Cidadeverde.com

Heráclito destaca engenho cultural de Parnaíba

  • PHB_sf_6.jpeg Ascom
  • PHB_sf_5.jpeg Ascom
  • PHB_sf3.jpg Ascom
  • PHB_sf_4.jpeg Ascom
  • PHB_sf1.jpg Ascom
  • PHB_sf_2.jpg Ascom
  • PHB_sf.jpg Ascom

Em seu pronunciamento nesta quinta-feira, 19, o deputado Heráclito Fortes (DEM) destacou o trabalho do artista plástico e ceramista Jackson Cristiano que, sozinho, idealizou o Engenho Cultural São Francisco, localizado na cidade de Parnaíba, e que se tornou o primeiro espaço de artes visuais do Estado.

“É meritório o trabalho do Jackson e merece o meu aplauso e louvor e a certeza de que dentro de pouco tempo vamos ter esse museu enriquecido com belas obras de arte da cultura popular brasileira e piauiense”, disse o deputado, revelando que está fazendo um trabalho para agregar peças ao acervo do artista.

Heráclito Fortes contou que conheceu o Engenho a convite do prefeito Mão Santa e que ficou impressionado com a determinação e dedicação do artista. “trata-se de uma obra solitária e determinada, que reúne em seu acervo, obras de sua lavra e de outros pintores piauienses e brasileiros, inclusive do artista que o inspirou, o mestre pernambucano Francisco Brennand”, pontuou.


O Engenho São Francisco está localizado na cidade de Parnaíba e é uma iniciativa do ceramista e artista plástico Jackson Cristiano que, após visitar pela primeira vez em 2003, a oficina cerâmica do mestre pernambucano Francisco Brennand, passou a alimentar a ideia e o sonho de erguer em solo piauiense um local onde fosse possível abrigar, preservar e divulgar um acervo representativo de sua obra, fruto da inquietação e persistência do pesquisador, o que a torna dinâmica e em constante ebulição, bem como obras de outros artistas que compõem o cenário das artes visuais de sua região e Estado, além de disponibilizá-lo à visitação pública.

“Eu nunca imaginei que minha ideia pudesse ter essa repercussão. Eu fiz cada coisinha aqui sem nunca imaginar que fosse tão longe. Estou feliz demais com esse pronunciamento do deputado, em especial, pelo apoio ao Projeto”, disse o artista, ao saber do discurso. 

Fonte: Ascom

Encontro das Cidades em Gilbués

O governador Wellington Dias confirmou presença nesta sexta-feira (20), em Gilbués, para participar do  3º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Polítias Públicas.

O evento tem por objetivo debater o desenvolvimento do Extremo-Sul piauiense, com o desenvolvimento de políticas públicas que reflitam a realidade da região.

Também já confirmaram presença o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues, o ex-presidente da Funasa e ex-secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires, o senador Ciro Nogueira, o presidente da APPM, Gil Carlos e demais autoridades.

E a comitiva do pré-candidato ao governo do estado Luciano Nunes igualmente confirmou presença no evento. A caravana é composta de deputados, prefeitos e lideranças políticas.

O 3º Encontro das Cidades será realizado na sede da Maçonaria, a partir das 8h30.

Fonte: portalcorrente

Equipes de Campo Maior drenam lagoa

A Lagoa do Araim, localizada no Bairro Cidade Nova, está com o  volume  de água acima do normal por conta das intensas chuvas que atingiram Campo Maior. Por causa da cheia a água ameaça invadir  casas que foram construídas nas proximidades do lago.

Para evitar esse transtorno, equipes da Defesa Civil, SAAE e Secretaria de Infraestrutura trabalham na construção de canais que possam drenar a água e conter a inundação.

A Prefeitura estava monitorando o local desde o início da semana e nessa quarta-feira, 18, o problema se agravou por conta do aumento do volume das águas e também porque o sangradouro estava obstruído. Máquinas trabalham no local desde de terça-feira, 17.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Edilson da Silva, a Prefeitura de Campo Maior está utilizando máquinas para construir um canal onde irá escoar o excesso de água, mas o volume é grande e algumas construções feitas nas proximidades do local impedem que o escoamento seja em uma vazão satisfatória.

“Nossas equipes estão trabalhando com o esforço para que a população vizinha a lagoa não sofra. Estamos tentando evitar que a água invada as casas e trabalhando para que o volume excessivo da lagoa escorra o mais rápido possível”, conta o superintendente da Defesa Civil.  

Fonte: portaldecampomaior

Preocupação com a qualidade dos alimentos em Floriano

Preocupados em atender os horticultores do município, a Prefeitura de Floriano, através, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou curso formativo nesta terça-feira (17), na horta comunitária localizada no bairro Campo Velho, para os horticultores da região do bairro Bela Vista, antigo Morro do Tiro. Segundo o secretário Assis Carvalho, que abriu o curso de “Uso Consciente de Agrotóxico”, o objetivo é conscientizar os produtores a não utilizar estes produtos nocivos à saúde. Assis ressaltou que as hortaliças demoram pouco tempo pra chegar a mesa do consumidor, em média 40 à 60 dias e existem agrotóxicos que agem por 21 dias, isso pode acarretar em diversos problemas de saúde, uma vez que os resíduos destas substâncias ficam acumuladas no corpo.

O técnico em agropecuária Jean Eufrásio, que ministrou o curso, garantiu que de 2002 à 2012 o uso de agrotóxico aumentou em 115%, e que a secretaria faz um trabalho preventivo através deste curso e de outras ações para conscientização da utilização do produto, em face da aplicação por parte de alguns produtores, o curso propicia informações sobre uso consciente, equipamento de proteção individual, maneira correta de aplicação e descarte correto de embalagens. 19 horticultores participaram do evento que foi avaliado de modo satisfatório, tendo a interação dos produtores que receberam com atenção todas as informações. No Brasil existem cerca de 200 tipos de agrotóxico em circulação, o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, realiza fiscalizações rotineiras ou através de denúncias, mesmo assim a demanda é muito grande, uma vez que o Brasil é o segundo maior consumidor de agrotóxico do mundo.

Muitos problemas de saúde estão vinculados à utilização destes produtos e são divididos em três categorias: agudas que envolvem sintomas imediatos ou poucas horas depois do contato com as substâncias, tais como tosse, sudorese excessiva, problemas de visão e etc.  Já as doenças sub agudas agem de forma mais lenta, ocorrendo a intoxicação por via oral, nasal ou dérmica e a crônica que abrange diversos tipos de câncer, até mesmo o de feto, se a mãe tiver contato com esse tipo de substância. O curso deve chegar em outras hortas florianenses e nas comunidades, por ser um período onde a produção é grande, paralelamente, ocorre o aumento de pragas na plantação, o que acaba influenciando a utilização do agrotóxico.

Fonte: Ascom

MPT Itinerante está de volta a Uruçuí

O projeto MPT Itinerante, do Ministério Público do Trabalho no Piauí, estará na microrregião de Uruçuí de 18 a 20 de abril. Na oportunidade, o Procurador do Trabalho, José Wellington Soares, irá realizar inspeções dos procedimentos já em trâmite no MPT e estará de plantão, na quinta-feira (19) a partir das 14h na Vara do Trabalho de Uruçuí, para o recebimento de novas denúncias.

Neste ano, o MPT Itinerante vai priorizar inspeções nas atividades de limpeza pública e coleta de lixo nos municípios, intensificar a verificação de normas de saúde e segurança em postos de revenda de combustíveis e verificar as irregularidades trabalhistas mais comuns em cada região.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Piracuruca decreta Estado de Emergência

A Prefeitura de Piracuruca através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-COMDEC decreta situação de emergência no município de Piracuruca. O motivo é o efeito prolongado das fortes chuvas, que ocasionaram alagamentos na cidade e prejuizos de grande repercussão.O Decreto 011/2018 é datado de 13 de abril de 2018.

O documento assinado pelo prefeito Raimundo Alves Filho autoriza a mobilização de voluntários de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Coordenadoria de Defesa Civil- COMDEC do município, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.

Para receber ajuda, municípios afetados por enchentes devem enviar decretos para reconhecimento. Mais de sessenta famílias estão desabrigadas pelas chuvas em Piracuruca

O decreto estipula seis pontos primordiais e que atende a legislação vigente sobre este caso de desastres naturais. Os bairros mais atingidos pelas chuvas e consequente cheia do Rio Piracuruca são Baixa da Ema, Guarani, Três Lagoas, Colibri, Aquidaban e Centro da cidade.

O decreto da Prefeitura de Piracuruca tem validade de 60 dias podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 180 dias.

Fonte: piracurucanews

Palmeirais vai receber programa Passo à Frente

Em Palmeirais, 8% da população possui algum tipo de deficiência, de acordo com os dados do IBGE. Para atender a essas pessoas, o município aderiu ao  Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O programa vai entregar   cadeiras de rodas, cadeira de banho, muletas, bengalas, andadores e calçados para pés diabéticos,  intensificando um trabalho já realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município. 

No dia 17 de maio, os pacientes de Palmeirais serão encaminhados ao município de Amarante, onde serão realizadas as avaliações e medições ortopédicas em uma carreta itinerante.

 O secretário  de Saúde, Jânio César , informou que os agentes comunitários estão fazendo uma busca ativa de todos os pacientes que precisam de meios auxiliares de locomoção no município. “ Estou muito feliz por Palmeirais receber esse programa, que vai melhorar a vida de muitas pessoas com deficiência e não têm condições de comprar um equipamento auxiliar para a sua locomoção. Nós já fazemos esse trabalho em parceria com a  Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e já entregamos dezenas de cadeiras de rodas. Agora, com a adesão ao programa, mais gente será beneficiada”, explica o secretário.

Fonte: Ascom

Prestação de contas em Joaquim Pires

A Prefeitura de Municipal de Joaquim Pires, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 13 de abril, uma Audiência Pública sobre a Prestação de Contas do Município do segundo semestre de 2017, onde foi apresentado a sociedade a aplicação dos recursos. O ato público cumpre determinação da Lei Complementar de nº 101, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O evento iniciou às 9h, no Auditório da Câmara Municipal, em seguida, o secretário de administração, Chagas Clarindo fez a composição da mesa, composta pelas seguintes autoridades: o prefeito municipal, Genival Bezerra, vice-prefeito, Lourival Cunha, o presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Santino.

A apresentação técnica ficou por conta da contadora, Karen Azevedo, da empresa de Contabilidade Pública, Planejamento e Assessoria – CONTPLAN. A contadora apresentou um relatório completo do que foi gasto e investido no último semestre de 2017.

De acordo com prefeito municipal, Genival Bezerra (PT), a intenção dessa audiência pública é manter a população em geral informada sobre todas as ações desenvolvidas pela prefeitura e secretarias. Na oportunidade, o prefeito falou ainda das metas alcançadas em 2017, e também anunciou recursos e obras para o município.

Participaram da audiência pública, além do prefeito, vice, e o presidente da câmara, a primeira-dama e secretária de educação, Lêda Miranda, secretários, vereadores, funcionários públicos e sociedade em geral.

Fonte: portalpedroguimarães

Saúde de União quer agilidade dos parceiros

 

Durante essa semana, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, estiveram reunidos com o Superintendente de Saúde do Estado, Dr. Alderico Tavares, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Na ocasião o gestor aproveitou para cobrar do superintendente a agilidade na entrega do restante dos equipamentos, que foram destinados ao município através do Renova Saúde e que possibilitarão a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Municipal José da Rocha Furtado. “Já recebemos uma parte dos equipamentos e agora estamos cobrando que o restante seja entregue o quanto antes para que possamos reabrir o centro cirúrgico e realizar cirurgias, evitando o deslocamento de muitos pacientes que precisam recorrer à Teresina”, explicou o prefeito.

O Superintendente informou que o processo já está em andamento e que os equipamentos devem ser entregues dentro do prazo que foi dado inicialmente pela Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião os gestores ratificaram com o Dr. Alderico, o profissional anestesista que será cedido pelo Governo do Estado para atender no hospital do município quando o centro cirúrgico voltar a funcionar, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Fonte: Ascom

Ação Municipalista para qualificação da administração pública

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), promove entre os dias 10 e 20 de abril o evento "Ação Municipalista". O encontro acontecerá em seis municípios: Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, Bom Jesus e São João do Piauí.    

 “Esse projeto visa alinhar a agenda municipalista que será discutida durante XXI Marcha a Brasília. Diante disso, estamos atualizando a pauta do ISS (Imposto sobre Serviços) e a questão dos royalties do petróleo que são itens de extrema importância para as receitas dos municípios. Esse é um importante momento para que possamos ficar atentos aos projetos que devem ser votados em breve pelo Congresso Nacional”, disse O vice-presidente da APPM e representante piauiense da CNM, prefeito Jonas Moura.   

Na oportunidade, ainda serão discutidas as conquistas alcançadas pelo movimento ao longo de 2017 e as pautas prioritárias da XXI Marcha a Brasília, que acontece entre os dias 21 e 24 de maio.

O secretário geral da CNM, Eduardo Tabosa, ressalta que a iniciativa tem como objetivo divulgar as dificuldades de relacionamento entre os municípios e o Governo Federal. “Desde 1988 os entes recebem muitas atribuições e em contrapartida possuem a menor parcela de recursos arrecadados. Por isso, necessitamos discutir dois pontos essenciais que são: a pauta positiva caracterizada pela apresentação de projetos que visam ajudar as gestões e a pauta negativa que é referente aos projetos apresentados pelos parlamentares no Congresso, mas que acabam comprometendo as contas municipais. Além disso, vamos tratar também sobre a judicialização do ISS (Imposto Sobre Serviço), no qual defendemos que os tributos sejam recolhidos no local do tomador do serviço”, concluiu.      

Veja programação

Ação Municipalista Picos – PI

Local: Rua São Sebastião, 32 Centro Picos - PI

Data: 13 de abril

Horário: 08:30 as 14:00

  

Ação Municipalista - Floriano PI

Local: Espaço na Universidade Federal do Piauí - UFPI - BR-343, KM 3,5 - Meladão

Data: 16 de abril

Horário: 08:30 as 14:30

  
Ação Municipalista Bom Jesus - PI

Local: Praça Marcos Aurélio - Av. Getulio Vargas - Centro, Bom Jesus - PI

Data: 18 de abril

Horário: 08:00 as 14:00

 
Ação Municipalista - São João do Piauí/PI

Local: Rua Sete de Setembro, S/N, Parque de Exposição.

Data: 20 de abril

Horário: 08:30 as 14:30

 Fonte: Ascom

Posts anteriores