Cidadeverde.com

Operação cumpre mandados contra suspeitos de distribuir armas e drogas no litoral

  • cab1353d-bcb6-41db-9cc5-fe8c3a9ab89e.jpeg Polícia Federal
  • 61595382-2267-4d9e-a9f0-9ce958a9e734.jpeg Polícia Federal
  • 53221b01-0be8-4489-aa4c-2fcd5511d928.jpeg Polícia Federal
  • 6d43f67f-66d1-43b5-a5d0-28442e4aa0a7.jpeg Polícia Federal
  • 1ffba4f1-32e7-42a7-aa65-1b54f7b72728.jpeg Polícia Federal
  • 1b0ca4e0-f7ce-494c-a747-2e5515d2de3f.jpeg Polícia Federal

 

 


A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí deflagrou nesta quarta-feira (07) uma operação com objetivo de combater uma organização criminosa suspeita de atuar no tráfico de drogas na região Norte do Piauí. Ao todo, estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e Fortaleza(CE). 

Participam da ação cerca 150 policiais, entre homens da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Foto: Divulgação/PF

A operação, batizada de Fragmentação, é um desdobramento de investigações desenvolvidas nos anos de 2021 e 2022.  Segundo a Força Tarefa, documentos apontam a atuação de uma rede de traficantes que seria responsável pela distribuição de drogas e armas  para facções criminosas que atuam no Piauí e no Ceará. 

Em nota, a Força Tarefa ressalta que denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Empresário de 27 anos é assassinado a tiros em bar na cidade de Parnaíba

Foto: Reprodução redes sociais

O empresário Mateus Alves Quaresma, de 27 anos, foi executado a tiros na madrugada de domingo (4) em um bar no bairro São Francisco da Guarita, na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina.

A vítima estava em um bar localizado na Avenida Princesa Isabel, quando dois homens foram no local e realizaram disparos de arma de fogo que atingiram Mateus.

Após o crime os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados. Já a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

O empresário tinha uma loja de venda de roupas. De acordo com a Polícia Militar, a  vítima tinha passagem pela polícia e era investigado por crime de receptação.

A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL) vai ficar responsável pela investigação.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Hugo Napoleão será agraciado com medalha oferecida por Mão Santa

O ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão vai receber dia 9 de dezembro, sexta-feira , do prefeito  Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, o diploma e a Medalha do Mérito Municipal de Parnaíba.

A cerimônia será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Piauí em Parnaíba na rua Riachuelo, centro de Parnaíba, às 19h. Na mesma ocasião o ex-governador e ex-ministro lança seu livro Eu Fui Advogado de JK.

Hugo Napoleão vai tomar posse dia 12 na Academia Parnaibana de Direito, Casa de Evandro Lins e Silva, no auditório do SEBRAE, na rodovia BR 343 às 19h. 

Fonte: Correio do Norte

PF realiza fiscalização e apreende redes de pesca ilegais no Delta do Parnaíba

Foto: PF

A Polícia Federal (PF) apreendeu redes de pesca durante uma fiscalização no Delta do Parnaíba. A ação aconteceu no período de 22 a 25 de novembro e faz parte da primeira etapa da Operação Liberum Terra V.

Segundo a PF, foram apreendidos petrechos de pesca, tais como redinhas (redes de arrasto com malhas inferiores a 2cm) e uma rede de zangaria de 230 braças. Também foram realizadas fiscalizações no povoado do Arpoador com a finalidade de verificar a regularidade acerca dos licenciamentos ambientais de pousadas daquela região.

A operação contou com a participação do Grupo Especial de Polícia Marítima - GEPOM da Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

O objetivo da operação é coibir práticas predatórias de pesca vedadas pelo plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental - APA do Delta do Parnaíba. 

Da Redação
[email protected]

Empresa instala novos equipamentos para aumentar distribuição de água no litoral

A Agespisa vai executar, nesta terça-feira (29), mais uma etapa dos serviços de melhorias e modernização do sistema de captação de água que atende Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no litoral do Estado.

A empresa vai substituir dois transformadores de energia elétrica por equipamentos mais potentes. O reforço é necessário para viabilizar o funcionamento de bombas de maior rendimento que serão instaladas no flutuante do sistema de captação.

Serão substituídos dois transformadores de 350 kVA (cada) por um de 1.000 e outro de 500 kVA. Esses equipamentos vão permitir a instalação de três bombas na captação que chegam a 950 cv, em substituição a duas bombas de 250 cv, cada. O valor dos investimentos no sistema de captação é de cerca de meio milhão de reais, com recursos do Governo do Estado e Agespisa.

Para realizar os serviços, será necessário suspender o abastecimento de água, nesta terça-feira (29), das 7h às 17h. A regularização vai ocorrer de forma gradual após a conclusão dos trabalhos.

Nos últimos dias, a Agespisa tem comunicado à população sobre a parada temporária do fornecimento, ressaltando a necessidade de reservar água para o período.

“Após a etapa dos transformadores, vamos programar a instalação das bombas mais potentes. Com esses investimentos, nossa intenção é aumentar em cerca de 60% o volume de água distribuída até o fim do ano, regularizando o abastecimento por meio da operação da Adutora do Litoral. Para o primeiro semestre de 2023, o objetivo é quase dobrar a produção”, destaca o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

Da Redação

Cota regional em universidade do Piauí gera divergência em pais de estudantes

Pais de vestibulandos do Piauí estão se manifestando contra uma resolução da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UDFPar) que implementa um sistema de cota regional para o ingresso de estudantes pelo Sisu.

Confira a resolução aqui

Segundo a medida, a inclusão regional aos cursos de graduação da UFDPar vale para os candidatos que tiverem concluído o ensino fundamental e cursado todo o ensino médio em instituições de ensino situadas no entorno da área de abrangência dos Cursos. Esses candidatos terão um bônus de 20% na nota do Enem para ingressar na Universidade e ao todo, a resolução abrange 78 municípios do Piauí, Ceará e Maranhão.

A dentista Francialza Veras diz que a portaria exclui os alunos piauienses que não moram nas proximidades da UFDPar e beneficia os alunos de outros estados. 

“A UFDPar lança uma portaria concedendo um bônus regional, agora veja bem, a UFDPar é do Piauí e o bônus regional não beneficia a todos os piauienses, muito pelo contrário, eles fizeram uma demarcação regional, cuja demarcação vai até os lençóis maranhenses, vai até a Serra da Ibiapaba e no Piauí, além da região litorânea, ela vai até Piripiri. Em Capitão de Campo, Altos, Campo Maior nenhum desses alunos que quiser concorrer na UFDPar vão ter direito aos 20% da cota regional”, informa Francialza Veras.

Já o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Prof. Dr. Alexandro Marinho, explica que a resolução foi criada para aumentar a taxa de ocupação dos cursos da Instituição, além de contribuir na taxa de permanência dos estudantes. 

“Hoje nós temos mais de mil vagas ociosas na Instituição, a gente vem enfrentando problemas de entrada desde 2015. Pra você ter ideia um curso que é inimaginável pensar que sobraria vaga, o curso de medicina, acontece em sobrar vaga aqui. E no estudo que nós fizemos, verificando a taxa de ocupação, a ociosidade que tem em todos os cursos aqui e também a questão da permanência desses estudantes. Esse problema de ociosidade foi o que nos levou a criar essa cota regional que não é nenhuma novidade, outros estados já fizeram isso”, destaca o reitor.

O Prof. Dr. Alexandro Marinho ressalta ainda que a cota regional busca também ajudar os estudantes que moram em pequenas cidades próximas ao campus da UFDPar.  

“Por que tem que abranger a região do Delta? Porque a Universidade Federal do Delta foi criada com esse conceito regional de ser uma Universidade regional e se temos vagas sobrando e nós estamos trabalhando dentro da Universidade para que a gente consiga ter a permanência desses estudantes, o bônus regional vem ajudar não necessariamente os municípios do Maranhão e Ceará, mas principalmente os estudantes das cidades pequenas ao entorno daqui”, acrescenta. 

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Balaio Cênico tem programação gratuita no litoral com espetáculos teatrais

Acontece em Parnaíba, litoral do estado, no período de 23 a 25 de novembro, a terceira edição do Balaio Cênico. Por conta da pandemia, nos dois primeiros anos os espaços alternativos deram o tom do festival e agora os atores e atrizes retornam ao teatro. Outra novidade é a ocupação do centro histórico da Capital do Delta, que terá seu patrimônio arquitetônico como cenário para muitas apresentações nacional e locais.

Toda programação do Balaio Cênico é gratuita. O público poderá prestigiar espetáculos renomados como “Que os outros sejam o normal”, da companhia baiana Ateliê Voador, e o premiadíssimo “O Barbeiro de Réquiem”, da Cia Palhaços de Ruas, de Londrina-PR. A programação conta ainda com teatro de lambe-lambe e a participação do Grupo Harém de Teatro com uma releitura do clássico mundial “Esperando Godot”.

“Hoje o Balaio Cênico é um dos principais festivais culturais do litoral piauiense e para esta terceira edição o público será presenteado com novidades e grandes atrações. Neste ano o evento também tem um caráter social. Em toda programação disponibilizaremos um posto de coleta da campanha Natal Sem Fome e quem for assistir os espetáculos poderá deixar sua doação”, declara Ryck Costa, diretor cultural do Balaio Cênico.

