Cidadeverde.com

Cresce interesse de turistas pela Serra de Santo Antonio de Campo Maior

Cresceu o interesse dos turistas em geral e da população campomaiorense em conhecer a Serra de Santo Antonio de Campo Maior. Após intervenções da prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, no sentido de viabilizar passeios e melhorar o acesso ao local, a serra tem sido cada vez mais visitada e explorada, inclusive por pessoas de outros estados do país.

No dia 11 de junho, deu-se a instalação da pedra fundamental no topo da serra que irá marcar a construção de uma grande estátua de Santo Antonio. Além disso, faz parte do projeto a construção de uma capela para a realização de cerimônias e celebrações religiosas. O esforço para subir os mais de 400 metros de altitude e 1800 degraus é compensado por uma belíssima visão panorâmica da paisagem repleta de fazendas, olhos d’água e os verdes carnaubais, tão característicos da região.

No ponto mais alto da serra, o turista também poderá ver uma réplica da imagem de Santo Antonio, que se encontra no interior de um cruzeiro de pedra. Será exatamente neste ponto que será erguida a estátua do padroeiro de Campo Maior, fomentando, além do ecoturismo, a prática do turismo religioso, uma das principais potencialidades do município.

Para possibilitar que cada vez mais o local seja conhecido e explorado, a Prefeitura de Campo Maior resolveu investir na melhoria do acesso com a abertura de uma ligação entre a PI-215 até o pé da serra. O que antes era percorrido por trechos de relevo acidentado em meio a mata fechada, agora pode ser acessado por uma estrada vicinal de cerca de 1,5 km, facilitando o trajeto e o deslocamento dos turistas.

Para o prefeito Joãozinho Félix, apenas o começo de uma série de ações a serem executadas no local: “Queremos aproveitar a localização privilegiada entre a capital e o litoral, além dos diversos atrativos de Campo Maior para fazer da Serra de Santo Antonio um dos principais pontos turísticos do estado e, no futuro, viabilizar estrutura para a prática de esportes radicais, despertar entre os empresários o interesse em construir hotéis, restaurantes, churrascarias, áreas voltadas para o lazer em geral, etc.”, disse.

Ainda segundo o gestor, uma oportunidade para fomentar a economia local: “Tudo isso vai possibilitar um aumento na geração de emprego e renda, porque o turismo reflete diretamente sobre a economia local. Nós vamos transformar todas as potencialidades de Campo Maior em arrecadação, aumentando as receitas, atraindo investimentos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e o aumento da qualidade de vida dos moradores”, destacou.

Todas as intervenções da Prefeitura de Campo Maior no Parque Estadual da Serra de Santo Antonio são promovidas através de ação conjunta entre as secretarias de Turismo e Cultura, Obras e Meio Ambiente e Recursos Naturais nas pessoas dos secretários Devan Eugênio, Pedro Ibiapina e Marco Bona, respectivamente.

Da Redação
[email protected]

Hospital de Campo Maior realiza 1ª cirurgia de correção de joelho valgo

Foto: Ccom

O Hospital Regional de Campo Maior realizou nesse sábado (17) a primeira cirurgia de correção de joelho valgo. O paciente é um jovem de 15 anos, do sexo masculino. A intervenção médica é a primeira desta natureza realizada na rede estadual, fora de Teresina, e representa mais um avanço no planejamento de descentralização dos atendimentos de saúde pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp).

O diretor do Hilp, o médico ortopedista infantil. Vinícius Nascimento, foi o responsável pela realização da cirurgia. “Estamos em diálogo contínuo com as equipes de saúde de todos os municípios para mapear as demandas e conseguir atuar dentro das possibilidades de expansão dos atendimentos. Trabalhamos para descentralizar os serviços de saúde, em especial aqueles voltados para o público infantojuvenil que não são residentes da capital”, planeja Vinícius Nascimento.

O jovem campomaiorense foi submetido a uma osteotomia femoral, técnica cirúrgica que permite corrigir deformidades ósseas, congênitas ou adquiridas ao longo da vida. “É um grande passo na descentralização da saúde. “Seguiremos mapeando os pacientes para realizar os procedimentos de forma descentralizada e, assim, levar a saúde para perto de cada usuário do SUS, evitando grandes deslocamentos e dando mais efetividade a rede hospitalar” disse Vinicius.

O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma condição física em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. O desalinho é responsável por uma incapacidade funcional dos movimentos do paciente e piora na estabilidade, além de ser causa de dores intensas e constantes.

“Para indivíduos que possuem o joelho valgo, é muito importante tomar bastante cuidado na prática de exercícios, visto que existem exercícios que podem acentuar esta condição e causar severas lesões”, alerta Vinicius.

Da Redação
[email protected]

SAMDU vai ofertar consultas oftalmológicas gratuitas em Campo Maior; veja especialidades

Fotos: Ascom/Prefeitura de Campo Maior


A Prefeitura de Campo Maior e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do SAMDU (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência), disponibilizará consultas oftalmológicas a toda a população do município.

Os interessados poderão efetuar a marcação de consultas na Secretaria Municipal de Saúde mediante apresentação de um documento de identificação com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O atendimento para essa nova especialidade será nas sextas-feiras, no período da manhã. O médico responsável pela oferta do serviço é o Dr. Paulo Henrique. Além de consultas oftalmológicas, o usuário encontra no SAMDU a oferta de outras especialidades médicas, de forma totalmente gratuita.

“Ainda para esse ano, o SAMDU vai disponibilizar mutirões da catarata, para realização de exames e detecção de problemas na próstata para os homens e de mama para as mulheres. Além disso, o SAMDU vai e tornar um centro especializado de saúde da mulher com a oferta de diversos tipos de exames, diagnósticos e serviços voltados para o público feminino”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Confira abaixo as diversas especialidades médicas que podem ser encontradas no SAMDU

SEGUNDA-FEIRA

– MÉDICO ESF Dr. Maria Cristina (manhã/tarde)
– NUTRICIONISTA Dr. Geracinda ( manhã/tarde)

TERÇA-FEIRA

– CIRURGIÃO GERAL Dr Luis Eduardo ( Manhã)
– MÉDICO ESF Dr. Maria Cristina ( Manhã /tarde)
– ORTOPEDISTA Dr. Raphael ( tarde)

QUARTA-FEIRA

– MÉDICO ESF Dr. Maria Cristina ( Manhã)

QUINTA-FEIRA

-ORTOPEDISTA  Dr. Gustavo ( Manhã/tardes)
– GINECOLOGISTA  Dr. Lara ( Manhã/tarde)
– NUTRICIONISTA  Dr. Cláudia Nunes ( Manhã/tarde)

SEXTA-FEIRA

– CLÍNICO GERAL Dr. João Paulo (manhã / tarde)
– OFTALMOLOGISTA Dr. Paulo Henrique ( manhã)


Da Redação (com informações da Prefeitura de Campo Maior)
[email protected]

 

Suspeitos de matar policial penal são presos em Campo Maior

Foto: arquivopessoal/arlindodeloneto

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quarta-feira (14) dois suspeitos de participação na morte do Policial Penal Arlindo Lima de Oliveira Neto, que sofreu um tiro durante uma tentativa de assalto na cidade de Campo Maior, no final do mês de junho. Ele chegou a ficar internado por oito dias no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e morreu no último dia 5 de julho.

Os dois suspeitos já estavam sendo monitorados por policiais da delegacia regional de Campo Maior e pela diretoria de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Após o cumprimento dos mandados de prisão, eles foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional. 

"Eles confirmaram participação no crime, já foram ouvidos e encaminhados para o sistema prisional. Todos os questionamentos já foram sanados. Agora, a gente vai fechar alguns pequenos detalhes que ainda faltam para que o inquérito siga para a fase de relatório e seja encaminhado para a justiça", informou o chefe de investigação da delegacia regional de Campo Maior, Baker Martins. 

O crime

O policial penal Arlindo Lima de Oliveira Neto e o amigo Sebastião Alves foram baleados durante tentativa de assalto no bairro Parque Estrela, em Campo Maior, no dia 27 de junho, por volta das 23h30. As vítimas estavam na companhia de outros amigos em frente a uma casa quando foram surpreendidos pela dupla de assaltantes, que fugiu após efetuar os disparos. 

Arlindo ficou internado por cerca de uma semana no  Hospital de Urgência de Teresina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no último dia 05 de julho.


Natanael Souza
[email protected] 

Campo Maior lidera vacinação entre cidades mais populosas do Piauí

Foto: Divulgação Secretaria de Saúde de Campo Maior

Dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde registram que o município de Campo Maior tem 39,36% da população vacinada com a 1° dose da vacina contra a Covid-19. 18.434 pessoas receberam a primeira dose e 6.033 a segunda. A vacina de dose única foi aplicada em 343 pessoas, sendo 13,61% o percentual de pessoas com imunização completa.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 30.913 doses, das quais 24.810 foram aplicadas. O restante, equivalente a 6.103 doses, faz parte do estoque para aplicação de 2° dose ou de cadastros que faltam ser lançados no SI-PNI. 80,26%, portanto, é o percentual de aplicação das doses recebidas.

A cidade de Campo Maior segue na liderança do ranking de vacinação entre os 10 municípios mais populosos do estado, ou seja, aqueles que possuem a partir de 40 mil habitantes. A capital Teresina aparece logo em seguida com 38,7% e Floriano em 3° lugar com 37,62%. Na sequência aparecem Esperantina (37,5%), Piripiri (36,07%), União (33,81%), Picos (33,71%), Altos (31,72%), Parnaíba (29,18%) e Barras (28,83%).

Nesta quarta-feira, dia 14, gestantes e puérperas serão imunizadas com a primeira dose. Também haverá aplicação de 2° dose para aquelas pessoas cujo retorno foi marcado para esta quarta. As informações constam no cartão de vacinação. 

Com informações do Portal de Olho

Campo Maior promove recuperação de estradas na região dos Corredores

Atendendo a uma reinvindicação do vereador Neto dos Corredores, a Prefeitura Municipal de Campo Maior, por meio da Secretaria de Obras, está realizando um melhoramento das estradas vicinais na região dos Corredores, zona rural de Campo Maior.

Até o momento, já foram mais de 35 km de estradas recuperadas na região, proporcionando aos motoristas e moradores uma melhor trafegabilidade, facilitando o acesso e o deslocamento entre as comunidades vizinhas.

“Estamos muito satisfeitos em ter a nossa solicitação atendida pela gestão municipal, em nome do prefeito Joãozinho Félix, por ter disponibilizado as máquinas e o pessoal para realizar a recuperação das estradas. Sem dúvidas, a obra trará uma série de benefícios para os moradores”, destacou o vereador Neto dos Corredores.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior: profissionais da limpeza serão imunizados contra a Covid-19 nesta sexta

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais da limpeza pública. O Ministério da Saúde havia incluído os profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no grupo prioritário de vacinação contra a Covod-19.

A imunização deste público acontecerá nesta sexta-feira, dia 02 de julho, a partir das 15h na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior. Os trabalhadores deverão apresentar os documentos pessoais como identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física), além da caderneta de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um comprovante de residência.

A secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, destacou a importância da imunização deste grupo: “São profissionais que estão na linha de frente dos serviços essenciais e é fundamental incluir esses trabalhadores na vacinação porque mantêm contato com resíduos que podem ser infectantes e precisam da imunização”, destacou.

Além dos profissionais da limpeza pública, outros grupos deverão ser imunizados em breve. Já foram contemplados com a primeira dose em Campo Maior os bancários, trabalhadores dos Correios, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), das Loterias, os profissionais da Comunicação e os funcionários da Cerâmica São Raimundo, no grupo dos industriais.

Da Redação
[email protected]

Vacinação de grupos prioritários de Campo Maior inicia nesta terça

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Supervisão de Imunização, comunicou a continuação do plano de vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira, dia 29 de junho.

Na parte da manhã, haverá imunização através do sistema drive-thru para o público com comorbidades a partir de 18 anos de idade, de 8h às 11h30, no Complexo Valdir Fortes. Como já divulgado em outros momentos, é necessária a apresentação de um laudo médico comprovando a comorbidade.

Já durante a tarde terá início a imunização dos públicos essenciais decididos após aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde de Campo Maior, conforme a Resolução CIB-PI, N° 126/2021.

Das 13h às 15h receberão a primeira dose trabalhadores das Lotéricas, dos Correios, da Comunicação, da Cerâmica São Raimundo e do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). Das 15h às 17h, serão imunizados os bancários. A vacinação de todos esses públicos acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde.

Para a vacinação, são necessários os seguintes documentos CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG (Registro Geral), caderneta de vacinação e um comprovante de residência.

A ordem de vacinação segue de acordo com os recebimentos das solicitações por meio do ofício direcionado à Secretaria Municipal de Saúde e conforme a disponibilidade dos imunizantes.

Da Redação
[email protected]

Policial penal é baleado em assalto a residência em Campo Maior

Policial penal identificado como Arlindo Lima de Oliveira e um amigo Sebastião Alves de Sousa Neto foram baleados durante uma tentativa de assalto no bairro Parque Estrela, em Campo Maior (a 80 km de Teresina), na noite deste domingo(27), por volta das 23h30. Os dois suspeitos do crime fugiram a pé do local. 

De acordo com o comandante do 15º BPM, major Etevaldo Alves, a dupla abordou um grupo de amigos que faziam uma comemoração na frente de uma casa e ao anunciare, o assalto teriam percebido a arma na cintura de Arlindo. 

“Eles atiraram contra Arlindo e ainda acertaram Sebastião no braço. Abandonaram a moto que estavam e fugiram a pé, depois abordaram um motoboy e levaram a moto dele, mas deixaram a arma cair no local”, informou o comandante do batalhão. 

Os policiais militares fizeram rondas pela cidade e prenderam um homem que estaria tentando arrombar uma pizzaria na saída da cidade para Altos. 

“Ele não soube dizer o que estava fazendo. Disse que estava esperando uns amigos, então foi conduzido para delegacia. A arma com cinco munições deflagradas também foi levada e a moto que eles abandonaram na hora do crime. A Polícia Civil também solicitou imagens de circuito interno de residências próximas ao local do crime e nós continuamos em diligências”, destacou major Etevaldo Alves. 

As duas vítimas estão fora de perigo. “O amigo do policial penal foi liberado ainda do hospital de Campo Maior e o policial foi encaminhado para Teresina, mas está fora de perigo”, declarou. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Produtores celebram investimentos realizados pela SDR em Campo Maior

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Humberto Filho e o engenheiro agrônomo, Dr. Gildean Portela, visitaram alguns produtores rurais que estão colhendo os frutos de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Campo Maior, logo no início da gestão.

Investimentos estes que contribuíram para o desenvolvimento de diversos setores como a piscicultura. No início do ano, cerca de 200 mil alevinos foram distribuídos e passados 6 meses, os produtores já começam a perceber os resultados, com espécies prontas para serem comercializadas e inseridas na alimentação de famílias.

De acordo com o secretário Humberto Filho, todas essas conquistas só foram possibilitadas pela sensibilidade do prefeito Joãozinho Félix (MDB) com as comunidades do município: “Graças ao interesse do nosso prefeito em apostar na zona rural e aproveitar todas as suas potencialidades é que podemos comemorar essa vitória, com uma alternativa para as famílias ganharem uma renda extra”, destacou.

João Bandeira
com informações Ascom

Posts anteriores