Cidadeverde.com

No Dia da Nutrição, saiba a importância da alimentação saudável

Já é comprovado que o cuidado com a alimentação é a base de uma vida saudável. Mas ainda é grande o índice de pessoas que não se preocupam em manter hábitos alimentares.  Dados do Ministério da Saúde, pela Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério, apontam que cerca de 60% dos alimentos com maior teor de gordura fazem parte da alimentação diária da população brasileira . No dia 31 de Março é comemorado do Dia Nacional da Nutrição e a data tem como objetivo conscientizar a população para a importância da saúde alimentar.

Entre os problemas de saúde que mais estão relacionados a má alimentação e que, por consequência, ocasionam maiores mudanças de hábitos estão a hipertensão e diabetes, explica a nutricionista Alessandra Fontinelle: "A mudança de comportamento não é uma coisa simples, mudanças dos hábitos alimentares muito menos, porque ao longo da vida vamos adquirindo hábitos que muitas das vezes não são saudáveis e precisamos mudar no sentido de promover a nossa própria saúde e qualidade de vida, mas a maioria das pessoas só faz isso quando as doenças já estão instaladas", explica. Segundo ela, o primeiro passo é querer, depois planejar e implementar a mudança de hábitos.

Ela explica que, nestes casos, quando as pessoas se deparam com os problemas de saúde e acabam por querer mudar com rapidez seus hábitos alimentares, sendo que isso é um processo lento. "Qualquer que seja a mudança precisamos ter calma e irmos devagar para não termos dificuldades em relação a isso", acrescenta. Hábitos alimentares saudáveis devem ser adquiridos na infância, pois nesse momento é o mais propício para a formação de hábitos alimentares.

Alimentação balanceada

O percentual de obesos no Brasil passou de 11,8% da população para 18,9% entre 2006 e 2016, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Praticamente, cinco entre dez brasileiros estão obesos e a médica lembra que a maioria das pessoas acredita que comer bem é caro,  porém nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e variada  e conseguir incluir na mesma refeição ingredientes de todos os grupo alimentares. "O segredo está na substituição de sua dieta a fim de deixar sua alimentação mais leve e saudável", afirma. Muitas vezes, o que encarece um alimento é o fato deles serem orgânicos e integrais. "Para termos certeza da alimentação correta, é preciso conter todos os grupos como os cereais, grãos ou leguminosas, frutas , carnes, leites e derivados", afirma a nutricionista.