Cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras distribui Vale-Gás Social para mais 125 famílias

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta terça-feira, 08, a entrega dos cartões do segundo lote do Vale-Gás Social, projeto que tem como objetivo fornecer proteção social para as famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia.

Por meio deste apoio emergencial, a Prefeitura assegura às famílias, que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica, a recarga do gás de cozinha – produto essencial para atendimento das necessidades básicas neste período.

Neste segundo lote, foram contempladas mais 125 famílias, residentes nos bairros Jureminha, Rodagem de Picos, Parque Leste, Oeiras Nova, Soizão, Centro, Rodagem de Floriano e Barrocão. “A importância do serviço social é fazer este trabalho. Nosso papel é garantir dignidade e cidadania a todos os oeirenses”, pontua o prefeito José Raimundo.

O projeto Vale-Gás Social tem duração de quatro meses e as entregas do benefício acontecerão por lotes. A cada mês, são contempladas 125 famílias de diferentes bairros da cidade, beneficiando, ao todo, 500 famílias cadastradas e acompanhadas pela Semas. As famílias beneficiárias recebem um vale que será trocado numa distribuidora credenciada para realizar a recarga do botijão de gás.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura abre inscrições para Liga Oeirense de Free Fire com premiação de R$ 3 mil

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude, anunciou nesta quinta-feira, 03, a realização da Liga Oeirense Free Fire, competição de gamers, com premiações em dinheiro que somam R$ 3 mil. O torneio conta com a parceria da Virtex. As inscrições são gratuitas e acontecem até 18 de junho, na Praça da Juventude, das 7h30 às 13h.

Lançado em 2017, o Free Fire é um dos jogos de celular mais populares da atualidade, com mais de 74 milhões de downloads. No game de ação e aventura, o jogador deve explorar mapas, procurar por itens, preparar armamentos e entrar em combate com adversários on-line.

Entre as regras da competição está a obrigatoriedade dos participantes residirem em Oeiras. O regulamento completo está disponível nas páginas oficiais da Prefeitura de Oeiras na internet.

Com informações Ascom

SAAE Oeiras estende campanha de regularização de dívidas até 15 de junho

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) prorrogou sua campanha de regularização de dívidas. Os interessados em fazer o parcelamento dos seus débitos agora podem procurar o posto de atendimento do SAAE Oeiras até o dia 15 de junho, das 7h30 às 17h. Para mais informações e dúvidas entre em contato através do número 89 3462 4604 ou através do whatsapp 89 99472 7454.

Iniciada em 17 de maio, a campanha de negociação também oferece descontos aos consumidores que liquidarem todo o seu débito à vista.

O compromisso dos usuários com o pagamento das contas é importante para que o SAAE mantenha a regularidade na prestação dos serviços, pagamento de insumos, pessoal, fornecedores e continue a investir em obras para ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário em Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Em três anos, SAAE inaugurou 12 Km de rede de água em Oeiras

Completando três anos em atividade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem executado obras importantes que ampliaram a capacidade de abastecimento de água em Oeiras. Nesse período, o órgão inaugurou cerca de 12 km de rede de distribuição de água, na zona urbana do município.

No trabalho de expansão, o SAAE já realizou melhorias em diversas localidades, como Pedreira, Residencial Leme, Morro do Urubu, Bairro Várzea (Morro do Rutinga, Morro da Sociedade, Ramalhete), Bodelândia, Arizona e em trechos do Bairro Rodagem de Picos. 

Com as obras, o órgão vem equalizando e otimizando o fornecimento em regiões que antes tinham problemas com a distribuição do recurso. Agora, os moradores dessas localidades possuem rede de abastecimento de qualidade.

Além da expansão da rede de abastecimento de água, o SAAE também se dedica à ampliação do índice de atendimento da população com acesso à coleta e tratamento de esgoto, contribuindo com um avanço significativo na prestação destes serviços essenciais para os oeirenses.

Da Redação

Oeiras conclui primeira fase para emissão da Carteira Nacional do Artesão

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio/Sala da Empreendedor e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE e SUDARPI, realizaram entre 12 e 19 de maio a primeira fase de pré-inscrições para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento gratuito, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal.

Além de garantir o reconhecimento dos trabalhadores manuais e artesãos, a carteirinha proporciona benefícios fiscais e previdenciários, e contribui para o mapeamento da categoria em Oeiras. Neste período de pré-inscrições, foram cadastrados mais de 30 profissionais do setor, tanto da zona urbana quanto da zona rural do município.

“Acreditamos que com iniciativa desta amplitude estaremos motivando a continuidade no processo da classe de trabalhadores manuais de Oeiras, promovendo além de reconhecimento os benefícios através de incentivos fiscais e previdenciário. E logo estaremos trazendo para Oeiras a segunda fase de inscrições para darmos continuidade a esse trabalho”, afirma Adão Silva, secretário municipal de Indústria e Comércio.

 Da Redação
[email protected]

Técnica atravessa rio para vacinar idosos contra a Covid: 'dever cumprido'

Para garantir o acesso à vacinação contra a Covid-19 aos idosos com idade a partir de 85 anos, a técnica em enfermagem Jandira Pinheiro atravessou o Rio Canindé, na zona Rural de Oeiras, em uma cocheira de pneus.

 O vídeo em que Jandira atravessa o rio com a ajuda de populares viralizou nas redes sociais. Em cima da cocheira, ela levou doses da vacina Astrazeneca para idosos da Localidade Junco Fazenda Graciosa. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Jandira conta que a travessia foi realizada no sábado (22) e  que esta foi a segunda vez que ela atravessou o rio em uma cocheira de pneu para vacinar idosos contra a Covid-19.

“Na primeira  vez que fui o Rio Canindé está bem cheio. Ontem fui novamente para levar a segunda dose, mas o Rio estava com menos volume e eu nem tenho medo porque nas duas vezes contei com a ajuda a população local para atravessar”, conta.
 
Jandira relata que ficou surpresa com repercussão do vídeo e disse que atravessará o rio quantas vezes for necessária para vacinar os idosos da localidade. Ela trabalha como técnica em enfermagem há 8 anos.

Foto:obtidaspeloCidadeverde.com

“O sentimento é de dever cumprido.  A gente fica muito feliz quando ver o trabalho da gente sendo reconhecido. Não que eu tenha feito isso para ser reconhecida. Eu fiz e sempre vou fazer, pois eu amo minha profissão”, disse.

Jandira Pinheiro sabe que a Covid-19 é uma doença séria e espera que em breve haja a ampliação da vacina para boa parte da população. “Eu tive Covid-19 duas vezes. Foi com sintomas leves. Que a vacina chegue logo para todos”, acrescenta.


Izabella Pimentel
[email protected]

SEMAS realiza entrega de 300 kits educativos em Oeiras

Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando a entrega de kits de apoio às atividades socioeducativas para os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na zona rural de Oeiras.

Atuando em áreas de vulnerabilidade social, os SCFV trabalham junto às famílias e indivíduos dentro do contexto de cada comunidade, realizando a orientação para o fortalecimento dos convívios sociofamiliares e comunitários.

Mesmo diante do isolamento social imposto pela pandemia, os serviços continuam funcionando, por meio de grupos virtuais. A entrega dos mais de 300 kits tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento das atividades do SCFV e fomentar a permanência e participação dos usuários.

Atualmente, o município de Oeiras possui 30 grupos, com diferentes faixas etárias, nos quais são realizadas diversas oficinas como a capoeira, maculelê, hip-hop, dança, teatro, futebol, entre outras. Dentre as localidades rurais com serviço de convivência estão: São Benedito, Contentamento, Queiroz, Cocos, Tapera-Boa Nova, Pombinhos, Mucambo, Barra do Mucambo, Canto Fazenda Frade, Bocaina, Buriti do Canto, Sítio II, Tranqueira do Abrão e Tiúba.

Com informações - Ascom

SAAE Oeiras oferece parcelamento para usuários com contas vencidas

Completando três anos de funcionamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está realizando uma campanha voltada aos usuários que têm contas vencidas e débitos junto à autarquia. O objetivo é incentivar a adimplência, com a oferta de descontos especiais e condições atrativas de parcelamento.

Os interessados em fazer o parcelamento dos seus débitos devem procurar o posto de atendimento do SAAE Oeiras até o dia 31 de maio, das 7h30 às 17h. Para mais informações e dúvidas entre em contato através do número 89 3462 4604 ou através do whatsapp 89 99472 7454. 

Iniciada nesta segunda-feira, 17, a campanha de negociação também oferece descontos aos consumidores que liquidarem todo o seu débito à vista.

O compromisso dos usuários com o pagamento das contas é importante para que o SAAE mantenha a regularidade na prestação dos serviços, pagamento de insumos, pessoal, fornecedores e continue a investir em obras para ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Oeiras ganha Centro de Infusão para tratamento de pacientes de Covid-19

A crescente demanda de pessoas que relatam sintomas persistentes e queixas após testarem positivo para Covid-19 motivou a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a organizar um novo serviço: o Centro de Infusão para tratamento de pacientes de Covid. “Nosso intuito, junto com o trabalho harmonioso em parceria com o Hospital Regional de Oeiras, é fazer com que os pacientes que buscam a Unidade Covid tenham esse novo tratamento, que tem o propósito de salvar vidas”, destaca o prefeito José Raimundo.

O espaço funciona integrado à Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde e oferta o acompanhamento e tratamento especializado através de um ambulatório, onde são feitas sessões de pulsoterapia e fisioterapia, além de exames laboratoriais e de imagem.  

“Entendemos que a pulsoterapia unida à fisioterapia respiratória traz um resultado com maior celeridade e efetividade. Para isso, contamos com as técnicas disponibilizadas intra-hospitalares, no caso a Ventilação Não-Invasiva (VNI), juntamente com os exercícios respiratórios e outros equipamentos. Desta maneira, conseguimos dar celeridade ao tratamento e uma evolução melhor ao paciente, evitando que ele tenha necessidade de procurar um leito hospitalar. Nossa ideia é, justamente, associar terapêuticas para que esse paciente evolua mais lentamente ou não evolua e já tenha uma regressão no quadro e, desta maneira, tenha uma alta precoce”, explica o fisioterapeuta, Sílvio Alves.

A médica Jéssica Tôrres avalia que o Centro de Infusão contribui para a redução dos índices de hospitalização de pacientes com quadros de leve a moderados da Covid-19 em Oeiras. “O Centro de Infusão da Unidade Covid do município de Oeiras foi criado para oferecer a pulsoterapia, com corticoide, para determinados tipos de pacientes, a nível ambulatorial, sem a necessidade de internação. Desde o início, no dia 1° de abril, recebemos 48 pacientes, com bons resultados, influenciando assim na superlotação do hospital, gerada pela segunda onda da pandemia”, pontua a médica.

Da Redação

Vale-Gás: Prefeitura de Oeiras beneficiará 500 famílias com recarga do gás de cozinha

Foto: Ascom

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou  a entrega dos cartões do projeto Vale-Gás Social, desenvolvido com o propósito de minimizar os reflexos da pandemia no âmbito social e fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias oeirenses em situação de vulnerabilidade.

Por meio deste apoio emergencial, a Prefeitura de Oeiras vai garantir a recarga do gás de cozinha a 500 famílias oeirenses, cadastradas e acompanhadas pela Semas, atendendo ao perfil socioeconômico do projeto. “Estamos trabalhando cada vez mais para atender quem mais precisa. Este projeto contempla famílias com renda per capita de até R$ 89,00; famílias com crianças de zero a seis anos, que tenham gestante e até três membros na sua composição familiar”, pontua Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

O Vale-Gás Social terá duração de quatro meses e as entregas do benefício acontecerão por lotes. A cada mês, serão contempladas 125 famílias de diferentes bairros da cidade. Neste primeiro lote, as famílias beneficiárias são dos bairros Vila São José, Jurani, Vila Santa Teresa, Uberaba I e II, Canela, Oeiras Nova, Jureminha, Rosário, Várzea, Arizona, Pedreira, Lajeiro do Samba e Matadouro. As famílias beneficiárias receberão um vale que será trocado numa distribuidora credenciada para realizar a recarga do botijão de gás.

“Esta é mais uma medida de apoio social à população oeirense mais vulnerável, como forma de tentar atenuar os impactos da pandemia. O contexto social e o alcance desse projeto é grandioso. Nossa função, como gestor público, é entender e buscar atender as famílias em situação de maior vulnerabilidade. Já temos o projeto Prato do Dia, com a sopa, e agora estamos realizando o Vale-Gás, que vai atender 500 famílias”, destaca o prefeito José Raimundo. 

Da Redação

Posts anteriores