Cidadeverde.com

Codevasf inaugura escritório técnico em SRN que atenderá 30 municípios do Sul do Piauí

Foto: Ascom Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugura, nesta sexta-feira (5), às 8h, Escritório de Apoio Técnico em São Raimundo Nonato, na região Sul do Piauí. Com o intuito de fomentar as potencialidades da região e fortalecer as atividades produtivas locais, a nova unidade atenderá cerca de 30 municípios piauienses.

Entre os critérios para instalação do Escritório de Apoio Técnico em São Raimundo Nonato, que está vinculado à 7ª Superintendência Regional da Codevasf, estão o aumento das ações da Companhia no Território Serra da Capivara e a posição estratégica da região, cujos municípios são destaque na apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, agricultura irrigada e turismo.  

Os principais municípios que serão atendidos pela unidade descentralizada da Companhia são: Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Brejo, Campo Alegre do Fidalgo, Caracol, Canto do Buriti, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Guaribas, Itaueira, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pajeú, Pavussu, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Rio Grande, São Braz, São João do Piauí, São Lourenço, São Raimundo Nonato, Socorro do Piauí, Tamboril e Várzea Branca.

A instalação do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf solidifica um canal de comunicação direto entre a base produtiva e a gestão pública, valoriza o setor primário e estimula novos mercados. “Vale ressaltar que São Raimundo Nonato, que possui ainda infraestrutura aeroviária, é estratégico também para regiões de grande impacto produtivo como o polo Juazeiro-Petrolina, um dos maiores centros da fruticultura no Brasil, onde poderão ser realizados diversos intercâmbios e buscas de novos investimentos para a região da Serra da Capivara”, disse o superintendente da Companhia no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Nos últimos três anos, no fortalecimento da apicultura e na mecanização agrícola, foram investidos pela Codevasf na região cerca de R$ 12 milhões por meio da doação de 4,5 mil colmeias, dezenas de patrulhas agrícolas e máquinas pesadas, além de casas de farinha móveis, casas de mel e caminhões compactadores de lixo.  Essas ações representam o atendimento direto de milhares de agricultores familiares que incrementaram a renda e alcançaram melhor qualidade de vida.  

A solenidade de inauguração do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em São Raimundo Nonato contará com a presença de prefeitos, associações de produtores rurais, autoridades políticas e movimentos sociais. A nova unidade está localizada à Rua Avelino Freitas, nº 696, Centro, Cep 64770-000.

Um dos maiores fotojornalistas da caatinga André Pessoa lança livro em São Paulo

  • andre16.jpg André Pessoa
  • andre15.jpg André Pessoa
  • andre14.jpg André Pessoa
  • andre13.jpg André Pessoa
  • andre12.jpg André Pessoa
  • andre11.jpg André Pessoa
  • andre10.jpg André Pessoa
  • andre9.jpg André Pessoa
  • andre8.jpg André Pessoa
  • andre7.jpg André Pessoa
  • andre6.jpg André Pessoa
  • andre5.jpg André Pessoa
  • andre4.jpg André Pessoa
  • andre3.jpg André Pessoa
  • andre2.jpg André Pessoa
  • andre1.jpg André Pessoa

 

Por Yala Sena 

Se pudessemos pegar todos os flagrantes captadas pelas lentes de André Pessoa, desde a imensidão da caatinga à grandeza do povo nordestino, certamente daria para construir um museu de grande valor fotográfico. Ainda não temos. No entanto, para resgatar os 30 anos de trabalho, o fotojornalista com maior projeção nacional e internacional do estado, selecionou fotos e editou o livro “Piauí: Terra Querida, Filha do Sol do Equador”. A edição já foi lançada em vários estados e nesta terça-feira (25) será em São Paulo, no shopping Olimpia. 

André Pessoa é um dos maiores documentaristas do estado e no livro de 132 páginas ele traz imagens de três décadas de registros ininterruptos. Há flagrantes que vão das nascentes ao Delta do Parnaíba; do interior semiárido ao marisqueiro do litoral; das plantas aos bichos que habitam a Caatinga, o Cerrado, as zonas costeiras e as florestas tropicais.

