Cidadeverde.com

Comunidade Torrões vai receber escola totalmente reformada

Seguindo o calendário de reformas nas escolas municipais a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação vai entregar, amanhã (11), mais uma escola completamente reformada.

A Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, localizada em Torrões, possui cerca de 260 alunos e passou por uma ampla reestruturação em suas dependências. Entre os serviços feitos na escola estão: ampliação de turmas, pintura, gesso, forro, piso, recuperação de todas as dependências, retelhamento, construção de muros e rampas de acessibilidade para as salas.

Houve também uma mudança no local de entrada e saída dos alunos, antes a entrada ficava na frente da escola, dando acesso direto dos alunos à pista. Com a reforma essa entrada passa a ser na lateral, garantindo assim mais segurança a todos que frequentam a instituição.

A escola foi fundada no ano de 1969, e está comemorando 50 anos de existência e para comemorar a data a instituição vai realizar uma série de apresentações culturais e exposições de arte resgatando a história da comunidade.

Cerca de 30 prédios foram totalmente reformados durante o ano. Todas as escolas que passaram ou estão passando por reparos, inclusive a de Torrões, permanecem em pleno funcionamento de suas atividades, não havendo, portanto, prejuízos para os alunos.

Da Redação
[email protected]

Picos: homem se entrega a polícia por assassinar o próprio irmão

Foto: Assis Santos

Na manhã desta segunda-feira, 09 de dezembro, Pedro Santos Cantidio, de 31 anos, apresentou-se à polícia. O mesmo é acusado de ter matado o irmão a pedradas na madrugada de sábado, 07.

O crime ocorreu na região conhecida como Oiticica, no bairro Morada Sol, em Picos. A vítima foi identificada como Daniel Santos Cantidio, de 35 anos.

Na Delegacia Regional da Polícia Civil, Pedro foi ouvido pelo delegado plantonista, Rodrigo Moraes, relatou como ocorreu o crime e posteriormente foi liberado, uma vez que o flagrante já havia expirado.

Informações extraoficiais apuradas pelo Picos 40 Graus apontam que, em seu depoimento, o acusado relatou que as brigas entre ele e o irmão eram constantes e que estavam bebendo no momento do crime.

A vítima, Daniel Santos Cantidio, já havia sido preso acusado de assassinar com golpes de faca o catador de lixo, José Nilton da Silva Andrade, que era mais conhecido como “Galeguinho”, de 28 anos, no dia 14 de abril de 2014.

Fonte: picos40graus

Viva o Semiárido aprova projeto de escolas municipais da cidade de Picos

O Viva o Semiárido é um projeto do Governo do Estado, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense.

O projeto atua em 89 municípios de cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Chapada Vale do Rio Itaim. É desenvolvido através do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

Aqui em Picos dois projetos foram aprovados. Um projeto de monitoria da Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, na comunidade Torrões, com o tema: Diálogo entre saberes em escola do campo por meio da implantação de viveiros de mudas de plantas da Caatinga, com o objetivo de incentivar o cultivo de mudas entre os alunos e assim despertar na comunidade a consciência de sustentabilidade.

“Quando cheguei a escola já trabalhava o projeto Viva o Semiárido. È um projeto que envolve planejamento, estudo e pesquisa entre professores, alunos e família, organização e capacitação para sensibilizar todos os envolvidos. Começamos a amadurecer o projeto de cultivar um canteiro vivo, que servisse de laboratório para que aprendam mais e mais sobre a Caatinga, a previsão é que início de 2020 comece a plantação das mudas. Estamos todos envolvidos, a classe educacional e a comunidade”. Lembrou a professora Margareth Lavôr.

Um outro projeto acontece na Escola Manoel da Cruz Lima Sobrinho, com o tema: Educação do campo contextualizada na comunidade de Tabatinga: O uso da água numa perspectiva sustentável. O projeto traz a discussão sobre a origem, o destino e o uso da água na comunidade, como também sensibilizar alunos e professores sobre a importância de preservar esse bem.

Para a professora, Elenilva Pinheiro, o projeto é um avanço para a comunidade. “A escola da Tabatinga já tem uma caminhada, e desde 2011 que participamos de cursos de capacitação e temos a sensibilidade sobre a importância do uso da água na perspectiva de convivência no semiárido, então desenvolvemos um projeto voltado para a origem e uso sustentável da água na comunidade. Há momentos de troca de saberes entre a comunidade e a escola. Ter escola no campo trabalhando educação do campo é um avanço e para nós é um projeto grandioso e que vai beneficiar centenas de famílias e não poderíamos ficar mais felizes”. Completou.

Cerca de 500 famílias das duas comunidades serão diretamente beneficiadas com os projetos. “As duas escolas contempladas com o projeto Viva o Semiárido vão trabalhar com as famílias. A ideia é trazer cada vez mais a comunidade para dentro da instituição”. Ressaltou a Coordenadora do projeto na Regional de Picos, Francisca Lisboa.

 Kits para as escolas

A Secretaria de Educação do Estado, Seduc educação do campo, entregou kits com mais de 10 exemplares às escolas contempladas com o projeto Viva o Semiárido. Esses livros vão ajudar na pesquisa e no desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro das escolas que foram contempladas.   

Da Redação
[email protected]

Anunciada a retomada das obras do novo hospital de Picos

Foi anunciado nesta sexta-feira, 29 de novembro, pelo secretário de Saúde Florentino Neto e o Presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Welton Bandeira a retomada das obras do Centro de Referência Médica de Picos, chamado de Novo Hospital de Picos, após decisão proferida pela 1° Vara dos Feitos da Fazenda Pública, em nome do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira.

Em declaração, o Secretário de Saúde aproveitou para destacar o esforço do Governo do Estado, Sesapi e Fundação Hospitalar em torno de melhorias nos hospitais regionais, estaduais, com várias reformas e ampliações já executadas. “Com a decisão que reverte a inalterabilidade do canteiro de obras do novo hospital, nós da Secretaria de Saúde, agora temos as condições jurídicas de retomar as obras para a concretização deste sonho”, destacou o secretário de Saúde, Florentino Neto. ??

A previsão é que os trabalhos para conclusão do Centro de Referência Médica de Picos sejam retomados o mais rápido possível. O projeto inicial prevê que a unidade contará com 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório, biblioteca e toda a estrutura de um hospital-escola, de média e alta complexidade, tendo em vista que a unidade também receberá acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) de Picos.???????


Obras serão retomadas??

O Deputado Estadual Pablo Santos (MDB), que vem buscando durante seu mandato assegurar recursos e garantir melhorias para saúde do Estado, pontuou que “o projeto do novo hospital regional de Picos, criará um Centro de Referência Médica da região, construído integrado à Policlínica Especializada, sendo o mais moderno hospital do interior do Piauí, estamos felizes com essa decisão”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom

Agespisa comunica falta d’água em Picos neste final de semana

Obras no sistema de esgotamento vão interferir no sistema de abastecimento de água em Picos. A interrupção no fornecimento foi informada por meio de nota da Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

A previsão é que o abastecimento seja interrompido interrompido por quase 24 horas neste final de semana. O fornecimento será suspenso neste sábado (30) às 18h e retomado no domingo (01) às 17h.

Confira a nota na íntegra:

A Agespisa informa que hoje, dia 30/11/2019, a partir das 18h o sistema de abastecimento de água da cidade de Picos será desligado para a execução de trabalhos de manutenção e interligação de emissário de esgoto no bairro São Sebastião.

Informamos ainda que a medida se faz necessária para agilizar a conclusão do serviço de grande complexidade e o abastecimento se reestabelecera gradativamente após a conclusão do serviço. 

Informamos ainda que somente os bairros: Cidade de Deus, Morada Nova, Lousinho Monteiro, Pantanal não serão afetados. A previsão de restabelecimento do abastecimento é até as 17h do domingo, dia 01/12/2019.

Agradecemos a compreensão de todos. 

Da Redação
[email protected]

Justiça libera retomada de obras do Novo Hospital de Picos

Foto: Divulgação

Paralisadas desde 2016 por embargo judicial, as obras do Centro de Referência Médica de Picos, chamado de Novo Hospital de Picos, poderão ser retomadas após decisão proferida nessa sexta-feira (29) pela 1° Vara dos Feitos da Fazenda Pública. O hospital deve atender cerca de meio milhão de pessoas provenientes de 60 municípios da região.

“Com a decisão que reverte a inalterabilidade do canteiro de obras do novo hospital, nós da Secretaria de Saúde, agora temos as condições jurídicas de retomar as obras para a concretização deste sonho”, destacou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

A decisão, segundo a Sesapi, reconheceu a necessidade de descentralizar o serviço de saúde pública para a região. A obra está avaliada em cerca de R$ 35 milhões de reais, para sua execução.

A previsão agora é que os trabalhos para conclusão do Centro de Referência Médica de Picos sejam retomados o mais rápido possível. O projeto inicial prevê que a unidade contará com 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório, biblioteca e toda a estrutura de um hospital escola, de média e alta complexidade, tendo em vista que a unidade também receberá acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí de Picos.

Foto: RiachãoNet

Canteiro de obras do hospital.

Da Redação
[email protected]

252 alunos de escolas municipais em Picos receberam certificado do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)entregou, na noite desta segunda (25), a certificação a 252 alunos de escolas municipais de Picos. O evento aconteceu na quadra da Escola Estadual Coelho Rodrigues. O projeto é da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos.

Em Picos 4 escolas receberam certificados como participante do Proerd: Escola Municipal Antônio Marques, Maria Gil, Padre Madeira e a Escola Municipal Morada do Sol. 

“O programa vem justamente para trabalhar essa temática das drogas. Hoje estão se formando alunos de 4 escolas, escolas essas que estão em área de vulnerabilidade social. Então o programa pode sim contribuir para mudar a realidade dessas crianças e desses jovens e é isso que queremos que eles cresçam conscientes desse mal”. Frisou a Secretária de Educação de Picos, Edvânia Barros.

O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, e tem como objetivo desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas que dão acesso ao uso de drogas e a violência.

“Infelizmente a droga e aviolência têm muita força. E nós só temos que agradecer a parceria com a Polícia Militar, desde 2013 que conscientizamos esses jovens através do Proerd e de outras ações desenvolvidas nas escolas.Mais uma vez esse trabalho é feito e a prefeitura dá todo suporte necessário para esse programa acontecer, por isso que insistimos nesse trabalho”. Ressaltou o prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima.

A pequena Ellen Gabrieleda Escola Municipal Morada do Sol aprendeu direitinho a lição. “Eu aprendi muita coisa, que violência não faz bem e a dizer não às drogas, à violência e às bebidas alcoólicas”. Falou Ellen Gabriele.

O Proerd e? aplicado com o auxílio de uma cartilha que conte?m as 12 liço?es que sa?o ministradas a?s crianças, uma vez por semana e com duraça?o de 50 minutos de instruça?o. 
Durante o evento de formatura um aluno de cada escola foi escolhido para ler a redação. Os alunos receberam kits escolares como premiação e os professores e gestores receberam certificados de amigos do Proerd.

[email protected]

 

 

Pai, mãe e filho são presos suspeitos de comandar tráfico em Picos

Foto: Divulgação/PM

Ação integrada entre as Polícias Militar e Civil resultou na prisão de uma família suspeita de praticar tráfico de drogas na cidade de Picos, distante 321 Km de Teresina. Pai, mãe e filho foram presos por volta das 4 h da madrugada deste sábado (23).

Segundo o comandante da PM de Picos, coronel Edwaldo Viana, Antônio Paulo Sousa [pai], Antônio Paulo Sousa Júnior [filho] e Maria Edileuza Brisa Fontes [mãe] comandam o tráfico de drogas na região do bairro Parque Exposição e chegam a aliciar crianças para a venda de entorpecentes na região. 

Além de tráfico de drogas, a família também é suspeita de furto de energia. "Eles possuem pelo menos dez anos de tráfico. Cortamos a cabeça do tráfico no bairro Parque Exposição. Essa família abastecia várias bocas de fumo em Picos. Nós estávamos monitorando eles há meses. Nesse bairro tem o pelotão mirim da Polícia Militar e eles tentam aliciar as crianças para o tráfico", conta o comandante da PM de Picos. 

Mais três pessoas identificadas como Gilmar Holanda do Nascimento, Aguinael Silva Bezerra e Zauziano Roseno de Sousa também foram presas suspeitas de tráfico de drogas na ação deflagrada neste sábado

A PM  encontrou com os suspeitos papelotes com crack, cocaína e maconha. Uma quantia de R$ 50 também foi apreendida. 

Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Picos. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Picos: PM descobre, prende assaltantes e recupera moto

  • quadrilha-picos-2.jpg Cidadesnanet
  • quadrilha-picos-3-1.jpg Cidadesnanet
  • quadrilha-picos.jpg Cidadesnanet
  • quadrilha-picos-1-1900x900_c.jpg Cidadesnanet

A Polícia Militar de Picos prendeu, durante a madrugada desta terça-feira (19), por volta das 02h00, uma quadrilha que vinha agindo no município. A corporação chegou até os envolvidos após um assalto praticado no povoado Cipaúba, nesta segunda-feira (18), no fim da tarde.

Segundo relatório da PM, a Força tática foi informada, via Copom, do assalto no referido endereço, onde subtraíram uma moto Honda Biz 125, ano 2013, de cor preta. Ao chegarem ao local e constatarem os fatos, iniciaram a recolha de informações e as diligências.

Jorge Luís da Silva, Esmael Silva, Mário Monteiro Moura Aragão e Ailton José da Silva foram capturados nas próprias casas.

A arma de fogo tipo garruncha usada durante o crime, assim como o carro – uma VW Saveiro 2014/2015, cor Branca –, foram encontrados na casa do Esmael. A motocicleta, segundo a PM, estava guardada na residência de Ailton.

Mediante as constatações, os quatro foram conduzidos à Central de Flagrantes pelos crimes de roubo, formação de quadrilha e posse ilegal de arma de fogo.

Fonte: cidadesnanet

Segurança é encontrado morto dentro de piscina em Picos

Foto: Reprodução PM-PI

Um segurança de 38 anos identificado como Vando João dos Santos foi encontrado morto em uma piscina na zona rural de Picos, a 320 Km de Teresina. Vando e amigos consumiam bebida alcoólica em um sítio na localidade Capitão de Campos no domingo (17)

Por volta das 20h, os amigos não o viram mais e acharam que ele havia ido embora. Ao chegarem na cidade, a família não confirmou a vinda do segurança. Familiares retornaram ao local ainda durante a noite e não o encontraram.

“Eles disseram que procuraram em todo lugar, inclusive na piscina e não o encontraram. Quando foi hoje pela manhã ele foi encontrado sem vida no fundo da piscina”, explicou o capitão. 

O corpo foi retirado do local e levado ao Instituto de Medicina Legal (IML). A polícia trabalha com hipótese inicial de afogamento.

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores