Cidadeverde.com

Nova modalidade queima mais calorias em menos tempo

Que Teresina é conhecida como referência Norte e Nordeste na saúde, não é novidade. O que se observa é que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde da mente e do corpo. Os calçadões das principais avenidas lotados de pessoas fazendo caminhada, bike ou corrida reforçam isto. O mesmo se observa nas academias, bastante procuradas pela comunidade. Essa alta demanda em busca do corpo ideal e de mais qualidade de vida, acabou trazendo uma grande franquia para o Piauí. A empresa lançou, nesta semana, uma atividade que é tendência nos países de primeiro mundo. É o "20 Minute Workout" (inspirado no modelo High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade - HIIT), que consiste em exercícios de alta intensidade e curta duração. A aula inaugural foi ministrada por meio de vídeoconferência pela instrutora Ana Sara Pimentel e por Chalane Coelho. A atividade, implementada há pouco tempo no Brasil, foi criada pelo americano Brett Hoebel, um profissional renomado internacionalmente, especialista em fitness e ex-treinador do sucesso na TV americana “Biggest Loser”. A modalidade consiste em sequências de 30 a 50 segundos de exercício intenso (próximo ao limite), utilizando apenas o peso do seu corpo. O objetivo do 20 Minute Workout é melhorar o condicionamento físico e promover um bom gasto calórico durante e após o treino.

 

Os benefícios da 20 Minute Workout:

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, comprovou que, ao longo de 15 semanas, mulheres que realizaram esta atividade por 20 minutos ao dia, três vezes por semana, perderam 2,5 kg a mais de gordura subcutânea do que as que fizeram treinos de 40 minutos de bicicleta a 60% da capacidade vascular. Outras investigações científicas ainda relacionam a modalidade ao aumento da capacidade de oxigenação do sangue, redução do nível de glicose em pessoas diabéticas, melhora do sistema cardiovascular e consequente redução do risco de infarto, aumento significativo do desempenho tanto aeróbico quanto anaeróbico do organismo e, ainda, redução de alguns sintomas do Mal de Parkinson.

Quantas calorias queima?
O gasto calórico médio da 20 Minute Workout é de 233 kcal. Entretanto, esse número pode variar dependendo do peso, organismo e nível de esforço de cada aluno. Apesar de parecer baixo comparado a outras aulas de aeróbico, como o jump (gasto médio de 600 kcal), spinning (500 kcal) ou a queridinha Zumba (1.000 kcal), a modalidade ainda assim se mostra mais vantajoso por duas razões: em primeiro lugar, estudos comprovaram que ele é capaz de queimar mais gordura gastando menos calorias e sem eliminar massa magra. Além disso, o treino de alta intensidade promove uma grande queima calórica após o fim do exercício, que pode se estender por horas, já que o metabolismo demora a voltar ao seu estado de repouso.