Cidadeverde.com

Combate à dengue em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, na manhã desta quinta-feira (22), no Povoado Nova Esperança. A ação aconteceu em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania e Obras e faz parte do Programa Água Branca Livre da Dengue.

 Além da vistoria nas residências em busca de possíveis focos do mosquito, as equipes realizaram diversos serviços, como verificação de pressão arterial e glicemia, palestras acerca do combate ao Aedes aegypti, atendimento escolar, atualização do bolsa família e atendimento odontológico. Este foi o primeiro mutirão do ano de 2018 e ação deve acontecer em todos os bairros do município.

 O secretário da Saúde, Amilton Feitosa, afirma que todas as residências foram vistoriadas e classificadas. “No projeto Água Branca Livre da Dengue, após verificar os imóveis, o agente de endemias responsável classifica esta residência ou terreno com o selo verde, para o caso de não ser encontrado foco do mosquito; selo amarelo, em que o imóvel está em sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

 Amilton Feitosa também informa que o mutirão no Povoado Nova Esperança vai continuar até o dia 2 de março. “Esses mutirões acontecem durante duas semanas e terminam junto à data de fechamento do levantamento rápido de infestação do mosquito, estipulado pela Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual da Saúde”, afirma.

 O coordenador da Atenção Básica de Água Branca, Devid Perfeito, destaca o empenho da gestão municipal em combater o Aedes aegypti. “As equipes de Saúde e todos os agentes, bem como toda gestão municipal, estão mobilizados e empenhados em manter nosso município com risco diminuído de infestação do mosquito e, assim, de casos de dengue, zika e chikungunya. O mutirão da dengue faz parte do Plano de Contingência da Dengue e das ações do Água Branca Livre da Dengue”, explica.

Fonte: Ascom

Orientações para a saúde materna em União

A Unidade Básica de Saúde Olavo Mendes em União sediou na manhã desta terça-feira (20) a I oficina de Introdução Alimentar . O evento foi organizado pelas nutricionistas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Liriane Alves e Vanessa Brito, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto tem o objetivo de orientar as mães e gestantes na introdução de alimentos para crianças a partir dos seis meses de idade, focando na importância da alimentação complementar saudável através da preparação adequada de papinhas de frutas e legumes.

“Este é mais um dos projetos realizados pela equipe multidisciplinar do NASF e que vai ser realizado nas 16 equipes de Saúde da Família/ESF da zona rural e urbana do município, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde das crianças do município de União”, afirma Graziela Sampaio, coordenadora do NASF.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, falou da importância do projeto. “É sem dúvidas um projeto importante na orientação de gestantes e mães. A equipe do NASF está de parabéns por contribuir de maneira positiva em uma faixa etária de desenvolvimento importante, favorecendo assim um crescimento saudável”, destacou.

Fonte: Ascom

Auditório Municipal de Piracuruca entra na fase de conclusão

Com o intuito de atender as necessidades do município, a Prefeitura de Piracuruca está concluindo a obra de construção de um novo auditório municipal. A obra, orçada em R$ 654.659,17,tem previsão para ser concluída em 2018 e está sendo realizada com recursos próprios do município.

O local terá uma estrutura ampla, moderna e climatizada, com capacidade para acomodar 400 pessoas. O espaço deverá ser utilizado para receber eventos realizados no município, como palestras, cursos, reuniões e outros.

O prefeito Raimundo Alves afirma que o investimento com recursos próprios está dando celeridade à construção. “Nós estamos atendendo a uma necessidade do município. Há alguns anos construímos um auditório da cidade, na Usina de Cultura, mas a população de Piracuruca cresceu consideravelmente de lá para cá e hoje se faz necessário um amplo e moderno auditório, que possa comportar maiores eventos. Para não esperar por aprovação de recursos federais para o projeto, o nosso governo está fazendo esforços e vai concluir com investimentos próprios, o que dará, inclusive, celeridade à obra”, explica.

O auditório estará localizado no cruzamento das Avenidas Gonçalo Rodrigues Magalhães e Coronel Pedro de Brito, na área do colégio CIEF, e será administrado pela Secretaria Municipal de Educação. 

Fonte: Ascom

Calçamento na zona rural de Buriti dos Lopes

Um  momento histórico foi vivenciado pela localidade Passagem das Canoas na manha desta terça, 20 de fevereiro. Acompanhado por várias lideranças e prestigiado por  populares da comunidade, o prefeito de Buriti dos Lopes,  Júnior Percy assinou a ordem de serviço que autoriza a construção de 4.500 m² de pavimentação poliédrica na  localidade. 

     O serviço a ser executado com recursos próprios do município de Buriti dos Lopes está orçado em R$ 269.080,88 e previsto para conclusão em até 90 dias. Para o gestor a realização do serviço é de grande importância para a localidade Passagem das Canoas por ser a primeira vez que o povoado vai receber pavimentação poliédrica  e consequentemente eliminar a grande quantidade de poeira causada pela atual piçarra. 

Para o vereador Roberto da Coroa, o calçamento a ser implantado na localidade Passagem das Canoas era um antigo sonho de todos os moradores do lugar e representava um compromisso de campanha assumido junto aos eleitores,  ele aproveitou para agradecer o prefeito Junior Percy por atender a reivindicação de anos junto a outros gestores, e se comprometeu a continuar buscando obras e serviços para as comunidades que representa.

Fonte: portal buritiense

Início do ano letivo em Floriano

Na manhã desta segunda-feira (19), na Escola Municipal Francisco Dutra, bairro Manguinha, foi realizada a Aula Inaugural do ano letivo 2018. Organizado pela Secretaria de Educação, o evento contou com a participação do prefeito Joel Rodrigues, do presidente da Câmara Maurício Bezerra, do secretário de Educação Joab Curvina, do coronel da Polícia Militar Rubens Lopes e do comandante do Pelotão Escolar, o capitão Ubiraci Portela, além de vereadores, secretários, profissionais da educação e pais e alunos.

Com o objetivo de dar boas-vindas aos alunos e educadores, a Aula Inaugural foi um momento de confraternização e acolhida que contou com a participação das Escolas Municipais Francisco Dutra, Odorico Castelo Branco, Getúlio Vargas, Arêa Leão, Padre Pedro Oliveira, Alexandre Nunes e Papa-Pompo, ambas da zona rural de Floriano. A abertura do evento ficou por conta da Banda do Município e do Padre Nilfrânyo, que deixou uma mensagem de incentivo aos alunos e educadores presentes, também houve uma apresentação cultural e o momento de atividades aeróbicas conduzido por educadores físicos da Semed.

Além disso, os alunos que concluíram o Ensino Fundamental II e foram aprovados nos testes seletivos do IFPI, CAFS e CEEP foram premiados com medalha e certificado, como reconhecimento do seu esforço e mérito. No total, a Rede Municipal de Ensino alcançou 200 aprovações nesses testes. Os estudantes que participaram da Olímpiada Brasileira de Matemática e obtiveram uma destacável pontuação, receberam um kit escolar, totalizando cinco alunos. Ao fim da Aula Inaugural foi ofertado um lanche aos participantes.

Fonte: Ascom

Atenção eleitores de Francisco Macêdo, Belém do Piauí, Caldeirão Grande e Wall Ferraz

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Des. Francisco Antônio Paes Landim Filho, já autorizou a instalação de postos de recadastramento biométrico de eleitores nas cidades de Francisco Macêdo, Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí e Wall Ferraz.   

Os postos funcionarão entre 19 de fevereiro e 6 de março de 2018, quando termina o recadastramento biométrico. O atendimento será realizado das 7 às 17 horas.

Em Francisco Macêdo, Belém e Caldeirão Grande do Piauí, os postos funcionarão no prédio da Câmara Municipal de cada uma dessas cidades.  Já em Wall Ferraz, o posto de atendimento da biometria funcionará na Casa da Juventude, localizada à Rua Raimundo Pereira de Souza, nº 113-A.

Não haverá prorrogação do prazo: o recadastramento termina no dia 6 de março de 2018.  

O recadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições de 2018.

Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao Posto de atendimento ou ao Cartório Eleitoral e levar consigo o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

O posto de atendimento em Massapê do Piauí funcionará até 24 de fevereiro.  

O Cartório Eleitoral de Aroazes abrirá neste sábado (17) para atendimento aos eleitores, das 8 às 12 horas. Nas cidades de Simplício Mendes e Simões ocorrerá força-tarefa, entre 26 de fevereiro e 6 de março, para mobilização dos eleitores que ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral para realizarem o recadastramento biométrico.

Fonte: Ascom

BR 324 apresenta problemas causados pelas chuvas

  • DA_4.jpg remanso news
  • DA_1.jpg remanso news
  • DA_2.jpg remanso news
  • DA.jpg remanso news

As péssimas condições da BR-324 que liga Remanso da Bahia a Dirceu Arcoverde no Piauí estão causando  prejuízos  aos caminhoneiros que usam a rodovia.

Com o início da temporada de chuvas, a estrada está praticamente intransitável e os caminhoneiros que se arriscam  a passar na via ficam atolados.

Segundo moradores e motoristas que conseguiram passar pelo trecho depois de muita dificuldade a estrada está muito ruim e intransitável.

Ainda segundo as informações, existem pontos críticos, praticamente em todo trecho. Por conta disso,  uma grande fila de caminhões  atolados está se formando no local.

Os próprios caminhoneiros, consternados com a situação, tentam consertar os trechos da rodovia com maior problema de trafegabilidade. Eles colocam pedras e pedaços de madeira nos locais de difícil acesso.

 Os caminhoneiros, estão recebendo auxílio de produtores rurais, motoristas e moradores da região para retirar os veículos dos atoleiros.

Fonte: Remanso News

Obras e equipamentos para Alto Longá

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Alto Longá, Henrique Cesar; e o vice-prefeito, Marciel Sindô. Os gestores trataram de recursos para investimentos do Estado para áreas da saúde, infraestrutura e segurança no município.

Em Alto Longá, o governo investe recursos da ordem de R$ 500 mil para a reforma do hospital da cidade, somados à contrapartida da prefeitura. Na unidade, serão reestruturados a sala de parto, o centro cirúrgico e a ala de atendimento. O Estado ainda deve liberar uma nova ambulância para o município.

Para a infraestrutura do município, estão sendo implantados, de acordo com a prefeitura, cerca de sete mil metros quadrados de calçamento no bairro Baixa das Carnaúbas.

Nesta quinta, o governo aprovou o asfaltamento de cerca de 1,2 mil metros da avenida principal da cidade. “Foi autorizado o asfaltamento da avenida Luís Eugênio, um dos maiores anseios da população”, contou o prefeito Henrique César.

O governo ainda vai beneficiar a cidade com a doação de uma nova viatura policial ao 15º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela região. A audiência também discutiu a situação das estradas de acesso a Alto Longá, na qual a prefeitura se comprometeu em apresentar um projeto para recuperação.

Fonte: Ccom

Carnaval de Bom Jesus é sucesso de público

  • BJ_carnaval_3.jpg Ascom
  • BJ_carnaval_5.jpg Ascom
  • BJ_carnaval_1.jpg Ascom
  • BJ_carnaval_4.jpg Ascom
  • BJ_carnaval_2.jpg Ascom
  • BJ_carnaval.jpg Ascom

A prefeitura de Bom Jesus, realizou um dos melhores carnavais do extremo sul do Piauí. As expectativas foram superadas, o público compareceu 'em massa' durante às quatro noites de folia na Avenida Josué Parente, que ficou pequena para tantos foliões.

Foram várias atrações, inclusive locais, houve ainda o Corso, carnaval da inclusão e da terceira idade, além do bailinho infantil. Os blocos levaram a cada noite centenas de pessoas para avenida.

Nomes como Black Style, Toinho e Cia, Ivo Brown, Tetezinho, Nagibe e Pilera estiveram entre as atrações que animaram os foliões da cidade e visitantes durante o carnaval do município.

Trecho da BR 135 ameaça romper

Um trecho da BR-135, localizado entre os municípios de Gilbués e São Gonçalo do Gurgueia, está prestes a romper.

Fotos: Henrique Guerra

Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias várias manilhas que compõem o sistema de escoamento de águas pluviais foram arrastadas, comprometendo todo o fluxo da água. Sem o devido escoamento, a cratera avança para a rodovia.

Fotos: Henrique Guerra

O vereador do município de Gilbués, Henrique Guerra, esteve no local no último sábado e afirma que, com a continuidade das chuvas a rodovia pode romper a qualquer momento. 

Fotos: Henrique Guerra

"É necessário uma intervenção urgente do DNIT,  no sentido de reparação desse bueiro, para que se possa evitar uma possível tragédia neste local. A chance de rompimento da rodovia é grande, principalmente pelo tráfego intenso de carretas e caminhões", ressalta.

O trecho está localizado a apenas 2 km da zona urbana.

Fonte: portalcorrente

Posts anteriores