Cidadeverde.com

Arrombador “mais odiado” de Picos é preso pela polícia após invadir três lojas

Fotos: Divulgação PM Picos

O 4º Batalhão da Polícia Militar prendeu em flagrante na madrugada desta terça-feira (22) um jovem de 18 anos suspeito de arrombar três lojas no mesmo dia no município de Picos, a 321 Km de Teresina.

Segundo o comandante da PM na cidade, o tenente coronel Edwaldo Viana, esse seria o sexto crime do rapaz no mês de outubro e o 20°arrombamento praticado por ele este ano. Ele é conhecido como ‘Mucuim’ e seria, segundo a PM, um dos assaltantes mais odiados da região.

“Ele é bandido mais odiado de Picos. Quando ele foi preso, tive que destacar a guarnição para fazer a segurança, senão a população ia linchar ele. Uma das vítimas é um dono de uma loja de informática que já foi arrombada por ele duas vezes nos últimos dois meses. No roubo, ele quebrou um cano que inundou a lojo de água”, contou o comandante da PM.

De acordo com a polícia, Mucuim atuava em arrombamentos a lojas na região central e Sul da cidade com histórico de crimes nos bairros Centro, Junco, Exposição e Catavento. O alvo dos furtos eram aparelhos eletrônicos de lojas e residências. 

“Ele age desde os 12 anos. Ele passou dois anos (internado) em Teresina mas voltou pior. Ele quando entra numa casa, sai quebrando tudo. Tem uma habilidade enorme para escalar paredes”, contou o tenente coronel Viana.

Agora maior de idade, Mucuim ficou detido na Delegacia Regional de Picos e passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (23). Na decisão, o juiz decidiu pela prisão preventiva e o suspeito será encaminhado para a Penitenciária Regional de Picos, onde ficará à disposição da justiça.

Mucuim foi preso após o sistema de segurança de uma das três lojas arrombadas ter sido acionado por volta das 2h da madrugada. A polícia militar foi acionada e o jovem foi pego em flagrante. Com ele, segundo a polícia, foi encontrada uma faca que era utilizada para cortar objetos durante os arrombamentos. 

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Marinha abre investigação para apurar acidente na barragem de Bocaina

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Piauí, instaurou um inquérito administrativo para apurar as causas e os responsáveis pelo acidente envolvendo um jet ski que feriu gravemente dois jovens na barragem de Bocaina (a 324 km de Teresina) na última sexta-feira(18). Alan Bruno Silva Sousa, 22 anos e Thallia Bezerra, 21 anos, estavam em um bote que era rebocado pela moto aquática que colidiu com uma lancha estacionada na barragem. 

De acordo com a Capitania dos Portos, uma equipe de peritos foi enviada ao local para fazer as devidas averiguações. A barragem fica a 24 Km de Picos.

A Marinha do Brasil pede ainda que a sociedade ajude na fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, para salvaguardar a vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico. 

Estado de saúde das vítimas

Ainda é grave o estado de saúde dos jovens vítimas do acidente. Alan Bruno Silva Sousa, natural de Francisco Santos, e Thallia Bezerra, natural de Campo Grande do Piauí estão com traumatismo craniano. Eles estão em coma natural na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Segundo a assessoria do HUT, Alan e Thallia apresentam hematomas cerebrais e estão sedados e entubados. O estado ainda é grave e, até o momento, não houve necessidade de intervenção cirúrgica.

 

Caroline Oliveira e Valmir Macedo
redacao@cidadeverde.com

PRF prende homem na BR 316 que usava documentos falsos

Foto: Ascom/PRF

 

Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã desta sexta-feira (18) um motorista na BR 316, no município de Picos. O homem que não teve a identidade revelada possui 41 e usava documentos falsos. 

De acordo com a PRF, no momento da abordagem os policiais solicitaram os documentos do veículo e do condutor. Ao realizarem inspeção nos documentos, os policiais verificaram que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) apresentado pelo condutor, possuía indícios de falsificação.
 
Após levantamento mais minucioso foi comprovado que o veículo possuía restrição de circulação e débitos de licenciamento. O condutor não informou aos policiais a origem do documento.

O homem foi detido e enquadrado por uso de documento falso. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes na cidade de Picos.

 

Lídia Brito
Com informações da PRF

Documentação do Distrito Industrial da cidade de Picos é regularizada

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí (Sedet), por intermédio do deputado estadual Nerinho (PTB) e do vereador Chaguinha (PTB), regularizou a documentação do Distrito Industrial de Picos.

Com a situação regularizada junto ao cartório, a documentação está pronta para ser entregue aos condôminos do ramo industrial, que pleitearam a documentação junto a pasta.

“Essa luta teve início há quatro anos atrás quando o deputado Nerinho era secretário e eu era superintendente de desenvolvimento econômico. Essa questão estava travada junto ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e hoje se concretiza”, disse o vereador Chaguinha.

Atualmente o Distrito Industrial de Picos, que fica localizado no bairro Pantanal,  possui oito empreendimentos em funcionamento, outros 17 empreendimentos estão prestes a serem instalados.

Ainda de acordo com o vereador, a segunda etapa da regularização diz respeito a adesão dos empresários para que os mesmos possam ter a posse e encaminhem seus projetos ao banco, para o financiamento dos seus empreendimentos.

“Todos os condôminos devidamente cadastrados deverão receber seus imóveis em definitivo, aqueles que ainda não construíram terão dois anos para instalar as suas empresas. A primeira etapa disse respeito ao mapeamento e fazer o loteamento com os títulos, agora os empresários deverão buscar a secretaria e pagar o valor venal, que corresponde a 5% do valor do imóvel, a avaliação foi feita pelo governo. Quanto eles pagarem irão ter o título em definitivo. A intenção é fazer com que as empresas se instalem e entrem em funcionamento o mais rápido possível”, ressaltou Nerinho.

Fonte: picos40graus

Motociclista morre após colisão na zona rural de Picos

Foto: arquivo pessoal/picos40graus

Um acidente automobilístico vitimou fatalmente mais um motociclista em Picos.A colisão frontal aconteceu no povoado Cipaúba envolvendo um SpaceFox e uma motocicleta C100, por volta das 13h55 deste domingo, 06.

Segundo populares, o motociclista identificado como, Francisco Asolan Silva de Andrade, de 28 anos, conhecido como Gaguim, não usava capacete no momento do acidente e veio a óbito, minutos após ser socorrido pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ainda de acordo com pessoas que testemunharam o acidente, o SpaceFox seguia na contramão.A vítima residia no povoado, deixa esposa e trabalhava em uma rede de supermercados da cidade.

Com informações: picos40graus

Picos: homem é assassinado quando seguia para o trabalho

Foto: Picos 40 graus

Em um intervalo de pouco mais de 24 horas, a cidade de Picos registrou mais um homicídio. O crime aconteceu ao lado do Cemitério São Pedro de Alcântara, na Rua Vila Simão, no bairro São José.

Manoel Bonfim da Silva, mais conhecido como Martinho, seguia da sua residência na Morada Nova e seguia para o trabalho de bicicleta. Populares informaram que um carro se aproximou e disparou contra o mesmo, que morreu no local.

Martinho, prestava serviços de limpeza e reparos na Delegacia Regional de Picos. A sétima vítima de homicídio deixa dois filhos.

com informações picos40graus

Mulher morre queimada no sofá de casa; criança pediu socorro

Foto: Divulgação/CorpodeBombeirosPicos
Uma mulher de 42 anos identificada como Auricélia Hipólito Ferreira da Silva morreu queimada dentro da casa onde morava no município de Picos, distante 306 Km de Teresina. O caso aconteceu nessa terça-feira (1). 
 
Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Hamylton Lemos, Auricélia estava deitada no sofá da casa, que foi consumido pelo incêndio.  Uma criança  que passava na rua da casa viu fumaça saindo da residência  e começou a gritar pedindo socorro. Vizinhos entraram na casa e apagaram as chamas, mas a mulher já estava morta.
 
"Quando o Corpo de Bombeiros chegou o fogo já tinha sido apagado por populares. As chamas atingiram só o sofá onde a mulher estava deitada. Ainda acionamos o Samu e o médico confirmou a ausência de sinais vitais e atestou o óbito",conta o comandante. 
 
Auricélia morava com o filho de sete anos de idade, que estava na escola no momento do incêndio.
 
Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio. A Polícia Civil de Picos esteve no local e realizou perícia. 
 
O Cidadeverde.com apurou que, preliminarmente, o incêndio não teria sido criminoso.  A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo pericial para investigar o caso. 
 
 
Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com 

Jovem é morto a tiros em Picos no Morada Nova

    Foto: reprodução

Um jovem, identificado por Lucielton, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (01), no bairro Morada Nova, em Picos, próximo ao conhecido Bar do Cizinho.

De acordo com informações preliminares, dois homens chegaram próximo de Lucielton e desferiram tiros contra ele. Ele, que estava em uma motocicleta, ainda seguiu para perto de umas pessoas, imaginando,  que lhe poupariam, segundo informações de populares.

De acordo com informações, o jovem residia  no bairro Morada do Sol e é suspeito de ações com tráfico desde os 15 anos de idade, tendo completado a maioridade recentemente.

com informações cidadesnanet

Picos realiza Conferência Municipal de Assistência Social na quinta (26)

Foto: Prefeitura de Picos

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, irá realizar a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Esta edição tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social”. O evento acontece no dia 26 de setembro de 2019 às 18h00 horas no Auditório do Piauí Shopping, localizado na BR 316.

Assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Picos, Maria Claudeia,

A assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Picos, Maria Claudeia, destaca o intuito deste evento. “A finalidade é a gente cumprir com uma exigência inclusive do próprio Conselho Nacional que rege que em todo território nacional a gente precisa fazer as conferências de dois em dois anos. A assistência social precisa mobilizar a população, precisa mobilizar os técnicos que trabalham e que atuam na política pública da assistência social para que possamos debater temas”, afirmou.

O evento é destinado para as famílias beneficiadas, pessoas que necessitam e fazem uso das prestações da assistência social, assistentes sociais, psicólogos que atuam dentro do CRAS e CREAS, trabalhadores do SUS e todas as pessoas que são convocadas pelas políticas públicas para trabalharem juntamente com esses grupos.

De acordo com Maria Claudeia, na realização de eventos como este é fundamental à participação do público, proporcionando um momento de discussão social. “A Conferência se configura como um espaço privilegiado de debates, privilegiado de participação, privilegiado de discussão da política pública no nosso município. É a hora de fazer uma avaliação e inclusive propor sugestões a nível estadual e a nível nacional”, finalizou.

Confira abaixo a programação da XI Conferência Municipal de Assistência Social:

17:30 – Credenciamento

18h00 – Abertura oficial com as autoridades e conselhos presentes

19h00 – Palestra com Dr. Mauricéia Neves (Doutora em Serviço Social)

Após a palestra haverá a confraternização.

 

Fonte: PMP

Sesapi realiza qualificação sobre prevenção ao suicídio em Picos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, realizou, na cidade de Picos, o primeiro módulo do curso de Qualificação para Prevenção e Promoção em Saúde Mental, Vigilância e Assistência à Saúde. A ação aconteceu nessa quinta e nesta sexta-feira (12 e 13) e teve como finalidade qualificar profissionais para prevenção ao suicídio e promoção à saúde mental.

O Piauí é um dos estados pioneiros na elaboração do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, que consiste em um conjunto de ações adotadas por diversas instâncias governamentais, municipais e sociedade civil para se trabalhar na perspectiva de prevenção ao suicídio e necessidade de sensibilização das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

O primeiro do curso módulo atendeu a profissionais dos municípios pertencentes à região do Vale do Rio Guaribas e foi realizado no campus picoense da Universidade Federal do Piauí. O público alvo foram os profissionais de atenção à saúde mental, atenção básica, vigilância epidemiologia e profissionais da mídia. Nos dias 25 e 26 de setembro, será realizado um segundo módulo.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destaca que esse tema merece total atenção do poder público. “Nós estamos fortemente engajados para garantir que tenhamos profissionais nas escolas, hospitais e unidades de saúde que possam identificar os casos e evitar tragédias”, afirma o gestor. Segundo ele, atualmente os jovens são o grupo de maior risco. “Isso decorre da vulnerabilidade do comportamento, dos conflitos internos, do acesso ao conhecimento por meio da tecnologia e até mesmo da cultura do consumo”, acrescenta.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que no mundo todo, aproximadamente, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida. Segundo relatório da OMS, 2019, é urgente o estabelecimento de estratégias nacionais, instituindo medidas preventivas e orientações claras para auxiliar a população a lidar com o tema.

 

cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores