Cidadeverde.com

Campo Maior combate a violência doméstica e homens abraçam a causa

Na terça-feira (27/11), a Coordenadora de Políticas para Mulheres, Luzia Pereira apresentou o movimento aos vereadores e ganhou o apoio dos parlamentares. Na manhã de quarta-feira (28), realizou a primeira ação; uma roda de diálogo com o tema Violência Doméstica, com as mulheres que cumprem pena na Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa. Durante a tarde, foi a vez das famílias assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que se reuniram para uma palestra com a Coordenadora da “Casa Abrigo Mulheres Vivas”, em Teresina, Ana Cleyde Nascimento que abordou o tema Violência contra as Mulheres e sua consequência para a infância.

A Secretaria também realizou palestras com público masculino, em empresas privadas, como a Cerâmica Campo Maior onde discutiu o papel do homem no combate a violência contra as mulheres, a atividade foi realizada no dia 04 de dezembro; no mesmo dia a Coordenação reuniu pessoas com deficiência auditiva, visual, física e outras limitações no  auditório do CIAC- Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão para debater sobre a “Sexualidade: do preconceito a possibilidade”.

As atividades continuaram no dia 06 de dezembro fortalecendo a campanha “Laço Branco”- com panfletagem e distribuição de laços brancos para condutores de veículos. A ação fez alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres e foi realizada no posto da PRF- Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia em diversos segmentos; da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Endemias. Além disso, houve  apresentação de peça teatral sobre a Lei Maria da Penha – encenada por adolescentes do NUCA-Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, no colégio CETI Cândido Borges.

O assunto também foi discutido por Grupo de Empresa de Segurança, no auditório da UESPI- Campus Heróis do Jenipapo, nesta sexta-feira (07). Ainda dentro da programação, uma partida de futebol society entre homens e mulheres foi realizada nesse sábado (08).  As atividades encerram na terça-feira (11/12) com sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

Fonte: CCOM 

Prefeitura de Campo Maior adquire veículo para a Educação

A Prefeitura de Campo Maior adquiriu uma pick-up L200 Triton para a Secretaria Municipal da Educação. A solenidade de entrega aconteceu na nessa sexta-feira 7/12, e contou com a presença do Prefeito Professor Ribinha, da secretária municipal de Educação, Conceição Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fernando Miranda, secretários municipais, funcionários e populares.

O veículo vai atender demandas de 26 escolas incluindo da zona urbana e rural com um montante de mais de 10.000 mil alunos, dando suporte as equipes de supervisão pedagógica para visitas às escolas e monitoramento, coordenações, equipes de projetos, equipe psicossocial. Dentre as principais demandas se destacam visitas in loco nas escolas para verificação de realidade de ensino nas escolas sobretudo as de difícil acesso na zona rural, transporte de materiais para suporte educacional, livros e equipamentos de educação pedagógica e continuada, buscativa de alunos desistentes, visitas domiciliares para apuração de denúncias relacionadas a negligências educacionais.

Atualmente a rede municipal de ensino consta com unidades educacionais com grandes distâncias limitando-se geograficamente com viários municípios e com acesso muitas vezes comprometidos que necessitam de suporte de carro de grande porte para suprir as demandas que são inúmeras.

Em sua fala a secretária Conceição Lima agradeceu ao prefeito pelo veículo e disse que a aquisição se traduz em investimentos em prol da educação do município e da população. “Esse veículo vai atender a demanda no acompanhamento dos trabalhos da secretaria e para que a coordenação possa atender da melhor maneira aos alunos e professores em todas as escolas", destacou.

 Fonte: portaldecampomaior

PM prende dupla suspeita de realizar assaltos com arma de brinquedo

Dois homens suspeitos de assaltos em Campo Maior e região foram presos por policiais militares do 15° Batalhão durante abordagem em uma blitz realizada no bairro Cariri. No momento da abordagem os policiais encontraram na cintura de um deles um revólver de brinquedo e o outro portava uma faca.

Os dois  foram identificados como Anderson Paulo Chaves de Lima,19 anos, e Anderson Fernando Costa Veras, 18 anos. Segundo a polícia, a dupla já tem passagem pela polícia pelo crime de roubo.

No momento da prisão eles andavam em uma motocicleta modelo Pop de cor preta. De acordo com o major Etevaldo Silva, Comandante do 15° BPM, os dois presos confessaram que iriam realizar assaltos na noite desse sábado em Campo Maior.

“Eles residem no povoado Alto do Meio e disseram que saíram de casa para assaltar quem estivesse vacilando. Isso mostra a frieza e a vontade de praticar o crime contra qualquer pessoa. Felizmente não foi o dia deles. Foram parados em uma blitz da PM e devidamente presos", informou o Major.

Segundo o Comandante, as ações da Polícia Militar para combater práticas de assaltos vão continuar mais intensas nesse período de final de ano.

"Há cerca de uma semana iniciamos uma operação que será contínua em dezembro com o objetivo de pôr ordem na cidade e retirar criminosos de circulação. Já conseguimos bons resultados como 04 motos roubadas que foram apreendidas, apreensão de 03 armas de fogo e 10 armas brancas", pontuou o Major.

Fonte: portal de campo maior

Campo Maior lança Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O prefeito Professor Ribinha e a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Luzia Pereira, lançaram, nessa segunda 26/11, no Palácio das Carnaúbas, a programação dos '16 Dias de Ativismo' , campanha de combate a violência contra a mulher.

Essa ação acontece pelo segundo ano consecutivo em Campo Maior no período de 25 de novembro, (dia Internacional de Eliminação contra a mulher) e 10 de dezembro, ( Dia Internacional dos Direitos Humanos). A campanha municipal, executada pela Secretaria de Assistência Social, conta com parceiros como a Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, OAB,  Coordenadoria da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Saúde e SEMAS.

A campanha é promovida anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano destaca o tema “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém".

O objetivo é alertar sobre a necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a quebra do ciclo de atos violentos e abusivos.

“O índice de violência contra a mulher é alarmante. As mulheres estão sendo mutiladas, agredidas, abaladas psicologicamente, abusadas sexualmente por homens que deveriam protegê-las, amá-las, cuidar de suas mulheres”, destacou a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Luzia Pereira.

Fonte:portaldecampomaior

Passo à Frente entrega órteses e próteses em Campo Maior

Cerca de 1200 pessoas estão sendo beneficiadas com a entrega de aparelhos ortopédicos, nesta quinta-feira (22), no Ginásio Poliesportivo Governador Freitas Neto em Campo Maior, por meio do Passo à Frente. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Prefeitura de Campo Maior e Secretaria Municipal de Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, do secretário municipal de Saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda, vereadores e populares.

Adultos, idosos e crianças, dos municípios de Campo Maior, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí e Cabeceiras do Piauí estão recebendo 995 equipamentos ortopédicos entre próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético, cadeira de rodas e cadeiras de banho.

“Por meio da oficina itinerante, proporcionamos um serviço que antes somente Teresina ofertava. Com o Passo à Frente, facilitamos o acesso da população a um serviço tão importante para milhares de pessoas, que vai permitir mais mobilidade e qualidade de vida a essas pessoas”, destacou o prefeito Professor Ribinha.

O programa Passo à Frente leva o serviço para mais perto dos usuários, proporcionando mais mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência. Já são mais de 7 mil beneficiados, em mais de 70 municípios. Em formato itinerante, o programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses.

CCOM - PMCM

Incêndio destrói berçário de garças e preocupa ambientalistas

Um incêndio que destruiu um ninhal de garças tem sido alvo de preocupação para ambientalistas da região de Campo Maior, município a 78 km de Teresina. O terreno, tido como um berçário da espécie pegou fogo no último sábado (16) e foi completamente destruído afastando os animais que costumavam se dirigir até o local.

O consultor ambiental Diego Chaves analisa que há indícios de incêndio criminoso por conta de manchas brancas que indicam que madeiras  foram deixadas no local. Ele sugere que haja uma parceria entere o poder público e o dono do imóvel  para transformar o local em área de preservação ambiental.

"Por mais que se cometa esse crime ambiental as garças voltam para cá. Elas estabeleceram o seu ninhal aqui nesse local então o poder público tem que ver com certa urgência uma parceria entre o proprietário do terreno e poder público para a regulamentação dessa unidade", afirmou Diego.

O terreno fica na entrada da zona Urbana de Campo Maior e era conhecido pelo movimento de aves migratórias. O ninhal é constantemente agredido e já pegou fogo pelo menos cinco vezes. O professor Cinéas Santos, apresentador do programa Feito em Casa, foi até lá registrar a indignação dos Campomaiorenses. "Nós articulamos junto ao poder executivo, colocando a importância dessa área que tem um potencial além da questão ambiental a questão turística. Não é a primeira vez que acontece esse tipo de ação e a Secretaria do Meio-Ambiente deveria estar aí ajudando a preservar essa área", afirma Fernando Miranda, presidente da Câmara de Vereadores de Campo Maior.

Secretaria adota medidas

Procurada pelo Cidadeverde.com a secretária do Meio Ambiente de Campo Maior, Conceição Paz, afirma que o terreno é particular, por tanto não há projeto da prefeitura para atuação na áres, porém segundo ela, devido a sua relevância ambiental, a prefeitura irá apresentar uma proposta para a Câmara dos Vereadores para propor uma negociação com o proprietário.

"Nós fomos observar o local após o incêndio e detectamos que usuários de drogas faziam um forninho em uma pedra para o uso de Crack, o que pode ter provocado as chamas. Não foi o proprietário que quis fazer isso. Em todo canto nesta época acontecem queimadas. Vamos pedir para os vereadores que façam um projeto para criar essa área de preservação e negociar junto ao proprietário", conclui a secretária.

Rayldo Pereira (Da Redação)
Com informações de Cinéas Santos (TV Cidade Verde)
rayldopereira@cidadeverde.com

Pessoas com deficiência são beneficiadas por Passo à Frente em Campo Maior

Foto: Ccom

O Passo à Frente chegou a Campo Maior e entregou cerca de mil aparelhos ortopédicos nesta quinta-feira (22). A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, já atendeu mais de 7 mil pessoas em dois anos de programa.

Adultos, idosos e crianças, dos municípios de Campo Maior, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí e Cabeceiras do Piauí receberam 995 equipamentos ortopédicos entre próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético, cadeira de rodas e cadeiras de banho.

“É uma sensação de liberdade muito grande, uma porta que abriu para nós. Essa cadeira de banho que recebi vai fazer uma diferença danada na minha vida e tenho que certeza que vai melhorar a de todo mundo que tá aqui”, disse Francisca de Assis, aposentada de Campo Maior.  

O programa Passo à Frente leva o serviço para mais perto de seus usuários, proporcionando mais mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência. Já são mais de 7 mil pessoas beneficiadas, em mais de 70 municípios. Em formato itinerante, o Programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses.

Para Rosélia Barbosa, coordenadora de programas itinerantes, “o Passo à Frente permite mais mobilidade e qualidade de vida a essas pessoas, e trazendo pra perto de suas casas a assistência e as peças”.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Sustentabilidade é tema de Natal em Campo Maior

O Prefeito Professor Ribinha e Secretária de Assistência Social e Geração de Renda, Nilzana Gomes, lançaram oficialmente nesta terça-feira (20) o Natal de Campo Maior que traz como tema Natal Sustentável. O lançamento foi oficializado durante entrevista. A ideia é motivar a população a vivenciar o Natal em harmonia com a família e com o meio ambiente.

A Secretária Nilzana explica que a decoração natalina está sendo confeccionada a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis como restos de madeira, garrafas pets, garrafões de água mineral, cabaças, pneus, copos descartáveis; produtos que seriam descartados no meio ambiente, mas que ganharam vida após serem transformados em peças belíssimas capazes de inspirar novos talentos de diferentes púbicos.

A secretária lembra que parte do material foi doado: cerca de 1500 quilos de garrafas PET, 600 garrafões de água mineral, mais mil cabaças, entre outros.

As peças produzidas vão desde a luminária,  ao trenó do Papai Noel e serão montadas de forma descentralizada em diversos pontos da cidade como na Praça do Contorno, Valdir Forte, Avenida Santo Antônio, Praça Bona Primo e outros pontos.

A iluminação que também será um marco do Natal começa a ser instalada nesta quarta-feira (21). Já os enfeites serão montados no dia 30 de novembro de forma simultânea nos pontos já mencionados. A programação conta ainda com o Concerto Natalino que vai acontecer no dia 21 de dezembro, na Praça Bona Primo.

Outra novidade é o mural “Memorias de Natal”, uma exposição de fotos de famílias campomaiorenses que será instalada em praça pública; para participar  as pessoas devem postar em sua página no instagram fotos de comemoração natalina com membros da família e sua decoração de natal usando a hashtag #MemoriasdeNatalCM; a ideia é unir as famílias em clima de harmonia e compartilhar a felicidade de natal.

Além de  incentivar  a população para a preservação do meio ambiente com a reutilização de produtos que iriam para o lixo, a ideia estimula a criatividade para a produção de peças rentáveis e ainda favorece o município a pontuar para o ICMS Ecológico.

CCOM - PMCM

Campomaiorenses residentes em Brasília realizam grande encontro

O XX Encontro de  Candango Campomaiorenses foi realizado no dia 17 em Brasília. A tradição se repete em um misto de reencontros e saudades e  hoje se transformou em um grande acontecimento de exaltação à Campo Maior.

O baile para comemorar os 20 anos de Encontro dos Candangos foi realizado no Clube dos subtenentes e sargentos de Brasília. Na programação, o reencontro de amigos e conterrâneos, execução do Hino de Campo Maior e show com atrações campo-maiorenses como Cesinha Garcia, Marcelo Ferreira e Banda Espacial.

No evento dos 20 anos, a Prefeitura de Campo Maior foi homenageada por colaborar nesses anos todos de encontro dos campomaiorenses em Brasília. O prefeito Professor Ribinha e a primeira dama Nilzana Gomes foram convidados e prestigiaram o evento, que reuniu centenas de conterrâneos.

Com informações portaldecampomaior

Criança de 3 anos que sobreviveu a acidente está em estado grave e é transferida

Imagens feitas pelo site Campo Maior em Foco

A criança de três anos - que ficou ferida após acidente em que o pai morreu - teve contusão cerebral e se encontra em estado grave. O menino estava na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas ontem por volta das 21h foi transferido para o Hospital do Prontomed. A informação foi confirmada pela assessoria do HUT.

O acidente ocorreu por volta das 12h40 na BR-343, próximo a cidade de Campo Maior, no último domingo (18). No capotamento morreu o pai da criança, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina, Michel Costa.

A família estava no litoral e retornava a Teresina quando ocorreu o acidente. A mãe da criança teve escoriações pelo corpo e passa bem.  Uma quarta pessoa estava no veículo, mas não deu entrada no HUT.

Amigos usam a rede social para lamentar a morte de Michel Costa. 

Em sua última postagem no sábado, dia 17, às 18h28, Michel Costa comemorava: "Felicidade é um fim de tarde olhando o mar em família". Na postagem ele aparece ao lado da mulher e do filho.

Reprodução Facebook

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Posts anteriores