Cidadeverde.com

Gerência de Meio Ambiente recicla 24 toneladas de pneus em Oeiras

Foto: ascom

Nesta quarta-feira, 14, a Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) enviou para reciclagem mais 24 toneladas de pneus recolhidos em Oeiras. O trabalho de recolhimento dos pneus foi iniciado em 2019 e acontece a cada três meses. Através do processo de coleta seletiva, já foram recicladas mais de 100 toneladas de pneus em Oeiras.

Os pneus são coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado na Central de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e em seguida, recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa dos pneus, que recolhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública promovida pela Prefeitura Municipal, evitando que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e baratas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Da Redação
[email protected]

GEMA realiza campanha para estimular coleta seletiva em Oeiras

A Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) iniciou nesta segunda-feira, 12, uma campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva no município de Oeiras. A ação foi realizada, inicialmente, nos bairros onde estão instalados os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs de materiais recicláveis, com o objetivo de estimular os oeirenses a colaborarem com as iniciativas de preservação ambiental.

O PEV é mais uma alternativa oferecida pela Prefeitura de Oeiras para incentivar o descarte correto de resíduos, contribuindo para aumentar a vida útil dos aterros sanitários e reduzir a poluição dos solos e rios.

Além disso, a coleta seletiva favorece a geração de renda para dezenas de famílias do município de Oeiras, que comercializam materiais recicláveis, visto que toda a coleta feita pelo município é doado para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Oeiras.

João Bandeira
Com informações -Ascom

Prefeitura inaugura nova sede do Procon Oeiras, no Mercado Dona Lili

Nesta terça-feira, 13, o prefeito José Raimundo inaugurou a nova sede do Procon Oeiras, que agora integra o Espaço do Cidadão Oeirense, localizado no Mercado Municipal de Dona Lili. Criado pela Prefeitura de Oeiras, o espaço unifica a oferta de serviços públicos e facilita o acesso e atendimento da população.

Com estrutura e profissionais qualificados, o Procon atua na fiscalização e defesa dos direitos dos consumidores oeirenses desde maio de 2017. A implantação do órgão é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Oeiras e o Ministério Público Estadual, com o objetivo de dar celeridade à resolução de demandas judiciárias no município.

Além do Procon Oeiras, o Espaço do Cidadão Oeirense concentra outros órgãos públicos, como o Instituto de Identificação ‘João de Deus Martins’, responsável pela emissão de RG; e os serviços de emissão do Cartão do SUS, cadastro nos programas Bolsa Família e Criança Feliz e Alistamento Militar. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, realizando centenas de atendimentos mensais.

João Bandeira
Com informações -Ascom

Idosos de 67 anos recebem primeira dose contra Covid-19 em Oeiras

Foto: ascom

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 13, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos oeirenses de 67 anos de idade. Esta semana, também foi iniciada a vacinação dos idosos de 65 a 69 anos (acamados e domiciliados) e das pessoas com deficiência, que residem na zona urbana de Oeiras.

Além disso, ao longo da semana, acontece a aplicação da segunda dose da vacina nos idosos de 75 a 79 anos e de 80 a 84 anos, acamados e domiciliados. Os idosos de 80 a 84 anos, que residem na zona rural, também estão recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo vacinados, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

Da Redação
[email protected]

Policiais recebem primeira dose da vacina contra Covid-19 em Oeiras

Foto: Ascom

Dando sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça e quarta-feira, 07, a aplicação da primeira dose do imunizante nas equipes de segurança pública de Oeiras.

Os agentes da Polícia Civil foram vacinados nesta quarta. Os agentes da Polícia Militar receberam a vacina na terça-feira, 06. A vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário, seguindo as relações nominais dos agentes, organizadas pelas Polícias Militar e Civil, e enviadas à Coordenação Municipal de Imunização.

Os agentes das forças de segurança pública foram incluídos nos grupos prioritários da vacinação pelo Governo do Estado. A Semusa reforça que, mesmo vacinado, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

João Bandeira
com informações/Ascom

Oeiras inicia campanha IPTU Premiado, que vai sortear uma casa e outros prêmios

A Prefeitura de Oeiras vai sortear uma casa e mais 09 prêmios na campanha IPTU Premiado 2021. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura Municipal e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio, que ocorrerá dia 26 de dezembro, no aniversário da cidade.

Os boletos do IPTU 2021 já estão disponíveis e serão entregues nas residências. Os contribuintes que possuem terrenos, podem adquirir o boleto no Setor do IPTU, na Prefeitura de Oeiras, ou pelo whatsapp (89) 9 9445 3719. Contribuintes de baixa renda, cadastrados no Programa Bolsa Família, terão desconto de 50% no IPTU 2021.

O IPTU Premiado tem o intuito de estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano em Oeiras. A contribuição é uma das principais receitas próprias do município e sua arrecadação é aplicada na manutenção de serviços públicos e em obras que valorizam e beneficiam toda a população.

Confira os prêmios do IPTU PREMIADO 2021

1° prêmio – Uma casa

2° prêmio – Uma geladeira

3° prêmio – Uma televisão

4° prêmio – Uma máquina de lavar

5 ° prêmio – Uma bicicleta

6° prêmio – Uma bicicleta

7° prêmio – Um notebook

8° prêmio – Um micro-ondas

9° prêmio – Um smartphone

10° prêmio – Um smartphone

João Bandeira
com informações/Ascom

Oeiras realiza vacinação dos idosos de 68 anos contra Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começa nesta terça-feira, 06, a vacinação contra a Covid-19 das equipes de segurança pública de Oeiras. Nesta terça, tem início a imunização dos agentes da Polícia Militar e na quarta-feira, 07, dos agentes da Polícia Civil.

A vacinação ocorrerá na UBS Hailton Alves, no Bairro Rosário, e será ofertada aos policiais que constam nas relações nominais, organizadas pelas Polícias Militar e Civil, e enviadas à Coordenação Municipal de Imunização.

Esta segunda-feira, 05, foi o dia dos idosos de 68 anos tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Semusa reforça que, mesmo vacinado, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

A Secretaria Municipal de Saúde também iniciou nesta segunda-feira a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos trabalhadores de saúde (agentes funerários) e idosos de 80 a 84 anos acamados/domiciliados, vacinados em março. 

João Bandeira
Com informações Ascom

Comunidades quilombolas são vacinadas contra a Covid-19 em Oeiras

Comunidades quilombolas de Oeiras tiveram seus moradores vacinados contra a Covid-19. O município recebeu 528 doses destinadas para este público. Os imunizantes foram divididos na vacinação da população das comunidades Canto Fazenda Frade, Canadá/Corrente, Queiroz, Cantinho/Corrente, situadas na zona rural de Oeiras. A vacinação aconteceu entre segunda e quarta-feira. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as comunidades quilombolas são consideradas grupos prioritários. A imunização nestas comunidades contemplou todos os integrantes com idade a partir de 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento de novas doses para dar sequência ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. 

 

Vacinação em Oeiras segue de 71 a 69 anos nesta quinta (1°)

A Secretaria Municipal de Saúde segue ampliando o público da vacinação contra a Covid-19 em Oeiras. Nesta quinta-feira, 1°, serão vacinados os idosos de 71 a 69 anos de idade. A aplicação das doses em idosos de 70 e 71 anos acontece na UBS da Rodagem de Floriano e na Escola Municipal Girassol, das 8h às 13h. A vacinação dos idosos de 69 anos será realizada nas UBSs da Rodagem de Picos e Jureminha, também de 8h às 13h. Para receber o imunizante, o idoso deve apresentar RG, CPF e cartão de vacina.

Nesta segunda-feira, 29, foi a vez dos idosos de 73 e 78 anos de idade receberem a primeira dose da vacina. Na terça-feira, 30, foi o dia dos oeirenses de 72 anos serem vacinados. Os idosos com 80 anos ou mais, que ainda não foram vacinados, serão imunizados na quarta-feira, 31.

Também na segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas comunidades quilombolas Canto Fazenda Frade, Canadá/Corrente, Queiroz, Cantinho/Corrente, zona rural de Oeiras. De acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, as comunidades quilombolas são consideradas grupos prioritários. A imunização nestas comunidades segue até esta quarta-feira, 31, contemplando todos os integrantes com idade a partir de 18 anos.

Desde o começo da campanha de imunização, Oeiras aplicou 3.143 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo dados do último vacinômetro, atualizado em 26 de março pela Semusa.

Ascom

Hospital de Oeiras atinge capacidade máxima de UTIs covid

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no interior do Piauí, atingiu a capacidade máxima de UTIs covid. Alípio Sady, diretor da unidade de saúde, destaca que é real a possibilidade de pacientes necessitarem de UTI e ter que aguardar transferência para outro hospital no estado. 

A situação da pandemia na cidade levou jovens a orarem em frente ao hospital, durante o fim de semana, com pedidos de recuperação dos pacientes infectados, bem como pela saúde dos profissionais de saúde. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele contou ainda que a situação dos leitos clínicos tambem é preocupante. Das 28 vagas, 21 estão ocupadas.  Já os leitos de UTI são dez, todos ocupados. 

"Desses pacientes que estão na clínica que podem ter a necessidade de ir pra UTI, não há essa possibilidade [...] há alguns dias da semana passada, também tivemos lotação completa na clínica covid, o que deixa a gente bastante preocupado porque o paciente que chega na nossa porta de entrada, na UPA 24 horas, se tiver uma necessidade de internação, pode ser que a gente tenha que referenciar esse paciente para um outro lugar, por conta da  capacidade do hospital ter atingido o limite", disse Alípio Sady.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores