Cidadeverde.com

Prefeitura de São João do Piauí entrega novas obras para a população

O prefeito Ednei Amorim inaugura e visita obras nesta terça e quarta(27 e 28), beneficiando centenas de famílias, seja com melhoria no abastecimento d'água, mais acesso à prática esportiva e internet, além de estradas vicinais.

Confira a programação: 

Terça-feira - dia 27

17h - Inauguração da ampliação do sistema de abastecimento d'água na localidade Curral Velho

Local: Próximo a residência do sr. Adriano

19h - Inauguração do campo society de areia no Assentamento Capim Grosso, seguida de partida de futebol 

Quarta-feira, dia 28 

8h - Visita ao início das obras da estrada vicinal que liga a PI 465 à divisa com Gervásio Oliveira - via Chiqueirinho

17h - Inauguração da torre para cobertura de internet comunitária na localidade Riacho do Anselmo

19h - Inauguração do campo society de areia no Assentamento Agrovila II, seguida de partida de futebol

Da Redação

Policial militar é baleado com dois tiros em São João do Piauí

Foto: FMS

Um policial militar, identificado como cabo Diego, foi baleado com dois tiros na quinta-feira (28) no município de São João do Piauí, a 457 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu no bairro São Sebastião, onde ele foi encontrado baleado ao lado do seu carro. A dinâmica da tentativa de homicídio ainda está sendo apurada.

“Ainda estamos fazendo um levantamento de como isso realmente aconteceu. A Polícia Civil já está averiguando, mas a dinâmica ainda não sabemos ao certo como foi, existia uma informação, mas estamos apurando, e não podemos falar muito para não atrapalhar”, explicou o comandante da PM, de São João do Piauí, capitão João Henrique.

Após o crime, o cabo Diego foi socorrido e encaminhado para Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz.

“Ele levou dois tiros, um no braço direito e outro na região do abdômen. Foi levado para o hospital de São Raimundo Nonato, passou por cirurgia e estamos esperando a reação dele, a informação que temos é que não corre risco de vida”, explicou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

São João do Piauí: TCE destaca ações positivas na gestão municipal

Foto: ascom

Durante visita de fiscalização à Prefeitura Municipal de São João do Piauí, o Tribunal de Contas do Estado(TCE) apontou positivamente ações da Saúde e da Educação. A fiscalização ocorreu na terça(28), sendo uma das etapas de avaliação do questionário de IEGM - Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

Na Educação, os técnicos visitaram o Centro Educacional Elisa Modesto Amorim e conheceram  a sala de leitura, que tem uma profissional exclusiva para desenvolver projetos voltados à leitura, projeto destacado positivamente pelos técnicos.

Também foi avaliada a qualidade da merenda escolar, a abordagem pedagógica nos anos 2021/2022 para atrair e manter os alunos em sala de aula. Os técnicos conheceram o Busca Ativa nas Escolas, que conta com uma equipe multiprofissional que faz a busca de alunos em casa. A equipe conta com assistente social, psicólogo e pedagogo, que objetiva ir em busca do aluno e o acompanha para que frequente regularmente o ano letivo.

Na Saúde, a entrega de medicamentos aos usuários chamou bastante atenção dos técnicos do TCE, com a implantação de um sistema próprio de controle de medicamentos. Para eles, é um modelo que pode ser adotado por outros municípios.

Os técnicos visitaram ainda uma unidade de saúde, onde conferiram a rotina de trabalho, a frequência médica, se tem médico todos os dias nas 10 Equipes de Saúde, os serviços ofertados à comunidade. 

A visita foi acompanhada pelas secretárias de Saúde, Ynaiara Coelho, da Educação, Eudes Coelho, da controladora Geral do Município, Rayla Almeida, da  Daniele Soares, coordenadora da Atenção Básica, da Lucia Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Yasmin Alves, coordenadora da farmácia

A fiscalização é uma etapa da fiscalização do IEGM - Índice de Efetividade da Gestão Municipal, em São João do Piauí. No início do ano, os municípios respondem a um questionário, o IEGM, que depois são conferidas in loco as respostas. São avaliadas sete áreas da atuação municipal, entre elas a comprovação da qualidade dos gastos, políticas públicas, serviços disponibilizados aos munícipes e a execução do orçamento público.

Da Redação

A cidade está preparada, diz prefeito de São João do Piauí sobre festejos

O município de São João do Piauí está na contagem regressiva para a volta dos festejos de São João Batista. A abertura acontece no dia de 15 de junho e se prolonga por 9 dias. Ao todo, serão 29 atrações artísticas.

"É importante para a região e mais importante para São João do Piauí voltar com essa pomposidade. Será um grande festejo. Será uma média de 3 bandas por dia. Preparamos a cidade para receber o turista", disse o prefeito Edinei Amorim em entrevista à TV Cidade Verde.

O prefeito adiantou que várias obras serão inauguradas durante os dias de festa.

"Vamos inaugurar praça, avenida de 1200 metros na entrada da cidade, paisagismo das praças", afirmou.

Da Redação
[email protected]

Maior praça de todo o Piauí terá ampla reforma e novos espaços

Começaram a chegar os primeiros materiais de construção para a reforma da Praça Honório Santos, em São João do Piauí. Na semana passada caminhões descarregaram a primeira remessa de material(piso intertravado) para o início da obra.

 A segunda maior praça do Nordeste e a primeira do Piauí, a Praça Honório Santos será reformada e ganhará novos espaços.

O prefeito Ednei Amorim apresentou, no último dia 18, a maquete de como ficará a Praça.   

 "A reforma da Praça é um sonho de São João do Piauí, que vai enriquecer e embelezar a nossa cidade. É mais um atrativo para que as pessoas saiam de casa, aos finais de semana e à noite. E os turistas que têm de conhecer essa beleza", afirmou o prefeito.

 Idealizado na gestão do ex-prefeito Dr. Gil Carlos, o projeto foi adequado, ganhou mais espaços e funcionalidade:

- Anfiteatro

- Estacionamento amplo e com acessibilidade

- Dois parques infantis(cercados)

- Duas vias circulação de pedestres

- Construção de novos restaurantes, com espaços interno(climatizado) e externo

- Ampliação de banheiros

- Quiosques

- Paisagismo com árvores nativas da região

- Cobertura para eventos(feiras, mostras, exposições) ao ar livre durante o dia

 A obra será executada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio do Pró-Piauí. A ordem de serviço foi autorizada em março, pelo então governador Wellington Dias, e o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

Da Redação

Ednei propõe reajuste para os conselheiros tutelares de São João do Piauí

O prefeito Ednei Amorim encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei em que altera o artigo 42, da Lei Municipal nº 293/2015, para que possa reajustar o salário base dos conselheiros tutelares.

 No projeto de lei, o gestor municipal pede alteração do valor indicado como base salarial dos conselheiros tutelares, "considerando e reconhecendo a relevância do papel do Conselheiro Tutelar na garantia dos direitos e garantias, as quais são resguardadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA".

 Com a alteração da lei, que deve ser aprovada pela Câmara, Ednei propõe a remuneração no valor de R$ 1.597,92. A proposta de reajuste foi apresentada ontem(11), durante encontro com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliana Sena, e representantes do Conselho Tutelar, Alyne Lopes e dona Antônia.

Da Redação

São João do Piauí recebe título de Cidade Empreendedora pelo Sebrae

A Prefeitura de São João do Piauí recebeu o título de Cidade Empreendedora 2022 pelo Sebrae/PI. O município está entre os 21 selecionados no Piauí por desenvolverem ações empreendedoras.

O prefeito Ednei Amorim é um grande incentivador do empreendedorismo, priorizando ações no planejamento da gestão pública. "O Sebrae tem sido um parceiro estratégico no desenvolvimento de nossas ações, tendo a capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo, como pilares importantes e contínuos em nossas atividades".

Ter o título de Cidade Empreendedora requer o compromisso de manter e ampliar as ações empreendedoras ao longo de 2022, como afirma a secretária de Administração e Desenvolvimento Econômico, Lara Paloma. "Assinamos um termo para fortalecer essas ações na gestão pública e assim, promover o desenvolvimento socioeconômico de São João do Piauí", afirmou a secretária, que representou o prefeito Ednei Amorim durante o evento. A solenidade ocorreu na quarta-feira(9)

Da Redação

São João do Piauí realiza Fórum rumo ao Selo Unicef 2021-2024

A capoeira de crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) e ao som do acordeon tocado pela estudante da rede municipal de ensino, Maria Clara, São João do Piauí realizou hoje(10) o I Fórum Comunitário Selo Unicef, edição 2021-2024. 

 O Fórum reuniu gestores municipais, vereadoras, conselhos e comunidade em geral para elaboração e aprovação do Plano Municipal de Ação, que foi dividido em sete eixos, entre eles, da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

 A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliana Sena,  ressaltou a importância do Selo Unicef, "de nos motivar, da importância de se trabalhar em equipe, integrar todos os nossos serviços para atingirmos os nossos objetivos e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes". 

 O atingimento das metas para melhorar a vida das crianças também foi destacado pela vice-prefeita, Bebela Coelho. "A realização do Fórum é a importância do dia, de traçar metas para nossas crianças e adolescentes".

 A articuladora do Selo, Amanda Soares, explicou que "o Fórum é o momento mais estratégico do início das atividades do Selo Unicef, momento em que vamos definir as políticas públicas e as ações que vamos realizar durante esta edição para conseguirmos garantir os direitos da criança e adolescente, só para ganhar o Selo, e melhorar os nossos indicadores sociais".

 O Fórum teve a participação das vereadoras Adriana de Castro e Ana Célia, das secretárias da Educação, Eudes Coelho, e da Saúde, Ynaiara Coelho, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes(CMDCA), Tallyta Ribeiro, da presidente do Conselho Tutelar, Aline Lopes, da coordenadora do Núcleo de Cidadania do Adolescente(NUCA), Samara de Castro, das mobilizadoras da Educação, Saúde e Assistência Social, além dos secretários municipais e técnicos da gestão pública.

 Após a abertura oficial, formaram-se grupos, que trabalharam os sete eixos do Plano Municipal de Ação: Desenvolvimento infantil na Primeira Infância, Educação de qualidade para todos, Hábitos de higiene e acesso a água nas escolas, Oportunidade de educação profissional, trabalho e renda para adolescentes e jovens, Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes, Prevenção e resposta às violências e Proteção social via serviços intersetoriais.

Com informações ascom

Ednei implanta Saúde Digital no município de São João do Piauí

O prefeito Ednei Amorim implantou hoje(7) Saúde Digital em São João do Piauí, com a entrega de 56 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde e 45 computadores para as unidades de saúde, informatizando completamente toda a saúde pública do município. 

Com os tablets, os ACSs poderão obter melhores resultados junto aos pacientes, "pois vai facilitar o monitoramento, não no sentido de fiscalizar, mas de acompanhar a saúde do paciente, para termos melhores resultados e todos serão parabenizados", afirmou o prefeito, reconhecendo a importância daqueles profissionais.

O agente de saúde, Ary Arnaldo, adiantou que, com os tablets, a ferramenta vai transformar a forma de trabalhar. "Antes, eu saia de casa de manhã para fazer uma visita a 14km de distância. Pegava uma bolsa, enchia de apostila, livros, mais de 30 fichas, remédios, no final do dia, estava arrebentando. Tenho certeza que, com os tablets, nossa vida vai melhorar muito e a saúde da população também".  

Outro ponto é a otimização do tempo, como afirmou a secretária Ynaiara Coelho. "Otimiza o tempo e aumenta a quantidade de visitas, com respostas mais rápidas. No trabalho manual, o agente faz o cadastro, faz a visita, vem a secretaria, esperar o preenchimento do sistema. Com a informatização, melhora em tudo: a qualidade do cadastro, que ajuda a melhorar os indicadores, os recursos e oferecer mais serviço à população". 

A partir de amanhã, os agentes comunitários de saúde iniciarão o treinamento. 

A solenidade contou com a presença dos agentes de saúde e demais profissionais de saúde da rede municipal.

Da Redação

São João do Piauí prorroga medidas restritivas até 7 de março

O prefeito Ednei Amorim assinou o decreto municipal em que prorroga as medidas de enfrentamento aos casos notificados de covid-10 em São João do Piauí. O decreto nº 11 passa a valer a partir desta terça(22) e segue até o dia 7 de março de 2022.

As medidas prorrogadas englobam a proibição de realização de festas, shows, torneios, eventos públicos e privados, e qualquer outro evento que gere aglomerações.

Também será exigida a apresentação do passaporte de vacinação para adentrar em bares e restaurantes, sendo exigido tanto aos funcionários como aos clientes. 

O passaporte também é exigido para acesso aos órgão públicos municipais, tanto do cidadão usuário dos serviços como do funcionário.

Para o retorno às aulas presenciais, professores e demais trabalhadores da Educação também deverão apresentar o certificado de vacinação.

Aos funcionários municipais que não comprovem o esquema vacinal completo e, assim, faltarem ao trabalho por não apresentarem o documento, serão penalizados, conforme Estatuto do Servidor Municipal.  

Da Redação

Posts anteriores