Cidadeverde.com

Oeiras realiza Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães egatos

Na manhã deste sábado, 14, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam as atividades do Dia D da campanha de vacinação antirrábica animal em Oeiras. Como acontece desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha, com o propósito de garantir maior segurança sanitária dos animais, das famílias e de toda a comunidade.

Foram instalados 17 pontos de vacinação em diversos locais cidade, para facilitar o acesso da população ao serviço e garantir a imunização de cães e gatos – com mais de 03 meses de vida – em todas as regiões da zona urbana. A vacinação também foi acompanhada pela veterinária Juliana Costa, da Vigilância Sanitária.

A campanha contra a raiva animal foi iniciada na última segunda-feira, 09, nas comunidades periurbanas. A partir de segunda-feira, 16, a vacinação ocorrerá em toda a zona rural de Oeiras. Na zona urbana, as vacinas ficarão disponíveis no Setor de Endemias do município. A expectativa da a Secretaria Municipal de Saúde é vacinar até o final da campanha cerca de 9 mil animais.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. Para controlar o problema, o poder público realiza, anualmente, uma campanha de vacinação antirrábica, que permite que os animais sejam imunizados gratuitamente. 

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas). 

Ascom

Passageiros de ônibus são presos com droga avaliada em R$ 350 mil em isopor

Foto: PC-PI

Uma abordagem da Polícia Civil do Piauí resultou na apreensão de 27 kg de drogas em um ônibus que vinha de São Paulo e tinha como rota o Piauí. O flagrante ocorreu na cidade de Oeiras, no interior do estado. Segundo o delegado Agenor Júnior, o entorpecente está avaliado em aproximadamente R$ 350 mil e tinha como destino o município piauiense de Picos, também no interior. 

"A apreensão dessa grande quantidade de entorpecente foi resultado de uma investigação da Polícia Civil de Picos, cidade onde temos certeza 100% que a droga seria distribuída. Resolvemos fazer a abordagem do ônibus já na cidade de Oeiras e contamos com o apoio essencial da polícia de lá. As constantes apreensões apontam para a cidade de Picos/PI e Oeiras/PI como rotas bastante utilizadas para o transporte ilícito de entorpecentes no Piauí, crime este que tem sido combatido de forma incansável", frisa o delegado titular do 2º distrito de Picos. 

Após checagem dos tickets de bagagem foram identificados os passageiros Jeferson de Moura Carvalho e Cícera Wiane da Silva Sá como donos da droga. 

"De início, o que podemos dizer é que eles andavam juntos e iam levar a droga para Picos. Tudo estava armazenado em caixas de isopor. Os dois confessaram e ainda serão ouvidos", reitera o delegado. 

O flagrante ocorreu no início da manhã deste sábado (14). Entre o entorpecente havia maconha e cocaína, totalizando 31 tabletes. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura e Exército firmam parceria para realização de ação em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras e o Exército Brasileiro firmam nesta quarta-feira, 11, uma parceria para realização de uma Ação Cívico-Social (ACISO) no município.

A ACISO é um evento de responsabilidade social de caráter comunitário, que concentra a prestação de serviços sociais nas áreas de segurança, saúde, cidadania e lazer da população.

O assunto foi debatido num encontro que reuniu os secretários municipais Luiz Nunes (Administração e Planejamento) e Auridene Freitas (Saúde); profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e representantes do Exército Brasileiro.

Prevista para acontecer dia 25 de outubro, contemplando moradores de diversas comunidades da zona rural de Oeiras, a força-tarefa envolverá centenas de agentes do Exército e dezenas de profissionais da Administração Municipal.

De acordo com o Exército, as Ações Cívico-Sociais têm a finalidade de auxiliar na resolução de demandas sociais, buscando ainda o desenvolvimento do espírito cívico e comunitário dos cidadãos.

ascom

Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado (14) em Oeiras

O Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado, 14, em Oeiras. Serão distribuídos postos por toda a cidade para imunização dos animais – UBS Hailton Alves (Rosário), UBS Gerardo Magela (Várzea), UBS Paulo de Tarso (Rodagem de Floriano), UBS Jureminha, UBS Oeiras Nova, UBS Rodagem de Picos, Praça Costa Alvarenga, Praça Parque Leste, Praça João XXIII(Quartel), Praça da Juventude, Terminal Rodoviário, CAIC, Escola M. Girassol, CETI Pedro Sá, Escola José Coelho Reis, Escola M. Agrotécnica e Pedreira.

O atendimento acontece das 8h às 17h, para cães e gatos a partir de 03 meses de vida. Os responsáveis pelos animais devem levar o cartão de imunização do bicho, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação.

A campanha teve início na última segunda-feira, 09, no perímetro urbano, abrangendo comunidades como Barrocão, Soizão, Arizona, Fomento, Canaã, São Benedito, Barro Alto, Lajeiro do samba, Chapada do Fio, Carcará, Brejo do Padre, Cágado, Santa Fé, Cabeceira e Loteamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira, 16 de setembro, a vacinação ocorrerá em toda a zona rural de Oeiras. Na zona urbana, as vacinas também estarão disponíveis no setor de endemias, localizado próximo à agência da Caixa Econômica.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus, que pode atacar diversos animais e também seres humanos. Os principais transmissores da raiva em áreas urbanas são cachorros, gatos e morcego.

O animal contaminado pode apresentar os seguintes sintomas: mudança de comportamento, falta de apetite, esconder-se em locais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procurar fugir de onde está preso e morder (objetos, pessoas, animais). A doença pode levar a óbito.

ascom

Oeiras participará de encontro internacional de Educação no Rio de Janeiro

Foto: Cláudia Brandão/Revista Cidade Verde

Tiana Tapety, secretária de Educação de Oeiras

O município de Oeiras foi convidado a debater os desafios para o futuro da educação no país, no Encontro Internacional Educação 360, que acontece entre os dias 16 e 17 deste mês, no Rio de Janeiro. No evento, organizado pelos jornais O Globo e Extra, com apoio do Unicef e Unesco, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, participará do Master Classe ‘Eu venho lá do Sertão’, uma conferência que discutirá as razões do alto desempenho em avaliações nacionais e olimpíadas escolares de algumas cidades brasileiras, afastadas dos grandes centros, como é o caso de Oeiras.

No Educação 360, educadores, pesquisadores, gestores de ensino, escritores, influenciadores digitais e ativistas brasileiros e estrangeiros apresentarão suas perspectivas sobre medidas que podem contribuir para a formação de alunos. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre agentes e iniciativas transformadoras em prol da educação no mundo.

Este ano, o evento chega à sexta edição com nomes como os escritores Frei Betto, Nélida Piñon e Eduardo Bueno, além do cientista Carlos Nobre, entre muitos outros. O economista americano Martin Carnoy, professor de Stanford, será um dos principais participantes, assim como Lindy Amato, diretora da Federação de Professores de Ontário, no Canadá. A entidade que ela dirige responde por cerca de 160 mil professores da rede local, conhecida pela qualidade de seu ensino.

O encontro também contará com a participação do educador Henry Readhead, que vai falar sobre as lições da Escola Summerhill, do Reino Unido, instituição pioneira do movimento de escolas democráticas, que defendem o protagonismo do aluno em sua formação. O papel da tecnologia digital na formação das novas gerações também será abordado no evento, que se encerra com um painel de “Edutubers” e uma palestra do youtuber Felipe Neto, que falará sobre o tema “Educação e criatividade”.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Pai suspeito de abusar sexualmente da filha com deficiência é preso em Oeiras

Foto: mural da vila

A polícia de Oeiras prendeu na tarde desta segunda-feira, 09, Francisco José dos Santos, conhecido por "Zé Currute", acusado de abusar sexualmente da filha, de 16 anos.

A prisão de Zé Currute aconteceu após investigação da Delegacia Regional de Oeiras, sob o comando do delegado Antônio Nilton, tendo início depois da prisão de Valdemar Vitorino de Sousa, que foi preso em flagrante após abusar sexualmente da menor que é deficiente mental.

Valdemar foi preso no dia 27 de agosto, ao ser flagrado pela mãe da vítima, que imediatamente acionou a Polícia Militar que efetuou a prisão do acusado e o conduziu à Delegacia Regional de Oeiras.

Durante depoimento, Valdemar Vitorino disse à polícia que o pai da menor, Zé Currute, há muitos anos abusava da mesma. O depoimento de Valdemar corroborou com as informações que a Polícia já obtinha em relação aos abusos de Zé Currute em relação à filha.

De posse de elementos comprobatórios, a polícia pediu a prisão preventiva do acusado, que foi autorizada pelo Juiz Rafael Paludo, sendo cumprida nesta segunda-feira.

Em depoimento, Zé Currute negou que abusasse da filha. Todavia a polícia possui elementos que comprovam a prática do crime.

Fonte: mural da vila

Novo Ponto de Atendimento em Saúde beneficia 200 famílias na zona rural de Oeiras

  • at161.jpg Ascom
  • at2.jpg Ascom
  • at.jpg Ascom
  • at3.jpg Ascom
  • at16.jpg Ascom
  • at1.jpg Ascom

Mais saúde e qualidade de vida para os moradores da zona rural de Oeiras. Na manhã desta segunda-feira, 09, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram o Ponto de Atendimento do Assentamento Nova Terra, espaço que serve de referência para os assentamentos e comunidades rurais, situados nas proximidades da BR-230 (sentido Floriano), com estrutura para atender com qualidade, em média, 200 famílias da região.

Construído com recursos próprios do município, o Ponto de Atendimento conta com uma equipe multiprofissional, formada por médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde, que desenvolvem ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos moradores.

Os Pontos de Atendimento, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são a porta de entrada para o SUS e funcionam como forma de comunicação direta dentro da rede de Atenção Básica, possibilitando melhor acompanhamento junto às comunidades rurais.

“Todos os serviços que acontecem na zona urbana também são contemplados neste Ponto de Atendimento da zona rural. Esta equipe de profissionais tem seis locais de atendimento, sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto e Exu – e dois Pontos de Atendimento – Bocaina e Nova Terra. Temos também quatro gabinetes em pleno funcionamento, assistindo toda essa região. Isso mostra a importância da descentralização dos serviços para estas comunidades. É um desafio muito grande para a gestão conseguir implantar um serviço desse, com a garantia da oferta para bem assistir, de maneira descentralizada a todos os usuários que fazem parte desta área adstrita”, argumenta Auridene Freitas.

De acordo com o prefeito, a obra faz parte das ações de descentralização dos serviços de saúde em todo o município. “Nossa preocupação é garantir o acesso da população às unidades e continuar trabalhando para construir uma saúde pública de qualidade em Oeiras”, pontua Zé Raimundo.

ascom

Oeiras alcança maior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do TCE-PI

O município de Oeiras alcançou a maior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), medido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018. Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018 e levam em consideração sete dimensões da execução do orçamento público – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação – avaliando a qualidade dos gastos, políticas públicas e atividades municipais.

Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano. Na avaliação, além de Oeiras, outros 23 municípios obtiveram a nota máxima na classificação como Gestão Efetiva. Esses municípios receberam a classificação B, maior nota alcançada na avaliação do Índice em 2019.

O IEGM possibilita a identificação das melhores práticas de gestão, contribuindo para o avanço no desempenho da Administração Pública Municipal, favorecendo a transparência e fortalecendo o controle social, ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as necessidades da população.

