Cidadeverde.com

Praça de Eventos em Oeiras reúne festas juninas de várias escolas

O município de Oeiras disponibilizou um espaço público para as escolas da cidade realizarem seus arraiás juninos. A programação vai até o início de julho e abrange escolas municipais, estaduais e privadas.

"É tradicional nós termos esse espaço chamado Praça de Eventos no qual nós ornamentamos e disponibilizamos para toda a rede de ensino que gosta de mostar sua quadrilha. Tanto na rede municipal, estadual e privada. O espaço é democrático para todas as escolas", disse o prefeito José Raimundo.

E por falar em escolas, o gestor ressaltou o bom desempenho do município no Ideb.

"A gente tem praticado uma política educacional e hoje estamos colhendo os frutos. Modificamos vários pilares. Tiramos o vieis político da educação. Já nucleamos 32 escolas da rede municipal. O nosso docente hoje é preparado para dar aula na zona Rural e urbana. Os dividendos são acima do piso. O Ideb de Oeiras é o maior do Piaui em cidades acima de 20 mil habitantes", comemora.

Foto: Letícia Santos

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Inaugurada UBS no Morro Redondo, zona rural de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue realizando investimentos em serviços de saúde de qualidade para os oeirenses. No último sábado, 15, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Morro Redondo, na zona rural do município. A UBS leva o nome do vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, falecido em fevereiro deste ano.

Segundo o prefeito, a unidade vem somar à série de investimentos na Atenção Básica em saúde, realizados em Oeiras desde o início de sua gestão. O prédio está dentro dos padrões de qualidade e acessibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e representa mais um avanço dentro da política de descentralização dos serviços de saúde no município de Oeiras.

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisam ser estruturadas e qualificadas para atender a população. Auridene Freitas afirma que o espaço qualifica ainda mais a Atenção Básica e permite um tratamento de qualidade para usuários e profissionais, resultando num atendimento mais humanizado para a população do Morro Redondo e comunidades vizinhas. “É uma obra que faz parte do projeto Requalifica Saúde UBS, do Ministério da Saúde. O município desde o ano de 2010 fez uma adesão e sempre que é feita essa abertura o município prontamente se organiza para estar pleiteando essas unidades. Com esta obra do Morro Redondo, é a quinta Unidade Básica de Saúde entregue no modelo padrão”, comenta a secretária.

Atualmente, a equipe da Estratégia Saúde da Família da região atende usuários do Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto, Assentamento Nova Terra, Exu e Bocaina. “Quando nós entregamos uma obra para a comunidade, automaticamente, aquela região vai passar a contar com mais serviços de saúde. Todas as ações que são contempladas nas unidades básicas de saúde da zona urbana também serão contempladas na região. O município de Oeiras vem trabalhando um processo de expansão de equipe e nessa expansão a região do Morro Redondo será contemplada. Vamos dividir aquela região em duas equipes, para que possamos melhor assistir a comunidade”, informa Auridene Freitas.

“Estávamos com uma dificuldade de fixar o profissional médico nesta região, mas a partir do mês de julho já temos uma profissional que irá assumir a região. Ela irá fazer atendimento médico em todas essas localidades”, acrescenta.

Para a conclusão da UBS do Morro Redondo, a Prefeitura de Oeiras investiu, com recursos próprios do município, cerca de R$ 104 mil. Além do prefeito e da secretária de saúde, a solenidade de inauguração da obra contou com a presença do coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá; do deputado estadual, Bessah; vereadores; familiares do homenageado; profissionais de saúde que atuam na região e de moradores do povoado.

Mais serviços de saúde na zona rural

No mês de julho, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), irá inaugurar o Ponto de Atendimento em Saúde do Assentamento Nova Terra. A obra contribuirá para a ampliação do atendimento e descentralização dos serviços de saúde, sobretudo, na zona rural do município.

“Com a inauguração do Ponto de Atendimento, a região passará a contar com  quatro gabinetes odontológicos. Passemos a oferecer a odontologia no Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto e passaremos a ofertar atendimento odontológico também no Assentamento Nova Terra”, adianta a secretária. 

Ascom

Zona rural de Oeiras recebe incentivo a prática de esporte

A Prefeitura de Oeiras segue investindo em melhorias infraestruturais em todas as regiões do município. Na noite desta quinta, 13, o prefeito José Raimundo entregou a cobertura e o serviço de iluminação com lâmpadas de LED da quadra poliesportiva do povoado Briona, na zona rural de Oeiras.

A obra foi realizada com recursos municipais e, além de agregar práticas educacionais, esportivas e culturais, fortalece vínculos entre a comunidade escolar e a população local. Dotada de alambrado e arquibancada, a quadra poliesportiva do povoado Briona foi inaugurada em novembro de 2013. Agora, o espaço ganhou novos investimentos.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores, moradores da Briona e localidades vizinhas e foi marcada por jogos amistosos envolvendo equipes de futebol amador da região. 

