Cidadeverde.com

Museu da Natureza será inaugurado dia 18 de dezembro

No próximo dia 18 de dezembro, o Parque Nacional da Serra da Capivara ganhará mais um atrativo de peso. Será inaugurado o magnífico Museu da Natureza. A área, que abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país, receberá um complexo cultural inédito no Piauí, propondo aos visitantes e entusiastas do meio ambiente e cultura uma grande imersão pela história natural da região, partindo desde o início da vida tal qual a conhecemos ao surgimento da nossa espécie e a influência do ser humano no clima, especialmente em um período de constantes mudanças climáticas.

Toda essa imersão do público no Museu da Natureza será feito junto às mais sofisticadas tecnologias interativas – alguns especialistas já o colocam no rol de “super museus”. O conceito por trás do projeto é bastante ousado: abranger, sob um ponto de vista cosmológico, todas as eras vividas por nossos ancestrais, focando naqueles que viveram na região, entre outras atrações.

O visitante poderá percorrer 12 salas que conterão ricas informações sobre o surgimento do universo, o nascimento do Sol e o Sistema Solar, do nosso planeta, além do desenvolvimento da vida, iniciado há 3,5 bilhões de anos, passando pelas eras triássicas, jurássicas e cretáceas, até os animais da megafauna.

Grande parte das descobertas da equipe de Niéde Guidon durante 40 anos de pesquisas multidisciplinares na região do Parque Nacional da Serra da Capivara serão destaques com fósseis em vitrines, fotos e vídeos. Ao final da excursão, os visitantes ainda terão uma surpresa especial, com a exibição de um filme que acompanha uma jornada de toda a existência da Terra, narrado por Maria Bethânia, que levanta a reflexão sobre nossa própria participação na manutenção da vida do nosso planeta. Na saída do museu, uma réplica de uma preguiça-gigante vai deixar todos os visitantes impressionados com a megafauna que habitou esse pedaço do Piauí milênios atrás.

Fonte: portalsrn 

Mulher tem casa queimada pelo ex-marido e faz campanha de arrecadações

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Uma diarista, identificada apenas como Delita, teve a casa em que morava totalmente incendiada pelo ex-marido nessa sexta-feira (09), no bairro Sol Nascente, no município de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. Ninguém estava na residência no momento do incêndio e não houve feridos, mas Delita teve todos os pertences queimados e agora familiares e amigos estão fazendo uma campanha para arrecadar doações.  

Uma vizinha, que não quis se identificar, informou que o ex-marido não aceita o fim do relacionamento, que chegou no local, pediu uma caixa de fósforo em uma casa ao lado e que quando alguns avistaram, a residência já estava pegando fogo. A mulher contou que os vizinhos ainda tentaram apagar as chamas, mas não conseguiram e que tudo foi destruído. Ela disse ainda que o ex-marido de Delita, enquanto a casa pegava fogo, falou que “se não fosse morar na casa, ela também não moraria”.

A vizinha diz que Delita tem três filhos, de 8, 12 e 14 anos, que precisa muito de ajuda e que por isso estão pendido doações de roupas, calçados, móveis, alimentos, materiais de limpeza e utensílios gerais. Qualquer pessoa interessada em ajudar pode entrar em contato através do telefone (89) 98128-0530.

 Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

São Raimundo Nonato sediará Fórum Regional “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”

A divulgação do índice de Desenvolvimentismo da Educação Básica (Ideb) 2017, feito no mês de setembro pelo Ministério da Educação, mostra que alguns municípios do Piauí destacam-se em níveis regional e nacional. Porém, o desempenho médio das redes municipais de ensino ainda é considerado insatisfatório. Com o objetivo de discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019, a Educ@ Soluções Educacionais promove uma série de Fóruns Regionais com o tema “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”. No próximo dia 23, São Raimundo Nonato sediará a edição que reúne os municípios do Território Serra da Capivara. 

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb. 

]“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleire Amaral, uma das palestrantes do evento e consultora da Educ@. 

“Além do que será compartilhado nos Fóruns, a Educ@ está preparada tanto para aprofundar a análise da situação do município, como para efetivamente propor, apoiar e monitorar estratégias para em curto, médio e longo prazos dar um salto qualitativo significativo no desempenho educacional”, diz a também palestrante e consultora da Educa Ana Célia Orsano. 

Ideb
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Confira a programação

Local: Auditório da Univasf

8h - Credenciamento/Café da manhã      

8h30 - Abertura   

9h     - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí
Ministrante: Cleire Amaral - Dra. em Educação

10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes

11h30 - Almoço

13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017
Ministrante: Ana Célia Orsano - Dra. em Educação

 15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB
* Diagnóstico
* Formação de professor 
* Programa de Ensino
* Monitoramento
* Gestão escolar
* Avaliação da aprendizagem
* Reforço da aprendizagem   

17h30 - Encerramento

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Saúde de São Raimundo Nonato dá continuidade às ações do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde está dando continuidade as palestras sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, e hoje (24) foi a vez da Unidade Básica de Saúde do bairro Cipó receber os profissionais da Saúde para conscientizar a população.

Com o intuito de alertar as mulheres, as mulheres da comunidade conversaram com a dona Maria, que já teve dois tumores de mama e luta contra o câncer até hoje, sempre com sorriso no rosto e ensinando as mulheres a importância de se cuidar.

Fonte: Ascom

Piauiense descobre falsa empresa em seu nome ao receber ligação de telemarketing


Reprodução/Documento/

Um agricultor piauiense descobriu que era vítima de estelionato ao receber uma ligação de uma telefonia oferecendo planos para a sua empresa. 

A vítima, identificada como Jair, após negar ser empresário e receber informações cadastrais pela operadora de telemarketing, inclusivo do número do CNPJ, foi até a Receita Federal e desvendou o golpe. 

Em sua ficha cadastral, Jair é proprietário da empresa Casa do Criador, instalada no município de São Raimundo Nonato, região Sul do Piauí, na área de "comércio varejista de medicamentos veterinários".  

O detalhe do email cadastrado revelou a autoria do crime.  O golpista, identificado como Arthur, teve acesso aos documentos da vítima quando ofereceu a ele a oportunidade de trabalhar na empresa que iria abrir no município, na revenda de gás e água mineral.  Meses depois, Arhtur disse a vítima que não seria mais possível abrir a empresa.

A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de São Raimundo Nonato.  A empresa com o nome de Jair só existe no papel. 

"Eu já instaurei o inquérito, indiciei e remeti à Justiça. Ele (Arthur) foi indiciado por estelionato, e irá responder em liberdade porque não foi flagrante, e ele era réu primário, não preenchia os requisitos. Ele alegou que não foi ele. Que pegou os documentos, mas depois o emprego não deu certo. Mas ele fez porque o e-mail e o telefone de contato (no cadastro da empresa com o nome do Jair) era do Arthur. Foi um absurdo o que ele fez com o rapaz, que é uma pessoa humilde", comentou a delegada que presidiu o inquérito, Chyntia Verena. 

Outros dois homens que entregaram a cópia dos documentos pessoais ao Arthur, junto com o Jair, na promessa de serem contratados para uma vaga de emprego, também prestaram depoimento à polícia com receio de serem vítimas de algum ato ilícito. 

Os documentos foram entregues ao Arthur em 2016. A abertura da empresa Casa do Criador em nome de Jair ocorreu no dia 09 de setembro de 2016. Já a ligação da operadora de telemarketing com o lavrador só ocorreu em junho deste ano.

"Segundo a vítima, esse veterinário da cidade pediu os documentos dele, do tio e do primo dele, dizendo que iria arrumar emprego para eles. E ficou com os documentos deles. Passado algum tempo, agora ele descobriu porque ligaram da telemarketing da OI oferecendo planos para empresa. Ele disse que não tinha empresa. Foi só assim que identificaram a relação desse veterinário com o golpe", ressaltou a delegada.

Em depoimento, o réu alegou inocência. Um trecho do documento relata que "se tem alguma empresa no nome de Jair, não foi ele que abriu, pois (ele) tem um pet shop aberto em seu nome e uma casa de ração em nome de sua esposa (...) Portanto, não havia necessidade de outra empresa, que o nome Casa do Criador é um nome comum". O réu também afirmou que abriu uma empresa em data anterior ao documento da empresa com nome de Jair, e que não recebeu os documentos por e-mail ou nas empresas. 


Delegada Cynthia Verena 


Carlienne Carpaso
Carlienne@cidadeverde.com 

Juiz recebe denúncia contra acusado de matar ex-esposa em S.R.Nonato

O juiz Carlos Alberto Bezerra, da 1ª Vara da Comarca do Município de São Raimundo Nonato - PI, recebeu denúncia contra José Elesandro Ferreira da Silva, acusado de matar com 8 facadas a ex-mulher Lucimara Gomes Ferreira Costa. 

O acusado será citado para no prazo de 10 dias responda à acusação, podendo arguir preliminares e alegar tudo o que interesse a sua defesa.

Lucimara foi assassinada com oito facadas pelo ex-companheiro José Elessandro, em sua própria residência, no município de São Raimundo Nonato, na madrugada de 29 de junho desse ano. Eles estavam separados há dois dias.

