Cidadeverde.com

Teresina vai sediar curso de Dry Needling para fisioterapeutas

Profissionais e estudantes de fisioterapia terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos com o curso de Dry Needling nas Disfunções Miofasciais. Ele será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, em Teresina. O curso será ministrado pelo fisioterapeuta Antônio Viana Júnior. Os interessados devem adquirir informações e saber sobre inscrições pelo telefone (86) 99935 3518.


Sobre o ministrante do curso:
Antônio Viana Júnior é graduado pela UNIFOR. Ele é especialista em osteopatia, especialista em traumato-ortopedia, tem formações no conceito Muligan, Dry Needling e terapia neural, entre outras formações.

Benefícios do Dry Needling:

Em um estudo publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy , os pesquisadores analisaram os resultados dos melhores estudos clínicos que foram realizados até agora para determinar se o agulhamento a seco  ajuda a reduzir a dor no pescoço e no braço, desenvolvimento. Os pesquisadores descobriram que o agulhamento a seca pode ser um meio eficaz de alívio da dor ao lidar com síndrome de dor miofascial, ou a presença de gatilho doloroso pontos e músculos. Quando esta técnica é usada por um fisioterapeuta, serve como um tratamento benéfico, especialmente quando usado em combinação com outras técnicas, como exercício.

Dry Needling o Agulhamento a seco é um tratamento que envolve uma agulha muito fina sendo empurrado através da pele, a fim de estimular um ponto de gatilho. Esta forma de terapia alternativa  é usada para liberar bandas musculares apertadas que estão associadas com ponto de gatilho, ou “nós” duros dentro de um músculo que pode causar dor em uma grande área. Às vezes, esses pontos de gatilho (ou até mesmo espasmos musculares) podem dificultar a realização de tarefas diárias porque há dor toda vez que a área é tocada  e a dor pode até irradiar para áreas próximas do corpo.

O Agulhamento a seco também é diferente da acupuntura, que se destina a desbloquear meridianos de energia e ajudar a criar o equilíbrio dentro do sistema corporal. Enquanto a acupuntura se concentra em abordar o fluxo de energia em torno do corpo e órgãos corporais, agulhamento seco centra-se em estimular um ponto de gatilho específico que está levando a dor e deficiência.