Cidadeverde.com

Multidão prestigia última noite da 13ª edição do Projeto Impacto Sertão Livre

Uma multidão de pessoas compareceu na noite deste sábado, 19, ao Estádio Municipal Helvídio Nunes e prestigiou os shows da Banda Livres, Leandro Luz e DJ PV, na última noite da 13ª edição do Projeto Impacto Sertão Livre, em Picos.

Segundo o presidente e fundador do Instituto Livres, Juliano Son, durante o evento, vínculos foram criados e já era esperado o grande público que compareceu na última noite da 13ª edição do Impacto Sertão Livre.

“Ao longo desses dez dias fomos criando relacionamentos, estabelecendo vínculos, criando laços com os picoenses, a nossa expectativa era ter um público maior, um público mais engajado, pois sabíamos que era a última noite, a noite de despedida, pois os amigos que aceitaram esse convite de amizade estariam aqui. Então a última noite dá a oportunidade de dar o último abraço”, afirma.

O prefeito de Picos, Padre Walmir, pontuou benefícios que o Projeto Impacto Sertão Livre deixou no município, e ainda destaca a abrangência do evento.

“Chegado ao término desse evento, no início a gente sabia que ia trazer coisas boas para Picos, mas não imaginamos a magnitude, a abrangência do evento em si, então nós só temos a agradecer, foram vários benefícios deixados aqui. Primeiro os serviços prestados, como, atendimentos de saúde, cursos profissionalizantes, entre outros. Mas, o mais importante foi a escuta da palavra de Deus, com certeza, isso muda os relacionamentos das pessoas, incentivando a paz que pode reinar na família, na sensibilidade das pessoas em poder acolher e amar o próximo, então o projeto deixou uma semente de bondade”, afirma.

Receptividade

Juliano Son ainda destacou que foi a primeira vez que o Impacto Sertão Livre foi realizado em uma cidade de médio a grande porte como Picos, e ainda fala ter superado as expectativas.

“A gente veio com uma esperança, e essa expectativa foi superada. Foi a primeira vez que fizemos um impacto em uma cidade grande como essa e ficamos imaginando se os picoenses por terem uma rotina maior teriam o mesmo apego com o evento, e foi surpreendente, não só a receptividade, como também a graça de Deus, só temos que agradecer essa cidade”, assegura.

O voluntário Marcelo Sousa fala da acolhida dos picoenses e o sentimento de ver portas abertas após a realização do projeto na cidade. “É difícil mensurar, mas a gente ver muitas portas abertas. O nordestino ele é tipicamente receptivo, mas aqui em Picos, é ainda mais, então eu pude me sentir em casa e me sinto feliz em poder contribuir com essa cidade”, assegura.

O prefeito de Picos ainda fala que podemos analisar a cidade, sendo analisada antes e depois do evento, e assim sendo notório as mudanças e resultados positivos que podem ser encontrados.

“Acredito em um Picos antes e um Picos depois do evento, de fato o evento impactou na vida social das pessoas na nossa cidade. A presença das pessoas de acolher, de abraçar, deixou um ensinamento para muitas pessoas. Outro motivo de felicidade é que sabemos que alguns deles (voluntários) vão permanecer no município e quem sabe possamos realizar novas parcerias”, assegurou.

De acordo com Juliano Son, após os dez dias de evento o sentimento de gratidão prevalece, encerrando a 13ª edição do Impacto Sertão Livre se sentindo realizado. “O sentimento é de realização é de gratidão a Deus, por que não foi um milagre, foram vários. A gente volta feliz, realizado”, pontua.

A 13ª edição do Projeto Impacto Sertão Livre, foi realizado entre os dias 10 a 20 de janeiro, sendo promovido pelo Instituto Livres, em parceria com a Prefeitura de Picos.

Fonte: Ascom

PRF prende em Picos dupla com arma roubada e munições

(Foto: Divulgação PRF)

Na tarde de ontem, 15, policiais rodoviários federais abordaram uma caminhonete Toyota Hillux, com dois ocupantes. A fiscalização ocorreu no quilometro 290, da BR 316, em Picos.

Durante a fiscalização e realização de buscas no veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e 25 munições intactas. Em seguida foi constatado que a arma tinha registro de roubo no Estado de São Paulo.

Os ocupantes se apresentaram como seguranças de uma empresa, no entanto afirmaram desconhecer a origem da arma.

Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados para a Polícia Civil de Picos pela suposta prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e munições e receptação.

Fonte: picos40graus

Governador inaugura Centro Integrado de Atendimento em Picos

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), inaugurou na manhã desta sexta-feira,11, em Picos, o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), que reúne os mais diferentes serviços prestados pelo governo estadual, no município.

O CIAC fica localizado nas dependências do Piauí Shopping Center, localizado próximo ao cruzamento do anel viário da BR 316 com a Avenida Severo Eulálio, no bairro Canto da Várzea.

No local funcionarão o Sistema Nacional de Emprego (SINE), Secretaria de Fazenda (SEFAZ), Eletrobrás, Agespisa, EMATER, ADAPI, SSP, IASPI e SDR.

De acordo com o governador outros centros instalados em Teresina e Campo Maior surtiram um efeito muito positivo.

“Vamos abrir o ano inaugurando importantes obras em Picos. O objetivo do CIAC é que as pessoas possam ter uma espécie de shopping de serviços das áreas do governo. Isso causa melhor comodidade para a população e para os servidores, sendo uma estrutura mais avançada do que os Espaços Cidadania”, disse o gestor

Participaram a inauguração o secretário de Estado da Administração e Previdência (SEADPREV), Ricardo Pontes; os deputados estaduais Nerinho, Pablo Santos e Severo Neto; o empresário e diretor presidente do Piauí Shopping Center, Francisco da Costa Araújo (Araujinho); o prefeito de Picos, Walmir Lima, vereadores municipais, o ex-prefeito Gil Paraibano; ex-deputada estadual Bele Medeiros; o ex-deputado federal Mainha; servidores estaduais e municipais, além de prefeitos e vereadores da região.  

Fonte: Picos 40 graus

Picos convoca posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos e das Diversidades

A Prefeitura Municipal de Picos, através do Prefeito Pe. José Walmir de Lima e a Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, na pessoa da Coordenadora Jovanna Cardoso da Silva, convoca os/as Conselheiros/as Municipais de Direitos Humanos listados/as abaixo para a Cerimônia de Posse do Biênio 2019-2020 a se realizar na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito no Palácio Coelho Rodrigues às 09h30 no dia 17 de Janeiro de 2019.

I – REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL

a) Coordenadoria Municipal dos Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual:
Titular: Jovanna Cardoso da Silva

Suplente: Francisco Edmar de Lima Ferreira

b) Secretaria Municipal de Cultura
Titular: Joana D’Arc Barros Rêgo Leal

Suplente: VACANTE

c) Coordenadoria Municipal da Juventude
Titular: Eduardo Pereira Lopes

Suplente: Luiza Claryssy de Sousa

d) Procuradoria Geral do Município
Titular: Tiago Lima Iglesias Cabral

Suplente: Juliana Gonçalves Nunes Leal

e) Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher
Titular: Maria José Alves do Nascimento

Suplente: VACANTE

II – REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

a) Grupo Brasileiro de Promoção da Cidadania
Titular: Lucas Emanuel de Sousa Matos

Suplente: Antônio Alves de Sousa

b) Coletivo MultipliCidade
Titular: Allan Henrique Campos Portela

Suplente: Elvis Geraldo de Brito e Silva

c) Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí – FAMCC
Titular: Raílda Josefa de Sousa

Suplente: Cláudia Mônica de Sousa Dantas

Jovem morre dentro de ônibus próximo à cidade de Picos

 

Um jovem identificado como Jhonatan Willyan da Silva Dias, de 21 anos, que residia em Marabá, no Pará, faleceu no final da manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, vítima de infarto. O fato aconteceu na cidade de Valença, nas proximidades do Posto da PRF, quando o jovem viajava em um ônibus da empresa Gontijo, que faz linha de Salvador a Teresina.

Jhonatan deu entrada no Hospital Regional Eustáquio Portela (HREP) em Valença do Piauí, já sem vida. De acordo com informações repassadas  pelo pai da vítima,  Juraci Silva Dias, o filho embarcou no ônibus na cidade de Feira de Santana, na Bahia, com destino a Teresina.  O jovem era soropositivo. O pai já o aguardava na capital piauiense, quando recebeu um telefonema informando sobre a morte de  Jhonatan.

Ainda de acordo com informações de Juraci, o ônibus retornou a cidade levando o corpo para o HREP, onde o médico de plantão constatou a veracidade do óbito. A delegacia de Polícia Civil foi acionada, também constatou o óbito e o corpo foi liberado para o exame cadavérico no IML em Teresina.

Fonte: Valença Online

Polícia apreende drogas na zona rural de Picos

Na tarde do último sábado, 05, policiais militares de Picos apreenderam uma quantidade considerável de entorpecentes em uma residência no Povoado Bocolô, zona rural do município.

De acordo com o boletim divulgado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), os policiais chegaram ao local através de denúncia anônima, que relatava que um homem chamado Chagas estaria com cinquenta quilos de cocaína.

Ainda segundo a denúncia, os entorpecentes seriam distribuídos na região.

Ao realizar a diligência, os policiais encontraram um indivíduo com as mesmas características, que empreendeu fuga adentrando na residência da sua genitora.

Durante abordagem no endereço, os policiais encontraram 32 invólucros de maconha, 13 invólucros de cocaína, 02 tabletes médios de cocaína, 01 tablete grande de cocaína, 03 munições calibre 38 intactas, uma balança de precisão e um caderno de anotações.

O suspeito não foi encontrado e a sua genitora, proprietária da residência, foi conduzida à delegacia juntamente com o material apreendido.

Fonte: picos40graus

Picos será sede da 13ª edição do Projeto Impacto Sertão Livre

O Instituto Livres em parceria com a Prefeitura de Picos irá sediar no período de 10 a 20 de janeiro de 2019 o Projeto Impacto Sertão Livre. O evento será desenvolvido em Picos através das seguintes atividades: visitas às casas das comunidades para geração e fortalecimento de vínculos; atividades pedagógicas, recreativas e esportivas com crianças e adolescentes; atendimentos médicos, odontológicos e de saúde em geral; exames médicos e odontológicos; realização de atividades culturais, musicais e recreativas em espaço amplo e inclusivo na cidade; palestras e atendimentos individualizados sobre diversos temas visando a capacitação de mão-de-obra local; fomento da economia Local e geração de renda.

O Impacto Sertão Livre é um projeto social humanitário que promove a mobilização de voluntários em prol de comunidades sertanejas do polígono das secas, com o apoio de organizações parceiras que atuam na região. O projeto acontece semestralmente nos meses de janeiro e julho, durante 10 dias e reúne centenas de pessoas de todo o Brasil. Por meio dessa ação social solidária, comunidades inteiras têm sido impactadas e transformadas.

Esse projeto coopera diretamente com os objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo Sustentável, Paz, Justiça e Instituições Eficazes – Parcerias e Meios de Implementação. As atividades irão contar com a mobilização de mais de 600 voluntários vindos de várias regiões do Brasil.

Confira as atividades:
Shows- Estádio Municipal Helvidio Nunes de Barros
Atendimentos de saúde – Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
Bairro Belo Norte, Antenor Neiva, Bairro Centro, Bairro Morada do Sol, Bairro Aerolândia, Bairro Junco, Bairro Paraibinha, Bairro Pantanal, Bairro Passagem das Pedras, Povoado Cristovinho (zona rural).
Cursos profissionalizantes – Escola Normal Oficial de Picos
Recreação e atividades infantis – Rotary Club

Fonte: ascom

Acusado de matar enteado com golpes de facão é preso na região de Picos

Em cumprimento a uma mandado de prisão, policiais do Grupamento de Polícia Militar de São João da Canabrava, capturaram no último sábado (05), um homem identificado como Francisco de Sousa Nogueira, acusado de matar o próprio enteado a golpes de facão.

Francisco foi preso na localidade Tabuleiro, zona rural de São João da Canabrava, local para onde havia fugido logo após o crime, que aconteceu em agosto de 2018 em Buriti Comprido, zona rural de Inhuma. Francisco tirou a vida do enteado Álvaro Pereira Lima, de 23 anos.

O acusado foi localizado após um monitoramento detalhado, feito por policiais da Força Tática de Valença e do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos.

Na época do crime, populares informaram à polícia que Álvaro teria ameaçado Francisco, que revidou e o atingiu com um golpe de facão no pescoço. A mãe de Álvaro confirmou o ocorrido e disse que o filho e o marido sempre discutiam.

Fonte: cidadesnanet

Hemocentro de Picos tem baixa nas doações de medula óssea

O Hemocentro Regional de Picos, desde o início do ano, registra baixa nas doações de medula óssea. No Brasil, o índice de compatibilidade é de uma a cada 10 mil pessoas dependendo da doença do paciente que estiver esperando o transplante, por isso, quanto mais doadores na lista, maior a chance de um transplante acontecer.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Francivalbia Carvalho, são realizados cadastros no Hemopi o ano todo, mas a população ainda é tímida e precisa conhecer mais sobre o processo de doação de medula óssea.

“O cadastro de medula óssea é bem diferente do cadastro para doação de sangue, é mais simples, mais rápido, assim como também a coleta, são pequenas amostras de 8 a 10 ML de sangue”, disse.

A assistente social explica que para ser doador, a pessoa precisa comparecer ao hemocentro para fazer um cadastro com seus dados pessoais e assinar um termo para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), em seguida é feita a coleta de uma amostra de sangue.

O doador precisa atualizar sempre o cadastro via internet para que a pessoa seja encontrada, caso surja a necessidade de um paciente pela compatibilidade do doador.

Processo para ser doador

Para quem quer ser doador, existem alguns requisitos, como ter uma boa saúde (sem doenças infecciosas, como hepatite, Chagas, HIV, sífilis e outros problemas como diabetes, câncer e doenças específicas do sangue) e ter entre 18 e 55 anos.

Se for selecionado, são feitos testes no doador para verificar se há doenças e se ele tem condições de doar.

Se ele estiver em condições, a coleta da medula pode ser feita por dois métodos. O mais tradicional é o que retira da bacia, com uma agulha, com anestesia geral ou peridural.

O outro é através da veia, onde retira-se células tronco do sangue do paciente – essas células têm a capacidade de se regenerar em 20 dias. A decisão de qual método usar é do médico, que saberá qual procedimento vai proteger doador e beneficiar o receptor.


Fonte: Grande Picos

Soldado do Exército é encontrado ferido às margens da BR 316 em Picos

Foto: Reprodução / Egberto Araújo

O soldado do exército identificado como João Reinaldo Sales Filho foi encontrado ferido as margens da BR 316, município de Picos, a 306 km de Teresina. João integra o  3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) em Picos e teria sofrido um acidente de moto a caminho do trabalho no final da manhã deste sábado (22).

"As informações repassadas são que ele teria saído de casa as 5h em direção ao trabalho e como não chegou, familiares e colegas iniciaram a procura por ele", explicou o agente da Polícia Rodoviária Federal, Goulart. Após uma busca pela região, o soldado foi encontrado ferido na rodovia pelos próprios familiares por volta das 13h30

O soldado mora no município de Campo Grande do Piauí e fazia o trajeto de moto para assumir o trabalho no 3º BEC que fica em Picos. O local onde ele sofreu o acidente é conhecido como Baixa do Angico Torto.

João foi resgatado e levado ao Hospital Regional Justino Luz onde passa por atendimentos neste momento. Procurada pelo Cidadeverde.com a assessoria de imprensa da unidade informa que o policial passa bem e deu entrada na unidade consciente.

O hospital informa ainda que o soldado apresenta dores no peito e abdômen, mas segundo o Raio X não há fraturas. Ele será submetido a ultrassonografia para verificar problemas na região e somente após os exames o cirurgião dará um parecer sobre sua situação.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores