Cidadeverde.com

BR-135 registra novo acidente com carreta carregada de produtos tóxicos

Foto: PRF

Uma carreta carregada de produtos tóxicos tombou na BR-135 por volta das 9h30 desta sexta-feira (2). O acidente aconteceu em Bom Jesus, no Km 387. No mesmo local, no dia 09 de outubro, um caminhão virou carregado de herbicida. O produto se espalhou pela vegetação contaminando o solo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente desta sexta-feira foi causado por uma saída de  pista seguida de tombamento. O motorista, de iniciais M. de M.G, 49 anos, não ficou ferido. O veículo tinha acoplado dois semireboques.

A PRF  informou que há risco de derramamento dos produtos: Curado ( Liquido inflamável, Fluazinam, ONU 1993), Crucial (pesticida, Glifosato, ONU 2902), Drible (líquido inflamável, solvente aromático, ONU 1993), Rivax ( Carbendazim e Tebuconazol, ONU 3082), Tucson (Picloram + 2,4-D-trietanolamina, herbicida) e Zethapyr ( Imazetapir, herbicida, ONU 3082). 

"Ressalto que a equipe da PRF não pode afirmar se ocorreu derramamento dos produtos, já que o veículo ficou sobre boa parte da carga", disse o superindente Welendal Tenório.

No acidente do dia 9 de outubro, a carreta carregava 25 toneladas do herbicida, que totaliza aproximadamente 25 mil embalagens de um litro.

Hérlon Moraes
[email protected]

Bom Jesus realiza a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A prefeitura de Bom Jesus, através da secretaria municipal de Assistência Social realizou, na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Câmara de Vereadores, a IX Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O objetivo do evento foi discutir vários assuntos sobre a Política e o Plano Municipal dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes, o fortalecimento do Conselho e a reaproximação do mesmo da sociedade civil, entre outros.

A Conferência abordou o tema: “Proteção integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e organizou grupos para discutir os assuntos que foram divididos em cinco eixos: I - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e Inclusão Social; II - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; III - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV - Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; V - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

Durante a abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Cláudia Elvas, falou da importância da (CMDCA) para os jovens do município e que o serviço social procura desenvolver atividades que colaborem com o processo educativo e de desenvolvimento das crianças e adolescentes. “O município tem o dever de se preocupar e ofertar esporte, educação, lazer, cultura, etc., e nós garantimos e nos propomos a acompanhar e formar cidadãos”, afirmou a secretária.

O prefeito Marcos Elvas, presente no evento, frisou que é de suma importância a conferência para tratar das leis, garantir direitos, esclarecer políticas públicas, comunicação social e controle social. “É fundamental a sociedade civil estar presente nesta conferência e lamento a ausência de alguns órgãos públicos para tratar deste assunto que é de extrema importância”, disse.

O gestor parabenizou as instituições presentes e destacou o trabalho realizado pelo Pastor Ronald à frente da Comunidade Terapêutica Restiti, que está enfrentando um grave problema que é a droga e que tem feito um grande trabalho de ressocialização.

Estavam presentes os alunos das escolas São José, EMTI - Escola Municipal de Tempo Integral e Escola Maria Aristeia.

A conferência foi finalizada com a eleição de delegados para a décima conferência, que será realizada em 2019. Lúcia Teixeira Santana foi eleita presidente do (CMDCA), Cícero Silvestre, Cássia Regina, Conselheira tutelar e o Adolescente Kaleb da Escola Maria Aristeia.

“A IX Conferência foi de grande proveito para o município de Bom Jesus, pois tivemos uma discussão bastante enriquecedora com a construção e a participação dos adolescentes que poderão observar o que temos e o que queremos para as nossas crianças e adolescentes na implantação e implementação das políticas públicas de Nossa Bom Jesus”, comentou Lúcia.

Fonte: Ascom

Bom Jesus implanta sinalização para embarque de ônibus e Vans

A Prefeitura de Bom Jesus, através da secretaria de Infraestrutura, realiza obras de implantação de ‘PLACAS’ de sinalização de embarque e desembarque para ônibus e vans para melhorar e organizar o trânsito no centro da cidade.

São áreas específicas para vans e ônibus que ficam localizadas na Av. Josué Parente, trecho superior até a Av. Getúlio Vargas, na Av. Getúlio Vargas entre a Praça 07 de Setembro e Rua São Pedro (Polícia Militar), e ainda na própria Rua da PM até o quartel do 19° BPM.

A implantação das placas foi uma decisão tomada do resultado de 03 reuniões com os proprietários de vans e ônibus e os locais foram definidos em sorteio. As placas já foram implantadas e será efetivado o serviço na próxima semana.

“Pedimos aos proprietários de veículos comuns que não estacionem nesses locais nos horários reservados para os ônibus e vans de transporte de passageiros, pois eles precisam dos serviços da cidade e a cidade precisa do serviço deles”. Disse o secretário municipal de Infraestrutura João Pinheiro Neto ao Ponto X.

Nas placas estão os horários de embarque e desembarque dos ônibus e vans, os veículos comuns deverão obedecer a sinalização e não estacionar nestes locais durante os horários especificados.

Fonte: Ascom.

Senado aprova criação da Universidade do Gurguéia em Bom Jesus

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2.725/07, de autoria do então senador João Vicente Claudino, que autoriza o Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Gurguéia (UVG), com sede na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí.

Como a instituição será um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a autorização abrange todos os atos necessários à implantação da nova universidade, inclusive a transferência de saldos orçamentários da UFPI.

O projeto segue agora para votação na Câmara Federal.

Fonte: Ascom

Polícia Civil prende suposto soldado do PCC no Piauí

A Polícia Civil, através das delegacias regionais de Bom Jesus e Canto do Buriti, efetuou, nesta quinta-feira (18), a prisão de Cícero Targino da Silva Leandro, de aproximadamente 35 anos. 

Cícero é considerado uma pessoa “muito perigosa” e, inclusive, é apontado como soldado matriculado na facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). As informações são do delegado Regional de Bom Jesus, Aldely Fontinele. 

Cição, como é mais conhecido popularmente, é investigado por receptação, tráfico de drogas, assaltos a agências financeiras, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tentativa de homicídio. O delegado revela, ainda, que informantes são unânimes em dizer que Cícero é soldado matriculado no PCC. 

De acordo com as investigações policiais, Cícero atualmente realizava traslado de drogas de Canto do Buriti para abastecer Bom Jesus.

“É uma pessoa extremamente perigosa. Estávamos inclusive com receio de haver conforto no momento da prisão. Há uns anos atrás quando a polícia tentou prendê-lo, ele efetuou um disparo na mão de um policial militar e fugiu”, destaca o delegado Aldely. 

O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo Doutor Élvio Coutinho, Juiz da Comarca de Bom Jesus.

Cícero deve ser encaminhado ainda hoje à penitenciária de São Raimundo Nonato. 

Foto: Divulgação Polícia Civil 

 

Da redação
[email protected]

Operação em Bom Jesus prende suspeitos de roubo de motos

A 23ª Delegacia Regional de Polícia Civil deflagrou a Operação Duas Rodas, a qual resultou em três prisões preventivas e a apreensão (e internação provisória) de um menor de idade. A operação começou nesta sexta-feira (21). 

De acordo com a polícia, a operação visa combater o crescente número de furtos de motocicletas na região de Bom Jesus e cidades adjacentes. Foram mais de 22 furtos registrados em cinco meses, mais de uma moto furtada a cada semana. 

“Elas eram subtraídas em Bom Jesus e vendidas em Cristino Castro, Currais, Palmeira, Curimatá, Parnaguá, Avelino Lopes e Júlio Borges. As prisões (e a apreensão) tiveram origem de uma ação integrada entre a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário locais”, afirma nota da Delegacia Geral. 

A Polícia Civil continua as diligências e novas prisões podem ocorrer a qualquer momento. “Esta operação deve garantir a tranquilidade dos festejos de Bom Jesus que vão até a próxima segunda-feira”, acredita a polícia.


Da redação 
[email protected]

Bom Jesus comemora índices que mostram a evolução da Educação

Foto: Catarina Malheiros / Cidadeverde.com

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 das escolas da rede pública municipal de Bom Jesus superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. De acordo com o índice divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Bom Jesus alcançou a nota 6,3 nas séries iniciais e 5,5 nas séries finais, o quinto melhor resultado do Piauí.

"De todas as vezes que já estive aqui é a vez que venho com mais felicidade e prazer para se comemorar um feito em Bom Jesus. Nós somos o 5º Ideb do Estado do Piauí. Que mostra que estamos no caminho certo fazendo uma educação correta", afirmou o prefeito de Bom Jesus Marcos Elvas.

Em 2015, o Ideb já havia colocado a educação da rede municipal de Bom Jesus entre as dez melhores do Piauí, excetuando-se Teresina. Para as séries iniciais, esse índice avançou de 5,3 na medição anterior para 6,3 em 2017. 

Nas séries finais, a educação municipal de Bom Jesus também apresentou avanço significativo no Ideb 2017 em relação ao índice de 2015, crescendo 1,4 ponto: subiu de 4,1 para 5,5, também superando a meta para 2021, projetada em 5,1. Neste segmento, a rede saiu da 21a colocação para a 5a.

"O professor na escola é fundamental. Nós queremos agora evoluir e crescer e precisamos manter e evoluir. Educação não se faz de saltos e se faz no dia-a-dia", completa o gestor.

O prefeito reforça mais ainda a importância do professor nessa escalada de desenvolvimento e dedica a conquista a eles. "Quero dedicar esse feito aos professores da minha cidade e a você que construiu esse resultado. Quero lhe agradecer e lhe desafiar que a gente faça mais ainda", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

IDEB de Bom Jesus supera meta para 2021 e é o 5º melhor do Piauí

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 das escolas da rede pública municipal de Bom Jesus superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. De acordo com o índice divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Bom Jesus alcançou a nota 6,3 nas séries iniciais e 5,5 nas séries finais, o quinto melhor resultado do Piauí.

Em 2015, o Ideb já havia colocado a educação da rede municipal de Bom Jesus entre as dez melhores do Piauí, excetuando-se Teresina. Para as séries iniciais, esse índice avançou de 5,3 na medição anterior para 6,3 em 2017. 

Nas séries finais, a educação municipal de Bom Jesus também apresentou avanço significativo no Ideb 2017 em relação ao índice de 2015, crescendo 1,4 ponto: subiu de 4,1 para 5,5, também superando a meta para 2021, projetada em 5,1. Neste segmento, a rede saiu da 21a colocação para a 5a.

"Este resultado é fantástico. Com nosso desempenho no ano passado, superamos metas projetadas para daqui a cinco anos. Isso tudo se deve ao empenho dos professores e alunos, ao engajamento das famílias e à decisão da gestão municipal de investir em qualificação e valorização dos professores, adoção de metodologias inovadoras e eficientes, dando atenção especial ao processo de alfabetização”, declarou o prefeito Marcos Elvas, ao comemorar o anúncio feito pelo MEC. 

“Não tenho dúvidas de que estes resultados são a maior realização desta administração e nada poderia nos deixar mais satisfeitos”, acrescentou o prefeito Marcos Elvas, que parabenizou os gestores da área de educação, professores, servidores, alunos e pais pelo resultado. 

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, incluindo a Prova Brasil, aplicada pelo Governo Federal.

Fonte: Ascom

Ministro anuncia mais 200 unidades habitacionais em Bom Jesus

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou, nesta sexta-feira (24), a ampliação do residencial Gilson Coelho, localizado na cidade de Bom Jesus, em mais 200 unidades habitacionais. O anúncio aconteceu durante a solenidade de inauguração e entrega das 300 moradias, resultado de um investimento de R$ 16 milhões e que atenderá cerca de 1.500 pessoas.

Durante a solenidade, Alexandre Baldy ressaltou as várias vezes que o prefeito Marcos Elvas esteve em Brasília, acompanhado do deputado Heráclito Fortes, reivindicando a ampliação do residencial. “Vocês tenham certeza que nós ainda deliberaremos mais 200 moradias para a cidade de Bom Jesus, porque observamos o sonho em cada olhar de vocês e sabemos que não podemos parar por aqui”, disse o ministro.

A ampliação do residencial Gilson Coelho será feito através do Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e contou com o apoio do deputado Heráclito Fortes, que conseguiu, através do Ministério das Cidades, alocar recursos no valor de R$ 12 milhões para a construção dessas unidades. O objetivo dessa novas moradias é acolher as famílias que atualmente residem nas proximidades do aeródromo, viabilizando, assim, as obras para melhorias no Aeroporto de Bom Jesus, já autorizadas pelo ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, e cuja assinatura do termo de compromisso aconteceu em outubro de 2017, em Brasília.  

“Devo ressaltar que o deputado Heráclito insistiu nisso e o ministro Bruno Araújo também reforçou. Então, a depender do Ministério dos Transportes, tudo será encaminhado para a execução dessa obra que permitirá também melhores condições de moradia para as famílias remanejadas”, disse, na ocasião, o então ministro dos transportes, Maurício Quintella.

O prefeito Marcos Elvas comemorou a entrega das obras e o anúncio dessas novas 200 unidades. “Quero que o ministro leve um recado de Bom Jesus ao presidente da República Michel Temer: muito obrigado, em nome de Bom jesus e em nome de toda a população, em especial, das famílias que serão beneficiadas com essas moradias”, declarou Elvas.

Fonte: Ascom

Ministro anuncia mais 200 unidades habitacionais em Bom Jesus

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou, nesta sexta-feira (24), a ampliação do residencial Gilson Coelho, localizado na cidade de Bom Jesus, em mais 200 unidades habitacionais. O anúncio aconteceu durante a solenidade de inauguração e entrega das 300 moradias, resultado de um investimento de R$ 16 milhões e que atenderá cerca de 1.500 pessoas.

Durante a solenidade, Alexandre Baldy ressaltou as várias vezes que o prefeito Marcos Elvas esteve em Brasília, acompanhado do deputado Heráclito Fortes, reivindicando a ampliação do residencial. “Vocês tenham certeza que nós ainda deliberaremos mais 200 moradias para a cidade de Bom Jesus, porque observamos o sonho em cada olhar de vocês e sabemos que não podemos parar por aqui”, disse o ministro.

A ampliação do residencial Gilson Coelho será feito através do Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e contou com o apoio do deputado Heráclito Fortes, que conseguiu, através do Ministério das Cidades, alocar recursos no valor de R$ 12 milhões para a construção dessas unidades. O objetivo dessa novas moradias é acolher as famílias que atualmente residem nas proximidades do aeródromo, viabilizando, assim, as obras para melhorias no Aeroporto de Bom Jesus, já autorizadas pelo ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, e cuja assinatura do termo de compromisso aconteceu em outubro de 2017, em Brasília.  

“Devo ressaltar que o deputado Heráclito insistiu nisso e o ministro Bruno Araújo também reforçou. Então, a depender do Ministério dos Transportes, tudo será encaminhado para a execução dessa obra que permitirá também melhores condições de moradia para as famílias remanejadas”, disse, na ocasião, o então ministro dos transportes, Maurício Quintella.

O prefeito Marcos Elvas comemorou a entrega das obras e o anúncio dessas novas 200 unidades. “Quero que o ministro leve um recado de Bom Jesus ao presidente da República Michel Temer: muito obrigado, em nome de Bom jesus e em nome de toda a população, em especial, das famílias que serão beneficiadas com essas moradias”, declarou Elvas.


[email protected]

Posts anteriores