Cidadeverde.com

Prefeitura de Picos realiza capacitação para novos agentes da STTRAM

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sttram), realiza um importante curso de aperfeiçoamento e formação para os novos agentes de trânsito empossados, e a atualização do Código de Trânsito Brasileiropara os agentes veteranos do órgão.

O curso terá duas turmas e terá duração de 200 horas, a primeira turma iniciou na manhã, desta segunda-feira, 08 de outubro e vai até 20 de novembro. As aulas práticas e teóricas serão ministradas por instrutores do Serviço Social do Transporte - SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT.

As aulas acontecerão na sede do SEST-SENAT, localizado na Avenida Piauí no bairro Junco e serão ministradas de 08h até as 17h de segunda a sexta. O objetivo do curso de formação visa capacitar os servidores envolvidos na tarefa de controlar e melhorar o trânsito local.

“O curso é importante para que os novos agentes atuem no trânsito para evitar o congestionamento, e também levar conforto para sociedade. Os agentes entraram com essa boa intenção no trabalho, o curso está sendo ministrado por vários professores que tem pós- graduação na legislação de trânsito”, comentou a instrutora de trânsito, Perciliana Miranda. O técnico de formação profissional do SEST-SENAT, Jaílson Santos destacou alguns benefícios que  a formação oferece: “ Os alunos estão vendo a parte teórica que é importante e também a pratica, no decorrer da função, eles vão ter o conteúdo da legislação, cumprir a engenharia de tráfego, entre outras coisas que o curso vai beneficiar”, ressaltou Jaílson.

O curso é realizado pela Prefeitura em parceria com o SEST-SENAT, inclui palestras didáticas e atualizações sobre Educação no Trânsito, Legislação de Trânsito, Papel dos órgãos públicos, Cidadania, Objetivo da educação no trânsito, entre outros, essa é mais uma grande conquista
da sttram junto à Administração Municipal de Picos.

Fonte: Ascom

Homem mata ex-mulher com golpes de chave e toma veneno

Chave usada no crime. Foto: Divulgação/PM

Um caso de feminicídio chocou os moradores da zona Rural de Monsenhor Hipólito, distante 369 quilômetros de Teresina, nessa quarta-feira (3). Uma mulher, identificada como Maria Rosilene de Lima, 43 anos, foi morta a golpes de chave de roda de caminhão enquanto dormia. O suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, José Nogueira Ferreira, conhecido como Zé Polino. 

Após o crime, José Nogueira ingeriu quase meio litro de veneno. A Polícia Militar informa que o suspeito ainda foi socorrido, mas morreu no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. 

O cabo Jefferson Bezerra, comandante do Grupamento da Polícia Militar de Monsenhor Hipólito, informou ao Cidadeverde.com que Maria Rosilene foi atingida na cabeça enquanto dormia em uma rede, “sem possibilidade de defesa”. O crime tem características de feminicídio. A vítima trabalhava na roça e tinha dois filhos[de 4 e 6 anos] que estavam na casa no momento do crime. 

O cabo Jefferson afirma que um dos filhos da vítima presenciou o crime. Quando a polícia chegou ao local da ocorrência, as crianças estavam na casa de vizinhos, assustadas.

Ainda de acordo com Informações levantadas pela polícia, José Nogueira e Maria Rosilene tiveram um relacionamento afetivo e atualmente estavam separados. A Polícia Civil deve investigar o caso. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Partido expulsa candidato a deputado federal preso com arma e drogas


O advogado e candidato a deputado federal, Jofran Santos Moura, do Democracia Cristã, foi expulso do partido após ser preso em flagrante com arma, munição ponto 40 - de uso restrito da polícia - e drogas.

O candidato foi preso na terça-feira (2) por volta das 23h40 em uma lanchonete na cidade de Picos. 

"Constatamos que o Jofran estava com uma arma de numeração picotada calibre 38 marca Tauros, e que o mesmo havia entregue uma porção de substância análoga a maconha ao Pedro Vitor. Ao realizar busca no carro do Jofran foi encontrado ainda mais maconha e 12 munições calibre  ponto 40", diz o relato do comandante da Polícia Militar de Picos Edwaldo Viana. 

Segundo o comandante, o candidato está preso no quartel de Picos.

O portal Cidadeverde.com tentou contato com advogado do candidato, mas não conseguiu resposta. 

O presidente do partido no Piauí, Romualdo Seno, candidato ao governo do estado, confirmou ao Cidadeverde.com que realizou hoje a expulsão do candidato.

"Em hipótese nenhuma o partido pode aceitar uma pessoa que cometa qualquer tipo de ilícito. Sei que todo mundo tem o direito de defesa, mas como presidente sou duro e rígido com erro como esse", afirmou Romualdo Seno. 

Arma apreendida em poder do candidato. Foto: divulgação Policia MIlitar

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Ex-presidiário é executado a tiros em Picos

Depois de um mês e vinte um dias a cidade de Picoas voltou a ser palco de um assassinato. Um homem foi morto a tiros no final da tarde desta terça-feira (02). O crime aconteceu por trás da Pousada Guaribas, nas imediações do Povoado Cristovinho.

O Comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente-coronel, Edwaldo Viana, informou que a COPOM foi acionado por populares informando que havia um corpo no local. Ele contou que ao chegar ao lugar indicado os policiais constataram a veracidade da informação. A vítima foi identificada como Fernando de Sousa Santos, que era egresso do sistema prisional.

“Ex-presidiário que saíra do presídio havia dois meses e meio. Tinha passagem por tráfico e roubo. Foi alvejado por pelo menos dois disparos na cabeça”, informou Edwaldo Viana, acrescentando que Fernando de Sousa Santos morava no bairro Paroquial, que é mais conhecido como Chão dos Padres.

As polícias investigam as circunstâncias em que o ex-presidiário acabou sendo morto. Esse foi o quinto homicídio registrado em Picos em 2018. Além de Fernando, também foram assassinados no município picoense esse ano: o desempregado, Francisco Monteiro da Silva, que era mais conhecido como “Chicó”, o funcionário de bar, José Romualdo dos Santos, de 42, anos, o presidiário, Francisco José da Silva, de 60 anos, que era mais conhecido como "Biô" e o desempregado, Bartolomeu de Paula Barros, de 35 anos.

 

Fonte: Portal O Povo

Picos: Delegado defende implantação de departamento especializado em tráfico

Um pouco mais de um ano após a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí implantar em Picos, uma delegacia especializada em tráfico e crimes contra vida. Já surge a necessidade da implantação de um novo departamento.

O responsável pela delegacia, Agenor Ferreira Lima Júnior, defendeu a necessidade da implantação de uma delegacia especializada em tráfico.

“Picos é uma das cidades mais importantes do Piauí e o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste, desta forma fica evidente o trânsito constante de entorpecentes pela BR e por rodovias estaduais. Uma delegacia especializada com prédio e estrutura própria, seria muito importante, pois a policia poderia focar neste tipo de crime. O tráfico de Picos está relacionado com a rede de crimes de inúmeros municípios de toda a região”, explicou o delegado.

Atualmente a delegacia especializada em tráfico e crimes contra vida, conta apenas com um delegado e um agente de polícia. Além disso, está sobre a atribuição da equipe as cidades de Francisco Santos, Sussuapara, São José do Piauí.

Agenor explica que a falta de estrutura e grande demanda acomete as investigações de forma geral. “Nosso maior problema e quanto a estrutura e o efetivo. A partir do momento da implantação da delegacia especializada teremos estrutura e equipe próprias para combatermos efetivamente o tráfico em toda a região”.  

Fonte: Picos 40 graus

Aplicativo Salve Maria será implantado na cidade de Picos

A Prefeitura e Picos, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico lança no mês de outubro o aplicativo Salve Maria. Segundo o secretário Iata Anderson, o objetivo é auxiliar a sociedade picoense quando da ameaça, ato de violência ou abuso de qualquer espécie contra a mulher.

