Cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras transfere folga do Dia do Servidor Público para 30 de outubro

O ponto facultativo alusivo ao 'Dia do Servidor Público', celebrado originalmente no dia 28 de outubro, foi transferida para a próxima sexta-feira, 30, em Oeiras. De acordo com decreto da Prefeitura Municipal, a alteração leva em consideração a manutenção dos índices de isolamento social para contenção da pandemia de coronavírus.

Serviços essenciais continuam funcionando normalmente. O decreto ainda prevê que, os dirigentes dos órgãos e entidades cuidem da organização de escalas de serviços sem que prejudiquem o atendimento ao público assistido.

Com a mudança, os funcionários públicos municipais terão um feriadão de quatro dias, pois na segunda-feira, dia 02, será o feriado nacional de Finados.

Da Redação
[email protected]

Temporal em Oeiras dura 5 horas, alaga ruas e causa estragos

 

A forte chuva que caiu no município de Oeiras na madrugada desta terça-feira (27) causou diversos estragos. Ruas ficaram alagadas e residências também chegaram a ser invadidas pela correnteza. De acordo com os moradores, o temporal durou cerca de cinco horas. 

Vídeos compartilhados através das redes sociais, também mostram que a força da água arrastou veículos e resultou em rompimentos da pavimentação em diversos pontos da cidade.  

Em uma das imagens é possível ver que um carro chegou a ser arrastado para dentro de uma galeria na BR-230. 

De acordo com o secretário de Obras de Oeiras, Luis Fernando Costa, o trecho mais atingido pelo impacto das chuvas foi o anel viário, que liga a BR-230 à PI 143. "Já acionamos a empresa responsável para fazer a recuperação desse trecho", garantiu.

Ainda de acordo com o secretário, equipes da Prefeitura já iniciaram o levantamento dos demais estragos causados pela chuva que caiu no município durante a madrugada. 

Outros municípios

O município de Santa Cruz dos Milagres, distante cerca de 170 Km de Teresina também registrou fortes chuvas nas últimas horas. De acordo com o monitoramento feito pelas estações do Cemadem, foram 33mm de precipitação registrados no município. 

já a capital, Teresina, registrou 23mm de chuva nas últimas horas, de acordo com o Cemadem. 

 

Campanhas de multivacinação e vacinação contra poliomielite têm Dia D neste sábado (24) em Oeiras

As campanhas de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite têm um Dia D neste sábado, 24, das 8h às 17h, quando crianças e adolescentes de até 15 anos poderão atualizar a caderneta de vacinação nos postos de saúde de Oeiras. Crianças de até 5 anos de idade incompletos devem ser imunizadas, também, contra a poliomielite, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A multivacinação e a imunização contra a pólio são campanhas separadas que ocorrem ao mesmo tempo; ambas vão até o dia 30 de outubro. Todas as vacinas previstas no calendário são oferecidas de forma gratuita, pelo SUS.

As imunizações protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarréia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Da Redação
[email protected]

Oeiras: carro capota quando motorista tenta desviar de cachorro

Foto: Mural da Vila

O capotamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) no anel viário de Oeiras. O automóvel envolvido no capotamento era modelo Fiat Uno de cor branca.

O carro era conduzido por um identificado apenas por "Melo 90", que de acordo com testemunhas perdeu o controle do automóvel ao tentar desviar de um cachorro na pista.

O motorista seguia rumo Oeiras, Nova Rosário quando ocorreu o capotamento, ele não teve ferimentos graves e está bem de saúde. O animal foi atingido no acidente e não resistiu.

João Bandeira
[email protected]

Feira dos Animais retoma atividades nesta quinta-feira (08) em Oeiras

Foto: Ascom

Após quase sete meses com as atividades suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, a Feira dos Animais de Oeiras terá o funcionamento retomado nesta quinta-feira, 08, a partir das 5h da manhã. O espaço funcionará às quintas e sextas-feiras, das 5h às 18h.

“A feira dos animais é de fundamental importância para a região de Oeiras, micro e macrorregião do Vale do Canindé, tendo impacto significativo na economia regional. Então, com a volta da feira, o município, os produtores e criadores só têm a ganhar”, explica o médico veterinário, Jeferson Sousa, acrescentando que o processo de reabertura da feira segue orientações da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Para a retomada das atividades na feira, a Secretaria Municipal de Agricultura está adotando as medidas de segurança necessárias – uso obrigatório de máscara, distanciamento exigido pelo protocolo da Vigilância Sanitária, instalação de pias com água e sabão e disponibilização de álcool gel 70% para higienização das mãos. O objetivo é garantir um atendimento seguro à população, com todos os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19.

Da redaçao
[email protected]

Centro de Castração de Cães e Gatos retoma atividades nesta terça-feira (06) em Oeiras

Após um período com atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Centro de Castração de Cães e Gatos de Oeiras retoma suas atividades nesta terça-feira, 06. O espaço funcionará de segunda a quarta, das 8h às 11h.

Serão castrados 20 animais por mês. O cadastro para castração de animais será realizado durante o horário de funcionamento estabelecido, respeitando o limite de animais, bem como a ordem dos cadastros. As medidas consideram o distanciamento exigido pelo protocolo da Vigilância Sanitária e o objetivo é garantir aos usuários um atendimento seguro, com todos os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19.

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Centro de Castração faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. O espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. 

