Cidadeverde.com

Teresina recebe o Seminário de Medicina do Trabalho

Teresina sedia pela primeira vez o Seminário Norte Nordeste da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), no período de 31 de maio a 02 de junho. Nesse seminário será discutido o cenário atual da medicina do trabalho na região Norte/Nordeste, os desafios, avanços e as perspectivas na construção de um ambiente de trabalho digno, seguro e saudável, além de compartilhar vivencias e experiências e promover a integração dos colegas dessas regiões, e consequente fortalecimento da ANAMT. Entre o time de palestrantes, nomes como José Marcelo Penteado, Hudson Couto e Márcia Bandini.

Local: Hotel Arrey Executivo Flat

Horário: Quinta e Sexta - 8h às 12h / 14h às 18h | Sábado: 8h às 12h

Como ter uma vida longa e feliz

O que faz uma pessoa viver até os 100 anos não é a quantidade de vezes que ela foi à academia durante a vida, as promessas que fez ou alguma drástica mudança de estilo de vida. O maior influenciador é, na realidade, o meio onde elas vivem e a forma como interagem com ele. Quem garante é Dan Buettner, escritor, pesquisador e colaborador da National Geographic. Buettner foi atrás do segredo que envolvia cidades como: Okinawa (Japão), onde há um número expressivo de idosos com mais de 100 anos; Sardenha (Itália), onde foi registrada a porcentagem mais alta de longevidade jamais documentada; Nicoya (Costa Rica) e Loma Linda (Califórnia), onde as pessoas vivem oito anos a mais que a média dos americanos.

A pesquisa de Buettner apontou cinco características comuns na rotina relacionadas ao meio ambiente e ao modo como as pessoas vivem nessas cidades. Os habitantes delas costumam comer de forma inteligente, alimentando-se de cereais integrais, verduras, amendoins e feijão. Eles também fazem várias atividades diárias a pé, como ir à escola ou ao mercado, ao invés de ir à academia e ficar por lá "20 minutos queimando calorias". Eles têm jardins, realizam atividades manuais e costumam fazer as tarefas domésticas sozinhos (sem ajuda de alguém), além de ter um senso de propósito naquilo que fazem e interagir em comunidade. 

Buettner buscou medir o nível de felicidade durante sua pesquisa. Para isso, criou critérios como satisfação de vida (escala 1 a 10), propósito e emoções diárias (quanto você sorriu hoje, estressou-se ou ficou preocupado). "São estimativas, porque nós só lembramos de uma pequena porcentagem do que acontece nas nossas vidas todos os dias. Tendemos a guardar os pontos altos e baixos e não, por exemplo, aquilo que almoçamos há duas semanas", diz Buettner. 

Fonte: Revista época

Edição: Marcelo Fontenele

 

Fisioterapeutas poderão prescrever exames complementares

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) enviou ofício a todos os hospitais regionais e estaduais públicos reconhecendo a competência dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para solicitar e interpretar exames complementares. A decisão foi encaminhada após acórdão do Tribunal Regional da 5ª Região, que entendeu a possibilidade de o profissional da Fisioterapia solicitar exames de forma a embasar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, em virtude de apelação encaminhada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14). Portanto, a partir de então, todos os hospitais públicos do Estado deverão cumprir a determinação e acatar as eventuais requisições dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Conheça os benefícios da Mobilização Neural

A dica de hoje é do fisioterapeuta carioca, Bruno Eustáquio. Ele explica os benefícios da Mobilização Neural: "É uma técnica de Terapia Manual que tem como objetivo avaliar e tratar as alterações relacionadas aos nervos. Exemplo, dor no nervo ciático, dormência, formigamento, choque, diminuição da sensibilidade, perda de força muscular, que são comumente relacionadas às hérnias de disco, protrusão do disco vertebral, mas essas queixas podem ser provocadas por outros tecidos, como por exemplo, um músculo mais tenso, um osso mais proeminente, uma aderência, uma tensão excessiva do próprio nervo, entre outras.

Com a utilização da Mobilização Neural, o paciente terá os seguintes benefícios: melhora da dor, melhora da dormência, melhora do formigamento, melhora da força muscular, melhora da sensibilidade e como consequência, uma melhor qualidade de vida".

EUA aprovam 1º tratamento exclusivo para prevenção da enxaqueca

Os Estados Unidos aprovaram a primeira terapia de prevenção exclusiva para a enxaqueca. Trata-se de uma injeção mensal, que pode ser combinada com outros tratamentos existentes. O medicamento tem o nome comercial de Aimovig -- e é produzido pela Amgen, empresa americana com sede na Califórnia. De acordo com o FDA, a injeção pode ser administrada pelo próprio paciente -- sem a necessidade da presença em um serviço de sáude. Antes da aprovação, a eficácia da droga foi analisada em três ensaios clínicos, com resultados mais promissores para os que sofrem de enxaqueca crônica. A enxaqueca afeta 10% de todas as pessoas do mundo, informa o FDA (Food And Drug Administration), órgão similar à Anvisa nos Estados Unidos. A condição também é três vezes mais comum em mulheres que em homens. O tratamento ainda não tem previsão para chegar no Brasil.

Fonte: G1

Edição: Marcelo Fontenele

Posts anteriores