Cidadeverde.com

Socorro do Piauí no mapa do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo  divulgou através do Diário Oficial da União, a relação de novas cidades que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro de 2019 a 2021, incluindo a cidade de Socorro do Piauí

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas.

Com a inserção no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, a cidade de Socorro do Piauí, está  entre os municípios prioritários para receber incentivos do governo federal e estadual para o desenvolvimento do turismo local.

De acordo com o prefeito de Socorro do Piauí, Zitim Coelho,“A cidade de Socorro do Piauí, já vem configurando no Mapa desde o ano de 2017 e continua no mapa porque atendeu as novas regras determinadas pelo Ministério, pelo grande trabalho realizado pela nossa equipe administrativa da Prefeitura Municipal”.

 Segundo, o Mtur, entre os benefícios do Mapa do Turismo estão à categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Confira o certificado do ministério enviado a Socorro do Piauí:Certificado Socorro do Piauí

Chico César em Oeiras

Em permanente inspiração poética, o cantor e compositor paraibano Chico César apresenta, em Oeiras, as canções de seu último álbum, Estado de Poesia, eleito melhor disco do ano pelo Prêmio da Música Brasileira. O show acontece no próximo dia 11 de setembro, no Cine Teatro, no âmbito do Projeto Seis e Meia.

A data para venda de ingressos será anunciada nos próximos dias. As entradas são limitadas e serão vendidas ao preço de R$ 30, na bilheteria do Cine Teatro, que ficará aberta das 7h às 12h.  

Em suas 14 canções, sendo 12 de autoria de Chico César, a obra viaja por diversos ritmos regionais, combinando elementos de frevo, xote, samba, forró, toada e reggae, em uma mistura solar e colorida. Amor e crítica social são abordados em sua profundidade em canções como as apaixonadas Palavra Mágica e Atravessa-me e as engajadas Negão e No Sumaré. Não ficarão de fora da apresentação outros grandes sucessos do repertório do artista e algumas inéditas de seu próximo disco, que será lançado ainda este ano. 

O Projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

MPPI ingressa com ação contra Piripiri

O Ministério Público do Piauí, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, ingressou com ação civil pública contra o município de Piripiri para a regularização das taxas de aluguel dos trailer's, boxes e barracas do Mercado Público Municipal. O promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, logo no início da ação, explica que foram instaurados dois procedimentos administrativos para apurar o aumento abusivo das taxas de aluguel cobradas no período de 2018 e 2019. Segundo ele, o aumento ocorreu sem a observância da proporcionalidade e da razoabilidade.

 O autor da ação afirma que o abuso foi constatado ao observar que o valor do aluguel cresceu de forma exorbitante. Entre os exemplos citados pelo promotor estão os casos dos aluguéis das barracas cuja a porcentagem de aumento foi de 800%, enquanto a dos trailers e boxes foi de 1000%. Comparados aos valores (em porcentagem) acumulados nos últimos 5 anos do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) que é, normalmente, utilizado para calcular o reajuste de contratos de aluguel é desproporcional e assim os aumentos efetuados não se justificariam.

O Ministério Público requereu que seja declarado nulo, o ato administrativo que aumentou o valor das taxas de aluguel e a suspensão da execução da cobrança, uma vez que foi constatado durante a investigação que os proprietários dos trailer's, boxes e barracas não podem arcar com esse aumento desproporcional, em função da administração ter deixado de recolher a taxa nos anos anteriores.

Além do mais, averigou-se que nada legitima o aumento abusivo das taxas, já que não fora realizada nenhuma reforma nas dependências do Mercado Público onde estão situados os trailers, boxes e barracas. Os proprietários, conforme foi apurado, sequer utilizam as dependências do mercado como banheiros, nem mesmo usufruem dos serviços de energia elétrica e água, vigias e zeladores contratados pela prefeitura.

 Para o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, “obrigá-los a arcar com um custo mensal elevado para pagamento de taxas é lançá-los na vulnerabilidade, podendo os mesmos serem privados de uma existência digna sem auferir renda sequer para comer”, afirma o membro do MP em um trecho da ação.

Ascom

 

Oeiras novamente é destaque na Educação

  • ob8.jpg Ascom
  • ob5.jpg Ascom
  • ob7.jpg Ascom
  • ob21.jpg Ascom
  • ob6_(1).jpg Ascom
  • ob14.jpg Ascom
  • ob11.jpg Ascom
  • ob20.jpg Ascom

Ouro, prata e bronze! Sete estudantes da rede municipal de ensino de Oeiras receberam na noite de sexta-feira, 23, as medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na solenidade estadual de premiação, realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Ao longo de toda a semana passada, eles participaram, na capital, do projeto Multiplicando Talentos, uma ação da Rede Pense Piauí, direcionada aos alunos com os melhores resultados na olimpíada. Na oportunidade, os alunos participaram de uma programação de estudos, com conteúdo e formação diferentes da metodologia que eles veem na rotina escolar.

Feliz, com medalha de prata no peito, Letícia Holanda, aluna da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, diz que irá se esforçar para voltar no próximo ano. “É uma experiência incrível, que a pessoa trabalha muito e se esforça muito para ganhar. Vou me esforçar para voltar no próximo ano. Com a medalha de ouro”, sonha a medalhista.

Quem também quer voltar à cerimônia de premiação da OBMEP é Maiza Victória, aluna Escola Municipal Juarez Tapety. Após receber a medalha de bronze, ele sonha com o ouro na próximo olimpíada de matemática. “Fiquei muito feliz! Estava para pular de alegria. A semana de estudos aqui em Teresina foi bem legal, porque ajudou muito a gente a entender várias coisas que não sabíamos muito bem ainda”, comemora a medalhista de bronze.

Também foram medalhistas:  Igor Gabriel, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de ouro; Luís Felipe, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de Prata; Débora Leal de Oliveira, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de Bronze; Monara de Sousa, da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, medalha de Bronze e Célia Regina, da Escola Municipal Visconde da Parnaíba – medalha de Bronze. Além das sete medalhas, outros 11 alunos da rede municipal receberam menções honrosas na olimpíada.

Em julho, o aluno Igor Gabriel, medalhista de ouro, participou da cerimônia de premiação da OBMEP, em Salvador. O evento contou com a presença dos 575 medalhistas de ouro de todo o país e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Em sua 14ª edição, a olimpíada registrou no ano passado a participação de 18,2 milhões de alunos na primeira fase, dos quais 952.782 foram classificados para a segunda etapa.

OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada. O objetivo do projeto é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. 

União sem buracos nas ruas

A gestão municipal de União deu início a mais uma importante obra nesta sexta-feira (23). Após a conclusão da instalação da usina de asfalto do município, os trabalhos foram iniciados e a produção de asfalto segue sendo realizada a todo o vapor. É a primeira vez que se produz asfalto próprio em União.

Além da produção do asfalto, as obras da operação Tapa Buracos também foram iniciadas. As ruas do centro da cidade serão as primeiras a serem contempladas, em seguida a operação segue nas demais vias de União. A Avenida Filinto Rego já está recebendo as intervenções.

“Esta é uma grande conquista para o povo de União. É uma obra que vinha sendo muito aguardada e conseguimos dar início hoje. Com isso a nossa cidade vai ter uma nova cara nos próximos dias, pois vamos eliminar os buracos e os trechos que estão ruins, ofertando mais mobilidade para toda a população”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique, que acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Mais asfalto

O gestor lembrou ainda que a cidade será contemplada em breve com mais uma etapa da obra de asfaltamento, em parceria com o Governo do Estado. “Já construímos cerca de 3 km de asfaltamento, e outros 6 km ainda serão feitos, contemplando várias ruas importantes do município. Quem ganha com isso é o povo da nossa querida cidade. É mais mobilidade, mais desenvolvimento e mais progresso para União!”, pontuou.

Cidadania na zona rural de Amarante

Levar cidadania as populações da zona rural  de Amarante, esse é um dos objetivos do projeto "Prefeitura de Amarante Com Você em Ação" que na próxima edição que ocorre no domingo, 25 de agosto na comunidade Recanto, contará com ações de assistência social, cultura, educação e ainda gabinete itinerante, e também almoço comunitário. A ação vai contar também com a inauguração de um posto de saúde e terá transporte gratuito de outras partes do município para moradores que desejam receber algum tipo de serviço ofertado pelo projeto na edição do domingo. Amarante é administrada pelo prefeito Diego Teixeira.

Valorização da cultura em Floriano

  • Floricul_3.jpeg Ascom
  • Flori_cul_5.jpeg Ascom
  • Floricul1.jpeg Ascom
  • Floricul_4.jpeg Ascom
  • flori_cult_2.jpeg Ascom
  • FLori_cultura.jpeg Ascom

Para comemorar o Dia do Folclore, a Prefeitura de Floriano por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer preparou o II Encontro de Griô. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Junior, reunindo grandes personalidades características da cultura florianenses.

A abertura contou com a apresentação de danças folclóricas, através da representação dos índios e do bumba-meu-boi, além da oração de São Benedito, que foi cantada em reverência ao santo da prosperidade. Logo em seguida, as personalidades foram agrupadas em uma roda de saberes, com o objetivo de repassar suas vivências e resgatar a cultura da tradição oral.

“O Griô traz toda essa gama de conhecimentos que muitas vezes fica parada na sua comunidade, no seu bairro, na sua casa. Por isso, temos a proposta de trazer esses griôs para uma roda para que possam dividir seus conhecimentos e repassar para as demais gerações, com a finalidade maior de não deixarmos a cultura se extinguir”, disse Elineuza Ramos.

O II Encontro de Griô promoveu uma inter-relação entre diversas culturas, por meio de repentistas, rezadeiras, benzedeiras, as comunidades de terreiros (umbanda), aboiador, além de famílias que estão há três gerações repassando a mesma cultura entre si. 

A proposta é fazer o registro e documentação de todos os depoimentos, em parceria com diversas instituições, tendo como referência todos os griôs, que, segundo a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, são as pessoas que produzem cultura oral na cidade, para que Floriano possua uma referência de pesquisa da rica tradição griô.

ascom

Sorteio de prêmios aos consumidores de Oeiras

Foi lançada na noite desta quarta-feira, 21, a Campanha Liquida Oeiras 2019, que promete aquecer as vendas no comércio e premiar os consumidores. Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha vai sortear prêmios em dinheiro, uma TV de 40 polegadas e uma máquina de lavar.

O lançamento aconteceu no auditório da CDL e contou com a participação da secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, e de um grupo de empresários da cidade. Realizada desde 2017, a Liquida Oeiras tem o propósito de aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade.

“Nosso objetivo é movimentar o comércio e tentar driblar um pouco essa crise, porque se o empresário for fazer uma campanha dessa, individualmente, ele vai gastar o que nem tem. Já tivemos algumas adesões. Estamos no corpo a corpo, buscando, tanto a CDL como a SEMIC novas adesões. Esse ano, estamos com uma campanha mais arrojada. Ano passado, sorteamos cheques no valor de R$ 200, este ano temos cheques de R$ 300. E no último sorteio uma máquina de lavar e uma TV de 40 polegadas”, detalha Carla Martins.

Este ano, a campanha terá início dia 02 de setembro e dura até 05 de outubro. Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir cupons, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras. Os sorteios serão realizados às sextas-feiras – 06, 13, 20 e 27 de setembro. O último sorteio acontece dia 05 de outubro, à noite, durante a Feira de Pequenos Negócios, promovida pela SEMIC, na Praça de Eventos. Os resultados serão divulgados nas rádios, redes sociais oficiais da SEMIC e CDL/ASCOM e nos portais de internet da cidade.

ascom

Festejos de União 2019 tem início

  • União_festejos_7.jpeg Ascom
  • União_festejos_3.jpeg Ascom
  • União_festejos_1.jpeg Ascom
  • União_festejos_9.jpeg Ascom
  • União_Festejos_5.jpeg Ascom
  • União_Festejos_2.jpeg Ascom
  • União_festejos_10.jpeg Ascom
  • União_Festejos_4.jpeg Ascom
  • União_festejos_8.jpeg Ascom
  • União_festejos_6.jpeg Ascom
  • União_festejos.jpeg Ascom

Este ano os festejos de São Raimundo Nonato iniciaram na noite da terça-feira (20), com procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, seguida de missa.

Na noite de ontem (21), novena e leilão marcaram a programação religiosa da festividade e em seguida os participantes do evento puderam prestigiar o show musical com o cantor Fernando Silva, popularmente conhecido como ‘Astro Rei’.

Paralelo ao show musical, dezenas de pessoas aproveitaram para praticarem exercícios físicos e aprenderem mais sobre a arte da dança no Parque Beira Rio. É que na ocasião foi realizado o Aulão de Dança, com educadores físicos das Academias de Saúde do Município.

Quem passou pela praça Barão de Gurgueia também prestigiou as barraquinhas de comidas e bebidas e as barracas institucionais do município, que ofertaram informações e alguns serviços.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve participando do evento.

da redação
redacao@cidadeverde.com

Campanha 'BRO O BRÓ sem queimadas segue em Floriano

A equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambientes e Recursos Naturais – SEMAN, realizou na tarde desta terça-feira (20) atividades educativas com foco nos alunos da Escola Municipal Área Leão. A ação faz parte dos trabalhos da Campanha “BRO O BRÓ sem queimadas e incêndios”  em Floriano, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção.

Nesta terça, o estudantes participaram de palestra e roda de conversa que abordaram a importância da preservação ao meio ambiente, os perigos das queimadas, bem como os prejuízos a saúde da população. A SEMAN segue um cronograma de ações que contemplam diversas escolas municipais, que se estenderá também a alguns bairros da cidade.

Posts anteriores