Cidadeverde.com

Adolescente de 17 anos é apreendido suspeito de matar homem com barra de ferro em José de Freitas

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na terça-feira (4), suspeito de participação no assassinato de Luiz Paulo Neto da Silva, de 23 anos, ocorrido no dia 20 de abril, na cidade de José de Freitas, a 54 km de Teresina.

A Polícia Civil informou que foi cumprido um mandado de internação provisória contra o adolescente.

O crime ocorreu no dia 20 de abril deste ano, na Rua Mestre Pedro Ferreira, no bairro Suco de Uva, na zona urbana de José de Freitas. No dia do assassinato, a Polícia Militar informou que a vítima foi morta com dois disparos após ser perseguida.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente teria participado do crime junto com outro homem e teria sido o responsável por aplicar golpes com uma barra de ferro em Luiz Paulo.

"Conforme apurado pela equipe de investigação da nossa delegacia, o adolescente golpeou a vítima com uma barra de ferro na região da cabeça e, após isso, a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo efetuados por um adulto que acompanhava o adolescente", informou a delegada Adriane Melissa, titular da delegacia de José de Freitas.

O adolescente foi encaminhado para a unidade de internação provisória masculina em Teresina, onde ficará à disposição da justiça. A possível motivação para o crime não foi revelada.

José de Freitas digitaliza transporte com geolocalização de alunos

Foto: Ascom Prefeitura

O município de José de Freitas, no início de 2024, implementou experimentalmente um sistema inovador de transporte escolar digitalizado, inspirado no modelo de aplicativos de locomoção. Esse sistema não só modernizou a logística do transporte escolar, como também trouxe uma série de benefícios que impactam positivamente a segurança, a economia e a eficiência do serviço.

O novo sistema permite o mapeamento preciso com geolocalização de alunos, escolas e garagens. Com mais de 60 rotas escolares diárias, a roteirização idealizada pelo sistema garante um planejamento mais eficaz. O limite de velocidade dos veículos foi ajustado para 50 km/h, uma mudança que contribuiu para viagens mais seguras e confortáveis, além de reduzir o consumo de combustível e os custos com manutenção. Os pais dos alunos agora podem monitorar os veículos em tempo real através de um sistema de atendimento via WhatsApp.                             

José de Freitas foi pioneiro na implantação do sistema de mobilidade, aprovado pelo prefeito Roger Linhares, com auxílio da secretária de Educação do Município, Flaviana Alvarenga, que buscavam por uma forma mais moderna e eficaz no transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Para o transporte se tornar totalmente eficaz, o secretário de Infraestrutura do município, Pedro Gomes, atual pré-candidato à prefeitura de José de Freitas, desenvolve o trabalho constante de recuperação, melhoramento e construção de estruturas de pavimentação e drenagem das chuvas, priorizando as vias que servem a rotas escolares.

Atualmente, o sistema conecta 2 mil pessoas em tempo real, incluindo 1.900 pais que monitoram a qualidade do serviço. Os primeiros resultados indicam uma economia potencial superior a R$ 120 mil por mês, graças à melhoria no planejamento das rotas, garageamento otimizado e condução econômica.

“A adoção do sistema Move liberou os diretores das escolas do atendimento constante a pais sobre o transporte escolar, permitindo que eles e os colaboradores administrativos se concentrem na educação das crianças. O gerenciamento do transporte agora conta com uma equipe especializada, composta por gestores de frota, profissionais de desenvolvimento de software e administradores”, explica o CEO MOVE, Marcos Pavanelli. 

Além de melhorar a eficiência e a segurança, o sistema Move oferece proteção jurídica para prefeitos, secretários de educação e diretores de escolas contra processos relacionados ao transporte escolar. O sistema inclui treinamentos para os profissionais, política de frota documentada, controle de velocidade, consumo de combustível, frequência de uso por aluno e relatórios completos para órgãos de fiscalização. O sistema pode ser usado em outros segmentos como carros de coleta de lixo e ambulâncias.

Jovem sequestrado na porta de casa é encontrado morto no Piauí

Foto: reprodução redes sociais

Por Graciane Araújo

O corpo do jovem Volney da Cunha Melo, 24 anos, foi encontrado neste domingo (05), na localidade Carimã, zona Rural de José de Freitas, no interior do Piauí. Ele foi localizado menos de 24 horas após sofrer um atentado e ter sido sequestrado na porta de casa, no centro da cidade.

"Ele foi deixado em um matagal, campo aberto, e parte do corpo já havia sido atacado por animais. Foi morto com aproximadamente quatro tiros. Não sabemos se ele foi morto durante o atentado de sábado e só desovado no local ou se mataram depois", informou a Polícia Militar de José de Freitas.

A PM informou que Volney da Cunha tinha antecedentes criminais. O corpo foi  reconhecido por familiares. 

O caso é investigado pela Polícia Civil do Piauí. 

Jovem de 20 anos é assassinado a tiros em rua no município de José de Freitas

Foto: Reprodução/Google Maps 

Por Rebeca Lima 

Um jovem de 20 anos, identificado como João Henrique Pereira, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (20), por volta das 22h, no bairro Marmelada, no município de José de Freitas (a 48 km de Teresina).

De acordo com o tenente Fernandes, da Polícia Militar de José de Freitas, a vítima foi atingida com dois disparos de arma de fogo. João Henrique não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou a motivação do crime.

A Polícia Civil de José de Freitas ficará responsável pelo caso.

TCE-PI suspende temporariamente concurso público realizado em José de Freitas

Foto: Ascom TCE-PI

Por Breno Moreno

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou a suspensão temporária do concurso público realizado pela Prefeitura de José de Freitas. O certame prevê 88 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O resultado do concurso foi divulgado no último dia 16 de abril. Veja aqui

Na decisão monocrática, a conselheira Flora Izabel pontuou que o município apresentou índice de 57% de despesas com pessoal em relação à receita corrente líquida, ficando impedido de novos gastos do tipo segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Conforme a legislação, o município encontra-se impedido de realizar novas despesas de pessoal quando ultrapassa os limites previstos, incluindo a remuneração de novos servidores, independentemente de concurso público. 

Chefe da Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal (DFPESSOAL 1) do TCE-PI, Socorro Freitas destaca a importância dessas medidas de controle para evitar que o ente público ultrapasse o limite máximo permitido. 

“No caso do Poder Executivo Municipal, o limite é de 54%. Quando esse patamar de despesa com pessoal é ultrapassado, o município fica completamente impossibilitado de realizar novas despesas com pessoal”, explica a técnica. 

Entre os cargos do concurso, organizado pelo Instituto Legatus, estão o de agente comunitário de saúde, nutricionista, psicólogo, bibliotecário, pedagogo, psicopedagogo, professor classe B, intérprete de Libras e motorista de monitor.

O resultado final geral do concurso foi divulgado pela banca organizadora e a decisão cautelar do TCE-PI foi publicada no Diário Oficial dois dias depois. O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a Prefeitura de José de Freitas.

Campanha Banho Seguro realiza capacitação em José de Freitas

Foto: ccom

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, neste sábado (20), em José de Freitas (PI), na Barragem do Bezerro, seguindo com o protocolo de segurança da campanha “Banho Seguro”, que entrou em uma nova etapa no município. 

A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Sedec, em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo. O objetivo é reforçar, junto à população, os cuidados e a atenção redobrada durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.  


 
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, conta que antes de iniciar a capacitação preventiva no município, foi realizada reunião de alinhamento social, em que foram discutidos os pontos principais da campanha junto à comunidade, formadores de opinião e agentes públicos municipais.

“Essa ação entende-se pelo treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com sua equipe de mergulhadores, junto aos principais atores envolvidos na campanha do Banho Seguro, como, por exemplo, mergulhadores do município, garçons e empresários do setor comercial que exploram a atividade turística no balneário, pescadores e a comunidade desportista da equipe Iporanga de canoagem. Esses segmentos foram capacitados em técnicas de primeiros socorros, voltadas especificamente para a realidade da Barragem do Bezerro, para coibir os casos de afogamento e atuar preventivamente”, explicou o diretor.
 
Para o presidente da Iporanga Canoagem, Edvan Carvalho, o treinamento da campanha Banho Seguro foi de suma importância para todos os entes envolvidos, principalmente para a equipe Iporanga Canoagem. “O treinamento nos trouxe mais conhecimento e noções de segurança  e primeiros socorros, para que a gente esteja atento aos riscos sobre as águas. Então, quanto mais conhecimento a gente tiver sobre os possíveis riscos, mais nos enriquece e nos permite maior segurança, para que nós possamos exercer as nossas atividades com tranquilidade e segurança”, ressalta o presidente. 
 
Na oportunidade, também foi anunciada a fixação das placas de sinalização de segurança da barragem nas áreas de risco e, também, comunicado pela Defesa Civil a parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (Cemaden), que deve instalar no município de José de Freitas uma estação pluviométrica para monitorar as condições de chuvosas na localidade, fortalecendo a linha preventiva de proteção e defesa civil.

Ascom

Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em rua na cidade de José de Freitas

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um homem identificado como Luis Paulo Neto da Silva, de 23 anos, foi assassinado com dois tiros na tarde deste sábado (20) em uma rua na cidade de José de Freitas, a 54 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu na Rua Mestre Pedro Ferreira, localizada no bairro Suco de Uva.

Não se sabe quantos suspeitos teriam participado do crime, mas a vítima correu antes de ser assassinada com dois disparos de arma de fogo que atingiram a região das costelas e a cabeça, próximo ao ouvido.

Logo após o crime a área foi isolada, a perícia criminal foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

A Polícia Civil ficará responsável pela investigação.

Suspeita de identificar vítima de homicídio e facilitar crime durante festa em José de Freitas é presa

Foto: Polícia Civil

Por Rebeca Lima 

Uma mulher de 36 anos, identificada apenas pelas iniciais M.A.S., foi presa na tarde desta quinta-feira (18) no Residencial Dilma Rousseff, na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, suspeita de homicídio qualificado.

Segundo a Polícia Civil, o homicídio ocorreu em José de Freitas no dia 30 de dezembro de 2023, e a mulher teria fornecido a identificação da vítima e facilitado o crime.

“O fato ocorreu em uma festa em José de Freitas, na qual o autor teria dado tiros à queima-roupa contra a vítima, ceifando sua vida. A autora teria participado, identificando a vítima no local, facilitando e mostrando para o autor onde ela estava, saindo pouco antes do cometimento do crime, tendo participado de forma preponderante para o resultado”, informou o delegado de José de Freitas, André Moreno.

Ainda de acordo com a polícia, o motivo do crime está sendo apurado, mas a principal hipótese é uma disputa por tráfico de drogas.

“Os autores acreditavam que a vítima estivesse envolvida com outra facção, fato não confirmado pela equipe de investigação. A partir de agora, estamos efetuando as últimas diligências e esperamos que consigamos fechar o caso nas próximas semanas”, finalizou o delegado André Moreno.

Corpo de Bombeiros realiza buscas após homem desaparecer ao banhar no rio Lembrada

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Imagem ilustrativa

Por Bárbara Rodrigues

O Corpo de Bombeiros iniciou na manhã dessa segunda-feira (15) as buscas por um homem no rio Lembrada após ele desaparecer na tarde de domingo (14), na cidade de José de Freitas, a 54 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o caso ocorreu por volta das 16h, quando o homem estava às margens do rio Lembrada na companhia de outras pessoas, onde estaria ingerindo bebida alcoólica.

Ele teria ido banhar no rio quando acabou desaparecendo. Populares de região fizeram buscas, mas não encontraram a vítima.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 18h, mas como não realiza buscas no período da noite, por ser perigoso, uma equipe com mergulhadores seguiu para a cidade de José de Freitas somente na manhã de hoje com o objetivo de encontrar a vítima.

Outro afogamento

No final de semana também foi registrado outro afogamento, dessa vez de um rapaz identificado como Antônio Lucas Remédios Carvalho Marques, 16 anos, que caiu no Rio Piracuruca, e desapareceu na água na tarde de sábado (13).

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Lucas é filho de um empresário e tentava fazer a travessia do rio com amigos, mas foi arrastado pela correnteza. 

Até o momento o corpo não foi localizado, e uma equipe do Corpo de Bombeiros continua fazendo buscas no local pelo terceiro dia.

Foto: reprodução redes sociais

 

Maqueiro morre em acidente de moto com animal na PI-113

Foto: divulgação PM-PI

Por Graciane Araújo

Um jovem identificado como Lucas Oliveira Neves, 29 anos, morreu em um acidente de moto na PI-113, no município de José de Freitas, no interior do Piauí. A Polícia Militar informou que ele era maqueiro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e teve morte imediata ao bater em um boi na pista.

Foto: divulgação PM-PI

O acidente ocorreu por volta das 3h, deste domingo (14). A via não tem iluminação pública. 

Lucas morava no povoado Tucuns, zona Rural da cidade, e estaria retornando de casa para o trabalho e ainda estava fardado. 

O Cidadeverde.com apurou que ele havia casado recentemente e deixa a esposa grávida.

Posts anteriores