Evangelina Rosa promove encontro de mães na Semana da Amamentação

O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) vai promover, no próximo dia 6, o encontro de mães que procuram a unidade de saúde para consultas ou outros serviços com mães que possuem bebês prematuros internados e que precisam de doação de leite humano. O evento faz parte da Semana Mundial da Amamentação 2014 e acontece durante toda a manhã.

O objetivo é fazer a socialização das mães e reforçar o ato de doar. "É uma forma de promover a interação dessas mães e sensibilizar sobre o ato de doar. São cerca de 40 bebês prematuros que nós atendemos aqui na maternidade", afirma Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite.

Para atender à demanda com folga de leite humano, a MDER precisa coletar dez litros por dia. "Hoje estamos mantendo uma média de 5 a 6 litros por dia. Nesta época, a tendência é melhorar as doações por conta da semana de amamentação", ressalta a coordenadora.

No dia 8 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, no auditório da Facime, um encontro científico com o objetivo de mobilizar profissionais de saúde, gestores, estudantes e a comunidade em geral sobre o tema amamentação, sua importância para a saúde de crianças e mulheres.

O público-alvo são hospitais Amigos da Criança, Áreas técnicas da Sesapi, Diretorias Regionais de Saúde, profissionais de saúde das maternidades, da Atenção Básica, integrantes dos movimentos sociais e estudantes. O evento acontece de 8h às 12h.

“Nós lidamos com uma parte muito frágil, que são os bebês prematuros, e isso envolve todo o contexto familiar. Hoje, o Banco de Leite se alia à UTI Neonatal desde o nascimento do bebê. O leite humano é muito mais que um alimento, ele tem um componente funcional muito forte. O leite humano em UTI é fundamental para sobrevida, aliado a isto uma campanha sistemática para aumentar as doações”, afirma Vanessa Paz.

Por dia, cerca de 5% dos partos realizados na Maternidade Dona Evangelina Rosa são de bebês prematuros, ou seja, a demanda por leite humano só cresce. Para chegar até o recém-nascido, o leite doado passa por uma série de etapas. “Começa com a sensibilização da mãe, ela faz a coleta em casa, quando chega vai para análise sensorial da embalagem, depois ele é degelado e vai para o processamento, depois pasteurização e vai para análise de microorganismos. Levamos 48h para fazer a leitura do leite. Por isso, a necessidade de uma coleta maior”, explica.

Para se tornar uma doadora de leite humano é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade  Dona Evangelina Rosa, ligando para  0800 280 2522 ou 3228 2022 e receba as orientações da equipe do banco de leite humano.

redacao@cidadeverde.com