Cidadeverde.com

Prefeito visita obras na zona rural de União

As obras de calçamento seguem em ritmo acelerado no Povoado David Caldas, zona rural de União. Ao total estão sendo construídos 1,2 quilômetros de pavimentação em paralelepípedo (um total de7.000m²), beneficiando 07 ruas da comunidade.

Na tarde deste sábado (23), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, o deputado estadual Georgiano Neto, os vereadores franklandy e Mascarenhas e ainda uma comitiva de secretários e assessores municipais estiveram na localidade visitando e vendo de perto o andamento das obras.

“Estamos felizes em poder realizar este sonho da população aqui de David Caldas. É mais uma ação de mobilidade, onde várias ruas estão recebendo a obra e consequentemente centenas de famílias beneficiadas. Estamos vendo que é um calçamento de qualidade, o que vai gerar mais conforto e comodidade para a população.”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O deputado Georgiano Neto citou outras ações para o município de União. “Além de David Caldas, onde centenas de famílias estão sendo beneficiadas com esta obra, estaremos também beneficiando os povoados Divinópolis e Novo Nilo, na zona rural. Outras obras como esta também serão realizadas no Loteamento Pierote, Bairro Cruzeiro e Vila Nova Conquista”, destacou.

As obras de calçamento são frutos de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, o deputado estadual Georgiano Neto, o deputado federal Júlio César e o Governo do Estado.

Estrada para José de Freitas

O deputado aproveitou a oportunidade para anunciar a publicação do edital de licitação para construção e asfaltamento da estrada que liga União a José de Freitas, via povoado São Joaquim. “Estamos publicando o edital de licitação para a obra desta importante estrada já na próxima semana e estaremos retomando as obras de asfaltamento de ruas de União nos próximos 30 dias”, declarou.

Fonte: Ascom

Regularização Fundiária será discutida na APPM

No dia 25 de junho a Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, irá promover o curso “Passo a Passo para a Regularização Fundiária em seu Município – A Urgência da Regularização Fundiária e o Controle da Política Pública Fundiária pelo Ministério Público”. O evento será no auditório da APPM e é destinado a gestores municipais e assessores jurídicos.

 O procurador geral da APPM, Wildson Oliveira, relata que a situação de regularização fundiária, principalmente a urbana, é deficitária no estado. “Vem de longas datas a ausência dos municípios na hora de regularizar os imóveis. Com essa nova política que está sendo lançada, a APPM vem apoiando junto com o Poder Judiciário a criação de uma regularização urbana, onde cada munícipe vai ter seu terreno ou casa regularizada”, afirma o procurador.

 As vantagens de ter o imóvel regularizado fazem com que o proprietário tenha acesso facilmente a créditos, efetivar qualquer transferência, poderá deixar inventário, distribuir e organizar da melhor forma econômica sua propriedade.

 Segundo o procurador, a regularização de imóveis é uma necessidade do estado do Piauí, pois sem esse processo se torna inseguro a manutenção da posse de uma propriedade. “Mais de 90% dos municípios piauienses estão irregulares. Alguns gestores já estão trabalhando para melhorar a situação de suas cidades e a APPM vem divulgar e tornar isso mais acessível para todos”, finaliza.

 Confira a programação do curso:

 MANHÃ

08h – Abertura com o presidente da APPM, Gil Carlos Modesto, o presidente da Escola de Municípios do Piauí, Marcos Patrício Nogueira, e o procurador geral da APPM, Wildson Oliveira.

08h30min às 10h30min – APRESENTAÇÃO DO TEMA

Palestrantes: Júlio Garcez – Juiz da Corregedoria Geral de Justiça
10h40min às 12h – Palestra: PRINCÍPIOS DA REGULAÇÃO FUNDIÁRIA E ATUAÇÃO MUNICIPAL

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

TARDE

14h às 15h30min – TEMA: GESTÃO PÚBLICA DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO – Passo a Passo para a Regularização Fundiária em seu Município

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

 15h40min – 18h – Palestra: IDENTIFICANDO AS ÁREAS E MOSTRANDO UM PROJETO DE REGULARIZAÇÃO

Palestrante: Antônio Augusto Pires Brandão – Advogado, mestre em Direito e Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-PI

Fonte: Ascom

Nova ETA dobra produção de água em São Raimundo Nonato

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e as melhorias na captação de Serra Branca, na cidade de São Raimundo Nonato, localizada a 521 quilômetros ao sul de Teresina, vão dobrar a capacidade de produção desse sistema de abastecimento de água. A obra, que foi construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em convênio com o Governo do Piauí, e que deverá ser entregue à Agespisa nos próximos dias, recebeu a visita do presidente da empresa, Genival Sales, nessa quarta-feira (20).

Além da construção de uma nova estação de tratamento, a obra incluiu a implantação de uma segunda adutora, desta vez de engate rápido, para levar a água do sistema de Serra Branca diretamente para a zona urbana de São Raimundo Nonato. Simultaneamente à obra da Codevasf, a Agespisa ampliou a capacidade dos poços do sistema de Serra Branca com a instalação de novas bombas e equipamentos mais modernos. Dentre esses serviços, destacam-se também a substituição de quadros de comandos e o reforço na carga energética.

"Todo o conjunto da obra da Codevasf, incluindo os serviços feitos pela Agespisa, vai ampliar a capacidade na captação, tratamento e distribuição de água, permitindo dobrar a produção para cerca de 270 mil litros de água por dia", destaca o diretor de Obras e Técnica da Agespisa, Carlos Augusto de Oliveira, que também esteve em São Raimundo Nonato, vistoriando a obra.

Fonte: Ccom

Preparativos para a 48ª Feira Agropecuária de Floriano

Na tarde desta quarta-feira (20), o prefeito Joel Rodrigues visitou o Parque de Exposições Raimundo Mamede de Castro, para acompanhar os preparativos para 48ª Exposição Feira Agropecuária de Floriano, na companhia do vice-prefeito, Antônio Reis, do secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro; de Infraestrutura, Marcony Alisson, além do assessor de governo Daniel Gutembergue. A secretária Jaqueline Monteiro afirma que o prazo para os preparativos está sendo cumprido, por exemplo, amanhã (21), haverá o recolhimento dos resíduos da capina no Parque de Exposições, e a iluminação também será ajustada à necessidade do evento.

Na feira agropecuária os visitantes irão encontrar diversos serviços, entre eles, a venda de ovinos, caprinos e bovinos, a outro importante serviço será a Prefeitura Itinerante, com espaço para exposição dos trabalhos de todas as secretarias, além da exposição de tratores para compra, oficinas, stand do Banco do Nordeste para quem deseja financiar a compra do seu rebanho e da CODEVASF demostrando o sistema de irrigação. O evento também contará com shows e apresentações culturais. A 48ª Exposição Feira Agropecuária de Floriano será realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Fonte: Ascom

São João do Piauí realiza grande festividade junina

No período de 15 a 24 de junho são realizados os Festejos de São João Batista em São João do Piauí. A Igreja promove alvorada, novenas, leilões, procissão e a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza eventos culturais e shows musicais na Praça Honório Santos (praça de eventos) a maior do Estado do Piauí, com grande estrutura de palco, iluminação e barracas para venda de bebidas e comidas típicas.

Para o Prefeito Gil Carlos Modesto as festividades representam muito para o município. “Um festejo intenso, apaixonante com uma grande programação: a maior do Piauí! Venha de coração e festeje com a gente”, destaca o gestor.

Os Festejos em São João do Piauí – 2018 contam com circuito de quadrilhas, concurso de forró, concurso de sanfona e grandes atrações musicais nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2018 no tradicional São João do Meu Coração, com :Iohannes, Léo Magalhães, Banda Líbanos, Forrozão Tropykália, Banda Magníficos, Desejo de Menina, Maurinho do Acordeon, Marcos Silva e Banda Muleke Doido.

E ainda temos Arraiá das crianças, dos idosos e da Barragem do Jenipapo com muita folia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SHOWS NA PRAÇA DE EVENTOS - 21, 22 e 23/06

21/06(Quinta – feira)

Desejo de Menina
, Léo Magalhães, 
Maurinho do Acordeon

22/06 (Sexta – feira)

Banda Magníficos
Forrozão Tropykália
, Iohannes

 23/06(Sexta – feira)

Banda Líbanos
Marcos Silva e Banda Muleke Doido.

OUTROS EVENTOS 

ARRAIÁ DAS COMUNIDADES - 02/06 a 14/07 (a partir das 20h00 em diversos locais)

Circuito com 25 quadrilhas, muito arrasta-pé, comidas típicas e shows musicais

APRESENTAÇÕES CULTURAIS - 15 a 20/06 (Na praça de eventos após a novena)

Quadrilhas, concurso de Sanfona, concurso de Forró e muito mais

ARRAIÁ DAS CRIANÇAS – 22/06 (A partir das 17h00 na Praça Honório Santos) 

Sandrinho do Acordeon
Apresentações culturais dos integrantes do Projeto Acordes do Campestre e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

ARRAIÁ DOS IDOSOS – 23/06 (A partir 08h00 no Centro de Convivência de Idosos)

Dió do Acordeon

ARRAIÁ DA BARRAGEM – 22 e 23/06 (A partir das 12h00 na Barragem Jenipapo)

Ronaldo Alves e R.Banda Show

Fonte: Ascom

Prefeito de Floriano decreta luto oficial

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues, decretou, nesta terça-feira, 19 de junho, luto oficial por 3 dias, pelo falecimento do ex-vereador e ex-secretário municipal, Enoque Ramos Xavier.

O decreto 026/2018  considera os relevantes serviços prestados pelo Sr. Enoque Ramos Xavier, quando vereador e secretário municipal, e também considera a grande e lamentável perda que representa o seu falecimento, para a população de Floriano.

De acordo com o decreto as bandeiras devem ser hasteadas a meio mastro em todas as repartições públicas.

Enoque Ramos  era professor, foi líder comunitário. geriu o Conselho das Associações de Moradores e ocupou funções importantes  no poder público. Ele morreu aos 47 anos, depois de lutar contra um câncer.

"Hoje é um dia muito triste para todos nós. Enoque era alguém muito especial para Floriano, um companheiro nosso de legislativo. Nos resta agora elevar as nossas orações a Deus pela sua alma e pelo conforto da família", disse Joel Rodrigues, bastante abalado com a notícia.

Regularização Fundiária

No dia 25 de junho a Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com o Ministério Publico e o Poder Judiciário realiza o curso “Passo a Passo para a Regularização Fundiária em seu Município – A Urgência da Regularização Fundiária e o Controle da Política Pública Fundiária pelo Ministério Público”. O evento será no auditório da APPM e tem como público alvo gestores municipais e assessores técnicos. A programação irá ter início a partir das 8hrs da manhã.

Produtores de leite de Piracuruca terão assistência técnica

Os Territórios da Planície Litorânea e Cocal foram escolhidos com Territórios Piloto para a implantação do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) - Leite, que faz parte do Programa Piauí Empreendedor. A ação é coordenado pela  Secretarias de Estado do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) , o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e Prefeituras municipais.

O Projeto Piauí empreendedor é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo canalizar esforços para movimentar a economia e elevar a renda da população piauiense. Através do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) - Leite, serão beneficiados cerca de 30 produtores por município, através de capacitação e assistência técnica. Para este primeiro momento, foram selecionados os municípios de Piracuruca e São Jose do Divino, do Território da Planície Litorânea, e Caraúbas e Cocal, no Território de Cocal.

De acordo com a gerente de Articulação Territorial da Seplan, Patrícia Amália Castro Araújo, os órgãos coordenadores do programa estão realizando reuniões nos municípios: “Essas reuniões são para mobilização mobilização e apresentação do ATER-leite para os produtores”, explica. Os produtores serão cadastrados e, durante seis meses, terão apoio de um técnico que prestará assistência de qualidade a fim de incentivar o desenvolvimento da bacia leiteira da região.


“Nós estamos muito engajados porque esse processo vai fortalecer a cadeia do Leite e isso vai trazer desenvolvimento para esses territórios. O Governo do Estado está envolvido com esse trabalho de desenvolvimento do Território para trazer mais renda e mais articulação entre os territórios”, enfatiza Patrícia Amália.  

Fonte: Ccom

 

 

 

Ambulantes de Floriano liberam calçadas e ganham novo espaço

Um dia de muito trabalho, neste domingo (17), não só para os 24 vendedores do comércio informal do centro de Floriano, como das equipes da prefeitura. As calçadas públicas da avenida João Luís Ferreira, próximo a Caixa Econômica e da avenida Getúlio Vargas, foram desocupadas, e desde sábado as equipes da Infraestrutura iniciaram um trabalho de melhoria para a mobilidade nesses locais, tanto para os pedestres, como para cadeirantes.

Na manhã deste domingo o prefeito Joel Rodrigues, ouvidor Joilson Rodrigues, secretários: de Infraestrutura, Marcony Alisson, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro, de Governo, James Rodrigues e de Comunicação, Nilson Ferreira, participaram de vários momentos com os ambulantes. No auditório da Secretaria de Educação, houve o sorteio da posição das barracas que se instalarão no novo espaço cedido pela prefeitura, provisoriamente, enquanto o município entrega o camelódromo definitivo.

O local, que fica na Avenida Getulio Vargas, próximo a praça Dr. Sebastião Martins, tem 451 metros quadrados e espaço suficiente para 53 barracas.

A reunião com o prefeito e secretários, seguida do sorteio, foi em clima de total harmonia e se encerrou com as mãos dadas entre todos e uma oração.

Depois a comitiva da prefeitura foi até as avenidas João Luis Ferreira e Getúlio Vargas para vistoriarem os locais e, em seguida, ao Espaço do Camelô, para acompanhar o trabalho dos ambulantes, na instalação de suas barracas.

“Este governo de diálogo supera mais um  desafio com o espírito de paz e  comum acordo, sem interferências com fins políticos e dentro de um respeito mútuo”, disse Joel Rodrigues, que aproveitou o momento para convidar toda a população para visitarem e fazerem suas compras neste novo espaço, que reunirá todos os ambulantes dessas duas avenidas centrais.

Fonte: Ascom

Unidades de Saúde rurais de Picos ganham internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos está realizando a instalação de rede de internet em Unidades de Saúde da Zona Rural que ainda não tinham o serviço. As Unidades contempladas com o sistema   foram Morrinhos, Saquinho e Estrivaria.

Agora os locais citados estão equipados com Internet Via Rádio para a transmissão dos dados do E-SUS. A estratégia E-SUS busca reestruturar e integrar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O objetivo é reduzir a carga de trabalho na coleta, inserção, gestão e uso da informação na Atenção Básica, permitindo que a coleta de dados esteja inserida nas atividades já desenvolvidas pelos profissionais.

“Agora toda a Unidade tem a disponibilidade da Internet, e com isso só tem a ganhar a população e a Unidade, que agora pode está sendo utilizado o programa do E-SUS para trabalhar dentro das salas, tanto do Médico, como dos enfermeiros e recepcionistas, através da internet instalada nas Unidades de Saúde” disse Joctã Holanda, Analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde.

As Unidades de Saúde além de terem recebido o sistema do E-SUS, também foram beneficiadas com o WI-FI para os funcionários e usuários dos serviços.

Fonte: Ascom

Posts anteriores