Cidadeverde.com

Educação de Água Branca premia estudantes

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou solenidade para entrega de medalhas aos alunos da rede municipal participantes do Concurso Canguru de Matemática. No total, 27 estudantes aguabranquenses foram premiados. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (2).

 O Concurso Canguru de Matemática é uma competição internacional de matemática, que surgiu na Austrália e foi disseminada em vários países, destinada à estudantes de 7 aos 18 anos. Eles são seis categorias etárias e, durante a prova, devem resolver 24 ou 30 questões de matemática.

 Em 2018, alunos de escolas municipais de Água Branca participaram pela primeira vez do concurso e obtiveram 27 medalhas, sendo 4 medalhas de ouro, 1 medalha de prata, 8 medalhas de bronze e 14 medalhas de Honra ao mérito. Os estudantes premiados são alunos das escolas municipais Perpétua Cordeiro, João Justo, Adelaide Rosa, Ennes Fonseca e Joaquim Calado.

 A secretária municipal de Educação, professora Cleidimar Tavares, ressalta a importância da conquista para a educação do município. “Temos estimulado nossos alunos a participar dessas competições do saber e o resultado não podia ser melhor. Nossos estudantes estão, cada vez mais, apresentando excelentes resultados, não apenas nas competições, mas em sala de aula. Quero parabenizar e agradecer a toda a equipe gestora, professores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que contribuíram com o êxito dos alunos e deixar um parabéns especial para cada um dos estudantes premiados”, diz.

Fonte: Ascom

Divulgada programação dos festejos de Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou a programação para os festejos da padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As comemorações acontecem entre os dias 6 e 15 de agosto e contam com eventos diversificados. 

No sábado, 11 de agosto, acontece a Corrida de Cavalos, na Pista do Mangueirão, a partir das 14h. Na oportunidade, vai acontecer sorteio de brindes e premiação para os primeiros colocados. 

No dia 13 de agosto, segunda-feira, acontece a tradicional Cavalgada do Município. A programação tem início às 6h30, com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, seguida de café da manhã, oferecido na Praça da Igreja. A partir das 9h, acontece o desfile da Cavalgada, que passa pelas principais ruas da cidade, com destino ao Campo Mangueirão, no bairro Poeirão. Ao meio-dia, será oferecido um almoço e, em seguida, o sorteio de brindes aos vaqueiros e a solenidade de inauguração da reforma do Mangueirão. Logo após, a partir das 14h, tem início o show musical com a banda Forró Sacode.

A programação continua no dia 15 de agosto, com o grande show de encerramento dos festejos. A animação vai ficar por conta das bandas Desejo de Menina, Fabio Mazza e Danilo Pegada.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca que a festa é uma união da tradição da cultura do vaqueiro e religiosidade. “A programação dos festejos da nossa padroeira valoriza tanto a religiosidade como a cultura do vaqueiro nordestino. Estamos organizando tudo com muito carinho e atenção para que essa seja mais uma festa de sucesso em nossa cidade”, diz.

Ascom

Semana de prevenção a cegueira é realizada em União

Está acontecendo em União a Semana da Saúde da Visão. A campanha é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através  da Secretaria de Saúde de União com a Associação Brasileira de Combate a Cegueira – ABRACE. O objetivo da campanha é atender a população de forma gratuita, com consulta, prevenção, diagnóstico e orientação contra a cegueira.

A Secretária de Saúde, Dra Anne Costa, ressalta a importância do cuidado com a visão. "Segundo um dos médicos que está nesse projeto, no Brasil, o percentual é muito elevado de pacientes que hoje estão cegos que poderiam ter sido tratados previamente  se tivessem acesso à consulta. A prevenção se faz necessária e este projeto é de grande importância por proporcionar isso para a população", explicou.

Sobre o projeto
Qualquer cidadão pode se consultar. Basta se dirigir ao Posto de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças, que fica na Vila Maria, levando o Cartão do SUS. Atenção aos diabéticos:  devem estar em jejum. O atendimento ocorre manhã e tarde até a próxima sexta-feira, dia 03.

Com informações: Ascom

Enfrentamento ao feminicídio em Picos

Dia 2 de agosto será realizado movimento de enfrentamento ao feminicídio em Picos. O evento é idealizado pela  Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, e pelo movimento Hip Hop. O objetivo é sensibilizar e alertar a comunidade picoense para os malefícios do feminicídio, assunto bastante discutido no país atualmente.

“É preciso que a sociedade reconheça o fato e que entenda que o feminicídio não é um fato estanque. Não podemos aceitar tal problema de maneira estanque. Temos que demonstrar, trazer ao público para que o mesmo tome conhecimento e nos ajude a enfrentar tal problema”, ressalta a coordenadora dos Direitos da Mulher em Picos Maria José do Nascimento, Nega Mazé.

Durante a manifestação será grafitado um painel com o tema: “Pare! Não Mate Mulheres, Abaixo o Feminicídio!”. O referido painel é idealizado pelo movimento Hip Hop com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre o problema do feminicídio. Ainda durante o evento, será feita uma panfletagem com dados da campanha e a realização da chamada ‘Rádio Calçada’, onde serão improvisadas entrevistas com cidadãos locais abordando questões ligadas ao problema.

“Nós queremos com isso que a comunidade interprete o que é de fato o feminicídio. Se sensibilize, se conscientize acerca da gravidade do fato”, explica Nega Mazé.

A manifestação ocorrerá dia 2 de agosto na Praça Félix Pacheco, a partir da 9 horas.

Fonte: Ascom

Educação realiza formação para gestores e professores em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação realiza desde a última sexta-feira, 27, a formação de gestores e professores da rede municipal de ensino de Oeiras. Na sexta-feira e sábado, a formação foi direcionada aos diretores, supervisores e coordenadores escolares. Ao longo desta semana, as ações pedagógicas têm como público-alvo os professores das escolas municipais das zonas urbana e rural.

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, explica que o processo de formação tem como foco o oferecimento de uma educação pública de qualidade. “O trabalho de formação acontece de maneira constante e dinâmica e é pensado em todas as dimensões, desde os gestores, professores até os alunos. A ênfase do nosso trabalho está na responsabilidade que o município de Oeiras tem em fazer educação pública de qualidade”, argumenta a secretária.

O tema central da formação é o desenvolvimento de lideranças. Entre as competências trabalhadas estão: liderança, persuasão, negociação, administração do tempo, gestão de conflitos, comunicação, planejamento, foco em resultados e delegação. O objetivo é despertar nos participantes a perspectiva de liderança e estimular o líder a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento, a comunicação e os desafios como fatores de mobilização. “É preciso que a gente tenha essa compreensão clara de liderança”, destaca Tiana Tapety.

O processo de formação antecede o início das aulas nas escolas da rede municipal de ensino. A secretária Tiana Tapety informa que as aulas das escolas da zona urbana estão programadas para começar nesta quarta-feira, 01. Nas escolas municipais localizadas na zona rural, o início do segundo semestre letivo acontece na próxima segunda-feira, 06.

Fonte: Ascom

Rede Municipal de Floriano se prepara pra volta às aulas

Na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Secretaria de Educação, foi realizada uma reunião com todos gestores da Rede Municipal de Ensino para discutir, principalmente, o início das aulas do segundo semestre. Estiveram presentes o secretário de Educação, Joab Curvina, as diretoras de Ensino Maria da Paz e Reuzileide Nogueira, assim como os gestores das zonas urbana e rural. 

A reunião marca o retorno das aulas que começam no próximo dia 01 de agosto, quarta-feira. Durante o encontro foram repassados alguns informes, como o planejamento com os coordenadores, que acontece na próxima segunda-feira (30), e o planejamento que será realizado em cada escola, com suas respectivas equipes, acontecendo na terça-feira (31).

