Cidadeverde.com

Moradores denunciam onda de assaltos em São Raimundo Nonato

Foto: Yala Sena/cidadeverde.com 


Moradores de São Raimundo Nonato procuraram o Cidadeverde.com para denunciar o aumento do número de casos de assaltos no município, localizado a 600 Km de Teresina. De acordo com a denúncia, somente nos últimos dois dias foram mais de 20 casos registrados. 

Ainda de acordo com os moradores, a maioria das vítimas é do sexo feminino e acaba tendo pertences como celulares, bolsas e jóias levados pelos criminosos. Também existem registros de roubos a veículos, principalmente motocicletas. 

"Os bandidos sempre pegam as mulheres. No meu caso, eu estava vindo de moto sozinha, os bandidos parearam a moto com a minha, o de trás desceu apontando a arma e levou minha bolsa, meu celular e a moto. Ontem já teve outros casos, hoje novamente. São mais de 20 casos aqui na cidade", relatou uma vítima, que preferiu não ser identificada. 

Os moradores afirmam que a onda de assaltos não acontece pela primeira vez e cobram mais policiamento nas ruas de São Raimundo Nonato. "A gente cobra, porque deveria ter mais policiais nas ruas. São Raimundo é uma cidade grande e bastante desenvolvida", disse a vítima. 

Procurado pelo cidadeverde.com, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, major França, negou a quantidade ocorrências denunciadas. Segundo ele, de acordo com um levantamento realizado pelo Batalhão junto à Delegacia do município, apenas uma ocorrência de assalto foi registrada nos últimos dois dias. O comandante também orientou que as vítimas a formalizem o registro das ocorrência junto à Delegacia. 

O comandante também esclareceu que, atualmente, quatro viaturas e 12 homens realizam o policiamento da cidade de São Raimundo Nonato, simultaneamente.

"São quatro viaturas, cada uma com três homens em cada serviço. Uma do policiamento ambiental, uma da força tática, e duas do policiamento ostensivo. A Polícia está nas ruas para tentar identificar e prender esses meliantes", explicou o comandante do 11º BPM.

O 11º Batalhão da Polícia Militar, em São Raimundo Nonato, possui um número para recebimento de denúncias:

cidadeverde.com também tentou contato com a Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, mas sem sucesso. 

 
 
Natanael Souza
[email protected] 

UTI do Hospital de São Raimundo Nonato reduz ocupação por Covid-19

Foto: Site Governo do Piauí

O Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato, reduziu a ocupação de leitos de UTI por Covid-19 nesta quarta-feira (20). A unidade, que apresentava, até essa segunda-feira (19), 100% de ocupação em seus 15 leitos de UTI direcionados ao atendimento de pacientes com Covid-19, contabilizou hoje três altas de pacientes que recebiam tratamento nos leitos, baixando a ocupação para 80%.

A responsável pela Unidade de Pronto Atendimento do Hospital de São Raimundo Nonato, Nilvania da Silva Nascimento, fala que seguir os protocolos estabelecidos de atendimentos na unidade para os pacientes Covid garantiu essa recuperação. “Nós percebemos um aumento dos casos confirmados na região e de pacientes que já chegavam até a unidade com quadros como falta de ar, o que resultou em uma ocupação de 100% dos nossos leitos de UTI. No entanto, hoje esse quadro começa a se reverter, uma vez que seguindo os protocolos de atendimento nós alcançamos a alta de três pacientes”,  informou a gestora.

Ela destaca ainda que é importante, neste momento, seguir as recomendações das autoridades para prevenir novos casos de Covid-19. Continuidade do distanciamento, evitar aglomerações, utilização de máscaras e cuidados de higiene são medidas que precisam ser mantidas e reforçadas, para evitar o surgimento descontrolado de novos casos.

“Evitando novos casos e prevenindo podemos, assim, evitar uma sobrecarga da nossa rede, garantindo a assistência que todos necessitam”, finalizou Nilvania Nascimento.

 

Da Redação
[email protected] 

Pela primeira vez, UTIs Covid estão 100% lotadas em São Raimundo Nonato

As UTIs Covid em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, estão 100% lotados e pacientes terão que ser transferidos para outras cidades. Os 15 leitos funcionam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e a lotação máxima foi atingida desde a última quinta-feira (15). Segundo a enfermeria urgentista, Nilvânia da Silva Nascimento, responsável pela UPA, dos 20 leitos clínicos, seis estão ocupados, mas chegam pacientes com sintomas da doença a todo momento. 

"Os casos crescem desde julho. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que os leitos estão 100% lotados. A maioria dos pacientes nas UTIs são jovens, com menos de 40 anos", disse a enfermeira.

O secretário municipal de saúde, Jussival Júnior, avalia que os casos crescem desde a flexibilização de algumas atividades pelo decreto estadual. 

"Desde a abertura de bares e restaurantes. As pessoas têm feito também aglomerações em festas", reitera o secretário. A aglomeração durante a campanha eleitoral também sido apontada como um dos motivos do crescimento de casos em algumas cidades do Piauí. Devido ao aumento de casos, coligações firmaram acordo que suspende a campanha eleitoral em nove cidades da região de São Raimundo Nonato.

 

Ele acrescenta que a prefeita Carmelita Castro deve assinar um novo decreto restringindo algumas atividades e que há uma reunião prevista com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) devido ao aumento de casos. 

Levantamento do Cidadeverde.com com bases da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revela que São Raimundo Nonato é o município do interior que registra o maior número de novos casos desde o início de outubro. Na cidade, atualmente,  são 1802 casos confirmados da doença com nove mortes. 


Graciane Sousa
[email protected]

Coligações fazem acordo e campanha é suspensa em 9 cidades no Sul do Piauí

Foto: Portal SRN

A campanha eleitoral nas nove cidades que integram a 95ª e 13ª zonas eleitorais, ambas na região de São Raimundo Nonato, está suspensa por 20 dias. O acordo foi firmado na manhã desta sexta-feira (16) entre coligações, partidos políticos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI). Estão proibidos os comícios, carreatas e passeatas.

Além de São Raimundo, o acordo engloba na 95ª zona eleitoral as cidades de São Braz do Piauí, Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde, Várzea Branca e Fartura do Piauí. Já na 13ª zona eleitoral, Coronel José Dias, Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí.

“Não houve nenhuma determinação de suspensão da campanha. O que nós fizemos foi uma reunião com partidos políticos e coligações das duas zonas eleitorais e chegamos a um acordo”, explicou o promotor Leonardo Dantas, da 95ª zona eleitoral.

Segundo o promotor, a medida era necessária já que a situação do Território Serra da Capivara em relação a casos do novo coronavírus beira ao colapso.

“As autoridades de saúde daqui expuseram na reunião a real situação em que se encontra a região de saúde do Território da Serra da Capivara, que engloba 20 cidades. Elas demonstraram para os candidatos e partidos que houve um aumento de quase 70% nos casos de coronavírus do dia 15 de julho pra cá e que dos 15 leitos de UTIs do território, 12 estão ocupados, ou seja, a situação está na iminência de entrar em colapso”, afirmou o promotor.

“Consideramos tudo isso e propusemos um acordo a candidatos e partidos e chegamos ao consenso de suspender atos de campanha eleitoral que causam aglomeração, principalmente carreatas, passeatas e comícios até o dia 5 de novembro”.

Caso a situação se normalize na região, uma nova reunião acontecerá no dia 5 e os eventos poderão voltar na etapa final da campanha.

“Nessa data vamos fazer uma nova avaliação da saúde da região e se estiver mais controlada, os partidos voltam a fazer esses atos nos últimos dez dias de campanha”, disse o promotor.

Leonardo Dantas ressalta que não foi uma imposição do MPE e da Justiça Eleitoral, tanto que uma coligação de Dirceu Arcoverde optou por não assinar o acordo.

“Não foi uma imposição do MP e nem TAC foi assinado, foi apenas uma reunião e apelamos para o bom senso. As coligações e os candidatos entenderam que o momento exigia uma decisão nesse sentido. Apenas uma coligação da cidade de Dirceu Arcoverde resolveu não assinar”, declarou.

