Cidadeverde.com

Detento é achado morto dentro da cela de triagem do presídio de Campo Maior

Foto: Ascom Sejus

Um detento foi encontrado morto no início da manhã deste sábado(12) na penitenciária de Campo Maior (a 80 km de Teresina). Ele foi identificado como Luís Ricardo, vulgo Ringo e seria natural de Piripiri. Este é o segundo detento morto dentro de uma unidade prisional nesta semana. 

O agente da Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins, informou que a polícia foi acionada, encontrou o corpo e acionou a perícia e o Instituto Médico Legal (IML). 

“Os agentes sentiram falta na hora da contagem às 6h e nos acionaram. A perícia que vai dizer se foi morte violenta ou causa natural. Abrimos o inquérito e estamos fazendo os levantamentos”, afirmou o policial civil.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, informações do final da manhã já dão conta de que ele teria sido assassinado, morto por enforcamento, e simulado o suicídio.

“Como é uma estrutura nova, dificilmente conseguem retirar ferros da unidade e tem um controle mais rigoroso para isso. Por isso, para disfarçar o assassinato eles simulam suicídio, mas não foi”, explicou Cleiton Holanda. 

Ele disse que a vítima havia sido transferida a pouco tempo para o presídio e ainda estava na triagem. “Ele estava na Casa de Custódia e mesmo sendo provisório foi transferido para uma penitenciária e não para uma cadeia pública, não era para ter sido mandado para lá”, questiona o presidente do Sinpoljuspi. 

Segundo o agente penitenciário, havia mais oito presos com ele, que serão investigados.

O Sinpoljuspi já contabiliza sete mortes nas unidades prisionais em 2019: quatro na Custódia, uma na Irmão Guido, uma em Parnaíba e esta em Campo Maior.

O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e recolheu o corpo.

A Secretaria da Justiça enviou nota ao Cidadeverde.com afirmando que investiga o caso: 

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Luiz Ricardo de Lima foi encontrado morto, na madrugada deste sábado (12), em sua cela na Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à 5ª Delegacia Regional de Policia Civil e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus comunica, ainda, que está investigando o caso.


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Sabor Maior terá 16 atrações com nomes nacionais, regionais e locais

O prefeito Professor Ribinha confirma 16 atrações e a Praça de Alimentação com a participação de pelo menos 25 estabelecimentos na 8ª edição do Sabor Maior (Festival Gastronômico de Campo Maior). Nessa quinta-feira, 10.10, será realizada reunião com os empresários parceiros do evento, que nesse ano de 2019 acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Praça Valdir Fortes.

Professor Ribinha disse que o Sabor Maior vai reaquecer, através do turismo e lazer, a economia de Campo Maior com a geração de oportunidade de negócios, renda e empregos. O evento tem o objetivo de gerar emprego e renda, impulsionar a gastronomia e levar entretenimento. “Vamos gerar empregos diretos e indiretos, criar oportunidade de negócios e de movimentação financeira para o comércio de alimentos, roupas, beleza, hospedagem e transportes”, analisa.

O prefeito informa que para a realização do evento já conta com a parceria do governador Wellington Dias que está destinando recursos, através da Secretaria de Turismo, para a realização do Sabor Maior 2019. “Esse acontecimento será financiado pelo Governo do Estado, com a logística da Prefeitura de Campo Maior”, relata.  

O Sabor Maior já faz parte do calendário cultural e econômico de Campo Maior e esse ano promete ser ainda mais emocionante com atrações nacionais, regionais e ainda atrações locais.

redacao@cidadeverde.com

Secretaria de Saúde inicia a campanha contra sarampo em Campo Maior

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nessa segunda-feira 07/10, em todos os postos de saúde de Campo Maior. Dois grupos de pessoas estão no alvo da campanha.

O primeiro grupo é formado por crianças de 5 meses até menores de 5 anos, e a vacinação ocorre até o dia 25/10 tendo como dia D dia 26 de outubro.  O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação acontece no período de 18 a 30 de novembro, sendo o dia D 30 de novembro.

O supervisor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luciano Alencar, falou da importância da vacinação contra o sarampo. “Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Importante também os pais estarem levando as crianças para receberem a dose, vacina é um direito da criança e elas não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar”, destacou Luciano. 

DADOS

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.
 

O QUE É O SARAMPO

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.  Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode.

Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.  A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes.

redacao@cidadeverde.com

Professor Ribinha entrega novos serviços de calçamento em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Infraestrutura inaugura nesta terça-feira (08), a pavimentação das ruas Francisco Arruda e Laura Rosa, no Bairro Cidade Nova.

Diante disso, o Prefeito Professor Ribinha convida a toda população campomaiorense para prestigiar a solenidade de inauguração que está marcada para iniciar as 18:00 horas. 

Vale ressaltar que atualmente a Prefeitura está com suas frentes voltadas para diversos bairros, beneficiando outras  ruas com obras de pavimentação, sendo elas: Almerinda Napoleão, Projetada 1, Maria de Deus Torres, Raimundo Alvarenga, Valmira Napoleão localizadas no Bairro Renascer; Francisco Fortes Machado, no Bairro Parque Estrela; Pedro Quadros, no Bairro Santa Rita; Travessa Paulo VI, João da Cruz, Projetada e Antônio Ibiapina, no Bairro Paulo VI.

Os serviços de pavimentação que a gestão "Mais Conquistas para todos" está executando, em diversas ruas, envolvem a garantia de uma melhor infraestrutura, o que contribui diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores.

redacao@cidadeverde.com

Campo Maior: mulher tem crânio rachado após briga com homens

Foto: reprodução

Atualizada às 17h04*

Uma mulher identificada como Samara Kelly, de 30 anos, teve o crânio rachado após ser agredida durante uma briga, nas proximidades do Mercado Público de Campo Maior, na madrugada dessa quinta-feira, 03.10. Ela está internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina.
samarakelly

Um homem identificado como Raimundo Cardoso foi responsabilizado pelo crime. Os dois costumam frequentar a região do Mercado Público e a agressão acontece quando a mulher e o homem se desentenderam durante uma ‘farra’ no local.

Samara foi atingida com um pedaço de pau na cabeça e caiu desacordada. A mulher foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Campo Maior e logo depois transferida para o HUT em Teresina, onde está internada na UTI. 

O policial Baker Martins disse que a Polícia Civil já está investigando o caso e providenciando a interdição do acusado, que apresenta sinais de problemas mentais.

*O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que Samara Kelle da Silva, 30 anos, deu entrada no hospital no dia 03 de outubro, às 5h21. A paciente está internada na Unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave. A paciente apresenta fratura múltipla de face e traumatismo craniano grave.  A paciente foi vítima de espancamento, encaminhada ao hospital do município de Campo Maior. 

 

Fonte: campomaioremfoco

Homem de 22 anos de idade é assassinado em Campo Maior

Um homem de 22 anos de idade, identificado por Cícero Ribeiro da Silva, foi morto a tiros no inicio da noite deste domingo (29/09) no Bairro Água Azul em Campo Maior (82 km ao norte de Teresina). Uma irmã da vítima acusou uma pessoa, mas a polícia faz diligências  e não confirmou o nome do suspeito.

Segunda a PM, na madrugada da última sexta-feira (27)  Cícero foi abordado pela Força Tática no bairro São Luís ele estava portando um facão e, para a polícia, estava indo cometer um assalto.

Ainda segundo a polícia, Cícero era irmão de Edealdo Ribeiro da Silva, 37 anos, que foi morto no mês de junho deste ano. Edealdo foi baleado por um homem que o acusou de ter roubado um porco de sua propriedade, no Bairro São João em Campo Maior. A vítima também era irmão de Everaldo Ribeiro da Silva, vulgo Madona, considerado pela polícia como um dos maiores arrombadores de Campo Maior.

Com informações de campo maior em foco

Prefeitura inaugura pavimentação de ruas no Bairro de Flores nesta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Infraestrutura inaugura nesta quinta-feira (26), a pavimentação das ruas Nazaré Neves e Edigar Miranda, no Bairro de Flores. A solenidade está marcada para acontecer às 17:00 horas.

Além de acabar com a lama e a poeira, a obra, esperada há 40 anos pelos moradores, contribui para a saúde da população, melhora a mobilidade urbana e valoriza os imóveis. “Com essa obra a população sai do sofrimento, sai da poeira e da lama. E estamos continuando, queremos fazer mais, calçar mais ruas, abranger mais bairros e fazer mais gente feliz”, declarou o Prefeito Professor Ribinha.

Vale ressaltar que atualmente a Secretaria Municipal de Infraestrutura, coordenada pelo Secretário Dibes Ibiapina, está com suas frentes voltadas para diversos bairros, beneficiando outras 13 ruas com obras de pavimentação.


Sendo elas: Almerinda Napoleão, Projetada 1, Maria de Deus Torres, Raimundo Alvarenga, Valmira Napoleão localizadas no Bairro Renascer; Francisco Fortes Machado, no Bairro Parque Estrela; Pedro Quadros, no Bairro Santa Rita; Laura Rosa e Francisco das Chagas Arruda, no Bairro Cidade Nova; Travessa Paulo VI, João da Cruz, Projetada e Antônio Ibiapina, no Bairro Paulo VI.

redacao@cidadeverde.com

Educação municipal conquista novas medalhas e chega a 700 em 2019

O prefeito Professor Ribinha e a secretária de Educação Conceição Lima entregaram nesta manhã, 180 novas medalhas, conquistadas pelos alunos de várias escolas do município neste ano de 2019, com o apoio dos professores da Secretaria de Educação - SEMED, dos alunos e dos pais. A entrega aconteceu na AABB de Campo Maior, com a presença dos pais que comemoraram esta vitória juntos com os filhos e o prefeito.  

