Cidadeverde.com

Ministério Público faz recomendações a comerciantes do município de Bom Jesus

Foto reprodução

O Ministério Público recomendou aos Comerciantes de Bom Jesus obedecerem aos Decretos Estaduais 18.901 e 18.902, de modo que estabelecimentos de atividades não essenciais ou não autorizadas pelo poder público devam permanecer fechados e que os estabelecimentos de atividades essenciais funcionem como determinado nos Decretos citados, sendo vedado o consumo de alimentos no próprio estabelecimento, e devendo haver, obrigatoriamente, o controle do fluxo de pessoas, de modo a impedir aglomerações, conforme as determinações sanitárias expedidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, ficando cientes, a partir da publicação desta Recomendação que o não fechamento ou o funcionamento de modo a desobedecer os Decretos citados poderá acarretar a responsabilização pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva (art. 268, CP) e desobediência (art. 330, CP).

Recomenda ainda ao Comandante da Polícia Militar de Bom Jesus que intensifique a fiscalização sobre o comércio local, observando as disposições constantes dos Decretos Estaduais 18.901 e 18.902, devendo permitir a abertura somente os estabelecimentos relacionados às atividades essenciais excepcionadas pelos Decretos.

Leia abaixo a recomendação:

Recomendação aos comerciantes de Bom Jesus

 

Da Redação

redaçã[email protected]

Governador inaugura Policlínica de Bom Jesus nesta quinta (20)

Foto: Ascom/Sesapi

A população de Bom Jesus e da região da Chapada das Mangabeiras vai receber uma policlínica toda equipada. A unidade de saúde será inaugurada nesta quinta-feira (20), às 11h30, pelo governador Wellington Dias e pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Na policlínica, também conhecida como Centro Especializado para Doenças Crônicas, foram investidos, para aquisição de equipamentos, R$ 1.100.000. A unidade de saúde servirá de referência para a excelência dos serviços prestados, com dedicação de 100% SUS. “A unidade atenderá 23 municípios da macrorregião de saúde de Bom Jesus e funcionará de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. Esse local é mais um avanço para a saúde do Piauí”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Com a nova Policlínica de Bom Jesus, a população terá acesso, na própria região, a várias especialidades, dentre as quais; pediatria, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgias geral. A população ainda vai ter acesso garantido a serviços de psicologia, fisioterapia, assistência social e farmácia. “O acesso à policlínica, por parte dos pacientes, se dará por meio das Secretarias Municipais de Saúde, onde eles serão pré-selecionados, de acordo com a demanda. Lembrando que todas as especialistas não atenderão todos os dias na unidade. O atendimento para cada especialidade se dará uma vez por semana”, disse o diretor do Hospital de Bom Jesus, Hélder Meneses.

Em breve, o mesmo prédio que sedia a policlínica, receberá também as instalações da Gerência Regional de Saúde e um Centro de Especialidades Odontológicas. “O Centro Especializado para Doenças Crônicas é caracterizado como um polo de atendimento em saúde que garante aos seus usuários, atenção integral, humanizada e de qualidade. Para cumprir com efetividade sua missão, é imprescindível que as ações decorram de um planejamento organizado baseado nas políticas e diretrizes públicas às quais a organização se vincula, no conhecimento das expectativas de clientes e usuários, e levando em conta as condições e meios a que dispõem”, enfatiza Florentino Neto.

Da Redação
[email protected]

Internet fornecida pela PPP Piauí Conectado chega em Bom Jesus

Em Bom Jesus, ao todo 22 órgãos da Administração Pública estadual estão sendo contemplados com internet de qualidade fornecida pela SPE Piauí Conectado com o Governo do Piauí. Neste mês de janeiro, escolas, hospitais, teatros e outros órgãos da educação, saúde e segurança estão recebendo a implantação de pontos com 30mbps de velocidade.

O objetivo do projeto com o fornecimento da internet é oferecer uma infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública de 98 municípios do Estado, a fim de melhorar os serviços ofertados à população e colaborar com o desenvolvimento tecnológico e digital do Piauí.

No município de Bom Jesus, a iniciativa vai levar oportunidade de conectividade, que era muito insatisfatória, e dar visibilidade às potencialidades do município, como explica o secretário de estado da Cultura Fábio Novo sobre sua terra natal.

“Bom Jesus está a mais de 600 km de Teresina, nós não tínhamos fibras de internet e o acesso de dados era muito lento e difícil. Com o Piauí Conectado, a gente vai ter agora internet de qualidade nas escolas, em órgãos públicos e até no Teatro Alard, que é um importante equipamento de cultura, de muita movimentação e espetáculos, que precisa ser divulgado e será quando a internet estiver ativada”, explica o secretário.

Segundo Fábio Novo, a parceria público-privada (PPP) Piauí Conectado permite que a população dos municípios mais afastados da capital tenha capacidade de divulgar o que acontece de bom nas regiões, fortalecendo suas potencialidades. O diretor-presidente da concessionária, Emerson Silva, reitera que é exatamente esse o objetivo. “Nosso desejo é levar inclusão digital ao interior e demais municípios do Estado, a fim de oferecer serviços digitais de qualidade não somente na capital, mas em todo o Piauí”, diz.

Em janeiro, a Piauí Conectado também chegou em outros municípios do Sul do Estado, sendo eles: Bom Jesus, Canto do Buriti, Uruçuí e São João do Piauí. Com eles, no total, a internet fornecida pela PPP contempla 25 municípios do Piauí, os mais populosos. Em fevereiro, o projeto alcançará Alto Longá, Corrente, Elesbão Veloso, Gilbués, Jaicós, Paulistana, Simplício Mendes e Valença do Piauí.

O município

O município está localizado a 635 km de Teresina, tem uma população de cerca de 25.179 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e possui a quarta melhor gestão fiscal do Piauí.

Situada na região dos cerrados piauienses e do Vale do Rio Gurgueia, um dos rios mais caudalosos e importantes do Piauí, Bom Jesus é uma cidade rica em águas subterrâneas e atrai empresários e investidores tanto nacionais como do exterior por sua potencialidade na pecuária, tanto que é consolidada como celeiro agrícola.

Detentora de terras férteis e propícias ao agronegócio, a elevada produção de grãos, notadamente a soja e o arroz, do município o projetaram a nível nacional. Bom Jesus recebeprodutores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai, atraídos pelo cultivo de soja nos cerrados piauienses, rico em águas subterrâneas. Ano passado, a cidade recebeu, ainda, a visita de produtores colombianos, atraídos pela pecuária da região.

Da Redação
[email protected]

Tiroteio na frente de estúdio de fotografia atinge duas pessoas

Duas pessoas que não tiveram os nomes revelados foram baleadas na frente de um estúdio de fotografia localizado no bairro Penitenciária, na cidade de Bom Jesus, no Sul do Estado. O caso aconteceu nessa segunda-feira (6).

A Polícia Militar de Bom Jesus informou ao Cidadeverde.com que  um rapaz, que estava em uma moto Fan de cor preta,  chegou no local efetuando vários disparos. Os tiros atingiram o homem, a mulher e a parede do estúdio de fotografia. 

O cabo Márcio Soares conta que, de acordo com informações preliminares, o alvo dos disparos era o homem. A mulher teria sido baleada "por engano". 

"O homem baleado disse que tinha uma rixa velha com o suspeito. Mas não disse a motivação", conta o cabo.

Os tiros foram de raspão e atingiram os braços das vítimas. Os dois foram encaminhados para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.

A polícia está em diligência para tentar localizar o suspeito.  

 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Bolsonaro poderá vir a Bom Jesus inaugurar alargamento de rodovia

Segundo informação do senador piauiense Elmano Ferrer (Podemos), o presidente Jair Bolsonaro poderá vir a cidade de Bom Jesus no próximo mês de janeiro, aonde cumpriria agenda no Vale do Gurgueia acompanhado do referido parlamentar e do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Na ocasião, será inaugurada o trecho da BR-135 entre Bom Jesus e Eliseu Martins, que foi recentemente alargado. O Presidente da República cumpriria uma agenda ainda a ser definida.

O prefeito Marcos Elvas avalia como bastante positiva e benéfica para a região a possível vinda de Bolsonaro a Capital do Agronegócio. A informação ainda não foi confirmada por Bolsonaro ou pelo Ministro.

Bolsonaro/BR-135

O presidente, há alguns meses, citou a BR-135 em suas redes sociais, destacando a importância das obras e melhorias no trecho, referindo-se a BR como “Rodovia da Soja”.

Fonte: portalb1

Denúncia anônima resulta em operação que prende 17 suspeitos de tráfico de drogas

Denúncias anônimas resultaram na Operação Chapadinha II, que prendeu 17 suspeitos de tráfico de drogas nas cidades de Bom Jesus, Redenção e Cristino Castro, no extremo Sul do Piauí.  As prisões foram feitas na manhã desta quinta-feira (28). 

Além dos 17, um menor de idade foi apreendido. O delegado Regional de Bom Jesus, Juciêr Santos, informou ao Cidadeverde.com alguns presos atuavam como fornecedores de grande quantidade de droga e outros traficantes para usuários comuns. 

Com eles, a polícia encontrou porções de cocaína, crack, armas e um pé de maconha. Todos foram levados para a Delegacias Regional de Bom Jesus e, nesta sexta-feira (29), devem passar por audiência de custódia. Os nomes dos presos não foram divulgados. Com eles também foram encontrados três armas de fogo.

"A investigação iniciou-se através de denúncias anônimas do Canal de Comunicação da Polícia Civil de Bom Jesus. A Polícia Civil de Bom Jesus agradece o apoio recebido da população, que fez uso do Canal de Comunicação para denunciar a venda de drogas na cidade. A participação da sociedade é muito importante para que a Polícia possa realizar um bom trabalho", disse o delegado. 

Para fazer denúncias basta clicar no link bit.ly/pcbomjesus . A denúncia é totalmente anônima. 

A Delegacia Regional de Bom Jesus contou com o apoio das Delegacias de Polícia Civil de Corrente, Canto do Buriti, Uruçuí, Floriano, São João do Piauí, Campo Maior, além de equipes da Polícia Civil de Teresina (GPI, GPE e DOE) e Polícia Rodoviária Federal.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Salão do Livro de Bom Jesus acontece de 21 a 23 de novembro

A Fundação Quixote e a Universidade Federal do Piauí, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizarão entre os dias 21 e 23 de novembro no Campus Prof.ª Cinobelina Elvas a 4ª edição do SaLiBom (Salão do Livro de Bom Jesus).

Feira de livros, bate-papo literário, palestras e diversas apresentações artísticas e culturais farão parte da programação do evento. Bonjesuenses ávidos por literatura, cultura e arte terão uma programação rica e diversificada. 

Segundo informações do Secretário de Cultura, Fábio Novo, o evento contará com Zeca Baleiro, Clara Melo e Edmar Oliveira do Rio de Janeiro, Fabrício Carpinejar do Rio Grande do Sul, Zózimo Tavares lançando a biografia de Petrônio Portela, Cineas Santos com o sarau de poemas e boleros, bate papos literários e outras atrações. O SALIBOM distribuirá ainda 1.500 cheques-livro para alunos da rede pública.

cid[email protected]

Em seminário, Uespi de Bom Jesus discute democracia, reformas e novos direitos

O campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Bom Jesus, Dom José Vasquez, realiza o I Seminário Direito e Sociedade: Democracia, reformas e novos direitos, nos dias 5 e 6 de dezembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas presencialmente ou via telefone.

O organizador do evento, Ortiz Coelho, explica que objetivo do evento é construir uma abordagem de temas jurídico-sociais que ocupam um espaço de relevância nos principais debates da atualidade. Ele destaca que o Direito Contemporâneo é o cenário de profundas transformações, que se revelam no ordenamento, nas teorias e construções doutrinárias, no papel da jurisprudência e na própria maneira como o Direito é ensinado e como ele se coloca na centralidade da vida.

“Diante da necessidade de promover a discussão do Direito, tendo em vista as reformas legislativas que ocorreram desde 2016 (reforma trabalhista) e as que se pretendem em 2019 (Reforma da Previdência e Reforma Criminal) em âmbito nacional, bem como a vivida pelo estado do Piauí em nível local (Reforma Administrativa), o projeto pretende viabilizar e aprofundar o conhecimento discente sobre esses fenômenos jurídicos, favorecendo e ampliando as oportunidades de estudo e reflexão crítica dos mesmos, beneficiando o seio acadêmico, assim como para a sociedade como um todo”, pontua o organizador.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever no campus de Bom Jesus ou via whatsapp (89) 99979-4322/98139-9696/99425-201. O valor da inscrição é de R$ 10.

[email protected]

Carreta carregada de algodão perde o controle e tomba na BR-135

Foto: Divulgação PRF

Uma carreta tombou na BR-135 no km 339, no município de Bom Jesus (a 600 km de Teresina) nesta quarta-feira(16). O veículo estava carregado de algodão que se espalhou pela pista que sofreu interdição parcial até às 18h20. 

De acordo com a PRF, o motorista de 59 anos que teve lesões graves e teria ocorrido supostamente por falta de atenção do condutor. 

“A princípio o acidente foi causado por falta de atenção na condução do veículo que resultou na perda de controle do veículo”, destaca a PRF que ressaltou que a rodovia está em boas condições e com acostamento devidamente regularizado após intervenções do DNIT.

A rodovia foi liberada ainda na noite de ontem.


Caroline Oliveira
[email protected]

Procurador flagra trabalho análogo a escravo e resgata 44 trabalhadores

  • mpt15.jpg Ascom/MPT
  • mpt14.jpg Ascom/MPT
  • mpt13.jpg Ascom/MPT
  • mpt12.jpg Ascom/MPT
  • mpt11.jpg Ascom/MPT
  • mpt10.jpg Ascom/MPT
  • mpt9.jpg Ascom/MPT
  • mpt8.jpg Ascom/MPT
  • mpt7.jpg Ascom/MPT
  • mpt6.jpg Ascom/MPT
  • mpt3.jpg Ascom/MPT
  • mpt2.jpg Ascom/MPT
  • mpt1.jpg Ascom/MPT

Operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) flagrou trabalhadores em situação degradante e vivendo em condições análoga a escravo em duas fazendas no Sul do estado.  

Com a ação foram resgatados 44 pessoas em fazendas na Serra dos Quilombos, a 100 km do município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. 

O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, recomendou a imediata suspensão das atividades nas fazendas e o transporte dos trabalhadores de volta para casa.

Na segunda-feira (7), acompanhado de um perito, um técnico de segurança institucional e pela Polícia Rodoviária Federal, o procurador Carlos Henrique iniciou a diligência pela Fazenda Santa Clara, onde foram encontrados 29 trabalhadores em situação degradante. Os homens foram arregimentados por dois “gatos” conhecidos por José Ivan e Joaquim, que negociaram a contratação deles direto com os gerentes da fazenda.

“Eles faziam a limpeza de uma grande extensão de terra para o plantio de soja. Não usavam equipamentos de proteção individual, bebiam água de carro pipa (antes utilizado para o transporte de combustível), manuseavam veneno com as próprias mãos, a comida não era acondicionada de forma correta, não havia refeitório e nem banheiro e o alojamento ficava distante do local de trabalho. Era um galpão de chão batido, sem energia elétrica, com colchões espalhados no chão e redes por todo lado”, relatou o procurador.

De acordo com o MPT, o transporte dos trabalhadores era feito na carroceria de um caminhão, junto às ferramentas, em estrada sinuosa e perigosa. 

O Ministério do Trabalho informou que nenhum trabalhador tinha carteira assinada e alguns afirmaram que entregaram suas carteiras de trabalho pela promessa de assinatura e não as receberam de volta. “Um forte indício de retenção de documentos”, afirmou Carlos Henrique.

O MPT também encontrou irregularidades na Fazenda Estrela. Em fiscalização realizada, no dia 09, na última quarta-feira, 15 trabalhadores que faziam o roço da fazenda foram encontrados sem água potável, sem EPIs e o alojamento era subdimensionado, mal daria para comportar 10 pessoas.

Duas audiências administrativas foram marcadas para hoje (10) com os representantes das fazendas na Procuradoria do Trabalho no Município de Bom Jesus. O procurador Carlos Henrique irá tentar a negociação do pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores. Caso contrário, vai ajuizar ação na Justiça do Trabalho, pedindo, além do pagamento das verbas, a indenização com multa por danos morais individuais e coletivos.

Aguarde mais informações

 

Da Redação (Com informações do MPT)
[email protected]

Posts anteriores