Cidadeverde.com

HEDA divulga relação de aprovados para residências médicas

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) divulga a relação de aprovados e classificados da seleção do Programa de Residências Médicas, para os cursos de Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria. 

As matrículas serão realizadas no dia 25 de fevereiro, das 8h às 15h, na secretaria da Coreme, no Heda, conforme especificações do edital de seleção.

Confira:

Resultado do Concurso de Residências Médicas - Pediatria (HEDA)
Resultado do Concurso de Residências Médicas - Clinica Medica, Cirurgia basica e Cirurgia Geral (HEDA)
Retificação do Gabarito Residências Médicas - HEDA

 

Empresária é presa por receptação na cidade de Parnaíba

A proprietária de uma papelaria identificada como Lyzandra Bittencourt de Freitas foi presa, na manhã desta quarta-feira (20), por receptação no município de Parnaíba. Ela foi flagrada com uma televisão da marca Samsung que foi furtada da residência de um policial civil. A mulher foi presa em flagrante durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão pelos agentes do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI), sob o comando do delegado João Rodrigo.

A televisão foi furtada da residência do policial “O furto aconteceu no final do ano de 2018, na casa deste policial. Na época, foram recuperados alguns objetos e, agora, ficou faltando esta televisão. Os dois indivíduos que praticaram o crime já foram presos”, informou o delegado.

Lyzandra foi conduzida para a Central de Flagrantes de Parnaíba e alegou não saber que o produto era furtado. “Ela disse que comprou a televisão sem saber, pois uma pessoa passou na casa dela vendendo e ela comprou com a intenção de ajudar a pessoa”, mencionou o delegado João Rodrigo. A empresária, que é natural de São Luís – MA e mora no Piauí há um ano e seis meses, foi autuada pelo crime de receptação.

Fonte:Jornal da Parnaíba

Polícia acha cocaína dentro de colchão de pousada em Parnaíba

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) prenderam, nessa segunda-feira (18), um casal suspeito de tráfico de drogas em Luís Correia, no litoral do Piauí. Com eles, a polícia encontrou 113g de pasta base de cocaína e R$ 3.342,35. 

Clara de Assis Ribeiro Melo, 25 anos, Elcio Moreira do Vale, 40, foram autuados em flagrante. Eles são naturais do Ceará e Minas Gerais, respectivamente, e estavam no litoral suspostamente para traficar drogas. O capitão Lucas Robert, da Ciptur, informou ao Cidadeverde.com que o casal ficava hospedado em uma pousada próxima à rodoviária de Parnaíba. No estabelecimento a polícia achou mais cocaína. 

“O casal relatou que tinha mais drogas escondida em uma pousada em Parnaíba. Encontramos dentro do colchão do quarto em que eles estavam 637 g de substância análoga à cocaína”, conta o capitão. 

No quarto a polícia também encontrou anotações que sugerem que o casal traficava drogas. No caderno estavam escritos nomes de supostos “clientes” da dupla. 

Foto: Divulgação/PM 

“Eram papéis com características de tráfico com informações relacionadas a lucros, nomes de pessoas, passagens de ônibus”, acrescenta o capitão Lucas. 

A Polícia prendeu, ainda, uma terceira pessoa suspeita de dar suporte ao casal e também praticar tráfico de drogas. João Batista Carvalho, 40 anos, foi flagrado com um revólver calibre 38 e 735 de substância análoga à crack. 

O casal e João Batista foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba e autuados por tráfico de drogas. 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Morador flagra desabamento de casa durante temporal no Piauí

Atualizada às 9h01

Um morador flagrou o momento do desabamento de uma casa no bairro Vazantinha, em Parnaíba, litoral do Piauí. Em segundos, a parte da frente da casa foi ao chão. Felizmente, o local era abandonado. 

O desabamento ocorreu devido às fortes chuvas que caíram no litoral piauiense nos últimos dias. Moradores de pelo menos quatro bairros de Parnaíba precisaram de ajuda do Corpo de Bombeiros. Dezenas de famílias tiveram suas residências invadidas pelas águas. Ruas viraram verdadeiros rios de lama.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, informou que mais de 60 casas ainda estão alagadas por conta da forte chuva que caiu sobre o município neste fim de semana.  Desde a noite desse domingo (17) não choveu na cidade, mas vários bairros ainda permanecem alagados. Os locais mais críticos são os bairros Piauí e Vazantinha, Fazendinha e São Vicente de Paula.

“Desde ontem a chuva deu uma trégua, mas estamos com previsões de chuvas para hoje e  amanhã. Vários bairros ainda estão alagados e, como o terreno esta saturado,  a água não vai mais infiltrar e a tendência que mais casas sejam alagadas, caso chova mais”, disse o comandante.

O major Rivelino informou, ainda, que as famílias relutam em sair das áreas afetadas. O comandante avisa que se houve maior necessidade as pessoas serão retiradas das casas em “caráter de urgência”. 

“As famílias devem ser transferidas para prédios públicos”, adiantou o comandante. 

Até a manhã destasegunda-feira (18) o Corpo de Bombeiros não tem conhecimento sobre pessoas feridas ou mortas nos alagamentos. 

 

 

Graciane Sousa e Izabella Pimentel
Com informações Notícia da Manhã
redacao@cidadeverde.com

 

Chuva alaga pelo menos quatro bairros e bombeiros retiram famílias

  • rua-parnaiba.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-6.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-5.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-4.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-3.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-2.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba
  • Untitled-1.jpg Corpo de Bombeiros/ Parnaíba

Moradores de pelo menos quatro bairros de Parnaíba (a 318 km de Teresina) precisaram do ajuda do Corpo de Bombeiros neste domingo(17) em consequência das fortes chuvas que têm atingido o litoral piauiense nos últimos dias. Nesta manhã uma forte chuva caiu sobre a cidade durando em torno de quatro horas. 

Quatro famílias precisaram ser retiradas e dezenas tiveram suas residências invadidas pelas águas. Ruas viraram verdadeiros rios de lama.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros, major Rivelino Moura, os militares estão atuando para retirar as famílias das casas alagadas e fazendo levantamento dos prejuízos, em parceria com a Defesa Civil do município. 

A maior parte das famílias desalojadas está indo para casa de parentes. Os locais mais críticos são os bairros Piauí e Vazantinha, Fazendinha e São Vicente de Paula.

“Todo o efetivo do 2º Batalhão está envolvido, em regime de escala, para apoiar, resgatar e dar informações à população”, comenta o major.

Major Rivelino alerta à população para os cuidados que devem ser tomados em momentos como estes. “A principal indicação é que liguem para o telefone 193, dando as principais informações e o endereço, com ponto de referência, para que o Corpo de Bombeiros possa fazer o resgate com rapidez e segurança, utilizando inclusive embarcações caso seja necessário. Indicamos ainda que as pessoas não tentem atravessar as ruas alagadas e que desliguem o disjuntor de energia para que não corra o risco de choques elétricos”, enfatiza.

Segundo o comandante, os prejuízos são materiais e muita queda de árvores. Não há registro de pessoas feridas ou mortas. Major Rivelino Moura informou que as águas baixaram e a maioria das famílias já está retornando às suas residências.


Caroline Oliveira com informações da CCOM
redacao@cidadeverde.com

 

Secretária de Assistência Social visita obras no abrigo São José em Parnaíba

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Ana Paula esteve, na última terça-feira (13), na Casa de Acolhimento para Idosos, Abrigo São José, em Parnaíba. A gestora visitou as obras de reforma que estão sendo feitas no local.

Durante a visita, a secretária conversou com o representante da empresa responsável pela as obras e fez algumas observações que serão atendidas. Assim que isso acontecer, será marcada a data para a entrega da reforma.

Ana Paula aproveitou também para ouvir as demandas dos servidores. “Eu costumo visitar todos os prédios que pertencem a Sasc, onde procuro conversar muito com os servidores para saber das necessidades de cada casa. É claro que nem tudo conseguimos atender mas não tenho dúvidas de que uma das principais reivindicações deles sempre foi a reforma das instalações do abrigo, algo que estamos atendendo”, afirmou a gestora. 

Abrigo São José

A Casa de Acolhimento para Idosos, Abrigo São José de Parnaíba acolhe atualmente 18 idosos, sendo 14 homens e quatro mulheres. A instituição atende a idosos que não foram tratadas da maneira correta pelos seus familiares e que necessitam de atendimento médico e psicológico. O Abrigo São José, fica localizado na Avenida Padre Raimundo José Vieira, 1200, no bairro São Benedito, em Parnaíba.

Fonte: Ccom

Cultivo sustentável de camarão é tema de capacitação em Parnaíba

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba (PI), promove em fevereiro duas turmas do curso “Boas Práticas de Manejo para o Cultivo Sustentável do Camarão Marinho em Águas Interiores”.

A primeira turma, nos dias 20 e 21, é destinada a piscicultores, carcinicultores, técnicos e representantes de instituições. A outra, nos dias 26 e 27, tem como público-alvo estudantes de graduação e de nível técnico. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (86) 3322-4034. 

O curso vai ser ministrado pelo biólogo marinho Marcelo Lima, que é consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e já foi consultor da Associação Brasileira de Criadores de Camarão. “Há muito tempo trabalho com curso de capacitação na área de aquicultura, biossegurança e prevenção de enfermidades. Acho que o curso será de grande proveito para os produtores”, afirma.

O chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, destaca que o objetivo geral do curso é oferecer capacitação sobre boas práticas de manejo e biossegurança em carcinicultura em unidades produtivas instaladas em águas interiores de baixa salinidade. As boas práticas de manejo são metodologias sustentáveis que impedem a entrada de enfermidades por barreiras naturais e que deixam o camarão cultivado em situação confortável nos viveiros. Já as águas interiores são rios, lagoas, barragens, açudes. 

O Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba já se tornou referência na região por prestar apoio a produtores, estudantes e técnicos das áreas de piscicultura e aquicultura. O curso sobre boas práticas para o cultivo do camarão marinho será realizado com apoio da FAO, da Polinutri, do Centro dos Saberes Delta EcoCais, da Associação dos Criadores de Camarão do Piauí e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Serviço
Curso: “Boas práticas de manejo para o cultivo sustentável do camarão marinho Litopenaeus vannamei em águas interiores”.

Carga horária: 16 horas.
Turma 1: 20 e 21 de fevereiro, para piscicultores, carcinicultores, técnicos e representantes de instituições.
Turma 2: 26 e 27 de fevereiro, para estudantes de graduação e nível técnico.
Inscrições gratuitas: Telefone (86) 3322-4034 – Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba

Ascom

General da Marinha morre aos 102 anos em Parnaíba

Foto: Portal do Catita

Morreu nesta segunda-feira (11), em Parnaíba, o general de brigada reformado da Marinha do Brasil, Antônio Lisboa de Freitas Diniz. Ele tinha 102 anos e estava internado no Hospital Marques Bastos. Em nota, a Marinha lamentou a morte do general.

A Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos do Piauí, externa nota de pêsames à família enlutada do Soamarino-Mor, General de Brigada (Reformado), Senhor Antônio Lisboa de Freitas Diniz, em razão do seu falecimento.

A Capitania dos Portos, na pessoa do Capitão dos Portos o Capitão de Fragata Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima, vem em público externar Nota de Pêsames aos familiares, neste momento de tristeza e dor. Se solidariza com todos e registra que o General Diniz, na então condição de membro da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR-PI, sempre demonstrou interesse extremo por assuntos ligados ao Poder Naval, ao Poder  Marítimo e a História Naval do Brasil, contribuindo sobremaneira  para o desenvolvimento de uma Mentalidade Marítima no Estado do Piauí, com grande espírito Marinheiro. 

Sua falta representará uma perda imensurável para o município de Parnaíba e ao Piauí. 

A Prefeitura de Parnaíba declarou luto oficial por três dias.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é baleado em parque de diversões em Parnaíba

Por volta de 21:30hs deste domingo(10/02), um homem identificado como Francisco David dos Santos, 19 anos foi alvejado com dois tiros em um parque de diversões localizado na Av. São Sebastião, na cidade de Parnaíba.

De acordo com testemunhas que presenciaram, dois homens ainda não identificados se aproximaram da vitima e efetuaram o primeiro disparo. Após ser atingido , Francisco David ainda correu, mas caiu metros a frente, então os atiradores efetuaram o segundo disparo e fugindo em seguida.

Uma unidade de atendimento do Serviço Móvel de Urgência-Samu, prestou os primeiro socorros à vitima ainda no local, e em seguida encaminharam para Hospital Dirceu Arcoverde em estado grave.

Fonte: PHB em Nota

Jovem bate em mureta de ponte e abandona veículo no Piauí

Por volta das 22h30 desta quarta-feira (06), um jovem identificado como Gustavo Passos de Sousa, filho de um empresário da cidade de Parnaíba (PI) estava conduzindo em alta velocidade um veículo modelo Celta de cor branca que estava com um dos pneus furados em consequência de uma acidente ocorrido pouco antes quando na subida da ponte Simplício Dias colidiu com a mureta e abandonou o veículo.

Informações desencontradas dão conta de que o Gustavo pegou o veículo e saiu de casa embriagado e que um vigia da ponte teria visto o jovem abandonar o veículo após a colisão e pular da ponte dentro do rio Igaraçu, mas outra versão de uma terceira pessoa disse haver visto o jovem sair do carro e seguir correndo em direção a Ilha Grande de Santa Isabel.

Amigos de Gustavo confirmam que era ele mesmo que conduzia o veículo no momento do acidente e que são grandes as possibilidades dele ter realmente pulado da ponte dentro do rio Igaraçu. Segundo relato do vigia a polícia ele viu quando Gustavo pulou. Por ser noite, o Corpo de Bombeiro Militar somente iria fazer buscas na manhã de quinta-feira (07).

Fonte: jornaldaparnaiba

 

Posts anteriores