Cidadeverde.com

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

Imprimir
  • sesapi12.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi11.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi10.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi9.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi8.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi7.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi6.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi5.jpg Ascom/Sesapi
  • sesapi4.jpg Ascom/Sesapi

Por Yala Sena

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios do estado. Entre os dados que a população poderá acompanhar em tempo real, estão os índices de saúde como casos de doenças, vacinação, além de informações sobre os hospitais, UPAs e UBS. O serviço vai disponibilizar também, a longo prazo, a situação das filas para cirurgias, tempo de espera, tratamentos e cirurgias eletivas. 

O Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges) foi apresentado hoje e poderá ser acessado, neste momento, apenas por gestores. Nos próximos dias, a Sesapi vai disponibilizar para consulta pública. Durante apresentação estava presente o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),Jurandi Frutuoso.

“A população poderá visualizar os índices de saúde do município e os serviços que estará disponibilizando naquela localidade. Ela vai poder interagir com as secretarias por meio dessa ferramenta, além de obter informações. Com isso, estamos levando mais transparência à saúde pública do Piauí”, disse o diretor de tecnologia da Sesapi, Odisley Soares Silva.

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Luiz, informou que está avaliando com os municípios as informações que poderão ser disponibilizada ao público.

Foto: Yala Sena 

Centro de Inteligência com monitoramento em tempo real 

“A parte de gestão, que é a informação sobre morte, mortalidade, cirurgias que vão ser feitas, os municípios poderão ter acesso e nós também. Agora, a posição na fila de espera quando estiver arrumado no sistema, será colocado também para o cidadão”, disse o secretário.

“Hoje é possível os órgãos de controle e os hospitais sabem a posição em fila de espera. A pessoa pode também saber perguntando no hospital, mas não está aberta ao público ainda essa parte de posição na fila, nem o tempo para ser  atendido”, disse Antonio Luiz. 

O Centro de Inteligência vai monitorar também efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados nos hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais