Cidadeverde.com

Com redução dos casos de Covid, Hospital de Picos fecha metade dos leitos de UTI

Foto: Ascom HRJL 

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, distante 306 quilômetros de Teresina, informou na manhã desta terça-feira (21), que a unidade de saúde apresentou na primeira quinzena de setembro uma redução do número de pacientes internados no setor Covid. De acordo com o local, a quantidade de internações foi a menor desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Hospital, desde o início de setembro de 2021, a média de pacientes internados na Enfermaria do setor Covid são de sete pacientes e na UTI, quatro. Nos últimos sete dias também não foram registrados óbitos em decorrência da doença. Uma redução bastante significativa, se comparado ao mês de março, quando os leitos alcançaram sua capacidade máxima.

A partir do dia 1º de outubro, o Hospital faz uma adequação no número de leitos disponíveis para tratamento da doença: dos 25 leitos de enfermaria, 15 ficarão ativos. Já o número de UTI Covid vai reduzir de 20 para 10 e permanece os dois leitos de estabilização.

A diretora geral do Justino Luz, Samara Sá, explica que a medida foi adotada com base nos índices de internação na unidade. 

“Diante do avanço da vacinação, avaliamos durante todo o mês de setembro como ficaria a média de ocupação dos leitos. Fizemos uma série histórica dos últimos dois meses, apresentamos à FEPISERH, que determinou que poderíamos fechar 10 leitos de UTI e mais 10 de enfermaria, sem prejuízos à macrorregião, pois ainda seremos a referência Covid-19 para todo o território”, destaca a diretora.

Samara Sá destaca ainda que o local está preparado para reabrir os leitos caso seja necessário. “Estamos felizes com a redução dos índices da pandemia”, acrescenta Samara.

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o Justino Luz, Ítalo Rodrigues, destaca a atuação do hospital no tratamento da Covid-19.

“Toda a população da macrorregião de Picos esteve e continua bem assistida em relação ao tratamento da doença. Apesar de ser uma doença que pegou todos de surpresa, o Justino Luz foi estruturado para atender, com qualidade, uma alta demanda. Muitas vidas foram salvas.  O fechamento dos leitos é um indicativo positivo do avanço da vacinação”, afirma o presidente.

Da Redação
[email protected]

Aposentado suspeito de infecção com variante Delta morre em Picos

Foto: Ascom Fepiserh

Atualizada às 10h45

O aposentado de 71 anos identificado como Antônio Martins Rodrigues, que estava internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz em Picos, com suspeita de infecção pela variante Delta morreu na madrugada do sábado (11), por volta das 21h. A morte do idoso foi confirmada pela assessoria do hospital.  

Antônio Martins, que era portador de uma doença cardíaca crônica, não resistiu e faleceu após sofrer um choque séptico, teve  infecção generalizada que causou falência dos órgãos. O idoso estava internado na unidade de saúde do município desde o último dia 4 de setembro.

O paciente que viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos no dia 24 do mesmo mês, também não havia tomado as doses da vacina contra a Covid-19.

Segundo a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Picos, já foi identificado o nome da proprietária da empresa de ônibus que realizou o transporte do homem para o Piauí.

“Já conseguimos identificar o nome da proprietária da empresa de ônibus e estamos tentando localizar o ponto de vendas dela porque como se trata de um ônibus clandestino, não há um local fixo”, explica o coordenador Robsoncley Viana.

Ainda de acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana, as 17 pessoas que estavam sendo monitoradas, familiares e vizinhos do paciente, devem ser liberadas se constatado que elas não apresentam sintomas.

“Depois do dia 16, se continuarem assintomáticos, vamos liberar do isolamento”, destaca o coordenador.

A Vigilância Epidemiológica ainda aguarda o resultado da amostra para sequenciamento genético enviada a FioCruz que detectará de qual cepa o aposentado foi infectado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o material será enviado esta semana para a FioCruz de Recife e tem a previsão do resultado ser liberado em até 45 dias. 

“Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético, porém tem essa demora no envio do resultado, pois há uma grande demanda, uma vez que a FioCruz realizar o sequenciamento de amostras de todo o país”, esclare a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

A Sesapi informou ainda que continua com a busca dos passageiros que estiveram no mesmo ônibus do aposentado.  

"Nosso intuito em encontrar esses passageiros não é punitivo e sim rastrear os possíveis contatos, que passaram dias com o homem, que veio a falecer por causa da Covid-19. E precisamos fazer o monitoramento por questão de controle da doença”, explica Amélia Costa. 

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Picos faz monitoramento de 17 pessoas após ter paciente suspeito da variante Delta

Foto: Ascom Fepiserh

A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município de Picos, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realiza o monitoramento de 17 pessoas próximas ao idoso de 72 anos internado com suspeita de infecção pela variante Delta.

