Cidadeverde.com

ENTREVISTA: Nutricionista comenta os principais erros de uma dieta

Dietas malucas, pílulas que prometem secar a barriga, nada de atividade física... E assim muita gente deseja perder peso de forma "saudável". Pois saiba o que é certo e errado numa dieta por meio desta entrevista concedida pelo nutricionista Dr. Alessandro Carvalho, especialista em Nutrição Clínica Funcional. Ele nos recebeu no fim de um dia puxado, mas respondeu as dúvidas que despertam a curiosidade de quem deseja se dar bem com a balança. Veja!

 

MARCELO FONTENELE - Muita gente não se convence de que uma dieta balanceada é que faz acontecer a tão sonhada perda de peso. Portanto, acaba recorrendo a alternativas que se dizem "milagrosas". É o caso da pílula "seca barriga". Ela funciona? 

DR. ALESSANDRO CARVALHO - Não. O processo de perda de peso é bastante complexo e envolve uma série de questões metabólicas, hormonais e comportamentais. Produtos vendidos com alegação de emagrecimento rápido sem comprovação cientifica podem ser perigosos para a saúde. Uma alimentação equilibrada e individualizada associada a prática de exercício físico regular são pilares para uma saúde integra. Destaco que o efeito de determinados nutrientes isolados ou presentes na matriz alimentar (alimentos in natura) no processo de perda de peso dependerá de todo um contexto, onde o nutricionista identifica hábitos de vida, interações metabólicas, hipersensibilidades alimentares, carências ou excesso de nutrientes, e outros fatores que podem interferir no processo de perda de peso. Ao invés de apostar em “pílulas milagrosas” reduza o consumo de açúcar, sódio, gorduras ruins e industrializados de forma geral.


MARCELO FONTENELE - Uma das justificativas de não fazer dieta é que a pessoa não aceita deixar de comer certos alimentos... Mas é possível fazer dieta colocando mais sabor na mesa?

DR. ALESSANDRO CARVALHO - Sim. Uma das estratégias é a substituição do sal de cozinha por ervas frescas e temperos naturais como alho, orégano, açafrão, coentro, alecrim, cebolinha e etc, que além de conferirem melhor sabor ainda contribuem para promoção da saúde, pois possuem em sua composição substâncias com funções antioxidantes e anti-inflamatórias (que protegem nossas células de processos que geram doenças crônicas não transmissíveis). Vale a criatividade, a forma de preparação, a combinação dos alimentos e a  apresentação da refeição para que se tenha mais sabor a mesa.

MARCELO FONTENELE - Geralmente os nutricionistas recomendam comer a cada 3 horas... e se alguém decidir pular uma das refeições, com o pensamento de que isso ajudaria ainda mais a perder peso?

DR. ALESSANDRO CARVALHO - Devemos levar em consideração que o consumo energético é mediado por fatores neuroendócrinos e pular refeições não ajuda na perda de peso. Em momentos de privação alimentar o metabolismo reduz suas atividades fazendo com que ocorra um menor gasto energético e aliado a isso ocorre aumento de hormônios que favorecem o acúmulo de gordura corporal, então fazer as refeições em horários regulares é uma das recomendações para promover perda de peso.
 


MARCELO FONTENELE -  Qual a importância da água neste processo de emagrecimento?

DR. ALESSANDRO CARVALHO - A água compõe cerca de 60 -70% da massa corporal, manter uma hidratação adequada além de favorecer todos os processos metabólicos, aumenta a eliminação de toxinas, regula o funcionamento intestinal e também aumenta a sensação de saciedade devido ao aumento do volume gástrico, beber água de forma regular entre as refeições é uma boa opção. A ingestão mínima recomendada é de cerca de 35ml de água para cada Kg de peso corporal.

 

MARCELO FONTENELE - Além da dieta, o que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado?

DR. ALESSANDRO CARVALHO - Além da dieta podemos citar: pratica de exercícios físicos, ter uma boa hidratação, evitar consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, sono regular (no mínimo 6 horas por dia), controle emocional e a espiritualidade, pois o corpo e a mente devem estar em sintonia para que os objetivos sejam alcançados.