O livro já foi lançado em Brasília, Rio de Janeiro, Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato em uma  sessão com a Academia Piauiense de Letras.

Veja o que ele diz sobre o livro: 

Como surgiu a ideia do livro? Como foi a seleção das imagens?  

O livro é uma espécie de edição dos 30 anos de documentação no Piauí. Meu trabalho sempre foi muito reconhecido em função da Serra da Capivara e nesse trabalho destaco o Piauí de norte a sul, em especial o seu povo.  

Algumas imagens são especiais pra você? e porquê? 

Sim, são imagens que marcaram minha carreira nessas três décadas. A capa do convite, por exemplo, mostra um sertanejo do município de Caracol, feira na década de 1990 antes mesmo do município de Guaribas se emancipar. Ele é um morador do povoado Queimada do Angico, nas fraldas da área que em 1998 seria transformada no Parque Nacional Serra das Confusões. Seu Lino criava gado e pequenos animais na região.

Como o público pode adquirir seu livro? 

O livro é comercializado durante os lançamentos ou é possível encontrar na livraria da Travessa nas grandes cidades e aeroportos, ou em Teresina nas principais livrarias.

Como se sente ao ver seu trabalho, mais uma vez, sendo visto na maior metrópole do País? 

Tenho uma relação de respeito e amor com São Paulo. Durante as décadas de 2000 e 2010 trabalhei para os principais veículos de comunicação do País com destaque para Rolling Stone, National Geographic, Discovery Magazine, Caminhos da Terra, Horizonte Geográfico, Época, IstoÉ, entre muitas outras e fiz grandes amizades. Rodei o mundo fazendo trabalho para essas publicações, mas nunca deixei minha casa em São Raimundo Nonato que é onde vivo e desejo ficar.

Quais os trabalhos que está desenvolvendo atualmente?

Estamos trabalhando em vários documentários para emissoras do exterior e no planejamento de um grande evento de cinema no Piauí que ainda não podemos  divulgar, mas que terá repercussão nacional.

 


André Pessoa é autor de projetos como A Natureza do Piauí (2014), Caatinga Selvagem (2015) e Olhais (2021).

O livro é inspirado na trilogia do centenário livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. André Pessoa definiu o caminho para representar o Piauí com os capítulos, o chão, o povo, as plantas e os bichos. 

O livro traz também vários colaboradores que André convidou para relatar o universo chamado Piauí, abrindo o livro com cinco poesias do médico Luiz Ayrton Santos Júnior. A ex-governadora do Piauí, Maria Regina de Sousa assina o prefácio da obra seguido pela introdução do jornalista Allisson Bacelar. Representando o Movimento Nacional de Direitos Humanos, Maria da Conceição da Silva Araújo, dona Cecé, escreve um emocionante roteiro ambientado no interior do Piauí.

Os textos foram produzidos por Sérgio Adeodato, Francisco José, Rute Andrade, Toni e Célia Nogueira, Tânia Martins, Otacílio Nétto e Marcos Damasceno. A obra é assinada pelo designer gráfico Tupy, uma poesia de Paula Nunes sobre a carnaúba, que é a grande imagem de destaque na capa.  

André Pessoa é autor das fotografias que levaram o Ministério do Meio Ambiente a criar, em 1998, o Parque Nacional Serra das Confusões, hoje uma das maiores unidades de conservação do Brasil, com 825 mil hectares.

Colaborou na implementação do Parque Nacional Nascentes do Parnaíba, na criação do Corredor Ecológico Capivara-Confusões e nas campanhas em defesa da Serra Vermelha, ameaçada de virar carvão na década de 2000. 

Pernambucano natural de Recife, é cidadão piauiense. Ele vive ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, onde dedica grande parte da sua carreira profissional. Em 2015 criou o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), organização não governamental, sem fins lucrativos, que mantém o projeto do Viveiro Mata Branca, de produção, plano e distribuição gratuita de mudas da Caatinga.

Júri condena à prisão homem que matou esposa a golpes de facão; crime ocorreu há 20 anos

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo (com informações do MPPI)

O Tribunal do Júri condenou a 28 anos de prisão Daniel Rodrigues de Sousa, suspeito de matar a golpes de facão a esposa Genilde Meneses França Sousa. O crime ocorreu há 20 anos, em outubro de 2003, na cidade de São Raimundo Nonato. 

Segundo as informações da sentença,o condenado pelo crime confessou o crime e demonstrou frieza. Os laudos da época apontaram que a vítima foi atingida por diversos golpes de facão, tendo perfurações que atingiram, inclusive, a garganta e as partes íntimas da vítima. 

O Júri condenou Daniel por homicídio qualificado, com as qualificadoras de motivo torpe, utilizando-se de meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. 

A condenação ocorreu por meio de atuação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ). 

O suspeito deverá cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado.

Incêndio de grandes proporções atinge depósito da polícia em São Raimundo Nonato; 60 veículos destruídos

Foto: Reprodução redes sociais

Por Bárbara Rodrigues

Atualizada às 11h40

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito da polícia localizado na cidade de São Raimundo Nonato, a 521 km de Teresina, na noite de quinta-feira (13). A suspeita é que adolescentes possam ter causado o incêndio. Cerca de 60 veículos, entre carros e motos foram destruídos.

O fogo começou por volta das 20h30 no bairro Gavião. Segundo o Corpo de Bombeiros, o local era usado pela polícia como depósito de sucata de veículos apreendidos.

“Fomos acionados pelo delegado da polícia civil e quando chegamos ao local, estava um incêndio de grandes proporções. Nós fizemos o combate, não tivemos nenhum ferido, só danos materiais. Lá se tratava de uma sucata, um depósito de veículos apreendidos pela Polícia Civil, onde os veículos já estavam desgastados”, informou o capitão Pedro Cardoso, do Corpo de Bombeiros de São Raimundo Nonato.

Ele informou que ainda não é possível informar o que teria causado o incêndio, somente após a realização da perícia. 

Ao Cidadeverde.com, o delegado Herdeson Bernado informou que o local era o antigo quartel da Polícia Militar e que fica ao lado da delegacia da polícia civil. Vídeo de uma câmera de segurança mostra adolescentes próximo ao local, antes do início do fogo. Logo depois um deles joga o que parece ser uma 'bombinha' no local.

“No local onde esse fogo pegou, tinha alguns veículos apreendidos, foram constatados seis veículos incendiados, e em torno de 54 motos. A gente tem imagens desses adolescentes que possivelmente jogaram bombas lá, e estamos tentando identificar eles”, explicou o delegado.

 

 

 

 

Idoso é assassinado com facada nas costas em São Raimundo Nonato; sobrinha é suspeita

Foto: Reprodução redes sociais

Por Bárbara Rodrigues

O idoso Genivaldo Alves da Silva, de 61 anos, foi assassinado com uma facada na noite de quarta-feira (5) na cidade de São Raimundo Nonato, a 521 km de Teresina. A sobrinha da vítima e o namorado dela são suspeitos de participação no crime.

O assassinato ocorreu na comunidade Lagoa do Meio, na zona rural do município. A Polícia Civil informou que iniciou a investigação, mas ainda não há muitos detalhes sobre o crime que ocorreu no terreno da vítima.

“Estamos apurando esse fato que ocorreu na noite de ontem, onde supostamente essa sobrinha teria matado o tio com uma facada nas costas. Ao que parece, o namorado dela também estava presente, e logo após o fato ela fugiu. Ainda está foragida, e não conseguimos localizar ela, e nem o namorado”, explicou o delegado Herdeson Bernardo.

O delegado afirmou que havia desavenças entre a sobrinha e o tio, e que o idoso já tinha sido preso por ameaça e lesão corporal contra a suspeita. A causa da briga que teria levado ao crime ainda está sendo apurada.

“Esse tio já tinha sido preso em março deste ano, no começo do mês, justamente por causa de ameaça e lesão corporal contra essa sobrinha. Então, ao que tudo indica, eles já vinham nessa questão de discussão, de briga. Estamos ainda apurando os fatos para entender como realmente aconteceu e a causa. Inicialmente, o que chegou até nós é que parece que ele estava mandando ela sair de dentro da casa, mas ainda estamos levantando informações para confirmar”, destacou o delegado.

Homem atira em festa de aniversário e oito pessoas ficam feridas em São Raimundo Nonato

Foto arquivo Sesapi

Por Yala Sena 

Oito pessoas ficaram feridas durante uma festa de aniversário em um sítio no município de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. Segundo relatos de convidados, um homem foi barrado no local do evento e atirou contra os convidados. 

O empresário Gilmar Dias da Silva, conhecido como Chapolim, contou que sua mulher e os dois filhos, um de 16 anos e a outra de 21 anos, ficaram feridos com estilhaços de bala. Os três foram levados para a UPA de São Raimundo Nonato.

“O que soubemos é que uma pessoa foi barrada na festa e atirou afirmando que iria causar terror. Lá, estava uma festa bem bonita, com segurança e a presença da Polícia. Vou fazer Boletim de Ocorrência para que essa pessoa não cometa mais esse crime”, disse o empresário.

Chapolim informou que sua família estava sentada na mesa quando foi atingida pelos estilhaços de bala. 

“Minha mulher foi ferida na cabeça, nas costas e estava sangrando. Levamos para o hospital, foi medicada e já está em casa. O médico disse para ela ficasse em repouso e que o chumbo será retirado”, disse o empresário. 

A festa era de aniversário de 50 anos de um amigo da família e ocorreu na localidade Novo Horizonte, a 15km de São Raimundo. O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (29) para quinta-feira. 

Operação contra facção prende 20 e apreende mais de R$ 50 mil em dinheiro no PI

  • draco_117_1.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_2.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_3.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_4.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_5.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_6.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_7.jpeg Ascom SPP-PI

Por Rebeca Lima 

20 pessoas foram presas e mais de R$ 50 mil em espécie apreendidos durante a Operação Draco 117, deflagrada ontem (14) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas nas cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão e Campo Maior.

A ação teve o objetivo de desarticular a célula de uma facção criminosa que atua na região. Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Além do dinheiro, vários cartões de crédito, sete armas, dois veículos de luxo, sendo um blindado, e anotações sobre a atuação da organização criminosa foram apreendidos.

Leia também: 

Prisões

Entre os presos está um homem mais conhecido como ‘Visionário’, suspeito de ser o líder “geral” da facção criminosa no Piauí. Segundo o Draco, ele teria sido enviado de São Paulo para São Raimundo Nonato para coordenar todas as ações da organização. Com ele, também foi apreendida uma pistola que pertence à Polícia Militar do Piauí.

A esposa dele, que também é considerada a “geral” da mesma organização criminosa no estado de Tocantins, foi presa.

A operação

De acordo com a investigação, os alvos da operação têm envolvimento com os recentes homicídios que ocorreram este ano no município de São Raimundo Nonato, entre eles, o duplo homicídio que aconteceu no mês de fevereiro, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros no bairro Aeroporto; o homicídio de um homem identificado como Gleidson Roberto Araújo Santos, que foi encontrado em um campo de futebol no bairro Santa Luzia; além do caso de um homem que teve o corpo esquartejado, queimado e enterrado no quintal de uma residência no bairro Umbelina.

Veja mais:

Preso suspeito de ser o líder “geral” de facção criminosa no Piauí; arma da PM também foi apreendida

Foto: Ascom/SPP-PI

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

Um homem suspeito de ser o líder “geral” de uma facção criminosa no Piauí foi preso na manhã desta terça-feira (14) durante a operação Draco 117, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, no Sul do estado. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão nas cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão e Campo Maior, em desfavor de membros de facções responsáveis por várias práticas criminosas, entre elas homicídios, tráfico de drogas e roubos. De acordo com a Polícia Civil, a ação tem o objetivo de desarticular a célula de uma organização criminosa que atua na região.

Segundo o Draco, o líder preso é mais conhecido como ‘Visionário’ e teria sido enviado de São Paulo para São Raimundo Nonato para coordenar todas as ações da facção criminosa. Com ele, também foi apreendida uma pistola que pertence à Polícia Militar do Piauí.

“Esse indivíduo veio do estado de São Paulo para organizar essa célula criminosa, um indivíduo com diversas passagens criminosas, inclusive com envolvimento em um dos homicídios que está sendo apurado, aquele homicídio em que uma pessoa foi enterrada em cova rasa com seu corpo totalmente esquartejado. É um indivíduo que tem participação direta nesse homicídio, foi ele que deu a autorização para a morte para que seus comparsas realizassem a morte e posteriormente desovassem o corpo naquela residência”, explicou o delegado Eduardo Aquino.

Além dele, sua esposa, que também é considerada a “geral” da mesma organização criminosa no estado de Tocantins, foi presa.

“Dois indivíduos de alta periculosidade, integrantes de organização criminosa, do alto escalão e residindo aqui na cidade de São Raimundo Nonato”, acrescentou Eduardo Aquino.

 

 

Ainda segundo a investigação, os alvos da operação têm envolvimento com os recentes homicídios que ocorreram este ano no município de São Raimundo Nonato, entre eles, o duplo homicídio que aconteceu no mês de fevereiro, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros no bairro Aeroporto; o homicídio de um homem identificado como Gleidson Roberto Araújo Santos, que foi encontrado em um campo de futebol no bairro Santa Luzia, além do caso de um homem que teve o corpo esquartejado, queimado e enterrado no quintal de uma residência no bairro Umbelina.

Leia mais:

Durante as diligências, também foram apreendidos dois carros de luxo e dinheiro.

A operação contou com apoio operacional da Delegacia Especializada no Combate à Facções Criminosas Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Picos, Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), Força Tarefa de Parnaíba, delegacias das cidades de Oeiras, Paulistana, São João do Piauí, Canto do Buriti, Campo Maior e BOPAER da Polícia Militar do Piauí.

 

Marcelo Castro muda domicílio eleitoral de Teresina para São Raimundo Nonato

Foto: Ascom

Por Paula Sampaio 

O senador Marcelo Castro (MDB), que votava em Teresina, fez a transferência do domicílio eleitoral para a cidade de São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (06). No município, ele apoio o pré-candidato a prefeito Rogério Castro (MDB). 

“Estamos tirando o nosso título como eleitores de São Raimundo Nonato. Eu não era eleitor daqui por uma série de circunstâncias, meu pai fazia campanha aqui e eu em Teresina. Mas, agora, estamos de volta às nossas origens”, declarou. 

A informação foi divulgada pelo próprio senador em um vídeo nas redes social na frente do Fórum de São Raimundo Nonato. Estavam com ele o deputado federal Castro Neto, Marcelo Filho, Édson Ferreira, Ferreira Neto e Valdir Júnior.

Casal é preso após tentar usar documento falso para mudar domicílio eleitoral em São Raimundo Nonato

Foto: Ascom/PC-PI

Um casal foi preso em flagrante nesta sexta-feira (27), em São Raimundo Nonato, após tentar usar documentos falsos para tentar realizar a modificação do domicílio eleitoral.

Segundo informações da Delegacia de São Raimundo Nonato, funcionários do cartório eleitoral suspeitaram dos documentos apresentados pelos dois e chamaram o juiz eleitoral que, ao constatar a situação, acionou a Polícia Civil. 

“Esse tipo de situação vem acontecendo constantemente na região e tem o objetivo de captar eleitores, por parte de alguns políticos, para mudarem o seus domicílios eleitorais, alertamos que referida prática é crime e a Justiça Eleitoral, bem como a Polícia Civil vão continuar investigando a fim de identificar e prender os envolvidos e responsáveis por tais ações”, informou a Delegacia de São Raimundo Nonato.

Os dois foram presos em flagrante, se encontrando recolhidos na Delegacia de Polícia Civil aguardando audiência de custódia. 

Posts anteriores