Cidadeverde.com

Hospital de São João do Piauí reforça estrutura pra receber pacientes com Covid-19

Foto: Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da diretoria do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros (HETNB), localizado na cidade de São João do Piauí, tem estruturado essa unidade de saúde para o atendimento a pacientes com suspeita da Covid-19. Desde o dia 26 de março, uma ala do hospital foi completamente isolada, com entrada exclusiva para estes pacientes. Já foram realizados 118 atendimentos.

Na área Covid, são 13 leitos clínicos e dois de estabilização montados.

De acordo com a diretora do hospital, Vilma Moraes, apenas um paciente que testou positivo pra coronavírus está internado. “Estamos fazendo também testes rápidos no hospital. Até agora, foram feitos 82 testes. Temos dez casos que testaram positivo na cidade de São João do Piauí”, contabiliza.

O Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros atende a sete municípios da região. “Até agora, o atendimento aqui no hospital de pacientes com síndromes gripais ou suspeitas de coronavírus tem sido dentro da normalidade. Todos os pacientes que chegaram estão estáveis”, afirma Vilma Moraes.

Da Redação
[email protected]

Covid-19: prefeito confirma teste positivo em São João do Piauí e aguarda contraprova

 

O município de São João do Piauí, no Sul do estado, apresentou paciente com teste rápido positivo para o novo coronavírus. A informação foi anunciada pelo prefeito Gil Carlos (PT), nesta sexta-feira (1º). 

"O paciente que estava com síndrome gripal, sob os cuidados da equipe do município, foi encaminhado ao hospital e lá fez o teste rápido para Covid-19, que se mostrou positivo", disse o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais. 

Gil Carlos informou que o paciente está bem e em isolamento. A prefeitura já adotou medidas para tentar descobrir a fonte do possível contágio pelo novo coronavírus e as pessoas com as quais o paciente manteve contato recentemente. 

O prefeito acrescentou que o material para exame de contraprova foi enviado para Teresina. "Devemos aguardar este resultado para confirmar ou não se este paciente tem a Covid-19", completou. 

Gil Carlos pediu que a população respeite as barreiras e o isolamento social, além de só sair de casa quando indispensável e usando máscara. 

Reprodução/Facebook

Fábio Lima
[email protected]

Chuvas fazem 6 açudes do Dnocs atingirem capacidade máxima no Piauí

  • barragem6.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense
  • barragem5.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense
  • barragem4.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense
  • barragem3.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense
  • barragem2.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense
  • barragem1.jpeg Junior Lopes/Portal Sanjoanense

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (Dnocs) informou nesta segunda-feira (9) que seis açudes monitorados pelo orgão atingiram a capacidade máxima e estão "sangrando". Três deles estão localizados em Piripiri, onde uma forte enxurrada atingiu a cidade na madrugada de sábado (7). São eles: Anajás, Caldeirão e Pé de Serra. 

Segundo o Dnocs, o açude de Beneditinos também está com capacidade máxima, além do açude de Campo Maior.

No domingo, a Barragem de Jenipapo, localizada no município de São João do Piauí, a 483km ao Sul de Teresina, também atingiu a capacidade máxima de armazenamento. O reservatório "sangrou" liberando água no Rio Piauí. No final de fevereiro, o açude estava com 98,79% da totalidade.

Jenipapo tem capacidade para armazenar 248 milhões de metros cúbicos de água. A barragem é uma das maiores do estado e banha pelo 5 municípios da região.

Outros açudes estão com capacidade acima de 80% como Ingazeiras (Paulistana), 88,45%; Nonato (Dom Inocêncio), 88,68%; Pedra Redonda (Conceição do Canindé), 87,96%, Poços (Simplício Mendes), 87,78% e Salinas (São Francisco do Piauí, 95,51%.

Hérlon Moraes
[email protected]

MP entra com ação contra cervejaria por suposto objeto estranho em garrafa

Foto: MP

O Ministério Público do Piauí (MPE-PI) entrou com uma ação contra a cervejaria Itaipava por causa de um objeto estranho encontrado dentro de uma garrafa lacrada. O fato aconteceu no município de São João do Piauí, a 486 km ao Sul de Teresina. O caso chegou a MPE após uma reclamação apresentada junto ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

A garrafa foi apreendida pela 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí. "A comercialização de produto com objeto estranho é altamente reprovável, porque expõe a saúde dos consumidores a risco, em decorrência da contaminação dos gêneros alimentícios por micro-organismos", disse o promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.

O promotor pediu à justiça a condenação da empresa ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 200 mil, levando em consideração as lesões causadas aos consumidores coletivamente considerados. Ainda de acordo com a ação, caso seja julgada procedente, a multa deve ser revertida ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FPDC).

O MP disse que o fornecedor se manifestou, alegando que os produtos de sua fabricação passam por rígido controle de inspeção, o que não permitiria que os sejam colocados no mercado de consumo fora de qualidade. Ainda de acordo com o fornecedor, a possibilidade da existência de um corpo estranho no produto de fabricação seria resultado da violação do produto ou da embalagem.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a cervejaria Petropólis, que garantiu rígido controle de qualidade em seus produtos. Confira a nota:

O Grupo Petrópolis informa que todos os produtos de sua fabricação passam por rígido controle de inspeção, o que não permite que os mesmos sejam colocados no mercado de consumo sem a sua qualidade prefixada, de modo que, violações posteriores ao seu processo de envase (que só poderiam ser constatados por meio de perícia no produto) não podem ensejar a sua responsabilização. Por fim, a empresa informa que não possui conhecimento da penalidade veiculada, no entanto, tendo havido a sua aplicação tomará as medidas cabíveis em sua defesa.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Mulher é morta com três tiros na cabeça em bar em São João do Piauí

Foto: Reprodução Youtube

Uma mulher identificada como Neta foi morta com três tiros na cabeça, em um bar no bairro Vermelha, em São João do Piauí (a 486 km de Teresina) na noite deste domingo(26). 

A vítima estava em um bar, que seria de sua propriedade, por volta das 20h, quando o suspeito chegou em uma moto e disparou os tiros. 

De acordo com o comandante em exercício da 2ª Companhia de São João, capitão Vilso Lopes, policiais que estavam próximo ouviram os tiros e ao se dirigir até o local ainda conseguiram perseguir o suspeito, mas ela conseguiu escapar por uma viela. 

“Ele estava em uma Bros e conseguiu entrar em uma viela que a viatura não conseguia. Ainda estamos em diligências no sentido de prendê-lo”, destacou o comandante.

O suspeito foi identificado como Robson e a motivação mais provável seria pela vítima ter envolvimento com crimes. “Ela vivia no submundo do crime, envolvida com tráfico de drogas e provavelmente pode ser acerto de contas”, supõe o capitão. 

O corpo da vítima foi encaminhado ao Hospital e a Polícia Civil fará as investigações do crime. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Prefeitura presenteia plantonistas de São João do Piauí na noite de natal

O período que compreende o Natal e o Réveillon tem como particularidade as confraternizações em família. Entretanto, alguns profissionais ficam em escala de plantão durante este período. Pensando nisso, o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto presenteou médicos, policiais, enfermeiros e outros profissionais que ficaram a noite de Natal em serviço.


De acordo com Gil Carlos, a noite do dia 24 de dezembro é um momento de celebração, afeto e encontro de famílias e muitos não podem aproveitar o momento por conta do trabalho.

"As equipes do SAMU, da maternidade, do hospital e da polícia militar estavam lá na noite especial do dia 24. Mandamos a nossa lembrança a eles, pois temos um sentimento especial por todos.  Quem se vestiu de papai Noel para a entrega foi uma linda criança, que apesar de ter perdido o pai muito recentemente, foi lá levar esta alegria àqueles que se sacrificam para proteger as nossas vidas", explicou o prefeito.

Da Redação
[email protected]

Nova escola em São João do Piauí será referência regional

O novo Centro Educacional Proinfância de São João do Piauí teve sua ordem de serviço assinada para início das obras na última sexta-feira (13). Com capacidade para 512 alunos em dois turnos, a nova escola contará com 12 salas de aula, área de lazer protegida, além de um espaço para cultivo de hortaliças, bosque para recreação e educação ambiental.

O prefeito Gil Carlos Modesto anuncia a obra com entusiasmo, comemorando os bons resultados na educação do município com o exemplo da Creche Tia Heloína, inaugurada em 2018, e que vem mudando a realidade educacional das crianças na primeira infância.

"Teremos uma nova escola atendendo crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, com um ambiente de qualidade e alto nível, assim como a creche Tia Heloína. As obras já estão em pleno andamento com prazo de entrega em oito meses. Estamos trabalhando pela nova educação de São João do Piauí. Avante, São João", comemorou o prefeito.

A prefeitura de São João do Piauí realiza a obra com recursos próprios que somam mais de R$2,4 milhões. Para Gil Carlos, os investimentos na educação transformam toda uma realidade e são necessários para o crescimento do município.

"São muitos investimentos utilizados para transformar a educação de São João do Piauí. Melhorando a educação, estaremos definitivamente promovendo os filhos e as filhas da nossa terra querida", finalizou o gestor.

Creche Tia Heloína representa novo modelo educacional

Inaugurada em 5 de julho de 2018, a Creche Proinfância Tia Heloína tem estrutura moderna, acessibilidade e salas equipadas para atenderem mais de 350 crianças.

De acordo com o parecer do relatório de fiscalização realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a creche tem comprovado ambiente escolar com adequada estrutura física, administrativa e pedagógica. "Nós replanejamos e estamos propondo a São João do Piauí uma nova educação, para isso, estamos investindo na qualificação dos professores, na melhoria do transporte e merenda escolar e na condição de todas as escolas de nossa cidade", completou Gil Carlos.

 Da Redação
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Prefeitura de São João discute situação da assistência social

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou seminário de Assistência Social com o tema "Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. O evento objetivou levar à população informações sobre os direitos, estruturas, funções, planejamento popular e prestação de contas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Para a Secretária Desenvolvimento Social, Socorro Soares, a iniciativa representou a oportunidade de discutir e divulgar para a população a real situação vivenciada pela assistência social no país. “O objetivo era exatamente informar a população sobre a situação financeira que se encontra a assistência social no Brasil. Para se ter ideia, em 2020 teremos uma redução de 50% no orçamento, o que representa a redução de quase R$ 1 bilhão em investimentos para o setor.  Assim, se continuar dessa forma temos o risco real que os serviços não funcionem em sua plenitude.  Aproveitamos a reunião também para colher sugestões para o nosso planejamento municipal do próximo ano”, disse a secretária.

O seminário contou com a participação de representantes da Câmara de Vereadores, Conselhos de Assistência Social e da Mulher, Direito da Criança, profissionais da saúde, educadores físicos, professores e a população de um modo geral.   

“Sempre que possível procuramos realizar rodas de conversas com grupos da zona rural com o intuito de divulgar de forma ampla as políticas de assistência social. Além é claro também dos serviços que a assistência disponibiliza, como serviços de convivência, CRAS, CREAS para esclarecer dúvidas para a população”, afirmou a Secretária Desenvolvimento Social, Socorro Soares. 

 

Da Redaçao
[email protected]

Prefeitura de São João assina ordem de compra de seis novos veículos

O Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto realizou na última sexta-feira (29) assinatura de ordem para aquisição de novos veículos disponibilizados para a secretaria de saúde do município.

Segundo Gil Carlos, os transportes chegam para melhorar a realidade da saúde na cidade. “A aquisição de novos veículos irá melhor atender às demandas da saúde do município de São João do Piauí. O povo joanense merece cada vez mais novos investimentos que possibilitem o bem-estar de nossas famílias”, comemorou o prefeito.

Ao todo serão seis veículos, sendo quatro picapes Hilux, uma ambulância e uma unidade móvel de odontologia, adquiridos com recursos próprios e também provenientes de emenda da Deputada Federal Rejane Dias.

O ato de assinatura da ordem de compra aconteceu na sede do poder executivo municipal e teve a presença dos vereadores Manoel do Otonio, Zé Guinguirro, Vilmar Leite, Elias Laurentino, o presidente da Câmara de Vereadores Leovegildo Modesto Amorim, além da Secretária de Saúde Adriana Guimarães e do Secretário de Governo Moacyr Rocha.

[email protected]
 

 

São João do Piauí realiza qualificação de profissionais de saúde do SAMU

Os profissionais da Maternidade Municipal Mãe Elisa e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de São João do Piauí participaram do curso de Atendimento Pré-Hospitalar, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Simulação em Saúde- NC Saúde.

A Secretária de Saúde, Adriana Guimarães, destaca a relevância da capacitação para que os profissionais da saúde possam realizar um serviço de excelência no município.

"Buscamos a excelência nos atendimentos realizados, e contar com profissionais treinados e capacitados para o correto exercício das funções é fundamental para que possamos oferecer um atendimento digno e de qualidade a toda população", frisou.

Segundo o prefeito Gil Carlos, o curso tem grande importância pela necessidade do constante processo de aprendizagem, reciclagem e aprimoramento das técnicas em primeiros socorros. " São minutos preciosos e que podem salvar vidas, além de serem fundamentais no que tange o atendimento e o tratamento. Esse curso é importantíssimo e atualiza os profissionais do SAMU e maternidade, com simulação dos mais diversos casos do atendimento pré-hospitalar", enfatizou o Gil Carlos.

Na oportunidade, foram realizados exercícios simulados envolvendo todos os participantes nos mais diversos casos do atendimento pré-hospitalar móvel e fixo.

[email protected]

Posts anteriores