O Balaio Cênico é uma realização do Coletivo Cabaça em parceria com a Produtora Zuppardo e busca proporcionar acesso, aproximação e envolvimento da população com a arte local e nacional. Por mais um ano, o festival tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) e patrocínio da Equatorial Piauí.

Confira a programação:

Quarta-feira (23/11)

Espetáculo: Marias da Minha Vida/teatro de lambe-lambe (Teresina-PI)

Horário:19 horas

Local: Sesc Avenida

Espetáculo: Que os outros sejam o Normal (Salvador-BA)

Horário: 20 horas

Local: Sesc Avenida

Quinta-feira (24/11)

Espetáculo: A Peleja de Bastião (Teresina-PI)

Horário: 15 horas

Local: Praça da Graça

Espetáculo: Réquiem para um Barbeiro (Lodrina-PR)

Horário: 20 horas

Local: Sesc Avenida

Sexta-feira (25/11)

Espetáculo: Números (Londrina-PR)

Horário: 15 horas

Local: Praça da Graça

Espetáculo:  Cinemágica/teatro de lambe-lambe

Horário:15 horas

Local: Praça da Graça

Espetáculo: Esperando Godot (Teresina-PI)

Horário: 20 horas

Local: Museu do Mar do Delta do Parnaíba

Da Redação

Motorista fica ferido após veículo capotar e colidir em poste na BR-343

Foto: Divulgação/PRF-PI 

Um motorista de 25 anos ficou ferido após o veículo em que ele seguia capotar e colidir em um poste na BR-343, no município de Parnaíba (a 318 km de Teresina), na noite dessa quarta-feira (23).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista transitava normalmente na rodovia e ao tentar desviar de um gato, perdeu o controle do carro, colidiu com o meio-fio e capotou fora da pista, momento em que ocorreu a segunda colisão com o poste.

O condutor, que sofreu apenas lesões leves, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Como causa presumível do acidente, a PRF apontou que teria sido provocada pelo animal na pista.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Parnaíba receberá X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura

Foto: arquivo Codevasf

No próximo dia 23 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove o X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Piauí. O evento será realizado no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba (PI), das 8h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/x-encontro-pesca-aquicultura/. Podem participar produtores, estudantes e gestores públicos. Haverá transmissão online por meio do canal da Codevasf no YouTube: https://www.youtube.com/CodevasfOficial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034.

“O Encontro de Projetos de Aquicultura e Pesca já é uma referência como evento para planejamento e avaliação das ações da Codevasf no estado na área da piscicultura e pesca. As discussões nos ajudam na tomada de decisões sobre ações da empresa neste importante segmento da economia”, afirma Inaldo Guerra, superintendente regional da Codevasf no Piauí.

Na abertura dos trabalhos, Inaldo Guerra irá apresentar as ações da Companhia no estado. Em seguida, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, Rafson Varela, fará uma explanação sobre a evolução dos projetos comunitários apoiados pela empresa no Norte do Piauí.

Durante todo o dia, serão abordados diversos temas ligados ao setor, como evoluções econômicas a partir da adoção de estratégias na piscicultura familiar; boas práticas de manejo e técnicas de controle patológico; serviço de inspeção municipal e tecnologias e inovações do pescado e seus derivados. Os assuntos serão tratados por meio de palestras e mesas redondas com a participação de produtores, especialistas da área e técnicos da Codevasf.

Além das palestras e discussões, o evento contará com exposição fotográfica de produtores rurais e uma mostra de produtos à base de pescado.

Os encontros acontecem desde 2013 e contam com um público formado por marisqueiras, pescadores, piscicultores, produtores rurais, professores, estudantes, representantes de órgãos públicos, pesquisadores, técnicos de empresas públicas e privadas, presidentes de associações, colônias de pescadores e fornecedores de insumos.

Da Redação

Encerra hoje (14) inscrição para seletivo da Prefeitura de Parnaíba com 78 vagas

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Prefeitura de Parnaíba, a 337 km de Teresina, encerra nesta segunda-feira (14) as inscrições para processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 78 vagas para provimento temporário na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).

Os cargos são para: Assistente Social (16); Psicólogo (10); Orientador Social (14); Intérprete De Libras (1); Cuidador de Criança, Adolescente e Adulto - Diurno (16); Cuidador de Criança, Adolescente e Adulto - Noturno (16).

Confira aqui o edital

As inscrições devem ser realizados no site da empresa organizadora do certame. O valor da taxa é de R$ 50 para quem tem ensino fundamental, R$ 75 para ensino médio e R$ 100 para cargo de nível superior.

Os salários variam entre R$ 1.212 mil a R$ 3.412 mil, com carga horária entre 30h a 40h semanais. São 73 vagas para a ampla concorrência e 5 exclusivas para pessoas com deficiência.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 1 ano contados da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do Poder Executivo, ser prorrogado uma única vez
por igual período.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores