Cidadeverde.com

Oeiras adere a programa de telemedicina na Atenção Primária

Para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos na Atenção Primária, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Projeto TeleNordeste – estratégia que vai expandir a assistência médica especializada no município, assegurando consultas em 14 especialidades, que serão realizadas por telemedicina, com médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP).

Criado pelo Ministério da Saúde, o Telenordeste tem como objetivo disponibilizar serviços de telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ofertando serviços para atendimento a pacientes que necessitam de Atenção Especializada.

Com o município de Oeiras em fase de ativação e qualificação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), o projeto entra em atividade a partir da próxima segunda-feira, dia 04, nas UBS’s da zona urbana e rural. Os atendimentos serão acompanhados pelos médicos das ESF, que já conhecem os pacientes e seu histórico, evitando perda da informação no manejo clínico.

Além de ampliar o acesso à Atenção Especializada em territórios com dificuldade de interiorização de médicos especialistas, de forma integrada à Atenção Primária à Saúde, o TeleNordeste contribui para reduzir o tempo de espera em Fila de Regulação, evitando o deslocamento dos pacientes para a capital e outros municípios de referência.

Ascom

‘Voz e Vez’: Oeiras sedia seminário para juventude do Vale do Canindé

Oeiras sediou na manhã desta quarta-feira, 09, o Seminário Territorial Voz e Vez, um observatório participativo das juventudes piauienses, através do diálogo e escuta dos anseios e necessidades dos jovens de 15 a 29 anos. O evento ocorreu no Cine Teatro, com a participação de dezenas de jovens, de diversos municípios que compõem o Território Vale do Canindé.

Organizado pela Coordenadoria da Juventude do Piauí, Conselho Estadual dos Direitos da Juventude, com apoio da Secretaria Municipal de Juventude, o seminário contou com a presença do prefeito José Raimundo; do coordenador estadual da Juventude, Éverton Calisto; do secretário municipal de Juventude, Júnior Miranda; vereadores e gestores municipais de toda a região.

O objetivo do encontro, que teve como tema ‘Juventudes, subdesenvolvimento e as novas perspectivas de inserção no mundo do trabalho’, é realizar um diagnóstico e traçar o perfil das juventudes em todo o Piauí, identificando diferenças regionais e potencializando as políticas públicas direcionadas para o público juvenil.

Ascom

Oeiras realiza Conferência de Cultura e aprova plano do setor

Um espaço de diálogo entre o poder público, os fazedores de cultura e a sociedade civil sobre a institucionalização das atividades e políticas culturais do município de Oeiras. Foi assim a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na noite desta segunda-feira, 07, no auditório da Semusa.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, contou com a participação do prefeito José Raimundo; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e demais representantes da gestão municipal; do presidente do CMC, Alberth Ferreira; vereadores, artistas e agentes que atuam em diversos segmentos culturais da cidade.

Plano Municipal de Cultura aprovado

O momento também possibilitou a apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura, documento que reúne metas e ações culturais do município de Oeiras para os próximos dez anos (2023-2033), e integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre os entes federados e a sociedade civil.

Aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura é um mecanismo de fortalecimento da produção artística e dos bens simbólicos de Oeiras, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural do município.

Oeiras é o segundo município do Piauí a aprovar o Plano Municipal de Cultura – o primeiro foi Parnaíba. O documento agora terá o texto final adaptado, contemplando as sugestões dos agentes que participaram da Conferência, e, em seguida, será encaminhado pelo Poder Executivo para votação na Câmara Municipal de Vereadores.

Da Redação

Polícia prende acusado de tráfico de drogas na cidade de Oeiras

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Oeiras, em colaboração com a equipe da Força Tática da Polícia Militar de Oeiras, realizou a prisão em flagrante de Celino Francisco Borges Osório, conhecido como "Pipi", pelo crime de tráfico de drogas.

A ação policial foi desencadeada após a equipe de investigação receber informações de que os foragidos Fernando e Pedro Henrique, procurados por tentativa de homicídio, estariam escondidos na residência do autuado, situada no bairro Pedreira, nesta cidade. Diante das informações, os agentes se dirigiram ao endereço com o objetivo de prender os suspeitos.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram nas calçadas da residência uma quantidade significativa de entorpecentes, incluindo crack, cocaína e maconha. Essas substâncias foram apreendidas como parte da operação.

Celino Francisco Borges Osório, também conhecido como "Pipi", foi preso em flagrante e conduzido à delegacia para a lavratura do procedimento legal. Vale ressaltar que o detido já possui histórico criminal nesta comarca, respondendo a processos pelo crime de tráfico de drogas.

Da Redação

 

Oeiras adere a inserção do DIU em consultas de enfermagem ginecológica

Visando a inclusão da Enfermagem, por meio dos profissionais enfermeiros, no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva da população, o município de Oeiras aderiu ao Projeto “Consulta de Enfermagem Ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU)”.

A iniciativa contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo. Durante esse mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a equipe do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Hospital Sofia Feldman para realização de um treinamento prático das consultas de enfermagem ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre.

Além disso, a enfermeira Denise Barroso, responsável pela inserção do dispositivo, participou durante um ano da capacitação teórica sobre o procedimento.

O DIU é um método contraceptivo seguro, que evita a gestação a longo prazo e pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo sem a necessidade da intervalo diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A ampliação do acesso ao DIU é uma estratégia compartilhada e complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica.

Oeiras e Detran-PI assinam convênio para municipalização do trânsito

Mais um passo para a municipalização do trânsito em Oeiras. O prefeito José Raimundo assinou nesta quinta-feira, 27, o convênio entre a Prefeitura de Oeiras e o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para treinamento e instrução das equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN).

O órgão municipal nasce com o desafio de realizar o gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes e trânsito da cidade, promovendo sua modernização, eficiência e segurança, através de atividades educativas, de fiscalização e conscientização dos condutores, passageiros e pedestres para um trânsito mais humano e seguro.

O processo de municipalização do trânsito segue os requisitos técnicos e adequação às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de Zé Raimundo, a assinatura do convênio teve a presença da diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas; do superintendente da SUTRAN, Paulo Fernandes; e do deputado estadual, Severo Eulálio.

“Reduzir o número de ocorrências de acidentes e valorizar a vida no trânsito são nossos principais objetivos. O sucesso na execução desta política pública passa por um processo de educação, engajamento e participação ativa de toda a sociedade e de cada cidadão e cidadã oeirense”, ressalta o prefeito de Oeiras, que já deu posse à equipe de agentes municipais de trânsito, aprovados no último concurso público, e às equipes técnica e administrativa, que irão atuar na SUTRAN.

A estruturação do espaço onde funcionará o órgão está sendo concluída e, em breve, a SUTRAN estará em funcionamento, atuando em conjunto com toda a população – motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres – para garantir um trânsito seguro a todos os oeirenses. 

 Da Redação

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na BR 230

Foto: Google Maps

Um homem identificado como Augusto Ferreira de Carvalho, 47 anos, ficou gravemente ferido após sofrer um acidente na BR-230, altura do KM 215, na Zona Rural de Oeiras, nesta terça-feira, 25.

 Inicialmente a ocorrência foi atendida pela Polícia Militar que informou que o acidente foi entre uma Honda CG Fan 125 e uma Hilux. O acidente aconteceu no sentido Oeiras-Floriano, próximo a entrada do povoado Curral Velho por volta das 19h.

 A Polícia Militar foi até o local para fazer o controle do trânsito, e solicitou uma viatura do SAMU para prestar os primeiros socorros, e acionou a Polícia Rodoviária Federal para dar prosseguimento a ocorrência.
 
Augusto Ferreira deu entrada na UPA com suspeita de fraturas nos membros inferiores onde passou por exames de imagens para constatar a extensão dos ferimentos. Já o condutor da Hilux, Zezito José de Sousa, não sofreu ferimentos graves.

Com informações do Portal Oeiras em Foco

Motociclista colide em caminhonete ao tentar ultrapassar caminhão na BR-230

Foto: Divulgação/FMS

Um motociclista ficou gravemente ferido após tentar ultrapassar um caminhão e colidir lateralmente em uma caminhonete na noite de terça-feira (25) na BR-230 no município de Oeiras, a 286 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu por volta das 19h, quando um motociclista de 47 anos tentou ultrapassar um caminhão que estava na sua frente.

Ele não conseguiu fazer a ultrapassagem e colidiu na lateral de uma caminhonete que estava vindo no sentido contrário. Com isso ele foi jogado na pista e ficou gravemente ferido.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado para uma Unidade de Pronto-Atendimento da cidade de Oeiras.

Segundo a PRF, devido ao estado de saúde do motociclista, não foi possível realizar teste de alcoolemia.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Oeiras participa do maior evento de saúde pública do Brasil

Representado pela secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, e pela coordenadora municipal de imunização, Katharine Dantas, o município de Oeiras participou do maior evento de saúde pública do Brasil – o 37° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho.

O evento é um espaço de troca de experiências, aprofundamento de estratégias para a consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição, o Congresso agregou as oficinas do Projeto Imuniza SUS, momento em que os municípios apresentaram suas experiências para o fortalecimento do Programa Nacional de Imunização.

Na ocasião, a enfermeira Katharine Dantas apresentou o trabalho "Ações intersetoriais para o fortalecimento e alcance das coberturas vacinais", destaque entre as experiências exitosas do Estado do Piauí no Congresso Nacional.             

Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, a 37ª edição do Conasems reuniu mais de 10 mil representantes da área da saúde do Governo Federal, estados e municípios, promovendo o debate sobre as possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Da Redação

Prefeitura doa alimentos para centenas de famílias em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue garantindo a segurança alimentar e nutricional das famílias oeirenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todas as quartas-feiras, agentes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam a distribuição de produtos da agricultura familiar, em diferentes bairros da cidade.

Os produtos são advindos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política agrícola que gera renda para os produtores rurais do município e beneficia centenas de famílias atendidas pelos dispositivos da assistência social em Oeiras.

A ação é desenvolvida através de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social. Os kits são compostos por frutas, hortaliças, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares na zona rural de Oeiras. Na semana passada, os kits foram distribuídos no Bairro Rosário.

Ascom

Posts anteriores