Cidadeverde.com

Jovem é assassinado na porta de casa em José de Freitas

Foto: reprodução

Um jovem identificado como Geovane Filho, foi assassinado com quatro tiros, nas proximidades do Hospital Nossa Senhora do Livramento, bairro Dirceu Arcoverde, na noite deste domingo (12) de setembro na cidade de José de Freitas.

Segundo informações preliminares a vítima estava na porta de casa, quando foi abordado. Após uma discussão Geovane Filho foi executado com quatro tiros, vindo a óbito imediato. 

De acordo com informações que estão sendo apuradas pela Polícia Civil, os suspeitos de matar o jovem Geovane Filho estavam ocupando um Celta de cor prata, e  perseguiram a vítima que estava de motocicleta, até as proximidades de sua residência, onde realizaram o crime e depois fugiram.

Foto: realidade em foco

A Polícia Militar foi acionada e isolou o local em que ocorreu o assassinato. Diligências estão sendo realizadas com o objetivo de prender os suspeitos.

João Bandeira
com informações do realidade em foco

Homens armados tomam carro de assalto de militar da reserva

Foto: realidade em foco

Um assalto realizado de forma ousada deixou sem o automóvel um militar da reserva por volta das 20:00h desta segunda-feira (21).  Três homens  não identificados e armados  com revólveres tomaram de assalto um carro modelo Fiat Strada, cor branca, placa PIB-8824, no rodoanel, de José de Freitas, município distante 49 quilômetros ao norte de Teresina.

 O assalto ocorreu em um trecho do rodoanel, nas imediações do  bairro Matadouro. O militar da reserva do Exército Brasileiro identificado apenas como Queiroz estava  vindo de uma pescaria, após deixar os colegas de viagem em  casa e  foi rendido pelos homens.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi interceptada pelos elementos que estavam em outro carro.  Queiroz foi rendido e obrigado a deitar no chão em quanto os indivíduos fugiram levando o veículo.

Até o momento não há informações do carro ou dos autores do assalto. O caso segue sendo investigado. 

João Bandeira

Barragem do Bezerro é interditada para conter o avanço da Covid na região

Fotos: arquivo Cidadeverde.com

 

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, baixou decreto proibindo atividades na Barragem do Bezerro, um dos principais pontos de visitação da região. A medida é para frear a transmissão da Covid-19 na cidade.

O decreto que começou a valer ontem, a prefeitura proíbe também atividades públicas e privadas, diurno e noturno, na Barragem do Bezerro.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a interdição das praças públicas, nas zonas urbana e rural, durante a vigência do decreto que teve início neste dia 17 de junho e tem validade até o dia 4 de julho de 2021. 

As medidas foram adotadas após recomendação do Comitê Municipal de Operações de Crise para Enfrentamento da Emergência da Covid-19. 

Ao Cidadeverde.com, o prefeito de José de Freitas Roger Linhares justificou que as medidas do novo decreto foram adotadas como estratégia de contenção dos casos da doença no município. 

"Como José Freitas é um município vizinhos a Teresina, a partir do momento que houve essa flexibilização dos decretos, as pessoas vem para o complexo turístico da Barragem do Bezerro para ter um momento de lazer. Isso causou aglomerações. Para evitar essa situação e diminuir o número de casos, resolvemos adotar essas medidas", disse o prefeito.

Ainda de acordo com ele, as fiscalizações devem ser reforçadas para conter a desobediência ao decreto. As operações serão realizadas com Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

 

Boletim revela que José de Freitas estava com 5.255 casos de Covid-19 e 75 mortes provocadas pela doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 15 de junho, 4.882 pessoas que foram infectadas pela Covid-19.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Nova etapa de obras reforça segurança na Barragem do Bezerro

Foto: Divulgação/Sedec

A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) iniciou, neste mês, nova etapa de restauração da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. As equipes contratadas pelo órgão executam o alargamento da parede do reservatório para reforçar a segurança na área, de acordo com as normas estabelecidas em Lei Nacional.

A ação integra um conjunto de melhorias na Barragem do Bezerro, que iniciaram em agosto do ano passado. “Na primeira etapa da obra, foram feitas escavações, injeções de cimento na parede do reservatório, bem como limpeza da área e retirada de vegetação. Agora, estamos trabalhando para reforçar a segurança e evitar qualquer vazamento na parede do maciço”, detalha o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes.

Foto: Divulgação/Sedec

O órgão também realiza intervenções no sangradouro da Barragem do Bezerro para ampliar a capacidade de vazão do reservatório. “Por ter sido construída há duas décadas, a barragem ganhou uma atenção especial por parte do Governo do Estado. A ideia é estruturar esse importante ponto turístico no Território Entre Rios, que contribui positivamente para a economia local”, acrescenta José Augusto.

