Cidadeverde.com

Mulher de 27 anos arranca próprio olho e mutila mão em São Raimundo Nonato

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Uma mulher de 27 anos foi encaminhada ao Hospital Regional de São Raimundo Nonato (a 500 km de Teresina) após ter o olho direito arrancado e a mão direita decepada, na noite da última segunda-feira(04), por volta das 23 horas, em sua residência, no povoado Nova Garça, zona rural. 

De acordo com a Polícia Militar, que foi avisada com a chegada da jovem ao hospital, ela própria afirmou que teria causado as lesões em seu corpo. 

“Ela foi socorrida por seu esposo e depois removida para Teresina. Segundo informações do seu marido, a mesma estava passando por problemas de depressão”, afirmou do comandante do Batalhão, major França.

O delegado de São Raimundo Nonato, José Wellington, informou que foi feita uma investigação prévia e a conclusão até o momento é de “automutilação”.

“Fizemos uma investigação prévia, ouvimos várias pessoas, inclusive da família dela, e tudo indica até o momento que foi uma autolesão. Enfim, ele se automutiliou, diante de uma aparente perturbação mental... É muito estranho. E difícil de acreditar. Por isso mesmo, passamos o dia empenhados em melhor apurar o ocorrido. Mas todos os relatos apontam para automutilação”, delegado José Wellington.

O delegado disse que se houverem fatos novos que indiquem uma posição contrária, reavaliará o caso, mas que até o momento realmente foi autolesão.

A jovem foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) onde passou por cirurgia de reconstituição da pálpebra e sutura da conjuntiva. E segue internada. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Merlong confirma que indicará vice de Carmelita Castro em São Raimundo Nonato

O deputado federal Merlong Solano (PT) confirmou nesta sexta-feira (31) que deve indicar a vice na chapa da prefeita Carmelita Castro, em São Raimundo Nonato. O nome escolhido é de Ana Dias, petista filiada há 10 anos e que atua na atual gestão do município.

“Eu joguei de forma muito transparente desde o princípio. Venho defendendo a tese que a Ana Dias, filiada ao PT há 10 anos, tendo participado da gestão da prefeita Carmelita Castro até aqui, era o nome que estava à disposição do partido para somar”, disse Merlong em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo ele, o processo de confirmação do nome de Ana Dias segue em discussão entre os aliados.

“O processo está se encaminhando obviamente com a participação dos demais segmentos da aliança que compõe a gestão pública de São Raimundo Nonato e também do partido. Essa possibilidade existe e se ela se concretizar ficarei muito feliz e estarei com mais empenho ainda participando do processo em São Raimundo Nonato, que é a terra da minha esposa Elizete Dias”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Prefeita pedirá a Bolsonaro que aeroporto tenha voos comerciais

Foto: Yala Sena

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas) vai solicitar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a revitalização do aeroporto de São Raimundo Nonato para receber voos comerciais. A prefeita terá uma audiência, nesta quinta-feira (30), com o presidente, que fará uma visita ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu da Natureza. 

"Estamos solicitando ao presidente a revitalização do aeroporto de São Raimundo Nonato, que precisa aumentar a pista de pouso. O aeroporto é a nossa porta de entrada do turismo tanto de São Raimundo Nonato como da região. Temos um grande potencial, que é turismo cultural. Queremos trazer empresas para fazer voos comerciais para São Raimundo Nonato tanto por Petrolina como por Teresina", disse Carmelita Castro. 

Outra reivindicação importante para o município que fará ao presidente Jair Bolsonaro, segundo a prefeita, é a liberação de recursos para a expansão do saneamento básico e melhoria habitacional para cidade. 

Carmelita que ajuda na recepção do presidente a cidade disse que Bolsonaro terá um momento com os prefeitos da região no espaço que foi montado no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, virá na comitiva do presidente, segundo a prefeita.   

