Cidadeverde.com

Oeiras ganha Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde

Foto: Prefeitura de Oeiras

Buscando novas estratégias para enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Oeiras inaugurou esta semana a Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de resfriado comum, síndrome gripal e sinais suspeitos da doença.

O principal objetivo é classificar os sintomáticos respiratórios de acordo com o protocolo de classificação de risco da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo as normas adequadas de biossegurança e orientando o fluxo correto do usuário pela rede de saúde, conforme seu quadro clínico.

“Este é um Centro de Referência à Covid-19, com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, biomédico e bioquímico. Aqui a pessoa é acolhida, é feito um atendimento com avaliação clínica, ao tempo em que direcionamos o caso, de acordo com a avaliação. Se houver necessidade que o paciente realize o teste, fazemos a oferta no próprio espaço”, explica a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo destaca que o espaço é um dos pontos centrais da linha de assistência à saúde para enfrentamento à Covid-19 no município de Oeiras. “Este centro vai atender todo usuário que tenha a necessidade de buscar o serviço de saúde do município. Nele, temos uma equipe preparada para fazer o tratamento de todos aqueles que apresentem sintomas”, pontua o gestor.

A Unidade Covid-19 está situada nas instalações do CEO, no Bairro Oeiras Nova, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 7h da noite. Os atendimentos odontológicos, que antes eram realizados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) foram direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural do município.

Da Redação
[email protected]

Hospital e UPA de Oeiras recebem túnel de descontaminação

Foto: Mural da Vila

Em Oeiras os equipamentos foram instalados no acesso ao Hospital Regional Deolindo Couto e a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, localizados nas avenidas Rui Barbosa,  e Totonho Freitas.

Os túneis de limpeza proporcionam  a higiene de maneira  simples,  com uso de energia elétrica ou gerador movido a combustível ajudando a borrifação de produtos desinfetantes em quem atravessa literalmente os equipamentos,  que são na verdade  um sistema simples de desinfecção por  pulverização, realizado em 15 segundos, de acordo com os fabricantes. 

O uso dos túneis de desinfecção não implica no relaxamento das demais medidas de prevenção contra o COVID-19, como uso de máscaras,  lavar as mãos com água e sabão, ou, ainda higienizá-las com álcool em gel 70%.

Os túneis de aproximadamente quatro metros estão disponíveis  desde  terça-feira, 19, para pacientes, funcionários e acompanhantes ao ingressarem nos locais. A proteção contra o coronavírus é válida por aproximadamente uma hora e meia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) emitiu uma nota técnica ainda no mês de abril que trata sobre os túneis e também a respeito das desinfecções de ruas e avenidas. O órgão condena alguns procedimentos e produtos usados na ação,  e dá  dicas do que pode de ser utilizado no processo de limpeza e combate ao Coronavírus nas cidades.

Clique e leia o que diz a anvisa a respeito dos procedimentos:

Nota Técnica da Anvisa

João Bandeira
[email protected]

SAAE inicia obras da rede de esgotamento na Vila São José em Oeiras

Foto: Prefeitura de Oeiras

Ciente da importância do saneamento básico na prevenção ao coronavírus, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem dando sequência ao plano de expansão da rede coletora de esgoto em Oeiras. Nesta segunda-feira, 18, acompanhamos o início das obras na Vila São José, onde cerca de 85 famílias serão beneficiadas com saneamento de qualidade. 

As obras estão sendo acompanhadas de perto pelo prefeito Zé Raimundo e pelo engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE Oeiras. Na quinta-feira, 14, o SAAE finalizou a obra de expansão da rede de coletora de esgoto na Rua Benedito Carmo, Bairro Rodagem de Picos. No local, cerca de 50 famílias foram beneficiadas com 340 metros de sistema de esgotamento.

De acordo com Assuéro Rêgo, as obras de expansão da rede coletora de esgoto proporcionam mais saúde e qualidade de vida aos oeirenses. “Nosso principal o objetivo é levar qualidade vida aos moradores e tornar Oeiras referência em saneamento de qualidade”, enfatiza o diretor. 

Da Redação
[email protected]

ANTT apreende van com 14 passageiros transportados irregularmente

Fotos:ANTT

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, nesse domingo, um van transportando irregularmente 14 passageiros. O veículo saiu de São Paulo com destino a Canindé (CE).

A apreensão foi feita no trecho da BR-230, próximo da cidade de Oeiras. O fiscal Clemilson Resende contou ao Cidadeverde.com que os passageiros não tinham  higiene adequada e estavam sentados próximos uns dos outros, facilitando a propagação do coronavírus.

A van foi apreendida e encaminhada ao terminal rodoviário de Picos. Foi aplicada multa de mais de R$7800 pelo transporte irregular dos passageiros.

“Os 14 passageiros passaram por triagem da Vigilância Sanitária. Não foram identificados sintomas. Essas pessoas foram cadastradas e encaminhadas para o  serviço regular de transporte para continuar a viagem”, explicou o fiscal Clemilson.

Além dos passageiros transportados irregularmente, segundo os fiscais da ANTT, o veículo estava com extintor de incêndio vencido, pneus “carecas” e o motorista não tinha curso para transporte coletivo de passageiros.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Nova fase de vacinação da gripe começa nesta terça (12) em Oeiras

Na lista de locais de vacinação em Oeiras constam  as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural; o CER II, de terça à quinta-feira, manhã e tarde e a Praça Costa Alvarenga, quarta e quinta no turno da manhã (a partir de 9h). Na etapa que inicia nessa semana, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres com até 45 pós-parto e pessoas com deficiência.

A partir do início dessa etapa de vacinação contra a gripe, ocorre  a ampliação do público-alvo, grupos prioritários que até então não podiam se vacinar agora poderão procurar os postos de saúde. 

A vacina não protege contra o coronavírus, mas permite ajudar as equipes de saúde no diagnóstico  eficaz da Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na análise dos pacientes que foram  vacinados.

João Bandeira
[email protected]

Aquisição de novos equipamentos reforça ações de sanitização em Oeiras

Foto: ascom

O prefeito José Raimundo e secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram nesta quinta-feira, 07, novos pulverizadores para a equipe de Agentes de Combate às Endemias do município de Oeiras. Os equipamentos vão reforçar as ações de sanitização e desinfecção de espaços públicos para enfrentamento ao coronavírus na cidade. O trabalho acontece diariamente e abrange ambientes como lotéricas e bancos, supermercados, terminal rodoviário, centro comercial e outros ambientes que seguem em funcionamento durante a quarentena.

A secretária municipal de Saúde destaca que a desinfecção dos ambientes segue orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No processo, os agentes utilizam bombas costais para a pulverização de uma solução de água com hipoclorito de sódio. “Esta ação faz parte do nosso plano de contingência municipal. Este processo segue uma rotina”, pontua Auridene Freitas.

Foto: ascom

Mais modernas e eficientes, as novas bombas costais são fundamentais para eliminar e impedir a proliferação do vírus, sobretudo, nos espaços de maior fluxo de pessoas na cidade. “Fazemos o trabalho de higienização em todos os lugares que apresentam aglomerações, como bancos e lotéricas, supermercados, praças, farmácias e outros espaços do comércio no Centro da cidade. Importante destacar que nos bancos a ação acontece na área externa e interna do estabelecimento”, comenta Célio Torres, coordenador de Endemias de Oeiras.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo com a comprovada eficiência do processo de desinfecção de ambientes públicos, é importante que a população esteja atenta e não descuide das orientações de higiene pessoal e recomendações de isolamento social.

Da Redação
[email protected]

Prorrogada a suspensão das aulas nas escolas municipais de Oeiras

O prefeito José Raimundo assinou um novo decreto, que estende a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de Oeiras até o dia 31 de maio. As aulas estão paralisadas desde o dia 19 de março, quando foi estabelecido o estado de calamidade pública devido à pandemia de coronavírus.

Caberá à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), quando as atividades retornarem, organizar a reposição das aulas suspensas para o cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória para o ano letivo de 2020, de acordo com a legislação federal. A medida foi adotada em razão da manutenção das ações preventivas no combate à disseminação do novo coronavírus, atendendo as recomendações das autoridades de saúde, com o objetivo de proteger a coletividade.

Diante do agravamento da crise sanitária nos estados e municípios, a Prefeitura de Oeiras vem intensificando as ações de enfrentamento em várias áreas, inclusive na Educação, reforçando o isolamento social de alunos, professores e equipes escolares.

Click e leia abaixo o decreto da prorrogação:

Cópia do decreto de prorrogação de suspensão das aulas em Oeiras

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Oeiras antecipa feriados para garantir o isolamento social

O Projeto de Lei de antecipação dos feriados de Oeiras foi aprovado pela Câmara Municipal  nesta terça-feira, 05, e sancionado pelo prefeito José Raimundo.

O feriado do dia da Consciência Negra foi antecipado de 20 de novembro para o dia 08 de maio. Outro  feriado que recebeu antecipação foi o  da Imaculada Conceição, saindo do dia 08 de dezembro,  para  11 de maio.

 De acordo com a Prefeitura de Oeiras, esta é mais uma estratégia para manter as pessoas em casa durante o período de quarentena. Dados de levantamentos de órgãos de saúde, demonstram que o  isolamento se eleva e as pessoas ficam mais em casa quando há um feriado.

João Bandeira
[email protected]

Vigilância reforça fiscalização de aglomerações na zona urbana e rural de Oeiras

Os agentes da Vigilância Sanitária seguem realizando a fiscalização em filas de agências bancárias e casas lotéricas de Oeiras para garantir o distanciamento mínimo necessário à prevenção do coronavírus. Para facilitar o processo, a Prefeitura de Oeiras instalou tendas e grades de contenção nas áreas externas destes locais, demarcou a distância adequada, implantou pias com água e sabão e isolou vias públicas de grande fluxo de pessoas, no centro da cidade. 

Desde que foi liberado o auxílio emergencial de R$ 600, bancos e lotéricas têm registrado aglomeração de pessoas, contrariando as medidas de segurança. Oeiras é sede do Território Vale do Canindé e recebe todos os dias recebe centenas de moradores de outros municípios, o que contribui ainda mais para o aumento das filas.

A Prefeitura de Oeiras destaca que o trabalho constante de orientação e conscientização por parte do poder público e a colaboração da população são fundamentais no cumprimento das medidas sanitárias impostas pela pandemia.

Ações na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, também continua fiscalizando os pontos de aglomeração e grande circulação de pessoas, na zona rural de Oeiras. Neste final de semana, a equipe esteve na região do povoado Buriti do Rei. A VISA também reforçou o trbalho nas comunidades Exu, Sítio, Contentamento, Briona, Buriti do Canto e na região do Soizão. A ação conta com a parceria da Polícia Militar e integra o plano de contingência municipal para enfrentamento ao coronavírus. 

Da Redação
[email protected]

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nas filas em Oeiras

Foto: ascom

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar, está intensificando as ações educativas e a fiscalização em filas de agências bancárias e casas lotéricas para garantir o distanciamento mínimo necessário à prevenção do coronavírus. Na manhã desta quinta-feira, 30, foi realizada uma força-tarefa em pontos de aglomeração, no centro de Oeiras.

A ação conta a participação de diversos servidores municipais, que estão fiscalizando e informando a população sobre os devidos cuidados. Uma das iniciativas que também foi implementada é a passagem de carro de som com locutor alertando a população sobre a prevenção contra a Covid-19.

Desde que foi liberado o auxílio emergencial de R$ 600, agências bancárias e lotéricas em diversos municípios brasileiros têm registrado aglomeração de pessoas, contrariando as medidas de segurança. Oeiras é sede do Território Vale do Canindé e todos os dias recebe centenas de moradores de outros municípios, o que contribui ainda mais para o aumento das filas.

A Prefeitura de Oeiras destaca que o trabalho constante de orientação e conscientização por parte dos órgãos de saúde e a colaboração da população são fundamentais no cumprimento das medidas sanitárias impostas pela pandemia. 

 

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Posts anteriores