Cidadeverde.com

Chá previne e trata doenças neurológicas e cardiovasculares

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde por conter água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar inúmeras doenças. Os diversos ingredientes encontrados nas infusões podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes. Diante dos inúmeros benefícios da bebida, o mercado oferece uma excelente variedade de sabores. Entre eles, o chá de hibisco, os chás branco e verde com misturas diferenciadas de aromas, os chás de ervas e os de fruta, incluindo opções de chás orgânicos.

Um estudo realizado na universidade americana de Newcastle e publicado pelo jornal acadêmico Phytotherapy Research, dos Estados Unidos, mostrou que o consumo de chá inibe a produção de enzimas cerebrais associadas à perda de memória. No entanto, para que os efeitos possam ser percebidos, a bebida deve ser consumida diariamente. Ainda de acordo com a pesquisa, quando associada a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis o chá auxilia na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, aterosclerose e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Eles também ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e doenças relacionadas com o declínio da mente, como Alzheimer.

Não há um horário melhor que outro para se tomar chá, mas para obter ainda mais benefícios, os horários podem variar, de acordo com a Revista Viva Saúde. O chá preto, por exemplo, é indicado para ser consumido no período da manhã, uma vez que por conter cafeína, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia e ajuda a deixar a pessoa com mais disposição. Já após as refeições, o chá-verde é um ótimo digestivo e, por ter propriedades diuréticas, pode ser consumido durante as refeições.

Fonte: Ascom da Taeq