Cidadeverde.com

Há 30 anos o mel do Piauí abria caminhos para o mercado internacional; assista vídeo


No mês que se comemora o Dia do Piauí, a TV Cidade Verde relembra fatos marcantes para a agricultura do estado. Entre eles, a cadeia produtiva do mel, do caju e da cera de carnaúba. Há 30 anos, o mel do Piauí abria caminhos para o mercado internacional. 

O jornalista Elivaldo Barbosa acompanhou isso de perto. Ele cita como destaque a apicultura, a produção de mel no Piauí, que hoje é exportada para outros países, principalmente europeus, devido a qualidade do produto por ser orgânico. Essa produção acontece com maior predominância nos municípios do semi-árido, em especial Picos e Simplício Mendes, e está em ascensão no município de Piripiri, ao Norte do estado.

Outra cadeia produtiva em evidência no Piauí Que Trabalha é a do caju, que também conquistou o mercado internacional. As cooperativas e associações ganharam notoriedade com a exportação de produtos com alto valor agregado. 

Já o produto que historicamente tem marcado presença no Piauí é a cera de carnaúba, que foi o principal produto de exportação do estado durante muitos anos. Hoje, ela perde para a soja no volume de produção, mas continua firme na produção no campo e do extrativismo vegetal.

Esse é um pouco do Piauí que os telespectadores poderão conhecer no Viva Piauí Que Trabalha na TV Cidade Verde, a partir do dia 14 de outubro de 2019, às 13h30. No sábado, dia 19 de outubro, haverá um programa especial a partir do meio-dia.

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com