FMS alerta população para vacina contra a gripe em Teresina

Na 14º Campanha Nacional contra a Gripe, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, vacinou 31.540 pessoas. Com a meta de imunizar 110 mil pessoas, a FMS conclama o público-alvo para comparecerem aos mais de 80 postos de vacinação da capital e se imunizarem contra a gripe.

 A campanha contra a gripe visa imunizar neste ano 69.122 idosos maiores de 60 anos, 10.211 gestantes, 20.423 crianças da faixa etária de seis meses a dois anos e 10.433 trabalhadores de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família, além dos profissionais das áreas de urgência e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). As crianças devem tomar a segunda dose da vacina 30 dias depois da primeira.

 De acordo com o último boletim da FMS, até a última segunda-feira (14), foram vacinados apenas 23,43% das gestantes, 24,77% das crianças e 31,32% dos idosos, o que representa 28,62% da meta. A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, explica que a campanha não será prorrogada e alerta que a vacina encerará no dia 25 de maio.

 "A procura pela vacina ainda está baixa, especialmente por parte das gestantes. É importante lembrar, que a vacina previne várias doenças que decorrem da gripe, além de reduzir a mortalidade, as complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza," explica Amariles Borba.

 A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade por meio de secreção pelas vias orais da pessoa contaminada. "Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, as pessoas infectadas levam um período de uma a duas semanas para se recuperar, e os sintomas podem ser mais graves, se transformando em uma pneumonia" destaca a coordenadora de ações assistências da FMS.

Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com