Grevistas da Uespi queimam pneus em protesto na frente do Karnak

No aniversário de um mês de greve, professores e estudantes da Universidade Estadual do Piauí resolveram lembrar a data realizando uma passeata da Facime até o Palácio de Karnak, centro de Teresina.

Evelin Santos/Cidadeverde.comAo chegar em frente ao palácio, estudantes tocaram fogo em pneus. De acordo com a presidente da Associação dos Docentes, professora Lina Santana, o movimento grevista resolveu mostrar à sociedade que a greve continua para pressionar o governo a negociar com a categoria.

Segundo a presidente, existe uma mesa de negociação agendada para o dia 21/09, marcada pelo desembargador James Pereira Gomes, no Tribunal de Justiça do Estado, solicitada pela entidade.

Serão chamados a reitoria da Uespi e o governo do Estado. "O desembargador intimou as três partes e daí pode haver um dissídio coletivo, que é o que queremos, uma negociação", destacou.

Participam da manifestação estudantes de Teresina, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Savina Priscila, estudante do 4º período de Direito em Piripiri, relata que veio à Teresina para a manifestação porque a situação no campus "é insustentável".

"Os cursos de informática e química não possuem laboratórios, a maioria dos professores do curso de Direito são substitutos. Há dois anos estão reformando banheiros e salas e não há refrigeração nas salas nem equipamentos. Também não temos restaurante universitário e residência, já que a maioria dos estudantes são de fora", afirmou.

Flash de Caroline OliveiraRedação de Leilane Nunesredacao@cidadeverde.com