Cidadeverde.com

Água Branca instala mais barreiras sanitárias

A Prefeitura de Água Branca, em parceria com a Secretaria de Transportes, instalou barreiras nas estradas vicinais, que dão acesso à cidade, para controlar o fluxo de pessoas que transitam pelo município.

"Toda a nossa equipe está disponível para ajudar a garantir a saúde da população. O nosso intuito é que o máximo de pessoas fiquem em casa e só saiam por motivos de suma importância. Aproveito para parabenizar toda a gestão, as equipes de saúde, os policiais e toda a população que está lutando pelo fim dessa pandemia", declara o secretário de Transportes, João Leite do Nascimento.

"Temos a certeza de que o aumento do isolamento social influenciará na redução do número de pessoas com covid-19 em Água Branca. Se o número de doentes for reduzido, aos poucos, vamos voltar a exercer as atividades comerciais normalmente", finaliza o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 

Prefeito de Riacho Frio festeja resultado do lockdown no município

Foto: Prefeitura de Riacho Frio

Riacho Frio fica distante 865 quilômetros de Teresina está situado no extremo sul do Piauí. A cidade mais próxima com equipamentos de UTI em território piauiense  fica localizada a  526 quilômetros da sede do município. Motivos que levaram o prefeito Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas (Progressistas) a realizar por  mais de 12 dias um lockdown onde apenas farmácias, e supermercados funcionavam na cidade,  e só entravam no município veículos de serviços de saúde e empresas fornecedoras de alimentos.  Com essa estratégia o prefeito festeja os resultados e até o momento nenhum único caso de Covid-19 foi registrado na cidade,  que faz divisas com   Corrente (20 casos confirmados de Covid-19), Curimatá (06 casos confirmados) Parnaguá e Gilbués, ( 01 caso cada diagnosticado até o momento). 

De acordo com o prefeito de Riacho Frio mais de 100 testes de diagnóstico de Covid-19 já foram feitos no município em moradores  suspeitos de ter a  doença,  e nenhum deles deu resultado positivo. 

Mas como forma de prevenção o prefeito apóia a continuidade do uso de máscaras pelos moradores, cuidados com a higiene e a manutenção de barreiras sanitárias em todas as entradas de Riacho Frio.

João Bandeira
[email protected]

Hospital da cidade Esperantina recebe novos equipamentos

Foto: Prefeitura de Esperantina

Os novos equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e chegaram para melhorar o atendimento em saúde no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman em Esperantina. A entrega oficial do material aconteceu nesta quarta feira (27).

 “Estive no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e presenciei o recebimento dos novos equipamentos, como camas elétricas, computadores e ar-condicionados. Quero agradecer ao diretor do hospital, Luís Carlos, pela parceria; ao deputado estadual Limma na articulação e também ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria Estadual de Saúde, está garantindo melhor estrutura para a nossa rede de atendimento em saúde. Com certeza, o investimento se refletirá no melhor atendimento à população e fortalece nossa luta no combate ao novo coronavírus. Juntos somos mais fortes”, pontua Vilma Amorim , prefeita de Esperantina. 

Esperantina de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí tem um total de 125 casos de Covid-19, com duas mortes provocadas pela doença.

João Bandeira
[email protected]

Atividades religiosas em Picos retornam dia 15 de junho

Foto: reprodução

O  Decreto 68/2020, da Prefeitura de Picos divulgado nesta terça-feira(26) dispõe quanto a retomada gradual das atividades religiosas presenciais no município a partir do dia 15 de junho.

No documento o funcionamento das atividades religiosas fica definido entre  08h às 12 horas e das 17 às 20 horas para os cultos religiosos diários, abertos ou não ao público, obedecendo o intervalo de uma hora entre as atividades.

Fica estabelecido ainda que os pontos em que ocorrem os encontros religiosos deverão ser  higienizados, antes e após a realização das celebrações. Outro ponto do documento dispõe a respeito da oferta permanente de produtos para higienização das mãos e a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos religiosos, obedecendo-se  à lotação máxima de 30% da capacidade total do local, com distanciamento de um metro e meio entre os fiéis.

A dimuição do uso do ar condicionado também é tratada no documento; bem como se  evitar aperto de mãos, abraços e  contatos físicos; necessitando realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais; e evitando nos templos religiosos a presença de pessoas dos grupos de risco do Covid-19. Quem possuir sintomas gripais é orientado no documento que fique em isolamento domiciliar.

João Bandeira
[email protected]

Mulheres são maioria entre infectados pelo coronavírus em Oeiras

O  levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e mostra que  as mulheres representam 58,93% dos infectados pelo novo coronavírus em Oeiras. O trabalho foi feito com base nos números de casos registrados até domingo, 24, quando  Oeiras tinha 56 pessoas com Covid-19.

No que se refere à faixa etária, a maioria dos que tem a doença têm entre 16 e 60 anos – 75,01%. O grupo de pessoas abaixo de 16 anos representa 8,92% dos casos. Os idosos (pessoas acima de 60 anos) são 16,07 % dos casos. O levantamento aponta, ainda, que os profissionais de saúde e segurança são 14,28% do total de casos.

A Semusa também traçou um mapa epidemiológico do município de Oeiras, apresentando o número absoluto de casos da doença em cada território da cidade, considerando o local de moradia dos pacientes com resultado positivo para Covid-19.

 

Santa Filomena registra primeiro caso de Covid-19

O município de Santa Filomena(PI) fica localizado a 966 quilômetros de Teresina, tem limites territoriais com Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Gilbués no Piauí  e Alto Parnaíba, no  Maranhão. Na manhã desta segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde de Santa Filomena divulgou uma nota informando do registro do primeiro caso de Covid-19 no município.

Trata-se de um homem de 29 anos de idade procedente de Alagoas que está trabalhando na obra de uma ponte na cidade, e teria chegado em Santa Filomenta dia 14 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena destacou na nota que todos os procedimentos recomendados para casos dessa natureza foram tomados, como o monitoramento de quem teve contato com o doente,  e também o isolamento familiar. Santa Filomena tem 6.096 moradores e o Hospital  mais próximo do município com UTI fica na cidade de Floriano, distante 645 quilômetros.

João Bandeira
[email protected]

Floriano mantém Unidades Básicas de Saúde abertas na pandemia

Floriano manteve todas as Unidades Básicas de Saúde abertas mesmo durante a pandemia. As unidades atendem, principalmente, casos de síndromes gripais, mas também monitoram usuários do sistema que precisam dos serviços de saúde como gestantes que não podem deixar de fazer o pré-natal, além de hipertensos, diabéticos, atualização da caderneta vacinal e o atendimento em "bloco de horas", ou seja, o usuário tem sua consulta ou procedimento agendado e é atendido com hora marcada.

Um belo exemplo de organização e atendimento à população é a Unidade Básica de Saúde Viana de Carvalho, localizada no bairro Sambaíba Velha e que é a unidade referência do processo de Planificação pelo Ministério da Saúde e consultoria do Hospital Albert Eistein e SESAPI. O atendimento desta UBS é base para a implantação em outras unidades de saúde do município.

“Nesse momento de pandemia, a planificação tem nos ajudado a manter todas as nossas unidades em pleno funcionamento. Estamos trabalhando com o bloco de horas para grupos prioritários e a UBS Viana de Carvalho é referência", disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano. 

Sete das 17 Unidades Básicas de Saúde na zona urbana de Floriano já funcionam no formato “bloco de horas”. Segundo o Secretário de Saúde, James rodrigues, a pasta já trabalha para levar este modelo para o restante das UBSs do município. 

A médica Isadora Lira que atende na UBS Viana de Carvalho destacou as mudanças que aconteceram no atendimento após a implantação do novo sistema. “O bloco de horas é uma ferramenta importante de atendimento à população, pois reduz o tempo de espera do usuário, evita aglomeração nos postos e organiza o serviço e nesse momento de pandemia ajuda a manter os cuidados com a população”, disse.

Da Redação
[email protected]

Novo caso de Covid-19 é diagnosticado em Joaquim Pires

Foto: Prefeitura de Joaquim Pires

O município de Joaquim Pires registrou no fim de semana mais um caso de Covid-19. O anúncio foi feito através de boletim oficial divulgado pelos órgãos municipais que tratam da pandemia. Na semana passada dois outros casos já haviam sido notificados na cidade e que rapidamente foram acompanhados pela saúde municipal de colocados em isolamento. Em Joaquim Pires existem até o momento 12 casos suspeitos e 04 descartados. 

Leia abaixo a nota divulgada: 

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar, com ética e transparência, que hoje, 22 de maio de 2020 foi confirmado em nosso município através de teste rápido, mais um caso POSITIVO para o Novo Coronavírus (COVID-19). Infelizmente, trata-se de um jovem de 25 anos, aqui da zona urbana. O jovem, esteve trabalhando com a pessoa do Massapê que testou positivo dia (20/05).

Informamos ainda, que a Secretaria de Saúde já está tomando todas as precauções necessárias conforme preconizado pelos protocolos da OMS e Ministério da Saúde.

Informamos também, que hoje foram notificados mais cinco casos suspeitos.

Reiteramos a recomendação para que a população continue adotando todas as medidas de prevenção.

João Bandeira
[email protected]

União: município pagará 40% da insalubridade aos profissionais de saúde

O prefeito Paulo Henrique autorizou o pagamento de 40% da insalubridade para todos os profissionais de saúde em atividade. A medida é prevista em lei e atende às solicitações das categorias de saúde em virtude da disseminação da pandemia do coronavírus, que expõe de forma constante os profissionais ao contágio pelo vírus. O aumento não será restrito apenas a médicos e enfermeiros, mas também a todos os servidores dos quadros da saúde em União.

A proposta foi aprovada durante reunião dos membros do Conselho de Saúde com a presença do secretário municipal de Saúde, Narcizo Chagas, na última quinta-feira (21). “Estamos atendendo às solicitações do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) em virtude dos profissionais estarem ainda mais expostos por conta da pandemia do coronavírus. Porém, o prefeito Dr. Paulo não pensou somente em médicos e enfermeiros, estendendo o pagamento máximo da insalubridade também para os demais profissionais da saúde, como zeladores, maqueiros, entre outros”, explica Narcizo Chagas.

[email protected]

Joel Rodrigues mantém medidas de isolamento em Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, assinou, na manhã desta quinta-feira (21), o Decreto Municipal Nº 054, que prorroga as medidas sanitárias e de isolamento social em Floriano.

O novo documento mantém as medidas do decreto 045, mas com algumas mudanças, como a liberação do delivery para qualquer tipo de atividade, mas o atendimento presencial de clientes para a retirada de produtos continua vedada. Também consta no novo decreto a abertura dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços para pagamento de boletos, carnês e similares e também o funcionamento dos escritórios de contabilidade e de advocacia sem a presença de clientes. Em todos os casos é necessário seguir as medidas sanitárias descritas no decreto, inclusive com o número mínimo de funcionários. 

O decreto também institui a criação de barreiras sanitárias, para realizar ações educativas e de conscientização de combate ao novo coronavírus e fiscalizar o ingresso de veículos ao município.

As aulas da rede municipal de ensino e privada se mantém suspensas até 31 de julho.

O documento traz, em anexo, um protocolo sanitário, com medidas sanitárias, de limpeza e de conscientização.

Joel Rodrigues pediu aos florianenses que se mantenham em casa e que se precisarem sair, que utilizem máscara. “O Brasil já é um dos países com maior número de casos e de mortos e precisamos fazer com que Floriano continue sob controle”, disse Joel.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores