Cidadeverde.com

Zé Raimundo destaca avanços de Oeiras durante solenidades do ‘24 Janeiro’

 Foi realizada em Oeiras, nesta sexta-feira, uma vasta agenda comemorativa ao aniversário de 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade, em 24 de janeiro de 1823. Na ocasião, o governador Wellington Dias, o prefeito José Raimundo e outras dezenas de autoridades políticas do Estado participaram das atividades alusivas à data histórica, numa programação composta por solenidades cívicas, religiosas e homenagens.

As comemorações tiveram início por volta das 8h da manhã, no Paço Municipal, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras e o desfile militar. Em seguida, as autoridades fizeram a aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins e participaram de um culto na Primeira Igreja Batista e de missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Logo após os rituais religiosos, aconteceu a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Cine Teatro Oeiras. Na oportunidade, o prefeito José Raimundo destacou os avanços conquistados pelo município nos últimos anos. “Inicio essa história escrita no presente pelas conquistas na nossa saúde municipal, onde já implementamos 55 pontos de atendimento, contemplando a população da zona urbana e da zona rural, pois entendemos que precisamos trabalhar olhando para todos”, afirma o gestor, citando realizações da gestão municipal nas áreas da saúde, agricultura, meio ambiente e educação.

“A educação de Oeiras hoje é referência para o país, fruto de um trabalho que garante o direito de aprender de nossas crianças e adolescentes. Nossas escolas trabalha com projetos multidisciplinares que focam no incentivo à leitura e valorização das artes. Em toda a rede municipal de Educação foram criado Núcleos de Cultura, que fomentam a dança, a música e valorizam as potencialidades artísticas de cada contexto escolar”, comenta o prefeito.

Zé Raimundo ressaltou também o êxito na criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Oeiras. “Com o SAAE, todo o incremento de receita é reaplicado em investimentos que trazem melhor qualidade de vida para nossa população, pois água tratada é vida. Por isso mesmo, em um ano e seis meses, o SAAE é uma realidade que veio para ficar”, pontua.

Finalizando seu discurso, o gestor afirmou que continuará trabalhando para que Oeiras permaneça como referência estadual na prestação de serviços públicos de qualidade e anunciou que a Prefeitura está projetando um sistema composto por quatro usinas de energia solar para atender toda a demanda da Administração Municipal. A iniciativa será feita através de convênios com bancos públicos. “Essa implementação será uma maneira inteligente e sustentável de produzir energia de forma responsável, sem desperdício de dinheiro público”, adianta.

“Por todos esses avanços é que o próprio povo de Oeiras reconhece Oeiras como uma cidade boa para se viver, pois aqui a população exerce sua cidadania”, finaliza Zé Raimundo.

 
Da redação
[email protected]

SAAE adquire novos equipamentos para análise da água em Oeiras

O Laboratório de físico-química e análises microbiológicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recebeu esta semana dois novos equipamentos, que irão aperfeiçoar ainda mais os processos de análise da água consumida pela população de Oeiras. Trata-se de um bloco digestor para análise de nitrogênio e um destilador de água, que irá auxiliar na esterilização de vidrarias.

A farmacêutica Débora Rêgo, responsável pelo laboratório de análises do SAAE, ressalta que a aquisição dos equipamentos irá aprofundar ainda mais os processos de análise da água. “Buscamos atender a todos os testes que a legislação exige referente às análises da água para o consumo humano. Realizamos testes físico-químicos, direcionados a análises de pH, Turbidez, Cloreto, Dureza, Nitrito, Alcalinidade, Ferro, Nitrato e Sulfato. O teste microbiológico é realizado através do reagente de Colillert, para constatação de Escherichia colli e coliformes fecais e totais. Essas análises são feitas mensalmente nos 24 poços mantidos pelo SAAE”, explica.

A farmacêutica reforça que o não tratamento da água pode provocar surtos de infecção bacteriana. “Problemas endêmicos e epidêmicos, onde toda a população corre o risco de apresentar náuseas, diarreia, febre e outras doenças. Sem falar em outros malefícios, outras doenças como, por exemplo, a sobrecarga dos rins. Com o tratamento da água, que realizamos com o cloro, extinguimos essa quantidade de bactérias que podem provocar certas doenças na população, diminuindo a frequência de sobrecarga nos hospitais e ajudando na questão do consumo”, completa Débora Rêgo.

Laboratório é referência para outros munícipios

O laboratório do SAAE já realizou serviços para prefeituras de outras cidades piauienses, como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. Instituições federais como o IFPI e donos de propriedades rurais da cidade de Dom Expedito Lopes também já utilizaram os serviços do laboratório.

“A credibilidade que a gestão municipal tem, somado ao profissionalismo da equipe do nosso laboratório e a utilização de equipamentos modernos, gera essa confiança que outros municípios e entidades tem em nosso trabalho.”, enfatiza o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.


Da Redação
[email protected]

Instituto Histórico de Oeiras solicita ao Governo do Estado reformas no Museu de Arte Sacra

O Instituto Histórico de Oeiras entrou nesta terça-feira, 21, com uma representação no Ministério Público contra o Governo do Estado, solicitando a adoção de medidas preventivas e reparadoras, visando o pleno funcionamento do Museu de Arte Sacra (MAS).

O documento foi protocolado pelo presidente do IHO, professor Júnior Vianna, na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Oeiras e solicita, também, uma fiscalização do Corpo de Bombeiros nas instalações do Museu. O documento relata, ainda, que o prédio carece de reformas, como: reparos no telhado, novas instalações elétrica e hidráulica e incrementos no quadro funcional.

Inaugurado em 1983, o prédio abrigava o Sobrado João Nepomuceno e é uma construção colonial do início do Século IXX, tombada em nível federal. Em 2017, durante as comemorações dos 300 anos de Oeiras, a instituição recebeu nova museografia, patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura -SECULT, mas ainda enfrenta problemas de ordem estrutural.

Da Redação
[email protected]

Saúde de Oeiras ganha setor de marcação de exames; serviço começa nesta quarta (22)

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde é um dos compromissos mais importantes da Prefeitura de Oeiras. Esta semana, tem início mais uma etapa desse processo – a partir desta quarta-feira, 22 de janeiro, a marcação de exames laboratoriais e de imagem pelo SUS acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de segunda a sexta-feira.

Para realizar a marcação de exames, usuário deve apresentar os seguintes documentos: ficha de requisição do exame e cópias do Cartão do SUS, RG, CPF e do Título de Eleitor. Segundo a Semusa, a mudança vai agilizar o fluxo de atendimento e tornar o acesso aos exames mais fácil e regular.

Mudanças no Cartão do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Cartão SUS – que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde – também está passando por mudanças. Todos os cartões que não iniciarem com o número 7 deverão ser atualizados. Para fazer a atualização, o usuário deve procurar o Espaço do Cidadão Oeirense, no Mercado Dona Lili, portando: certidão de nascimento, comprovante de residência, RG e CPF.

 Da Redação
[email protected]

Briga em bar termina com um homem ferido e outro preso em Oeiras

A Força Tática da Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta-feira, 15, um homem após tentativa de homicídio na cidade de Oeiras.

Durante a madrugada a polícia foi informada da ocorrência de uma confusão generalizada em um bar localizado na Avenida Transamazônica. De acordo com as informações, durante a briga, um homem havia lesionado outro com uma faca.

A guarnição da Força Tática foi até o local do ocorrido e constatou que o homem havia sido ledionadap um pedaço de garrafa de cerveja e não por faca.

O lesionado recebeu socorro do SAMU e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade para atendimento médico.

Já o acusado foi encontrado ainda no bar, apresentando sinais de embriaguez e agressividade e na ocasião confessou ter lesionado a vitima.

O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Oeiras para adoção das medidas cabíveis.

com informações de mural da vila

Oeiras realiza audiência pública sobre a PPP da Iluminação dia 30 de janeiro

A Prefeitura Municipal promove no dia 30 de janeiro uma audiência pública para apresentar os estudos de viabilidade técnica e financeira do Sistema de Iluminação Pública de Oeiras. A audiência ocorre na Câmara Municipal, a partir das 10h, e também será momento de submeter à população as minutas do contrato de concessão e edital de concorrência pública.

Em novembro de 2019, a Prefeitura abriu a consulta pública do processo licitatório para contratação de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa para modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Esta é uma das etapas do processo de licitação do projeto. Na fase anterior, a PPP passou por aprovação da Câmara de Vereadores de Oeiras. A audiência pública é uma oportunidade para que a sociedade possa levar sugestões, tirar dúvidas a respeito do projeto de Parceria Público-Privada, que irá modernizar, através ampliação do parque energético e instalação de lâmpadas de LED, a rede municipal de iluminação pública. 

Da Redação
[email protected]

Novos membros do Conselho Tutelar tomam posse em Oeiras

Tomaram posse no início da tarde desta sexta-feira, 10, os novos membros do Conselho Tutelar de Oeiras. Os empossados – cinco titulares e cinco suplentes – terão quatro anos de mandato e serão responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção. 

A solenidade de posse aconteceu na Sala dos Prefeitos, no Paço Municipal, e contou com a participação do prefeito José Raimundo; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; da secretária municipal de Juventude, Heloísa Helena; da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ádylla Brito; e de uma representante do Ministério Público e de familiares dos novos conselheiros.

São atribuições dos conselheiros tutelares: o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos. Eleitos em outubro do ano passado, eles devem atuar de forma autônoma conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do poder público, no âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Da Redação
[email protected]

Hospital Regional de Oeiras passa por reformas

Foto: Sesapi

Para melhorar o atendimento dos usuários da rede pública de saúde, o Hospital Regional Deolindo Couto (URDC), localizado na cidade de Oeiras, está passando por manutenções na estrutura física. As reformas prediais de emergência estão sendo realizadas de maneira acelerada em vários espaços da unidade, mantendo os serviços oferecidos à população em sua normalidade. 

Estão passando por reformas o Ambulatório de Especialidades Médicas, o Laboratório de Análises Clínicas e o Centro de Fisioterapia. A obra foi licitada no valor de R$ 404.884,23, custeada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho. Os três ambientes que estão em reforma receberão estrutura física moderna, climatização, ambiência e conforto para todos os pacientes e profissionais que desempenham suas funções na unidade de saúde.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, a reforma vai fazer toda a diferença no atendimento à população da região. “ O Hospital já está recebeu equipamentos novos e modernos e já foram investidos mais R$ 200 mil em outros itens como raio X móvel e carro de anestesia. A previsão da administração do hospital é entregar as principais melhorias ainda neste mês de janeiro”, afirma Florentino.

Atualmente, o Hospital Regional Deolindo Couto é a unidade de referência para a região do Vale do Canindé e conta com atendimento semanal nas especialidades de cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia vascular e ultrassonografia, com agendamentos realizados por demanda espontânea e referenciada. Em 2019 foram realizadas mais de nove mil consultas.

A unidade hospitalar também conta com um laboratório de análises clínicas que funciona 24h diariamente e atende aos pacientes internados nas alas, maternidade, UTI e a solicitação de exames por parte da UPA24h, servindo como importante instrumento para o serviço de apoio ao diagnóstico e tratamento. O Centro de Fisioterapia da unidade é referência para os pacientes em reabilitação tanto do hospital como para todo o território do Vale do Canindé.

Da Redação
[email protected]

Homem em liberdade provisória por homicídio é preso acusado de assalto em Oeiras

Foto:mural da vila

A Força Tática em conjunto com a Polícia Civil de Oeiras prendeu nesta terça-feira (07), um homem acusado de assaltar um comércio. 

A Polícia recebeu  a denúncia por volta das 15 horas, quando uma mulher informou que um homem de características magro, alto, cor clara, trajando calça jeans escuro, camisa laranja, e encapuzado, com a mão na região da cintura, adentrou no comércio e anunciou o assalto.

Lindimar Caetano da Silva, conhecido como "Galeguim do Ceará", conseguiu levar uma quantia em torno de R$ 300,00, um celular novo de uma cliente, e depois fugiu à pé.

Um funcionário do estabelecimento acompanhou o homem e depois de um certo ponto o acusado pegou uma moto de modelo Pop, de cor preta e se dirigiu em direção a o bairro Canela.

Uma equipe da VTR Trovão e Força Tática em posse de algumas informações começaram a realizar rondas pelas adjacências, próximo a casa do acusado, na região do bairro Oeiras Nova, localizando o mesmo e encaminhando para a Delegacia Regional de Oeiras para os procedimentos cabíveis.

"Galeguim do Ceará" estava em liberdade provisória e já respondia por homicídio e roubo, o mesmo foi reconhecido pela a vítima e ficará a disposição da justiça.

com informações mural da vila

SAAE inicia mais uma etapa de expansão da rede de esgotamento em Oeiras

Saneamento é qualidade de vida. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inicia o ano com mais uma obra que trará mais saúde a população da cidade de Oeiras. Trata-se da nova etapa da expansão da rede coletora de esgoto da cidade, que teve início na manhã desta segunda-feira, 06, na Rua João Nunes, bairro Rodagem Picos.

A ação está sendo executada com recursos próprios e beneficia mais 38 famílias com a rede de esgotamento, proporcionando qualidade de vida para os moradores da localidade. “Ao garantir acesso à rede de coleta de esgoto, o SAAE contribui reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios dessa obra compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária”, reforça o engenheiro Assuéro Rêgo.

No final de dezembro de 2019, o SAAE conclui a rede de esgotamento no trecho final da Rua João Ferraz, bairro Rodagem de Picos. 40 famílias foram contempladas com saneamento de qualidade, e hoje vivem com mais qualidade vida.

Através do trabalho e das obras realizadas pelo SAAE, 380 famílias já foram contempladas com a rede coletora de esgoto, até o momento. Foram 1.921 metros de rede de esgotamento sanitário implementados em 2019. Em 2020, o SAAE continua seu cronograma de expansão da rede. “Nosso principal o objetivo é levar qualidade vida aos moradores e tornar Oeiras referência em saneamento de qualidade”, ressalta o diretor do SAAE.  

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores