Cidadeverde.com

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é tema de capacitação

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, deu início nesta quarta-feira (03) a Oficina de Monitoramento das Estratégias de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo. O objetivo é levar aos técnicos que trabalham nas equipes de imunização dos municípios, atualizações sobre as estratégias para buscar o público alvo e realizar de forma correta a vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, bem como a  atualização da caderneta de vacinação para os demais imunizantes.

O evento está sendo realizado no Auditório do Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí e dividiu os técnicos das equipes de imunização dos 224 municípios do estado em dois dias de capacitação.  Nesta quarta-feira (03) as atividades foram voltadas para os profissionais dos territórios da Planície Litorânea, Cocais, Entre Rios, Carnaubais, Vale do Guaribas e Tabuleiro do Alto do Parnaíba.

Na quinta-feira (04) os trabalhos serão desenvolvidos com os profissionais dos territórios Vale do Canindé, Vale do Sâmbito, Vale do Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras.

“É uma estratégia nacional organizada pelo Ministério da Saúde para todos os estados, buscando melhorar os índices de vacinação e também atualizar a cobertura vacinal da população em todos os imunizantes necessários”, reforça a coordenadora estadual de imunização Bárbara Pinheiro.

A Superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que os trabalhos da Sesapi para capacitar os técnicos visam melhorar os índices de vacinação do estado, mas é necessário que a população procure as vacinas.

“Nossos profissionais estão sendo preparados e chamamos a população para nos ajudar nesse objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e da população geral, procurem as salas de vacina e se protejam com as vacinas ofertadas pelo calendário nacional de imunização”, fala a superintendente.

Ccom

Festival no Porto das Barcas terá show da cantora Maria Gadú

Foto: reprodução

Parnaíba será palco, de 5 a 30 de julho, do Festival Porto Vivo, que chega à segunda edição com uma programação ainda mais rica e variada. O evento será realizado no Galpão do Porto e no Parque das Ruínas, no Complexo Cultural Porto das Barcas, e oferece uma mistura vibrante de arte, moda, música, cultura, artesanato e gastronomia.

O destaque especial desta edição é a comemoração do aniversário de restauração do Porto e do Museu do Mar, marcada por um show de Maria Gadú. A troca de ingressos iniciará no dia 16/07 (terça-feira), às 8h, e será possível trocar 2kg de ração para cão ou gato, pelo ingresso.

O Festival Porto Vivo é uma realização da administração do Porto em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), comemorando os três anos do Museu do Mar e da revitalização do Complexo Cultural Porto das Barcas.

“Para quem vem passar as férias em Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e nos outros destinos do litoral do Piauí, não vai faltar programação em nenhum dia do mês de julho. Começamos nesse fim de semana, no domingo (30) com o Porto no Samba e vamos até o dia 28 de julho com mais samba. Dentro dessa programação, há atrações culturais para todas as idades e públicos”, destaca Ryck Costa, diretor do Museu do Mar e coordenador do festival.

A programação também inclui teatro infantil, exposições de artes plásticas, visita ao Museu do Mar, feira de artesanato, mercado do produtor, shows musicais e desfile de moda. 

Programação

3 a 6 de julho às 16h30: II Semana do Audiovisual de Parnaíba (Teatro Benjamin Santos)

Dia 5 – 19h: Exposição Artes Visuais Francisco Pedro (Galeria Amarração)

Dia 7 – 19h: Espectáculo “A Menina e o Boizinho” (Teatro Benjamin Santos)

De 11 a 11 de julho: Festival do Caranguejo (Parque das Ruínas)

De 12 a 14 de julho: São João do Porto (Galpão do Porto)

De 18 a 21 de julho: Feira de artesanato, mercado do produtor, música, cultura popular e moda (Galpão do Porto, Parque das Ruínas e Praça do Porto)

Dia 21 às 18h: Aniversário do Porto e Museu do Mar com show de Maria Gadú (Galpão do Porto)

De 27 e 28 de julho – 17h: Encontro de Brechós (Galpão do Porto)

Dia 28 às 16h: Samba no Porto

Ccom

Parceria Piauí Níquel, Prefeitura de São João do Piauí e SENAI oferece cursos gratuitos

A parceria firmada entre a Prefeitura de São João do Piauí, a Piauí Níquel Metais S/A e o SENAI/PI oferece sete cursos gratuitos no programa de qualificação profissional: o Mina do Saber.

O curso é destinado a maiores de 18 anos(completos até o dia 31 de julho de 2024) e ter o ensino fundamental. 

Cursos:

Armador de ferragens - Carpinteiro - Construtor de alvenaria (pedreiro) - Sinaleiro - Ajudante - Ajudante de montagem/eletromecânica - Cozinheiro industrial

As inscrições estão abertas de 1º a 14 de julho, pela internet(link: https://qrco.de/bf70hk). É necessário apresentar comprovante de residência e contato telefônico.

Em São João do Piauí, o interessado obtém mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O Mina do Saber é um programa de formação de mão de obra desenvolvido pela empresa Piauí Níquel Metais S/A e organizado em parceria com o Senai e as prefeituras de São João do Piauí, Capitão Gervásio de Oliveira e Campo Alegre do Fidalgo.

Ascom

Apicultores do Acre participam de intercâmbio do mel do Piauí

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura do Acre e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), realizam de 01 a 06 de julho o Intercâmbio Técnico sobre a Cadeia Produtiva do Mel Acre/Piauí 2024. O objetivo do evento é trocar informações entre apicultores dos dois estados, sobre a meliponicultura e produção de mel com abelhas nativas. 

Nesta segunda-feira (01), a comitiva acreana foi recepcionada pela equipe Sada, representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Embrapa Meio-Norte, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em solenidade que aconteceu no auditório da Saf, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina. Em seguida, foi realizada uma visita à unidade de apicultura da Embrapa.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressalta a importância do momento e destaca a troca de experiências e como uma forma de fortalecer a cadeia produtiva do mel como um todo. “Esses encontros servem para ampliar a troca de conhecimento, tornando essa cadeia ainda mais profissional, gerando mais oportunidades e, dessa consequentemente, abrindo novos horizontes para os apicultores, que podem expandir suas produções. Temos muitas experiências de sucesso aqui no Piauí e, nossos visitantes sairão daqui com uma barganha muito boa”, disse o secretário. 

Ao longo dos cinco dias de programação, serão discutidas temáticas como a ampliação da produção, experiências exitosas, aprofundamento do conhecimento sobre a apicultura e conscientização da cadeia produtiva orgânica, aprofundando os conhecimentos dos técnicos de ambos os estados. Os visitantes acreanos serão acompanhados por técnicos da Sada, em visitas às experiências produtivas nas cidades de Picos, Simplício Mendes, Bela Vista, Oeiras e Piracuruca. 

“Eles pediram para priorizarmos a questão da meliponicultura, que é a produção de mel com abelhas sem ferrão, abelhas nativas, tendo em vista que eles têm experiência com uma vegetação muito mais densa que a nossa. Esse é um grupo de pessoas com pouca experiência, que não conhece, por exemplo, uma casa de mel, algo que é muito comum aqui pra nós. Então, montamos uma agenda baseada nesse cenário que nos foi repassado por eles. Vale ressaltar que esse é um projeto promovido pelo estado do Acre, mas que nós conseguimos promover uma frente muito produtiva, com apoio e envolvimento direto do secretário Fábio Abreu”, explica Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada. 

O professor Marcos Jacó, que atua na transferência de tecnologia da Embrapa-Meio Norte, também falou a respeito do intercâmbio. 

“Eles vêm com uma bagagem de conhecimento da região deles, e vão ter a oportunidade de trocar esses conhecimentos com a experiência que o estado tem. Que o Piauí hoje, está na vanguarda tecnológica em relação a apicultura e também a meliponicultora comercial. Então essa oportunidade de poder trazer pessoas de outros estados, outras regiões, que estão precisando conhecer essa metodologia que o Piauí utiliza e que possa ajustar à realidade deles, é fundamental, muito importante isso, principalmente se tratando de dois estados que se tem divergência climática, mas, no entanto, há uma convergência em relação ao interesse pela apicultura e pela meliponicultora”, finalizou. 

De acordo com Josicley de Souza Azevedo, representante da secretaria de Agricultura do Acre, a iniciativa faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas no estado para que a produção do setor passe por um aprimoramento. “Esse intercâmbio faz parte de um programa que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Acre que tem como principal objetivo fomentar a cadeia produtiva do mel no estado, garantindo maior capacitação dos produtores”, disse. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

02 de Julho – PICOS

08h às 12h

- Conhecer a Experiência da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – CASA APIS

- Organização Social, Produção de Mel e Comercialização.

14h às 17h

- Conhecer experiência da Mel Wenzel;

- Produção, Diversificação de Produtos e Comercialização.

03 de julho - SIMPLÍCIO MENDES

08h às 12h

- Conhecer as experiências da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes-PI (COMAPI); 

- Organização Social, Produção de mel e Comercialização.

03 de julho - BELA VISTA

14h30 às 17h 

- Experiência da Associação de Meliponicultoras e Meliponicultores de Bela Vista do Piauí – AMBV-PI

04 de julho – OEIRAS

08h às 11h30

- Conhecer Experiências do Grupo SAMA

- Produção, Qualidade, Melhoramento Genético e Comercialização.

05 de julho – PIRACURUCA

08h às 12h

- Participação no XVI Seminário Piauiense de Apicultura e II Seminário Piauiense de Meliponicultora.

14h às 18h

- Participação no XVI Seminário Piauiense de Apicultura e II Seminário Piauiense de Meliponicultora.

Ccom

Novo Hospital de Picos vai atender mais de 600 mil pessoas

Foto: Ccom

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (28), um dos maiores complexos de saúde do estado: o Novo Hospital Regional de Picos, que será referência no atendimento a mais de 600 mil pessoas que moram na macrorregião de Picos, que conta com mais de 40 municípios.  O valor total da obra é de R$ 54.872.421,62, tendo sido executada pela Secretaria da Saúde (Sesapi).

A estrutura substituirá o Hospital Estadual Justino Luz, que já está em fase de transição para se tornar um complexo materno-infantil, voltado para gestantes, bebês e crianças.

Foto: Ccom

O Novo Hospital Regional de Picos, que inicia o funcionamento gradativo em julho, e integral até outubro, é um dos maiores complexos de saúde do Piauí. A estrutura hospitalar possui três pavimentos e contará com 206 leitos de internação (60 no térreo, 73 no 1º andar e 73 no 2º andar), além de 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, administração e auditório com 135 lugares.

Foto: Ccom

"É a maior obra de saúde pública da história de Picos e o maior hospital do interior do Piauí. A região conta, agora, com uma estrutura hospitalar que não perde em nada para Teresina. A partir da próxima semana, os primeiros pacientes começam a ser transferidos do Hospital Justino Luz para cá. Gradativamente, mais leitos serão abertos e mais serviços serão ofertados, até chegarmos ao funcionamento integral”, afirmou o governador.

O governador relembrou que Picos conta, agora, com quatro estruturas hospitalares do Governo do Estado. O Novo Hospital Regional de Picos se junta à UPA do município, à Policlínica com Central de Diagnósticos e ao Hospital Justino Luz, que irá se tornar um complexo materno-infantil. “Picos já era um grande polo de saúde, que, agora, ficou ainda mais forte. Temos mais leitos e unidades hospitalares, variados serviços, cirurgias de média e alta complexidade, tratamento do câncer, além de mais profissionais para atender à população”, frisou Rafael Fonteles.

O gestor explicou, ainda, que o Governo do Estado, com o auxílio da imprensa, irá informar à população sobre o novo fluxo da saúde pública de Picos. “Aos poucos, a população vai entender para onde se dirigir em cada caso. Se é urgência e emergência, vai à UPA. Se é internação e cirurgia, é no Novo Hospital Regional de Picos. Se for gestante, bebê ou criança, vai ao Hospital Justino Luz. Em caso de apenas consulta e exame, vai para a Policlínica. Em breve, todos estarão totalmente adaptados”, disse o governador.

“Entregamos à população desta macrorregião um hospital de referência em alta complexidade, com o que há de mais inovador em serviços de saúde. Essa é mais uma conquista para o incremento da saúde no Piauí, com serviços totalmente fornecidos pelo Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário da Saúde, Antônio Luiz.

Ascom

Governador inaugura obras na cidade de Cocal

O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta quinta-feira (27) a recuperação da PI-213, no trecho que liga Cocal ao entroncamento com a BR-343, no Norte do Piauí. O município, localizado a 267 quilômetros de Teresina, foi contemplado também com um estádio de futebol. Juntas, as duas obras somam um investimento de quase R$ 9 milhões.

O trecho de 20 quilômetros da rodovia estadual passou por restauração e conservação, com roço e preenchimento de buracos. Toda a pista está sinalizada e um trecho de 3 mil metros foi duplicado. O investimento de R$ 7.420.042,01, foi realizado através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Rafael Fonteles ressaltou outros investimentos feitos pelo Governo do Estado, para restaurar estradas importantes ligando a outras cidades. “Agora, nós temos ligação com a BR-343, com Piracuruca, com Cajueiro da Praia, com Bom Principio, com Viçosa, com Cocal dos Alves, fora as comunidades rurais que também estão conectadas por asfalto” pontuou.

De acordo com o governador, em 18 meses, o Governo do Estado executou 20 obras em Cocal. A população cocalense agora pode usufruir de um centro esportivo num padrão que não dispunha antes. Rafael Fonteles inaugurou o equipamento, que engloba um campo de futebol gramado com sistema de irrigação, alambrado, arquibancada, academia, pista de caminhada, vestiários e iluminação.

O estádio inaugurado fica no bairro Santa Terezinha, zona urbana de Cocal. A obra, de responsabilidade da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER), custou R$ 1.558.682,66.

“São dezenas de obras no município Cocal feitas pelo Governo do Estado e entregues à nossa população, melhorando cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo” avaliou o prefeito da cidade, Douglas Lima.

Ascom

Prefeitura de Joaquim Pires realiza cadastro para Mutirão da Catarata

A Secretária Municipal de Saúde de Joaquim Pires juntamente com uma equipe de colaboradores, estiveram presentes acompanhando e dando assistência aos pacientes do município que participaram da primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas de catarata.

A primeira etapa consiste na triagem dos pacientes que foi dividida em dois dias, entre os dias 21 e 22 de junho. Após a triagem, os usuários já saem com as datas agendadas para a próxima etapa que serão as cirurgias de catarata a serem realizadas no mês de julho de 2024.

Ascom

Prefeitura de São João do Piauí e Embrapa promovem eventos de Dias de Campo

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e a Embrapa Meio Norte promovem dois Dias de Campo do Projeto Sisteminha: Produção de Alimentos com o Sisteminha Embrapa.

Os Dias de Campo terão a participação do prefeito Ednei Amorim e da equipe da Embrapa Meio Norte.

Os eventos ocorrem nos dias 27 e 28 de junho, nos locais onde o projeto foi implantado
- Dia 27 de junho - quarta-feira
Propriedade do Sr. Valter Coelho - Povoado Malhada 

- Dia 28 de junho - quinta-feira
Propriedade da Sra. Maria José - Localidade Formosa

As atividades iniciam às 7h30, com a seguinte programação:
                                          
7h30 – Recepção e inscrição dos participantes
8h – Estação 1: Objetivos e justificativas do Dia de Campo
08h – Estação 2: Piscicultura no quintal de casa
Palestrante: Valdemir Queiroz (Embrapa Meio-Norte)
9h – Estação 3: Hortaliças e vegetais para comer e vender
Palestrante: Valter Coelho (Técnico agrícola e produtor)
9h – Estação 4: Produzido ovos o ano inteiro
Palestrante: Marcos Jacób (Embrapa Meio-Norte)
10h - Encerramento

Projeto Sisteminha
O projeto Sisteminha em São João do Piauí é desenvolvido pela Embrapa Meio Norte em parceria com a Prefeitura, com objetivo de contribuir para a segurança alimentar e nutricional da família. 

O Sisteminha incentiva a produção agrícola de subsistência, contemplando a criação de peixe e galinhas, além da produção de ovos, frutas, verduras e hortaliças. 

Em São João do Piauí, duas famílias são contempladas: uma na localidade Formosa e outra na Malhada.

Ascom

Governo conclui obra do aeródromo da cidade de Paulistana

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), concluiu as obras de reforma e ampliação do aeródromo de Paulistana. Com as melhorias, o empreendimento passa a contar com pista de pouso e decolagem, com pavimentação asfáltica e extensão de 1.200 metros por 23 metros de largura; pista de táxi, faixa de pista e pátio de estacionamento. Além disso, a obra conta com terminal de passageiros e vias de acesso. No local, foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. 

Essa é a décima sexta pista de pouso e decolagem concluída pela Setrans na atual gestão. A meta do Governo do Estado é chegar a 29 aeroportos e aeródromos distribuídos pelo Piauí, 11 com balizamento noturno. 

 "Na realidade, o aeródromo de Paulistana passou por uma completa reestruturação, assim como diversos aeroportos e aeródromos do Piauí. Entre as metas do governador Rafael Fonteles está a melhoria da infraestrutura aeroviária, para fortalecer a aviação regional, atrair investidores e salvar vidas por meio da modalidade aérea Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu Aéreo. Pela localização estratégica, Paulistana é uma das cidades contempladas com o modal de transporte aeroviário pelo Governo do Estado", disse o secretário dos Transportes, Jonas Moura. 

Para o prefeito de Paulistana, Joaquim da Farmácia, a obra deve contribuir com o desenvolvimento econômico do município, além de agilizar os atendimentos pelo Samu Aéreo para toda a região. "Esse projeto é crucial não só para agilizar socorros aéreos, mas também para receber empresários interessados em investir na nossa cidade e na região. Essa infraestrutura é um atrativo a mais para os investidores. Agradecemos a Secretaria dos Transportes e ao Governo do Estado pela realização dessa obra tão importante", comemorou o gestor.

Ccom 

Agricultura familiar e carne de caprinos na merenda escolar de Joaquim Pires

O município de Joaquim Pires, localizado no interior do Piauí, encontrou uma maneira inovadora de impulsionar sua economia local enquanto oferece uma merenda escolar mais saudável e nutritiva. Em 2023, o município incorporou produtos da agricultura familiar ao cardápio das escolas municipais, totalizando 19.943,60 kg de alimentos, como arroz, banana, cheiro verde, farinha de mandioca, fécula de mandioca, feijão, macaxeira, ovos, pimentão, polpa de fruta e tomate. Além disso, foram incluídos 2.320 kg de carne de caprino, um produto de grande importância econômica para a região, totalizando um valor de 195.986 reais para produtores rurais que fornecem para merenda escolar.

Essa iniciativa mostra como a administração municipal pode apoiar os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da alimentação escolar. A carne de caprino, por exemplo, foi incorporada ao cardápio das 17 escolas do município, que atendem desde a educação infantil até o ensino fundamental anos finais. Além disso, os produtos agrícolas de produção local, como arroz, banana, feijão e tomate, foram integrados para diversificar e enriquecer a merenda escolar.

A colaboração entre a prefeitura e os produtores locais é fundamental para o sucesso do projeto. A inclusão da carne de caprino na merenda escolar contribui para fortalecer a economia local, criando uma demanda consistente para os produtores, enquanto os alimentos da agricultura familiar trazem variedade e valor nutricional para as refeições escolares.

A nutricionista do município garante que o cardápio seja equilibrado, incluindo uma variedade de produtos da agricultura familiar e da pecuária local para atender às necessidades das diferentes faixas etárias. Essa abordagem equilibrada promove uma alimentação saudável e apoia o desenvolvimento dos estudantes.

Pais e professores elogiam a qualidade da merenda escolar e destacam como a variedade dos alimentos mantém os alunos mais interessados nas refeições. A iniciativa também reforça o compromisso da administração municipal com a promoção de hábitos alimentares saudáveis e com o apoio aos agricultores locais, fortalecendo a economia rural e a qualidade de vida na comunidade.

O prefeito de Joaquim Pires expressou sua satisfação com o projeto, afirmando: "Estamos comprometidos em apoiar nossa comunidade local e oferecer uma merenda escolar de qualidade para nossas crianças. Valorizar a produção local é uma forma de investir no futuro do município."

A abordagem de Joaquim Pires pode ser um modelo para outras cidades que buscam melhorar a merenda escolar e, ao mesmo tempo, apoiar a agricultura familiar e os produtores locais. O sucesso do projeto mostra como a colaboração entre setor público, agricultores e comunidade escolar pode gerar benefícios duradouros para todos.

Ascom

Posts anteriores