Cidadeverde.com

Período chuvoso é ideal tratamentos de pele

O período chuvoso é a época ideal para fazermos tratamentos dermatológicos estéticos, pois é quando a pele se encontra sob menor exposição solar, reduzindo- se, assim, o risco de complicações e desconfortos após os procedimentos. 
O tempo “frio” também requer cuidados adicionais para manter a pele macia e livre de ressecamentos, sendo necessário hidratá-la mais, lavá-la com sabonetes suaves e evitar usar água muito quente. Segundo a dermatologista Kamila Santos, o uso diário de protetores solares continua imprescindível mesmo na época de chuvas.

“A menor exposição ao sol reduz muito o risco de pele irritada e manchas em épocas de calor. E a lista de procedimentos para rejuvenescer a cada ano aumenta, desde os mais simples, até os que usam agulhas para turbinar a pele. A temperatura mais amena também ajuda na recuperação da pele, que se torna mais rápida” destacou a dermatologista.
Os procedimentos “rejuvenescedores” indicados para este momento são, principalmente, para o tratamento de rugas já marcadas, cicatrizes de acne, retirada de pintas, manchas e vasos, tratamentos para flacidez com procedimentos que estimulam a produção de colágeno, remoção de tatuagem, estrias, depilação a laser.

Dermatologista, Dra. Kamilla Santos

Os mais procurados são tratamentos como peelings, preenchimento, lasers, toxina botulínica, além da utilização de ácidos fortes. “ Tratamentos para manchas como o melasma também são indicados para o período. Para os cuidados pós procedimentos, costumo indicar que se evite a exposição ao sol, a aplicação reforçada de filtro solar e o uso de produtos cicatrizantes e calmantes, que ajudam a revitalizar e hidratar a pele”, comentou Kamilla.

A vendedora Julianna Morais está aproveitando a época para fazer um tratamento com peeling no rosto, com algumas manchas na pele, ela pretende clarear e deixar o rosto mais jovem. "Fiz primeiro uma limpeza de pele, e já estou no meu segundo peeling, o rosto está bem vermelho e despelando, mas já consigo perceber uma melhora nas manchas, aí quero aguardar mais um tempo para poder fazer também o microagulhamento. Esperei passar o período de mais calor, para fazer os procedimentos, porque a pele fica muito sensível", relatou.
 
De acordo com a médica, p hidratação da pele é o principal passo da rotina de cuidados tanto em temperaturas elevadas quanto nas mais amenas.  “O melhor horário para aplicar o dermocosmético é após o banho, porque é o momento em que a pele fica mais suscetível à absorção”, contou. Além disso, a Kamilla Santos recomenda o uso diário de protetor solar com FPS 30, no mínimo; optar por banhos temperatura ambiente , já que a água quente ajuda a deixar a pele mais seca; e ingerir, ao menos, dois litros de água por dia.

A dermatologista ressalta que apesar do período ser melhor para a pele, é possível cuidar de manchas ou de qualquer outro problema de pele em qualquer época do ano, aplicando e reaplicando o filtro solar , preparo adequado e dermocosméticos calmantes, que ajudam a revitalizar a pele.