Cidadeverde.com

Homens: Como diminuir a oleosidade do rosto

1- LAVE O ROSTO COM SABONETE FACIAL. Tem que ser específico para essa finalidade, usar no rosto (não pode ser o mesmo do corpo, porque ele tem detergentes que agridem a pele do rosto, que é mais sensível). Pode ser em barra, gel ou espuma (mas olha só, a barra dura muito tempo). “Para quem sofre com cravos e espinhas, o ideal é optar por sabonetes que contêm ácido salicílico ou glicólico, que ajudam a diminuir a acne”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel.


2- ESFOLIE O ROSTO UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA. Os produtos esfoliantes eliminam não apenas sujeira e oleosidade, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de microesferas. Deixam a pele mais lisa e macia, facilitam o barbear e contribuem para prevenir pelo encravado, cravos e espinhas. Quem tem pele grossa e oleosa podem fazer esfoliação com mais frequência do quem tem pele sensível.


3- PASSE HIDRANTE DEPOIS DE LAVAR O ROSTO. Não dá para pular essa etapa. A hidratação é muito importante para todos os homens, mas em especial para aqueles que têm a pele mais oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento causado pela limpeza com água e sabonete. “Prefira loções ou géis, que são menos gordurosos do que os cremes”, sugere a dermatologista.


4- USE PÓS-BARBA DEPOIS DE SE BARBEAR. Por hidratar a pele, o pós-barba também ajuda a controlar o excesso de oleosidade e brilho. “Esses produtos têm substâncias hidratantes, calmantes e antissépticas, que aliviam a irritação causada pela lâmina e previnem a inflamação dos folículos onde nascem os pelos”, lembra a médica Daniela Schmidt Pimentel.


5- USE FILTRO SOLAR. Você sabe que ele é fundamental para se defender da radiação UVA e UVB que causa manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer de pele. E, por isso, precisa ser usado todo dia. Mas o filtro solar facial também contêm ativos hidratantes, que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. Mas para a pele do homem o produto deve ser em gel ou loção fluida, para a cara não ficar ainda mais oleosa.

 

Fonte: Homem no Espelho