Ascom

Oeiras beneficia produtores de caprinos com melhoramento genético

Para incentivar a ovinocaprinocultura, a Prefeitura de Oeiras adquiriu um reprodutor caprino da raça Savana, com o objetivo de promover a melhoramento genético e ampliar os rebanhos dos produtores do município.

Na semana passada, o animal foi levado ao povoado Buriti do Rei, na zona rural, contribuindo para o incremento da produtividade e da renda de pequenos produtores, que trabalham pela Associação de Moradores e Desenvolvimento Comunitário Boqueirão.

A Prefeitura informa que o reprodutor, que foi adquirido durante a 7ª Expoeiras, está à disposição dos criadores do município. Os interessados no melhoramento do rebanho devem se cadastrar na Secretaria Municipal da Agricultura.

Ascom

Oeiras participa de oficina de combate à hanseníase, realizada na Bahia

 

O município de Oeiras participou entre os dias 05 e 07 de junho da Oficina de Planejamento das ações estratégicas de enfrentamento da hanseníase da Macrorregional Nordeste, realizada em Salvador - BA. No encontro, o município esteve representado pelas enfermeiras Raimunda Vieira, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, e Jéssica Cavalcante, coordenadora de Doenças em Eliminação.

 A oficina teve como objetivo apoiar estados e municípios sobre o planejamento de ações estratégicas de enfrentamento à hanseníase, considerando as especificidades dos grupos epidemiológicos e operacionais definidas no Plano “Estratégia Nacional para Enfrentamento da Hanseníase 2019-2022”.

 Todo o processo de construção das propostas foi baseado na problemática evidenciada pelos grupos e orientado por meio de oficina (dividido por estados) para subsidiar a elaboração de planos operativos de acordo com as necessidades dos municípios, a qual foi apresentado um instrumento de monitoramento e avaliação (que está em fase de testagem) que auxilia na construção do Plano Operativo.

 Segundo as enfermeiras, este instrumento facilita a sistematização do planejamento a partir do pilar (de acordo com o indicador), quais serão seus objetivos, ações, atividades e metas para aprimorar o indicador à luz da estratégia de enfrentamento da Hanseníase.

Fonte: ascom

Mais seis toneladas de lixo reciclável são recolhidas em Oeiras

Mais seis toneladas de lixo reciclável foram recolhidas em Oeiras. Esse número é resultado das ações da Prefeitura, através da Gerencia Municipal de Meio Ambiente (GEMA), durante o mês de maio. Na última sexta-feira, 07, um novo lote de material foi encaminhado para reciclagem – 05 toneladas de papelão, 476 kg de sacolas plásticas, 277 kg de garrafas pet e 11 kg de alumínio. Em abril, o município recolheu 10 toneladas de resíduos recicláveis na zona urbana da cidade.

O trabalho de coleta seletiva começou no final de março, com o recolhimento de resíduos em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial de Oeiras. Os materiais coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde são prensados, pesados e, em seguida, encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. Após isso, o material é recolhido por uma empresa de reciclagem conveniada com o município.

Agora, a Prefeitura está ampliando a coleta de materiais reaproveitáveis para outras áreas da cidade e engajando diversos setores da sociedade neste processo. Após articulação com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as escolas municipais foram incluídas no processo de coleta seletiva.

Segundo a Prefeitura de Oeiras, o projeto de coleta seletiva promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Fonte: ascom

Assaltante é preso após roubar celulares de mulheres em Oeiras

 

Foto:muraldavila

Uma ação da Força Tática da Polícia Militar e da Delegacia Regional de Oeiras prendeu nesta segunda-feira, 10, Flávio da Conceição Brandão Cortez, acusado de roubos a celulares na cidade.

Flávio foi preso em flagrante no conjunto Verde Teto, após roubar uma senhora no bairro Rodagem de Picos e outra no bairro Oeiras Nova.

À polícia, a senhora que foi roubada no bairro Rodagem de Picos contou que seguia pela rua de sua residência, em companhia de sua filha de 07 anos, quando foi abordada por Flávio, que a segurou pelo pescoço, exigindo que lhe entregasse o celular. Imediatamente a senhora jogo o celular no chão, e o acusado exigiu que a criança o pegasse e o entregasse. De posse do aparelho, Flávio fez ameaças a mulher e sua filha, dizendo que não gritassem e que não acionassem a polícia, pois as conhecia e sabia onde elas moravam. Disse ainda, que não fazia mal às pessoas e que só vivia de roubos. Após o assalto, o acusado fugiu em uma moto, sentido avenida Transamazônica.

Já o outro roubo aconteceu no bairro Oeiras Nova, atrás do Estádio Gerson Campos, tendo como vítima uma senhora que passava no local, que foi abordada por Flávio, que seguia de moto e exigiu que a mesma lhe entregasse o aparelho celular. A senhora disse à polícia, que o acusado colocou a mão por baixo da camisa, demonstrando estar armado, não havendo resistência por parte da mesma

Com os Boletins de ocorrência registrados e de posse das informações sobre as características físicas do acusado, a polícia iniciou as investigações, localizando Flávio no Conjunto Verde Teto e o prendendo em flagrante e recuperando cinco aparelhos celulares e apreendendo a moto usada para a prática dos crimes, além de três punhais.

Flávio da Conceição Brandão Cortez tem várias passagens pela polícia e já foi condenado por furto de motocicleta. Ele está preso à disposição da justiça.

Foto:muraldavila

Fonte:muraldavila

Representantes da UNESCO visitam escolas municipais de Oeiras

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) visitaram, essa semana, escolas da rede municipal de ensino de Oeiras. A Representação da UNESCO no Brasil está realizando um estudo sobre boas práticas de gestão escolar em escolas públicas brasileiras, no âmbito da Educação Básica, e a rede municipal de educação de Oeiras foi identificada pela instituição por implementar projetos inovadores, que contribuem para a evolução na qualidade da educação ofertada.

Durante três dias, a equipe da UNESCO, composta pelos técnicos Wagner Santana, consultor de projetos; Luciana Rodrigues, consultora de análise de dados; e Lorena Carvalho, oficial de projetos, visitou escolas, conversou com alunos, professores e demais profissionais da educação sobre as vivências da rede de ensino do município.

Em sua passagem por Oeiras, os técnicos também acompanharam o desenvolvimento de diversos projetos, como os Núcleos de Cultura, Escola da Família, Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e Mostra Educanvisa. “O que trouxe a gente a Oeiras foi um pedido da coordenação de Educação do nosso escritório para vir conhecer uma cidade que está fazendo algo diferente, algo que a gente não vê por aí. Ver isso numa cidade de interior, do Piauí, é muito emocionante, é bonito, é gratificante”, disse oficial de projetos da UNESCO, Lorena Carvalho, em participação na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira, 06.

“Ontem, a gente ouviu de um dos conselheiros municipais [de educação] que a cidade se tornou envaidecida pela educação. Isso é uma coisa que realmente vocês têm que se tornar envaidecidos e não deixar morrer, porque o que vi aqui em Oeiras é encantador. As ações de educação orientam para o conhecimento para a vida, para que vocês ganhem independência, para que sejam cidadãos dignos, para que vocês sejam pessoas que se preocupem com o outro, que entendam que nós somos responsáveis por tudo. Isso gera cidadãos mais saudáveis e conscientes e uma comunidade mais unida”, acrescentou.

A partir da análise das informações obtidas nas escolas, a UNESCO produzirá uma publicação que detalhará as práticas de gestão estudadas, o que possibilitará a replicação das experiências de Oeiras para outras escolas do Brasil.

UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso, desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

A Representação da UNESCO no Brasil está estabelecida em Brasília há mais de 50 anos, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. Com esse propósito, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países.

Fonte: ascom

Prefeitura distribui mais de 1.000 cestas básicas arrecadadas na Expoeiras

Com a Expoeiras, a Prefeitura de Oeiras transforma diversão e alegria em solidariedade. Através da troca de alimentos pelos ingressos que deram acesso aos shows musicais, foram arrecadadas 10.200 toneladas de mantimentos, convertidos em 1.011 cestas básicas, que começaram a ser distribuídas nesta quinta-feira, 06, para famílias carentes do município de Oeiras.

Foram entregues 561 cestas básicas para famílias de todos os bairros da zona urbana. A distribuição aconteceu na Quadra de Esportes Deolindo Nunes, no Bairro Canela. As cestas são compostas por produtos básicos: arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão, café, massa de milho, biscoitos, entre outros itens de primeira necessidade.

Os alimentos são destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Na próxima segunda-feira, 10, a Semas inicia a distribuição de mais 450 cestas em diversas comunidades da zona rural do município. O cronograma de entrega das cestas segue até o dia 21. Agregando responsabilidade social ao evento, a Prefeitura de Oeiras garante alimento na mesa de centenas de oeirenses.  

Semana do Meio Ambiente: Escolas participam de caminhada em Oeiras

A cidade de Oeiras celebra desde a quinta-feira, 30, a Semana do Meio Ambiente. Foram realizadas diversas atividades ligadas à sustentabilidade e educação ambiental, envolvendo escolas, agentes de endemias e a população em geral. A ação foi promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretarias Municipais de Educação e Saúde e da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA). Este ano, o foco principal foram as ações de coleta seletiva, trabalho implementado no município por meio da criação da Central de Reciclagem.

Durante toda a semana, alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino participaram de caminhadas ecológicas pelos bairros da cidade, realizando uma panfletagem educativa junto aos moradores. Enquanto isso, a equipe de agentes de endemias fez o recolhimento de materiais como papel, metal, vidro e plástico nas residências. O propósito foi promover a consciência e educação ambiental, bem como estimular a participação voluntária da comunidade na coleta seletiva do município.

A culminância da Semana do Meio Ambiente foi realizada nesta quarta-feira, 05 de junho, na VII Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e IV Mostra Educanvisa. Realizada na Escola Municipal Agrotécnica, a Conferência envolve todas as escolas da rede municipal de Oeiras.

 

Posts anteriores