“Ela estava morando na casa com três filhos, sendo que um deles é um bebê de apenas seis meses de idade. Quando Lucimara entrou na residência, ela foi surpreendida por ele que já estava com a faca. Houve uma luta corporal, eles tiveram uma discussão e, em seguida, José esfaqueou a vítima oito vezes”, relatou a delegada Cynthia Verena, da Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, na época.

Após cometer o assassinato, o ex-companheiro de Lucimara tentou tirar a própria vida. Ele se esfaqueou na região do abdômen e foi encaminhado para um hospital no município de Floriano.

Fonte: portal srn

 

Empresário é condenado por morte de criança em São Raimundo Nonato

O juiz Ítalo Márcio, da 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato - PI, condenou o empresário Wilson de Souza Araújo e a prefeitura do município a pagar R$ 250 mil a Rosileide Galvão de Oliveira Souza e Geovani Aragão de Sousa, pais de Camilly de Oliveira Sousa, que morreu após cair de uma roda gigante no ano de 2013, durante as festividades do padoeiro da cidade.

Camilly de Oliveira, 11 anos de idade na data do fato, juntamente com uma amiga, foram brincar em uma roda gigante no parque de diversões que estava no município e devido a um erro do operador da maquina, a criança caiu de costas dentro da engrenagem do motor. Após alguns minutos, o motor do brinquedo foi desligado, Camilly foi socorrida e levada ao Hospital Regional para atendimento, porém já chegou sem vida ao local.

Na sentença, o juiz Ítalo Márcio afirmou que “em sendo eventualmente inadequado o uso do brinquedo por criança, caberia ao réu, através dos seus operadores, exigir companhia das crianças nos brinquedos que tivessem tal recomendação, o que evidentemente não ocorreu no caso em apreço, já que embora tenha alegado que a criança estava desacompanhada de responsável, não demonstrou nenhuma atitude que viesse a evitar o acesso da criança ao brinquedo”.

Em relação a obrigação do município de São Raimundo Nonato, o magistrado destacou que o mesmo foi omisso ao não fiscalizar e exigir do parque de diversões a Anotação de Responsabilidade Técnica de segurança emitida em relação ao funcionamento dos brinquedos a serem instalados pelo parque, assinado por engenheiro habilitado regularmente no CREA, conforme exigido pela legislação.
 
O juiz condenou o empresário e o município a pagar aos autores o valor de R$ 250 mil por danos morais, além do pagamento de pensão aos pais da vítima, no valor de 2/3 de um salário mínimo até a data em que a vítima completaria os 25 anos de idade, passando a pensão para o valor de 1/3 do salário mínimo, desde então até o dia em que a vítima completasse 65 anos de idade ou ocorrer o óbito dos autores, incluindo o valor correspondente ao décimo terceiro salário.

Fonte: portalsrn

Suspeito de matar morador de rua é preso escondido em Centro de Reabilitação


Vítima era conhecida na região por seu jeito alegre. (Foto: Arquivo Pessoal)

Orlando da Silva Ribeiro, suspeito de matar o morador em situação de rua, Manoel Pereira de Lacerda, foi preso na manhã desta segunda-feira (06).  O homicídio com requintes de crueldade ocorreu em São Raimundo Nonato no dia 18 de julho deste ano. 

De acordo com a equipe de investigação da Delegacia Regional São Raimundo Nonato (SRN), o suspeito foi localizado dentro de um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos, entre os municípios de João Costa e São João do Piauí. 

A investigação acredita que a internação foi uma tentativa de dar fuga ao suspeito. O suspeito foi identificado por câmeras de segurança no dia do crime, próximo ao local em que Manoel Pereira foi encontrado morto.  

A Polícia Civil deu cumprimento ao mandado de prisão com o apoio da Polícia Militar da região.  

A vítima, conhecida como “senhor Manel”, era conhecida na região e sempre dormia em frente ao Santuário Nossa Senhora das Mercês. Manoel Pereira foi atingido com uma pedra de paralelepípedona cabeça enquanto dormia. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A delegada Cynthia Verena informou ao Cidadeverde.com que o suspeito presta depoimento sobre o caso 

Após isso, ele deverá ser encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça. 



Foto: Reprodução vídeo/SãoRaimundo.com


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Ex-prefeito Avelar Ferreira chama Regina Sousa de "tiazinha do café" e ela reage

Foto: SãoRaimundo.com

O ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira, chamou a senadora Regina Sousa (PT) de "tiazinha do café" e disse que ela não tem competência para fazer "um beiju" durante entrevista a uma rádio de São Raimundo Nonato, município a 517 km de Teresina.

No áudio obtido pelo Cidadeverde.com, o ex-gestor compara a candidata à vice de Wellington Dias com Margarete Coelho e dispara contra o governo e a senadora. "Não é de comparar a doutora Margarete com essa Regina Sousa. A Margarete é uma pessoa intelectual, sabe falar, é simpática, é mulher que pode representar o Piauí em qualquer lugar do mundo. Essa 'tiazinha do café', a mulher parece que nem um beiju sabe fazer", afirmou.

Ouça o áudio:

Ainda durante a entrevista ele chama Regina de "mãe" de Wellington Dias e julga que ele só a indicou ao cargo para "se perpetuar no poder". "Porquê que ele botou ela? Porquê é a mãe dele! Se ele ganhasse agora, ele se afastava, ela assumia o governo, como ele fez pra senador e botou ela de 1º suplente, ele se afastou e ela ficou, e a jogada é essa, perpetuar no poder, ele se afastando, ela assume o governo do Estado e ele vai ser senador e ela governadora. O Piauí não é privatizado, o Estado é dele. Nós estamos vivendo em uma colônia de Cuba", acrescentou.


Senadora responde em discurso

Foto: Catarina Malheiros/ Cidadeverde.com

Ao discursar na convenção do PT, a senadora Regina Sousa respondeu as críticas do ex-prefeito. "Eu não ia falar de preconceito, mas hoje o ex-prefeito de São Raimundo Nonato falou na rádio que eu sou a tiazinha do café, que não sabe fazer um beiju. Esse moço, não conhece minha história, ele está muito enganado. Eu sei plantar macaxeira, fazer puba e fazer farinha. Ele está muito enganado", afirmou.

Ela garantiu que não irá mudar o seu jeito de ser e para ela o que importa é o conteúdo. "Deus me fez assim, não me importo com beleza e elegância. Me importa o conteúdo. Estou aqui representando os trabalhadores rurais, o movimento quilombola, o LGBT, o MST, e as mulheres negras discriminadas. Essa é minha luta e não abro mão dela", pontuou.

Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Redação)
rayldopereira@cidadeverde.com

Sem recursos, Parque Nacional da Serra da Capivara sofre demissão em massa

Foto: Reprodução / Facebook

A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) realizou uma demissão em massa de cerca de 60 funcionários do Parque Nacional da Serra da Capivara. A pesquisadora Niède Guidon informou que a medida foi tomada na manhã desta quinta-feira (27) por falta de recursos para a gestão e preservação do local para os próximos meses.

"Infelizmente os recursos que temos só deram para manter até esse mês. Com isso demitimos cerca de 60 funcionários hoje e vamos manter apenas as quatro guaritas turísticas funcionando durante o dia", afirmou.

A pesquisadora lamentou a demissão em massa, mas acrescenta que uma decisão judicial poderia ter evitado o problema. "Quem sofre são todas essas pessoas que ficaram sem emprego e o parque que fica sem preservação. Infelizmente dependemos dessas decisões e tem o fato do juiz ter ido embora sem liberar um recurso que já existe. É difícil quando as pessoas não tem a responsabilidade", desabafa.

Recurso bloqueado

Niède se refere a ação civil pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí que obriga a União, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a fazer uma dotação específica para manutenção, funcionamento e preservação do parque. O juiz, porém, rejeitou a liberação do recurso.

Em janeiro de 2017 uma parte da verba bloqueada foi liberada em caráter emergencial, destinada a despesas com pessoal, material de consumo e infraestrutura do Parque. Mas desde então, Niède explica que outra parte da verba, cerca R$ 500 mil, está bloqueada, e que o juiz responsável pela liberação está de férias, sem possibilidade de solucionar o impasse. 

Para Niède a verba bloqueada seria suficiente para manter o parque na situação atual até pelo menos o final do ano. A FUMDHAM já teve em seus quadros cerca de 270 funcionários e hoje funciona apenas com cerca de 70. A pesquisadora garante que manterá o parque em seu funcionamento mínimo durante o dia, mas somente enquanto houver verba para pagamento dos guariteiros. "O ICMBio deve colocar os guardas para manter o local", conclui.

Criado em 1979, o parque nacional é Patrimônio Mundial da Unesco e abriga os mais antigos vestígios da ocupação humana no país, com mais de 30 000 pinturas rupestres. Ele é administrado desde 1986 pela arqueóloga Niède Guidon, a primeira pesquisadora a investigar as pinturas; mas há anos ela se queixa da escassez de recursos para a manutenção do lugar.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores