Cidadeverde.com

MOVE promove o VI Encontro de Líderes em Campo Maior

Nesta quinta-feira (22), acontece o VI Encontro de Líderes do Movimento Empreender Piauí (MOVE), que tem como objetivo promover o debate sobre o empreendedorismo piauiense. O evento contará com a palestra do empresário João Vicente Claudino, com o tema “Oportunidades perdidas: política governamental para o desenvolvimento do Piauí”. O encontro acontece às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Campo Maior, localizado na Praça Bona Primo, no centro de Campo Maior.

João Vicente Claudino é um economista com forte atuação como empresário e político piauiense, e já foi Senador do Estado por oito anos. Seu trabalho foi marcado pela defesa do desenvolvimento sustentável no Estado e pela qualidade de vida da população piauiense.

O presidente do MOVE, Arthur Feitosa, comenta que o evento é uma ótima oportunidade para dialogar sobre os desafios das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo no Piauí. “São espaços como estes que permitem contribuir com a troca de experiência com um político e empreendedor gabaritado. É uma oportunidade única para quem tem interesse sobre o tema”, convida o dirigente.

O evento é totalmente gratuito e destinado aos empreendedores, políticos e público em geral do município de Campo Maior. Para mais informações os participantes devem acessar o Instagram @movepiaui.

Da Redação

Profissionais realizam mais de mil cirurgias da catarata em Campo Maior

Chegou ao fim o mutirão da catarata, realizado pela Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde. Em uma semana de atendimentos, 63 profissionais realizaram um total de 1080 procedimentos cirúrgicos. As cirurgias aconteceram no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, de 12 a 17 de setembro.

A secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal Félix destacou que o mutirão foi um verdadeiro sucesso e reforçou o compromisso assumido pela gestão em colaborar com melhorias na saúde pública.

Chegamos ao fim do maior mutirão da catarata já realizado em Campo Maior. Graças ao empenho da equipe e da estrutura de que o Centro de Especialidades dispõe, pudemos entregar um serviço de altíssima qualidade, seguindo rígidos protocolos de segurança, visando devolver a visão e mais qualidade de vida a todas essas pessoas.

Para o prefeito Joãozinho Félix, ações deste tipo são importantes porque democratizam o acesso da população a serviços de saúde, principalmente as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ele também reiterou a parceria com o senador Elmano Férrer pelas inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento de Campo Maior.

Sabemos que uma cirurgia como esta custa muito caro e a maioria das pessoas não têm condições financeiras de arcar com todas as despesas. Nossos sinceros agradecimentos ao senador Elmano Férrer que destinou os recursos necessários para a realização deste mutirão e por ter sido um aliado e um defensor do nosso projeto de reconstruir Campo Maior.

Da Redação

Prefeito e secretária de Saúde acompanham cirurgias do mutirão da catarata

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) e a secretária de Saúde (Progressistas), Dorilene Félix visitaram o Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, onde acontece o mutirão da catarata de Campo Maior. Somente nesta terça-feira (13), 156 procedimentos cirúrgicos foram realizados. O mutirão segue até o dia 18 de setembro e deverá beneficiar mais de mil campomaiorenses.

Joãozinho destacou que o mutirão é uma grande oportunidade para os campomaiorenses, principalmente para as pessoas mais humildes que não teriam condições de arcar com todas as despesas necessárias:

Estamos dando o pontapé inicial nessa grande ação que vai contemplar mais de mil campomaiorenses, principalmente aquelas pessoas de menor poder aquisitivo que não reúnem condições financeiras suficientes para arcar com esse tipo de cirurgia, que pode chegar até R$ 10 mil, a depender da complexidade do caso. O meu sentimento é de gratidão por poder trabalhar em prol da saúde pública de Campo Maior.

Já a secretária de Saúde, Dorilene Félix reforçou o agradecimento ao senador Elmano Férrer, que destinou a emenda para a realização do mutirão, e elogiou o compromisso e a dedicação de toda a equipe envolvida nas atividades e serviços:

Tudo isso só está sendo possível graças ao compromisso assumido pela gestão do prefeito Joãozinho Félix e do senador Elmano Férrer que destinou a emenda para realizarmos o mutirão. Temos uma equipe muito competente composta por pessoas que amam o que fazem e que têm o prazer de cuidar de gente. Todos os procedimentos seguem rígidos protocolos de segurança e, ao final desse mutirão, mais de mil pessoas poderão enxergar com muito mais qualidade.

Da Redação

Mutirão da catarata de Campo Maior tem início com 156 cirurgias

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira (13), as cirurgias do mutirão da catarata que acontece no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva. Ao todo, 1.080 pessoas serão beneficiadas.

O mutirão segue até o dia 18 de setembro. Até o momento, mas de 1200 cadastros foram realizados, dos quais 860 são de pacientes que precisam se submeter ao procedimento cirúrgico. Somente neste primeiro dia, houve 156 cirurgias.

Os pacientes passam por uma triagem e posteriormente são encaminhados para a realização da cirurgia. O paciente, ao chegar, é paramentado e em seguida é feita a verificação de alguns pontos como sinais vitais, glicemia e desinfecção do olho, para a realização do procedimento – destacou Bruno Leonardo, enfermeiro e um dos coordenadores da equipe.

A diretora do Centro de Especialidades, Kaline Ibiapina destacou que o mutirão conta com o trabalho de profissionais, tanto do Município quanto do H. Visão Hospital de Olhos, que venceu o certamente para a contratação dos serviços:

O mutirão está sendo executado através de uma ação conjunta que envolve colaboradores do hospital que venceu a licitação e de profissionais da própria Secretaria Municipal de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, serviços gerais e voluntários, das mais diversas áreas.

Da Redação

Casal é preso suspeito de comandar boca de fumo em Campo Maior

Foto: Divulgação / PC-PI

Um casal foi preso na tarde desta quinta-feira (08/09) suspeito de comandar uma boca de fumo na cidade de Campo Maior, distante 84 km de Teresina. A prisão em flagrante dos dois aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de uma mulher conhecida como Lane, de 37 anos. 

No local, agentes da Polícia Civil do Piauí encontraram 5 porções de crack, 4 porções de maconha, 2 porções de cocaína, 25 trouxinhas de crack, R$ 153 em espécie, uma tv 32 polegadas sem documentação e um celular da marca Samsung. Além de Lane, um homem de 29 anos conhecido como Barrão também foi preso. 

A vizinha de Lane estava na residência no momento do cumprimento do mandado de busca e apreensão e afirmou aos policiais que executaram a ordem judicial que Lane é conhecida por vender drogas na região. 

“Todos na rua sabem que Lane vende drogas. Estava na casa dela secando o cabelo quando o Barrão saiu para o quintal, onde cavou um buraco. Enquanto estive lá, cinco pessoas compraram drogas. Já levavam o dinheiro trocado”, relatou a vizinha da suspeita de tráfico de drogas. 

O delegado Filipe Bonavides Eloy, da Polícia Civil de Campo Maior, afirmou que durante o cumprimento do mandado a equipe encontrou a droga escondida no quintal da casa na tubulação do esgoto e uma certa quantidade de crack nas veste de Lane. 

Barrão estava em liberdade condicional e havia deixado o sistema penitenciário há menos de um mês. Segundo o delegado, ele conheceu o marido de Lane na cadeia e quando saiu auxiliava a mulher na venda das drogas, cavando um buraco para esconder os entorpecentes. 

Nataniel Lima
[email protected] 

Saúde de Campo Maior faz abertura da campanha Setembro Amarelo

A prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta segunda (5), a abertura da campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de trabalhar ações de prevenção ao suicídio. O lançamento ocorreu na praça da prefeitura no centro da cidade.

Participaram do momento a secretária de saúde Dorilene Vidal, o prefeito Joãozinho Félix, alguns servidores da SMS e a secretária de Educação, Maria José Félix.

É muito importante que todos nós profissionais da saúde e todas as entidades envolvidas, possamos trabalhar juntos, não podemos deixar esse momento passar em branco. Devemos sempre estar ajudando o próximo. A cada dia os casos aumentam cada vez mais, com a pandemia os números cresceram muito, então devemos estar engajados nessa campanha, com amor e carinho ao próximo – destacou a secretária de Saúde Dorilene Vidal.

Durante todo o mês ações como palestras serão realizas em vários locais e também em escolas do município, trazendo a discussão entorno do tema.

O prefeito Joãozinho Félix, lembrou que é dever de todos, se empenhar para tentar ajudar as pessoas que passam por dificuldades.

A gente tem que dá a mão para essas pessoas, ajudar com uma palavra, um ombro amigo. Hoje é o início dessa campanha tão importante do setembro amarelo, temos que nos dedicar para detectar essas pessoas que estão passando por um momento difícil, para conseguirmos cada vez mais salvar vidas – disse o gestor.

Da Redação

Populares flagram carro com símbolo nazista em Campo Maior

Foto: Imagem enviada pelo WhatsApp

Um carro adesivado com uma suástica nazista foi flagrado transitando no cruzamento das avenidas Alberto Bona e Demeval Lobão, em Campo Maior, na manhã desta quarta-feira (31).

A imagem foi registrada por populares e publicada em redes sociais. Funcionários de uma farmácia próxima ao local disseram ao Cidadeverde.com não terem visto o momento em que o veículo foi fotografado.

Após o flagra, a foto rapidamente começou a ser compartilhada nas redes sociais. Mesmo sem maiores informações, a Delegacia Regional de Campo Maior informou ao Cidadeverde.com  que irá apurar o caso. 

Caso semelhante

No último mês de fevereiro um jovem foi filmado usando uma camisa estampando um símbolo do exército nazista nazista, fazendo saudações e gritando o nome de Adolf Hitler em um bar na zona Sul de Teresina.

Nas imagens, o jovem é questionado por outros clientes do estabelecimento o motivo de estar usando uma camisa que faz apologia ao nazismo. Ele se justifica afirmando ser colecionador da Segunda Guerra Mundial. 

Após denúncia do Ministério Público do Piauí, a Delegacia de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias abriu inquérito para investigar o caso e chegou a intimar o dono do bar para colher esclarecimentos.

Apologia ao nazismo 

Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo é considerado crime pela Lei  nº 7.716/1989 e pode gerar reclusão de dois a cinco anos e multa. 

Breno Moreno
[email protected]

Polícia prende homem suspeito de roubo e mulher por tráfico de drogas em Campo Maior

Foto: Divulgação / PC-PI

A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta terça-feira (30/08), duas pessoas na cidade de Campo Maior, distante 80 km de Teresina. Um homem foi preso durante o cumprimento de mandado de prisão pelo crime de roubo e uma mulher presa em flagrante durante mandado de busca e apreensão pelo crime de tráfico de drogas. 

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Campo Maior e cumpridos por policiais da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade.

A mulher presa em flagrante já foi presa anteriormente pelo crime de tráfico de drogas. E voltou a ser presa após os policiais encontrarem em sua residência invólucros de crack e maconha acondicionados para venda, além de balança, papel filme e outros itens utilizados no tráfico de drogas. 

As drogas foram encontradas na mesa e no armário da cozinha da mulher. 

Os dois presos foram levados para a delegacia de Campo Maior, onde aguardam o trâmite legal da Justiça. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Batalha do Jenipapo é destaque em reportagem da Independência

Foto: arquivo cidade verde

O Programa  Fantástico, exibiu reportagem sobre a importância da Batalha do Jenipapo, para a consolidação da independência do Brasil, na noite deste domingo, dia 28 de agosto.

A série “1822 – Uma Conquista dos Brasileiros” revela que a separação de Portugal foi um processo que durou vários anos – uma articulação entre os mais poderosos e também o resultado do esforço de brasileiros e brasileiras que se envolveram em revoltas e em batalhas, como a que aconteceu em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823.

Segundo a produção do programa de tv, foram anos de pesquisa, 4 meses de gravação em diferentes lugares do país e mais de 20 especialistas entrevistados para trazer um novo olhar sobre o processo de independência do Brasil.

Da Redação

Joãozinho Félix vai à Caixa requisitar a construção de casas populares

O prefeito Joãozinho Félix usou as redes sociais, nesta quarta-feira (24 de agosto), para comunicar que esteve, ao lado da secretária de Habitação, Isnara Alves, e do construtor, Geraldo Andrade, na Superintendência Estadual da Caixa Econômica Federal, em Teresina, para tratar dos trâmites que irão contemplar o município de Campo Maior com casas populares.

Esta foi uma das nossas promessas de campanha e iremos cumprir. As primeiras residências, nesta primeira etapa, serão destinadas aquelas pessoas mais humildes, que recebem até um salário mínimo, onde o município irá entrar com a contrapartida do valor do terreno e serão viabilizados recursos federais para a construção dessas casas, disse o prefeito.

Queremos desenvolver o setor de habitação em Campo Maior. Sabemos que a casa própria é o sonho de muitos campomaiorenses e, graças ao empenho e o compromisso assumidos pelo prefeito Joãozinho Félix ainda durante a campanha, centenas de famílias terão esse sonho realizado em breve, destacou a secretária Isnara Alves.

Da Redação

Posts anteriores