Da Redação
reda[email protected]

Vigilância reúne donos de bares e restaurantes e reforça prevenção da Covid-19 em Oeiras

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, reuniu nesta quarta-feira, 30, proprietários de bares e restaurantes para reforçar as medidas e protocolos de prevenção da Covid-19, em Oeiras. Além dos representantes do setor e dos profissionais da VISA, o momento também contou com a participação do comandante da Polícia Militar e de um integrante da assessoria jurídica da Prefeitura Municipal.

Esta foi a segunda reunião com donos de bares e restaurantes da cidade. A primeira foi realizada em agosto, através da internet, e também tratou sobre a retomada gradual das atividades e serviços, respeitando o sistema de critérios e protocolos sanitários, para garantir a segurança dos cidadãos oeirenses.

Seguindo as normas dos decretos estadual e municipal, os estabelecimentos devem funcionar de segunda a domingo, com limite de horário de funcionamento das 7h até meia noite, obedecendo obrigatoriamente a 50% da capacidade máxima de cada ambiente.

Por conta disso, as equipes de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal realizam a fiscalização permanente dos estabelecimentos, avaliando todas as medidas de segurança tomadas para receber a população. A inspeção é mais uma etapa do trabalho conjunto que se iniciou com a elaboração do protocolo específico para o setor.

Da Redação
[email protected] 

Oeiras: SAAE desmente fake news sobre instalação de hidrômetros na zona rural

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que não está realizando a instalação de hidrômetros na zona rural de Oeiras. A autarquia reforça que não tem a pretensão de realizar nenhuma ação desta natureza e reitera que a informação que circula nas redes sociais é mentirosa e tem o objetivo de confundir e desinformar a população oeirense.

O SAAE também destaca que na zona urbana a instalação de hidrômetros só acontece quando são realizados serviços de expansão das redes de abastecimento ou quando constatado algum defeito nos equipamentos.

O SAAE disponibiliza diversos canais de comunicação – Facebook, Instagram, Whatsapp ou telefone 3462-4604 –, através dos quais a população de Oeiras pode entrar em contato para tirar dúvidas ou fazer questionamentos. 

Da Redação
[email protected]

Professora e alunos da Uespi sofrem ataques virtuais e palestra é encerrada

 

Atualizada às 9h26

A professora doutora Marylu Alves de Oliveira e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do campus de Oeiras, sofreram ataques verbais preconceituosos durante uma palestra intitulada Anticomunismo Brasileiro: passado e presente. O evento, que ocorreu na noite dessa quarta-feira (23), era realizado pelo curso de Licenciatura em História e transmitido por uma plataforma digital. 

Além de xingamentos e palavrões, os ataques ocorreram também por meio de imagens e vídeos pornográficos. Após a invasão cibernética, a palestra foi encerrada. 

A Uespi enviou nota de repúdio em que diz que os ataques virtuais foram feitos por pessoas que não pertencem à instituição de ensino.

Foto: Mais Oeiras

"Ataques e invasões cibernéticas, infelizmente, estão acontecendo em outras instituições de ensino no Brasil e a reação deve ser a mesma: indignação e registro de denúncia na delegacia especializada em crimes virtuais", diz trecho da nota. 

Pelas redes sociais, a professora tem recebido várias mensagens de apoio. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nota de repúdio! ??

Uma publicação compartilhada por Universidade Estadual do Piauí (@uespioficial) em

 

A professora também gravou um vídeo em que relata o ocorrido e carateriza o ataque cibernético com uma tentativa de calar uma discussão sobre uma temática importante. 

"Foi uma situação muito constrangedora com os professores e organizadores do evento com relação aos xingamentos, vídeos e as imagens pornográficas. Isso foi uma tentativa de calar pesquisadores, professores. Estudo a temática há mais de 15 anos, tenho doutorado em História na área de política e, infelizmente, essas pessoas não estão dispostas a dialogar, conversar. Querem calar a voz de pessoas que há muito tempo estudam temáticas importantes para a sociedade", disse a professora. 

Ela explica também que a palestra foi encerrada após os ataques, mas retomada por meio de um novo link. 

"Antes do evento, o link do Google Meet foi compartilhado e algumas pessoas invadiram, minutos antes. O tema da palestra era 'anticomunismo no passado e no presente' e essas pessoas entraram xingaram, colocaram imagens pornográficas e vídeos políticos, no intuito de intimidar professores e fazer com que o evento não fosse realizado. Infelizmente, a professora teve que fechar a sala virtual e tivemos que fazer em um outro link, mas fizemos. Houve uma perda significativa de pessoas porque a moderadora teve que autorizar as entradas com receio de outra invasão", disse a professora. 


Graciane Sousa
[email protected]

Acusado de assassinato em São Paulo é preso no Piauí

Foto: reprodução 

Francisco Helson de Souza, conhecido como “Bola”, acusado de homicídio em 2016, na cidade de Santos, em São Paulo, foi preso pela Polícia de Oeiras em cumprimento a um mandado de prisão.

Francisco  cometeu um homicídio juntamente com o irmão identificado como Janailson de Sousa Nascimento, em Santos(SP) e após o crime, fugiu para a zona rural de Oeiras.

 Janailson, foi detido em  2018, durante  abordagem realizada na PI 224 em Várzea Grande.  Em  poder dele a polícia localizou uma pistola  380,  com 07 projéteis intactos.

Depois da prisão do irmão, a polícia de São Paulo,  descobriu que Francisco Helson de Souza morava na zona rural de Oeiras, e com apoio da Delegacia Regional de Oeiras, foi cumprido o mandado de prisão,  feito no domingo, 20, com a participação da Força Tática  e da Polícia Militar.

João Bandeira
(com informações do mural da vila)

Posts anteriores