Após recepção aos prefeitos, Bolsonaro visitará o sítio que é um dos mais importantes nas pesquisas arqueológicas. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]  

Bolsonaro visita Parque Serra da Capivara e Museu da Natureza nesta quinta-feira (30)

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Piauí nesta quinta-feira (30) no aeroporto de São Raimundo Nonato. Bolsonaro cumpre sua primeira agenda de viagens após curar da Covid-19 com inauguração na Bahia e visita ao Parque Nacional Serra da Capivara e no Museu da Natureza, no Piauí. 

A previsão é que o avião do presidente pouse por volta das 9h50, no aeroporto de São Raimundo Nonato, em seguida ele embarcará imediatamente em um dos helicópteros no pátio e seguirá para Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. Na cidade baiana, o presidente vai participar da cerimônia de entrega de um Sistema de Abastecimento de Água com integrantes do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Por volta das 11h, o presidente seguirá de helicóptero de Campo Alegre de Lourdes para o Parque Nacional da Serra da Capivara. Lá ele pousará em um campo de futebol e seguirá em um comboio, que estará o aguardando até o Museu da Natureza. 

Fotos: Joaquim Neto


Equipe da Presidência da República em São Raimundo Nonato

Por volta das 13h o presidente encerrará as visitas e fará embarque imediato retornando pra Brasília. 

Na comitiva do presidente estará o senador Ciro Nogueira (Progressistas). "Essa visita do presidente amanhã é um gesto de que o governo federal está atento ao nosso estado. O presidente Bolsonaro tem sido um grande parceiro do Piauí. Vamos levá-lo para conhecer as belezas da nossa Serra da Capivara e mostrar a importância da região para o desenvolvimento do turismo no Piauí, além do potencial de geração de emprego e renda no nosso estado. Não tenho dúvida que ele vai nos ajudar com investimentos para a nossa querida Serra da Capivara", afirmou em vídeo postado nas redes sociais.

No parque, Bolsonaro visitará o sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, um dos sítios de maior significância nas descobertas da arqueóloga Niède Guidon. Lá, o presidente receberá prefeitos e lideranças da região.

Flash Yala Sena
[email protected]

Fotógrafo André Pessoa nega agressão e divulga esclarecimento


O fotógrafo André Pessoa enviou nota de esclarecimento ao portal Cidadeverde.com sobre uma matéria publicada no dia 7 de julho deste ano. A reportagem trata sobre a denúncia feita pelo também fotógrafo Joaquim Neto que denunciou André por suposta agressão dentro do Aeroporto de São Raimundo Nonato.

O Cidadeverde.com esclarece que no dia do ocorrido, o portal telefonou para André Pessoa e reproduziu à integra sua fala, na matéria publicada.

Insatisfeito com a fala na matéria, André solicitou mais esclarecimento. Atendendo ao pedido do fotógrafo, segue na íntegra o esclarecimento. Os termos da resposta são de exclusiva responsabilidade do autor.

Veja esclarecimento: 

DIREITO DE RESPOSTA

 
LEI DE IMPRENSA (Art. 31, I, da Lei n º 5.250/67)
 
 
ANDRÉ PESSOA SOFRE AMEAÇA EM SÃO RAIMUNDO NONATO
 
Na última terça-feira (7) julho, o jornalista registrado no Ministério do Trabalho através do MTB 52.722/SP, fotógrafo de renome internacional filiado a Associação dos Fotógrafos do Piauí e produtor cinematográfico registrado no Ministério do Trabalho através do DRT 50.420/SP, André Luiz Cunha Pessoa, 51 anos, natural de Recife, Pernambuco, e morando desde 1993 na cidade de São Raimundo Nonato (PI), foi vítima de um imbróglio estrelado por Francisco Joaquim Tomaz Neto, 35 anos, mais conhecido pelo vulgo de Netinho ou Joaquim Neto. Esse rapaz, aparentemente com problemas como parece fazer crer os documentos anexos, escolheu a dedo alguns veículos de comunicação de São Raimundo Nonato e da capital Teresina para denunciar uma suposta agressão, usando falsos argumentos, um exame de lesão corporal leve e um vídeo como provas.    
 
Tudo parte de um mise en scène, espécie de montagem na linguagem popular, com objetivos de promoção pessoal e político (explicamos adiante). O que aconteceu, de fato, no dia 7 de julho às 9:00h da manhã no Aeroporto de São Raimundo Nonato, foi que o óculos de leitura de André Pessoa caiu na pista e esse rapaz, aparentemente de forma proposital, pisou nele. Mesmo quebrado, Pessoa se abaixou para pegá-lo e, ao voltar para posição, o seu cotovelo do braço esquerdo atingiu o maxilar da suposta vitima com força, fazendo ele cair numa espécie de nocaute. Logo os funcionários do aeroporto retiraram Joaquim da área e André seguiu trabalhando. Nesse caso, fica claro outra mentira, afinal quem estava trabalhando para fazer as fotos do aeroporto, contratado ainda na noite do domingo, dia 5, era André Pessoa e não Joaquim como ele próprio declarou nas reportagens. Também fica sem sentido o argumento de que André Pessoa chegou por trás e lhe desferiu um muro na cara. A própria dinâmica do relato dele descaracteriza a sua versão. Ninguém chega por trás e dá um murro na cara, é contra a lei da física. 
 
A verdade é que precisamente desde o ano de 2005 (conforme documento 1 em anexo) que o sr. Joaquim Neto segue numa espiral de aparente psicopatia, perseguição, inveja, crises de ciúmes e outras "loucuras" contra o profissional André Pessoa. Crimes como plágio, invasão de propriedade particular, ameaças, exercício ilegal da profissão entre muitas outras irregularidades acompanham a trajetória desse rapaz que claramente apresenta atitudes de um bipolar (inclusive vamos solicitar judicialmente exame de sanidade mental), criando conflitos, alimentando o ódio entre famílias e se envolvendo numa série de arbitrariedades. Alguns anos atrás Joaquim Neto foi acusado de fraudar um Concurso Público da Prefeitura de São Raimundo Nonato chegando a assumir o cargo de motorista, mas logo uma decisão judicial cancelou a sua nomeação. Ele é acusado de usar ilegalmente a marca VISAGEM como se fosse de sua propriedade. Visagem, na verdade, é uma marca registrada desde a década de 2000 pelo jornalista Augusto Pessoa e pela banda Cabruêra, do músico Arthur Pessoa, ambos irmãos de André Pessoa. 
 
No exercício ilegal da profissão, Joaquim Neto é acusado de vender pacotes de rapel na zona de entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, mesmo sem ter empresa credenciada para isso, sem ter feito cursos profissionais de escalada e resgate, sem equipamentos de qualidade e vendendo um serviço que ainda é irregular no município de São Raimundo Nonato por não existir protocolos de segurança. Colocando em risco não apenas a vida das pessoas, mas a imagem do turismo na região. Um acidente comprometeria todo o projeto desenvolvido na Serra da Capivara há décadas por irresponsabilidade de um rapaz descontrolado. Recentemente outra atitude dele colocou em risco a integridade do jornalista André Pessoa. Joaquim se envolveu com um grupo da cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, para difamar o repórter que tinha feito matéria critica ao município.
 
Agora a prova dos seus interesses e apoio político. Na última quinta-feira (9), André Pessoa compareceu na Delegacia de Polícia Civil da cidade para esclarecer os fatos. Ao entrar na sala do delegado, Pessoa se surpreendeu: Joaquim Neto estava acompanhado de um tio, quase um pai para ele, dois advogados da Prefeitura de São Raimundo Nonato e uma advogada do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. Tudo numa clara demonstração de intimidação e tentativa de pressão política. André chegou sozinho e assim ficou acompanhado apenas pela verdade. Ao começar a relatar os fatos para a autoridade policial, André Pessoa deixou claro que o incidente ocorreu num ambiente federal, controlado pela Força Aérea Brasileira e Polícia Federal, o que deveria ser apurado pela Polícia Federal. A defesa de André Pessoa ciente desse fato, deve tomar as providências legais.
 
Mais recentemente no seu afã de "vingança”, Joaquim Neto recebeu a providencial ajuda do vigilante João Leite Araújo Filho, envolvido na morte do também vigilante Edilson Aparecido da Costa. Na época, João atirou num dos caçadores, fugiu da cena do crime deixando seu companheiro baleado e mentiu para polícia ao dizer que estava desarmado. Não deu em nada, o processo está parado. João Leite estranhamente mantém três empregos "públicos": é motorista do SAMU em São Raimundo Nonato, trabalha na Prefeitura de São Braz do Piauí, como motorista de ambulância, e ainda é vigilante do Parque Nacional da Serra da Capivara, com turno de 12 horas através de empresa terceirizada contratada pelo ICMBio. Como se isso não bastasse, João Leite costuma prestar serviços ainda como guia da reserva federal, mesmo sem ter feito curso específico ou constar na lista de condutores cadastrados no órgão ambiental. Alguns meses atrás se envolveu numa polêmica sobre omissão no combate a caça e mesmo sendo provado que deixava o seu posto de trabalho à noite para buscar sinal de internet fora da guarita de trabalho, foi mantido na função por interesses da chefe Marian Rodrigues, envolvida em inúmeras polêmicas, muitas delas contra o próprio João Leite.
 
No começo do ano João Leite voltou a se envolver numa situação embaraçosa. Exercendo ilegalmente a profissão de Produtor Cinematográfico que exige registro profissional no Ministério do Trabalho, ele tentou fazer uma chantagem com a equipe de uma produtora de São Paulo. Não deu certo. Foi afastado sumariamente da equipe de produção e passou a criar uma série de situações constrangedoras para o proprietário da área que foi obrigado a ir na casa da sua mãe comunicar o fato e pedir que João Leite não fosse nem indicasse ninguém para visitar a sua propriedade, principalmente em tempos de pandemia. Como uma criança mimada João passou a infernizar a vida desse simples morador da zona rural. Depois de levar várias pessoas de forma ilegal na propriedade, João passou a fazer a “produção" para o Joaquim Neto filmar a área, publicar e ele se vingar da equipe de TV de São Paulo.
 
Mas João não ficou apenas nisso. Aparentemente descontrolado, ele procura o Joaquim Neto para tentar forjar um flagrante contra o repórter André Pessoa. Para isso, João passou o contato de Pessoa para Joaquim que repassou o número para uma tal de Jéssica Lima, portadora do telefone 74. 9.8844. 7964, teoricamente de Juazeiro da Bahia. No dia 24 de junho, Dia de São João, Jéssica tenta contato com André que não responde as suas mensagens. A armadilha não dá certo e Pessoa passa todo o histórico para a Polícia Civil de São Raimundo Nonato e encaminha o caso para a delegacia da Polícia Federal na cidade baiana. Enquanto isso João Leite e Joaquim Neto seguem na sua sanha doentia em busca de vingança, colocando a vida do jornalista André Pessoa em risco constantemente. 
 
 
 
Da Redação
 

Amigos se mobilizam para ajudar casal que teve loja destruída por incêndio



Amigos se mobilizaram em ajudar um casal de empresários de São Raimundo Nonato que teve a loja totalmente destruída por um incêndio na manhã desta terça-feira (14). O estabelecimento vende e conserta celulares; o casal perdeu tudo. O prejuízo chega a R$ 50 mil. 

Uma vaquinha virtual está disponível assim como uma conta bancária no nome do proprietário Thiago Ribeiro da Costa. 

Acesse a vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sao-raimundo-nonato-ajuda-thiago

A hipótese até o momento é de que as chamas se iniciaram em um curto-circuito em um ar-condicionado recém-instalado na loja, que está aberta há uns 4 anos. O estabelecimento é a única fonte de renda do casal.  O casal não colocou meta, qualquer ajuda doada é importante. 

"O incêndio começou no ar-condicionado que pegou fogo. Eu estava em casa, o fogo começou cedo. Foi antes de abrir a loja. O vizinho do lado, que tem um sapataria, me ligou dizendo que o ar-condicionado estava pegando fogo. Eu saí de casa rapidamente para vê o que está acontecendo. Quando eu levantei a porta (da loja) o fogo já estava em tudo. Eu não tive mais como controlar o fogo para não perder as minhas coisas", disse Thiago.

 

 

BANCO BRADESCO

AGÊNCIA: 3750

CONTA: 36.2759-4

CPF: 060.576.443-36

THIAGO RIBEIRO DA COSTA  (89) 9 8111-9229.

O comandante do 11º BPM, major Richarle França, conta que a Polícia Militar debelou as chamas juntamente com populares. A guarnição foi acionada por volta das 8h30. 

 


Foto: arquivo pessoal

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Incêndio destrói loja de celulares no Piauí e causa prejuízo de R$ 50 mil

Uma loja de conserto e revenda de celulares no centro de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, foi totalmente destruída em um incêndio na manhã desta terça-feira (14). Pelas imagens gravadas por câmeras de celular é possível ver as labaredas de fogo e uma intensa fumaça preta. À PM, o proprietário da loja informou que o prejuízo foi de R$ 50 mil. 

O comandante do 11º BPM, major Richarle França, conta que a Polícia Militar debelou as chamas juntamente com populares. 

"A guarnição foi acionada por populares por volta de 8h30. O proprietário abriu a loja e a PM juntamente com populares, que apareceram com extintores de incêndio, conseguiram conter e evitar que o fogo se alastrasse para outras lojas", explica o major França. 

A loja de celulares fica entre uma sapataria e uma loja de bolsas. A suspeita é que o fogo tenha iniciado após um curto circuito. Não há informações sobre a quantidade de celulares destruídos no incêndio. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Vídeo: fotógrafo denuncia que foi agredido quando estava trabalhando

O fotógrafo Joaquim Neto, 35 anos, denuncia que foi agredido pelo também fotógrafo André Pessoa na pista do aeroporto de São Raimundo Nonato, distante 519 Km de Teresina. A agressão ocorreu na manhã desta terça-feira (7). 

Em vídeo, Joaquim aparece com os lábios inchados e máscara com manchas de sangue. "Fui agredido. Estava trabalhando no aeroporto. André Pessoa chegou aqui e deu um murro na minha cara", afirma o fotógrafo.

Joaquim disse ao Cidadeverde.com que foi contratado pela empresa que administra o aeroporto para fazer fotos de portfólio e combinou de realizar o trabalho logo nas primeiras horas de hoje. Nesta terça-feira pousou no aeroporto o avião da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que havia marcado uma viagem para  o Piauí, mas cancelou a agenda após testar positivo para o Coronavírus.   

"Quando a aeronave chegou entrei na pista com um funcionários me orientando. Ficamos recuado e, de repente, só senti a pancada no rosto, cai no chão.Ele não disse nada. Chegou me dando murro pelas costas. Tentei ir para cima, mas o cara me segurou.  Ele [André] ficou falando pra eu virar homem. Aí também seguraram e tiraram ele da pista", conta Joaquim. 

O fotógrafo afirma que esta foi a primeira vez que foi agredido na vida. Joaquim fez exame de corpo de delito, que constatou ferimentos em seu rosto. Na quinta-feira (9) um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) deve ser lavrado na Delegacia de São Raimundo Nonato.

O fotógrafo André Pessoa negou ao Cidadeverde.com que praticou agressões contra Joaquim Neto. "Isso nunca aconteceu", disse.

André ressaltou que estava trabalhando no aeroporto na manhã de hoje e preferiu não comentar as denúncias de Joaquim.

"Tenho 30 anos de profissão. Não tenho tempo para falar sobre esse rapaz. Estava de pauta, trabalhando. O resto é fofoca", disse.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

São Raimundo Nonato investe em testes para evitar disseminação do Covid-19

Foto: prefeitura de São Raimundo Nonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato vem investindo na compra de testes rápido com o objetivo de identificar de forma precoce quem esteja contaminado com o Covid-19, principalmente em casos  “pré-sintomático” (em que alguém que testou positivo para o vírus, ainda não desenvolveu sintomas) e assintomáticos (alguém que vai passar todo o curso da doença, até seu sistema imune eliminar o vírus, sem manifestar sintoma nenhum.)

De acordo com a Prefeita Carmelita Castro a realização desses testes é imprescindível para isolar esses casos e evitar uma quantidade maior do contágio.

“ Se o paciente testar positivo a equipe de saúde orienta esse paciente para que fique isolado e pede que ele informe com quem teve contato, então imediatamente a equipe da saúde entra em contato com essas pessoas e faz agendamento para a realização de testes. Por meio dessa ação identificamos um alto índice de assintomáticos e pré- sintomáticos, o que está nos possibilitando evitar um número maior de pessoas contagiadas”, afirmou a gestora.

O Secretário Municipal de Saúde, Jussival Júnior, ressaltou que devido à grande quantidade de testes rápidos que vem sendo realizados, foram identificados ainda casos em que houve contaminação e esses já estão curados.

“Para a realização desses testes, se usa amostra de sangue, em que se detecta anticorpos IgM e IgG. Sendo o IgM (Doença ativa)  eIgG  (Presença de anticorpos, já teve a doença). Algumas pessoas que recebem o exame com esse resultado acabam identificando que em determinado dia teve um dos sintomas, mas não se atentou, ou não buscou atendimento médico por medo de ser diagnosticado com o Covid-19”, disse o secretário.

Um desses casos foi o da professora Auricélia Ribeiro Silva, 56 anos, que testou e resultou em IgG  positivo. “Fiquei surpresa ao receber o resultado, mas lembrei que logo no início dessa campanha de isolamento social em que se falava da gravidade da pandemia, eu senti indisposição, dor de cabeça e febre. Eu fiquei com um pouco de medo, me questionando se não estaria com o Covid-19, mas sempre na certeza de que não estaria contaminada. Quando eu fui informada pela equipe de saúde que eu já tive, foi um susto”.

Diariamente a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato divulga o boletim Covid-19, informando a quantidade de casos de contaminados, recuperados e óbitos. “Mesmo essas pessoas que já tiveram coronavírus e estão recuperadas, são contabilizadas no nosso boletim, aumentando o número de casos e causando um impacto na população, mas chamo a atenção para que analisem também o número de recuperados. Antes realizávamos 20 testes por dia, hoje realizamos cerca de 200 testes no dia”, explica Jussival Júnior.

A ação desenvolvida pela Prefeitura de São Raimundo Nonato é fruto do Programa Busca Ativa do Governo do Estado do Piauí em Parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) que visa reduzir o contágio e principalmente, evitar óbitos. De acordo com órgãos de saúde, a testagem é a maneira mais eficaz de evitar a proliferação do vírus, pois tira de circulação assintomáticos e pré assintomáticos aumentando a chances de que mais pessoas não sejam contaminadas.

Da Redação
[email protected]

São Raimundo Nonato tem 35 profissionais da Saúde infectados por Covid-19

A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato divulgou no final da tarde dessa quarta-feira(17) os números atualizados da Covid-19 no município, que conta com 114 casos confirmados.

Em São Raimundo Nonato o número de mortos pela doença é de três pacientes. No  município um total de 35 profissionais de saúde foram contaminados pelo novo Coronavírus de acordo com o boletim da Saúde do município. 

Bairros como Alto São Félix, Aldeia, Centro, Cipó, Paraíso das Aves, Galo Branco, Santa Luzia e Milonga,  são os mais atingidos em números de casos pela doença.

Em São Raimundo Nonato já foram realizados um total de 1206 testes rápidos, e 153 testes laboratoriais de Covid-19, 120 casos foram descartados até o momento e 75 pessoas foram recuperadas da doença.

João Bandeira
[email protected]

Posts anteriores