Cidadeverde.com

Bancos em São Raimundo Nonato terão de adotar medidas de prevenção

A pedido do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio de ação civil pública, a 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato determinou que os bancos do Brasil, do Nordeste e Bradesco no município adotem medidas de prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19). Isto porque se constatou a ocorrência de aglomerações de pessoas nas portas das agências bancárias em razão do pagamento do auxílio emergencial.

Por isso, o MPPI expediu recomendações administrativas para que os bancos realizassem constante desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, disponibilizassem álcool em gel, atendessem ao público em horários diferenciados, limitassem o número de pessoas no interior das agências e distância entre os consumidores. Entretanto, as recomendações foram descumpridas, expondo a risco de contaminação não apenas as pessoas aglomeradas na frente das agências bancárias, mas também todas que se encontram no entorno da cidade de São Raimundo Nonato. Além disso, a agência do Bradesco possui estrutura física incompatível com o fluxo de pessoas a serem atendidas.

Por esse motivo, a Justiça determinou, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, que as agências da cidade limitem o número de pessoas nos locais de espera, organizem filas para atendimento com distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, demarquem no piso o mesmo distanciamento, distribuam senhas com hora marcada para atendimento, a fim de evitar filas de espera fora do estabelecimento, bem como criem mecanismo de agendamento para o atendimento. Aquelas em que o espaço nas agências for pequeno, deverão demarcar o piso na sua área externa para acomodar os usuários.

Os bancos também deverão realizar constante limpeza do ambiente, observando as recomendações das autoridades de saúde pública, e disponibilizar, especial em áreas de autoatendimento, produtos para higienização das mãos de usuários e funcionários, mantendo o funcionamento de todos os terminais regularizados e, no caso do Bradesco, o número de funcionários e de caixas eletrônicos de autoatendimento deverá ser aumentado para, no mínimo, mais três.

A Justiça determinou, ainda, o desestímulo à ida a agências bancárias por meio de divulgação publicitária em meios alternativos de comunicação, bem como pela difusão em televisão e rádio locais.

 Da Redação
[email protected]

UPA de São Raimundo Nonato está atendendo pacientes com covid-19

Foto: Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conjuntamente com a diretoria do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, localizado em São Raimundo Nonato, tomou medidas para atender pacientes do Covid-19 de todo o Território da Serra da Capivara. O atendimento já acontece desde o último fim de semana. 

Para facilitar esse atendimento, o Pronto Socorro, que funcionava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h) de São Raimundo Nonato, passou a funcionar nas dependências do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz por período indeterminado, devido à pandemia. 

Com essa mudança, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Raimundo Nonato está com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para pacientes com síndromes respiratórias ou casos confirmados de coronavírus. Segundo a diretora do Hospital, Nilvania do Nascimentos, atualmente tem 2 pacientes internados no local com síndrome respiratória.

 “Na estrutura que montamos, os pacientes que chegam para atendimento passam por uma triagem numa tenda montada fora do hospital. Dependendo do caso, ele é encaminhado para a UPA ou Pronto Socorro”, afirma Nilvania.

O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz atende à população de 20 municípios do território da Serra da Capivara. Segundo o boletim epidemiológico da Sesapi, até agora foram confirmados 29 casos de covid-19 na região.

Da Redação
[email protected]

Ônibus com 30 passageiros de SP é apreendido no São Raimundo Nonato

Foto:PM/PI

Um ônibus clandestino transportando passageiros oriundos do estado de São Paulo foi apreendido pela Polícia Militar do Piauí. O veículo estava chegando à cidade de São Raimundo Nonato, distante 523 Km de Teresina, quando foi abordado. 

A apreensão aconteceu nessa segunda-feira (27). O capitão Ivanaldo Santos, subcomandante do 11º Batalhão,  conta que, após consulta à Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT),  foi confirmado que o  ônibus não é autorizado para transporte de passageiros. O veículo foi retido e conduzido ao quartel da PM na cidade.

Segundo ele, no ônibus havia 30 passageiros, que foram levados para o terminal rodoviário de São Raimundo Nonato para monitoramento pela Vigilância Sanitária. A empresa reponsável pelo transporte fretou táxis, que levaram os passageiros para seus destinos. Alguns iam para a cidade de Caracol outros ficaram em São Raimundo Nonato.

“Recebemos o informe que eram dois ônibus mas, um deles estava com liminar que autorizava a circulação e não tivemos como apreender. O outro foi apreendido porque estava de forma irregular”, explica o capitão. 

Segundo o capitão, por causa da pandemia do coronavírus,  população está amedrontada com a chegada de pessoas de outros estados na região.

“Há ônibus clandestinos transportando pessoas de São Paulo aqui para região e isso está trazendo transtorno haja visto que a pessoas, por causa da Covid-19, estão atemorizadas por São Paulo ser o epicentro no Brasil do coronavirus”, conta.

Em São Raimundo Nonato os casos de coronavírus crescem a cada dia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde,  a cidade já tem 19 registros de Covid-19.


 

Izabella Pimentel
[email protected]

CDP de São Raimundo Nonato faz reformas utilizando a mão de obra carcerária

Foto: Ascom/Sejus

A gerência da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, iniciou reformas na unidade penal que é padrão no sistema penitenciário piauiense. O serviço acontece com a mão de obra de cerca de 20 detentos lá custodiados.

As reformas compreendem a construção de uma cela de trânsito, pintura dos pavilhões e celas, manutenção dos ar-condicionados e capina da área externa da Casa de Detenção.

Para o gerente da unidade, o Policial Penal José de Melo, o trabalho é um pilar da ressocialização e com a reforma, a gerência do estabelecimento penal tem dado essa oportunidade.

"Estamos dando oportunidade de não apenas integrar o interno à sociedade, mas, também, fornecer benefícios processuais advindos do trabalho, que é a remição de pena. A estrutura da unidade está sendo modificada. Criamos uma cela de trânsito com o objetivo de dar celeridade ao momento da inclusão e uma maior segurança aos policiais penais", frisou Melo. 

Da Redação
[email protected]

 

Homem é preso com arma de uso restrito em São Raimundo Nonato

Foto: Divulgação polícias

A delegacia regional de São Raimundo Nonato e a Força Tática da Polícia Militar apreenderam quatro armas de fogo, munições e droga durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no município, nesta sexta-feira(21). 

Os policiais estiveram em dois endereços de um homem identificado apenas pelas iniciais E.F.D, que foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito, já que uma das armas, uma pistola ponto 40 é de uso exclusivo das forças de segurança. 

Além dela, foram encontrados um rifle, um revólver 38 e uma espingarda, maconha e munições. 

Todo o material e o preso foram encaminhados para a delegacia regional de São Raimundo onde ele foi autuado. 


Caroline Oliveira
Com informações da PC-PI
[email protected]

Agespisa corrige vazamento e abastecimento de água volta em 7 cidades

A Agespisa concluiu na tarde desta terça-feira (18), o vazamento na adutora do Garrincho que deixou sete cidades sem água na região de São Raimundo Nonato. Segundo a empresa, o abastecimento será retomado de forma gradual.

Além de São Raimundo Nonato, o problema atingiu os moradores dos municípios de Dirceu Arcoverde, São Lourenço, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Brás do Piauí e do povoado Minador, em Anísio de Abreu.

Fotos: Agespisa

Segundo a Agespisa, vários técnicos dos setores e Operação e Obras foram deslocados para fazer o serviço de correção desse vazamento. O trecho onde houve o rompimento vem apresentando problemas constantemente e fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo Nonato.

“Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos”, informou a Agespisa em nota.

A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até a Estação de Tratamento de Água. Até aí são 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros.

Com informações da Agespisa
[email protected]

São Raimundo Nonato e mais seis cidades estão sem água após vazamento em adutora

Foto: Arquivo CV

Um vazamento na adutora do Garrincho deixou pelo menos sete cidades no sul do Estado sem água nesta terça-feira(18). São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde, São Lourenço, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Brás do Piauí e do povoado Minador, em Anísio de Abreu foram atingidos pelo problema que ocorreu entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Ramundo. 

A Agespisa já mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter emergencial na correção. A empresa informa que por conta da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

Segundo a Agespisa, o trecho onde houve o rompimento vem apresentando vazamentos constantemente. "Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos", informa a nota da empresa.

Ela destaca ainda que em agosto do ano passado, foi realizada uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas. Há cerca de seis anos, outro importante trecho foi todo refeito pela Agespisa, a um custo aproximado de R$ 11 milhões.

A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até à Estação de Tratamento de Água, num percurso de 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros.

 

Caroline Oliveira
Com informações da Agespisa
[email protected]

 

TRE marca julgamento da prefeita de São Raimundo Nonato para dia 18

Foto: Cidadeverde.com

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para a próxima terça-feira (18) o julgamento do recurso eleitoral impetrado pela defesa da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro Silva, contra a decisão do juiz da 13ª zona eleitoral, Mário Soares de Alencar, que cassou o mandato dela e do vice-prefeito de São Raimundo Nonato, Luís Alberto de Costa Macedo, em setembro de 2019.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AJE) foi impetrada pelo candidato a prefeito da coligação “Força do Povo” (PDT/DEM/PTC/PSB/PSD/PTdoB), Avelar de Castro Ferreira. Ele solicitou a cassação dos registros ou diplomas dos candidatos investigados, além da declaração de inelegibilidade e aplicação de multa a todos os demandados. Nessa ação foi alegado que os acusados praticaram quatro crimes: abuso do poder político e econômico, conduta vedada a agente público e captação ilícita de sufrágio.

A prefeita e o vice-prefeito foram cassados por abuso de poder econômico e político e conduta vedada a agentes públicos nas eleições de 2016, acusados de oferecer benesses aos eleitores que se encontravam em grave situação de estiagem, a exemplo de poços tubulares, reformas e barragens. 

Os vereadores Rian Marcos Alves da Silva, Nunes de Jesus Santos, Laércio Dias de Carvalho, José Ronaldo Deodato de Siqueira e Martinho Afonso Ribeiro também foram cassados, acusados de dar suporte político à prefeita.

O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPF), assinado pelo Procurador Regional Eleitoral Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, assinado no dia 31 de janeiro desse ano (2020), é pelo não acolhimento das preliminares alegadas pela defesa da prefeita de São Raimundo Nonato e ainda pela manutenção da sentença dos vereadores. 

Decisão inicial 

Em setembro de 2019, o juiz da 13ª zona eleitoral, Mário Soares de Alencar, cassou o mandato da prefeita de São Raimundo Nonato e do vice. Além disso, o marido da prefeita, deputado estadual Hélio Isaias, também foi condenado na ação por usar a máquina pública, como gestor da Defesa Civil estadual, com o objetivo de favorecer a campanha da sua esposa, então candidata a prefeita do município de São Raimundo Nonato.   

Na época, a defesa da prefeita entrou com recurso, conseguindo assim efeito suspensivo da decisão de primeira instância, podendo assim recorrer se mantendo nos cargos até o trânsito em julgado.

Da Redação
[email protected]

Polícia crê em tentativa de assalto contra chefe do Parque Serra da Capivara

Foto: Yala Sena

O delegado Carlos Franselmo, que investiga o atentado contra a chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, Marrian Helen da Silva Gomes Rodrigues, afirmou que o caso permanece na Polícia Civil e a investigação, até o momento, aponta para tentativa de assalto.

 Boatos circulam que o caso estava na Polícia Federal. O delegado explicou que algumas pessoas ligaram o atentado ao cargo de Marrian já que a região registra problemas com caçadores dentro do parque nacional. 

O atentando contra Marrian Hellen aconteceu por volta das 19h30 do dia 17 de janeiro de 2020. O boletim de ocorrência sobre o fato foi registrado no dia 20 de janeiro.

Carlos Franselmo ressaltou que a linha da tentativa de assalto foi pensada após identificar um boletim de ocorrência com  outra vítima - nas mesmas condições e localidade - poucos dias antes da tentativa contra a chefe do parque.
 
"Nós continuamos na investigação e até agora verificamos que, provavelmente, não tem relação ao cargo dela. Por isso, continua com a Polícia Civil. No mesmo local e nas mesmas condições outra pessoa foi assaltada e registrou um boletim. Ainda não temos suspeitos porque o local não tem muita movimentação e câmeras de segurança". 

O delegado pede que se outras vítimas tenham sido assaltada ou sofrido alguma tentativa na região da BR-020 entre São Raimundo Nonato e Coronel José Dias busquem pela polícia para ajudar nas investigações: uma dupla de assaltantes se aproximou e bateu no vidro do carro em movimento para forçar parada. 

Sobre o atentado a Marrian Hellen, o delegado acrescentou que a chefe se assustou com a chegada dos assaltantes, perdeu o controle do veículo e saiu com o carro da pista. Ele acredita que os suspeitos também ficaram nervosos com a situação e não conclui o assalto, fugindo do local. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Preso suspeito de estuprar criança e "comprar" silêncio com roupas e dinheiro

Foto: Saoraimundo.com

Um suspeito foi preso sob acusação de estuprar uma criança de sete anos de idade no município de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí. Segundo o delegado Yan Brayner, a vítima teria sido vítima de abuso sexual de forma reiterada, sendo a última vez, no fim de semana. 

"Ele é parente por afinidade da vítima e se aproveitaria dessa relação de parentesco distante para cometer os abusos. O caso foi descoberto após a menina contar o caso para uma coleguinha que contou para mãe da vítima e acionou o Conselho Tutelar", explica o delegado titular em Canto do Buriti e que representou pela prisão preventiva. 

Yan Brayner confirma que a violência sexual foi atestada por meio de exames que confirmaram a conjunção carnal. Para "comprar o silêncio" da vítima, ele teria oferecido pequenas quantias em dinheiro e roupas. 

O delegado conta que, ao ter conhecimento da investigação, o suspeito tentou cometer suicídio e ao ter alta médica fugiu, mas foi localizado em um ônibus com destino para Brasília-DF. 

"Assim que teve alta, tentou fugir para Brasília ontem (29), mas conseguimos interceptar o ônibus e cumprir o mandado de prisão já na cidade de Bom Jesus-PI", finaliza o delegado. 

O suspeito permanece preso em Bom Jesus e deve ser ouvido nesta quinta-feira (29). A prisão contou com apoio técnico da delegacia de Canto do Buriti e apoio operacional da Polícia Militar de Campo Alegre de Lourdes-BA e de Bom Jesus-PI. 


Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores