Cidadeverde.com

Acidente de moto deixa uma mulher morta em Parnaíba

Uma colisão na Avenida Armado Cajubá (antiga 3 de Maio) em Parnaíba deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na tarde deste domingo (11).

Segundo informações de testemunhas, o motorista de um carro modelo Palio teria tentado fazer um retorno na via quando colheu a motocicleta que transitava no mesmo sentindo e tentava fazer a ultrapassagem.
 
Com o impacto da batida, o condutor da moto identificado como Welington Rodrigues dos Santos e sua namorada Ana Carolina Santos foram arremessados cerca de 10 metros.

Por conta do impacto, Ana Carolina não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Welington sofreu ferimentos pelo corpo e duas fraturas na perna direita e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA). De acordo com testemunhas, somente Welington usava capacete no momento do acidente.

Ainda com relatos de testemunhas, ao perceber a gravidade do acidente, o motorista do carro evadiu-se do local após a colisão.

Por conta do acidente, o trânsito ficou complicado nos dois sentidos da Avenida.

Fonte:Blog do Pessoa | Jornal da Parnaíba

Polícia prende dupla que facilitou fuga de presos em Parnaíba

A Polícia Civil de Parnaíba prendeu Evaldo Costa Lima, de 29 anos e Fabiano Silva Souza, de 28 anos, acusados de facilitar a fuga de detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba em Março. Entre os detentos fugitivos está Cândido de Sousa Araújo, responsável pelo assassinato do agente penitenciário José Silvino. 

Segundo o delegado titular da operação, Eduardo Aquino, a dupla ainda atentou contra a vida do policial que estava na guarita da penitenciária no momento da fuga.Foram apreendidos na operação meio tablete de cocaína e a quantia de R$ 1774, ocasião em que também foi autuado pelo crime do Art. 33 da Lei 11.343/06.

A Polícia Civil aproveita a oportunidade para reforçar a divulgação da ferramenta para a realização de denúncias anônimas (link acima), o que facilita sobremaneira as investigações e conclusões dos delitos investigados.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Parnaíba sediará evento voltado a projetos de pesca e aquicultura

(Fotos: ANPr/ Fotos Públicas)

O público do evento será composto por marisqueiras, pescadores, catadores de caranguejos, piscicultores, produtores rurais, professores, estudantes, representantes de órgãos públicos, pesquisadores, técnicos de empresas públicas e privadas, presidentes de associações, colônias de pescadores e fornecedores de insumos.

O VI Encontro é organizado pela Codevasf 7ª SR, e tem o apoio de instituições e órgãos federais, estaduais, municipais e fornecedores de insumos. Esse evento possibilita que o público beneficiado mostre por meio de apresentações e relatos, suas experiências diárias no desenvolvimento dos projetos da pesca de mariscos, do cultivo de peixes e da agricultura. 

Nesse sentido, ocorrerá uma troca de conhecimento, integração e interação entre os projetos, os órgãos públicos e os representantes dos insumos, possibilitando que os beneficiados conheçam mais sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia de cada projeto/produtor e sua organização, além dos programas públicos, ações de apoio e as atualidades da cadeia produtiva.

O evento acontecerá no dia 28 de novembro, das 8h ás 17h, no auditório da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Parnaíba.

 

Com informações do Jornal da Parnaíba

Homem é preso após encher o tanque do veículo e fugir sem pagar

Na noite desta terça-feira (30), por volta das 22 horas, um homem identificado  como Marcelo Dell abasteceu um veiculo, Siena prata de placa OEC 9712, em um posto da Avenida São Sebastião, localizado  ao lado da Eletrobras em Parnaíba, e ao terminar de completar o tanque  arrancou e saiu em disparada sem pagar pelo serviço.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o acusado e o levou até o frentista para reconhecimento de Marcelo e do veículo. Após o reconhecimento o caso foi encaminhado a Central de Flagrantes e Marcelo Dell foi autuado como estelionato. Na manhã desta quarta-feira ele será encaminhado para audiência de custódia e como é réu primário deverá ser solto para responder em liberdade.

O acusado seria cantor e trabalha na noite parnaibana sendo uma pessoa bastante conhecida. Ainda segundo informações ele é estudante da universitário. Ainda segundo o frentista esta é a segunda vez que o acusado teria praticado esta mesma ação na rede de postos Mais. A primeira vez foi em um outro posto próximo ao aeroporto da cidade.

Fonte: JornaldaParnaiba

Mulher é golpeada com facão e espancada por companheiro em Parnaíba

Uma jovem identificada apenas como Helena de 22 anos ficou ferida após ser golpeada com um facão pelo companheiro. O crime aconteceu por volta das 14h desta segunda-feira (29), na Rua Frei João Pedro, no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba.

Helena teve o dedo mindinho quase decepado quando tentou se defender das agressões. A vítima foi socorrida para o HEDA e não corre risco de morte.

Até o fechamento da matéria o agressor não havia sido localizado pela polícia que continua fazendo diligências.

Fonte: Fala Piauí

TCU paralisa obras da Vila Olímpica de Parnaíba por irregularidades

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, nesta quarta-feira  (24), um relatório de fiscalização que aponta indícios de irregularidades graves na construção da Vila Olímpica do município de Parnaíba. Com isso, o tribunal recomendou a paralisação das obras, até que o problema encontrado seja solucionado.

Segundo o TCU, ao todo são 62 obras financiadas com recursos da União, sendo que a área técnica do TCU fez 77 auditorias.

A fiscalização concentrou-se em contratos que somam R$ 16,3 bilhões. Do total de obras encontradas com indícios de irregularidades graves, o tribunal recomendou a paralisação de 10, até que o problema encontrado seja solucionado.

Entre as principais irregularidades encontradas pelo TCU estão obras com projetos básicos e executivos deficientes, com sobrepreço ou superfaturamento, além de descumprimento de cronograma e restrição de competição.

Das obras que apresentaram indícios de irregularidade grave, oito já constavam do levantamento realizado pela corte no ano passado.

Paralisação
Segundo o relatório, deverão ser paralisadas as seguintes obras: Canal do Sertão (Alagoas), obra da transposição do Rio São Francisco, com o objetivo de levar água a 42 municípios de Alagoas; construção da Vila Olímpica em Parnaíba (Piauí) adequação da travessia urbana em Juazeiro – em trecho das BRs 235/407 (Bahia); construção da Fábrica de Hemoderivados e Biotecnologia (Pernambuco); construção da BR-040 (Rio de Janeiro), na implantação do trecho da subida da Serra de Petrópolis, na BR-040; corredor de ônibus – SP – Radial Leste – Trecho 1 (São Paulo); corredor de ônibus – SP – Radial Leste – Trecho 2 (São Paulo) e BRT de Palmas (Tocantins).

Duas novas recomendações foram feitas para a obra do corredor de ônibus Aricanduva (SP), que prevê a construção de quase 25 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus na Avenida Aricanduva, na zona leste da capital paulista, e a do canal adutor Vertente Litorânea (PB), com 122 quilômetros no total de canal para aproveitar as águas levadas à Paraíba pelo Programa de Integração do Rio São Francisco.

Além das 10 obras com recomendação de paralisação, o TCU indicou quatro empreendimentos com recomendação preliminar de paralisação, que ainda precisam passar por  análise dos ministros do TCU: adequação de trecho rodoviário da BR-116 (BA); duplicação da BR-230 em Campina Grande (PB); ampliação de capacidade da BR-290 (RS) e corredor de ônibus Capão Redondo (SP).

Retenção de valores
O TCU classificou ainda como obras com índice de irregularidade grave, mas com recomendação de retenção parcial de valores, a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e as obras de construção da BR-235, na Bahia, entre o trecho que vai do km 282 ao 357,4. A medida permite a continuidade da obra desde que sejam inseridas garantias para prevenir possível dano ao Erário.

O relatório será encaminhado ao Congresso Nacional, e as informações deverão subsidiar a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) quanto à distribuição dos recursos orçamentários para o ano que vem.

O tema da paralisação de obras tem incomodado os ministros da corte.

Está prevista uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) com a presença de ministros do TCU e de conselheiros de tribunais de Contas estaduais para tratar do tema. No encontro, serão discutidas formas de cpntribuição do Poder Judiciário e de órgãos de controle, como o TCU, para com a retomada do andamento dos empreendimentos.

Com informações da Agência Brasil

Adolescentes são apreendidos durante fuga em Parnaíba

A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes por volta das 10h30 desta quarta-feira (24) no Bairro Piauí, em Parnaíba, após um cerco policial. Segundo informações da polícia, um cidadão denunciou uma tentativa de assalto sofrida e uma guarnição, comandada pelo sargento C. Antônio, passou a fazer buscas. A dupla foi vista em uma moto Honda / CG Start, de cor preta, placa PIP 9557 Parnaíba (PI), que estava adulterada com fita isolante preta.

Uma guarnição do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), comandada pelo tenente Hélton Augusto, entrou na ação e conseguiu fechar a rua em que a dupla fugiu enquanto era seguida pela outra equipe. Neste instante a dupla sofreu uma derrapagem e caiu da moto sendo apreendida.

Com os mesmos foi apreendida a moto, evidenciado a infração de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, além da acusação de tentativa de assalto.

*Com informações Costa Norte

Enxame de abelha deixa quatro pessoas feridas em Parnaíba

Foto: Blogdo Pessoa

Quatro pessoas sendo duas da mesma família ficaram feridas durante um enxame de abelhas em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. As vítimas trabalhavam na limpeza de um terreno em uma residência no bairro João XXIII.

Segundo o técnico de enfermagem do Samu, Flaviano Aragão, foram socorridos três homens sendo um de 65 anos, outro de 55 e outro de 33 e uma mulher de 52 anos. "Todos estavam bastante feridos mas o senhor de 55 anos estava em uma situação mais grave e já estava desacordado em choque anafilático", explicou o técnico.

O SAMU também teve dificuldades com o atendimento por conta das abelhas que também atacaram os técnicos. "Dois deles limpavam o terreno e mexeram na colmeia as abelhas saíram e atacaram eles e ainda entraram na casa onde estava a senhora que foi atacada também", explicou.

A assessoria de imprensa do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde informa que os quatro pacientes deram entrada pela manhã, mas após receberem medicação todos tiveram alta.

Foto: BlogdoPessoa

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Dia do Piauí tem Desfile Cívico e Missa em Ação de Graças em Parnaíba

No Dia do Piauí, o governador Wellington Dias participou de solenidades em alusão à data, que marca os 196 anos de adesão do estado à Independência do Brasil. Logo cedo, o chefe do executivo estadual, participou da solenidade Cívico Militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, em Parnaíba. Em seguida, a comitiva celebrou o Te Deum Laudamus de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

“Hoje celebramos a Deus, homenageamos pessoas e fazemos aqui esse momento cívico para também lembrar os heróis do passado. Aproveito para deixar meu abraço a cada piauiense que faz esse estado ser assim, enorme e grandioso em todos os sentidos”, disse o governador. 

Para o Coronel Lindomar Castilho, que participou da solenidade cívica, é uma grande alegria participar das festividades. “A adesão representa a luta de várias pessoas do nosso estado que contribuiu para a independência do Brasil. Reverenciar essa história é lembrar de homens e mulheres que não se curvaram às arbitrariedades da época”, enfatizou.
 
Durante a missa, o Pe. Edimar Lima, em suas palavras, celebrou a data. “Peço hoje, no Dia do Piauí, que Deus abençoe nosso estado e que ele continue crescendo. Que nossos representantes tenham sabedoria para governá-lo. Com fé e alegria certamente nós podemos fazer muito mais. Nesse dia também louvamos a Deus e agradecemos por todas as graças alcançadas. Tenho orgulho de dizer que sou do Piauí”.

A deputada federal e secretária de Educação, Rejane Dias, aproveitou para reforçar todos os ganhos que o Piauí teve nos últimos anos e todo trabalho que ainda será realizado. “Agradecemos a Deus pela oportunidade de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado. Deixo minha mensagem de esperança e otimismo a todos meus conterrâneos, e que possamos ser agraciados por Deus na nossa jornada pelo bem do Piauí”, conclui.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Sebrae promove palestra sobre empreendedorismo para estudantes da UFPI

Na próxima segunda-feira (22) acontecerá em Parnaíba uma palestra sobre Empreendedorismo para alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí, UFPI. A palestra será ministrada por Ricardo Leão, analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“Fomos procurados por professores da UFPI que vêem no Sebrae uma instituição de vanguarda no que se refere a despertar e motivar o empreendedorismo jovem. Esses professores querem incentivar os universitários a pensarem e irem além da academia, buscando oportunidades no mercado local”, ressalta a gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Ainda segundo Isabela, um dos setores com mais potencial na região norte do Estado é a piscicultura e o Sebrae tem realizado trabalhos no sentido de alavancar esse segmento. “Fizemos um estudo em 2016, no qual detectamos a relevância dessa cadeia produtiva para a economia do litoral. Quando incentivamos os jovens a investirem nesse segmento, estamos dando a nossa contribuição para que novos negócios se constituam e mais emprego e renda sejam gerados na região”, acrescenta.

O litoral piauiense tem condições favoráveis para a produção de pescado, devido à abundância hídrica de seus rios e lagoas, à temperatura adequada da água e do solo argiloso, que permitem o desenvolvimento dessa cultura tanto em tanques escavados como em tanques rede. A produção de peixes nessa região é de cerca de mil toneladas por ano, incluindo espécies como tambaqui e tilápia.

O Sebrae atua diretamente junto a produtores dos municípios de Parnaíba, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Buriti dos Lopes e Luzilândia. Entre as ações realizadas estão capacitações e repasse de conhecimento técnico para garantir a competitividade e sustentabilidade das propriedades aquícolas.

Além da piscicultura, o estudo do Sebrae realizado em 2016, intitulado de Diagnóstico Qualificado do Território do Litoral, identificou outras cadeias produtivas e serviços relevantes para a economia daquela região, como é o caso da bovinocultura, agricultura, extrativismo vegetal e do turismo, que é bastante trabalho através da Rota das Emoções.

 

redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores