Cidadeverde.com

Barreiras são montadas no centro comercial para evitar aglomerações na Semana Santa

Foto Ascom

A prefeitura de Campo Maior vai intensificar a fiscalização no centro comercial e nos bairros de Campo Maior para evitar aglomerações no período da Semana Santa. Nessa segunda-feira, barreiras foram montadas na rua Dr. Moura e rua senador José Euzebio, entorno do  Mercado Público Central.

Equipes da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Fiscais de Postura, Agentes de Trânsito e fiscais do Meio Ambiente estarão nas ruas fiscalizando estabelecimentos sobre controle de fluxo de pessoas, disponibilização de EPIs e autuando estabelecimentos que não são essenciais e insistem em permanecer aberto.

O plano estratégico foi definido em reunião de emergência realizada com a presença do prefeito Professor Ribinha e representantes dos órgãos envolvidos.

 

Da Redação

redaçã[email protected]

COVID-19: Novo decreto prevê penalidades para quem descumprir medidas em Campo Maior

As ações de combate ao coronavírus em Campo Maior estão prorrogadas até o dia 30 de abril. A medida foi adotada pelo prefeito Professor Ribinha que assinou nesta segunda-feira (31) um novo decreto mantendo as restrições e prevendo penalidades para quem descumprir as determinações.

De acordo com o documento, as aulas da rede municipal de ensino seguem suspensas até o final do mês. No comércio, seguem em funcionamento apenas os serviços essenciais – que devem seguir as orientações de controle de fluxo de pessoas, distância mínima e EPIs para os colaboradores. Os eventos esportivos, religiosos, festas e qualquer atividade de gere aglomeração estão proibidos.

A novidade do novo decreto é a aplicação de penalidades para quem descumprir as medidas restritivas. Além da Polícia Militar e Vigilância Sanitária, agora estão incluídos nas ações os fiscais de posturas do município e os agentes de endemias. O descumprimento das medidas restritivas são passíveis de advertência e multa. Na reincidência, os estabelecimentos estarão sujeitos à interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará. Há casos que podem haver detenção.

O prefeito Professor Ribinha comentou que o mês de abril será determinante no combate a COVID-19. “Nossas medidas até agora evitaram que houvesse uma grande quantidade de casos em Campo Maior. O mês de abril vai ser determinante no combate doença e não podemos nesse momento querer retornar a vida normal. Quanto mais mantivermos a seguranças de nossas famílias, mais rápido estaremos de volta para nossas atividades”, disse.

O gestor agradeceu profissionais de saúde, fiscais da vigilância sanitária, policiais militares, empresas que colaboram na confecção de EPIs. Ele apelou para que a população contribua mantendo o isolamento social e a higienização das mãos.

Da Redação

redaçã[email protected]

Defesa Civil leva famílias de volta para casa em Campo Maior

Foto: ascom

A Defesa Civil de Campo Maior iniciou segunda-feira, 30.03, a retirada de famílias que estavam nos abrigos da Prefeitura de Campo Maior, por terem sido desabrigadas pelas chuvas do mês de março, que caíram na cidade. As pessoas estão sendo levadas de volta para as suas casas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edilson da Vargem, estão sendo retiradas seis famílias que estavam na escola Hilda Miranda, no Bairro São João. Ao todo 35 pessoas estão sendo colocadas de volta em suas casas, após os níveis dos Rios Longá, Jenipapo, Surubim e Pintadas baixarem. 

Os rios começaram a desabrigar as famílias no inicio do mês de março, quando nas duas primeiras semanas do mês de março, onde choveu acima da média histórica do período. “Nós temos previsão de que o mês de abril terá uma média de chuvas bem abaixo do mês de março”, revela Edilson.

O prefeito Professor Ribinha comemorou a volta das famílias para as sua casas e diz que o Governo Municipal continuará dando assistência as famílias e também monitorando as chuvas em Campo Maior. 

Da redação

redaçã[email protected]

Campanha de vacinação da gripe para idosos em inicia em Campo Maior

 

A Campanha de Vacinação contra gripe em Campo Maior começa na nesta quarta-feira (25/3). Inicialmente serão vacinados, os idosos de 60 anos e mais e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. A campanha foi antecipada e a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito.

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde adotou algumas mudanças preventivas como: a vacinação dos idosos de acordo com a letra inicial do nome no Registro de Nascimento e a imunização em esquema “drive thru”, assim a pessoa não precisa nem ter contato com as demais em postos de saúde e recebe a dose ainda dentro do carro. Para se vacinar é só procurar o posto de vacinação mais próximo portando cartão de vacinação e um documento com foto. 

CONFIRA AS DATAS
25/03 IDOSSOS – LETRAS A, B, C, D e E
26/03 IDOSOS – LETRAS F, G, H, I e J
27/03 IDOSOS – LETRAS K, L, M, N e O
30/03 IDOSOS – LETRAS P, Q, R, S, e T
21/03 IDOSOS – LETRAS U, V, W, X, Y e Z

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
QUADRA DO POLIESPORTIVO
QUADRA DO BRIOLANJA
IGREJA CATÓLICA DO CARIRI
MERCADO DO PRODUTOR RURAL
QUADRA DO CAIC
SECRETARIA DE SAÚDE / SISTEMA DRIVE-THRU ( entrada –portão do SAMU)

 

Da Redação

redaçã[email protected] 

 

 

 

 

 

 

 

Ex-presidiário é assassinado a tiros na cidade de Campo Maior

Foto reprodução

O ex-presidiário Antônio José Moura, de 31 anos,mais conhecido como Tonizete, foi morto a tiros na madrugada dessa segunda-feira, 23.03, por homens desconhecidos ainda pela polícia. O crime aconteceu no cruzamento da BR-343 com a Avenida José Paulino, no centro de Campo Maior. 

Tonizete respondia em liberdade pelo crime de tráfico de drogas. Ele havia sido preso em fevereiro do ano passado pela Polícia Civil, durante a operação ‘Jennifer’, que combateu o tráfico de drogas em Campo Maior e região.

De acordo com o major Etevaldo Silva, comandante da PM em Campo Maior, Tonizete foi morto por homens que andavam em um carro de cor preta. Ele recebeu vários disparos de arma de fogo quando trafegeva em sua moto, no momento que voltava da casa de sua namorada e se dirigia para sua residência.

O comandante disse que Tonizete morreu no local e que a polícia usará imagens de circuito interno de TVs para tentar identificar os autores dos disparos que atingiram o ex-presidiário.

Etevaldo disse que Tonizete foi liberado em agosto do ano passado do presídio, após prestar esclarecimentos sobre o tráfico de drogas e aguardava o  julgamento em liberdade condicional. O policial acredita que o homicídio esteja relacionado a essa situação criminal em que a vítima estava envolvida.   

Fonte: Portal de Campo Maior

Cidade de Campo Maior adota medidas para conter coronavírus

Uma reunião do prefeito de Campo Maior Professor Ribinha com os secretários municipais nesta terça-feira (17) terminou com uma série de medidas que serão adotadas para prevenção ao contágio do novo coronavírus. As medidas estão contidas em um decreto assinado pelo gestor.

As determinações têm como base as orientações do Ministério da Saúde e órgãos sanitários para evitar aglomerações de pessoas como estratégia para enfrentamento da emergência em saúde.

O decreto suspende as aulas da rede municipal de ensino por 15 dias e orienta a suspensão das aulas da rede particular. Estão suspensos por tempo indeterminado eventos públicos e privados que impliquem na aglomeração de pessoas, como por exemplo festas, apresentações e shows. Já reuniões públicas com no máximo 60 pessoas e em locais adequados estão permitidas.

O ato administrativo suspendeu ainda férias e licenças de profissionais da saúde e da Defesa Civil. Os servidores acima de 65 anos estão liberados dos postos de trabalho, assim como aqueles que apresentem sintomas parecidos com o do coronavírus.

“Avaliamos com nossa equipe que, apesar de não haver casos suspeito em Campo Maior e nem casos confirmados no Piauí, é necessário seguirmos os protocolos estabelecidos por todo o mundo e suspender toda e qualquer aglomeração. Essas ações são fundamentais para evitar a proliferação”, destacou.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que a Secretaria de Saúde do município e o Hospital Regional de Campo Maior atuam em parceria no cumprimento do Plano de Contingência. “Nossos profissionais de saúde vão passar por um treinamento nessa semana para reforçar os protocolos e o Hospital vai disponibilizar três leitos de isolamento para situações grave”, revelou.

Alagamentos

A equipe tratou ainda sobre os casos de alagamentos no município. Ao todo, 20 famílias já foram retiradas de suas residências e levadas para abrigos, casas de parentes e incluídas no programa Aluguel Social. Segundo a Defesa Civil do Município, os bairros mais afetados até o momento são Água Azul e Flores. Contudo, o aumento no nível dos rios coloca em risco os bairros Cariri, Matadouro e Califórnia.

“Estamos em atuação com as equipes da Defesa Civil, Assistência Social e Saúde. Estamos retirando as famílias que já foram atingidas e monitorando áreas de risco porque temos previsão de chuvas até o final do mês”, finalizou o prefeito.

Da Redação
[email protected]

Acidente entre carro e caminhão deixa três mortos presos às ferragens na BR-343

  • carro3.jpg Fotos enviadas pela PRF-Pi
  • carro1.jpg Fotos enviadas pela PRF-Pi
  • carro2.jpg Fotos enviadas pela PRF-Pi
  • carro.jpg Fotos enviadas pela PRF-Pi

Atualizada às 11h30

Três homens da mesma família morreram no acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão-baú na BR-343 em Campo Maior nesta quinta-feira (27). Uma das vítimas era o pastor evangélico e professor aposentado Miguel Araújo de Carvalho. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro saiu de Capitão de Campos com destino a Teresina para fazer uma consulta médica.

O pastor Miguel Araújo se deslocava com o sogro e o cunhado para uma consulta médica em Teresina. O acidente ocorreu por volta das 5h.

Ainda segundo a PRF, uma mulher de 40 anos passageira do caminhão-baú ficou gravemente ferida e foi conduzida para o Hospital Regional de Campo Maior. O condutor do caminhão, de 39 anos, não ficou ferido.

“Indícios dão conta que o veículo de passeio invadiu a faixa contrária colidindo com o caminhão”, informou a PRF em nota. A hipótese de um animal ter invadido a pista não é descartada. 

A PRF alerta para a presença de óleo no trecho da rodovia. Policiais fazem a orientação de motoristas que passam pelo local. 

Além do pastor, o sogro e o cunhado Clenes Alves da Silva e Nelson Soares da Silva foram identificados como vítimas da colisão. A Prefeitura Municipal de Capitão de Campos decretou luto oficial por três dias considerando o "consternamento geral da comunidade e o sentimento de solidariedade".

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por prefeituramunicipal (@gov_municipal_cap_de_campos) em

Foto: PRF

MATÉRIA ORIGINAL

Três pessoas morreram em um acidente entre um carro e um caminhão baú na BR-343, na cidade de Campo Maior, no interior do Piauí. A colisão ocorreu por volta das 5h, desta quinta-feira (27). 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federa (PRF), as três vítimas fatais estavam no carro de passeio e ficaram presas às ferragens. Elas estavam em um veículo Astra. Uma vítima foi socorrida com vida e estava no caminhão baú, o motorista saiu ileso. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, IML e Samu ainda estão no local.  Ainda não informações sobre os nomes das vítimas. 

A pista não está interditada, mas a PRF orienta cautela dos motoristas pois há presença de óleo e combustível sobre a pista. 

Graciane Sousa e Valmir Macêdo
[email protected]

Polícia Militar confirma reforço para o Carnaval em Campo Maior

O Carnaval de Campo Maior começa já próxima sexta-feira, 21, com mais de 15 atrações para animar cinco dias de folia. Uma reunião entre o prefeito Professor Ribinha e o comando do 15° Batalhão da PM, major Etevaldo Silva, ficou acertado o reforço policial de Teresina para ajudar no policiamento ostensivo durante as festividades.  

A programação carnavalesca em Campo Maior começa na próxima sexta, 21, com o Corso Maior e se estende até a terça-feira, dia 25, com shows na Praça Valdir Fortes. Durante a reunião, o major Etevaldo entregou ao prefeito Professor Ribinha o Plano Estratégico de Segurança no Carnaval.

 “Nesse plano temos os detalhes de como iremos proceder com ações de segurança para garantir a ordem e a paz durante o Carnaval em Campo Maior. Já confirmamos com o Comando Geral o deslocamento de policiais militares de Teresina para Campo Maior”, relata Etevaldo Silva.

Além de shows na Praça Valdir Fortes e do Corso, a programação do Carnaval ainda contará com eventos na Barragem Surubim, no domingo, e também na Arena de  Paredões, em todos os dias de Carnaval, das 17 horas até 22 horas.  

Da Redação
[email protected]

É AMANHÃ: Corso Maior 2020 vai distribuir R$ 5 mil em prêmios

Todos os detalhes para o Carnaval de Campo Maior 2020 já foram acertados. Agora é só caprichar na criatividade e cair na folia. Com mais de 15 atrações divulgadas pela Prefeitura, a festa já inicia nesta sexta-feira (21), e se estende até terça-feira (25), contagiando a população campomaiorense com as cores e ritmos carnavalescos.

A programação começa com o tradicional Corso Maior. Durante todo o percurso a festa será comandada pelo paredão de som “Nervozinho” e ao final terá o show da dupla Valdo e Felipe, na Praça da Rodoviária.

A criatividade e a animação dos foliões serão quesitos para a escolha dos ganhadores. De acordo com a organização do evento, serão premiados os 05 primeiros colocados na categoria fantasia e nas categorias paredão e caminhão a premiação será entregue aos 03 primeiros colocados.

Para esta edição, serão distribuídos R$ 5 mil em premiações. As inscrições seguem abertas e estão sendo realizadas na Drogaria Principal.

Logo após o corso, todas as energias estarão voltadas para mais 04 dias de folia. Além de shows na Praça Valdir Fortes, a programação ainda contará com eventos na Barragem do Surubim, no domingo, e também na Arena de Paredões, em todos os dias de carnaval, das 17 horas até 22 horas. 

Dentre as atrações, Bill Coimbra, Gil Mendes, Banda Pilera, Xenhenhem, BB Chorão e Tony Balada estão confirmadas.

 CONFIRA AS PREMIAÇÕES:

- Fantasia

1° Lugar: R$ 500,00

2° Lugar: R$ 400,00

3° Lugar: R$ 300,00

4° Lugar: R$ 200,00

5° Lugar: R$ 100,00

 - Paredão

1° Lugar: R$ 700,00

2° Lugar: R$ 500,00

3° Lugar: R$ 300,00

 - Caminhão

1° Lugar: R$ 1000,00

2° Lugar: R$ 600,00

3° Lugar: R$ 400,00

Da Redação
[email protected]

Prefeito Ribinha divulga a programação do Carnaval de Campo Maior

Com mais de 15 atrações confirmadas, a Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Turismo, divulgou a programação do Carnaval 2020, que começa já próxima sexta-feira, dia 21, com a 8ª edição do Corso Maior. Dentre as atrações Gil Mendes, Valdo e Felipe, Banda Pilera e Tony Balada. 

O prefeito Professor Ribinha disse que o Carnaval de Campo Maior é um evento já tradicional, que esse ano será realizado através de uma parceria Público-Privada. “Fizemos até umas alterações nas atrações para ajustar ainda mais o Carnaval e fazer um evento dentro da realidade financeira”, explica o prefeito.

Ribinha lembra que a programação do Carnaval 2020 de Campo Maior começa com o já tradicional Corso Maior, que será puxado pelo super paredão de som ‘Nervozinho’ e ao final show da dupla Valdo e Felipe, na Praça da Rodoviária.

Já no sábado, dia 22, começam os shows na Praça Valdir Fortes, (Arena da Folia), com as Bandas Explosão do Som, Bebê Chorão e banda local. No domingo, dia 23, a folia fica por conta da cantora Gil Mendes, Tony Balada e banda local.

Na segunda, dia 24, será a vez da Banda Pilera, Bill Bala e banda local. Na terça, dia 25, a Praça será animada pela banda Xenhenhem, Halan Castro e Leni Alves banda local.

No domingo, 23, ainda será realizado o Carnaval das Crianças e o show no Balneário Surubim. E também no domingo e na terça será realizado o encontro de Paredões, na Orla do Açude de Campo Maior.    

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores