Cidadeverde.com

Idosos de 93 e 95 anos são presos em banco ao tentar dar golpe

Foto: divulgação PC-PI

Dois idosos, de 93 e 95 anos, estão entre os presos de uma operação contra fraudes a benefícios do INSS deflagrada ontem (07) em Bom Jesus, no sul do Piauí. Eles são suspeitos de tentativa de estelionato e associação criminosa. 

De acordo com a polícia, os idosos, identificados apenas pelas iniciais F.M.O (93) e F.S.A (95), tentavam retirar benefícios previdenciários utilizando documentos falsificados. Eles são naturais do estado do Maranhão e estariam em Bom Jesus apenas para a prática. 

"Eles se passavam por outras pessoas para poder sacar o benefício delas, utilizando documentos falsos" informou o delegado Jucier Santos, titular da Delegacia Regional de Bom Jesus.

A prisão aconteceu após denúncia de que um homem estaria utilizando documentos falsos para retirada de benefício. Após a comprovação do crime, policiais tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança da agência, onde foi verificado que o suspeito contava com a participação de outras pessoas na prática criminosa, localizadas e presas posteriormente.

Ainda de acordo com a Polícia, a idosa F.S.A (95) foi detida utilizando uma cadeira de rodas, que seria apenas um disfarce. "Ela utilizava a cadeira apenas para praticar o golpe", informou o delegado. 

Além dos dois idosos, outras três pessoas foram presas, dois homens e uma mulher. Dois deles atuavam como acompanhantes dos idosos durante a tentativa de golpes. O outro era o motorista do grupo. 

O Delegado Jucier Santos, titular da Delegacia Regional de Bom Jesus,  informou ao Cidadeverde.com que existe a suspeita de participação de outras pessoas no grupo que tentava sacar benefícios. Segundo ele, as investigações devem continuar para tentar identificar outros possíveis envolvidos e os demais detalhes do esquema, como a origem dos documentos falsificados. 

Os cinco suspeitos permanecem presos, aguardando manifestação judicial. Eles devem ser indiciados por tentativa de estelionato e associação criminosa. 

 

Natanael Souza
[email protected]

Gestores do Sul do Piauí se encontram em Bom Jesus para Café com Prefeitos (as)

Nesta terça-feira (22), a Associação Piauiense dos Municípios (APPM) reuniu gestores municipais do Sul do Piauí para a última edição do Café com Prefeitos (as).

O evento aconteceu na cidade de Bom Jesus e teve como objetivo dar as boas-vindas aos eleitos e reeleitos em 2020, além de compartilhar boas práticas de gestão.

Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o encontro é uma oportunidade de apresentar aos gestores experiências que deram certo, além de apresentar os resultados obtidos enquanto esteve à frente da instituição.

"Nosso intuito é manter os municípios fortes, unidos. Essa é a melhor maneira de termos desenvolvimento. A administração municipal é uma atividade que exige muita responsabilidade e sabedoria e a APPM está de braços abertos para acolher a todos os prefeitos do Piauí", pontua Jonas Moura.

 Durante o evento, foi realizado o sorteio de um notebook, cuja ganhadora foi a cidade de Avelino Lopes.

Da Redação
[email protected]

Penitenciária de Bom Jesus ganha Centro de Treinamento para policiais

Foto: Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) inaugurou, nessa terça-feira (15), às 8h, o Centro de Treinamento na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez. O espaço conta com uma estrutura de stand de tiros, onde será realizada a capacitação dos policiais.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, o Centro de Treinamento será utilizado pelos agentes de segurança do município de Bom Jesus.

“O centro foi instalado graças à integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal em Bom Jesus. O espaço será usado pelas polícias do município para que possam se capacitar. E quem ganha com este espaço e a capacitação é a sociedade”, afirma o gestor.

Além da estrutura, a Sejus modernizou o sistema de monitoramento da unidade penal e entregou novas salas, onde serão realizadas visitas virtuais e atendimento psicossocial aos reeducandos.

“Nós inauguramos toda a estrutura de monitoramento eletrônico desta unidade, que será um auxílio para o trabalho dos nossos policiais penais. Inauguramos, também, um espaço para visitas virtuais e de atendimento de saúde. Esses espaços contribuirão para a modernização da unidade penitenciária”, finaliza o secretário.

Da Redação
[email protected]

Sejus realiza vistoria na Penitenciária de Bom Jesus

Foto: Sejus

Os policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizaram, nessa segunda-feira (14), mais uma etapa da Operação Fim de Ano, no sistema prisional. Os servidores fizeram uma grande revista minuciosa na Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus, e, comprovaram a ausência de ilícitos no estabelecimento prisional.

A atividade contou com policiais penais da unidade, membros do Grupo Tático Prisional (GTP) e também servidores da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dinp). A Operação Fim de Ano iniciou no último dia 30 de novembro, na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, e já aconteceu na Penitenciária Irmão Guido, Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária de Esperantina, Penitenciária de Campo Maior, Penitenciária de Picos, Penitenciária de Floriano e Penitenciária de Oeiras.

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, acompanhou pessoalmente o procedimento de vistoria realizado na unidade penal do Sul do Estado. “Acompanhamos pessoalmente mais uma etapa de nossa operação Fim de Ano que está sendo conduzida pelos nossos policiais penais. Comprovamos que a unidade está plenamente organizada dentro dos procedimentos de disciplina”, comentou o gestor.

Da Redação
[email protected]

Novo prefeito de Bom Jesus quer instalar polo industrial para gerar emprego

O prefeito eleito de Bom Jesus, Nestor Elvas, do MDB, que alavancar a geração de emprego e renda no município durante a sua gestão. Para isso, pretende atrair um polo industrial para a região, considerada uma das mais importantes no cerrado piauiense

"Vamos aprimorar o que tem e ir em busca de mais, como um polo industrial. O que gera renda e emprego são as indústrias. É uma cidade do agro, o aeroporto está chegando. Tem tudo para crescer", declarou em entrevista à TV Cidade Verde.

O emedebista promete focar no trabalho durante os quatro anos de mandato. "O nosso foco vai ser trabalho. Teremos uma gestão voltada para o trabalho e pensar sempre no crescimento de Bom Jesus", afirmou.

Atualmente presidente da Câmara de Vereadores, Nestor Elvas disse que seu nome surgiu naturalmente para disputar a prefeitura.

"O verdadeiro político surge de forma natural. Eu nunca pensei que pudesse ser prefeito de Bom Jesus. Tudo foi surgindo naturalmente", declarou, ressaltando que tem por obrigação fazer uma boa gestão.

"Nós somos obrigados a fazer uma boa gestão, pois Bom Jesus tem uma administração bem avaliada. Bom Jesus sempre foi agraciada com prefeitos bons. É uma cidade com uma receita orçamentária boa e tem a oportunidade de o prefeito fazer uma boa gestão", finalizou.

Foto: Hérlon Moraes

Hérlon Moraes
[email protected]

Colégio Técnico de Bom Jesus realiza I Webinário sobre profissões e carreiras

O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ/UFPI) realizará no período de 01 a 09 de dezembro o “I Webinário das Profissões”, evento que contará com palestras sobre profissões e carreiras, que tem como objetivo orientar os estudantes do ensino médio na escolha de suas profissões, através de debates e do contato com profissionais na sua área de atuação.

A organização do evento destaca que será uma ótima oportunidade aos vestibulandos para que conheçam um pouco mais sobre os cursos universitários, as áreas de atuação, o mercado, dentre outras informações que contribuam para a escolha da profissão.

“Sabe-se que é muito comum os estudantes se depararem com a dúvida sobre qual profissão escolher e seguir. Decidir a carreira ideal para seu perfil e seus interesses pessoais/profissionais é uma tarefa difícil e gera muita angústia, pois envolve diversos fatores e pode fazer toda a diferença no futuro. Daí, a ideia desse evento, onde reuniremos professores, estudantes e profissionais formados e atuantes na área que compartilharão um pouco da sua experiência”, explica a Prof.Mestre Karol Veloso, uma das idealizadoras do evento.

Ela ressalta que a escolha de uma profissão deve partir de algo que desperte o interesse e motive a seguir firme rumo aos seus objetivos. “Estou certa de que este evento ajudará os alunos a conhecerem um pouco mais sobre as opções do mercado de trabalho e os desafios que estão por vir”, pontua a professora.
A ideia inicial do evento era presencial. Mas com a pandemia, tiveram que se reorganizar e adaptar ao atual momento, possibilitando também uma nova experiência no ambiente digital.

“O evento online ampliou as possibilidades, pois, além de profissionais locais e que conhecem a realidade do mercado piauiense, contaremos também com a participação de profissionais de outros estados e até de outros países, que podem falar dessa experiência Brasil afora”, conta Cecília Guedes, Prof. Mestre em letras e também organizadora do evento .

Aos interessados, toda a programação do evento está disponível no site https://doity.com.br/webinario-das-profissoes

Da Redação
[email protected]

PRF apreende na BR-135 armamento de grosso calibre e prende dois homens

Foto: PRF

Dois homens foram presos na noite desta quarta-feira(25), na BR-135, em Bom Jesus (a 600 km de Teresina), com duas espingardas e 35 munições não deflagradas. A prisão foi realizada durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um Fiat/Strada.  

De acordo com a PRF, os policiais, ao realizarem policiamento de rotina, visualizaram o veículo e deram ordem de parada. O condutor tentou desviar da fiscalização fazendo o retorno, porém foi contido pelos policiais. No momento da abordagem, a equipe encontrou as espingardas de calibre 32 e 16 com as munições não deflagradas.

"Os dois homens assumiram ser os donos dos armamentos e das munições, porém não apresentaram nenhuma documentação que justificasse o porte das armas e nem o motivo", informou a PRF.

Os homens têm 28 e 42 anos são suspeitos de porte ilegal de arma de fogo e munições e foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil em Bom Jesus.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Aeroporto de Bom Jesus passará por reforma e ampliação da pista

Maquete: Governo do Piauí

O governador Wellington Dias vai autorizar, neste sábado (24), a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto do município de Bom Jesus. A obra será executada pela Secretaria Estadual de Transporte, que procederá todos os atos administrativos para execução dos serviços de engenharia.

A obra tem valor estimado de R$ 17,2 milhões proveniente de compromisso firmado entre o Ministério da Infraestrutura por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o Governo do Piauí. Do total de recurso, o Ministério de Infraestrutura entrará com R$ 13.303.248,31 e o Governo do Estado, com R$ 3.973.697,55.

A obra do aeroporto contempla serviços de cercamento da área patrimonial e operacional, implementação do lado Ar com serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) para uma pista de pouso e decolagem (PPD) com dimensões finais de 1.200 x 30m, drenagem com implantação de obras de arte, sinalizações horizontal, vertical e luminosa (balizamento noturno), farol rotativo, indicador visual de sentido de vento e do sistema de controlo e monitoramento, dentre outros serviços.


Da Redação
[email protected]

Bom Jesus: cidade vai ganhar asfalto com recursos de R$ 1,6 milhão de reais

Foto: ascom

O senador Ciro Nogueira anunciou, na manhã desta quinta-feira (08) a retomada de obras de asfaltamento na cidade de Bom Jesus, Sul do Piauí. O anúncio ocorreu por videoconferência com a presença do superintendente regional da Codevasf Inaldo Guerra e o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.

 Os recursos foram garantidos pela intermediação do senador junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Esta missão me foi dada pelo prefeito Marcos Elvas, que conseguimos cumprir graças ao empenho do superintende Inaldo e toda a sua equipe na Codevasf. Quero agradecer ao ministro Rogério e ao presidente Jair Bolsonaro por priorizarem nosso Piauí”, afirmou Ciro.

As obras serão realizadas por meio de uma ação de execução direta da Codevasf com recursos no valor de R$ 1,6 milhão. Bom Jesus é considerada um polo na área do agronegócio. Para o prefeito Marcos Elvas, essa obra é um sonho de vários bonjesuenses, pois a cidade tem crescido economicamente e necessita se desenvolver, sobretudo com obras estruturantes. Ele informa que serão asfaltadas ruas em bairros estratégicos, o que beneficiará várias famílias.

“Se não fosse o senador Ciro, teríamos perdidos esses recursos. São cerca de 4km de asfalto dentro da cidade de Bom Jesus, melhorando a vida dessas pessoas. Obrigado senador. Quero que o senhor transmita nossa mensagem de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Marcos Elvas. As obras serão retomadas no 19 de outubro, o Dia do Piauí.

Para Inaldo Guerra isto é fruto do trabalho de Ciro Nogueira junto ao Governo Federal: “Serão obras de asfaltamento em diversas ruas na cidade de Bom Jesus, o que melhora a qualidade de vida das pessoas nessa importante cidade da região do Cerrado piauiense. É importante lembrar que contamos, senador, com sua participação em todos os momentos. Quem ganha com isso é a população de Bom Jesus e todo o estado”, pontuou o superintendente regional da Codevasf..

Da Redação
[email protected]

Hospital de Bom Jesus implanta nove leitos de UTI

Foto: Sesapi

O Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado na cidade de Bom Jesus, inaugurou, na quinta-feira (1º), nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atenderão pacientes em tratamento com a Covid-19. As UTIs foram resultado de investimentos do Governo do Estado em parceria com a Enel Green Power.

“Estamos entregando os leitos de UTI para atender a população do extremo Sul do Piauí, no Território da Chapada das Mangabeiras. A estrutura já conta com equipe completa de médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos, assistentes sociais, entre outras áreas”, destacou Helder Meneses, diretor do hospital.

Segundo o governador Wellington Dias, a implantação de UTIs no sul do estado é o resultado de do trabalho realizado em todas as regiões para descentralizar os atendimentos de saúde. “Dentre os compromissos que assumi, está esse de prosseguir com a descentralização de atendimentos na área da saúde. Lembro que, ainda no meu primeiro mandato, qualquer situação de média e alta complexidade tinha que recorrer a Teresina e fomos ampliando, chegando agora na região sul do estado. Para mim, é uma alegria entregar esses nove leitos de UTI para Bom Jesus e para toda essa região, ampliando o atendimento. Isso que significa salvar vidas, cuidar da saúde do nosso povo”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

De acordo com Helder Meneses, por conta do momento da pandemia, os leitos serão destinados exclusivamente aos pacientes com Covid-19. “Agora os pacientes Covid, que precisarem de leitos de UTIs poderão ser regulados para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, onde contaram com uma equipe capacitada para atender 24 horas”, pontua o diretor do hospital.

Após a pandemia, os leitos passarão a atender pacientes que vierem a precisar de atendimento especializado. “Este é o legado que estamos deixando para Bom Jesus. Um hospital com boa estrutura, equipado e com profissionais qualificados para atender a população local e vizinha”, pondera Helder Meneses.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores