Cidadeverde.com

TCE/PI realizará Encontro Técnico sobre Educação em Parnaíba; inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o Encontro Técnico TCE Educação – Parnaíba, que será realizado no próximo dia 22 de novembro no auditório da Universidade Estadual do Piauí. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) é voltado para professores, diretores, secretários municipais de educação e prefeitos da região, além de alunos, pais e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br

As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.

A diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal, explica que a proposta é capacitar gestores, diretores, professores, secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, licitações e contratação de mão de obra temporária, e, ao mesmo tempo, vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, participando ativamente da gestão da escola.

No início do mês, o Encontro Técnico TCE Educação reuniu mais de 450 participantes em Picos.   

Piauí na "Ponta do Lápis"

Equipes do TCE/PI visitarão algumas escolas públicas de Parnaíba para divulgação do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis - a vertente gestão do Programa e o grande estimular do controle social.

O aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral respondam questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas sendo, inclusive permitido o envio de foto.

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, o aplicativo permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. ‘Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação. Importante destacar que os diretores não saberão os nomes dos alunos que usam o aplicativo. A reclamação chegará de forma anônima”, esclareceu.

A ferramenta permitirá que a comunidade escolar fique mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Os gestores terão a oportunidade  de adotar as providências de forma mais rápida e eficiente. “Com o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis todo mundo ganha e podemos contribuir para o avanço da educação”, avalia.

O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. 

ENCONTRO TÉCNICO TCE EDUCAÇÃO - Parnaíba

Data: 22 de novembro de 2019

Auditório da UESPI 

Credenciamento

08h10 – Abertura

08h30 – Apresentação do Aplicativo "Piauí na Ponta do Lápis"
Palestrante: Gilson Araújo– Auditor de Controle  Externo e Chefe da Divisão de Educação da Diretoria de Fiscalização Especializada (TCE-PI)

08h45 –  Palestra: Gestão Escolar
Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC).

09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.
Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento - Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.

10h30 – Debate

11h00 – Intervalo.

13h30 – Palestra: Criação, funcionamento e atuação dos Conselhos Municipais de Educação.
Palestrante: Maria Antonia da Silva Costa – Coordenadora Estadual da Uncme/PI (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)

15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.
Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva - Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.

16h00 – Debate

16h30 – Encerramento.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Navio da Marinha passa a monitorar litoral do Piauí em busca de manchas de óleo

Fotos: Marinha do Brasil

Um navio da Marinha vai iniciar nessa semana, o monitoramento do litoral do Piauí em busca de manchas de óleo. O último registro do material em praias do estado foi encontrado no dia 30 de setembro. O navio Guarujá está sob o comando do capitão Benjamin Dante Lima, da Capitania dos Portos do Piauí.

“O navio vai percorrer o nosso litoral diariamente se aproximando de costas e fazendo determinadas manobras para tentar observar a presença de óleo”, afirma o comandante.

Caso sejam avistadas manchas no mar, o comandante disse que várias forças serão acionadas para impedir que o material chegue às praias.

“Isso já seria um alarme antecipado, caso se constate a presença de óleo. Isso é importante para que a gente possa, por exemplo, convocar o Exército, Corpo de Bombeiros e convocar nosso destacamento de fuzileiros navais, caso seja encontrado óleo. Vamos estar nesse esforço coletivo para tentar mitigar os danos”, afirmou.

O comandante disse ainda que o monitoramento teve início ontem, mas por um helicóptero. “O navio começa essa semana, ontem foi feito o monitoramento aéreo. Uma aeronave da Marinha passou pelo litoral e todas as praias estão limpas”, garantiu.

Das 16 praias do litoral do Piauí, sete já foram atingidas pelas manchas de óleo que estão poluindo a costa da região Nordeste. Os dados são da Marinha. Os últimos registros aconteceram no dia 30 de setembro nas praias de Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro - ambas em Luís Correia - e Pedra do Sal em Parnaíba. O primeiro caso foi registrado no dia 28 de setembro na praia do Arrombado, e no dia seguinte em Cajueiro. Recentemente, o IBAMA disse que encontrou vestígios de óleo na praia do Pontal em Ilha Grande (a 326 km de Teresina). 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Polícia aguarda laudo de bebê supostamente vítima de maus-tratos no Piauí

Fotos: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A Polícia Civil aguarda o resultado do laudo do exame de corpo de delito do bebê de um anos e seis meses supostamente vítima de maus-tratos em Parnaíba, no litoral do Piauí. Há quinze dias, a criança está internada com indícios de violência como queimaduras de cigarro.

"O resultado do laudo vai responder a vários questionamentos como, por exemplo, se as lesões são recentes ou não", disse a delegada Fernanda Novaes, titular da Delegacia da Mulher, que acumula as funções da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Dias após o crime, a mãe do bebê e sua companheira foram presas e liberadas em  audiência de custódia no dia seguinte. Segundo a delegada, ela nega as acusações e diz que a filha sofreu uma queda. 

Devido ao estado de saúde, o bebê foi trazido para Teresina e permanece sem alterações no quadro clínico. A criança está em estado grave, respirando com ajuda de ventilação mecânica, sedada e entubada.

 

Matérias relacionadas


Criança de 1 ano dá entrada em hospital e polícia investiga maus-tratos

Mãe e companheira são presas suspeitas de maus-tratos contra criança


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Uespi de Parnaíba abre inscrições para a XVII Jornada de Odontologia

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu as inscrições para a XVII Jornada de Odontologia de Parnaíba (Jopar). O evento realizado nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no auditório Oeste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na cidade litorânea, visa discutir a temática “Os novos passos da Odontologia”, com pesquisadores, profissionais e acadêmicos.

Segundo o presidente do evento, Carlos Alberto Monteiro Falcão, a Odontologia evoluiu bastante nos últimos anos. “O desenvolvimento tecnológico é evidente, associado ao diagnóstico mais preciso e planos de tratamento elaborados com o auxílio de recursos digitais. A pesquisa científica permitiu o desenvolvimento de uma Odontologia integrada, em que as condições sistêmicas do paciente interferem e direcionam o tratamento”, disse. Segundo ele, o cirurgião-dentista assumiu papel importante na harmonização e estética facial. Todas essas mudanças levaram a necessidade de uma ampla discussão sobre os novos rumos da Odontologia no Brasil e no mundo.

Falcão pontua que  XVII Jopar traz palestrantes renomados que discutirão sobre os novos caminhos galgados pela Odontologia atual. A programação contará com participação de palestrantes como herdeiro da endodontia brasileira Mário Leonardi, que vai falar sobre como facilitar a prática do dia a dia do dentista para a área de endodontia, e o empresário Manoel Alvino que vai apresentar a palestra:Transformando  Dentistas em  Profissionais de Sucesso.

As inscrições podem ser realizadas através do site ou presencial nos dias do evento.

Para mais informações acesse: www.odontouespi.com.br

redacao@cidadeverde.com

Quase 1 tonelada de carne é apreendida em três supermercados no Piauí

Quase de 1 tonelada de carne foi apreendida em três supermercados na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, durante fiscalização do Procon e Vigilância Sanitária. Foram recolhidos frango, carnes suína, moída e de sol sem comprovação de inspeção prévia.

Além do setor de carnes, os fiscais apreenderam produtos vencidos como batata frita, cerveja, suco e pães, além de queijo, presunto, salsicha e linguiça sem rótulo ou indicação da validade. 

Todos os produtos apreendidos foram inutilizados. Os fornecedores têm o prazo de 15 dias para apresentar recurso.

 

Com informações Notícia da Manhã
redacao@cidadeverde.com

Idosa é agredida e despida por bisneto no Piauí; jovem foi preso

Um jovem de 19 anos foi preso neste final de semana e levado à Central de Flagrantes de Parnaíba após ser flagrado agredindo a bisavó de 91 anos no litoral do Piauí. O caso ocorreu no município de Ilha Grande, a 346 Km ao Norte de Teresina.

Identificado como David Carvalho Meneses, o suspeito negou à polícia cometer as agressões. O ato foi filmado e denunciado por vizinhos. Nas imagens é possível ver o jovem batendo na idosas e arrancando sua roupa.

Em depoimento , a vítima contou à polícia que as agressões eram frequentes. O caso foi registrado pelo plantão da Polícia Civil e poderá ser encaminhado à Delegacia da Mulher de Parnaíba.

David está preso na central de flagrantes.

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde)
valmirmacedo@cidadeverde.com

 

Mãe e companheira são presas suspeitas de maus-tratos contra criança

A mãe da bebê de um ano, que está internada com traumatismo craniano em Teresina, e a companheira dela foram presas nesta sexta-feira (01) em cumprimento a mandado de prisão por serem suspeitas de maus-tratos contra a criança. Neste sábado (2), elas passaram por audiência de custódia e foram encaminhadas para a penitenciária mista de Parnaíba. 

A delegada Fernanda Novaes,  titular da Delegacia da Mulher, que acumula as funções da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou que as duas foram interrogadas ainda ontem, mas não deu detalhes. 

A bebê foi encaminhada de Samu Aéreo para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e desde então segue sem alterações no quadro: grave, ainda respirando com ajuda de ventilação mecânica e está sedada e entubada.

A suspeita de cometer o crime é a mãe da vítima, que inicialmente negou os fatos, afirmando que a filha sofreu uma queda.

Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Presos trabalham na reforma da Penitenciária de Parnaíba

Fotos: Ascom Sejus

Cerca de 50 detentos trabalham na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Secretaria de Justiça tem utilizado da mão de obra do preso para reparos e reformas na unidade. Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária.

"O servidor começa a trabalhar dentro de um padrão, de uma sistemática de procedimentos adotados, além de um ambiente mais salubre e mais seguro. Os servidores trabalham mais satisfeitos e também produzindo melhor", comenta Flávio Evandir, diretor da unidade penal.

Corredores lavados, limpos, celas pintadas, faixas de contenção, além de outras melhorias estruturais estão sendo feitas na penitenciária.

"A Lei de Execução Penal assegura que o preso trabalhe dentro da unidade penal e estamos possibilitando isso. O trabalho é benéfico tanto para o preso quanto para a unidade que recebe essas melhorias. Agradecemos também aos nossos servidores, tanto os do nosso Grupo de Apoio Rápido quanto os plantonistas, pois eles estão abraçando a causa", frisa o secretário de Justiça, Carlos Edilson. 

O Diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, ressalta que não foram só reformas, mas novos procedimentos adotados. 

"A nova rotina inicia desde o portão de entrada, onde adotamos um controle de acesso a fim de fiscalizar quem entra e quem sai da unidade. Isso já resultou em apreensões de drogas e celulares. Buscamos diariamente esse aprimoramento da vigilância por parte dos agentes penitenciários", declarou Charles Pessoa. 

Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, é remido um dia na pena do interno.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Criança de 1 ano dá entrada em hospital e polícia investiga maus-tratos

Foto: Divulação/Ascom/HEDA

A Polícia Civil de Parnaíba investiga crimes de maus-tratos contra uma criança de um ano de idade. A suspeita de cometer o crime é a mãe da vítima, que nega os fatos, afirmando que a filha sofreu uma queda, segundo a delegada Fernanda Novaes, titular da Delegacia da Mulher, que acumula as funções da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A criança deu entrada em estado grave no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, no dia 21 de outubro deste ano. O HEDA divulgou que a criança "estava em estado grave, porém considerado estável". Na unidade, a vítima estava entubada e com distúrbio hidroeletrolítico (desitradação).

A delegada afirmou ao Cidadeverde.com que a Polícia Civil teve conhecimento do fato na terça (29) e, nesta quarta, a mãe e a avó materna prestaram depoimentos. 

Os profissionais da saúde desconfiaram da gravidade da situação e entrou em contato com a avó da criança, pois ela apresentava outros indícios de violência, como queimaduras de cigarro.  A delegada solicitou o exame de corpo de delito, que poderá comprovar as denuncias.

Inicialmente, houve a informação de que a mãe se evadiu do município, o que foi esclarecido pela delegada. A companheira da mãe da criança também é apontada como suspeita das possíveis agressões, que ainda não foi ouvida. 

"A mãe foi ouvida, mas não existe nada confirmado. Ela nega, não confessa o delito e diz que foi uma queda. A avó também acredita na filha, e diz que ela não fez nada, mas ela não estava no local do fato. O exame de corpo de delito poderá confirmar as lesões, se são novas ou antigas, incluindo as queimaduras".

A delegada ratifica que a investigação está em curso e que nenhum pedido de prisão foi realizado. Passado o flagrante, a mãe prestou esclarecimentos e foi liberada. 

Devido a gravidade do quadro de saúde, a criança foi transferida pelo Samu Aéreo do município de Parnaíba para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ela chegou por volta das 14h. O diagnóstico inicial foi de traumatismo craniano. Segundo o HUT, o quadro é grave e a paciente é mantida em ventilação mecânica e sedada.

Carlienne Carpaso 
carliene@cidadeverde.com 

Piauí ganha mais um hospital que realiza captação de córneas

Foto: Ascom

Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.  A noticia foi divulgada nesta terça-feira, (27), pelo secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lurdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Florentino neto, explica que a Secretaria Estadual de Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação das córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação de córneas. Dessa forma iremos aumentar o número de transplante de córneas realizadas no Estado do Piauí em 50% a mais. Nesse momento estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Estado, para assim descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentando o número de transplantes de córneas no Piauí”, destaca o secretário.

Hoje no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica Loudes Veras.

A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplante de córnea, hoje o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplante. Essa descentralização é um passo importante, para no final do ano ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma.

“Nos enquanto diretoria de organização e descentralização hospitalar da SESAPI estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade do transplante de córnea no Estado do Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutiva”, conclui Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.

Posts anteriores