norte de Teresina, realizou curso de cuidador informal de idoso, tendo sido treinadas mais de 120 pessoas. Para dar continuidade a esse trabalho, será criado grupo de apoio aos cuidadores de idoso. Assim, inicialmente, os agentes comunitários de saúde irão fazer levantamento na zona norte da cidade dos idosos que necessitam de cuidados intensivos e os membros da família destes serão convidados, a cada 15 dias, para receber informações práticas que qualificam e humanizam o cuidado prestado às pessoas idosas.