Cidadeverde.com

Uma taça de vinho equivale a uma hora de academia

Pode pegar a taça e brindar: cada vez mais pesquisas indicam que beber vinho moderadamente faz bem para a saúde. A bebida feita a partir da fermentação da uva tem sido estudada ao longo das décadas e seu fator de proteção ao coração tem ficado mais evidente. Mas, outra pesquisa da Universidade Alberta, do Canadá está dando o que falar. É que o estudo revela que uma taça de vinho tinto tem efeitos equivalentes no corpo ao que se obtém em uma hora de academia.

O líder da pesquisa, Jason Dyck alega que isso é decorrente das altas quantidades de resveratrol (poderoso antioxidante) presente na bebida. O pesquisador explica ainda que os benefícios obtidos com o resveratrol são similares aos proporcionados pela academia, ou seja, eles melhoram a performance física, aumentam os batimentos cardíacos e atuam sobre a  força muscular, do mesmo modo que um exercício.

Mas isso, de forma alguma, pode servir de desculpa para abandonar o exercício físico e ficar com o happy hour. A polêmica descoberta dos canadenses deve beneficiar apenas pessoas com alguma deficiência física, já que, segundo Dick, o resveratrol pode simular um exercício ou potencializar os benefícios de alguma atividade que a pessoa com restrição física faça. Se esse não é o seu caso, o jeito é beber uma tacinha, mas não deixar de malhar, em hipótese alguma.