Cidadeverde.com

Conheça os tipos de chocolate e qual o mais saudável

O chocolate pode ser considerado um alimento saudável, se consumido de forma correta e na quantidade certa. Isto vai depender do teor de cacau que o produto possui. O Cacau é o principal componente do chocolate e por ser rico em substâncias antioxidantes, pode proteger nosso organismo contra ação de radicais livres que aumentam o risco de doenças. Diversas pesquisas vêm mostrando que o cacau pode ser considerado um protetor cardíaco, além de evitar o surgimento de diabetes tipo 2, reforça as defesas do nosso corpo e por ser rico em magnésio atua no controle da compulsão alimentar. Entretanto, é importante conhecer as diferenças entre os chocolates para consumir aquele que realmente vai trazer benefícios e até auxiliar no emagrecimento.

Chocolate Amargo – Composto pelas sementes do cacau, possui o mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. Seu sabor amargo se deve a grande concentração de cacau que traz todos os benefícios à saúde.

Chocolate ao Leite – Pode conter em sua composição licor, manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó, ou leite condensado. Este normalmente possui mais calorias e gorduras, sendo importante que o seu consumo seja moderado.

Chocolate Branco – Muitos não consideram chocolate, pois só possui em sua composição manteiga de cacau e não possui as sementes do cacau. Os ingredientes deste chocolate são: leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina.

Em resumo, o chocolate precisa ter no mínimo 60% de cacau, possuir pouco açúcar e ser isento de leite para possuir os benefícios citados. O consumo diário recomendado é de cerca de 30 gramas.

 

Fonte: Buddhaspa