Cidadeverde.com

Definida a data da 7ª Edição do Sabor Maior

A Prefeitura de Campo Maior definiu  as datas de realização do 7º Sabor Maior, (Festival Gastronômico de Campo Maior). O prefeito Professor Ribinha anunciou, durante uma reunião no Palácio das Carnaúbas, que o evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Praça Valdir Fortes.

No encontro foi debatida a programação e as atrações que devem se apresentar no palco do Sabor Maior, que esse ano será inovado com desfile de moda e outros eventos que prometem incrementar o Festival Gastronômico de Campo Maior.

“Além do já tradicional concurso gastronômico, teremos outras atividades que valorizarão o turismo, a cultura e o artesanato”, revela o prefeito Ribinha.

O prefeito destaca que como atrações o evento terá artistas e bandas com destaque nacional, bem como também serão valorizados os músicos locais. “Não podemos adiantar os nomes que estamos cogitando, mas o que temos para revelar é que serão atrações de peso”, destaca Ribinha. 

Fonte: Ascom

Prestação de contas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, realizou nesta quinta-feira, 24, uma audiência pública para prestação de contas e verificação das metas fiscais referentes ao primeiro semestre de 2017. Aberto para toda a população, o evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais e vereadores.

Durante a audiência, que é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram apresentadas informações referentes aos primeiros seis meses de gestão do prefeito José Raimundo, detalhando os trabalhos de cada área da administração municipal.

Na ocasião, também foram apresentados relatórios de dados com informações sobre as finanças municipais.

Fonte: Ascom

Estudantes de Miguel Alves participam de avaliação do PNAIC

Os estudantes da rede municipal  de Miguel Alves, passarão por um processo de avaliação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), através da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMDED), até o final do mês de agosto.

O processo tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos alunos em cada ciclo de alfabetização. "Com esses resultados é que vamos planejar as metodologias para enfrentarmos as dificuldades que cada um deles tem no dia dia de aprendizagem", explicou o prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior.

Fonte: Ascom

Cajuína de Barras é destaque em Teresina

A Prefeitura de Barras participa com um estande de produtores do município  entre os dias 24 e 26 de agosto em Teresina,  do 5º Festival da  Cajuína do Piauí. Palestras, oficinas, exposições  e shows fazem parte do evento. A Prefeitura de Barras entende que essa é uma chance de aprendizagem aos produtores de cajuína do município. Além de oportunizar aos representantes da cadeia produtiva da cidade a alternativa de   apresentar seus produtos para  novas frentes de comercialização. 

Fonte: Ascom

População prestigia Festejos de União

Realizou-se segunda feira (21) a noite de abertura dos Festejos de São Raimundo Nonato, em União. Após a missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, os participantes prestigiaram ainda na igreja a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, que apresentou um repertório musical emocionante.

Comandada pelo maestro Aurélio Melo, a Orquestra apresentou temas de filmes famosos como Star Wars e cantou clássicos da música nacional, fazendo ainda uma homenagem a Luiz Gonzaga. “É uma coisa linda de se ver, música para os nossos ouvidos. Começamos em grande estilo, a orquestra nos fez viajar no tempo”, disse a diretora executiva da Fundação José Benício Medeiros, Patrícia Costa.

Em seguida, o prefeito subiu ao palco cultural da Praça Barão de Gurgueia dando as boas-vindas ao público presente e fez a abertura oficial dos festejos. Posteriormente a Praça recebeu a apresentação do Coral dos Vaqueiros de União e do Padre Jardel e sua banda, que trouxeram um repertório animado de louvores em ritmo de forró.

“Para nós é uma satisfação poder realizar esta programação durante os festejos. Sabemos que a cidade realmente tem se preparado para celebrar esses dias e esperamos que tudo ocorra dentro da tranquilidade. Temos um esquema de segurança em parceria com a polícia e desejamos a todos um ótimo festejo”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom

FestLuso em Oeiras

O Cine Teatro Oeiras recebe esta semana dois espetáculos internacionais, através do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), iniciativa cultural com apresentações de diferentes grupos, unidos pela língua portuguesa. 

Nesta terça-feira, 22, o artista moçambicano Klemente Tsamba leva ao palco o espetáculo “Nos Tempos de Gungunhama”, produção baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, em que um único elemento se desdobra em vários personagens para retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Na peça, Klemente Tsamba interpreta seus personagens com a musicalidade dos ritmos tradicionais de Moçambique.

Na quarta-feira, 23, o espetáculo o FestLuso apresenta a produção “Nós não morremos”, da Companhia Sorriso Negro, que aborda o povoamento do território de São Tomé e Príncipe, destacando a eclosão de revoltas, escravidão, reconstrução e independência do país.

Os dois espetáculos têm classificação livre e entrada franca.

FestLuso no Cine Teatro Oeiras

Terça – 22/07
FestLuso – Espetáculo Nos tempos de Gungunhanha – Klement Tsamba – Moçambique
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca

Quarta – 23/07
FestLuso – Espetáculo Nós Não Morremos – Cia. Sorriso Negro - São Tomé e Príncipe
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Ascom

Festival da Melancia de Jatobá do Piauí é sucesso de público

O 13º Festival da Melancia de Jatobá do Piauí realizado dias 18 e 19 de agosto foi sucesso de público. Em 2016 foram colhidas 2000 toneladas de melancias no município. E a expectativa para 2017 é que esses números alcancem a casa das 3000 toneladas. A área total plantada com o produto em Jatobá é de cerca de 200 hectares, mas as autoridades como o prefeito do município José Carlos Bandeira querem que esses números cresçam ainda mais. No Festival de Jatobá foram distribuídos 15 mil quilos de melancias entre os presentes, foram apresentados e degustados produtos culinários feitos a base de melancia, e realizadas competições de dança, pesagem, e escolha da Rainha da melancia 2017. Outra novidade do Festival da Melancia de Jatobá do Piauí foi a realização de uma volta ciclística de 110 quilômetros e uma trilha de motocross. 

Programa Criança Feliz em Corrente

Na manhã desta sexta-feira(18) a Secretaria de Saúde de Corrente lançou o Programa Criança Feliz, ligado à Secretaria de Assistência Social, na ocasião foram oferecidas duas palestras, uma sobre a importância do aleitamento materno, com a nutricionista Fernanda Nunes e outra sobre direito das gestantes com a Advogada Patrícia Vasconcelos.

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove aleitamento em 120 países.

O Criança Feliz é uma iniciativa do governo federel e tem como foco  promover o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos. Já as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos. 

 
Fonte: Ascom

Semana da Independência em Campo Maior

Na semana em que se celebra a independência do Brasil – 7 de setembro – Campo Maior vai realizar uma programação cívico-militar envolvendo toda a população, especialmente as escolas do município. Em acordo com representantes do Exército Brasileiro, sendo Campo Maior palco do principal embate que garantiu a independência brasileira (Batalha do Jenipapo), o prefeito Ribinha pretende alavancar a imagem do município nacionalmente.

“Não podemos mais permitir que Campo Maior continue sendo esquecida no dia da independência do Brasil. Foi aqui que aconteceu o mais importante evento que gerou a completa liberdade do nosso país”, lembra o prefeito, fazendo referencia à Batalha do Jenipapo. O acordo foi firmado durante essa semana, depois de algumas reuniões e ajustes na programação. O Exército Brasileiro terá forte presença. A programação seguirá a seguinte estrutura:

Segunda e Terça – dias 4 e 5 de setembro

As escolas do município se reunirão no início da manhã para hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Campo Maior, em momento cívico, mas com a presença de soldados do Tiro de Guerra de Campo Maior.

Quarta feira – dia 6 de setembro

A quarta feira será especial, pois as celebrações acontecerão no Monumento do Jenipapo, com forte presença do Exército e da Polícia Militar, de escolas municipais e do gabinete do prefeito, que será instalado simbolicamente no monumento do jenipapo, nessa data. Na ocasião, o Exército fará apresentação de armas e tiros, em memória aos heróis do Jenipapo.

Quinta feira – dia 7 de setembro

Na quinta feira acontecerá o tradicional desfile do 7 de setembro, com as escolas de Campo Maior e algumas entidades civis, além da presença já confirmada do pelotão da Polícia Militar e do Exército. Esse ano o desfile terá mudanças em sua programação e estrutura. A primeira mudança é quanto ao horário: acontecerá na manhã do dia 7, e não mais a tarde, como realizado em anos anteriores. A outra mudança é o local, que retornará à Avenida José Paulino, saindo da praça da Igreja do Rosário.

Fonte: Ascom

Santa Cruz do Piauí no Diálogo Municipalista

O prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. .

Nesta edição do evento foram discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

O evento foi uma realização da Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foi realizado nos dias 14 e 15 de agosto.

Fonte: Ascom

Posts anteriores