Cidadeverde.com

Oeiras e Detran-PI assinam convênio para municipalização do trânsito

Mais um passo para a municipalização do trânsito em Oeiras. O prefeito José Raimundo assinou nesta quinta-feira, 27, o convênio entre a Prefeitura de Oeiras e o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para treinamento e instrução das equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN).

O órgão municipal nasce com o desafio de realizar o gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes e trânsito da cidade, promovendo sua modernização, eficiência e segurança, através de atividades educativas, de fiscalização e conscientização dos condutores, passageiros e pedestres para um trânsito mais humano e seguro.

O processo de municipalização do trânsito segue os requisitos técnicos e adequação às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de Zé Raimundo, a assinatura do convênio teve a presença da diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas; do superintendente da SUTRAN, Paulo Fernandes; e do deputado estadual, Severo Eulálio.

“Reduzir o número de ocorrências de acidentes e valorizar a vida no trânsito são nossos principais objetivos. O sucesso na execução desta política pública passa por um processo de educação, engajamento e participação ativa de toda a sociedade e de cada cidadão e cidadã oeirense”, ressalta o prefeito de Oeiras, que já deu posse à equipe de agentes municipais de trânsito, aprovados no último concurso público, e às equipes técnica e administrativa, que irão atuar na SUTRAN.

A estruturação do espaço onde funcionará o órgão está sendo concluída e, em breve, a SUTRAN estará em funcionamento, atuando em conjunto com toda a população – motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres – para garantir um trânsito seguro a todos os oeirenses. 

 Da Redação

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na BR 230

Foto: Google Maps

Um homem identificado como Augusto Ferreira de Carvalho, 47 anos, ficou gravemente ferido após sofrer um acidente na BR-230, altura do KM 215, na Zona Rural de Oeiras, nesta terça-feira, 25.

 Inicialmente a ocorrência foi atendida pela Polícia Militar que informou que o acidente foi entre uma Honda CG Fan 125 e uma Hilux. O acidente aconteceu no sentido Oeiras-Floriano, próximo a entrada do povoado Curral Velho por volta das 19h.

 A Polícia Militar foi até o local para fazer o controle do trânsito, e solicitou uma viatura do SAMU para prestar os primeiros socorros, e acionou a Polícia Rodoviária Federal para dar prosseguimento a ocorrência.
 
Augusto Ferreira deu entrada na UPA com suspeita de fraturas nos membros inferiores onde passou por exames de imagens para constatar a extensão dos ferimentos. Já o condutor da Hilux, Zezito José de Sousa, não sofreu ferimentos graves.

Com informações do Portal Oeiras em Foco

Motociclista colide em caminhonete ao tentar ultrapassar caminhão na BR-230

Foto: Divulgação/FMS

Um motociclista ficou gravemente ferido após tentar ultrapassar um caminhão e colidir lateralmente em uma caminhonete na noite de terça-feira (25) na BR-230 no município de Oeiras, a 286 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu por volta das 19h, quando um motociclista de 47 anos tentou ultrapassar um caminhão que estava na sua frente.

Ele não conseguiu fazer a ultrapassagem e colidiu na lateral de uma caminhonete que estava vindo no sentido contrário. Com isso ele foi jogado na pista e ficou gravemente ferido.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado para uma Unidade de Pronto-Atendimento da cidade de Oeiras.

Segundo a PRF, devido ao estado de saúde do motociclista, não foi possível realizar teste de alcoolemia.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Oeiras participa do maior evento de saúde pública do Brasil

Representado pela secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, e pela coordenadora municipal de imunização, Katharine Dantas, o município de Oeiras participou do maior evento de saúde pública do Brasil – o 37° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho.

O evento é um espaço de troca de experiências, aprofundamento de estratégias para a consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição, o Congresso agregou as oficinas do Projeto Imuniza SUS, momento em que os municípios apresentaram suas experiências para o fortalecimento do Programa Nacional de Imunização.

Na ocasião, a enfermeira Katharine Dantas apresentou o trabalho "Ações intersetoriais para o fortalecimento e alcance das coberturas vacinais", destaque entre as experiências exitosas do Estado do Piauí no Congresso Nacional.             

Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, a 37ª edição do Conasems reuniu mais de 10 mil representantes da área da saúde do Governo Federal, estados e municípios, promovendo o debate sobre as possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Da Redação

Prefeitura doa alimentos para centenas de famílias em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras segue garantindo a segurança alimentar e nutricional das famílias oeirenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todas as quartas-feiras, agentes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam a distribuição de produtos da agricultura familiar, em diferentes bairros da cidade.

Os produtos são advindos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política agrícola que gera renda para os produtores rurais do município e beneficia centenas de famílias atendidas pelos dispositivos da assistência social em Oeiras.

A ação é desenvolvida através de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social. Os kits são compostos por frutas, hortaliças, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares na zona rural de Oeiras. Na semana passada, os kits foram distribuídos no Bairro Rosário.

Ascom

Oeiras alcança maior pontuação do Piauí no ICMS Ecológico 2023

O município de Oeiras alcançou, mais uma vez, a maior pontuação do Piauí no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, atingindo 358 pontos, na categoria A. O resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira, 19, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), e é fruto do empenho da gestão municipal em alinhar o desenvolvimento da cidade à preservação ambiental.

Esta é a sexta vez consecutiva que Oeiras conquista a certificação A – maior classificação no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a incrementos advindos dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado do Piauí, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de diversos critérios ambientais, estabelecidos pela legislação.

Entre os critérios utilizados na avaliação, estão: a preservação do meio ambiente, suas unidades de conservação, adoção de restrições para o uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza e assim, comprometer o bem estar da sociedade, bem como o desenvolvimento de ações de educação ambiental e a destinação correta dos resíduos sólidos. Oeiras pontuou em todos.

As atividades são desenvolvidas por meio de um trabalho intersetorial, mobilizando todas as secretarias do município. Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza, permanentemente, um conjunto de ações voltadas para a educação e preservação ambiental.

O prefeito José Raimundo argumenta que a conquista mostra o trabalho e compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais, integrando todas as áreas da administração pública no fortalecimento da gestão ambiental.

“Esta conquista é um ganho para a população oeirense, que também é partícipe dos bons resultados trazidos práticas ambientais realizadas pela gestão municipal, incluindo melhorias nas ações de fiscalização, combate à poluição, arborização, criação de áreas verdes e atividades de educação ambiental”, destaca o prefeito de Oeiras.

Da Redação

Oeiras conquista 37 medalhas no maior evento de matemática do mundo

Os alunos da rede municipal de ensino de Oeiras conquistaram 37 medalhas – 04 de ouro, 13 de prata, 20 de bronze – e 65 menções honrosas no Concurso Canguru de Matemática 2023, maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em mais de 80 países.

Realizado anualmente, o Canguru de Matemática é uma competição internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. O concurso teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Participando da prova desde 2019, a Educação Municipal de Oeiras já soma um total de 224 medalhas conquistadas. A ampliação e o incentivo aos conhecimentos matemáticos e a contribuição para melhoria do ensino em toda a Educação Básica norteiam os objetivos do concurso. A proposta é uma matemática diferenciada do que é vivenciada no dia a dia em sala de aula no ensino regular.

Da Redação

 

Alunos de Oeiras visitam projeto de oceanos no Estado da Bahia

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Oeiras embarcaram, entre os dias 1° e 4 de julho, numa viagem ao distrito de Arraial da D’Ajuda, em Porto Seguro (BA), para conhecer o Projeto Coral Vivo – uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa do meio ambiente, sobretudo do ecossistema marinho.

Lá, fazendo o percurso das aprendizagens, eles mergulharam num mar de conhecimentos sobre a conversação e preservação dos oceanos, dos corais e dos mais diferentes seres aquáticos.

O intercâmbio é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Coral Vivo, firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e estudadas nas nossas escolas municipais.

A experiência proporcionou a muitos estudantes o primeiro contato com o mar e o estudo in loco de toda a biodiversidade dos oceanos, que agora será multiplicada para os alunos e alunas de toda a rede municipal de ensino.

Projeto Coral Vivo                                                                                            

O projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, através de parcerias locais e nacionais, a instituição atua junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens.

O projeto possui uma rede de pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica.

Além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada, o projeto tem vários e importantes livros publicados, alguns deles foram adotados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e são estudados nas escolas de toda a rede municipal de ensino de Oeiras.

Da Redação

Com coleta seletiva, Prefeitura recolhe 2 mil toneladas de material reciclável

O serviço de coleta seletiva da Prefeitura de Oeiras já recolheu 2.000 toneladas de materiais recicláveis na cidade. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi iniciado em 2019, com o recolhimento de resíduos recicláveis em lojas, supermercados e outros estabelecimentos no centro comercial e depois expandido para os bairros.

Após a coleta, os resíduos são levados para o Centro de Reciclagem, onde acontecem a triagem, prensagem e armazenamento. Em seguida, todo o material é doado para a Renascer Oeiras, uma cooperativa de catadores e recicladores que realiza a comercialização dos resíduos sólidos, gerando renda e promovendo a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem no município.

Além do ganho social, o projeto produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental em Oeiras.

Da Redação

Prefeitura doa livros para Penitenciária Regional de Oeiras

O incentivo à leitura como um caminho para a liberdade e ressocialização. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na tarde desta quarta-feira, 05, a doação de mais de 100 livros para a Penitenciária Regional de Oeiras.

Os livros doados são oriundos da reserva técnica da Biblioteca Municipal e vão desde títulos da literatura oeirense, piauiense e nacional, até publicações do meio jurídico.

A doação foi articulada pela Subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O momento da entrega contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna; do presidente da OAB/Oeiras, Fidelman Fontes e do diretor da Penitenciária, Carlos Eduardo Andrade.

Da Redação

Posts anteriores