Cidadeverde.com

Em 10 anos, produção do mel cresceu 432% no Piauí

Por Paula Monize

Foto: Geirlys Silva

A produção de mel orgânico tem projetado o Estado do Piauí a um cenário de destaque no restante do país e também em países do exterior. Em 10 anos, a apicultura cresceu 432%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a expansão da produção do mel, em 2023, o Piauí foi responsável por 36,6% da exportação de mel para o exterior, se concretizando como o maior produtor no cenário brasileiro. 

O número representa que este é um setor relevante para a economia do estado, mas que também simboliza mudança na qualidade de vida de quem atua com esse trabalho. Algumas famílias, como a do apicultor e administrador Luiz Henrique Oliveira, de 28 anos, têm passado a atividade de geração em geração. Morador da localidade Fava, no município de Isaías Coelho, ele conta que o trabalho na apicultura começou com o avô, e que hoje, ele e os irmãos seguem na atividade.

“A apicultura para a gente aqui começou com o meu avô. Foi passando para o meu pai, meus tios, e assim sucessivamente. Hoje em dia, todos nós, de maneira direta ou indireta, mexemos com essa prática, com o mel. É uma atividade muito importante, que agregou muito à nossa renda, tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico da nossa família. É uma atividade rentável que está prosperando, principalmente na nossa região,” cita Luiz Henrique.

Com informações ASCOM Governo do PI

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais