Cidadeverde.com

Mulher mata marido a facadas em José de Freitas; polícia apura se foi legítima defesa

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Uma mulher, que não teve a identidade revelada pela polícia, matou o marido José Ronaldo Gomes Pinheiro, de 37 anos, com duas facadas após uma discussão na residência onde moravam no bairro Suco de Uva na noite de domingo (8) no município de José de Freitas, a 54 km de Teresina. A filha do casal presenciou a situação. A Polícia Civil apura se a mulher agiu em legítima defesa, devido ao histórico de agressão.

O delegado Danilo Barroso, titular da delegacia de José de Freitas, informou que o crime ocorreu por volta das 23h de domingo. O casal vivia em união estável há 12 anos e tinha uma filha, de idade não revelada.

“Foi uma briga familiar. Os dois iniciaram uma discussão, e o que ela afirma é que ele pegou uma faca e foi para cima dela, nisso houve um momento que ela conseguiu tomar a faca dele e então foram desferidas duas facadas. Ele não resistiu e morreu”, afirmou o delegado.

Após o crime ela foi encaminhada para a Central de Flagrantes de Teresina, ficou detida e foi solta na manhã de hoje após passar por uma audiência de custódia.

De acordo com o delegado Danilo Barroso, a vítima já tinha prestado um boletim de ocorrência contra José Ronaldo por agressão. “Ela já tinha feito um boletim de ocorrência contra ele em 2017 por agressão. Esse é o único boletim registrado. Só que ela afirma que ele sempre a ameaçava de morte, que se ela fosse na delegacia iria matar ela, por isso ela não teria feito mais denúncias”, explicou.

A polícia apura se o caso foi realmente em legítima defesa e a filha do casal que estava na residência quando o crime aconteceu será ouvida.

“A filha do casal, presenciou, então vamos ouvir ela. Vamos ouvir as testemunhas, vamos apurar, porque não se pode concluir que é um homicídio, é preciso apurar se foi um caso de legítima defesa, então vamos ouvir várias pessoas ainda”, finalizou o delegado.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Prefeitura de José de Freitas é a 3ª mais transparente do Piauí

Com um índice de 92,15%, a Prefeitura de José de Freitas é a 3ª mais transparente do Piauí, segundo dados do levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), em dezembro de 2021. 

“A divulgação desse levantamento nos estimula ainda mais a sermos cada vez mais transparentes na gestão pública, buscando sempre a eficiência. Agradeço a nossa equipe que vem fazendo um excelente trabalho e prova disso são os resultados no índice FIRJAN, que nós estivemos na segunda colocação e agora no TCE, com a terceira colocação. Essa pontuação é resultado de um trabalho sério e duradouro que começou desde o primeiro ano de gestão e só temos a agradecer a todos que acreditam no nosso trabalho. Continuaremos fazendo mais e melhor”, reforça o prefeito Roger Linhares. 

Desde a instituição das obrigações de transparência por meio da rede mundial de computadores (internet), o TCE-PI atua na avaliação dos portais disponibilizados pelos órgãos e entidades submetidos à sua jurisdição. No exercício de 2021, com o objetivo de conhecer a situação atual dos portais de transparência municipais, bem como estabelecer diretrizes para a tomada de providência visando à superação dos problemas mapeados, optou-se pela utilização do instrumento do levantamento para o diagnóstico global dos portais dos municípios, envolvendo Prefeituras e Câmaras Municipais.

O levantamento identificou que, em relação às Câmaras e Prefeituras Municipais, apenas 46,38% das informações de interesse público e das ferramentas de acesso estão disponíveis, com destaque para o elevado número de unidades gestoras que não mantém portal da transparência ou que os mantém indisponíveis (68 Câmaras e 02 Prefeituras). O relatório foi apresentado na última sessão plenária, quinta-feira (28), e relatado pelo conselheiro substituto Jackson Veras, por meio do processo TC nº 019779/2021.

Da Redação

Após perseguição, Guarda Municipal flagra 127kg de maconha em veículo

Foto: Guarda Municipal

Uma perseguição na PI-113 na manhã desta segunda-feira (11) terminou com um veículo apreendido pela Guarda Municipal de José de Freitas transportando 127kg de maconha. O caso aconteceu no sentido Cabeceiras, quando o motorista do carro não atendeu a ordem de parada.

De acordo com as informações da Guarda Municipal, o motorista adentrou uma estrada carroçal, mas quando percebeu que seria alcançado pela guarnição abandou o veículo na localidade São Luís e empreendeu fuga pela mata.

A droga estava na parte traseira do carro, que levada ainda uma cadela. Todo o material e o animal foram levados ao 17° DP e depois encaminhados para perícia. 

Uma equipe do Grupamento Tático ROTAM foi acionada para continuar dando apoio nas buscas pelo suspeito de transportar a maconha.

Hérlon Moraes
[email protected]

Animal invade a PI 113 e provoca acidente entre dois veículos

Foto: reprodução

Dois veículos se envolveram em um acidente neste domingo (27), após um animal invadir a pista  da PI-113.  O acidente aconteceu na zona rural de José de Freitas. Uma pessoa ficou ferida.

 Os dois carros se deslocavam no mesmo sentido, Teresina para José de Freitas. Os motoristas informaram que foram surpreendidos por um jumento invadindo a pista de forma repentina, provocando o acidente com os dois carros.

O local do acidente foi isolado e o trânsito controlado por uma guarnição da Guarda Municipal.

 

Com informações portal de união 

 

TJ mantém nomeação de aprovado fora do número de vagas em concurso no Piauí

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) , em decisão do dia 4 de fevereiro, decidiu manter a sentença que garantiu a nomeação de um candidato aprovado fora do número de vagas em concurso público realizado pela Prefeitura de José de Freitas.

O candidato ingressou com uma ação na Vara Única de José de Freitas contra a prefeitura com o objetivo de garantir a sua nomeação na Secretaria Municipal de Educação, alegando que existiam vagas ocupadas por servidores temporários, que poderiam ser destinadas aos aprovados. No caso dele, seguindo a ordem de classificação, ele seria convocado.

Na primeira instância, o candidato conseguiu uma decisão que determinava a sua nomeação. Insatisfeita, a prefeitura ingressou com um recurso.

Em decisão do dia 4 de fevereiro, a 6ª Câmara de Direito Público decidiu negar o recurso para prefeitura e manteve a decisão para a nomeação, afirmando que os candidatos aprovados em concurso público, fora do número de vagas, não têm direito subjetivo à nomeação, mas que nesse caso foi comprovada a necessidade da contratação.

"No caso dos autos, o impetrante foi aprovado fora do número de vagas previsto no edital. No entanto, há provas que servidores temporários estão ocupando, há vários anos, cargos que deveriam ser destinados a servidores efetivos, o que faz surgir o direito subjetivo à nomeação", afirmou o desembargador e relator Erivan Lopes na decisão.


Redacao
[email protected]

Acusado de assassinato em José de Freitas é preso em União

Uma guarnição da Polícia Militar de União-PI, prendeu neste domingo, dia 06 de fevereiro, o acusado de homicidio identificado como Márcio Rodrigues da Costa, de 24 anos de idade, mais conhecido como Márcio Loló, que reside no bairro Cidade Nova, em José de Freitas.

Márcio Loló é investigado pela Polícia Civil  por vários crimes, dentre eles o homicídio que teve como vítima Ruan Lucas Pereira dos Santos, de 20 anos de idade, vulgo “Magrao”, que foi morto com pelos menos seis tiros de arma de fogo.  O assassinato aconteceu  por volta das 3h45min da madrugada do  dia 17 de dezembro de  2021. O crime aconteceu  na casa da  própria vítima, na Rua 7 de Abril, no bairro Cidade Nova.

Segundo a polícia, após ser informado que o acusado estaria na cidade de União as guarnições se deslocaram em diligência e conseguiram localizar e prender Márcio Loló, na Rua 7 de Setembro.Com o acusado foi  apreendido uma motocicleta Honda de cor prata, uma espingarda, maconha, cocaína e dinheiro, que segundo a polícia é oriundo do tráfico de drogas. 

O preso foi encaminhado para Central de Flagrantes em Teresina, onde foi colocado á disposição da justiça.

Da Redação

Suspeito de homicídio após briga por cacho de bananas é solto pela Justiça

O suspeito de matar um vizinho a facadas na cidade de José de Freitas, no interior do Piauí, se apresentou com um advogado nesta terça-feira (09), na sede do 17º Distrito Policial. Segundo o delegado Danilo Barroso, responsável pela investigação, o inquérito policial foi concluído e confirmou que o homicídio foi motivado após uma confusão por um cacho de bananas. 

O crime ocorreu em outubro deste ano. Em depoimento, o suspeito se reservou ao direito de ficar em silêncio. Por já ter um mandado de prisão em aberto, ele acabou preso, mas foi solto nesta quarta-feira (10) durante audiência de custódia. 

"Ele foi indiciado por homicídio qualificado e o furto do cacho de banana. Comprovamos no inquérito que, três meses antes da morte, eles tiveram uma briga por esse furto. Então, no dia 24 de outubro, a vítima passava de moto na rua, o suspeito o derrubou com uma pedra e o atacou a facadas", explica o delegado. 

A confusão foi motivada porque a bananeira ficava no terreno de um dos envolvidos, mas os frutos cresceram para a casa do vizinho que os teria retirado sem autorização. 

"A partir disso, um foi tomar satisfação, houve a discussão e meses depois acabou em morte, qualificada pelo motivo fútil e emboscada", reitera Danilo Barros. 

O suspeito- que trabalhava como motorista e não tinha antecedentes criminais- vai responder ao processo em liberdade. 


Graciane Sousa
[email protected]

Jovem morre em acidente de moto em José de Freitas

Foto: reprodução

Um jovem identificado como Jô Ferreira, morreu após perder o controle da  motocicleta que ele conduzia, durante a madrugada deste domingo (31). O fato foi registrado na localidade Boqueirão dos Adolfo, zona rural do município de José de Freitas.

Segundo informações repassadas pela imprensa local, o jovem teria acabado de sair de uma festa, que acontecia na região e  teria perdido o controle da motocicleta,  sofrendo uma forte pancada na cabeça após cair na estrada em uma estrada viscinal, Jô Ferreira teve morte imediata.

 A vítima  chegou  dois meses atrás do Rio de Janeiro, onde estava morando.

João Bandeira
com informações realidade em foco

Briga entre vizinhos por cacho de banana termina em morte

O 17º Distrito Policial investiga uma briga entre vizinhos em José de Freitas, no interior do Piauí, que terminou em morte. O estopim teria sido uma confusão por um cacho de bananas. O crime ocorreu nesse domingo (24), em via pública, no bairro Suco de Uva. 

A vítima- identificada apenas por Francisco- foi morto a facadas. O delegado Danilo Barroso, titular do 17º Distrito Policial, explica que o caso ainda está em investigação e que, possivelmente, vítima e suspeito teriam conflitos anteriores. 

"Estamos apurando as circunstâncias do caso, se realmente foi homicídio por motivo banal, se se caracteriza legítima defesa. Algumas testemunhas foram ouvidas e a investigação está em andamento. Estamos aguardando também o exame cadavérico, exame de local de crime", acrescenta o delegado. 

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito trabalha como motorista e não tinha antecedentes criminais. Já a vítima tinha passagem pela polícia. 

"O estopim teria sido uma briga banal por um bananeira plantada no quintal do suspeito e que os cachos da fruta acabaram ficando do lado do quintal da vítima que os cortou e houve essa discussão. Há essa versão, mas é possível também outras motivações que não serão reveladas para não atrapalhar a investigação", disse o delegado.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Trânsito de veículos na área de banhistas na Barragem do Bezerro está proibida

Foto: reprodução

A Barragem do Bezerro, em José de Freitas, passará por algumas restrições para a preservação da bacia hídrica e seu entorno. 

O acesso de qualquer veículo automotor na área destinada exclusivamente para o banho será proibido.

A medida faz parte de uma ação do Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça, Flávio Teixeira, Secretaria Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí – Emgerpi.

A decisão implica que  fica proibida a entrada de veículos para as margens da barragem. Todos os veículos terão que ficar estacionados por atrás das barracas, ficando permitido o acesso apenas de pessoas para a água e suas margens.

 O objetivo visa a preservação do ponto turístico que vem sofrendo com a invasão de veículos para o espaço reservado para os banhistas. O ponto turístico pode ser frequentado normalmente, sem o acesso de veículos para a água.

Com relação ao paredão da barragem, já em obras, fica suspenso o tráfego de veículos automotores pelo local.

Somente após a conclusão da obra, os técnicos e engenheiros responsáveis  irão decidir pela liberação do acesso para carros e motos. Carro de som (Paredões,paredinhas, qualquer tipo de som automotivo) também está sendo proibido na barragem.

Foto: reprodução

Por enquanto o uso de transportes aquáticos, como lanchas, moto aquática, entre outros também ficarão suspensos, até a chegada do período chuvoso, tornando a água corrente e evitando a concentração de poluentes oriundos de combustíveis na água.

A fiscalização já teve início por parte da Polícia Militar, que está conscientizando a população sobre as novas medidas.

João Bandeira
com informações portal opinião

Posts anteriores