Cidadeverde.com

Procissão de Sanfonas de Oeiras acontece nesta quinta-feira (6)

O 06 de junho foi instituído no calendário oficial do município de Oeiras o Dia do Sanfoneiro. Para marcar a data e celebrar o legado de identidade e tradições nordestinas, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará o 1º Festival e Procissão de Sanfonas.

A programação acontece na quinta-feira, 06, iniciando com uma roda de sanfonas, no Mercado de Oeiras Nova, de onde sairá a 1ª Procissão de Sanfonas de Oeiras até a Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha, local do encerramento das homenagens, com apresentações musicais.

Nesta primeira edição, o evento homenageia Manoel Abrão e reunirá dezenas de sanfoneiros de Oeiras e outros municípios, num grande encontro de cultura popular, levando a música nordestina pelas ruas da cidade.
 

Ascom

Câmara concede Título de Cidadão ao historiador Fonseca Neto

Em sessão solene, realizada nesta segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Oeiras realizou a entrega do Título de Cidadão Oeirense ao professor e historiador, Fonseca Neto. A homenagem foi proposta pelo vereador Letiano Vieira, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o progresso e desenvolvimento do município de Oeiras.

Natural de Passagem Franca (MA), Antônio Fonseca dos Santos Neto é graduado em História e Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com Mestrado em Gestão Universitária (UFPI) e Doutorado em Políticas Públicas (UEMA).

Membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Ciências do Piauí, Fonseca Neto possui diversos livros publicados e é grande estudioso da historiografia do Piauí, atuando como conferencista e articulista de vários jornais, portais e revistas culturais e científicas.

Na cerimônia, o homenageado recebeu o diploma e símbolos do município de Oeiras e presenteou a Prefeitura Municipal com uma coleção de livros com textos historiográficos. À Câmara e seus parlamentares, Fonseca Neto entregou uma placa de agradecimento pela homenagem.

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Oeirense teve a presença do vice-prefeito de Oeiras, José Alberto; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna; do presidente da Academia Piauiense de Letras, jornalista Zózimo Tavares; da presidente do Instituto Histórico de Oeiras, professor Inácia Rodrigues; de professores e alunos da rede pública de ensino e dos familiares e amigos do homenageado.

Ascom

Homem é preso suspeito de invadir residência e tentar matar namorada a facadas em Oeiras

Foto: Reprodução/GoogleMaps

Por Breno Moreno

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso após tentar matar a namorada a facadas na madrugada desta segunda-feira (27), em Oeiras. A vítima, que também não teve o nome divulgado, foi socorrida e se recupera das lesões em casa. 

Ao Cidadeverde.com, o delegado Luciano Santana informou que o casal estava juntos em uma festa na cidade na noite anterior, mas discutiram por conta de ciúmes. Após a briga, o suspeito invadiu a casa da mulher e a esfaqueou.

“Eles estavam juntos em um evento festivo na cidade, depois foram até a casa dele e se desentenderam por causa de ciúmes. Ela foi embora e ele foi até a residência dela, onde arrombou a porta e adentrou no local, desferindo golpes de faca em sua direção. A vítima conseguiu se defender. Ela apresenta lesões características de defesa”, disse a autoridade policial.

Após o crime, o suspeito se entregou à polícia e foi preso. “O suspeito encontra-se detido na delegacia. Ele será autuado pelo crime de tentativa de feminicídio”, concluiu o delegado Luciano Santana.

Caminhão da Mamografia da Sesapi realiza atendimentos em Oeiras até o dia 11 de junho

Foto: Ascom/Sesapi

O Caminhão da Mamografia, projeto do Governo do Piauí, iniciou atendimentos no município de Oeiras no começo desta semana. O veículo está instalado na Regional de Saúde e permanece na cidade até o dia 11 de junho. Estão sendo beneficiadas mulheres de 40 a 69 anos. Até o momento já foram realizados 285 exames de mamografia.

“Chamamos essas mulheres para que procurem a assistência primária de seu município para que sejam encaminhadas para fazer o exame no veículo adaptado, disponibilizado pela Secretaria da Saúde (Sesapi). Em Oeiras, o caminhão ficará por 23 dias”, destaca o diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins.

Desde a implantação, em maio de 2023, o serviço de caminhões adaptados para mamografias da Sesapi já realizou mais de 80 mil exames em 222 cidades piauienses. Em 2024, já foram realizados aproximadamente 44.850 mil atendimentos. Cada um dos caminhões tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários.

Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a atenção básica do município para que a paciente seja cadastrada nos atendimentos. “A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Secretaria da Saúde, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços”, ressalta o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Da Redação

Escritoras Penélope Martins e Heloísa Pires visitam o Piauí

Grandes homenageadas da 11ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR, as escritoras Penélope Martins e Heloisa Pires Lima participaram nesta segunda-feira, 13, de um bate-papo organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de centenas professores da rede municipal de ensino.

O bate-papo realizado no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes marca o lançamento do projeto ‘Aprendendo Com’, aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.

No momento, as autoras homenageadas destacaram a importância da leitura. Penélope Martins citou exemplos de como ela se tornou leitora dentro de uma família não leitora e Heloisa Pires Lima falou sobre a importância das crianças usarem a imaginação para fazer as suas diversas leituras. O evento também teve as apresentações artísticas dos Núcleos de Cultura da Educação Municipal.

Até sábado, 18, elas participam de uma intensa jornada de troca de saberes que envolve alunos e professores das escolas municipais, nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Penélope Martins e Heloisa Pires

Escritora, narradora de histórias e articuladora de projetos de fomento da palavra escrita e falada, Penélope Martins é paulista e há quase 20 anos dedica-se à formação de novos leitores, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais.

Heloisa Pires é gaúcha, autora e coautora de diversos títulos infantojuvenis protagonizados por personagens negros. Escritora, antropóloga, editora e educadora, ela pesquisa e destaca em suas obras a importância das representações culturais e origem africana para a infância e juventude. 

Ascom

Câmara aprova crédito especial para fomento à Cultura

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 13, o projeto de lei que promove a adequação orçamentária no âmbito do município de Oeiras, e autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento anual de 2024 no valor de R$ 288.441,65.

O valor deve ser adicionado à Lei Orçamentária Anual vigente como crédito adicional especial. As ações executadas por meio da lei serão realizadas em consonância com o Sistema Nacional de Cultura, organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, conforme disposto na legislação.

O crédito especial será financiado através de transferências da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os estados, municípios e Distrito Federal brasileiros, durante 5 anos.

Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, tendo em vista que serão feitos repasses financeiros da União aos estados, Distrito Federal e municípios de forma continuada. Assim, os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para a área da cultura, podendo também executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.

Ascom

PF prende suspeitos de armazenar e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil no Piauí

Foto: Ascom PF

Atualizada às 14h25

Dois homens foram presos em flagrante por equipes da Polícia Federal nesta sexta-feira (10), nas cidades de Regeneração e Oeiras, após suspeita de envolvimento com crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

No endereço dos alvos das operações Degenerados e Candeias, os policiais apreenderam diversos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, dispositivos de armazenamento, entre outros.

Os presos devem responder pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, com penas somadas de até 10 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir do aprofundamento das apurações.

Matéria original

Durante a Operação Degenerados e Candeias, a Polícia Federal deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão, um na cidade de Oeiras e dois em Regeneração nesta sexta-feira (10) com a intenção de proteger vítimas de abuso sexual infantil, ao interromper crimes de armazenamento, difusão e venda de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da Internet.

Nos endereços que foram alvo da ação da Polícia Federal, haviam indícios de envolvimento com os crimes em plataformas digitais.

“Após trabalho investigativo em ambiente cibernético, que os investigados armazenavam e compartilhavam conteúdo pornográfico infantojuvenil em redes sociais e outras espécies de plataformas. As investigações, até o momento, colheram fortes indícios de autoria e materialidade criminosa”, afirma a PF em nota.

 Agora as investigações continuam e se for provado o envolvimento dos investigados, eles podem responder por posse e compartilhamento de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, com penas somadas de até 10 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir do aprofundamento das apurações.

As medidas judiciais foram expedidas pela Subsecção Judiciária de Floriano/PI.

Foto: Ascom PF

Maio Laranja 
A ação faz parte da campanha Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em nota, a Polícia Federal ressaltou que a cor laranja simboliza esta luta incansável e necessária na proteção de crianças e adolescentes e fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Da Redação 

Procon entrega certificado de Bom Fornecedor para empresas em Oeiras

O Procon de Oeiras promoveu nesta terça-feira, 07, a solenidade de entrega do Certificado de Bom Fornecedor. A certificação busca indicar aos consumidores os estabelecimentos comprometidos com o bom atendimento e o fortalecimento das relações de consumo, tendo como base a ausência de registros de reclamações ou denúncias no órgão entre 2021 e 2023.

A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença dos representantes dos estabelecimentos comerciais certificados, secretários municipais, vereadores e do coordenador do Procon de Oeiras, Docate Ruffino.

De acordo com o Procon, o certificado é um testemunho do empenho de cada empresa em proporcionar produtos, serviços e atendimento de alta qualidade, contribuindo assim para o bom desenvolvimento da comunidade oeirense.

Ascom

Prefeito Zé Raimundo inaugura nova praça na zona rural de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue avançando na construção de espaços de lazer e convivência comunitária em todo o município. Na noite da última sexta-feira, 03, o prefeito José Raimundo inaugurou mais uma praça na zona rural de Oeiras – desta vez, no povoado Várzea Tranqueira.

O espaço é dotado de parque infantil, academia da saúde, iluminação de LED e recebe o nome de Carlota de Sousa Coelho Santos, numa homenagem à trabalhadora rural bastante querida pelos moradores do povoado.

O momento também contou com a presença do vice-prefeito José Alberto, de secretários municipais, vereadores, familiares da homenageada e da comunidade em geral. O prefeito destaca que esta é mais uma obra que reafirma o compromisso da gestão municipal com a comunidade da Várzea Tranqueira e de toda a região.

“Que a praça possa ser o ponto de encontro e confraternização das famílias, crianças, jovens e idosos do povoado. Ao entregar novos espaços públicos, levamos mais cidadania e qualidade de vida à população oeirense”, assinala Zé Raimundo.

Ascom

PF apreende R$ 1,6 milhão em dinheiro durante operação contra fraudes em licitações na prefeitura de Oeiras

  • dinheiro-pf.jpg Ascom/PF-PI
  • WhatsApp_Image_2024-04-30_at_11_32_26.jpeg Ascom/PF-PI
  • WhatsApp_Image_2024-04-30_at_11_32_26_(1).jpeg Ascom/PF-PI
  • WhatsApp_Image_2024-04-30_at_11_32_27.jpeg Ascom/PF-PI
  • WhatsApp_Image_2024-04-30_at_11_42_40.jpeg Ascom/PF-PI

Por Bárbara Rodrigues e Marina Sérvio (Com informações da PF e CGU)

Atualizada às 20h15

A Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU) realizaram na manhã desta terça-feira (30) a Operação Conectados que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, sequestrou bens e valores para combater desvios de recursos públicos. Foram cumpridos 9 mandados em Teresina e dois em Oeiras. Em um dos locais de busca foram apreendidos mais de R$ 1,6 milhão em espécie em um escritório de contabilidade.

Segundo a CGU, o objetivo da operação é aprofundar a investigação de fraudes a licitações e pagamentos irregulares a empresa que foi contratada pelo município de Oeiras para o fornecimento de suprimentos e equipamentos de informática

Cidadeverde.com apurou que a empresa onde foi apreendido o valor de R$ 1,6 milhão é um escritório de contabilidade pública localizado na zona Leste de Teresina. Entre os sócios, está o vereador de Teresina Alan Brandão (PRD), que responde como diretor geral da empresa. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria do vereador mas ainda não obteve retorno. 

O escritório presta serviço para diversas prefeituras do Piauí, dentre elas, o município de Oeiras que é o alvo principal da Operação Conectados.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, publicou um vídeo repudiando a imputação que foi feita a ele, disse que sempre agiu com responsabilidade, e que a ação ocorreu por conta da proximidade com o período eleitoral. (Veja ao final da reportagem)

Investigação

A investigação se iniciou após um relatório da CGU apontar indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício de uma determinada empresa, que foi recentemente constituída com sede em Teresina e já foi vencedora de diversas disputas públicas em municípios piauienses, principalmente em Oeiras.

“As investigações foram iniciadas a partir de levantamentos realizados pela CGU, que identificou riscos nas contratações relacionadas à empresa investigada. As análises acerca das licitações e da execução dos contratos firmados entre a empresa e o município de Oeiras, que evidenciaram irregularidades graves, tais como favorecimento/direcionamento, possíveis informações falsas em documentos de habilitação, contratação com sobrepreço e revisão indevida dos preços contratados. Tais irregularidades representaram prejuízo potencial ao erário de, aproximadamente, R$ 2 milhões, que se reverterão em prejuízo efetivo quando os valores contratados forem integralmente pagos”, explicou a CGU.

A CGU destacou que somente em Oeiras, a empresa já recebeu pagamentos de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões, e como foi identificado um sobrepreço, “isso representou prejuízo ao erário e restringiu ainda mais os recursos que deveriam ser aplicados nas políticas públicas em benefício da população do município, inclusive nas áreas da saúde, educação e assistência social”. 

 

 

 

Vitória em licitações

A Polícia Federal informou que está sendo investigado o desvio de verbas provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). Todas as medidas judiciais foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Floriano.

“O trabalho investigativo revelou que o empresário à frente da empresa atua supostamente como laranja. Além disso, foram encontradas conexões entre ele e uma empresa de contabilidade em Teresina, que tem um agente político da capital piauiense como sócio, e também estaria envolvida nas fraudes”, informou a PF.

Segundo a investigação, teria ocorrido uma simulação de competição nos certames, onde ocorria um conluio fraudulento entre empresas e superfaturamento por sobrepreço, para que essa nova empresa saísse como vencedora nas licitações.

Devido a essas irregularidades, a Justiça acatou o pedido da PF para o sequestro de bens e valores em montante superior a R$ 2 milhões. 

Segundo a PF, um servidor público da Prefeitura de Oeiras atuava nas fraudes licitatórias.

“As ações de hoje visam interromper a prática criminosa, reunir provas para fortalecer a investigação e identificar outros envolvidos, tanto funcionários públicos quanto particulares, além de recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados de setores como saúde, educação e assistência social. O inquérito policial apura o crime de frustração do caráter competitivo de licitação, além de outros que devem ser constatados no curso da investigação”, destacou a PF.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, publicou um vídeo nas redes sociais repudiando as associações que foram feitas a ele de que teria recebido recursos. Ele citou que sua administração é pautada pela responsabilidade, e que, sobre a operação que ocorreu em Teresina, disse que acredita que o vereador Alan Brandão irá prestar os devidos esclarecimentos oportunamente.

"Deixo meu repúdio ao fato de imputar ao prefeito de Oeiras ter recebido dois vírgula alguma coisa milhões de reais em uma operação realizada no município de Oeiras, na prefeitura e na sua residência. Nada disso aconteceu aqui na nossa terra e nunca vai acontecer porque nós que agimos com responsabilidade, com políticas públicas administrativas cada vez mais atendendo a nossa população, Oeiras não vai sucumbir a isso. Acredito muito que este fato ocorrido hoje, ou seja, em Teresina, com o nosso querido contador Alan, ele saberá oportunamente dar uma resposta aos fatos ocorridos. E com relação a nós aqui de Oeiras, não se preocupe, isso vai continuar acontecendo sempre, o ano eleitoral, no sentido de denegrir, de rebaixar aquilo que o prefeito procura fazer na nossa terra", disse.

Posts anteriores