Segundo o prefeito José Raimundo, o resultado é fruto do trabalho de uma gestão organizada, equilibrada e comprometida com o desenvolvimento do município. O infográfico do IEGM está disponível no site do TCE-PI, pelo link http://tce.pi.gov.br/fiscalizado/iegm/infografico/.

 

cidades@cidadeverde.com

SAAE Oeiras estuda projeto alternativo para rede de esgoto no Bairro Rosário

O SAAE tem trabalhado continuamente para garantir a qualidade no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Oeiras. Desde que entrou em atividade, o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto vem realizando a ampliação da cobertura da rede de esgotamento sanitário no município. Algumas localidades, antes desprovidas do serviço, agora contam com saneamento básico de qualidade.

De acordo com o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE Oeiras, todas as obras da expansão da rede coletora estão sendo realizadas com recursos próprios. “Analisamos alguns trechos que estão com ausência da rede e possuem um ponto de conexão próximo de uma rede já existente, então realizamos os trabalhos nesses setores”, afirma o diretor, enfatizando que Oeiras conta, atualmente, com cerca de 80% de cobertura da rede coletora de esgoto.

O engenheiro também explica a situação da rede no Bairro Rosário, inexistente até o momento. “O Rosário é um caso diferenciado no município. Não se pode realizar pequenas intervenções em ruas, o projeto deve ser feito em todo o bairro de uma só vez, tendo em vista que nenhum ponto do bairro possui rede de esgotamento. Para realizar uma intervenção desse porte, é necessário um maquinário pesado, e vários engenheiros especialistas, devido as formações rochosas existentes ali”, esclarece.

“Teríamos que utilizar explosivos, isso torna ainda mais complicada as obras, pois causaria muitos transtornos nas residências, e teríamos que envolver outros órgãos para utilização desse material. No momento, o SAAE não possui o material humano e tecnológico necessário para esse tipo de intervenção", complementa.

Apesar dessas dificuldades, a equipe de Engenharia do SAAE já está estudando uma forma alternativa para realizar a implementação da rede no bairro. Os engenheiros estão realizando um intercâmbio de conhecimento e informações com técnicos de empresas de saneamento de outros estados do país, com situação semelhante a do bairro Rosário, e que implementaram sistemas alternativos para sanar os problemas.

O engenheiro Laerson Vieira explica que o projeto está sendo cuidadosamente estudado para ser adequado para a realidade do local. Após isso, uma ação-piloto será realizada em algumas residências para constatar a eficiência do sistema e, assim, prosseguir com a implantação do sistema alternativo no bairro.

Ascom

Zé Raimundo inaugura obras de pavimentação no Bairro Rosário em Oeiras

Seguindo um planejamento justo e eficiente, a Prefeitura de Oeiras tem investido na pavimentação de diversos bairros da cidade. Neste domingo, 25, o prefeito José Raimundo entregou o calçamento das ruas do Conjunto Marcos Barroso, no Bairro Rosário. Os investimentos foram feitos através de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira.

Segundo Zé Raimundo, a obra possibilita mais conforto e acessibilidade aos oeirenses e melhora o cotidiano, a qualidade de vida e a mobilidade urbana dos moradores da comunidade. Além do Bairro Rosário, outras regiões da cidade estão recebendo obras de pavimentação.

Em breve, a Prefeitura iniciará um conjunto de obras de mobilidade urbana em Oeiras, através do programa Avançar Cidades.  Os investimentos serão direcionados para a pavimentação de cerca de 70 ruas, na zona urbana da cidade; iluminação pública do Anel Viário e da extensão da Avenida Rui Barbosa, construção de uma ponte e três passagens molhadas.

De acordo com a Prefeitura, as obras devem provocar um impacto direto no desenvolvimento de Oeiras, na segurança e qualidade de vida da população, pois serão responsáveis pelo aumento da produtividade, com a geração de emprego e renda para dezenas de famílias.

da redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores