Cidadeverde.com

Jovem de 17 anos morre em acidente na região de Picos

                    Foto: arquivo pessoal

Por volta das 05h30 deste domingo, 18, populares acionaram a Polícia Militar, após encontrarem um corpo caído ao lado de uma motocicleta na PI 238, que liga Picos a Bocaina.

O farol da motocicleta Honda Bros, de cor branca, estava acesso. O acidente ocorreu próximo ao Mangueirão, no bairro Ipueiras, em Picos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas foi constatado que o menor identificado como Emerson Batista, de 17 anos, já teria vindo a óbito.

As causas do acidente não foram divulgadas. Emerson residia no Alto do Umarí e deixa um filho de um ano.

Fonte: picos40graus

 

Tribunal do Júri de Picos condena réu a 24 anos por homicídio duplamente qualificado

Foto: Ascom MPPI

O Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ), representado pelo Promotor de Justiça João Malato Neto, obteve a condenação do réu Francisco Manoel da Silva, conhecido popularmente como “Chico Porém”, a uma pena de 24 anos de reclusão em regime fechado. O julgamento foi realizado na última terça-feira(13), na comarca de Picos.

Francisco Manoel da Silva foi levado a julgamento pela prática do crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. No dia 07 de maio de 2004, por volta das 18h20, nas proximidades do “Beco do Chico Ambrósio”, situado na localidade denominada “Engano do Porém”, zona rural do município de Santana do Piauí. 

O acusado participou do assassinato da vítima o mototaxista Edilson Virgulino Neto, com golpes de arma branca (faca) e quatro disparos de arma de fogo (revólver). O crime foi motivado pelo fato de que Francisco Manoel acreditava que a vítima estava tendo um relacionamento amoroso com sua então companheira.

“Esse delito, à época dos fatos, causou grande repercussão na região de Picos, fazendo com que a população local clamasse por justiça em virtude da violência e da covardia do crime cometido”, declarou o promotor de Justiça João Malato Neto.

Foi negado ao réu o direito de recorrer em liberdade, tendo o sentenciado sido preso imediatamente e conduzido à penitenciária de Picos para início do cumprimento de sua pena.

A sentença condenatória foi prolatada pela Juíza de Direito Nilcimar Carvalho.

 

cidades@cidadeverde.com

Túmulos viram alvo de ladrões na cidade de Picos

Foto: picos40graus

Antônio Taveira, denunciou na manhã desta terça-feira, 13, a violação e furto do túmulo em que seu pai está sepultado. A jazida, localizada no cemitério São Pedro de Alcântara, teve o portão furtado, além disso criminosos levaram o cristo e argolas.

“Não foi apenas o do meu pai, são vários túmulos que estão sendo furtados e as autoridades não tomam providências. Quando o fato aconteceu procurei a garagem da Prefeitura de Picos e relatei a necessidade de segurança no local. O prefeito precisa aumentar os muros e trocar os portões”, disse Antônio.

Ainda segundo o denunciante, na lateral do cemitério público existem portões particulares, onde apenas algumas famílias tem as chaves.

“Eles só limpam o cemitério no dia de finados, agora mesmo no dia dos pais o local estava tomado de mato. Peço as autoridades que cuidem mais do local, onde estão os nossos entes queridos. Os vândalos vão à noite, quando você chega de manhã tem preservativo, túmulos roubados e muitos problemas”, ressaltou Taveira.

Fonte: picos40graus

PRF apreende meia tonelada de maconha avaliada em R$ 5 milhões

Fotos: Divulgação PRF

Meia tonelada de uma substância análoga a maconha foi apreendida na noite desta segunda(12) na BR-316 em Picos (a 306 km de Teresina) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A droga foi avaliada em cerca de R$ 5 milhões . 

A droga estava em um fundo falso de um Ford/F4000 e os agentes desconfiaram depois que o condutor fez uma manobra brusca ao avistar viaturas da PRF. Os agentes realizaram busca minuciosa e detectaram o fundo falso na carroceria do veículo. 

O entorpecente estava empacotado e prensado em tabletes. Os agentes prenderam o condutor e ainda dois homens, todos sem idade definida, que estavam em um veículo VW/GOL 1.6 Highline que estavam dando cobertura à carga. 

O condutor informou que a droga vinha do estado do Mato Grosso do Sul e tinha como destino o estado do Rio Grande do Norte. Os agentes ainda estão realizando diligências no sentido de detectar ainda possíveis envolvidos. 

Os homens, o carregamento de droga e os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil no município de Picos para os procedimentos cabíveis.

Somente em 2019, a PRF aprendeu 200 kg de cocaína, 777 unidades de anfetaminas, 529 kg de maconha, 4,0 kg de skunk, 8 pontos de LSD e 10 unidades de ecstasy.


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Ministério Público de Picos promove palestra sobre prevenção e combate a incêndio

Foto: Divulgação MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Picos, e com apoio da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos, realizou nessa semana, a palestra prevenção e combate a incêndios para servidores da instituição.

A abertura da programação foi realizada pelo tenente Hamylton Lemos, comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos. 

Por meio da palestra “Prevenção e combate a incêndios”, o sargento Sousa Júnior orientou de forma objetiva os procedimentos que devem ser adotados em diversas situações de risco.

Para o promotor de Justiça Maurício Verdejo Gonçalves Júnior, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Picos, a capacitação pode tornar os servidores da instituição difusores das informações apresentadas nos ambientes familiares e profissionais.

Representantes dos Bombeiros Civis de Picos também participaram do evento.

Entre os meses de agosto e dezembro, devido ao ar seco e a escassez de chuvas, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, o que acarreta uma série de problemas ambientais.

O 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Companhia Destacada de Picos, está promovendo uma campanha de prevenção contra queimadas na região. A iniciativa objetiva amenizar as ocorrências de incêndios em vegetações nos municípios que estão sob a jurisdição da Companhia Destacada de Picos.

A campanha está sendo realizada por meio de palestras, distribuição de material didático informativo (cartilhas, folders, álbuns educativos e outros meios), além de exposição de matérias operacionais sobre a temática.

“Conscientizar a população sobre os malefícios da queima de lixos é muito importante, pois o uso dessa prática é perigoso e pode causar sérios prejuízos à natureza e uma série de doenças às pessoas, tais como: infecção do sistema respiratório; asma; bronquite; irritação nos olhos, nariz e garganta; tosse; falta de ar e alergia na pele; conjuntivite e desordem cardiovasculares. Queimada irregular além de ser crime, faz mal às pessoas, aos animais e ao meio ambiente”, destaca o promotor de Justiça Maurício Verdejo Gonçalves Júnior.

 

cidades@cidadeverde.com

Dono de bar é baleado ao tentar separar briga em Picos

Na tarde desta segunda-feira (05), no bairro Morada Nova, em Picos, uma discussão em um bar deixou duas pessoas feridas.

De acordo com relatos de moradores do bairro, um rapaz identificado como Fernando, foi quem iniciou o desentendimento. O mesmo queria atentar contra a vida de outro jovem, que não teve a identidade revelada.

O acusado desferiu coronhadas na cabeça do jovem, que foi socorrido por familiares e amigos, inclusive sua mãe. Momento em que Fernando atirou para o alto, na tentativa de intimidá-los.

O proprietário do bar  tentou tomar a arma de Fernando e foi atingido por um disparo na perna.

Uma viatura da polícia se deslocou até o local e conseguiu capturar o suspeito que foi levado à Central de Flagrantes da cidade.

O proprietário do bar e o outro jovem foram levados ao Hospital Regional Justino Luz.

Fonte: picos40graus

Ex-prefeito bate em carreta e sai ileso de acidente na BR-316

Foto: Arquivo Pessoal Santino Xavier

O ex-prefeito de Santa Cruz do Piauí, o médico Santino Xavier, 61 anos, saiu ileso de um acidente na BR-316 em Picos (a 306 km de Teresina) na madrugada deste domingo(04). 

O médico estava em uma caminhonete L200, quando teria cochilado e colidido na traseira de uma carreta VW/19.320 CLC, no KM 300 da rodovia, ainda em Picos. O médico não sofreu ferimentos, ele estava em direção a Jaicós onde daria plantão no hospital da cidade.

"Eu estava indo para o plantão em Jaicós quando deu um sono e entrei embaixo de uma carreta. Ainda bem que eu estava devagar, mas só ficou o meu lugar intacto, não tive um arranhão, foi um milagre", contou o médico ao Cidadeverde.com. 

Após passar o susto, o médico já voltou ao trabalho e nesta segunda atende normalmente em seu consultório em Picos.  "Não consegui trabalhar ontem pelo fator emocional, mas não tive nenhuma pancada, só o carro que ficou destruído", completou Dr. Santino Xavier. 

Dr. Santino Xavier assumiu a prefeitura de Santa Cruz do Piauí em 2016, após renúncia da prefeita Jandira, eleita em 2012. Ele concorreu à reeleição no mesmo ano, mas foi derrotado por Francisco Barroso Neto.

Foto: Reprodução Whatsapp 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Queimadas: Bombeiros de Picos atendem média de 3 focos diários e faz alerta

Fotos: Bombeiros de Picos

O comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamilton Lemos, informou ao Cidadeverde.com uma preocupante estatística no mês de julho na região; um mês  antes de iniciar o período do b-r-o-bró, quando o Piauí registra altas temperaturas nos mês de setembro, outubro, novembro e dezembro. 

Somente no mês de julho, a companhia chegou a atender cerca de 100 ocorrências envolvendo queimadas.  "Uma média de mais de 3 focos de incêndio diário, muitas pessoas ligam para o corpo de Bombeiros fazendo a denuncia, vamos até o local, combatemos, mas voltam a colocar fogo novamente. De Pimenteiras a Marcolândia, de Pio IX a Queimada Nova, todas as cidades compreendidas nesse perímetro é de nossa jurisdição", alerta o tenente.

Lemos relata que é situação é de alerta porque mesmo com orientações e palestras, os moradores insistem em atear fogo nas matas, correndo o risco do fogo se alastrar e provocar grandes tragédias. 

"Pedimos a população que acione o Ministério Público e (a Secretaria do) Meio Ambiente para que essas pessoas, que ateiam fogo em lixo e terrenos baldios, sejam responsabilizados; assim como os proprietários que não faz a conservação da sua propriedade", comentou o tenente.

Equipes do Corpo de Bombeiros, na companhia de outros órgãos, estão ministrando palestras de conscientização sobre os riscos de incêndio, como deve ocorrer a prevenção e quais ações deverão ser realizadas caso ele ocorra. 



No final da tarde de ontem (02), mais um incêndio foi combatido. O vídeo mostra o fogo em um terreno baldio. "Primeiro apagamos a área próxima a BR, e fomos nos deslocando no sentido do Centro, até chegar já próximo a igrejinha. De lá armamos,uma linha e adentramos no mato. Chegamos a usar 5 mangueiras", comentou o bombeiro. 

" Com todo um trabalho de conscientização, ainda nos deparamos com essa situação, a sociedade precisa lutar ao nosso lado. A luta contra incêndios é de todos, principalmente, os ocorridos por ação humana", finalizou. 
 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Estádio Helvídeo Nunes na cidade de Picos continua interditado

Foto: Picos40graus

A situação do estádio municipal Helvídeo Nunes de Barros, o Gigantão da Malva, está longe de ser resolvida. Apesar da Federação de Futebol do Piauí ter prorrogado o prazo de entrega de documentos, que atestem a regularidade das praças esportiva, Picos terá que correr contra o tempo para regularizar a sua situação.

Na tarde desta terça-feira, 30, o Corpo de Bombeiros de Picos realizou mais uma vistoria no local e, mais uma vez, não constatou a não adequação do espaço ao projeto de engenharia vigente.

“Não emitimos o alvará de regularidade devido a prefeitura não ter executado o projeto, embora terem concluído uma serie de itens de emergência, nos quais eles deverão se dirigir a Teresina, para dar entrada em um novo processo ara que seja emitido um termo de ajuste de conduta, onde eles afirmarão não ter como comprimir determinada etapa do projeto e buscarão outros meios para suprir”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Hamylton Lemos.

Após a fiscalização, a corporação emitiu um parecer formal para a diretoria da Sociedade Esportiva de Picos (SEP), que será apresentada em Teresina. Uma nova vistoria deverá ser realizada após o retorno da diretoria da capital.

Interdição

Hamylton Lemos ressaltou que o local está interditado e não pode realizar nenhum tipo de evento, esportivo ou cultural.

“Sem o nosso atestado, as pessoas que adentrem, assim como o estádio, estão em risco. Visto que não existem as condições mínimas de segurança no local”, ressaltou o comandante.

Fonte: Picos40graus

Semar faz cadastro de poços no semiárido para melhor uso da água

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado do Piauí, segue trabalhando junto à Companhia Geológica do Brasil (CPRM) para cadastrar e regularizar os usuários de águas subterrâneas da região da bacia do Rio Guaribas, no Sul do Estado.

“Estamos dando continuidade às ações na cidade de Picos. Já houve uma campanha com duas ações de 15 dias entre maio e junho. Em agosto iniciaremos outra ação com cinco equipes na região fazendo cadastros dos poços. Esta região apresenta muitos conflitos de água e é necessário termos um conhecimento mais detalhado das águas subterrâneas para uma melhor gestão hídrica", afirma Niwalber Negreiros, consultor ambiental da Diretoria de Recursos Hídricos Recursos Hídricos.
 
O cadastro é gratuito e importante para conhecer e diagnosticar a situação atual das águas dos poços tubulares do estado, podendo a partir disso direcionar ações. Aliado ao cadastro, a Semar e a CPRM fazem um trabalho de conscientização da população em relação à outorga de uso dos poços tubulares.
 
Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial.

Fonte: Ascom Semar

Posts anteriores