Cidadeverde.com

Mais de 100 idosos participam de atividades no Centro do Idoso em Campo Maior

Descontração, ensaios, cursos artesanais, atividades físicas e muita diversão. Assim são os dias dos idosos assistidos pela Prefeitura de Campo Maior por meio do Centro Sociocultural da Terceira Idade José Bona, em Campo Maior.

O local foi reformado e ampliado, recebendo várias melhorias. A obra foi construída com recursos próprios do tesouro municipal e entregue a população no dia 20 de dezembro de 2018. Atualmente o Centro possui 120 idosos regularmente cadastrados e assíduos. As atividades acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto quando tem festa dançante,  que vai até às 17hs.

A Coordenadora do Centro do Idoso, Jucileide Câmara explica que o novo cronograma de atividades inclui aula de zumba com a profissional Raissa Medeiros, atividades física com a educadora, Eli Cantuário, dinâmicas, brincadeiras em grupo, forró e traz um diferencial dos anos anteriores, que é a formação de um coral, com ensaios toda terça-feira com o músico Julião Fênix.

As atividades, a socialização e interação são importante para espantar males como a depressão. Para isso, momentos de diversão são remédios sem contraindicação”, disse a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

Nos últimos meses os idosos participaram de aulas de hidroginástica com acompanhamento profissional em parceria com uma empresa privada. A ideia de cultivar hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas refletiu no melhor condicionamento cardiovascular, na circulação sanguínea e na flexibilidade de idosos como o seu Pedro, de
72 anos, que relatou  tais benefícios.  “Estou me sentido muito bem, antes eu não podia me movimentar direito, agora posso até dançar”, disse.

A experiência foi tão proveitosa que o prefeito Professor Ribinha anunciou a implantação de uma academia aberta e a construção de uma piscina de hidroginástica para os idosos, durante a inauguração do Centro. Ele disse que a ideia é tornar o local um centro de referência na região.

PMCM - CCOM

Reforma da ponte da Comunidade República continua em ritmo acelerado

A Prefeitura de Campo Maior mantém em ritmo acelerado a reforma da ponte de madeira que passa sobre o Rio Surubim na Comunidade República. O prefeito Professor Ribinha visitou o local na manhã desta quarta (09/01).

A ponte possui pelo menos 50 metros de extensão e além de permitir o acesso da Comunidade República às comunidades Coelho, Barra das Pombas, São José, Santa Rosa, Mandubé, Croatá na região da Água Branca, próximo a BR-343, também interliga os municípios Campo Maior e Altos.

Durante a visita ao local, o Prefeito Ribinha disse que está utilizando recursos do município para executar os serviços e ressaltou a importância da obra na rede social. “Estou imensamente realizado com a conclusão da reconstrução da Ponte da República, que brevemente iremos inaugurar para tirar do isolamento centenas de famílias que fazem a travessia do Rio Surubim pelos 50 metros da Ponte da República agora recuperados”, disse o prefeito em sua página no facebook.

Outra mudança que a gente vê, é na comunidade São Pedro, onde a Prefeitura construiu uma ponte de concreto na travessia do Riacho Pintadas com 11 metros de extensão, beneficiando as comunidades Santa Maria, Porão, Fazendinha, Passagem da Negra, Santa Neide, Cajueiro, Nova Olinda, Santa Fé, São Francisco, Fazenda Batalha, Ilha Grande permitindo também o acesso a PI-115 que liga Campo Maior ao município de Castelo do Piauí facilitando o escoamento da produção e melhorando significativamente o tráfego de quem precisar utilizar a vicinal.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Campo Maior convoca agricultores inscritos no Garantia Safra

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, convoca todos os agricultores do município inscritos no Programa Garantia Safra 2018/2019  para receberem seus respectivos boletos para pagamento e adesão junto ao programa.  A entrega acontecerá nesta sexta-feira (11/01), no Teatro dos Estudantes a partir das 07 horas.  O agricultor que interessar receber antes da data mencionada deve se deslocar até a Secretaria de Desenvolvimento Rural no horário de 8 às 12 horas.

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Quem tem direito ao garantia safra?

Em regra, os requisitos para garantia safra são:

Ser agricultor familiar

Receber renda de até um salário mínimo e meio, com área de no máximo 5 hectares de tamanho.

Ter perdido ao menos metade da produção de alimentos como arroz, feijão, milho, mandioca e algodão.

Fonte: Ascom

Prefeito Ribinha disse que irá acelerar ritmo de obras em 2019

Começando a segunda metade do seu governo, o prefeito de Campo Maior Professor Ribinha disse, durante entrevista à rádio local, que no ano de 2019 o ritmo de obras vai acelerar, sendo priorizada a área de infraestrutura, sobretudo na parte de pavimentação e drenagem de ruas da cidade. 

“Vamos priorizar calçamentos”, adiantou o prefeito, revelando que está utilizando  recursos próprios para executar o planejamento feito ainda no ano passado para pavimentar alguns pontos da cidade.

O prefeito Professor Ribinha lembra que já utilizou recursos próprios, (na ordem de R$ 1 milhão), para calçar ruas no Bairro São João, Paulo VI, Alto do Meio, São João e Parque Zurique e ainda concluiu outras obras como o Complexo Sociocultural da Melhor Idade. “Esse ano temos prioridade em calçar outros pontos mais necessitados”, destaca o prefeito.

Ribinha informa que vai continuar obras iniciadas ainda no ano passado como a passagem molhada na comunidade Cajazeiras, a ponte da República, a estrada que liga o assentamento Tangará à PI-115 e a que liga a comunidade Passagem da ‘Nega’ à PI-115.

Na zona Urbana, a Prefeitura de Campo Maior, através do SAAE, está investindo mais de R$ 500 mil na drenagem do Bairro Cariri e na urbanização do Açude. “Não vamos parar, pelo contrário vamos é acelerar o ritmo das que já estão em execução e iniciar outras obras que serão prioridades em 2019”, completa o prefeito.

O gestor campomaiorense finaliza anunciando que planeja, até o final de sua gestão, construir um calçadão na Rua Senador José Eusébio, que divide o Mercado da Carne com o Mercado de Frutas de Campo Maior.

Fonte: portaldecampomaior

Homem é preso em Campo Maior após invadir casa e levar vários objetos

Em ação integrada das policias civil e militares de Campo Maior, foi preso em flagrante neste domingo (16/12) um homem identificado por Cleidinaldo Memória, vulgo Tripa, suspeito de furto qualificado em uma Residência situada no Parque Zurich, em frente ao novo Fórum da cidade de Campo Maior. O homem foi preso nas proximidades do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, quando tentava se evandir do local com os produtos furtados.

Segundo a polícia, foram encontrados em poder do suspeito uma TV de 32 polegadas, um notebook, dois celulares, vários outros objetos e algumas ferramentas utilizadas para a prática do crime.

A residência se encontrava sem nenhum dos moradores no momento do crime.

"Tripa" já responde a alguns processos e já foi condenado por furto. 

Fonte: campomaioremfoco

Campo Maior combate a violência doméstica e homens abraçam a causa

Na terça-feira (27/11), a Coordenadora de Políticas para Mulheres, Luzia Pereira apresentou o movimento aos vereadores e ganhou o apoio dos parlamentares. Na manhã de quarta-feira (28), realizou a primeira ação; uma roda de diálogo com o tema Violência Doméstica, com as mulheres que cumprem pena na Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa. Durante a tarde, foi a vez das famílias assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que se reuniram para uma palestra com a Coordenadora da “Casa Abrigo Mulheres Vivas”, em Teresina, Ana Cleyde Nascimento que abordou o tema Violência contra as Mulheres e sua consequência para a infância.

A Secretaria também realizou palestras com público masculino, em empresas privadas, como a Cerâmica Campo Maior onde discutiu o papel do homem no combate a violência contra as mulheres, a atividade foi realizada no dia 04 de dezembro; no mesmo dia a Coordenação reuniu pessoas com deficiência auditiva, visual, física e outras limitações no  auditório do CIAC- Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão para debater sobre a “Sexualidade: do preconceito a possibilidade”.

As atividades continuaram no dia 06 de dezembro fortalecendo a campanha “Laço Branco”- com panfletagem e distribuição de laços brancos para condutores de veículos. A ação fez alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres e foi realizada no posto da PRF- Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia em diversos segmentos; da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Endemias. Além disso, houve  apresentação de peça teatral sobre a Lei Maria da Penha – encenada por adolescentes do NUCA-Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, no colégio CETI Cândido Borges.

O assunto também foi discutido por Grupo de Empresa de Segurança, no auditório da UESPI- Campus Heróis do Jenipapo, nesta sexta-feira (07). Ainda dentro da programação, uma partida de futebol society entre homens e mulheres foi realizada nesse sábado (08).  As atividades encerram na terça-feira (11/12) com sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

Fonte: CCOM 

Prefeitura de Campo Maior adquire veículo para a Educação

A Prefeitura de Campo Maior adquiriu uma pick-up L200 Triton para a Secretaria Municipal da Educação. A solenidade de entrega aconteceu na nessa sexta-feira 7/12, e contou com a presença do Prefeito Professor Ribinha, da secretária municipal de Educação, Conceição Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fernando Miranda, secretários municipais, funcionários e populares.

O veículo vai atender demandas de 26 escolas incluindo da zona urbana e rural com um montante de mais de 10.000 mil alunos, dando suporte as equipes de supervisão pedagógica para visitas às escolas e monitoramento, coordenações, equipes de projetos, equipe psicossocial. Dentre as principais demandas se destacam visitas in loco nas escolas para verificação de realidade de ensino nas escolas sobretudo as de difícil acesso na zona rural, transporte de materiais para suporte educacional, livros e equipamentos de educação pedagógica e continuada, buscativa de alunos desistentes, visitas domiciliares para apuração de denúncias relacionadas a negligências educacionais.

Atualmente a rede municipal de ensino consta com unidades educacionais com grandes distâncias limitando-se geograficamente com viários municípios e com acesso muitas vezes comprometidos que necessitam de suporte de carro de grande porte para suprir as demandas que são inúmeras.

Em sua fala a secretária Conceição Lima agradeceu ao prefeito pelo veículo e disse que a aquisição se traduz em investimentos em prol da educação do município e da população. “Esse veículo vai atender a demanda no acompanhamento dos trabalhos da secretaria e para que a coordenação possa atender da melhor maneira aos alunos e professores em todas as escolas", destacou.

 Fonte: portaldecampomaior

PM prende dupla suspeita de realizar assaltos com arma de brinquedo

Dois homens suspeitos de assaltos em Campo Maior e região foram presos por policiais militares do 15° Batalhão durante abordagem em uma blitz realizada no bairro Cariri. No momento da abordagem os policiais encontraram na cintura de um deles um revólver de brinquedo e o outro portava uma faca.

Os dois  foram identificados como Anderson Paulo Chaves de Lima,19 anos, e Anderson Fernando Costa Veras, 18 anos. Segundo a polícia, a dupla já tem passagem pela polícia pelo crime de roubo.

No momento da prisão eles andavam em uma motocicleta modelo Pop de cor preta. De acordo com o major Etevaldo Silva, Comandante do 15° BPM, os dois presos confessaram que iriam realizar assaltos na noite desse sábado em Campo Maior.

“Eles residem no povoado Alto do Meio e disseram que saíram de casa para assaltar quem estivesse vacilando. Isso mostra a frieza e a vontade de praticar o crime contra qualquer pessoa. Felizmente não foi o dia deles. Foram parados em uma blitz da PM e devidamente presos", informou o Major.

Segundo o Comandante, as ações da Polícia Militar para combater práticas de assaltos vão continuar mais intensas nesse período de final de ano.

"Há cerca de uma semana iniciamos uma operação que será contínua em dezembro com o objetivo de pôr ordem na cidade e retirar criminosos de circulação. Já conseguimos bons resultados como 04 motos roubadas que foram apreendidas, apreensão de 03 armas de fogo e 10 armas brancas", pontuou o Major.

Fonte: portal de campo maior

Campo Maior lança Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O prefeito Professor Ribinha e a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Luzia Pereira, lançaram, nessa segunda 26/11, no Palácio das Carnaúbas, a programação dos '16 Dias de Ativismo' , campanha de combate a violência contra a mulher.

Essa ação acontece pelo segundo ano consecutivo em Campo Maior no período de 25 de novembro, (dia Internacional de Eliminação contra a mulher) e 10 de dezembro, ( Dia Internacional dos Direitos Humanos). A campanha municipal, executada pela Secretaria de Assistência Social, conta com parceiros como a Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, OAB,  Coordenadoria da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Saúde e SEMAS.

A campanha é promovida anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano destaca o tema “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém".

O objetivo é alertar sobre a necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a quebra do ciclo de atos violentos e abusivos.

“O índice de violência contra a mulher é alarmante. As mulheres estão sendo mutiladas, agredidas, abaladas psicologicamente, abusadas sexualmente por homens que deveriam protegê-las, amá-las, cuidar de suas mulheres”, destacou a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Luzia Pereira.

Fonte:portaldecampomaior

Passo à Frente entrega órteses e próteses em Campo Maior

Cerca de 1200 pessoas estão sendo beneficiadas com a entrega de aparelhos ortopédicos, nesta quinta-feira (22), no Ginásio Poliesportivo Governador Freitas Neto em Campo Maior, por meio do Passo à Frente. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Prefeitura de Campo Maior e Secretaria Municipal de Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Professor Ribinha, do secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, do secretário municipal de Saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda, vereadores e populares.

Adultos, idosos e crianças, dos municípios de Campo Maior, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí e Cabeceiras do Piauí estão recebendo 995 equipamentos ortopédicos entre próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético, cadeira de rodas e cadeiras de banho.

“Por meio da oficina itinerante, proporcionamos um serviço que antes somente Teresina ofertava. Com o Passo à Frente, facilitamos o acesso da população a um serviço tão importante para milhares de pessoas, que vai permitir mais mobilidade e qualidade de vida a essas pessoas”, destacou o prefeito Professor Ribinha.

O programa Passo à Frente leva o serviço para mais perto dos usuários, proporcionando mais mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência. Já são mais de 7 mil beneficiados, em mais de 70 municípios. Em formato itinerante, o programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses.

CCOM - PMCM

Posts anteriores