Cidadeverde.com

Saiba como adquirir óculos gratuitos pelo SUS

Na área de reabilitação visual, é possível os teresinenses receberem gratuitamente óculos de grau. Somente de janeiro a outubro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a entrega de 2.108 óculos. A quantidade representa aumento de 22% se comparado ao mesmo período de 2015. Veja o passo a passo para ter o benefício pelo SUS:

1 - O usuário teresinense deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência. Se o médico do posto constatar a necessidade, o encaminha para atendimento com médico oftalmologista em outro estabelecimento de saúde. 

2 - Se o usuário necessita usar óculos de grau, o médico oftalmologista do SUS preenche uma receita médica. 

3 - O usuário junta a receita médica e cópias dos seus documentos pessoais (cartão do SUS, RG e comprovante de residência atualizado). 

4 - Posteriormente, o usuário entrega toda a documentação (item 3) na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna. 

5 - No momento da entrega da documentação, o usuário é informado que precisa manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se o seu pedido foi autorizado. 

6 - Com a autorização em mãos, o usuário deve se deslocar até a ótica para escolher o modelo da armação do seu óculos de grau.