Cidadeverde.com

Escolas de Campo maior realizam ações em alusão ao dia do Meio Ambiente

O dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na data de  05 de junho após decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo em 1972, é uma das mais importantes festividades voltadas a temática da preservação e recuperação do meio ambiente, bem como um dia dedicado à reflexão dos impactos negativos causados pela ação do homem nos meios naturais.

Sabendo disso, as escolas municipais e estudais participaram na manhã desta segunda-feira de ações voltadas a recuperação dos meios naturais em Campo Maior, a exemplo do Açude Grande, com a coleta de lixo que diariamente é despejada no local, recuperação de praças e locais de convivência e da distribuição de mudas de plantas de espécies nativas da região.

Durante as festividades  houve ainda uma caminhada na avenida Demerval Lobão com alunos das Escolas Vida Verde, Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Mariema Paz, Briolanja Oliveira, com o acompanhamento de funcionários do SENAC no objetivo de fazer a conscientização de empresários e populares que se encontravam no centro comercial da cidade.

Fonte: campomaioremfoco

Advogado é preso ao ostentar arma de fogo em festejos no Piauí

Foto: Divulgação: PM-PI

O advogado de iniciais M.T.C.B, 24 anos, foi preso durante os festejos de Santo Antônio, na cidade de Campo Maior, a 78 km de Teresina. A Polícia Militar informou que, no momento da abordagem, o suspeito ostentava uma pistola 380 no meio da multidão. 

"Populares acionaram os policiais militares que faziam a segurança do local e que prontamente deram voz de prisão ao advogado, fazendo a sua condução até à delegacia de Campo Maior, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo", informou o major Etevaldo Alves, comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar.

A prisão ocorreu na madrugada deste sábado (02). A PM informou ainda que o advogado apresentava sinais de embriaguez.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Procissão de Santo Antonio leva milhares de pessoas às ruas de Campo Maior

Teve início nesta quinta-feira dia 31 de maio em Campo Maior, a abertura dos Festejos de Santo Antônio, padroeiro do município. O prefeito Professor Ribinha, acompanhado da primeira-dama e secretária Nilzana Gomes e outras autoridades como a vice-prefeita Dra.Liege, acompanharam o percurso completo da procissão. 

Milhares de pessoas também acompanharam a imagem,  com a procissão, que saiu do Potronato, por volta das 17h40, até a Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo.

Este ano, o cortejo com a imagem foi acompanhado pelo Bispo Dom Francisco, que assumiu a direção da igreja no ano passado, e pela primeira vez está à frente da festa religiosa.

Pessoas de várias cidades vizinhas a Campo Maior participaram da procissão, como também campomaiorenses que residem em outros Estados e aproveitam este período para voltar a cidade, rever amigos e familiares e participar da festa, que começa todo ano em 31 de maio e vai até 13 de junho.

Serão 13 noites de novenas e concentração de pessoas na Praça, saboreado comidas e bebidas típicas. O festejo de Santo Antônio em Campo Maior esta entre os maiores do Nordeste pela concentração de pessoas.

Fonte: portaldecampomaior

Igreja realiza preparativos finais dos Festejos de Campo Maior

Membros da Paróquia de Santo Antônio, sede da diocese de Campo Maior, iniciaram na tarde desta terça-feira (29/05) os preparativos finais para o recebimento dos fiéis para a trezena de Santo Antônio, que acontecerá entre os dias 31/05 a 13/06 no município de Campo Maior.

A limpeza, que foi realizada com a ajuda dos membros da paróquia, é mais um dos preparativos para as festividades que se aproximam, assim como o translado da imagem e do mastro de Santo Antônio do Centro Diocesano de Campo Maior, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (31/05), onde foi benzido pelo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco, e foi recebido pelos fiéis, que aguardavam ansiosos.

O mastro e a imagem seguiram em procissão pela Avenida Santo Antônio onde foi recebido e reverenciado por fiés que aguardavam a passagem do santo para que tivessem a oportunidade de tocá-lo. O tranlado foi finalizado com a chegada dos símbolos sagrados no Patronato Nossa Senhora de Lourdes onde ficarão até a abertura do evento.