Fiscalização será intensa

Como feito um acordo, o promotor garante que a fiscalização será intensa. “Não estão proibidos de fazer, mas se comprometeram a não fazer e se fizerem e o MP tomar conhecimento, o evento pode não acontecer, ou se tiver acontecido, sofrer uma representação eleitoral com aplicação de multa por propaganda eleitoral realizada com descumprimento de medidas sanitárias. Eu espero sinceramente que haja o cumprimento do que foi acordado. O MP estará atento para evitar atos de aglomeração até o dia 20, num momento tão delicado para a saúde da região”, finalizou.

Participaram da reunião, a promotora da 13ª Lucia Macêdo; o presidente da OAB em São Raimundo Nonato James Amorim e os juízes eleitorais.

Até o momento, duas cidades do Piauí já suspenderam as campanhas eleitorais: Santo Antônio de Lisboa e Cristino Castro.

Hérlon Moraes
[email protected]

SAF entrega kits para agricultores do município de São Raimundo Nonato

Foto: Ccom

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), representada pela superintendente de Programas para a Agricultura Familiar, Liz Meireles, realizou, na quarta-feira (16), a entregas dos kits para grupos de produção em São Raimundo Nonato,Território da Serra da Capivara. A solenidade da ação aconteceu na sede do Emater.

Os agricultores e agricultoras receberam um kit composto de barracas, balanças, caixas plásticas, seladora a vácuo embalagens, além do kit Feirante com vestimentas como avental e touca, equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas e produtos de higienização como álcool gel, água sanitária e borrifadores.

De acordo com Liz Meireles, o projeto é uma ação emergencial do Governo do Estado e tem como finalidade apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar nesse momento de pandemia e desenvolver uma nova estratégia de comercialização através do uso do aplicativo e da entregas de cestas. “Estamos aqui em São Raimundo Nonato realizando a entrega dos kits para os quatros grupos de produção que estão participando do projeto. Os agricultores estão empolgados com a realização da Quitanda e com a perspectiva de aumentar a comercialização dos seus produtos. A Secretaria de Agricultura Familiar fez investimentos consideráveis no município para incentivar a produção e agora trazemos uma nova estratégia de comercialização. Estamos muito satisfeitos com a realização da primeira feira”, afirmou

O Projeto Quitanda Virtual consiste na venda de produtos da agricultura familiar por meio de aplicativo de celular e tem como objetivo apoiar os agricultores e agricultoras familiares, fortalecer a venda de cestas agroecológicas e ofertar às famílias piauienses uma alimentação saudável e livre de agrotóxico.

Para Neuma Borges, técnica do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) e membro da coordenação do Projeto Quitanda Virtual, esse é um momento de organização e mobilização dos grupos de produção que estão participando e recebendo os kits e das representações que estão nesse momento. “Essa é uma iniciativa que está valorizando e melhorando a comercialização da produção dos agricultores. Neste período de pandemia, as famílias estão se sentindo apoiadas através do Projeto Quitanda Virtual e estão contribuindo também nessa mobilização para que o município, a comunidade e as organizações ou os órgãos públicos possam tomar conhecimento e valorizar aquilo que temos de potencial e diversidade produtiva em nosso município”, explicou.

Participaram da ação os representantes dos grupos de produção, o assessor territorial da Seplan, Erasmos Carlos; o representante a Secretaria Municipal de Agricultura, José Martins e as técnicas da Unidade Regional de Gestão do Projeto Viva o Semiárido, Neuma Borges e Luana Amorim.

Para Valquíria Viana dos Santos, representante da Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense, essa é mais uma oportunidade de aumentar a comercialização dos produtos dos agricultores que fazem parte da associação. “Está é mais uma forma de estarmos comercializando nossos produtos e divulgando nosso trabalho, estamos bastante felizes por estarmos fazendo parte do projeto, porquê com certeza ele vai ajudar na renda dos nossos agricultores e vai nos estimular a produzir cada vez mas”, declarou.

A Quitanda Virtual do Território Serra da Capivara é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), STTR, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Serra da Capivara.

A primeira edição do projeto Quitanda Virtual acontecerá nesta sexta-feira (18), no município de São Raimundo Nonato. A entrega das cestas acontecerá na Praça do Abrigo, em frente à Caixa Econômica Federal. No dia da entrega é necessário apresentação do comprovante de pagamento, seguindo os critérios de segurança (uso de máscara, distanciamento de 2 m, higienização com água e sabão ou álcool, entre outros).

Da Redação
[email protected]

Governo inaugura obras e autoriza investimentos para o sul do Piauí

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias inaugura uma série de obras e autoriza novas melhorias para municípios do sul do estado, entre eles São Raimundo Nonato, Guaribas, Jurema, Anísio de Abreu e São Braz do Piauí. Os investimentos são nas áreas de mobilidade urbana, saúde e educação. Em São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (31), o chefe do executivo estadual entregou a pavimentação asfáltica da Avenida José Dias de Castro, obra executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI).

“Neste projeto tivemos a integração da prefeitura do município, da bancada federal e do Governo do Estado. Entregamos hoje a avenida urbanizada, iluminada e com uma pista de caminhada pronta para ser utilizada. Neste mesmo local foi possível instalar uma academia com o apoio da bancada federal e tem uma área reservada para o Corpo de Bombeiros”, disse Wellington

A Avenida José Dias de Castro é uma homenagem ao prefeito que administrou o município entre 1958 e 1962 e fez grandes ações na região. “É uma honra poder inaugurar uma avenida com o nome do meu avô que foi uma figura de muito destaque no sul do estado”, afirmou Castro Neto, diretor-geral do DER.

Ainda na inauguração, foram autorizadas mais obras de mobilidade urbana que serão realizadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). A agenda cumpre com todos os protocolos de segurança sanitária por causa da Covid-19.

“A ideia é de organizar cada vez mais uma cidade turística, cidade polo que atende não somente ao Piauí, mas outros estados. Ter cada vez mais um local preparado para sua missão de receber pessoas do país e do mundo”, destacou o governador.

Para a educação, foram autorizadas obras de reforma, ampliação e instalações para climatização do Ceti Moderna, em São Raimundo Nonato; e construção de uma quadra na Unidade Escolar Margarida da Silva Costa, localizada na cidade de Coronel José Dias. O Ensino para Jovens e Adultos (EJA) também deve ser fortalecido na região, na Unidade Escolar Maria de Castro Ribeiro e na Unidade Escolar José Leandro. Já na saúde, estão sendo concluídos o Centro Maternoinfantil e o Centro de Parto Normal que devem ser inaugurados em breve.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, acompanhou a entrega das obras e reforçou a importância do Pro Piauí neste momento. “O governador nos deu esta missão de assegurar recursos, inclusive do Tesouro Estadual, e nessas complementações de obras, às vezes, com recurso federal, e dada essa saúde financeira que conseguimos alcançar com nosso dever de casa feito está sendo possível dar continuidade a diversas obras em todo o estado”, disse o gestor.

Da Redação
[email protected]

Estado cumprirá liminar da reforma do Hospital de São Raimundo Nonato

Após decisão liminar obtida por meio de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Piauí, o Estado cumprirá as medidas para reforma e ampliação do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, no município de São Raimundo Nonato.

A Secretaria de Estado de Saúde já apresentou projeto básico das obras e serviços de engenharia para início da reforma. Entre as melhorias, serão acrescentadas duas novas enfermarias pediátricas, posto de enfermagem e serviços; o ambulatório contará com sala de mamografia, dois consultórios médicos, sala de coleta e laboratório onde funcionará o apoio administrativo, com aumento de atividades. No atual apoio logístico funcionarão dois ambientes: centro de material esterilizado, contendo recepção, descontaminação, higienização de materiais (roupas, utensílios), recepção de roupas limpas e esterilizadas; e local para guarda de materiais.

O pedido do MPPI foi devido às irregularidades constatadas pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), que reportou a ausência de profissionais de especialidades básicas e de Unidade de Terapia Intensiva; enfermarias com infiltrações, mofo, sem ventilação, com foco de mosquitos e larvas ao lado da enfermaria de pós-parto; e inúmeros problemas nas estruturas físicas do prédio, como infiltrações nas paredes, salas sem ar-condicionado, equipamentos quebrados, banheiros inadequados e ausência de equipamentos de higiene.

O Hospital Regional de São Raimundo Nonato é um dos maiores do sudoeste do Piauí. Fundado no ano de 1970, possui atividades ambulatoriais e de urgência, atendendo a cerca de vinte municípios piauienses e a alguns municípios baianos. Seus atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); a média é de 300 mil atendimentos por ano.

Da Redação
[email protected]

Mulher de 27 anos arranca próprio olho e mutila mão em São Raimundo Nonato

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Uma mulher de 27 anos foi encaminhada ao Hospital Regional de São Raimundo Nonato (a 500 km de Teresina) após ter o olho direito arrancado e a mão direita decepada, na noite da última segunda-feira(04), por volta das 23 horas, em sua residência, no povoado Nova Garça, zona rural. 

De acordo com a Polícia Militar, que foi avisada com a chegada da jovem ao hospital, ela própria afirmou que teria causado as lesões em seu corpo. 

“Ela foi socorrida por seu esposo e depois removida para Teresina. Segundo informações do seu marido, a mesma estava passando por problemas de depressão”, afirmou do comandante do Batalhão, major França.

O delegado de São Raimundo Nonato, José Wellington, informou que foi feita uma investigação prévia e a conclusão até o momento é de “automutilação”.

“Fizemos uma investigação prévia, ouvimos várias pessoas, inclusive da família dela, e tudo indica até o momento que foi uma autolesão. Enfim, ele se automutiliou, diante de uma aparente perturbação mental... É muito estranho. E difícil de acreditar. Por isso mesmo, passamos o dia empenhados em melhor apurar o ocorrido. Mas todos os relatos apontam para automutilação”, delegado José Wellington.

O delegado disse que se houverem fatos novos que indiquem uma posição contrária, reavaliará o caso, mas que até o momento realmente foi autolesão.

A jovem foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) onde passou por cirurgia de reconstituição da pálpebra e sutura da conjuntiva. E segue internada. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Merlong confirma que indicará vice de Carmelita Castro em São Raimundo Nonato

O deputado federal Merlong Solano (PT) confirmou nesta sexta-feira (31) que deve indicar a vice na chapa da prefeita Carmelita Castro, em São Raimundo Nonato. O nome escolhido é de Ana Dias, petista filiada há 10 anos e que atua na atual gestão do município.

“Eu joguei de forma muito transparente desde o princípio. Venho defendendo a tese que a Ana Dias, filiada ao PT há 10 anos, tendo participado da gestão da prefeita Carmelita Castro até aqui, era o nome que estava à disposição do partido para somar”, disse Merlong em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo ele, o processo de confirmação do nome de Ana Dias segue em discussão entre os aliados.

“O processo está se encaminhando obviamente com a participação dos demais segmentos da aliança que compõe a gestão pública de São Raimundo Nonato e também do partido. Essa possibilidade existe e se ela se concretizar ficarei muito feliz e estarei com mais empenho ainda participando do processo em São Raimundo Nonato, que é a terra da minha esposa Elizete Dias”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Prefeita pedirá a Bolsonaro que aeroporto tenha voos comerciais

Foto: Yala Sena

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas) vai solicitar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a revitalização do aeroporto de São Raimundo Nonato para receber voos comerciais. A prefeita terá uma audiência, nesta quinta-feira (30), com o presidente, que fará uma visita ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu da Natureza. 

"Estamos solicitando ao presidente a revitalização do aeroporto de São Raimundo Nonato, que precisa aumentar a pista de pouso. O aeroporto é a nossa porta de entrada do turismo tanto de São Raimundo Nonato como da região. Temos um grande potencial, que é turismo cultural. Queremos trazer empresas para fazer voos comerciais para São Raimundo Nonato tanto por Petrolina como por Teresina", disse Carmelita Castro. 

Outra reivindicação importante para o município que fará ao presidente Jair Bolsonaro, segundo a prefeita, é a liberação de recursos para a expansão do saneamento básico e melhoria habitacional para cidade. 

Carmelita que ajuda na recepção do presidente a cidade disse que Bolsonaro terá um momento com os prefeitos da região no espaço que foi montado no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, virá na comitiva do presidente, segundo a prefeita.   

Após recepção aos prefeitos, Bolsonaro visitará o sítio que é um dos mais importantes nas pesquisas arqueológicas. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]  

Posts anteriores