Cidadeverde.com

Fotógrafo sanjoanense realiza exposição em Teresina

O fotógrafo de São João do Piauí, Junior Lopes, vai fazer sua primeira exposição em Teresina. Será durante o 20º Encontro de São João Batista na capital do Piauí, evento promovido pela Associação de Migrantes Sanjoanenses e que acontece no sábado (18), às 19h, na AABB.

A exposição, que recebeu o nome de "Um pouco muito do Piauí", vai mostrar quadros compostos com imagens da religiosidade, da cultura, das peculiaridades da flora e outras riquezas naturais do Sertão Piauiense. 

"As fotografias serão apresentadas de uma maneira diferente que vai agradar todos os amantes pela arte", diz o fotógrafo.

Durante o encontro, será realizada uma missa em ação de graças, além de leilões, venda de comidas típicas e atrações musicais. 

O grande encontro com São João Batista em Teresina teve início em maio de 1999, com o objetivo de angariar recursos para a paróquia de São João Batista, em São João do Piauí.

Hoje o evento é considerado a maior confraternização de sanjoanenses fora de seu domicílio. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Juiz cassa prefeito de São João e torna inelegíveis deputado e ex-gestores do governo

Prefeito Gil Carlos

Atualizada às 8h27

O juiz eleitoral da 20ª zona eleitoral, Maurício Machado Queiroz Ribeiro, cassou nesta terça-feira (15) os mandatos do prefeito e vice de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto e Dante Ferreira Quintans, respectivamente. O magistrado reconheceu prática de abuso de poder político e econômico em decorrência do uso da máquina estadual para favorecer as candidaturas em 2016.

"O volume de obras, recursos transferidos e celeridade que se deram as licitações e início das obras são provas disto", diz o juiz em sua decisão publicada hoje no Diário Oficial da Justiça Eleitoral.

Dentre as obras que teriam beneficiado o prefeito estão a reforma do Parque 05 de Julho, quadras poliesportivas,  implementação de abastecimento de água na Formosa II e o asfaltamento de vias urbanas. "Repise-se que as obras e as transferências se deram em período vedado demonstrando a intenção deste em beneficiar os dois primeiros investigados e candidatos nas eleições de 2016", informa o magistrado.

Ocupantes das pastas que repassaram recursos ao município na época foram declarados inelegíveis por 8 anos, como o então presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho; o deputado estadual Francisco Lima, então secretário de desenvolvimento rural e José Araújo Dias, então diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

A ação foi proposta pela coligação "O Poder é do Povo", que tinha como candidato a prefeito em 2016, José Alexandre Mendonça, o Dr. Alexandre.

Apesar da decisão, o prefeito e o vice permanecem no cargo até o julgamento do mérito da ação no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Dependendo da decisão, cabe ainda recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A assessoria jurídica do deputado Francisco Lima disse que vai recorrer da decisão e que os recursos liberados foram firmados em convênio dentro da lei e que a situação é reversível. A assessoria do parlamentar disse que ele está tranquilo e que a decisão não afeta sua posse no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa do Piauí. (Alepi).

Em nota, o deputado Francisco Limma afirmou que ainda não foi intimado na ação. O parlamentar disse que soube de forma informal que, entre as condutas investigadas, existe um convênio firmado entre a Prefeitura de São João do Piauí e a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, à época dirigida por Limma. "Entretanto, tudo ocorrera com a lisura e dentro dos prazos legais que a lei eleitoral estabelece", diz a nota.

Veja nota na íntegra


Sobre matéria veiculada neste portal, citando o nome do Deputado Estadual Francisco Limma (PT-PI), o parlamentar informa que ainda não fora intimado da sentença da referida Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, que tramita na Comarca de São João do Piauí, envolvendo a candidatura do Prefeito Gil Carlos e algumas supostas condutas vedadas imputadas àquele gestor. O Deputado, contudo, tomou conhecimento – informalmente  –  de que, dentre as condutas investigadas na Ação, existe um convênio firmado entre a Prefeitura de São João do Piauí e a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, à época dirigida por Limma. Entretanto, tudo ocorrera com a lisura e dentro dos prazos legais que a lei eleitoral estabelece. O Deputado Francisco Limma informa, ainda, que a sua assessoria jurídica está tomando as devidas providências legais para a averiguação que o caso requer e, se necessário, entrará com as medidas cabíveis para esclarecer os fatos e assegurar que a lei e os direitos individuais sejam respeitados.

 

Veja trecho da decisão:

Flash Herlon Moraes
redacao@cidadeverde.com

Município de São João do Piauí prorroga decreto emergencial no município

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, prorrogou por mais 90 dias o decreto 26/2018, que declarou situação de emergência no município. A justificativa para a prorrogação se deu devido à irregularidade da precipitação pluviométrica, no período de 2012 a janeiro de 2018, na cidade.

A escassez de chuva insere o município numa situação de seca excepcional.

Ainda de acordo com o decreto, em decorrência da seca foram registradas elevadas perdas agropecuárias, causando danos econômicos tanto no setor público como no setor privado, conforme demonstrado no Formulário de Informações do Desastre – FIDE.

O decreto possibilita ao prefeito fazer contratações com dispensados de licitação nos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre; de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre.

O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios em 21 de novembro e entrou em vigor na data de sua publicação.

Fonte:Portalmandacaru

Gestão de São João do Piauí articula ações do Selo Unicef no município

A articuladora do Selo Unicef em São João do Piauí, Gilda Tavares, esteve reunida com representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), técnicos e secretários da gestão municipal. Na pauta das discussões, a implementação das próximas ações dos programas que o município fez adesão: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Projeto Prefeito Amigo da Criança e Selo Unicef Município Aprovado.

Estiveram participando da reunião representantes das secretarias municipais de educação, desenvolvimento social, finanças, desenvolvimento rural e administração, além de membros da Controladoria e dos departamentos de esporte e comunicação.

Na oportunidade, a presidente do CMDCA, Eulália Oliveira, e a articuladora do Selo, Gilda Tavares, fizeram a entrega do Plano de Ação do Selo Unicef, com um leque de atividades que serão desenvolvidas em prol das crianças e adolescentes do município.

O prefeito Gil Carlos tem apoiado a execução e estruturação de diversas ações em favor das crianças e adolescentes, entre elas, o fortalecimento da rede de proteção e investimentos na área da educação.

A próxima atividade programada será a Semana do Bebê, que contemplará gestantes, crianças, adolescentes e seus familiares da zona urbana e rural da cidade.

Fonte: Ascom.

Crianças da rede municipal de São João do Piauí recebem brinquedos pedagógico

  • prefeito_8.jpg Divulgação
  • prefeito_7.jpg Divulgação
  • prefeito_6.jpg Divulgação
  • prefeito-5.jpg Divulgação
  • prefeito-4.jpg Divulgação
  • prefeito-3.jpg Divulgação
  • prefeito-2.jpg Divulgação
  • prefeito-gil-carlosDENTRO.jpg Divulgação

 

 

O Prefeito Gil Carlos e o Secretário de Educação Edmundo Borges, estiveram nesta sexta – feira (31) na Escolinha Mãe Mirô e Unidade Escolar João Soares fazendo entrega do material para as duas primeiras escolas contempladas com o programa de equipagem das brinquedotecas.

Para o Prefeito Gil Carlos. “Estamos entregando diversos brinquedos que auxiliarão no processo de desenvolvimento cognitivo e motor das nossas crianças da rede infantil de ensino e que contribuirão significativamente para elevação do processo de aprendizagem de forma lúdica” destaca.

A brincadeira ajuda na concentração, no controle emocional e na disciplina. “Através do brincar a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade principalmente a partilha”, ressalta o Secretário Municipal de Educação, Edmundo Borges.

O Prefeito Gil Carlos tem investido muito na área da educação em São João do Piauí, recentemente foi inaugurada uma ampla e moderna Creche Proinfância, na construção do prédio foram aplicados R$ 1.800.000,00 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 456.035,06 de recursos próprios.

A Prefeitura de São João do Piauí através de parceria com o Governo Federal também está edificando duas novas unidades de ensino na zona rural e fará nos próximos dias licitação para a construção na zona urbana de uma escola de 12 salas e nova sede da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Festejo de São João do Piaui é realizado com programação diversificada.

  • SJP_festejo_7.jpg Ascom
  • SJP_festejo_13.jpg Ascom
  • SJP_festejo_3.jpg Ascom
  • SJP_festejo_10.jpg Ascom
  • SJP_festejo_5.jpg Ascom
  • SJP_festejo.jpg Ascom
  • SJP_festejo_11.jpg Ascom
  • SJP_festejo_6.jpg Ascom
  • SJP_festejo_8.jpg Ascom
  • SJP_festejo_4.jpg Ascom
  • SJP_festejo_1.jpg Ascom
  • SJP_festejo_2.jpg Ascom

O São João do Meu Coração 2018, com vasta programação confirma: São João do Piauí realiza o festejo mais intenso e apaixonante promovido em junho no Estado do Piauí.

No sábado (23/06) aconteceu pelas principais ruas da cidade a 18ª cavalgada dos vaqueiros, tradição e cultura, evento realizado pela Associação de Vaqueiros Malhada do Jatobá, em parceria com diversos apoiadores, entre eles a Prefeitura Municipal de São João do Piauí, o evento reúne todos os anos milhares de pessoas da região.

Na parte da noite aconteceu o encerramento do novenário de São João Batista, com a participação de Membros da Pastoral do Batismo, integrantes da Comissão Pastoral da Terra, representantes do Município de João Costa e presença da Deputada Federal Rejane Dias e do Deputado Estadual Fábio Novo.

Uma multidão curtiu depois da missa os shows realizados na praça de eventos no São João do Meu Coração, muita alegria com três grandes atrações nacionais: Banda Líbanos, Marcos Silva & Banda Muleke Doido e a Banda local Forrozão Gibão de Luxo 

A Banda Líbanos com todo seu romantismo cantou e encantou com sucessos como: siga seu rumo, renascerá, além do horizonte e inesquecível. O show deMarcos Silva & Banda Muleke Doido, foi até o amanhecer, encerrando com muita animação os shows do festejo mais intenso e apaixonante do Piauí.

No final das festividades foi servido aos foliões “engorda” uma iguaria típica da cidade e na noite do dia 24a Igreja Matriz realizou a tradicional procissão de encerramento dos festejos de São João Batista.

Fonte: Ascom

Agespisa faz melhorias na Estação de Tratamento de Água de São João do Piauí

A Estação de Tratamento de Água (ETA) I da cidade de São João do Piauí, localizada a 446 quilômetros ao Sul de Teresina, recebeu melhorias e serviços de manutenção para reforçar a qualidade dos serviços prestados à população. 

O filtro da estação foi totalmente recuperado, com estratificação de leito, colocação de leito de areia novo, desobstrução do sistema de interface do filtro e desinfecção das camadas pela aplicação de cloro.

A torre de aeração do sistema de tratamento de água ganhou mais eficiência com os serviços de manutenção. As bandejas do sistema de oxidação de ferro, que estavam incompletas e danificadas, foram recompostas e ainda foram executadas lavagem, desinfecção e desobstrução dos furos de passagem da água, aumentando a eficiência de aeração e, consequentemente, a remoção de ferro na água. Os serviços exigiram o uso de um caminhão munck.

Importante etapa do tratamento da água, a aeração consiste em colocar a água em contato com o ar, facilitando a troca de gases e substâncias voláteis entre eles e auxiliando na oxidação e precipitação do ferro e do manganês, considerados compostos indesejáveis.

“O processo reduz custos, melhora a eficiência e facilita o controle dos odores no tratamento da água”, afirma Elgenir Rocha, gerente de Controle de Qualidade da Agespisa.

Atualmente, o tratamento de água em São João do Piauí é feito por meio de duas ETAs.

Fonte: Ascom

São João do Piauí recebe veículos para o Programa Estratégia Saúde da Família

O Prefeito Gil Carlos e a Secretária Municipal de Saúde, Vicência Amorim, entregaram ao município, dois carros destinados aos serviços de atenção básica do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os veículos foram adquiridos por meio de emenda constitucional do Deputado Assis Carvalho, com complementação da Prefeitura Municipal.

Em São João do Piauí o ESF possui 10 equipes multiprofissionais composta por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que fazem 4.500 atendimentos mensais.

Fonte: Ascom

Criança morre eletrocutada ao tocar em fio de alta tensão no Piauí

  • 62af23f6-cc73-4fac-9108-639b46b27729.jpg Polícia Militar do Piauí
  • bc67d840-5cc0-4c8f-8533-72ae63c70c19.jpg Polícia Militar do Piauí
  • ef6289c2-7ebc-425b-b733-eae3435dfd2f.jpg Polícia Militar do Piauí
  • 30fed861-d350-4e9f-81d5-ada2ce41b21f.jpg Polícia Militar do Piauí
  • 4d296093-b4ce-444f-8db6-0f486acc8344.jpg Polícia Militar do Piauí

A morte de uma criança de cinco anos chocou a população de São João do Piauí, ontem (06). Ela estava brincando, na comunidade de Juazeirinho, zona urbana do município, quando tocou em um fio de alta tensão que estava caído no chão e sofreu a descarga eletríca. 

Os moradores disseram para a equipe da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, que já tinham ligado para a Eletrobras alertando sobre a situação do fio, na manhã de ontem, mas nada foi feito. A morte ocorreu por volta das 14 horas.

“Informaram a Polícia Militar de que um fio de alta tensão estava solto e no chão e uma criança, do sexo masculino, de iniciais MCM, tocou nele e sofreu uma forte descarga. A criança chegou a ser levada ao hospital, mas já chegou sem vida”, disse o capitão Edilson Sousa, comandante da Polícia Militar de São João do Piauí. 

O capitão ressaltou que os moradores da região e o pai da criança ficaram revoltados com essa tragédia. O pai não conseguia acreditar no que ocorreu e chegou a ter um ataque de fúrias no hospital. 

“O pai estava muito revoltado. Fomos até o local do ocorrido e precisamos proteger os técnicos da Eletrobras porque a população queria linchá-los, mas com muita cautela conseguimos acalmar a todos. A gente tinha que proteger para evitar uma tragédia ainda maior. Infelizmente aconteceu essa fatalidade com a criança; é muito triste”, comentou o policial militar. 

Eletrobras divulga nota

A Eletrobras Distribuição Piauí lamenta a morte da criança que faleceu devido a choque elétrico no Município de São João e informa que está prestando assistência à família.

A Empresa esclarece que a solicitação do pai foi registrada, sendo classificada como prioridade por se tratar de cabo de baixa tensão partido. No entanto, entre o recebimento da demanda até o atendimento é necessário um tempo mínimo para o processamento da informação no sistema e a chegada da equipe ao local.

A Distribuidora lamenta mais uma vez o fato e continua à disposição da família da vitima para prestar a assistência necessária.

 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Com informações do Portal Sanjoanense 

Homens encapuzados invadem casa e executam morador com 7 tiros

Três homens encapuzados invadiram uma residência na cidade de São João do Piauí, a 483 km ao Sul de Teresina, na madrugada deste sábado (23), e mataram a tiros, um homem de aproximadamente 30 anos, identificado como Aníbal Pereira Barbosa. Segundo a Polícia Militar, a principal suspeita é de acerto de contas.

De acordo com o capitão Edilson Sousa, o crime aconteceu por volta das 2h30 no bairro Caixa D'água. "Eles arrebentaram a porta, levaram a vítima para o quintal e executaram com 6 a 7 disparos de arma de fogo. Tudo leva a crer que foi acerto de contas oriundo do tráfico de drogas", disse ao Cidadeverde.com

A polícia está em diligência na região, mas até agora ninguém foi preso. O corpo da vítima será encaminhado para Picos para a realização de exame cadavérico.

"O delegado está investigando. A PM preservou o local e as equipes estão em diligência. O corpo será encaminhado para Picos para realização de perícia e abertura de inquérito", afirma o capitão.

Esse é o terceiro homicídio na região de São João do Piauí em 2017. Um deles aconteceu na localidade Cambraia, em João Costa, com a morte do vigilante Edilson Aparecido da Costa e Silva do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Posts anteriores