Cidadeverde.com

Exames de rotina ajudam a manter a saúde do trabalhador

Ter uma boa qualificação é um dos requisitos principais para quem pretende entrar no mercado de trabalho ou crescer profissionalmente. Mas apenas isto não é suficiente: na busca de um novo emprego, a saúde também importa, pois a maioria das empresas realiza o chamado exame admissional. Na visão do médico especialista em medicina do trabalho Lucas Rêgo, o exame ocupacional é importante não apenas na hora da admissão, mas também durante o período em que o profissional está contratado. “Esse tipo de exame verifica a capacidade do candidato para o trabalho, mas o acompanhamento da saúde do colaborador também deve ser feito rotineiramente pela empresa”, afirma o Dr Lucas Rêgo.

O médico destaca ainda que o exame admissional é previsto em lei para proteger a saúde do trabalhador, e não para discriminar potenciais candidatos a emprego. Ainda de acordo com doutor Lucas, o exame admissional verifica casos de doenças pré-existentes. ”O médico do trabalho responsável pelo exame deve procurar conhecer a vida pregressa do trabalhador e possíveis contatos com agentes nocivos à saúde nos empregos anteriores”, pontua.

Os exames mais solicitados:

Os exames mais solicitados na hora de contratar um profissional são: hemograma completo, glicemia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e audiometria (para verificar se há algum problema de audição). Em alguns casos, são pedidos exames oftalmológicos. O importante é entender que o exame admissional serve para preservar a saúde dos colaboradores de uma empresa e cuidados como esse devem ser mantidos durante toda a permanência do trabalhador naquele trabalho.