Segundo o coordenador Robsoncley Viana, no grupo está a esposa do paciente e a filha, além de vizinhos da família. Até o momento, todas as pessoas seguem sem sintomas e ninguém apresentou resultado positivo para a Covid-19. 

“Estamos monitorando 17 pessoas. A esposa dele está assintomática, a filha também e os vizinhos. Ninguém testou positivo para Covid-19 e vamos realizar novos exames quando fechar 15 dias”, esclarece o coordenador. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a coordenadoria aguarda o comprovante da viagem realizada pelo homem para identificar a empresa que teria realizado o trajeto de São Paulo para Picos.

“Estamos esperando um retorno da família sobre a empresa do ônibus, do comprovante da viagem que consta essa empresa, para a gente mapear de onde são esses passageiros e mandar um alerta para esses municípios”, explica Robsoncley Viana.  

O paciente de 72 anos, que também é portador de uma doença cardíaca crônica, não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com Robsoncley Viana, a família estava imunizada, mas o homem não quis receber o imunizante.

“A família insistiu e ele não quis tomar a vacina, a esposa dele tomou a vacina, a filha tomou, mas ele não quis”, destaca o coordenador.

Em Picos, a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica iniciou um monitoramento dos ônibus que chegam à cidade, da área onde o paciente mora e enviou um alerta para os outros municípios da região.

“Iniciamos um monitoramento dos ônibus que estão chegando aqui na cidade, estamos monitorando a área onde o paciente mora e enviamos um alerta para os municípios ao redor de Picos para fazer o monitoramento de ônibus que chegam nas cidades”, ressalta Robsoncley Viana.

Internado na UTI do Hospital Justino Luz em Picos, a Vigilância Epidemiológica informou também que o paciente segue estável e entubado. 

Rebeca Lima
[email protected]

Condutor sem habilitação capota carro na BR-316 em Picos

Foto: PRF

Um motorista de 26 anos e sem habilitação capotou um veículo no final da manhã desta sexta-feira (10) na BR-316, em Picos. O acidente aconteceu no KM 312 por volta das 11h15.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor sofreu lesões leves. O veículo trafegava no sentido Alegrete do Piauí quando o motorista perdeu o controle da direção colidindo com uma árvore.

Com o impacto, o veículo capotou e ficou com os pneus para cima na faixa de rolamento da pista. 

Ainda segundo a PRF, o que causou o acidente foi a ausência de reação do condutor para manter o veículo na trajetória da rodovia. 

O motorista não precisou de atendimento médico e aguardou o trabalho da polícia no local do acidente.

Da Redação
[email protected]

Secretaria de Saúde investiga novo caso suspeito da variante Delta no Piauí

Foto: Ascom Fepiserh

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta quinta-feira (09) que investiga  um caso suspeito de infecção pela variante Delta do novo coronavírus. O paciente é um homem de 72 anos que está internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, desde o último dia 4 de setembro. 

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, as informações repassadas pelo hospital é que o homem viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos no dia 24 do mesmo mês. O trajeto foi realizado em um ônibus clandestino, o que dificulta o rastreio dos demais passageiros. 

 “No dia 26 de agosto ele apresentou os primeiros sintomas da doença, porém só procurou o hospital no dia três de setembro, onde se encontra internado na UTI. Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético”, explicou a coordenadora. 

A amostra para sequenciamento genético do paciente será enviada para a FioCruz, no Rio de Janeiro, para a detecção de qual cepa o homem foi infectado. “Como ele apresentou uma carga viral abaixo de 25, fizemos a solicitação de sequenciamento para a FioCruz e estamos preparando o material para envio”, disse a coordenadora de Epidemiologia.

O homem de 72 anos realizou a viagem de São Paulo para Picos por meio de um ônibus clandestino, o que está dificultando o rastreio dos demais passageiros, pelas Vigilâncias de Picos e da Sesapi. “Pedimos às pessoas que estavam neste ônibus, que procurem as secretarias de seus municípios, para que possamos fazer o monitoramento de todos os contatos. Nós estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Saúde de Picos, para encontrar a empresa de transporte e tentar localizar o maior número de passageiros possível”, lembra Amélia Costa. 

Outra situação que levou ao agravo do quadro de saúde do paciente é o fato dele, mesmo com 72 anos, não ter tomando nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19. Ele também é portador de uma doença cardíaca crônica. “Nós já estamos com a vacinação avançada para faixas mais jovens em nosso estado, porém este paciente não tomou a vacina o que agravou seu quadro clínico, além da comorbidade que possuí. Por isso alertamos para a necessidade da vacinação e da continuidade dos demais cuidados, como o uso de máscara, não aglomeração, que estão sendo negligenciados por muitas pessoas”, ressalta Amélia Costa.

Esse é o segundo caso suspeito da Delta investigado no Piauí. No mês passado, um paciente internado com covid-19 em um hospital particular na zona norte de Teresina foi submetido a testes para identificar uma possível contaminação pela variante.

 


Natanael Souza (Com informações da Sesapi)
[email protected] 

Homem é autuado com 105 comprimidos de anfetaminas no Piauí

Foto: Diuvlgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou nessa última segunda-feira (06), um homem de 44 anos, que não teve a identidade revelada, portando 105 comprimidos de anfetaminas. A ação ocorreu na BR 316, município de Picos, distante 306 quilômetros de Teresina.

De acordo com a PRF, os policiais abordaram o motorista e durante os procedimentos de fiscalização foi verificado que o condutor não havia comprovado os tempos de direção e descanso das últimas 24 horas. Após fazer a verificação no interior do veículo, foram encontrados 105 comprimidos de anfetaminas da marca Nobésio Extra Forte.

Ainda segundo os policiais, ao ser questionado sobre a origem do ilícito, o homem afirmou ter comprado em um posto de gasolina na cidade de Filadélfia (BA) pelo valor de R$ 150.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por porte de droga para consumo e a ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal na comarca de Picos. Em decorrência da não comprovação dos tempos de direção e descanso, foi determinado ainda que o condutor cumprisse as 11 horas de descanso ininterrupto antes de prosseguir viagem.

Rebeca Lima com informações da PRF
[email protected]

PRF apreende mercadoria irregular de eletrônicos e outros produtos no PI

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nessa segunda-feira (30), uma carga com 136 itens eletrônicos, de cozinha e de beleza sem nota fiscal, durante uma fiscalização na BR 316, no município de Picos, distante 306 quilômetros de Teresina.

De acordo com os policiais, o condutor era um homem de 32 anos, que não teve a identidade revelada, e informou que estaria vindo do município de Monsenhor Hipólito e iria revender os produtos no estado do Pará.

No momento da abordagem, o condutor não apresentou nenhum documento fiscal e afirmou ainda que a mercadoria pertencia a uma empresa constituída sob o regime de CNPJ, mas não entregou nenhum documento referente à empresa.

Ainda segundo a PRF, a situação representa crime contra a ordem tributária e causa prejuízos aos cofres públicos, além de fomentar a sonegação e concorrência desleal no comércio.

Diante da situação, o homem e a carga apreendida foram conduzidos à Secretária da Fazenda do município de Picos para os procedimentos cabíveis.

Rebeca Lima com informações da PRF
[email protected]

Homem é preso com índice de embriaguez 18 vezes maior ao permitido

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 27 anos, que não teve a identidade revelada, na madrugada desse sábado (21) por conduzir veículo com o índice de embriaguez 18 vezes maior que o permitido. A prisão aconteceu após uma abordagem na BR-316, no município de Picos. 

Segundo informações da PRF, os policiais realizavam fiscalização de rotina quando flagraram o homem conduzindo uma motocicleta modelo Honda CG 150 Titan sem fazer o uso do capacete de segurança. Durante a abordagem, os policiais verificaram que o condutor apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica.

Ainda de acordo com os policiais, ao realizar o teste de alcoolemia foi constatado o índice de 0,72 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, um índice mais de 18 vezes maior ao permitido para se conduzir um veículo automotor.  

Diante dos fatos, o motorista foi conduzido à Polícia Civil do município de Picos e deve responder pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

Rebeca Lima
[email protected]

Pacientes evacuam setor de pronto atendimento de hospital após incêndio

Foto: Ascom Fepiserh

Pacientes do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, no interior do Piauí, tiveram que evacuar o setor de Pronto Atendimento após um incêndio na central de ar-condicionado de um dos consultórios médicos. As chamas ocorreram por volta de 1h, desta segunda-feira (09), e causaram danos apenas na parede da sala. 

"Foi um problema pontual com uma central de ar do consultório médico, porém já está sendo sanado. O único dano causado foi somente a central de ar", informou a assesoria do hospital. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado por precaução. As causas do incêndio ainda não foram identificadas. 


Graciane Sousa
[email protected]

Governo retoma obras da rodovia da Chapada do Mocambo, em Picos

Foto: Ccom

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), retomou as obras de pavimentação asfáltica na rodovia PI 378, em Picos, no trecho que liga o povoado Lagoa do Félix ao povoado Chapada do Mocambo. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro.

“Retomamos as obras neste mês de julho e cerca de seis quilômetros já estão prontos. O asfalto no trecho facilitará a mobilidade para quem vai ao município de Picos e vai criar um rota alternativa para quem vai para Santana e São José”, disse o diretor de engenharia do DER, Felipe Eulálio.

Ao todo, serão asfaltados 21,96 km da rodovia, onde estão sendo investidos recursos no valor de R$ R$ 7.772.408,50, oriundos do PNDE e Tesouro Estadual.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores