Cidadeverde.com

Oeiras promove 10ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveram nesta quarta-feira e quinta-feira, 30 de novembro e 1° de dezembro, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Aberto ao público e trabalhando o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil e de organizações governamentais.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um importante instrumento de mobilização, identificação e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente em âmbito municipal, bem como de encaminhamento de propostas para sua solução.

A partir da Conferência, é também possível promover a articulação de ações entre as diversas autoridades e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e da juventude (notadamente aqueles responsáveis pelos setores de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer), com o desenvolvimento de estratégias para sua atuação conjunta.

Evento discute direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia

A programação de abertura contou com a apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Scfv) Hip Hop da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I e leitura e aprovação do Regime Interno.

Na Conferência foram realizados debates para a elaboração das propostas, divididos em cinco grupos de trabalho: “Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia”; “Enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia de Covid-19”; “Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia”; “Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico”; e “Garantia de recursos para políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19”.

O momento também contou com a realização da palestra magna: Situação dos Direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia pela Covid-19, proferida pela conferencista Angela Bezerra, seguida da apresentação cultural das crianças inseridas no projeto social Filhos da Graça Semeando Vidas, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) arrecadado por meio da Campanha Leão Amigo da Criança de 2021.

 Da Redação

Oeiras realiza oferta de exames para prevenção e detecção do câncer de próstata

Em alusão à campanha Novembro Azul, ao longo de todo o mês, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações voltadas à promoção da Saúde do Homem, desenvolvendo uma série de atividades voltadas para prevenção e combate ao câncer de próstata e diabetes.

 O objetivo é conscientizar a população masculina oeirense sobre a necessidade de realizar exames e consultas periódicas, sensibilizando os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças.

Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a oferta de 400 exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata), para prevenção e detecção precoce de alterações da próstata, além do reforço na realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatites.

Para garantir a atenção integral ao público masculino, ao longo de todo o ano, o município de Oeiras desenvolve ação de rotina visando a promoção e prevenção à Saúde do Homem, através da oferta de consultas e avaliações periódicas com médicos especialistas. 


 João Bandeira
Da Redação

Câmara entrega título de Cidadania a Harlom Lacerda e Stanley Jesuíno

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (28/11), a Câmara Municipal de Oeiras realizou a entrega de novos títulos de Cidadão Honorário Oeirense. Desta vez, os agraciados foram o professor Harlom Lacerda e o médico Stanley Jesuíno.

A honraria foi entregue ao professor Harlom Homem de Lacerda Sousa foi proposta pelo vereador Cleylton Meneses. Natural de Santana do Cariri (CE), ele é doutor em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor do quadro permanente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Oeiras. Em 2020, foi eleito, pelo voto direto, para o cargo de diretor do Campus Professor Possidônio Queiroz, cargo que atualmente ocupa, com mandato vigente até 2023.

Na solenidade, a Câmara Municipal também outorgou o título de Cidadania Oeirense ao médico ginecologista e obstetra, Stanley Jesuíno da Silva. Nascido em Simplício Mendes (PI), ele exerce, atualmente, a medicina no Hospital Regional Deolindo Couto e na Atenção Básica do município de Oeiras. A proposição é dos vereadores Nelson Júnior e Beron Morais.

Presidida pelo presidente da Câmara, vereador Espedito Martins, a solenidade foi transmitida pelas redes sociais da instituição e contou com a participação de familiares e amigos dos homenageados.

Os títulos de Cidadão Honorário Oeirense outorgados pela Câmara de Vereadores levam em consideração os relevantes serviços prestados pelos homenageados e as oportunidades proporcionadas na cidade de Oeiras.

Da Redação

Motorista colide carro em caminhão e duas pessoas ficam feridas em Oeiras

Fotos: PRF-PI

Um motorista colidiu um carro em um caminhão na noite de domingo (27) na BR 230, no município de Oeiras, a 281 km de Teresina. Duas pessoas ficaram feridas.

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) informou que o acidente ocorreu por volta das 23h. O motorista do carro, um homem de 50 anos, que não teve a identidade revelada pela polícia, colidiu o carro em um caminhão.

A PRF informou que ainda não sabe exatamente como o acidente aconteceu. Os motoristas do carro e do caminhão tiveram lesões leves, e foram socorridos pelo Samu para uma Unidade de Pronto-Atendimento de Oeiras.

De acordo com a PRF, a Polícia Militar foi a primeira a chegar ao local, e constatou que o motorista do carro estava embriagado e uma ocorrência criminal foi registrada.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Prefeitura realiza reflorestamento no Riacho Mocha e Rio Canindé

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu esta semana novas ações de reflorestamento nas unidades de conversação do Riacho Mocha e Rio Canindé.

A ação, que faz parte do programa de conversação adotado e executado pela SEMAM, os agentes realizaram o plantio de espécies nativas nas margens dos mananciais.

O objetivo é estimular a regeneração natural e recomposição de áreas de conversação ambiental, bem como a proteção de corpos hídricos, promovendo a diversidade biológica e incentivando o retorno da fauna local.

Da Redação

Oeiras adquire trator para construção de estradas vicinais

Novos investimentos. O município de Oeiras recebeu nesta quinta-feira, 17, mais um equipamento para impulsionar o desenvolvimento – um trator de esteira que vai garantir mais avanços na construção, recuperação e manutenção das estradas vicinais que dão acesso à zona rural.

Os recursos para aquisição do maquinário foram destinados por meio de emenda parlamentar da deputada federal, Margarete Coelho, e serão investidos na melhoria do acesso às localidades rurais, otimizando de maneira significativa a infraestrutura viária e facilitando o deslocamento das pessoas e o escoamento da produção agrícola.

Trabalhando de forma intensiva para proporcionar mais qualidade de vida à população em todos os cantos da cidade, a Prefeitura de Oeiras desenvolve um amplo programa de construção e recuperação de estradas vicinais, que favorece o transporte e melhora a infraestrutura em toda a zona rural do município.

Da Redação

Prefeito de Oeiras recebe Prêmio Gestor Educador pela excelência na educação

Mais uma premiação! O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, receberam na última quarta-feira, 09, o Prêmio Gestor Educador, um reconhecimento da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) aos gestores dos municípios com melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2021.

A solenidade de entrega da premiação aconteceu na abertura do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização, em Teresina, com a presença de autoridades de gestores de todo o Estado do Piauí.

O prêmio reconhece o esforço de gestores públicos que tratam a excelência da educação municipal como prioridade. 

Da Redação

Zé Raimundo anuncia construção de mais 06 quadras esportivas na zona rural

O prefeito José Raimundo anunciou a construção de quadras esportivas em mais seis comunidades da zona rural de Oeiras. Serão contempladas as localidades Mocambo, Barra do Mocambo, Queiroz, Irã/Canadá, Caraíbas e Tapera dos Tonicos.

Os novos espaços serão semelhantes aos que, recentemente, a Prefeitura de Oeiras inaugurou nos povoados Buriti do Canto, Belo Monte, Divisão e Malhadinha do Meio.

As obras serão executadas com recursos próprios do município ao longo dos próximos meses, com o objetivo de promover as atividades pedagógicas além da sala de aula, favorecendo a prática esportiva, o lazer, a convivência comunitária e a qualidade de vida dos moradores da zona rural de Oeiras.

Da Redação

Presidiários fazem detento refém durante tentativa de motim na penitenciária de Oeiras

Foto: Ascom/Sejus

Um princípio de motim foi registrado na noite de sábado (15) na Penitenciária Regional de Oeiras, a 282 km de Teresina, onde um detento chegou a ser feito refém.

A situação teria iniciado com dois presos recém-chegados ao estabelecimento prisional, que estavam em uma cela de triagem, e que fizeram outro detento refém e tentaram iniciar um motim, até mesmo incentivando outros presos no local a entrarem em uma rebelião.

Os policiais penais então agiram, utilizando até mesmo balas de borracha, e conseguiram controlar o princípio de motim. O preso que tinha sido feito refém foi liberado e os suspeitos de iniciarem o motim foram contidos.

Segundo a Gerência da Penitenciária Regional de Oeiras, uma equipe da Força Tática da Polícia Militar chegou a ser acionada para dar apoio no local. Logo após a ação, já foi providenciada a transferência dos envolvidos.

“A Gerência informa, ainda, que a ação logo foi contida pelos Policiais Penais do plantão do estabelecimento. A Força Tática da Polícia Militar também se fez presente para auxílio nos procedimentos de vistoria e transferência de presos”, informou.

Confira a nota na íntegra:

A Gerência da Penitenciária Regional de Oeiras esclarece que, na noite do último sábado (15), alguns internos iniciaram um princípio de motim na unidade penal. A Gerência informa, ainda, que a ação logo foi contida pelos Policiais Penais do plantão do estabelecimento. A Força Tática da Polícia Militar também se fez presente para auxílio nos procedimentos de vistoria e transferência de presos.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

PRF apreende carregamento de cocaína avaliado em R$ 47 milhões na BR-230

Foto: PRF


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregamento de 275 kg de drogas avaliado em R$ 47 milhões na noite desta terça-feira(11), na BR-230, em Oeiras (a 280 km de Teresina).  Durante buscas em um veículo de carga, as equipes localizaram os 266,5 kg de cocaína e 8,5 kg de maconha.

O motorista, um homem de 54 anos, foi preso. Segundo ele, a carga vinha do estado de Mato Grosso e teria como destino a cidade de Recife, capital de Pernambuco.

“Durante fiscalização de rotina, os policiais abordaram um veículo de carga cuja placa de identificação traseira estava encoberta por um plástico, em desacordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quando perguntado sobre o motivo do plástico cobrindo a placa, o motorista não soube responder. Além disso, embora estivesse carregado com 31,75 toneladas de milho a granel, não soube informar sua origem, nem tampouco o destino”, informou a PRF. 

 O condutor disse aos policiais que receberia R$ 30 mil pelo serviço, mas afirmou não saber a quantidade de droga que havia no veículo.

O motorista recebeu voz de prisão pelo crime de Tráfico de Drogas e foi conduzido para a Polícia Civil.

Natanael Souza
[email protected] 

Posts anteriores