Cidadeverde.com

O que é o tratamento RMA para a coluna vertebral?

A Reconstrução Músculo-Articular (RMA) é um método não cirúrgico que utiliza técnicas de fisioterapia validadas cientificamente e tecnologia de última geração. Esta é uma metodologia exclusiva que já alcançou projeção em três continentes. Esse método já ajudou, aproximadamente, 50.000 pacientes em todo o Brasil. O tratamento é dividido em 5 etapas, não necessariamente nesta ordem (e nem todos os procedimentos são aplicados num único paciente, pois cada caso é um caso):

Osteopatia e Fisioterapia Manual
A osteopatia é uma técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

Mesa de tração
A mesa de tração, quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controladas.

Mesa de Flexão e Exercicio Direcional
O uso da mesa de flexão no tratamento possibilita que o fisioterapeuta assuma um total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação.

Estabilização Vertebral
Também é utilizado no nosso programa o equipamento Stabilizer. É um aparelho simples destinado a registrar as alterações e pressões que permitem detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício. Com esse equipamento, podemos implantar o programa de estabilização segmentar vertebral que preconiza fortalecer os músculos que protegem a coluna. Em especial, dois músculos: o transverso abdominal e os multífidos.

Técnicas de fortalecimento muscular (Pilates)
O destaque do pós-tratamento, entre as técnicas de fortalecimento muscular, é o Pilates, que trabalha uma musculatura essencial para a proteção da coluna, composta pelos músculos estabilizadores (transverso do abdômen e multífido lombar).