Cidadeverde.com

Prática de musculação previne lesões em crianças e jovens

Você sabia que os riscos de lesões no treinamento de musculação em crianças e adolescentes sob orientação adequada são menores do que na maioria dos esportes recreativos? A dica é do educador físico Leonardo Francisco, que detalhou os benefícios da prática para os pais, que muitas vezes acreditam no ‘mito’ de que o exercício traz prejuízos ao desenvolvimento dos filhos.

O indicativo também é comprovado por estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e orientações da American Academy of Pediatrics (AAP), que deram o recado: a musculação é sim segura ao público infanto-juvenil. “Sabemos que na fase infantil antigamente, tínhamos o cenário dos exercícios funcionais como primordiais para criança, hoje se sabe também que a musculação é benéfica para os jovens”, indica o profissional.

Dentre os benefícios intrínsecos na musculação para crianças e adolescentes podem ser destacados: a melhoria no desenvolvimento corporal e equilíbrio; avanços na concentração; o fortalecimento da massa óssea; a redução do risco de lesões; o controle do peso e o aumento da resistência cardiorrespiratória; além de outras vantagens identificadas pela Associação Nacional de Força e Condicionamento (NSCA, em inglês).

“Deve-se fazer e não atrapalha o crescimento, muito pelo contrário, estimula o mesmo, desde que, bem orientado por um profissional de Educação Física. Muitas vezes os pais colocam em um cenário de exercícios funcionais, onde seus filhos realizam muitos saltos, onde o indivíduo muitas vezes não tem o fortalecimento das articulações, podendo assim lesioná-lo, sendo assim, a musculação vem para prevenir as lesões”, frisou o educador físico Leonardo Francisco.

Fonte: Ascom

Edição: Marcelo Fontenele