Na ocasião também foram discutidas a entrega do censo escolar, assim como a inovação da Prova Brasil, que passa a contemplar todas as áreas do conhecimento e será aplicada para os segundo e nono anos, sendo a Educação Infantil também avaliada através de questionários aplicados com profissionais da educação e pais. No momento também foi enfatizado que a Prova Floriano terá sua segunda aplicação em 14 de agosto.

O secretário de Educação, Joab Curvina, aproveitou para ressaltar que o compromisso de reformar todas as Escolas Municipais é uma realidade. "Estamos atentos às prioridades para até o final deste ano solucionar os casos mais críticos, diante disso, iremos alcançar todas as escolas das zonas rural e urbana", explicou o secretário de Educação.

Com informações: Ascom

Semeando Cidadania beneficia 900 mulheres em Barras

Na manhã desta quarta-feira (25) aconteceu o lançamento do Programa Semeando Cidadania no Auditório Professora Deuselina Alencar, no prédio da Secretaria Municipal de Educação. Na solenidade, estiveram presentes técnicos do INCRA, EMATER e Prefeitura de Barras além dos assentados do município.

O projeto é uma parceria do INCRA, EMATER e Prefeitura de Barras e beneficiará 900 mulheres de Barras assentadas nos projetos de Assentamentos do Passatudo, Currais Novos, Ponta do Mato, São Francisco, Paraíso, Palmeira ll, Bonfim, Lameirão, Barra do Taquarí e os agregados Esperança e Angelim, Baixa Fria e Sete de Setembro e Limoeiro com Canto da Canoa.

O programa Semeando Cidadania envolve duas linhas de crédito para famílias assentadas da reforma agrária: Fomento Mulher, que beneficiará 900 mulheres, com um crédito para produção ampla de R$ 5.000,00, e o Crédito Instalação para famílias, no valor de 6.500,00, que beneficiará cerca de 400 famílias. O projeto tem como parceiros o EMATER-PI, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, o INCRA e a FETAG.

De acordo com o prefeito Carlos Monte, o encontro foi uma apresentação do programa, onde foi informado aos beneficiados o funcionamento do mesmo. Para ele, o programa ajudará a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias assentadas.

“Aqui estamos culminando aquilo que fizemos semana passada, que é uma reunião de apresentação junto com o pessoal do INCRA, EMATER e a Prefeitura, apresentando para aquelas pessoas que foram selecionadas nas respectivas comunidades do INCRA para que ele possa se inteirar ouvindo as outras instituições responsáveis. Então, tivemos uma aceitação muito boa e espero que essas pessoas entendam a necessidade de cumprir aquilo que vai ser feito no projeto. A expectativa é fazer com que o projeto ajude a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e eu não tenho duvida que em dois anos tenhamos 900 projetos em Barras melhorando a vida dessas famílias”, disse.

Para ter acesso ao programa, cada mulher tem que morar no assentamento, os investimentos só poderão ser aplicados nas criações de peixes, galinhas, horticultura, caprinos e ovinos bem como projetos artesanais, bolos e salgados, salão de beleza. Se a mulher beneficiada se propuser a fabricação de roupas não poderá comprar na cidade prá vender no assentamento.

O evento contou ainda com as presenças da vereadora Jovelina Castro, do vereador José do Nascimento, da representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barras, Lucélia Ferreira, dos secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Assis Carvalho, de Agricultura e Produção, Manoel Almeida, da Assistência Social, Ana Teresa Monte, de Educação, Professora Lourdes Morais, da técnica agrônoma do INCRA Teresinha Aguiar, do Coordenador Regional da EMATER, Teresina Alvaci Pereira, e do coordenador geral do projeto Antônio Gerônimo Filho.

 

Fonte: Ascom

Atualização vacinal de detentos em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Imunização e do Sistema Prisional, realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a atualização vacinal dos detentos da penitenciária de Oeiras. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Katharine Dantas, a atividade contempla a mobilização nacional do Julho Amarelo, que tem como finalidade o combate e prevenção das Hepatites Virais.

