Cidadeverde.com

Prefeitura de Simões recupera estradas

Com o objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas que dão acesso às comunidades rurais, a Prefeitura de Simões iniciou os trabalhos de recuperação de estradas vicinais em todo o município. As obras estão sendo realizadas com o maquinário da Prefeitura, uma motoniveladora, uma retroescavadeira e uma caçamba.

O prefeito Zé Ulisses, anunciou a contratação de mais máquinas para auxiliar o serviço. Segundo ele, já foi autorizada licitação para contratação de mais uma máquina motoniveladora (patrol), mais duas caçambas, um trator de esteira e uma máquina escavadeira PC.

Ainda segundo o prefeito, maquinários serão destinadas à região do povoado Monte Santo, que fica localizado a cerca de 64 km da sede do município, e tem grande extensão de estradas.

Recentemente, o prefeito também anunciou uma emenda do senador Ciro Nogueira, no valor de 390 mil reais, que serão investidos em uma obra de piçarramento na zona rural

Na última semana, o prefeito, acompanhado do vereador Zezé Moraes, também visitou a ruas da cidade , para acompanhar as obras de pavimentação poliédrica, que já se encontram em fase de conclusão.

Nova cozinha do hospital de União

Na última quinta-feira (24), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa; realizaram visita a nova cozinha do hospital, acompanhados pela diretora, Aranucha Brito. Na ocasião, o vereador Júnior Mota em visita ao hospital foi convidado a conhecer as novas dependências da cozinha, que passou por reformas e encontra-se já em pleno funcionamento, atendendo as necessidades do hospital e dos pacientes.

A diretora do hospital, Aranucha Brito, informou que a reforma que foi concluída na semana passada, seguindo normas, utilizando revestimentos de fácil limpeza e manutenção. “Adquirimos também uma coifa industrial e exaustores, o que permite um ambiente com temperaturas mais amenas, garantindo ótimas condições de trabalho para a equipe que trabalha aqui”, explicou.

Para a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a reforma proporciona um ambiente adequado e limpo para a manipulação e preparo da alimentação de qualidade. “Este trabalho mostra que cada vez mais estamos buscando melhorias para atender, de maneira digna, a população unionense”, destaca.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, citou os benefícios da realização da reforma. “Foi uma reforma realizada com recursos próprios do município, pois percebemos a necessidade e a urgência de se ter um ambiente mais adequado. Vale ressaltar que a cozinha tinha condições insalubres e sem condições de uso. Foi necessário revisar toda a instalação elétrica e de gás, o que fez com que se estendesse além do prazo estipulado, pois buscamos sempre fazer tudo com segurança e responsabilidade”, declarou.

Na oportunidade, os gestores e também o vereador Júnior Mota, aproveitaram para experimentar e aprovar a alimentação que é oferecida aos funcionários e pacientes do hospital.

Fonte: Ascom

Dudu Nobre e Arthur Espíndola em Oeiras

O projeto Seis e Meia vai reunir o sambista paraense Arthur Espíndola e o sambista carioca Dudu Nobre em um grande show no palco do Cine Teatro Oeiras, no dia 11 de junho. A apresentação terá um formato mais intimista, com os dois artistas interagindo no palco durante toda a apresentação, que tem no repertório sambas consagrados.

Em breve, será divulgada a data da venda de ingressos para o show no Cine Teatro. De Oeiras, o show segue para Corrente, Bom Jesus e Teresina.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Arthur Espíndola

Compositor, intérprete, multi-instrumentista e produtor, Arthur Espíndola, faz parte da nova geração de artistas paraenses que vem há algum tempo conquistando seu espaço na cena musical brasileira. Dono de um talento e sensibilidade musical, Arthur transborda carisma e personalidade em suas apresentações, cada vez mais procuradas e aplaudidas pelo público.

Arthur Espíndola dialoga com o samba e a música amazônica, promovendo o encontro rítmico do samba com pitadas de carimbó, lundu, síria, samba de cacete, guitarrada, merengue, marabaixo, boi bumbá e outros ritmos regionais. 

Essa mistura inusitada de ritmos se dá em grande parte pela fusão de instrumentos como o curimbó, banjo regional, barrica, caixa de marabaixo e a maraca, unidos ao instrumental tradicional de samba, como cavaquinho, pandeiro, surdo, tamborim, que traz uma forma bastante particular de fazer samba que alguns importantes jornalistas especializados em música chegaram a chamar de “Samba Amazônico".

Dudu Nobre

Dudu Nobre dispensa apresentações. Sambista de raiz, ele foi apadrinhado por grandes nomes do samba – tocou com Guineto, Dicró, Pedrinho da Flor e Zeca Pagodinho, que acabou sendo fundamental para consagrar o garoto como um dos mais bem dotados versadores da praça. É da lavra de Dudu, por exemplo, clássicos na voz de Pagodinho como “Posso até me apaixonar”, “Água da Minha Sede”, “Vou botar teu nome na macumba”, este em parceria com Zeca.

Dudu iniciou-se na carreira fonográfica com Dudu Nobre (1999), um discaço de estreia, com maravilhas como “Feliz da Vida”, em parceria com Nei Lopes, “São José de Madureira” (Beto Sem Braço e Zeca Pagodinho), “Quebro, Não Envergo” (Dudu), Reverendo Blá Blá (Luiz Grande - Barbeirinho do Jacarezinho - Marcos Diniz) e “No Mexe Mexe, No Bole, Bole”, entre outras.

Em 2001, foi a vez de Moleque Dudu, com a regravação “A Grande Família” (Dito e Tom), que serve até hoje de música tema do seriado da TV Globo, “Bom pra nós dois, enfim” (parceria com Zeca), “Pro amor render” (com Roque Ferreira) “O meu amor quer sambar” (com Arlindo Cruz).  Regravou "Goiabada Cascão", velho partido de Wilson Moreira e Nei Lopes, sucesso na voz da madrinha Beth Carvalho lá nos idos de 80. A música entrou como bônus no CD e acabou voltando ao topo das paradas com a boa interpretação de Dudu, que não nasceu no berço, mas no trono esplêndido do samba.

Fonte: Ascom

Greve dos caminhoneiros em Floriano

Na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Prefeitura Municipal, o prefeito Joel Rodrigues se reuniu com os secretários de Educação, Joab Curvina; de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho; de Finanças, Josélia Rodrigues; de Saúde, Thaís Braglia; de Administração, Júlio César; de Infraestrutura, Marcony Allison; procurador do Município, Marlon Brito, para discutir medidas de controle e ação diante da crise dos combustíveis que o Brasil  tem enfrentado, decorrente da paralização dos caminhoneiros. Também estiveram presentes os diretores administrativos da Saúde, Márcio Trindade; da Educação, Mickael Costa; da Infraestrutura, Reneé Moreira e do diretor de Transportes da Saúde, Elvis Batista.

Com o objetivo de manter os serviços essenciais do município em pleno funcionamento, durante a reunião ficou definido que a Prefeitura de Floriano irá tomar duas importantes medidas, sendo a primeira delas, o controle e organização da frota de veículos municipal e o diálogo com os postos de combustíveis que mantém contrato de fornecimento com o município. Entre os serviços que detém a atenção da Prefeitura, estão o transporte escolar, coleta de lixo e demais atividades das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Saúde.

O prefeito Joel Rodrigues destacou que a postura da Prefeitura de Floriano é de atenção e organização diante da dificuldade de abastecimento dos combustíveis, e que está oficializando junto aos fornecedores a necessidade desta distribuição para que serviços prioritários do município não sejam afetados.

Fonte: Ascom

Bom Jesus lança Festival de Quadrilhas Juninas

A Prefeitura de Bom Jesus divulgou, na sexta-feira (25), o regulamento para o 2ª Festival de Quadrilhas Juninas do Vale do Gurguéia, organizado pela secretaria municipal de cultura. O concurso acontece dentro da programação do São João do Vale do Gurguéia, que ocorre de 20 a 23 de junho, na Praça Sete de Setembro (Praça da Catedral). A premiação é de quase 15 mil reais.

A festividade será aberta no dia 20, com apresentações folclóricas de alunos das escolas municipais. Nos dias 21 e 22 acontecem as apresentações das agremiações inscritas no Circuito Junino. Já no dia 23 acontece a grande final do concurso de quadrilhas.

 O São João do Vale do Gurguéia também contará com praça de alimentação com comidas típicas e exposição de produtos artesanais. Nos dias 4 e 5 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Sete de Setembro, em frente ao 19º Batalhão de Polícia Militar), acontecem as reuniões preparatórias com interessados em participar do evento como expositores: barraqueiros e artesãos, respectivamente.

Fonte: portalb1

Festa em Monsenhor Gil

  • MG_festa_das_maes_5.jpg Ascom
  • MG_festa_das_maes_3.jpg Ascom
  • MG_festa_das_maes_6.jpg Ascom
  • MG_festas_das_maes_1.jpg Ascom
  • MG_festa_das_maes_4.jpg Ascom
  • MG_festa_das_maes.jpg Ascom
  • MG_festa_das_maes_2.jpg Ascom

Aconteceu na manhã do domingo 27 de maio,  a tradicional  Festa das Mães do município de  Monsenhor Gil. Evento realizado no ginásio de esportes Tarcisão,  sob o comando do prefeito João Luiz, do vice Zé Noronha e toda equipe administrativa. Foram sorteados  fogões, camas box, ferros de passar, liquidificadores, batedeiras, armários, televisores, sofá, racks, geladeira, ventiladores,cestas básicas  entre outros brindes. Foram momentos de muita emoção que contaram com a presença de autoridades locais e estaduais.

Mães de todos os povoados e da sede do município estiveram presentes, num encontro alegre e cheio de boas surpresas à medida que os brindes eram sorteados.

Na oportunidade o prefeito João Luiz  agradeceu a todos pelo empenho, mas de forma especial aos comerciantes de Monsenhor Gil, por terem doado brindes que se somaram aos demais e foram sorteados para às mães. 

Fonte: Ascom

Piauí Conectado em Regeneração e Miguel Leão

O Governo do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), enviou equipe aos municípios de Regeneração e Miguel Leão, localizados a 66 e 130 quilômetros de Teresina, respectivamente, com o objetivo de realizar estudo de viabilidade técnica para implantar o projeto Piauí Conectado nas duas cidades.

Em Regeneração, os técnicos da ATI conheceram o polo da Universidade Aberta Xavier Neto, que funciona durante os três turnos recebendo uma média de 35 alunos pela manhã, tarde e noite.

A coordenadora da instituição, Rosilene Nunes, comentou sobre a dificuldade que os alunos enfrentam em sala de aula sem a conectividade. 

“Os cursos são a distância e a maioria dos alunos são do interior, não têm acesso à internet nem por computador e nem por smartphone, então, precisam dessa internet para fazer os trabalhos. Sem internet, sem essa inclusão digital, fica difícil eles concluírem os cursos, pois, às vezes, procuram o polo para acessar [as plataformas de estudo], mas muitas vezes não tem um sinal adequado ou a internet não é de boa qualidade”, conta Rosilene.

No município de Miguel Leão, o vereador René Lemos falou da importância da cidade receber o projeto Piauí Conectado. “Será importante porque com a internet é possível ver muitas coisas que a gente não conhece e se conectar a outras pessoas”, disse o parlamentar.

A equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação coletou a geolocalização da Unidade Escolar Estado do Acre, no Centro de Miguel Leão, e visitou o Povoado Faveiral, onde residem cerca de 50 famílias.

Fonte: Ccom

Capitão de Campos promoverá Feira da Agricultura Familiar

Realizada pela prefeitura municipal de Capitão de Campos, a 1° Feira da Agricultura Familiar e artesanato acontecerá neste domingo (27/05) a partir das 06h00min da manhã na Praça JK, centro, e se estenderá durante todo o dia.

Participarão do evento pequenos produtores familiares que valorizam o plantio orgânico de frutas e verduras, ofertando à população produtos naturais de qualidade. Além disso, haverá no decorrer do dia uma programação especial voltada ao tema.

Quem visitar a feira também terá a oportunidade de saborear pratos típicos, exposições e conhecer as potencialidades naturais do município.

Governo beneficia mutuários de Parnaíba

O diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Décio Solano, visitou, nessa quinta-feira (24), o escritório regional da empresa na cidade de Parnaíba e entregou 20 ofícios de liberação de hipoteca para mutuários do conjunto Joaz de Sousa e outros empreendimentos habitacionais construídos pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) no município.

Os diretores da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves (Processos Imobiliários), Leonardo Botelho (Regularização Patrimonial Imobiliário) e a gerente do escritório regional da Emgerpi em Parnaíba, Rivanda Prado, também entregaram ofícios.

Para Décio Solano, além de conhecer as instalações e as demandas da equipe regional de Parnaíba, o objetivo da visita foi também dialogar com os mutuários da cidade e fazer a entrega de ofícios de hipotecas para aquelas pessoas que haviam dado entrada no processo de regularização fundiária dos imóveis. “É sempre uma satisfação realizar ações do Programa Minha Casa Legal, visto que é um programa que leva dignidade aos mutuários e valorização para os imóveis”, destacou o gestor.

A mutuária Mariz Lizete Braga Campos estava entre os que receberam ofícios de liberação de hipotecas dos imóveis. A moradora do conjunto Joaz de Sousa há 18 anos falou sobre a trajetória até receber o ofício. “Primeiramente fui chamada pela Emgerpi para finalizar os pagamentos, depois para trazer a documentação que faltava para este escritório de Parnaíba. Agora fui chamada para receber a escritura definitiva da minha casa. Eu estou muito feliz e agradecida, pois nem demorou muito para poder receber este documento. Agora preciso ir ao cartório para registrar meu imóvel que ficará mais valorizado. Isso é tudo que a gente deseja ter em nossa velhice e todo mundo merece ter a casa legalizada”, disse a mutuária bastante emocionada.

Conforme a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, a visita tem como finalidade repassar informações sobre quais os procedimentos devem ser adotados pela equipe regional para regularizar, por meio do Programa Minha Casa Legal, os conjuntos habitacionais: Cândido Ataíde e conjunto João Paulo II, ambos localizados no município.

Ana Lúcia explica que “os levantamentos ocupacionais, feitos nesses dois empreendimentos habitacionais de Parnaíba, já foram concluídos e as orientações de regularização cadastrais também estão em andamento, assim como os processos de negociações de débitos dos mutuários. Com a nova lei de regularização fundiária urbana, nº 13.465/2017, adotaremos os novos procedimentos previstos nesta lei para promover a regularização destes dois conjuntos habitacionais”, disse a diretora.

Ainda nesta quinta-feira (24), a equipe de diretoria da Emgerpi também visitará a cidade de Pedro II, tendo como objetivo fazer visitas institucionais à Prefeitura Municipal de Pedro II e ao cartório de registro de imóveis do município.

Conforme o diretor de Regularização Patrimonial da Emgerpi, Leonardo Botelho, “em Pedro II a Emgerpi visa encaminhar a documentação necessária para finalizar a regularização fundiária do conjunto Itamaraty, que possui 40 unidades habitacionais”.

A coordenadora do Acervo Patrimonial Imobiliário da Emgerpi, Cláudia Sinare, acompanhará os diretores ao longo das visitas em Pedro II, que também tem como finalidade tratar sobre a expedição da documentação que os gestores municipais precisam apresentar ao cartório da cidade para referendar à aprovação do registro e averbação do Conjunto Itamaraty.

Na semana passada, Décio Solano e os diretores da Emgerpi realizaram visitas aos escritórios regionais que a empresa tem nas cidades de Picos e Floriano. No roteiro regional, a equipe de diretoria também realizou visitas institucionais, na prefeitura e em cartórios, para dialogar e resolver pendências ligadas aos processos de regularização de conjuntos habitacionais que a extinta Cohab-PI construiu nos dois municípios.

Fonte: Ccom

Seduc inaugura reformas de escolas em União

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugura obras na cidade de União nesta quinta-feira (24). A Unidade Escolar Barão de Gurguéia e o Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio foram as escolas que passaram por reformas.

Os mais de cem alunos da Unidade Escolar Barão de Gurgueia serão beneficiados e contarão agora com uma nova quadra poliesportiva coberta. Essa é outra obra que será entregue à comunidade escolar no próximo dia 24. Para a execução da mesma, foram investidos R$348.863,53. 

Já o Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio passou por reforma total, melhorando toda a estrutura que é composta por quatro salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório e setor administrativo. Além disso, a escola recebeu reparos nas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, teto, piso e pintura geral. O investimento foi de R$ 870.329,32, oriundos do Tesouro e Fundeb.

Segundo o diretor da escola, Agostinho Santos, essa foi uma obra foi muito esperada por todos e que deu um novo gás aos estudantes. "Os alunos elevaram a auto-estima com um ambiente escolar mais confortável, propício para a realização de trabalhos, agora contamos com espaços climatizados, receberemos novos computadores e equipamentos e estamos muito felizes com esse benefício", declarou.

O Centro Estadual Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio oferta o Ensino Médio integrado atendendo à 125 alunos.

Fonte: Ccom

Posts anteriores