Já são mais de 700 medalhas nos três anos da gestão do prefeito Professor Ribinha, que tem como marca histórica, resultados, que representam mais qualidade na educação pública da rede municipal de Campo Maior. A qualidade traduz-se em alunos mais preparados no processo de aprendizagem. As Olimpíadas de Matemática, Português, Astronomia e Astronáutica tem despertado neles o estímulo e a paixão pelos estudos e pelos resultados. Um caminho certo quando descobrem que os desafios são possíveis de serem vencidos.

As conquistas foram ouro, prata e bronze em nível estadual, e nacional realizadas por alunos das escolas Zenita Pires, Raimundo Pereira, Águida Maria da Conceição, Mano Gayoso, da zona rural e da zona urbana como Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Hilson Bona, Milton Soldani Afonso e outras. O prefeito Professor Ribinha parabenizou a secretária de Educação Conceição Lima pelos resultados e a todos os professores que estão no dia a dia, lutando por estas conquistas na educação pública de Campo Maior.

“Nós sabemos que não é fácil, eu tenho consciência da rotina de um professor, nós sabemos que somente por meio da educação é possível mudar o mundo, e graças a Deus a nossa educação está evoluindo, nós estamos conseguindo avançar, não precisamos falar, os números mostram os resultados, por isto, temos a certeza que estamos caminhando na direção certa", explicou. O prefeito cumprimentou também as famílias. “Só vamos conseguir evoluir se houver a parceria e a participação das famílias”, falou o Professor Ribinha.

A secretária de Educação Conceição Lima agradeceu a Deus em primeiro lugar, depois ao prefeito Professor Ribinha, aos professores da SEMED e aos pais. Ao agradecer a Deus ela disse que Ele bem sabe das dificuldades que passam no dia a dia para que crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, por ter dado força e coragem a todos, ao prefeito, diretores e professores, por fazer acreditar que vencer por meio da educação é um sonho possível. “A nossa gratidão também aos pais dos alunos, que são nossos parceiros e companheiros no dia a dia, pelo apoio de vocês”, destacou a secretária.

redacao@cidadeverde.com

Noite de festa no Assentamento Boa Vista com inauguração do sistema de iluminação e praça

A noite foi de alegria no Assentamento Boa Vista,  que possui quase 30 anos de existência e fica a quase 9 quilômetros da zona urbana de Campo Maior. Além de receberem a visita do prefeito, ainda ganharam uma praça ao redor da Igreja e a ampliação do sistema de iluminação. Segundo o presidente da Associação, Gauderísio Sousa, “O Gaúcho”, o festejo terá início na terça-feira, (24.09) com uma estrutura melhor para receber as pessoas.

O presidente da Associação agradeceu ao Prefeito em nome da comunidade. “É uma satisfação está aqui hoje agradecendo ao Prefeito e as demais lideranças pela realização deste desejo da comunidade. Antigamente não existia esta visão bonita, que temos hoje no nosso assentamento, e tudo isto, tivemos o apoio do Prefeito, por meio do vereador Luís Lima, que levou o nosso pedido ao gestor”, destacou.

O líder comunitário Gaucho explicou, que as ações do prefeito representa o marco de sua gestão na comunidade, que o agradece muito porque agora está mais iluminada. “Para a realização do nosso festejo e para a nossa comunidade ficou sensacional, porque a praça será a nossa área de lazer para a realização do festejo e de outros eventos”, comentou, ressaltando, que a praça é denominada Francisco Ferreira do Nascimento, “O Soró”.

O prefeito Professor Ribinha agradeceu a todos os presentes, moradores, populares, os secretários de Infraestrutura do município Dibes Ibiapina, de Trânsito Major Paz, de Limpeza Mororó, o vereador Luís Lima representando o parlamento, a presidente do diretório do PT Fabyene e outras lideranças. Ele agradeceu aos moradores e ao presidente da Associação pelo reconhecimento do trabalho realizado na comunidade.

ascom

Acidente com veículo utilitário deixa dois feridos graves na BR-343

Foto: Portal de Campo Maior

O piloto e o garupa de uma motocicleta ficaram gravemente feridos em um acidente na BR-343, no município de Campo Maior, no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um veículo utilitário esportivo que era conduzido por um homem de 30 anos de idade. 

O caso ocorreu por volta das 18h, do domingo (22). A colisão foi foi tipo transversal.  A PRF informou que, a princípio, o condutor da motocicleta teria tentado atravessar a rodovia sem os devidos cuidados. Contudo, as causas do acidente ainda serão confirmadas. 

Os envolvidos no acidente não tiveram os nomes divulgados. As vítimas- que seriam pai e filho- foram encaminhadas para o hospital regional da cidade. Sobre a informação de que um dos ocupantes da moto teria vindo a óbito, a PRF informou que contabiliza apenas as mortes ocorridas no local do acidente. 

"Se houve óbito foi posterior ao socorro dos feridos. A PRF não faz esse acompanhamento. Para efeitos estatísticos, a contabilização de óbitos só é feita no momento do acidente. As informações colhidas no local são de dois feridos graves", informou a PRF.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores