Cidadeverde.com

Sejus faz rastreamento de ISTs em unidades prisionais de Picos e Oeiras

Foto: Ascom/Sejus 

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou nos dias 15 e 16 deste mês o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nos internos da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, e da Penitenciária Regional Maria de Cota, em Oeiras.

A ação teve como objetivo diagnosticar e prevenir ISTs como HIV/AIDS, hepatite B e C, sífilis e VDRL. Em parceria com o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), foram coletadas amostras sorológicas de 95 internos em Oeiras e 81 em Picos.

Além disso, o serviço de psicologia da Penitenciária José de Deus Barros promoveu uma palestra educativa durante a campanha Julho Amarelo, que visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Segundo Jacklene Menezes, gerente de Saúde Prisional da Sejus, as equipes multidisciplinares realizam regularmente testagens nos internos. "Esta foi uma ação recente nas unidades de Oeiras e Picos, porém, a testagem é uma prática constante em todo o sistema prisional do Estado", destacou a gestora.

Oeiras sedia última edição da Jornada do Conhecimento de 2024

 

Foto: TCE

A cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí, foi o palco da última edição do ano da Jornada do Conhecimento, um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle “Conselheiro Alcides Nunes” (EGC). Realizado nos dias 11 e 12 de julho, no auditório do Centro Diocesano da Pastoral Dom Expedito Lopes, da Diocese de Oeiras, o evento reuniu servidores, vereadores, prefeitos e a sociedade civil.

O diretor da EGC, conselheiro Kleber Eulálio, destacou o papel do TCE-PI em promover capacitações para os jurisdicionados do Piauí. “O Tribunal de Contas proporciona, através deste evento, um momento especial para todos os cidadãos piauienses, aproximando a estrutura do Tribunal e trazendo aprendizado e experiência para a sociedade”, afirmou.

O procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Pinheiro Junior, deu as boas-vindas aos participantes e reafirmou o compromisso da corte de contas piauiense com seus municípios, destacando a importância do evento para o fortalecimento da administração pública no Piauí.

Os participantes foram recepcionados pelo Grupo Bandolins de Oeiras, formado por estudantes dos Núcleos de Cultura das escolas municipais, que interpretaram músicas populares brasileiras e piauienses.

A Jornada do Conhecimento abordou sobre condutas vedadas em relação à propaganda no período pré-eleitoral e às convenções partidárias, além de abordar a comunicação na campanha eleitoral. Para o advogado e Presidente da Comissão de Relacionamento da OAB-PI com o TCE-PI, Welson Oliveira, “Nossa palestra tratou dos cuidados especiais neste período eleitoral para aqueles que atuam na administração pública e possuem a intenção de serem candidatos neste ano”.

Outros temas abordados durante os dois dias de evento incluíram a nova Lei de Licitações como instrumento de eficácia nas contratações públicas municipais, a necessidade do fortalecimento das controladorias internas para uma gestão eficiente, a reforma da previdência para os municípios, a apreciação do parecer prévio do TCE pelo Poder Legislativo Municipal, o julgamento das contas anuais e a atuação do TCE-PI no planejamento e aplicação da política de saúde pública.

Antônio Silva, servidor público municipal, ressaltou a importância desse tipo de evento: “A Jornada do Conhecimento é uma oportunidade única para os jurisdicionados se prepararem para fazer o melhor pela administração pública”.

Na sua 13ª edição, “As Jornadas do Conhecimento do TCE-PI reforçam o compromisso da instituição com a educação e a orientação dos gestores públicos, promovendo uma gestão cada vez mais qualificada e alinhada aos princípios da boa governança. Este esforço contínuo contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população piauiense”, destacou Valéria Leal, diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle.

Durante todo o evento, foram sorteados livros doados pelo advogado Welson Oliveira e pelo escritor e jornalista Zózimo Tavares, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nos temas debatidos nas apresentações.

Certificação e Acesso ao Material

Todos os participantes da Jornada do Conhecimento que assinaram a lista de presença terão acesso ao certificado de participação a partir do dia 16 de julho, emitido pela EGC. Além disso, os materiais apresentados pelos palestrantes estarão disponíveis no site da EGC, na seção de eventos, facilitando o acesso e a consulta aos conteúdos abordados durante a Jornada.

Ascom

 

 

 

 


Criança de 3 anos fica ferida na cabeça após ataque de pitbull em Oeiras

Foto: Reprodução 

Atualizada às 10h20

Uma criança de 3 anos ficou ferida após ser atacada por um cachorro da raça pitbull na tarde da última sexta-feira (12), no município de Oeiras, a 313 km de Teresina. A vítima foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e já recebeu alta. 

Segundo informações da Polícia Militar, a menina foi mordida nos braços e na cabeça. Ela estava em frente à sua casa quando o animal, que pertence a um vizinho, se soltou e a atacou.

A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras, e transferida no sábado (13) para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A direção do HRDC relatou que a criança teve ferimentos na região cervical e no couro cabeludo, com lesões profundas, mas sem gravidade.

A PM acrescentou ainda que os familiares da criança registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Oeiras e que os responsáveis pelo cachorro devem ser ouvidos nesta segunda-feira (15).

TCE-PI abre inscrições para a Jornada do Conhecimento em Oeiras

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí  (TCE-PI) vai realizar, através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), a XIII edição da Jornada do Conhecimento em Oeiras, nos dias 11 e 12 de julho, reunindo prefeitos, vereadores, gestores, servidores públicos e a sociedade civil daquela região.

As inscrições já podem ser feitas clicando aqui.  A jornada será no auditório do Centro Diocesano da Pastoral dom Expedito Lopes, da Diocese de Oeiras. Desde o ano passado essa iniciativa do TCE-PI vem alcançando centenas de gestores e controladores sociais em todas as regiões do Estado.

A Jornada visa oferecer conhecimentos sobre condutas vedadas referentes à propaganda no período pré-eleitoral e as convenções partidárias, comunicação na campanha eleitoral,  a nova Lei de Licitações como instrumento de eficácia nas contratações públicas municipais, a necessidade do fortalecimento das controladorias internas para uma gestão eficiente, a reforma da previdência para os municípios, apreciação do parecer prévio do TCE pelo Poder Legislativo Municipal e o julgamento das contas anuais e a atuação do TCE-PI no planejamento e aplicação da política de saúde pública, dentre outros temas.

A abertura da Jornada será feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros.  Ele estará acompanhado do diretor-geral da EGC, conselheiro Kléber Eulálio, e dos presidentes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva, e da União das Câmaras de Vereadores do Piauí (AVEP), José Cardoso de Sousa. As duas instituições são parceiras do TCE-PI no evento. Serão palestrantes auditores e técnicos do TCE e autoridades convidadas.

Ascom

Campanha Junho Branco reforça ações de prevenção ao uso de drogas em Oeiras

O município de Oeiras intensificou, ao longo de todo o mês de junho, o diálogo para o combate às drogas e as ações de prevenção e conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas, realizando atividades de promoção da saúde e valorização da vida.

Marcando o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Prefeitura de Oeiras, através da ação conjunta Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Juventude, realizou na última quarta-feira, 26, no Cine Teatro, um bate-papo alusivo à temática da campanha Junho Branco. O objetivo é fortalecer o diálogo com a sociedade, sobretudo, o público mais jovem sobre a prevenção e conscientização sobre o uso de drogas no município.

A ação intersetorial contou com a colaboração e participação de representantes de diversos segmentos da sociedade – membros da Polícia Rodoviária Federal, Maria Moura e Fernando Martins; psicólogas Maynara Dantas e Elayne Cássia; Erenito Júnior, programador e técnico avançado em Tecnologia da Informação; Fidelman Fontes, presidente da OAB/Oeiras; secretário municipal de Juventude, Júnior Miranda; professor Laerte Amorim (IFPI); estudantes e membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Em Oeiras, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), serviço de saúde voltado para a atenção psicossocial e para o acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, realiza permanentemente atividades com o intuito de despertar o senso crítico em relação ao uso abusivo de psicoativos.
Ascom

Ascom

Procissão de Sanfonas de Oeiras acontece nesta quinta-feira (6)

O 06 de junho foi instituído no calendário oficial do município de Oeiras o Dia do Sanfoneiro. Para marcar a data e celebrar o legado de identidade e tradições nordestinas, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará o 1º Festival e Procissão de Sanfonas.

A programação acontece na quinta-feira, 06, iniciando com uma roda de sanfonas, no Mercado de Oeiras Nova, de onde sairá a 1ª Procissão de Sanfonas de Oeiras até a Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha, local do encerramento das homenagens, com apresentações musicais.

Nesta primeira edição, o evento homenageia Manoel Abrão e reunirá dezenas de sanfoneiros de Oeiras e outros municípios, num grande encontro de cultura popular, levando a música nordestina pelas ruas da cidade.
 

Ascom

Câmara concede Título de Cidadão ao historiador Fonseca Neto

Em sessão solene, realizada nesta segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Oeiras realizou a entrega do Título de Cidadão Oeirense ao professor e historiador, Fonseca Neto. A homenagem foi proposta pelo vereador Letiano Vieira, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o progresso e desenvolvimento do município de Oeiras.

Natural de Passagem Franca (MA), Antônio Fonseca dos Santos Neto é graduado em História e Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com Mestrado em Gestão Universitária (UFPI) e Doutorado em Políticas Públicas (UEMA).

Membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Ciências do Piauí, Fonseca Neto possui diversos livros publicados e é grande estudioso da historiografia do Piauí, atuando como conferencista e articulista de vários jornais, portais e revistas culturais e científicas.

Na cerimônia, o homenageado recebeu o diploma e símbolos do município de Oeiras e presenteou a Prefeitura Municipal com uma coleção de livros com textos historiográficos. À Câmara e seus parlamentares, Fonseca Neto entregou uma placa de agradecimento pela homenagem.

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Oeirense teve a presença do vice-prefeito de Oeiras, José Alberto; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna; do presidente da Academia Piauiense de Letras, jornalista Zózimo Tavares; da presidente do Instituto Histórico de Oeiras, professor Inácia Rodrigues; de professores e alunos da rede pública de ensino e dos familiares e amigos do homenageado.

Ascom

Homem é preso suspeito de invadir residência e tentar matar namorada a facadas em Oeiras

Foto: Reprodução/GoogleMaps

Por Breno Moreno

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso após tentar matar a namorada a facadas na madrugada desta segunda-feira (27), em Oeiras. A vítima, que também não teve o nome divulgado, foi socorrida e se recupera das lesões em casa. 

Ao Cidadeverde.com, o delegado Luciano Santana informou que o casal estava juntos em uma festa na cidade na noite anterior, mas discutiram por conta de ciúmes. Após a briga, o suspeito invadiu a casa da mulher e a esfaqueou.

“Eles estavam juntos em um evento festivo na cidade, depois foram até a casa dele e se desentenderam por causa de ciúmes. Ela foi embora e ele foi até a residência dela, onde arrombou a porta e adentrou no local, desferindo golpes de faca em sua direção. A vítima conseguiu se defender. Ela apresenta lesões características de defesa”, disse a autoridade policial.

Após o crime, o suspeito se entregou à polícia e foi preso. “O suspeito encontra-se detido na delegacia. Ele será autuado pelo crime de tentativa de feminicídio”, concluiu o delegado Luciano Santana.

Caminhão da Mamografia da Sesapi realiza atendimentos em Oeiras até o dia 11 de junho

Foto: Ascom/Sesapi

O Caminhão da Mamografia, projeto do Governo do Piauí, iniciou atendimentos no município de Oeiras no começo desta semana. O veículo está instalado na Regional de Saúde e permanece na cidade até o dia 11 de junho. Estão sendo beneficiadas mulheres de 40 a 69 anos. Até o momento já foram realizados 285 exames de mamografia.

“Chamamos essas mulheres para que procurem a assistência primária de seu município para que sejam encaminhadas para fazer o exame no veículo adaptado, disponibilizado pela Secretaria da Saúde (Sesapi). Em Oeiras, o caminhão ficará por 23 dias”, destaca o diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins.

Desde a implantação, em maio de 2023, o serviço de caminhões adaptados para mamografias da Sesapi já realizou mais de 80 mil exames em 222 cidades piauienses. Em 2024, já foram realizados aproximadamente 44.850 mil atendimentos. Cada um dos caminhões tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários.

Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a atenção básica do município para que a paciente seja cadastrada nos atendimentos. “A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Secretaria da Saúde, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços”, ressalta o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Da Redação

Escritoras Penélope Martins e Heloísa Pires visitam o Piauí

Grandes homenageadas da 11ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR, as escritoras Penélope Martins e Heloisa Pires Lima participaram nesta segunda-feira, 13, de um bate-papo organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de centenas professores da rede municipal de ensino.

O bate-papo realizado no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes marca o lançamento do projeto ‘Aprendendo Com’, aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.

No momento, as autoras homenageadas destacaram a importância da leitura. Penélope Martins citou exemplos de como ela se tornou leitora dentro de uma família não leitora e Heloisa Pires Lima falou sobre a importância das crianças usarem a imaginação para fazer as suas diversas leituras. O evento também teve as apresentações artísticas dos Núcleos de Cultura da Educação Municipal.

Até sábado, 18, elas participam de uma intensa jornada de troca de saberes que envolve alunos e professores das escolas municipais, nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Penélope Martins e Heloisa Pires

Escritora, narradora de histórias e articuladora de projetos de fomento da palavra escrita e falada, Penélope Martins é paulista e há quase 20 anos dedica-se à formação de novos leitores, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais.

Heloisa Pires é gaúcha, autora e coautora de diversos títulos infantojuvenis protagonizados por personagens negros. Escritora, antropóloga, editora e educadora, ela pesquisa e destaca em suas obras a importância das representações culturais e origem africana para a infância e juventude. 

Ascom

Posts anteriores