“A hepatite viral é uma inflamação do fígado que está relacionada à infecção pelos vírus A, B e C, causadores da Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C, respectivamente. Dependendo do vírus que causa a doença, a Hepatite Viral pode evoluir para crônica, ocasionando doenças como cirrose e câncer de fígado. A principal medida de prevenção da Hepatite A e B é a vacina. Para a Hepatite C ainda não há vacina disponível”, explica Katharine Dantas.

Cerca 100 detentos foram beneficiados na ação, que realizou a atualização para a vacina Hepatite B e, oportunamente, a vacina contra o tétano. A atualização vacinal dos detentos conta com a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Essa não é uma ação pontual, tendo em vista a necessidade de continuidade do esquema de vacinação para garantir a imunização adequada”, finaliza a coordenadora do Programa de Imunização.

Fonte: Ascom

Piracuruca convoca mais aprovados do Concurso Público

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, convoca os candidatos aprovados no Concurso Público 001/2017 através do Edital de Convocação 26/2018. A convocação foi publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial dos Municípios.

O candidato deve comparecer à sala do setor pessoal da Prefeitura de Piracuruca, situada na Rua Rui Barbosa, 289, Centro, de posse dos documentos que comprovem as condições exigidas no edital.O convocado do Concurso Público 001/2017 para os cargos de Farmaceutico Bioquimico, Auxiliar de Consultório Dentário e Cirurgião Dentista devem comparecer no período de 23 de julho a 30 de julho, no horário das 7h00min às 13h00min.

O não comparecimento ou o não atendimento das condições exigidas para a contratação importará na eliminação do candidato e a convocação do próximo da lista, observando a ordem de classificação.


Mais informações através do 86 3343 1386.

Farmaceutico Bioquimico 

2 Josimel Castelo Branco Fontenele

Auxiliar de Consultório Dentário

9 Antomária da Silva Pereira
10 Rosalvi Arruda Passos Menezes

Cirurgião Dentista

6 Kamilla Rhianne de Sousa Carvalho
7 Valdelia Maria Carvalho Cardozo

com informações de piracurucanews

Campeão mundial de Jiu Jitsu visita Oeiras

  • Oeiras_jj3.jpg Ascom
  • Oeiras_jj1.jpg Ascom
  • Oeiras_jj_4.jpg Ascom
  • Oeiras_jj.jpg Ascom
  • Oeiras_jj2.jpg Ascom

Foi realizado em Oeiras no último sábado, 21, o seminário e curso técnico de Jiu Jitsu. Organizado pela Academia Zacarias de Artes Marciais e Pugilismo e Lekipe (Liga Estadual de Katarê Interestilos do Piauí), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Juventude e de Esportes e Lazer, o evento aconteceu na Praça da Juventude e contou com a participação do campeão mundial de Jiu jitsu da IBJJF, Lívio Ribeiro.

Atualmente, Lívio Ribeiro é o principal atleta piauiense no esporte, colecionado vários títulos nacionais e internacionais. Ele passou uma temporada morando e treinando nos Estados Unidos para elevar ainda mais o seu nível técnico no Jiu jitsu.

“Com essa experiência, ele aprendeu muitas técnicas novas e resolveu transmitir o seu conhecimento aos praticantes da Arte Suave em Oeiras, com isso foi organizado um seminário onde ele repassou seu conhecimento. Foi um seminário de muito aprendizado e ajudou bastante no aprendizado dos praticantes de Jiu jitsu na cidade”, explica o coordenador de esportes e lutas de contato da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Zacarias Samuray.

“Nossa preocupação agora é manter e preservar a boa imagem das artes marciais em nosso município fazendo um trabalho sério e honesto, tirando jovens da ociosidade e incentivar cada vez mais a prática do esporte”, acrescenta o coordenador.

Além do seminário, também aconteceu no final de semana a Copa Oeiras de Karatê Interestilos, que reuniu dezenas de praticantes da modalidade esportiva

Fonte: Ascom

Posts anteriores