Cidadeverde.com

Prefeitura de Amarante inaugura escola modelo

O Prefeito de Amarante, Diego Teixeira, com o secretário de Educação, Ironilson Lima, inaugurou na sexta-feira (14), a Escola Municipal Francisco Ferreira dos Reis, localizada no assetamento Araras, zona Rural do município. A unidade escolar foi reformada, climatizada  e dobrou o número de sala de aula, ampliando a capacidade de matrículas.

Com oito salas de aula, a escola ganhou também refeitórios, novos banheiros,  vestiários, diretoria, sala de professores, cantina, depósito e sala de secretaria. “Eu assumi um compromisso com o assentamento Araras de reformar essa escola. Hoje voltamos aqui não só cumprindo o que prometemos, mas entregando uma escola com o dobro da sua capacidade, com novos equipamentos e com uma boa estrutura para alunos e professores. O assentamento Araras agora tem uma escola climatizada”, destaca Diego Teixeira. 

Na sexta-feira, dia 21, o prefeito faz mais uma inauguração com a entrega da  CMEI Gracinha Lopes no bairro Novo Amarante. Será a nova unidade educacional que o prefeito Diego Teixeira entrega em três anos de gestão. “ Nossas principais escolas passaram por reforma e ampliação. Também fizemos reparos importantes, climatizamos salas de aula e inauguramos a biblioteca municipal de Amarante. São obras estruturais como essa, somadas ao ensino de qualidade, que promoveram o avanço da educação da nossa cidade. Seguimos transformando  Amarante com a gestão que mais reformou escolas no nosso município, destaca o prefeito. 

Veja a lista de escolas reformadas e ampliadas na atual gestão da Prefeitura de Amarante. 

1- Assetamento Araras \   Escola Municipal Francisco Ferreira dos Reis- reforma, ampliação, climatização, refeitório, novos banheiros,  vestiários, diretoria, sala de professores, cantina, depósito e sala de secretaria.

2- Comunidade Emparedada \  - reforma e ampliação

3- Comunidade Vereda \ Escola Municipal  Estefânia Conrado-  reforma e ampliação

4- Comunidade Malhadinha \ Escola Municipal Deusdeth de Carvalho- reforma e ampliação

5- Comunidade Nova Olinda \ Escola Municipal Epitácio Soares – reforma, ampliação e cantina. 

6- Creche Tia Suzana – ampliação com  três novas salas e amplo refeitório

7 - Comunidade Malhadas-  reforma e ampliação ( 2 novas salas) 

8- Escola Peter Pan- ampliação

Zé Pereira de José de Freitas 2020 atrai multidão de foliões

Foto: João Bandeira

Uma prévia de carnaval tranquila, organizada e bastante animada. Essas são algumas das caracteristícas que marcaram a edição 2020 do Zé Pereira de José de Freitas. Uma festa que contou com dois palcos, 27 atrações locais e regionais, apôio da Segurança e do Governo do Piauí, presença de autoridades e uma quantidade de  público que consagrou ainda mais a festa como uma das mais animadas de todo o país. Para o prefeito da cidade, Roger Linhares, a festa superou as expectativas e todas as equipes da Prefeitura que participaram da organização do evento merecem parabéns pelo empenho. Nomes como o secretário Fábio Abreu, e o superintendente do Ibama San Martin Linhares foram algumas das autoridades que marcaram presença na festa.

Foto: realidade em foco

 

Capacitação para o Carnaval de Água Branca

Na semana passada aconteceu uma reunião entre representantes das secretarias municipais de Tributos, Vigilância Sanitária e os permissionários que vão colocar barracas nos locais de festa do Carnaval de Água Branca. O encontro teve como finalidade organizar e garantir a segurança na comercialização de alimentos e bebidas durante os dias da folia de momo.

Durante o encontro, os barraqueiros foram orientados quanto ao decreto que proíbe a entrada de recipientes de vidro na Arena da Alegria e Orla do Açude, bem como sobre questões de segurança, higiene e bom atendimento.

O coordenador municipal, Francisco Édem, que coordena a atuação dos barraqueiros nas festas realizadas pelo município, ressalta o trabalho do Prefeitura em organizar e manter o controle da venda de alimentos e bebidas. “Queremos garantir a maior segurança para os foliões, considerando que os permissionários devem obedecer às normas de manipulação de alimentos impostas no âmbito municipal e ao decreto que proíbe a venda de bebidas em recipientes de vidro”, explica.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos André, frisa a importância de manter a ordem nas barracas. “Para assegurar que os alimentos e bebidas estejam de acordo com o que é exigido pela Vigilância Sanitária, é fundamental que os barraqueiros mantenham o ambiente organizado e limpo”, diz.

O prefeito Jonas Moura destaca que o atendimento de excelência ao público é prioridade durante as comemorações. “A preparação para o atendimento está sendo direcionada não apenas aos barraqueiros, mas a toda a equipe que atuará na organização e execução das atividades do carnaval de Água Branca”, observa.

Ministro da Saúde garante recursos para Água Branca

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, reuniu-se, nessa quarta-feira (12), com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília-DF, para buscar, junto ao Governo Federal, mais investimento para a área. O ministro assegurou que, até o final de fevereiro, serão repassados recursos na ordem de R$ 700 mil para serem aplicados na Média Complexidade e na Atenção Básica à Saúde em Água Branca.

 Jonas Moura explica que esses recursos são oriundos de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira (PP), empenhada no ano passado. “Essa é uma grande notícia para Água Branca. A área da saúde é prioridade e temos, ao longo da nossa gestão, assegurado importantes investimentos no setor, o que tem promovido importantes avanços na melhoria de vida a população”, pontua.

 O prefeito destaca que também solicitou ao ministro uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) para Água Branca. “Estamos otimistas, pois seguimos avançando nesta e nas demais áreas do desenvolvimento social no nosso município”, frisa Jonas. A reunião com o ministro Luiz Henrique Mandetta foi acompanhada pelo deputado federal Júlio César (PSD) e pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD).

Praças de Picos recebem cuidados

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, revitalizou duas praças neste ano de 2020, sendo elas nos bairros São Pedro e São Vicente.

As reformas acontecem desde fevereiro de 2019 e vem com o processo de revitalização de todas as praças do município. Até o momento, já foram reformadas mais de 20 praças.

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sara Carvalho, explica que agora estão sendo finalizadas as Praças Dirceu Arcoverde (praça do PCC) e Félix Pacheco.

“A reforma da praça Félix Pacheco é uma das maiores que Picos já teve no que diz respeito as praças, pois estamos trazendo aquilo que ela era antes, arquitetura retro, e até o final de fevereiro teremos concluído ela”, comenta.

Para finalizar as revitalizações faltam apenas três praças: Praça Antenor Neiva (em frente ao Hospital Regional Justino Luz), a Praça João de Deus Filho (próxima ao antigo São Lucas) e a Praça Valquíria Monteiro Neiva Eulálio (mercado no público do bairro Junco).

De acordo com a secretária Sara Carvalho, este ano a secretaria tem como meta revitalizar os canteiros da cidade, sendo eles o balão principal, do junco e os dois da Avenida Severo Eulálio, para de fato deixar a cidade embelezada em relação ao verde. 

II Festival da Cana em União

Em agenda em Teresina na manhã de hoje (12), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e os secretários Amaury Rachid (Agricultura e Meio Ambiente) e França (Desenvolvimento), participaram de reunião com a secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo, Simone Pereira Araújo.

Na oportunidade, os gestores trataram sobre demandas para a realização da segunda edição do Festival da Cana e a realização da Exponorte. Na oportunidade, a secretária se comprometeu em trabalhar para incluir os dois eventos no calendário de eventos do Estado.

“Foi uma conversa muito produtiva e tenho certeza que daí teremos ótimos resultados em breve. A Exponorte é um evento de grande importância para o nosso município, pois União tem muito potencial para a criação de ovinos e caprinos. O Festival da Cana vai se consolidar como outro grande evento, pois fomenta a economia e o empreendedorismo da região”, citou o prefeito.

O secretário Amaury Rachid também destacou a importância de se buscar parcerias para a realização dos eventos. “O potencial de União é enorme e queremos trabalhar da melhor forma, sempre incentivando a sustentabilidade do homem do campo, dos criadores e também fortalecendo a economia”, disse.

O secretário de Desenvolvimento, França, também citou a importância da busca por novas parcerias visando a realização dos eventos. "A Secretaria de Estado do Agronegócio será uma grande parceria nos trabalhos em torno da realização destes eventos. Com isso estaremos fomentando o nosso turismo, o agronegócio, o empreendedorismo e a nossa Economia. União só tem a ganhar!", disse.

Esquenta: 'Alegro de Carnaval' movimenta Floriano

Floriano já está em clima de carnaval. Nas ruas, avenidas, praças, bares e restaurantes a expectativa é grande para a Folia de Momo da Princesa do Sul. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer deu início ao "Alegro de Carnaval", atividade que promove a cultura e movimenta praças e locais públicos da cidade. 

Segundo Elineuza Ramos, secretária de Cultura de Floriano, a atividade vai passar pelas principais praças da cidade. "Vamos levar a banda de música do município e também nosso Rei e Rainha do Carnaval. A ideia é deixar o florianense mais empolgado ainda para uma festa em que eles são as principais atrações. Nosso povo é nosso maior e melhor cartão de visita", disse. 

Na próxima sexta-feira, 14, o Alegro de Carnaval marca presença no Aulão de Dança que acontece a partir das 19h na praça do bairro Alto da Cruz. "Fizemos uma programação que vai contemplar todas as regiões", disse Elineuza Ramos. 

Agenda das Majestades

Muita gente não sabe, mas o Rei e Rainha do Carnaval tem uma agenda de eventos oficiais a cumprir nesse período, pois eles representam toda a alegria, hospitalidade e tradição da folia de momo da Princesa do Sul. "O Rei tem a chave da cidade. É uma maneira simbólica de dizer que nesse período ele é o dono de Floriano, trazendo toda a alegria, popularidade e tudo que há de bom na alma florianense. Já a rainha mostra a força e inventividade da mulher, com seu gingado e muito samba", lembra Elineuza Ramos.

Carnaval de Piracuruca promete movimentar o norte do Piauí

O município de Piracuruca promete realizar um dos mais animados carnavais da região norte do Piauí. Serão 05 dias de folia com blocos, trio elétrico, e mais de quinze atrações locais e regionais. 
O evento esse ano é chamado de Pirafolia 2020 e tem o apôio do Governo do Piauí e  Prefeitura de Piracuruca. A Avenida dos Ipês na  cidade de Piracuruca promete ser um dos mais animados pontos de concentração da folia no município,  e toda uma estrutura de organização com muita segurança e aparato em saúde estão sendo montados para garantir o conforto e boa recptividade aos foliões que forem aproveitar a festa. O carnaval de Piracuruca deve atrair turistas de toda a região.

Nova estrada para o Parque Nacional de Sete Cidades

A nova estrada possui 10 km de extensão e facilitará o acesso ao turista que deseja visitar o parque sem passar por Piracuruca ou Piripiri

Com 70% de suas obras concluídas, a rodovia com pavimentação asfáltica que liga a cidade de Brasileira ao Parque Sete Cidades deverá ser inaugurada no primeiro semestre deste ano. A informação é do Instituto de Desenvolvimento do Piauí - IDEPI, órgão responsável pela execução das obras.

A estrada tem 10,275 km de extensão e é um novo acesso ao turista que deseja visitar o parque sem a necessidade de passar por Piracuruca ou Piripiri, atualmente os únicos acessos existentes. “Será uma via moderna e bem sinalizada com todo conforto e segurança para quem visitar Sete Cidades”, assegura Leonardo Sobral, diretor-geral do IDEPI.

Os recursos, no valor de R$ 3,7 milhões, são provenientes do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia.

SOBRE O PARQUE SETE CIDADES

O Parque Sete Cidades fica situado a nordeste do Piauí, nos municípios de Piracuruca e Brasileira e possui uma área de 6.221,48 ha com um perímetro de 36 Km. Foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza. (Fonte: ICMbio)

Cajucultura valorizada em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, consolidou mais uma ação para fortalecimento da Cajucultura no município. Nesta sexta-feira, 07, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de 10 mil mudas de caju, que foram distribuídas a 65 famílias de produtores rurais de Oeiras, durante solenidade realizada no Mercado Municipal Dona Lili.

Na ação, que conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram investidos R$ 50 mil. “Com essas 10 mil mudas de caju, iremos beneficiar 65 produtores de todas as comunidades da zona rural de Oeiras. Isso corresponde a um investimento de cerca de R$ 50 mil, que a Prefeitura, em parceria com a Codevasf, através do nosso amigo José Augusto, conseguiu disponibilizar, do tempo ainda trabalhava naquela instituição. Nossa intenção é que as mudas cheguem ao pequeno produtor e, consequentemente, que ele melhore a sua renda e a atividade agrícola na sua região, fazendo com que nosso município se fortaleça economicamente”, afirma Zé Raimundo.

A grande variedade de formas de aproveitamento do caju confere à Cajucultura um destaque na geração de renda em Oeiras. O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, comenta que, incentivadas pela gestão municipal, diversas comunidades rurais do município produzem, beneficiam e comercializam o caju e seus derivados. “Na gestão do prefeito José Raimundo já distribuímos mais de 5 mil mudas e hoje estamos entregando 10 mil mudas, contemplando agricultores das mais diversas regiões de Oeiras. Nossa proposta é mostrar o potencial da atividade, não somente na produção do caju, mas também no beneficiamento para produção de cajuína e outros derivados, que agregam valor a esta atividade”, pontua o secretário.

Agricultura familiar de Oeiras deve produzir 25 mil garrafas de cajuína em 2020

“Este ano, estamos passando dos 45 hectares de mudas de caju plantadas no município de Oeiras, contemplando os agricultores familiares que têm essa atividade como potencial. Esse é mais um incremento de geração de renda que estamos promovendo para estes agricultores”, acrescenta Juvenal Souza.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura tem contribuído diretamente para o crescimento da atividade no município, que apresenta um crescente aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção de cajuína. “Ano passado, conseguimos produzir mais 5 mil garrafas de cajuína. Este ano, nossa proposta é ultrapassarmos as 25 mil garrafas de cajuínas produzidas pela agricultura familiar de Oeiras”, assinala Juvenal Souza.

O agricultor Antônio Barbosa conta que produz caju há 16 anos no Assentamento Faveira do Horácio, zona rural de Oeiras, e que atividade tem sido bastante rentável. “Há 16 anos nós produzimos caju, já tem 50 mil mudas de caju plantada na nossa comunidade. E essas novas mudas são mais um incentivo para nós, agricultores, e nossas famílias. O importante do caju não é só plantar, mas zelar para que ele dê uma boa renda”, afirma o agricultor, acrescentado que comercializa sua produção com empresários do município de Oeiras.

Posts anteriores