Cidadeverde.com

São João do Piauí na tradição Junina

  • SJP_19.3_.jpg Ascom
  • SJP-19.1_.jpg Ascom
  • SJP_19.6_.jpg Ascom
  • SJP_19.5_.jpg Ascom
  • SJP.19_.2_.jpg Ascom
  • SJP-19.jpg Ascom
  • SJP_19.8_.jpg Ascom

Conhecida como a cidade junina, São João do Piauí é palco do maior e mais tradicional festejo da região. A festa acontece na praça Honório Santos,  tida com uma das maiores do Piauí, durante os dias 21, 22 e 23 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura.


O “São João do Meu Coração” reúne bandas nacionais e, sobretudo, locais, valorizando os artistas sanjoanenses com  circuito de quadrilhas por todos os bairros durante o mês, concurso de forró, concurso de sanfona, o popular arraiá na barragem Jenipapo e barracas para quem prefere degustar comidas típicas.

No período de 15 a 24 é realizado o novenário de São João Batista, onde a igreja promove alvorada, procissão, leilão, entre outras atividades.

Só em São João do Piauí tem a  Engorda, iguaria típica da cidade distribuída no final dos shows que acontecem na praça de eventos.

Obras em Campo Maior

Mais de 500 famílias do Bairro Cariri foram beneficiadas com um sistema de galeria e calçamento pela Prefeitura de Campo Maior, por meio do Sistema de Abastecimento de Água – SAAE. A obra foi concluída recentemente e será entregue pelo Prefeito Professor Ribinha, que tem em sua gestão um marco forte na realização de obras de drenagens de várias ruas da cidade, resolvendo problemas antigos que afetavam a saúde da pessoas  e impediam os acessos.

Segundo o engenheiro da obra, Oswaldo Pereira, a situação era muito crítica para os moradores que no período chuvoso não podiam trafegar nas ruas nem à pé,  nem de carro e muito menos de bicicleta e motocicleta, de tanta lama, que se concentrava dos esgotos e da sujeira que desciam do mercado público de Campo Maior.

“O esgoto ao invés de fluir normalmente, com as manilhas antigas estouradas, derramava os dejetos pelo calçamento e descia pelas ruas mais baixas do Bairro, por conta disto,  os moradores trafegavam pelas calçadas de acesso às suas casas para não pisarem na lama suja que exalava fedentina.

Para resolver o problema,  o prefeito mandou fazer um estudo e construir a galeria com 1,2 metros de largura, e 600 metros de extensão. Com a obra, toda a água pluvial que cai no calçamento e as dos esgotos com a sujeira que descem do mercado passam por dentro do sistema e vão desbocar no rio”, explicou o engenheiro Oswaldo Pereira.

O morador Luís Matias de Sousa, 66 anos, que reside há mais de 30 anos no Cariri contou, que antes era lama, fedentina, e muito sofrimento. Quem não construía calçada alta, no inverno a água entrava nas casas com lama e toda a sujeira que descia dos esgotos do mercado e das outras residências porque as ruas do Cariri ficam mais baixas. ”Agora está ótimo”, afirmou Luís Matias.

A aposentada Maria do Socorro Vieira dos Santos, da Rua Coronel Costa Araújo, 132, que reside no Bairro Cariri desde 1962, também comemora a obra. A casa dela fica na esquina, e no cruzamento de três vias, local muito baixo, de uma das ruas beneficiadas. Onde ela mora o acúmulo de água era maior. Ela criou 12 filhos no lugar, quando chegou lá andava por cima de pedras ou colocavam tábuas para caminhar em cima para não pisar na lama.

“A situação era difícil, as pessoas adoeciam. Depois que a obra foi feita agora a rua está muito boa. Era um fedor danado aqui nestas ruas, não podíamos ficar muito tempo fora sentada nas portas, a gente sentia fedor do calçamento todo estourado, esburacados com água suja. Eu agradeço a Deus e ao prefeito ter tido a força e boa vontade de fazer esta obra”, disse a dona de casa Maria do Socorro Vieira dos Santos.

Ascom

Altos realiza feira sobre alimentação saudável

Os alunos e professores da Unidade Escolar Chiquinho Cazuza, em Altos, realizaram, nesta quarta-feira (19), uma feira sobre alimentação saudável. A prefeita Patrícia Leal visitou a feira, realizada na própria escola.

 A professora Valquíria Ibiapina, uma das organizadoras da feira, destaca que a alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada. “Uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes e, através desses pressupostos, buscamos repassar de forma prática aos nossos alunos tudo que foi visto na disciplina de ciências teoricamente”, frisa.

 A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, comenta que “a Unidade Escolar Chiquinho Cazuza vem realizando projetos belíssimos, envolvendo toda a equipe de servidores, professores, alunos e familiares. Todos estão de parabéns pelo empenho.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, parabenizou a todos da escola pela preocupação com a alimentação saudável. “Essa conscientização precisa começar desde bem cedo. Todos os professores e a direção da Chiquinho Cazuza estão de parabéns por mais esta grande iniciativa. Todos os alimentos produzidos estavam ótimos e bastante nutritivos”, conclui.

Academia na zona rural de Joaquim Pires

O prefeito  Genival Bezerra (PT) acompanhado da primeira-dama Lêda Miranda, inaugurou na última segunda-feira, dia 17 de junho, mais uma academia ao ar livre, desta vez, na localidade Vermelhinha, zona rural de Joaquim Pires.  Com a entrega, o município conta com três academias populares.

Os equipamentos de atividade física vão atender a todas as idades. A academia possui 10 aparelhos como esqui duplo, bicicleta, alongador e barra, pressão de pernas duplo, banco de praça, abdominal duplo, abdução duplo, rotação diagonal e vertical, simulador de caminhada e surf duplo.

Para os moradores, a iniciativa da academia facilita a realização dos exercícios, porque antes, os mesmos corriam vários riscos ao fazerem suas caminhadas ao longo da PI 211, onde possui um intenso tráfego de veículos e ciclomotores.

O prefeito Genival Bezerra afirmou que objetivo da academia é melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nas comunidades, e ressaltou que os equipamentos vão beneficiar não só à Vermelhinha, mas também toda a região .

A inauguração contou com a presença das equipes da ESF - Bairro São José, NASF – AB e Núcleo de Reabilitação, secretários, vereadores, agentes comunitários de saúde e público em geral.

Oeiras ganha Selo A do ICMS Ecológico

O município de Oeiras conquistou, mais uma vez, o Selo Ambiental na categoria A do ICMS Ecológico 2019/2020, imposto que beneficia municípios que se destacam na proteção do meio ambiente. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 18, pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a incrementos advindos dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Entre os critérios estão: a preservação do meio ambiente, suas unidades de conservação, adotando restrições para o uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza e assim, comprometer o bem estar da sociedade, bem como desenvolver ações de educação ambiental e a adoção de uma destinação correta dos resíduos sólidos. 

Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente, realiza permanentemente uma série de ações voltadas para a educação e preservação ambiental. As atividades são desenvolvidas por meio de um trabalho intersetorial, mobilizando todas as secretarias do município.

O gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira, destaca que o Oeiras avançou no cumprimento de diversos requisitos exigidos para recebimento do ICMS Ecológico, entre eles: o gerenciamento de resíduos sólidos com a criação da central de reciclagem, coleta de pneus, trituração do coco verde, recolhimento de podas, coleta seletiva, implantação de coletores nos logradouros públicos assim como a coleta e transporta dos resíduos sólidos e resíduos de serviços de saúde; educação ambiental; redução do Índice de Desmatamento com as intensas campanhas educativas e ações fiscalizatórias.

O município também teve progressos na redução e contenção de queimadas, com ações por meio da Brigada Municipal de combate a incêndio e ações educativas nos assentamentos de reforma agrária; conservação da biodiversidade;  arborização municipal e implantação do viveiro público municipal através dos programas de replantio ao longo dos cursos de água e do programa Oeiras Verde; identificação e fiscalização as fontes de poluição: sonora, visual e atmosférica; controle das edificações irregulares; Política Municipal de Meio Ambiente, através do Plano Municipal de Ação Ambiental, Agenda 21, licenciamento ambiental e planejamento ambiental implantado.

Ascom

Picos combate o lixo nos bairros

A Prefeitura de Picos, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza hoje (18), ações educativas relacionadas a campanha Jogue Limpo. As ações acontecem no bairro São José.  Pela manhã haverá mutirão de limpeza, panfletagem e blitz educativa jogue limpo durante o dia inteiro, além de palestra a tarde, na Escola Municipal Justino Luz. 

 

PPP do Terminal Turístico de Barra Grande

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, esteve, na sexta-feira (14), no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, para apresentar, em audiência pública, o projeto de parceria público-privada (PPP) para o Terminal Turístico de Barra Grande aos moradores, empresários, vereadores e gestores municipais. 

O Terminal de Barra Grande foi planejado para melhorar a chegada e partida de passageiros com destino ao vilarejo e diminuir o fluxo de veículos de grande porte no Centro da cidade. O local conta com seis lojas, que serão destinadas à comercialização de souvenires, peças de artesanato e de passagens, praça de alimentação e cinco vagas para estacionamento e manobra de ônibus.

Para Viviane, a audiência pública é um elemento de integração que possibilita a participação efetiva da população na elaboração dos projetos de PPP. “Quando a gente fala de PPP, estamos falando de projetos de impacto na vida das pessoas. Então, a licença social e a legitimidade são pré-requisitos para projetos de parceria de sucesso”, explica Moura.

Segundo a gestora, o diálogo público é uma forma de levar conhecimento técnico para a população e de imprimir nos projetos a perspectiva da população.

O prefeito de Cajueiro da Praia, dr. Girvaldo, avaliou como positiva a audiência, destacando que o projeto deve beneficiar a população e a economia do município. “Espero que tudo ocorra bem, para que essa população entenda o que é PPP. Um projeto novo, que não era aplicado aqui no Estado do Piauí, e que já temos a PPP da Ceasa e do Terminal de Teresina. Então, com certeza, estou com aquela ideia positiva”, comenta o gestor.

A secretária executiva de Estado do Turismo, Carina Câmara, esclarece que o terminal vai trabalhar a organização do turismo no vilarejo de Barra Grande, que, segundo ela, cresce de maneira desordenada e não sustentável. Carina ressalta que um dos principais problemas é a grande quantidade de veículos de grande porte transitando pelas ruas e praças, quebrando calçamentos e parando nas praias. 

“Além disso, a gente vai ter também um espaço para o turista, onde ele vai ter artesanato, gastronomia e que vai poder ser usado de várias formas. A gente acha que a iniciativa privada consegue essa gestão melhor que o Estado, justamente por essa experiência que eles têm nessa área. Então, vai ser benéfico tanto para a população e para o turista, quanto para a governança”, acrescenta a secretária.

A licitação do projeto de PPP do Terminal Turístico de Barra Grande está prevista para julho deste ano, com início da operação até setembro. O concessionário deverá trabalhar na modernização e operação do local, a fim de atender à demanda da população e dos turistas que chegam à região. “A gente leva daqui algumas sugestões. Vimos os pontos um pouco mais críticos e vamos trabalhar para que o projeto seja lançado em julho para licitação”, finalizou Viviane Moura.

Fonte: ascom

Programação do aniversário de Palmeirais

O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, divulgou a programação do aniversário da cidade, comemorado no dia 26 de junho. Será uma semana de festividade com bandas e apresentações culturais no ginásio poliesportivo e na Vila Junina, estrutura montada ao lado do espaço esportivo com palco para receber as bandas locais entre os dias 21 e 26 de junho. A animação ficará por conta das bandas kadência do Forró, Antônio do Acordeon, Rogério Lopes e Alan Castro. 

As atividades culturais serão realizadas entre os dias 21 e 24, com concurso de quadrilhas e apresentações das crianças e adolescentes dos programas sociais da Prefeitura matriculados nas aulas de violão e balé.

No dia 25 quem comanda a festa na Avenida Gonçalo Soares é o cantor Léo Magalhães, além de Waldo e Felipe e Forró Bandido.  À meia noite haverá queima de fogos para comemorar a passagem do aniversário. “ Vai ser uma festa bonita, animada e organizada, como todas que a gente faz” destaca Reginaldo Júnior. 

A festa terá estrutura de palco, som e banda, além de banheiros químicos e segurança. “ Essa é uma festa importante porque temos muito o que comemorar. Recentemente inauguramos a ponte do Espírito Santo, uma obra muito aguardada pela população. Além disso,  reformamos várias escolas e estamos vivendo um momento mágico, nunca antes visto na cidade, no âmbito dos projetos sociais.  Esses são apenas alguns dos motivos que nos levarão a comemorar os 125 anos de Palmeirais “. 

Para encerrar as atividades, no dia 26 haverá um show góspel no palco da Vila Junina.

Ascom

Empreendedores do Sertão do Piauí

A Prefeitura de Pio IX, através do Espaço do Empreendedor, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação de Agricultura do Piauí (Faepi) e o Sindicato dos Produtores, está realizando uma série de cursos para empreendedores, com o objetivo de oportunizar mais renda para a população do município. Neste fim de semana estão sendo realizados os cursos de bolsas artesanais, no Espaço do Empreendedor; e o de aproveitamento do caju, no Assentamento Nova Aliança.

No total serão ofertados nove cursos: Bordados em fita; Confecção de bolsas artesanais; Lembrancinhas artesanais com material regional (palha de milho); Lembrancinhas artesanais em feltro e eva; Cortes padronizados de ovinos, caprinos e suínos; Doma e rédia de equinos; Casqueamento e Ferrageamento de equinos; Culinária regional; Preparos caseiros de derivados de mandioca e macaxeira.

Aluna do curso de bolas artesanais, a dona de casa Maria de Fátima Costa comenta que “esse curso está sendo muito bom. Eu já tinha uma certa experiência com costura e bordado, mas estou aprendendo muita coisa nova. É um curso muito importante para ampliar meu conhecimento”.

Adriana Oliveira, instrutora do Senar, frisa que “o curso de bolsas dará uma grande chance de as terem uma boa fonte de renda, além de ser uma terapia, já que também trabalhamos a integração entre as participantes”.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Municipal do Espaço do Empreendedor, Alcizete Alencar, os cursos estão superando a expectativa da organização. “Queremos agradecer, em nome da prefeita Regina Coeli, à toda equipe da Prefeitura pelo grande apoio a essa iniciativa que vem superando todas as expectativas. Todos os produtos desenvolvidos durante o período dos cursos serão expostas e estarão disponíveis para venda no 17º Encontro de Folguedos, assim como no II Feirão de Negócios e a I Expo Pio IX”, conclui.

Município de Sebastião Leal na Holanda

O presidente do Grupo de Prefeitos dos Cerrados (G-13) e prefeito do município de Sebastião Leal, Ângelo Pereira, encontra-se na cidade de Utrecht, na Holanda, participando da conferência RT 14, na sede da Rabobank.

A conferência tem o objetivo de garantir que os tomadores de decisões tenham informações, contatos e conheçam as estratégias de que precisam para deliberar sobre a soja responsável, como a exploração e a formulação de soluções práticas para a melhoria contínua da safra, bem como o fornecimento da cadeia de soja com maior responsabilidade social e ambiental.

O encontro conta com quatro painéis de discussões envolvendo variados temas. Os debates do primeiro dia estavam voltados ao tema finanças, contando com a participação da Fazenda Progresso, uma das propriedades certificadas e pertencente ao grupo da FAPCEN e o prefeito Ângelo Pereira, que juntamente com a Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, discursaram sobre o caso de sucesso devido à certificação RTRS, que através de ações sociais contribuiu para o desenvolvimento do município de Sebastião Leal.

Outro momento de destaque do primeiro dia de conferência foi a premiação RTRS 2019, que homenageia pela primeira vez as pessoas, organizações ou parcerias que se esforçam para o desenvolvimento do setor de soja sustentável. A premiação consiste em três categorias: Parcerias Sustentáveis, Vanguarda na Produção de Soja e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” – (FAPCEN) procura, através da cooperação e a união entre pesquisa, extensão, produção e comercialização atender as necessidades voltadas às atividades agrícolas da região dos cerrados e foi a única instituição a ser indicada a concorrer nas três categorias, juntamente com as grandes marcas mundiais. Venceu as categorias Prêmio por Parcerias Sustentáveis e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

De acordo com o prefeito Ângelo Pereira, a experiência de levar o nome de Sebastião Leal para a Holanda tem sido satisfatória. Ângelo esteve na manhã desta terça-feira (11/06) partilhando as experiências exitosas do nosso município com a agricultura familiar e a certificação RTRS.

"Durante minha fala no "RT14 CONSTRUINDO UMA LIDERANÇA GLOBAL", partilhei nosso caso com várias referências da agricultura responsável, no Escritório Central Rabobank (Utrecht, Holanda). Por aqui, tivemos bons debates sobre a necessidade de práticas responsáveis na produção agrícola e falamos da proveitosa parceria com o Grupo Progresso, que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região.", comentou.

Também participa do encontro a primeira-dama do município piauiense de Sebastião Leal, Lendinalva Veloso.

Posts anteriores