Cidadeverde.com

Médico do esporte dá 7 dicas para a prática de corrida

Todo mundo hoje vive correndo, não é verdade? Mas não aquela corrida que faz bem ao corpo e sim o corre corre da vida que muitas vezes nos afasta das atividades físicas essenciais para a nossa saúde. Correr faz bem em todas as idades, traz benefícios desde as crianças a idosos, mas correr sob o sol escaldante de Teresina requer mais cuidados. O blog VIDA conversou com o endocrinologista e Médico do Esporte, Dr. Júlio Sampaio. Ele nos passou importantes dicas sobre a corrida nos seguintes aspectos: correr para perder peso e correr para viver melhor. Confira:

1 – Ajuda a emagrecer
Correr proporciona uma aceleração do metabolismo, que gera uma queima de calorias eficaz. Por conta do aumento do metabolismo, mesmo após horas após o exercício, seu organismo ainda estará queimando gorduras.


2 – Previne e trata a osteoporose
A osteoporose é a perda da massa óssea, que geralmente está associada com a idade e com a deficiência de cálcio. Com a corrida, há um estímulo à formação da massa óssea, prevenindo lesões. Isso acontece por ser um esporte de impacto.


3 – Melhora a resistência muscular
A corrida é uma atividade excelente para aumentar a quantidade de contrações por um período maior, principalmente, por movimentar quase todos os membros inferiores, como é o caso dos quadríceps, glúteos, panturrilha, entre outros.


4 – Reduz os níveis de colesterol no sangue
Esta vantagem é uma consequência do emagrecimento que a corrida oferece ao praticante. Este benefício está altamente relacionado com o próximo e surpreendente item.


5 – Melhora a capacidade cardiovascular
Assim como a redução do colesterol, a corrida fortalece o miocárdio, auxilia no controle da hipertensão arterial e melhora a circulação sanguínea. Ao correr, você estará oferecendo ao seu organismo um aumento na quantidade de sangue e, como consequência, uma quantidade maior de nutrientes e oxigênio para as células. Sabe o que essas melhorias também previnem? O risco de doenças cardíacas!


6 – Desenvolve a capacidade respiratória
Não menos importante, correr auxilia no fortalecimento do diafragma e dos músculos intercostais. Isso faz com que a absorção do oxigênio pelos brônquios aconteça de uma melhor forma, controlando o ritmo de sua respiração.


7 – Alivia o estresse e a tensão
Não só de benefícios físicos a corrida vive. O emocional também é afetado positivamente por essa atividade física – correr libera endorfina, aquele hormônio importante para nosso bem-estar. É claro que a endorfina não é exclusiva da corrida: qualquer outra atividade física pode liberar este hormônio e causar esta sensação favorável. Mas o médico Júlio Sampaio lembra também que toda atividade física deve ser acompanhada por um especialista. Lembrando que o médico traz o primeiro laboratório esportivo da capital. Pra saber como anda seu metabolismo e a sua resistência para as atividades físicas.

Dra. Daniela Facci e Dr. Júlio Sampaio

ATENÇÃO!
E em Teresina, onde a prática da corrida se tornou comum, a dermatologista Daniela Facci, lembra que, em função das altas temperaturas mesmo no início da manhã e no final do dia, é necessária a devida proteção solar. “Para evitar manchas e lesões de pele, os corredores, sejam atletas ou profissionais, devem usar fotoprotetores de forma contínua. Além disso, a utilização de roupas e acessórios com proteção UVA e UVB é essencial para proteger de forma segura a pele”, orienta a médica.