Cidadeverde.com

Sociedade Brasileira de Cardiologia promove campanha Setembro do Coração

As doenças cardiovasculares já vitimaram 240 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e 1º de setembro deste ano, segundo o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.

"É uma epidemia e precisamos vencer essa guerra com mais cuidados ao coração", alerta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Para o cardiologista precisamos reverter esse quadro para o Brasil não se tornar, nas próximas décadas, o líder mundial em mortes por doenças cardiovasculares. "A maioria dessas mortes podem ser evitadas e ajudaria muito se as pessoas praticassem atividades física, tivessem uma alimentação mais adequada, não fumassem e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico", resume o presidente da SBC.

O Setembro do Coração, que faz parte do Movidos pelo Coração (maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares), ressalta, com ações em mídias sociais e em locais públicos, quais são os principais fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia. "Eles são conhecidos há anos, porém precisamos disseminá-los mais", completa o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.

A SBC irá promover o famoso gesto com as mãos em formato de coração em mídias sociais e com a participação de artistas, músicos, cantores e celebridades. "Pretendemos associar o ato, que já simboliza o amor, também com o cuidado com o coração. Cuidar da própria vida é o maior ato de amor", completa o diretor de Comunicação da SBC, Celso Amodeo. Para participar é muito fácil: basta postar nas mídias sociais uma foto, vídeo ou gif fazendo o símbolo do coração com as mãos, depois marque com #eucuidodomeucoração.

 

Mascote e Dia Mundial do Coração em Teresina

Neste ano, a SBC lançou um mascote, o Dr. Cordélio, que de forma lúdica transmitirá informações sobre prevenção das doenças cardiovasculares. No Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, haverá atividades em várias capitais. Confira o vídeo da campanha: http://setembrodocoracao.com.br/video-influenciadores

Em Teresina, haverá distribuição de material educativo, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e IMC, na praça Rio Branco, no dia 23 de setembro, das 8hs às 12h.