Amanhã (31/05) acontecerá a abertura oficial dos festejos de Santo Antônio, com a tradicional procissão, a imagem e o mastro sairão do Patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio.

Fonte: campomaioremfoco

Jovem é assassinado com golpes de faca em bairro de Campo Maior

Janiel Amorim do Vale

Um homem de aproximadamente 24 anos de idade, identificado como Janiel Amorim do Vale, foi brutalmente assassinado na noite desta segunda-feira (28/05) com dois golpes de faca na altura do peito no bairro de Flores em Campo Maior.

José Augustinho de Sousa Oliveira

Segundo informações, Janiel, que é popularmente conhecido por “preá”, estava sentado conversando com alguns colegas em uma das lojas que ficam em frente à avenida principal do bairro, quando um homem  identificado como José Augustinho de Sousa Oliveira, de 48 anos, mais conhecido como Manchinha o abordou e desferiu os golpes mortais.

Ferido e assustado, Janiel se arrastou até um estabelecimento há alguns metros de onde foi esfaqueado, onde perdeu as forças e desmaiou no local, cobrindo o chão de sangue por onde passava.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e encaminhou Janiel até o hospital regional de Campo Maior, onde o jovem já chegou sem vida.

A polícia segue em investigação para  prender o acusado do assassinato.

Fonte: campomaioremfoco e portaldecampomaior

Programação Cultural do Festejo de Santo Antônio terá 20 atrações

A Prefeitura de Campo Maior divulga nas próximas horas a relação das bandas que serão as atrações do Espaço Cultural Dom Abel, animando o Festejo de Santo Antônio 2018. Serão pelo menos 20 atrações, sendo 12 locais e oito de projeção regional e nacional.

As atrações se apresentarão no Espaço Cultural, após as novenas de Santo Antônio. A programação, que já começa no dia 31 de maio com show de uma banda de forró de projeção nacional, será divulgada nas próximas horas pela Gerência de Eventos da Prefeitura de Campo Maior.

Esse ano a Prefeitura de Campo Maior conta novamente com a parceria do Governo do Estado para realizar a programação social e cultural do Festejo de Santo Antônio. "Tivemos a articulação do Aluísio Martins e do Paulo Martins para gente ter uma parceria do Governo do Estado", frisa prefeito Ribinha. 

Além de shows no Espaço Cultural, já estão confirmadas as realização de vaquejada, motocross, etapa de jet-ski no Açude Grande, Festa do Carroceiro e show religioso com o grupo ‘Cantores de Deus’.        

  Fonte: Ascom

Mulher esfaqueia outra em briga e vítima foge do hospital sem atendimento


Foto: Portal de Campo Maior 

Uma confusão iniciada dentro de uma casa de prostituição terminou com uma mulher esfaqueada no Mercado Municipal de Campo Maior. De acordo com o major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, a briga envolveu duas mulheres e uma teria esfaqueada a outra. O caso ocorreu ontem por volta das 19 horas desta segunda (21). 

“A PM foi informada dessa confusão entre duas mulheres no ‘prostíbulo’, uma dessas mulheres saiu correndo do local foi até esse centro comercial, que é bem perto, e lá teria sido ferida pela outra com uma faca de cozinha. A PM chegou ao local e encontrou as duas mulheres, uma foi levada para o hospital e a outra para a delegacia regional. O golpe foi na barriga, mas parece que não foi muito grave. Ela teria feito apenas a ficha de atendimento e saído do hospital, acredito que ela tenha retornado para o atendimento”, esclareceu o comandante. 

Populares relataram aos policiais que a briga estaria relacionada a um homem, acrescentou o major. 

O delegado regional Andrei Alvarenga informou ao Cidadeverde.com que o caso está sendo investigado e as informações estão sendo averiguadas.

Alvarenga confirmou que a vítima, identificada como Sandra Maria dos Santos Cruz, fugiu do hospital e a suspeita de esfaqueá-la, Luciana Ferreira Peres, permanece na delegacia, mas encontra-se embriagada e, no momento, não sabe informar o que de fato ocorreu. 

“Chegaram com essa mulher (Luciana) aqui e disseram que ela esfaqueou a outra, mas ainda não temos testemunhas nem a faca (usada no crime). A vítima fugiu do hospital e agora estamos dela e da família”, disse o delegado,  acrescentando que todas as possíveis motivações para o esfaqueamento está sendo verificado: desde a briga por um homem até uma possível dívida em dinheiro. 
 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Disputa por homem termina com mulher esfaqueada em Campo Maior

A desempregada Sandra dos Santos Cruz, de 32 anos, foi atingida por um golpe de faca na barriga aplicada por outra mulher identificada como Luciana Ferreira Peres, de 36 anos, que foi presa por homens da Força Tática. As duas bebiam juntas quando começaram uma disputa por causa de um mesmo homem.

O crime aconteceu por vota das 18 horas, dessa segunda-feira, 21, em um bar nas proximidades do Mercado Público de Campo Maior. As duas mulheres começaram a discutir, sendo que Luciana se armou com uma faca e aplicou o golpe na rival e fugiu.

A Força Tática foi acionada e minutos depois de iniciar as diligências, conseguiu efetuar a prisão de Luciana, que foi levada a Delegacia de Polícia.

Já Sandra foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Campo Maior, mas com medo de também ser presa, fugiu do hospital sem receber cuidados médicos. A mulher voltou ao HRCM minutos depois levada pela ambulância, após o seu estado de saúde se agravar.

Fonte: portaldecampomaior

Aluna da Zona rural de Campo Maior representará o Piauí em Conferência Nacional

A campomaiorense Maria Aparecida, aluna do 9º ano da Escola Municipal de Linoca Gayoso Castelo Branco, foi selecionada para integrar a delegação que representará o Piauí na V Conferencia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.  A delegação é formada por 14 alunos piauienses e participa da Conferencia Nacional, em Brasília, de 15 a 19 de junho.

Maria Aparecida venceu a etapa municipal com o projeto “Água Limpa na Água Fria”. Logo depois, conquistou a seleção regional e disputou a Conferencia Estadual na última quinta-feira (10/05). Cerca de 600 escolas públicas disputaram a seleção. E, na final, 50 alunos concorreram a uma vaga na delegação.

O professor de geografia Sebastião Alves, orientador de Maria Aparecia, não esconde a felicidade pela conquista da aluna. “É uma grande conquista e nos deixa muito feliz em ver um projeto da comunidade Água Fria ganhar uma grande repercussão. A Maria Aparecida está muito feliz. Nosso estado estará bem representado”, comemora.

O projeto “Água Limpa na Água Fria” apresenta ações para evitar a contaminação do lençol freático da comunidade Água Fria, na zona rural de Campo Maior. Entre as ações está o isolamento de poços inativos na localidade. O projeto é desenvolvido por Maria Aparecida, a aluna suplente Maria Clara e com orientação do professor Sebastião.

A secretária municipal de Educação, Conceição Lima, comenta que essa conquista mostra que o investimento na iniciação científica nas séries iniciais têm resultados. “Uma das nossas apostas é na iniciação científica, porque a ciência é a grande saída para os problemas modernos da sociedade. Em pouco tempo já temos várias premiações com projetos científicos. Inclusive, um de nossos alunos vai representar o Brasil no Chile”, pontua.

Fonte: portaldecampomaior

Prefeitura reúne equipe organizadora dos Festejos de Campo Maior

O prefeito municipal de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, reuniu nesta terça-feira (08/05) a equipe que será responsável por organizar e promover um dos maiores eventos religiosos de todo o Brasil: os festejos do glorioso Santo Antônio.

Ao lado do secretário de governo, Carlos Torres, da secretária de assistência social, Nilzana Gomes e do gerente de eventos, Ulisses Raulino, o prefeito discutiu as possíveis atrações que farão parte da agenda cultural das festividades que vão de 31 de maio a 13 de junho, oficialmente.

Enquanto é finalizada a agenda cultural, as tradicionais barracas de palha já estão sendo montadas ao redor das igrejas Matriz e Rosário, estimando a presença de mais de 100 barraqueiros que movimentarão a economia local durante todos os dias de festividades.

Fonte: campomaioremfoco

Posts anteriores