Cidadeverde.com

Atleta desaparece na Barragem do Bezerro após cair de canoa durante treino

Fotos: Reprodução e arquivo pessoal 

Por Rebeca Lima, Gorete Santos e Francisco José (TV Cidade Verde) 

Um adolescente de 15 anos, identificado como Lívio Claudinei Sales Santos, está desaparecido desde a tarde desta quinta-feira (15) após cair de uma canoa durante um treinamento de canoagem na Barragem do Bezerra, na cidade de José de Freitas, a 52 km de Teresina.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada após o acidente e iniciou as buscas ao adolescente na manhã desta sexta-feira (16).

Lívio Claudinei e mais quatro adolescentes participavam de um treinamento da Escola de Canoagem Iporanga quando uma tempestade com fortes ventos se iniciou no local e derrubou os atletas. Os outros jovens conseguiram nadar até as margens da barragem, mas Lívio acabou desaparecendo.

Veja também:

Eurides Lima, mãe de um dos atletas, contou à TV Cidade Verde que os alunos estavam encerrando o treino quando foram surpreendidos pela ventania.

“Meu filho estava com outros colegas e o professor, treinando como de costume. Eles já estavam voltando para a terra quando foram surpreendidos por essa ventania muito forte, com ondas que se formaram na barragem, e as canoas viraram. Algumas pessoas que estavam por lá viram o apuro e pularam na água, conseguindo resgatar meu filho. Até agora, o Lívio não foi encontrado”, disse.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

A mãe ainda mencionou que o clima na cidade é de bastante tristeza, mas há esperança de que o jovem atleta seja encontrado. Ela destacou que os moradores da cidade que possuem barcos e jet-skis também estão ajudando nas buscas.

“A população, muitas pessoas ajudando, as pessoas que têm barcos e jet-skis, ficaram a noite iluminando com lanternas. Apesar da grande tristeza, todos estão arrasados, mas não perdemos a nossa fé; temos muita esperança de encontrar o Lívio com vida”, desabafou.

A canoa que ele utilizava foi encontrada por volta das 21h45, e a equipe de mergulhadores da escola de canoagem continuou o trabalho de buscas até as 2h da madrugada de hoje (16), mas sem sucesso.

A Associação Escola de Canoagem Iporanga realiza um projeto oferecendo aulas de canoagem para cerca de 60 adolescentes de escolas municipais e estaduais de José de Freitas. Os treinos acontecem diariamente, nos turnos da manhã e tarde, na Barragem do Bezerro.

Durante os anos do projeto, a escola já conquistou mais de 50 medalhas em competições nacionais e alcançou também três medalhas sul-americanas em torneios de base.

 

44 animais silvestres serão reinseridos na natureza nesta segunda

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, nesta segunda-feira (29), em propriedade no município de José de Freitas, a primeira soltura de animais silvestres em área cadastrada pelo órgão. A ação consiste em liberar para o ambiente natural animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Semarh) e que se encontram prontos para retornarem à liberdade.

Serão reinseridos na vida silvestre 44 animais, dentre eles: jabutis, jiboias, tamanduás-mirins e aves, que foram recebidos no Cetas e que passaram pelo período de quarentena, atendimentos e acompanhamento médico-veterinário, e pela reabilitação aos hábitos silvestres, executada com biólogos e veterinários que atuam diretamente e indiretamente naquela estrutura, sendo considerados aptos para o retorno à natureza, mediante competente atestado.

A área em questão possui correspondência ecológica com os animais que serão reintroduzidos. Eles serão identificados, descritos e registrados em termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.

Após a soltura, a Semarh realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área e conscientização quanto à proibição de maus-tratos, coleta e tráfico, bem como outros ilícitos que possam ser cometidos contra a fauna, realizando também fiscalização no entorno.

A atividade de soltura está pautada na Instrução Normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que, por alguma razão, foram removidos de sua vida e habitat originais.

 

Da Redação 

Suspeito de furtar transformador e deixar moradores sem energia é preso em José de Freitas

Fotos: Guarda Municipal de José de Freitas

Por Bárbara Rodrigues

Um homem foi preso pela Guarda Municipal na noite de domingo (21) após furtar um transformador da Equatorial Piauí na zona Rural do município de José de Freitas, a 54 km de Teresina. Ele estava vestindo uma roupa da Equatorial Piauí e deixou vários moradores da região sem energia.

Segundo a Guarda Municipal, o caso ocorreu no povoado Caiçara, na zona Rural de José de Freitas, por volta das 22h30. A equipe recebeu uma denúncia que um homem suspeito estava vestindo uma roupa da Equatorial Piauí, e que tinha provocado falta de energia na região.

“Chegando ao local específico da denúncia, a guarnição constatou que se tratava do furto de um transformador de energia, e que o suspeito de ocasionar um transtorno imenso a população, estava vestido a farda da empresa Equatorial Energia. De posse de todos os equipamentos possíveis para trabalhar com serviços elétricos de alta tensão, ele já tinha retirado o transformador do poste e colocado dentro de um reboque/carrocinha que seria puxado por um veículo”, informou a Guarda Municipal.

No carro do criminoso foram encontrados vários equipamentos usados para a retirada do transformador. Já o veículo estava com sua placa adulterada por fitas para dificultar sua identificação.

“O suspeito do furto não soube explicar nada daquela situação, com isso, foi dada voz de prisão para o mesmo e conduzido com toda a materialidade para a Central de Flagrante de Teresina e apresentado a autoridade policial que lavrou termo auto de prisão em flagrante”, explicou a Guarda Municipal.

O caso será investigado pela Polícia Civil de José de Freitas. Ao Cidadeverde.com a Equatorial informou que registrou um Boletim de Ocorrência.

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí comunica que foi informada sobre o furto de um transformador de energia em um povoado da zona rural de José de Freitas, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22). 

A Distribuidora ressalta que já registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso e segue contribuindo com as investigações das autoridades policiais para os demais esclarecimentos sobre o fato.

 

 

 

Jaguatirica criada por família é entregue ao Batalhão Ambiental em José de Freitas

  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_54_38.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Caroline Oliveira

Uma jaguatirica de menos de dois anos de idade foi recolhida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da PM, nesta sexta-feira (12), de uma propriedade na zona rural de José de Freitas, a 50 km de Teresina. O animal foi resgatado ainda bebezinho, quando fugia de uma queimada de roça na região. A família pensava se tratar de um gatinho, mas com o crescimento perceberam que era um animal silvestre. 

A entrega voluntária desse tipo de animal não implica em crime ambiental. 

O dono da propriedade, José Luiz da Silva, disse que quando o animal cresceu e viram que era uma jaguatirica, porque começou a comer as criações, então decidiram fazer a entrega voluntária. Apesar da proximidade com o animal, a família disse que nem colocou nome nela para não se apegar.

“Eu estava fazendo uma pequena roça e aí a gente encontrou ele lá no meio. Ele era tão novinho que estava com os olhos fechados. Trouxe ele para casa, comprei leite, fui dando na boquinha dele e ele foi crescendo. E aí depois de um ano e pouco, a gente procurou a polícia ambiental e estamos fazendo a entrega dele. Pensei em até soltar numa mata, mas assim é melhor, pessoal que tem mais experiência”, completou. 

 

 

 

A jaguatirica está saudável, foi bem cuidada e foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Bioparque Zoobotânico, sede do BPA. 

“Como é um animal manso, precisa ser acompanhada pelos veterinários. Ele vai ficar de quarentena, será chipado, para saber se tem condições de voltar ao habitat e não ser uma presa fácil para os predadores”, explicou o comandante do Batalhão Ambiental, major Fredson Abreu. 

Com a chegada da polícia, a dona da casa pegou ela no colo. 

O major ressalta que a entrega voluntária de animais silvestres não ocasiona em penas administrativas no caso de multas ou criminais. 

“A gente agradece a família que teve essa consciência de entregar um animal desses que não tem condições de conviver no seio familiar”, finalizou.

Prefeitura de José de Freitas divulga concurso oferecendo 88 vagas

Nesta segunda-feira (13/11), a prefeitura municipal de José de Freitas divulgou um edital que oferece 88 vagas, além da formação de cadastro reserva, para diversos cargos no serviço público local. Os salários variam de R$ 1.320,00 a R$ 2.640,00.

O edital abrange oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, contemplando fundamental, médio e superior. O período de inscrições estará aberto a partir desta segunda-feira (13) até 11 de dezembro, por meio do site do Instituto Legatus.

Para efetuar a inscrição, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 90 para cargos de nível fundamental, R$ 110 para os de nível médio e R$ 140 para cargos de nível superior.

As vagas ofertadas abrangem posições como bibliotecário (superior), nutricionista (superior), pedagogo (superior), psicólogo (superior), professor de classe B em Artes, Educação Física, Educação Infantil e 1° ao 5° ano, Geografia, História, Matemática e Português (todos de nível superior); agente de combate a endemias (médio); intérprete de Libras (médio); motorista D (fundamental) e monitor (fundamental).

A seleção compreenderá uma prova objetiva para todos os cargos, programada para o dia 14 de janeiro de 2024, e avaliação de títulos para os cargos de professor. Os cargos de motorista e intérprete de Libras passarão por uma prova prática de caráter eliminatório.

Ascom

Após vencer batalha contra o câncer, aposentado desenvolve projeto com patins para crianças

 

 

Por Bárbara Rodrigues

Antônio Ramos, de 60 anos, venceu a batalha contra o câncer e hoje é o coordenador o projeto Patins JF in Line, que de forma voluntária leva esporte para cerca de 80 crianças do município de José de Freitas, a 50 km de Teresina. O projeto, junto com o Secretaria de Esportes e Lazer de José de Freitas, vai realizar neste sábado (21) o Roller Cross Patins JF in Line, às 17h, na Praça dos Felipes. O evento terá a participação do Vitória Honorato, piauiense que atualmente é a campeã brasileira de patins na categoria Slalon, e vice-campeão sul-americana, na modalidade Jump, além do coordenador geral do Patins Piauí, Gentyl Linhas.

Antônio Ramos, coordenador do projeto Patins JF in Line, criado em outubro de 2017, está aposentado, e começou a desenvolver esse projeto voluntário, sem fins lucrativos para que crianças e adolescentes pudessem conhecer um pouco sobre a modalidade. Em 2020 ele descobriu o câncer e teve que passar por um longo período de recuperação.

"Em 2020, em plena pandemia, eu senti uma dor tão terrível aqui abaixo da orelha direita, o linfonodo, ele inflamou e aí uma dor terrível na garganta, principalmente para me alimentar. Em um domingo, 4 de outubro de 2020, eu fui para o hospital. Logo que terminou a consulta, o médico falou para minha esposa que eu tinha que ficar internado já. Eu disse, meu Deus, internado? E quando foi à noitinha, ele já foi logo me dizendo que eu estava com um câncer na faringe e na amígdala. Meu Deus, ali o mundo da gente acaba. Mas eu não reclamei de Deus, nem me questionei, só fiz dizer, senhor, tudo tem um propósito", afirmou.

Com câncer ele chegou a pesar 45 kg e agora está com 56 kg

Ele afirmou que ao descobrir o câncer, desenvolver o projeto foi essencial para a sua recuperação, já que ele teve que seguir com o tratamento até 2021. “Esse projeto me ajudou muito na minha vitória e recuperação contra o câncer. Eu já estava desenganado pelos médicos. Pois foi um câncer maligno em estado avançado. Atualmente só eu faço a condução desse projeto, mesmo ainda sentindo algumas sequelas de um tratamento simultâneo de nove quimioterapias quinzenais e de 35 radioterapias diárias. Agora estou de volta as atividades físicas, inclusive patinando”, declarou.

Antônio Ramos disse que a patinação acabou se tornando uma terapia.

"A patinação para mim se tornou uma terapia, vê aquela satisfação daquela criança, que eles mudam o comportamento em casa. Porque eu falei, olha, se não tiver uma boa nota no colégio, e não estiver em obediência aos pais, eles vão entrar em contato comigo e vocês ficarão suspensos por alguns dias, e se continuar, a gente vai ter que desligar do grupo. E como patins é uma modalidade que ela é viciosa, até em adultos, você usa, você quer usar direto. Então, é bom demais ver aquela alegria deles. Aquilo dali, até hoje, que já faz dois anos e oito meses que eu fiz as últimas rádio e quimioterapias, então ainda tenho algumas sequelas. Porém, quando eu estou vendo apresentações, treinamento, aquilo dali me ajuda muito e como tem ajudado", destacou.

Ele explicou que além da patinação, desenvolve uma extensão desse projeto que é a “Célula Alternativa Radical”.

“Trabalhamos com atividades recreativas, estudos bíblicos, civilidade, tudo isso com interação com pais e responsáveis. Nossa equipe, falando de faixa etária, que é de 4 a 16 anos, no Brasil somos uma das equipes mais organizadas, pois a maioria por esse mundo afora é praticado mais por jovens e adultos”, destacou.

 

 

O evento

Roller Cross Patins JF in Line, acontece hoje às 17h, na Praça dos Felipes, também conhecida como praça dos Skates, localizada em José de Freitas.

O evento terá a participação do Vitória Honorato, piauiense que atualmente é a campeã brasileira de patins na categoria Slalon, e vice-campeão sul-americana, na modalidade Jump, além do coordenador geral do Patins Piauí, Gentyl Linhas.

"Atualmente, nós estamos praticando uma faixa de umas 80 crianças no nosso projeto. E para o evento agora de sábado, tá uma faixa, por enquanto, de 21 inscritos, entende. Até mesmo porque não dá para colocar mais, porque não tem patins, não vai ter como fazer revezamento. Para você ter uma ideia, a demanda de patinadores é muito mais do que 200 patinadores e eu só disponibilizo 13 pares de patins, que a Prefeitura nos concedeu e tem nos dado esse apoio. Então, o que a gente faz? Faz um revezamento, a aula começa às 17h30 e vai até 20h30. Às vezes, a gente tem que compartilhar o patins até com três crianças", explicou.

Ele agora busca transformar o projeto em uma associação para conseguir mais recursos. "Olha, atualmente somos referência no Brasil, porque existem muitos patinadores do Brasil top de linha, porém são mais adultos, em termos de crianças pela faixa etária, nós somos considerados como a segunda potência no Brasil e os meninos são feras. E a qualquer momento a gente está a receber o nosso CNPJ, porque a partir desse momento passaremos a ser uma associação, aí sim teremos recursos para que possamos investir no projeto", declarou.

Suspeito de tráfico de drogas reage à prisão e atira contra policiais

Por Graciane Araújo

Um suspeito de tráfico de drogas, identificado pelas iniciais F.W.N.R, 23 anos, reagiu à prisão durante cumprimento de mandado judicial em José de Freitas, no interior do Piauí, nesta quarta-feira (27). O delegado André Moreno, titular do 17º DP, explica que o investigado atirou contra os agentes de segurança, mas acabou preso. 

“Na residência dele foi encontrado duas armas de fogo, sete aparelhos celulares, munições, carregadores, dinheiro trocado e drogas. Agora, além de tráfico de drogas e posse de arma de fogo, vai responder também por resistência”, disse o delegado.  

Os agentes se segurança não foram feridos. 

Além dele, um adolescente de 16 anos também foi apreendido por suspeita de participação no tráfico de drogas na cidade. 

"São investigados por tráfico de drogas, entre outros crimes relacionados a traficância, como roubos e eventualmente até homicídios", reitera Moreno. 

A ação foi realizada Polícia Civil do Piauí com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de José de Freitas.

Última vítima de acidente com ônibus escolar recebe alta

  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_28_(2).jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_28_(1).jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_29.jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar3.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar4.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar5.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar6.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar7.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar8.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar9.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • alunos1.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • alunos2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • francisco2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • mae1.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar10.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno

Por Marina Sérvio

Atualizações ás 10:30 

A última criança que permanecia internada no Hospital de Urgência de Teresina – HUT, após acidente envolvendo ônibus escolar no município de José de Freitas (a 50km de Teresina), recebeu alta na manhã desta segunda-feira (18). 

O grave acidente aconteceu na última quinta-feira (14) quando, segundo testemunhas, o ônibus teria saído da pistada e capotado pelo menos duas vezes. O veículo levava mais de 30 crianças e adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, entre elas, Érica Pereira, de 12 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. 

Ao todo 29 alunos foram socorridos e atendidos no Hospital Nossa Senhora do Livramento, que fica na cidade. Destes, 21 foram transferidos para o HUT. No domingo (17), a penúltima vítima recebeu alta e deixou a unidade de atendimento, voltando para José de Freitas. 

As aulas da rede municipal de educação foram canceladas na última sexta-feira (15), quando familiares e amigos velavam a menina Érica. A medida foi estendida pela prefeitura de José de Freitas para esta segunda-feira apenas na Escola José Amado de Oliveira, onde a vítima fatal estudava. 

As demais unidades de ensino voltam a funcionar hoje (18). Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, as famílias e alunos receberão o suporte necessário para lidar com o trauma. “Recursos de aconselhamento e apoio emocional devem ser disponibilizados e encorajamos a comunicação aberta com os pais e responsáveis para garantir que eles também recebam a assistência necessária” reafirma a nota.

Foto: Reprodução

Na imagem, Érica Pereira, de 12 anos, que não sobreviveu ao acidente envolvendo ônibus escolar em José de Freiras

 

Veja toda a cobertura do acidente:

 

Homem sofre tentativa de homicídio na porta de casa em José de Freitas

Foto: Reprodução/WahsApp

Por Breno Moreno

Um homem, identificado como João Pedro, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (15) em José de Freitas. De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), a vítima estava na porta da sua casa, no Residencial Boa Esperança, quando foi surpreendido pelos suspeitos.

“Populares ligaram para o 190, relatando que tinham ouvido quatro disparos. Quando a equipe chegou ao local, o elemento estava alvejado nas costas e na perna. Ele já tem passagem pela polícia e estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica”, informou o coronel Carlos Augusto, comandante do 16° Batalhão da PM-PI.

A vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora do Livramento, onde recebeu atendimento médico e permanece internado. 

Após atender a ocorrência, a PM-PI identificou alguns suspeitos, de serem autores da tentativa de homicídio e iniciou diligências para a captura. “Acreditamos que tenha sido um acerto de contas”, disse o comandante. 

Motorista ficou em estado de choque após tragédia com ônibus escolar

779

Por Graciane Araújo

O motorista Herbert Muriel Freitas da Silva, 41 anos, que dirigia um ônibus escolar que matou uma criança e deixou 29 feridos, ainda não prestou depoimento. O delegado André Moreno, que investiga o caso, conta que ele se apresentou espontaneamente após a tragédia e estava em estado de choque. 

"Estava em choque, chorando e muito exaltado. Ele desconfiava que teria tido morte, porque ele falava em massagem cardíaca, desconfiava que havia vítima fatal. Ele conta que estava prestando socorro às crianças e que só saiu do local e se deslocou ao DP por causa de ameaça às crianças de um linchamento. Realmente, era temerária a presença dele no local. Ele não se evadiu; foi direto à delegacia", disse o delegado. 

O ônibus transportava crianças de duas comunidades rurais, da cidade de José de Freitas, para a escola. Além delas havia um monitor que ainda não foi ouvido. A Prefeitura de José de Freitas confirmou que afastou o motorista e abriu processo administrativo para investigar o acidente.

André Moreno explica que a perícia já analisou as condições do ônibus e da pista para elaboração de um laudo que vai apontar as causas do acidente. O delegado enfatiza que é necessária uma "resposta segura, firme, proporcional e justa". 

Foto: Breno Moreno/ Cidadeverde.com

"Existem muitos detalhes que precisam ser avaliados com calma. A perícia vai informar tudo o que a aconteceu e a dinâmica que moveu o fato. A gente espera ter essas respostas até o fim da semana que vem. O trabalho da perícia é imprescindível e pode esclarecer muita coisa", destaca Moreno. 

As testemunhas também serão ouvidas. "Os depoimentos somados à prova pericial, que é uma prova técnica, confiável, segura, dá um embasamento bem interessante, avaliando também a vida pregressa do motorista, se ele já tinha algum tipo de reclamação, infração de trânsito, acidente. Isso já foi ventilado, mas precisamos confirmar se há algo documentado", esclarece o delegado. 

 

Posts anteriores