“Estamos proporcionando esta ferramenta para que tanto a sociedade e sobretudo as mulheres locais, em fazer denúncias e acionar a polícia quando sofrer ou estiver sofrendo qualquer abuso”, comenta.

Conta o secretario Iata Anderson que o aplicativo Salve Maria é uma espécie de ‘botão do pânico’ diante de qualquer ameaça ou prática de violência, seja de qualquer natureza e em qualquer lugar contra a mulher. Revela que o referido aplicativo já foi implantado em Teresina e tem auxiliado muito no combate ao crime, sobretudo contra a mulher.

“Essa é mais uma iniciativa da gestão do Pe. Walmir em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Nós queremos contribuir no combate ao crime contra a mulher e esta ferramenta é fundamental pois o acionamento pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora. É só apertar o botão no seu celular que a polícia será acionada. É simples, prático e eficaz, pois já funciona muito bem em Teresina e vamos implantá-lo aqui também. Para seu uso funcional, se faz necessário apenas baixar o aplicativo para o celular.”, explica Iata.

Iata Anderson garante que as denúncias realizadas pelo Salve Maria terão total anonimato, pois aqueles que denunciarem via aplicativo, terão sua identidade preservada.

Sem data marcada, o aplicativo Salve Maria será implantado em evento no Shopping do Povo com presença de autoridades locais.

Fonte: Ascom

Semam orienta sobre normatização de poda ou corte de árvores

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), orienta sobre ações de normatização do corte ou poda de árvores.

 De acordo com o fiscal ambiental, Regis Feitosa, atualmente, a podagem ou corte de árvores é executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por outro lado, as ações são supervisionadas e requer autorização da Semam.

“A podagem ou corte são feitas pelo serviço público, embora a gente supervisione. Vale ressaltar que, caso a pessoa queira cortar ou podar uma árvore, é preciso solicitar uma autorização na sede da Semam. Após solicitação de corte ou poda, a gente vai até o local para atestar se é possível ou não, caso seja possível, disponibilizamos uma autorização de corte ou poda”, afirma.

O fiscal ainda destaca o dano ambiental para à sociedade quando cortamos árvores de forma irregular.  “Digamos que seja um dano quase irreparável, sendo do ponto de vista temporal, pois uma nova árvore demora um bom tempo para crescer novamente, sem falar a água gasta pela árvore desde quando era muda. E como sabemos nossa região é escassa de água”, avalia.

Punições

Ainda de acordo com o fiscal ambiental, quando não há cumprimento das normas ambientais, a secretaria aplica sanção que no caso é multa, pois não é de competência da pessoa fazer o corte ou poda sem autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Como denunciar

Qualquer pessoa pode fazer denúncias de forma anônima e participar da fiscalização ambiental, na sede da secretaria, que fica situada na Praça Josino Ferreira, Centro da cidade. Além disso, a Semam também recebe denúncias através de seus perfis no Instagram e Facebook.

Fonte: Ascom

Prefeitura faz apreensão para conter superpopulação de jumentos

Para conter a superpopulação de jumentos e evitar acidentes nas estradas a prefeitura em parceria com a Polícia Rodoviária Federal está recolhendo jumentos e outros animais abandonados em Picos, município a 306 km de Teresina. 

De acordo com Erismar Santiago, chefe de apreensão de animais,  somente em uma hora na tarde desta quarta-feira (26), 10 jumentos foram apreendidos pela equipe da prefeitura. "No momento estamos fazendo esse trabalho por conta do grande número desses animais abandonados na cidade. A necessidade principal é evitar acidentes para os usuários das vias tanto urbanas como as de acesso a cidade", explicou.

O trabalho não é diário por conta de outras demandas da prefeitura, mas somente no mês de julho por exemplo foram mais de 80 jumentos apreendidos no município. Todos esses animais são enviados para um curral de apreensão onde permanecem até transferência ou doação para outros donos. Para os animais apreendidos, existe um prazo de 10 dias para que o dono restabeleça sua posse.

Abandono

Erismar explica que uma das principais causas da superpopulação do animal nas ruas da Cidade é o abandono dos antigos donos. "Basicamente o jumento acabou perdendo o uso tendo em vista que as pessoas já tem água encanada, fogão a gás e não precisam mais fazer longas viagens transportando produtos para consumo como lenha ou água. Com isso, o animal perde a utilidade básica e acaba nas ruas", explicou.

Doação

O interessado em adquirir algum animal apreendido, deve apresentar apenas documentação pessoal, além de garantir a posse do animal. “A doação ocorre dependendo da demanda. Se a disponibilidade do animal que o interessado deseja é compatível com a demanda, fazemos de imediato a sua doação, sem custos”, assegura Erismar.

O solicitante deve assinar ainda um termo de posse/responsabilidade sobre o jumento. A intenção é garantir que o animal não retorne às vias públicas onde possa causar inúmeros transtornos.

O secretário municipal Filomeno Portela explica que existe uma Ong baiana que faz um trabalho de resgate dos animais apreendidos no município. “A Ong vem regularmente em Picos, nos solicita a posse de alguns animais e faz o transporte destes bichos apreendidos nas ruas. Geralmente são jumentos. Lá, eles cuidam do animal e dão um destino adequado", pontuou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Coordenadora cobra dos picoenses combate à violência contra a mulher

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher está convocando a sociedade picoense para participar junto ao órgão no combate à violência conta a mulher. Para a coordenadora do órgão, Maria José do Nascimento, Nega Mazé,

“nosso papel é combater qualquer tipo de violência contra a mulher em Picos. Porém, é preciso que a população local venha nos ajudar de qualquer forma, denunciando, comunicando qualquer forma de ato violento ao sexo feminino”, solicita.

Nega Mazé esclarece ainda que a participação da comunidade local no combate à violência contra o sexo feminino pode ocorrer por meio de ferramentas de comunicação as quais são promovidas pela coordenadoria junto ao público, quais sejam denúncias anônimas por telefone ou mesmo presencialmente, além de aplicativos específicos, uma vez que alguma espécie de violência aconteça.

“À medida que a população participa e nos ajuda, o crime contra a mulher sofre suas perdas. Queremos que todos participem, seja por telefone, denúncia anônima, etc. O que importa é que nos façam tomar conhecimento dos fatos, e principalmente a Polícia Militar, que é quem toma as decisões iniciais”, comenta.

A manutenção do anonimato é garantia permanente por parte de órgãos como a própria Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Delegacia Especializada da Mulher e a Polícia Militar no trato com denúncias que chegam ao conhecimento de tais órgãos representativos.

As ferramentas que podem ser utilizadas no enfrentamento à violência contra a mulher os quais são   disponibilizados pelos órgãos referidos, são os aplicativos Salva Maria e o Grupo de Apoio à Mulher Vítima de Violência (GAMVV), por meio do telefone 89 9 9987-7530, e sobretudo, a Polícia Militar com o seu institucional 190.

Importa destacar ainda que projetos como GANVV e Salve Maria, além da Delegacia Especializada da Mulher, ambos de mesma natureza, remetem seu poderio governamental ao enfrentamento à violência contra mulher, onde os aportes necessários à sua gestão, advém essencialmente da administração pública na sua pronta eficácia. As inciativas citadas são parcerias entre Estado e município picoense.

Fonte: Ascom

Foragido da justiça é preso em Picos pelo serviço de inteligência da PM

A Polícia Militar de Picos prendeu por volta das 17h50 do último sábado,22, um homem identificado por Deusimar Patriarca de Jesus. O suspeito estava foragido da penitenciária Colônia Agrícola Major César de Oliveira de Teresina.

De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar, a prisão de Deusimar Patriarca de Jesus aconteceu após o serviço de inteligência da PM conseguir localizar o suspeito na Rua Nova, de imediato foi deslocado uma guarnição para o endereço e prenderão o suspeito.

Ainda de conforme com o 4º BPM, Deusimar Patriarca de Jesus foi encaminhado para a Central de Flagrantes para a tomada dos procedimentos cabíveis. Em seguida, foi transferido para a penitenciária José de Deus Barros.

 

Fonte: Conexão Piauí

Posts anteriores