A previsão de conclusão da obra é para dezembro deste ano. Ao todo, serão aplicados mais de R$ 15 milhões oriundos do Governo do Estado e Ministério de Desenvolvimento Regional.

 


Da Redação
[email protected] 

Duas pessoas são baleadas em tentativa de assalto a comércio no Piauí

Foto: reprodução

Na tarde desta segunda-feira (24)  duas pessoas foram baleadas durante uma tentativa de assalto, no Mercadinho do Brito, no bairro de Fátima, em José de Freitas, município distante 40 quilômetros de Teresina. Segundo informações colhidas no local, dois assaltantes chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Durante a ação, um dos homens efetuou  tiros, que atingiram duas pessoas. Logo em seguida, a dupla fugiu com rumo ignorado.

De acordo com o empresário  Brito, as vítimas que foram baleadas no  mercadinho durante o assalto foram socorridas e levadas para o hospital, de José de Freitas, onde foram medicadas, sendo que uma delas identificada como  Francisco , conhecido como “Capitão” foi submetido a exames e constatado que a bala não ficou alojada .  Ainda segundo o propietário do mercadinho, a outra vítima identificada como Iraci  foi atingida com um tiro na virilha e  a equipe médica decidiu encaminhá-la para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para ser submetida a exames.

No fim da tarde desta segunda-feira (24), quatro homens foram presos, um carro foi apreendido e duas motos foram recuperadas pela Guarda Municipal e a Polícia Militar de José de Freitas.

 Dois dos homens presos tomaram uma motocicleta do propietário, em seguida, praticaram o assalto no Comercial o Brito, no Bairro de Fátima. Durante a fuga, tomaram uma segunda moto de assalto. Após a ação, a dupla fugiu levando as duas motocicletas  rumo a Teresina. Durante a fuga, as motocicletas apresentaram problema e duas  pessoa que estavam em um Celta dando apoio  aos homens também foram presos.

Os detidos são todos residentes do bairro Jacinta Andrade, em Teresina. Na operação um carro foi apreendido, vários celulares das vitimas foram recuperados, um revólver foi apreendido, quatro pessoas foram presas e duas motos foram recuperadas pela Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar.

João Bandeira
com informações Realidade em Foco

Gestantes de José de Freitas recebem enxovais do município

O município de José de Freitas,  mesmo enfrentando a Covid-19, vem através do  prefeito Roger Linhares mantendo o salário dos servidores em dia e atuando nos serviços essenciais no município. Uma dessas ações está sendo realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMAC) com a entrega de enxovais para 40 gestantes.

A entrega dos enxovais começou sendo feita para as gestantes do CRAS I. A secretária Fátima Pinto e equipes da SEMAC realizaram a entrega simbólica de kits para as gestantes.  Por causa da pandemia e para evitar  disseminação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de José de Freitas, está fazendo a entrega dos kits de enxovais, por meio de agendamento.

João Bandeira
Com Informações- Ascom

Município de José de Freitas entrega kits merenda escolar

Foto: reprodução

A Prefeitura de José de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação, por determinação do prefeito Roger Linhares, entregou nesta semana, os kits merenda escolar para os pais de alunos das escolas da rede municipal, que em razão da Covid-19, não estão podendo assistir aulas presenciais.

Os kits foram entregues acompanhados do segundo caderno de atividades não presenciais para os alunos da rede municipal, que estão tendo aulas não presenciais.

Essa ação da Prefeitura de José de Freitas visa amenizar os transtornos causados pela pandemia da Covid-19, que já matou 49 pessoas no município e , já  contabiliza 2.985 casos confirmados da doença no município, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

João Bandeira
Com informações saraivareporter

Ex-prefeito Robert Freitas morre aos 73 anos por complicações da Covid-19

Fotos: arquivo pessoal

 

O ex-prefeito de José de Freitas, Robert de Almendra Freitas, 73 anos, morreu por complicações da Covid-19 na madrugada desta segunda-feira (5). 

Ele estava em casa e com sintomas de gripe. Um dos filhos, que é médico, acompanhou o pai e como viu seu quadro clínico resolveu trazê-lo para Teresina. Ele fez o teste para a Covid-19 e deu positivo. Na capital, ele foi internado em hospital particular.

“Ele foi internado ontem e estava bem, com quadro sob controle, mas por volta das 4h30 da madrugada ele teve um infarto. Foi tudo muito rápido”, disse Fernando Freitas, que é irmão de Robert Freitas.

O ex-prefeito tomou a primeira dose vacina contra a doença no último dia 25 de março, mas não teve tempo de receber a segunda dose. 

Ele e a esposa, Maria das Graças Freitas, foram internados em Teresina. Com comorbidades e 50% de comprometimento pulmonar, Robert não resistiu ao início do tratamento. Ela permanece hospitalizada. 

Robert Freitas foi deputado estadual de 1986 a 2002, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí de 1993 a 1994 e prefeito de José de Freitas, sua terra natal, de 2004 a 2010. Além de político, ele era médico ortopedista. 

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, decretou luto de três dias na cidade. 

"O dr. Robert foi uma pessoa que dedicou sua vida à política, principalmente, deixando um legado grande em José de Freitas. Ele foi meu adversário político, mas sempre muito respeitoso. Nos últimos dias, havia me procurado e marcamos de nos encontrar. Infelizmente, ele se foi! desejo força à família e que todos possam superar esse momento de dor", disse o prefeito ao Cidadeverde.com ao tempo que pediu que a população obedeça as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Fernando Freitas informou que o velório será restrita à família, devido a pandemia. Antes do sepultamento, previsto para a tarde, haverá um cortejo saindo da frente da igreja, passando pela casa dele até o cemitério. 

Na rede social do ex-prefeito, as pessoas lamentam a morte do político e dão condolências a família. 

Robert Freitas e o filho que morreu há seis meses em acidente de carro

Robert Freitas morre seis meses após perder o filho Robert Freitas Junior, mais conhecido como Bob Freitas, vítima de um acidente de trânsito, em setembro de 2020. Logo em seguida, ainda em setembro do ano passado, o ex-prefeito perdeu a mãe Maria de Jesus Carvalho de Almendra Freitas. 

 


Assembleia Legislativa publicou nota de pesar: 


A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam com profundo pesar o falecimento do ex-deputado e ex-presidente do Poder Legislativo estadual, Robert de Almendra Freitas. 

Médico, político e gestor piauiense que conquistou quatro mandatos de deputado estadual, Robert Freitas deixa uma grande lacuna na vida pública, mas principalmente a todos que conviveram com ele. 
Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e amigos e decreta luto oficial por três dias.

"Lamento com profundo pesar o falecimento do meu amigo doutor Robert Freitas. Ele foi deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa, foi prefeito de José de Freitas. Um grande amigo meu e de todos. É uma grande perda para o município e para o nosso Piauí. Meus sinceros sentimentos à família e amigos". 

Themístocles Filho

Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

 

 

Graciane Sousa e Yala Sena
[email protected]

Homem é morto a facadas em José de Freitas e corpo cai de carro do IML

Foto: Reprodução/JFNews

Um idoso de 61 anos, identificado como Ulisses Jorge Paiva, foi morto a facadas na noite desta sexta-feira (12), na zona Rural do município de José de Freitas, a 42km ao Norte de Teresina. O crime aconteceu na localidade Caiçara do Ziza.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito de praticar o crime foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes. Houve tumulto quando ele chegou ao hospital para atendimento. Populares se revoltaram contra o crime.

Segundo o site JFNews, a morte teria ocorrido por causa de uma discussão. A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Nossa Senhora do Livramento, mas morreu no local.

Outro momento de tensão foi durante o transporte do corpo da vítima para Teresina. A porta do carro do Instituto Médico Legal (IML) abriu e o cadáver caiu no meio da rua. 

Ainda segundo a imprensa local, Yoyô, como era conhecido, é ex-goleiro da seleção de futebol da cidade de José de Freitas.

Em nota, a coordenação do IML disse que vai apurar o incidente.

A Coordenação Administrativa do IML informa, em relação a remoção do corpo de ex-goleiro, assassinado na cidade de José de Freitas em 12/11/2021, que todos os procedimentos de praxe foram realizados, como o travamento do baú do carro tumba, conforme narrativa do motorista do veículo.

Investigações serão realizadas, com a coleta de imagens de câmeras de segurança, no sentido de identificar a ação de terceiros na abertura do baú onde se encontrava o corpo da vítima, que acabou caindo em uma rua naquele município, no momento de translado.

Hérlon Moraes
[email protected]

Secretaria de Esporte e Cultura de José de Freitas sofre arrombamento

Foto: realidade em foco

Durante a madrugada desta sexta-feira (06),  a Secretaria de Esportes e Cultura de José de Freitas, localizada na rua Gentil Freitas, no centro da cidade sofreu um arrombamento.

A ação foi percebida por funcionários que chegaram no local para o  trabalho pela manhã e notaram que a porta havia sido arrombada.  Diversos objetos como computadores, botijão, mantimentos e material esportivo foram levados.

A Policia investiga o caso e até o momento não há informações dos autores do delito.

Da Redação
com informações realidade em foco

Posts anteriores