Cidadeverde.com

Dr. Pessoa e Elmano avaliam cenário político

O encontro foi informal, num café da manhã na residência o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD), neste domingo, 25. O principal ingrediente à mesa foi política. Dr. Pessoa reafirmou disposição para disputar o governo do Estado, mas ainda não definiu o partido. O senador Elmano Férrer (MDB) contou que aguarda definição do partido sobre candidatura própria ou aliança com o governador Wellington Dias. Também espera decisão do ex-senador João Vicente de ser ou não candidato ao governo. Se for candidato, Dr. Pessoa aposta no apoio do senador numa aliança chamada oposição independente e alternativa.

Robert Rios reforça pré-campanha de Luciano em Piracuruca

O deputado estadual Robert Rios (PDT) acompanhou a caravana liderada pelo pré-candidato tucano ao governo do Estado, Luciano Nunes, na região norte. Em Piripiri, o Instituto Teotônio Vilela, órgão ligado ao PSDB, iniciou série de seminários para discussão de temas e metas que comporão a proposta de governo do futuro candidato. Robert Rios aproveitou a viagem e apresentou Luciano Nunes a lideranças de oposição em Piracuruca, sua principal base política. O encontro, segundo o parlamentar, surpreendeu pelo envolvimento e compromisso das lideranças com a candidatura de Luciano Nunes. "É só o começo de uma caminhada que percorrerá todo o Estado", afirma Robert, que em Piracuruca lidera oposição ao governo e ao prefeito, Raimundo Alves (PSD).

Manutenção de barragens preocupa Elmano Férrer

O senador Elmano Férrer (MDB) recebeu, em Brasília, dirigentes do CREA-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O foco do encontro girou em torno de questões ligadas à área de engenharia no Estado, com destaques para manutenção de barragens, geração de energia eólica e solar, além  de políticas voltadas para saneamento básico. Participaram da comitiva o presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, o conselheiro federal, Ronald Monte Santo e coordenadores da Câmaras Especializadas. Segundo o presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, o encontro com o senador Elmano Férrer foi oportuno, proveitoso por tratar de temas importantes para o Piauí. Elmano Férrer defende atenção especial ao monitoramento e manutenção de barragens no Estado em razão da retomada de período chuvoso intenso e regular.

Wellington e Ciro em Portugal

O governador e o senador cumprem agenda oficial em Portugal e reforçam aliança política. Os dois foram protagonistas na apresentação de pontencialidades do Estado a investidores europeus com foco nas ações governamentais como indutoras do desenvolvimento. Afinados, Wellington Dias e Ciro Nogueira também inauguram fase de compromissos  comuns na administração e na política.
 

O lado governista do PRB mostra a cara

O historiador Leôndidas Júnior, dirigente estadual do PRB, está sendo lembrado por setores do partido que defendem a reeleição do governador Wellington Dias para ser candidato a deputado federal. O discurso de campanha será de identidade com os movimentos sociais,  contestação às reformas trabalhista, já aprovada no Congresso Nacional, e da previdência, que enfrenta dificuldade para aprovação  na Câmara Federal, bandeiras bem alinhadas ao PT e ao governador Wellington Dias. A juventude do PRB é o setor mais entusiasmado com o projeto de candidatura de Leôndidas Júnior, que atualmente desenvolve sólida atividade política no municipio de Brasileira, norte do Piauí. O PRB está prestes a filiar o deputado federal Rodrigo Martins, que adotará postura de oposição aberta ao governo do Estado. Se a filiação for confirmada, dificilmente o PRB marchará unido na campanha eleitoral deste ano.

Podemos muda de chapinha

O partido está sendo assediado para compor aliança na eleição de deputados estaduais  com PPS, PRTB,PHS,PMN, PV e outras siglas emergentes. O mais recente encontro para tratar do assunto reuniu o secretário geral do Podemos, Lauro César, pré-candidato a deputado estadual, e o presidente do PPS, Celso Henrique. O deputado federal Silas Freire, presidente do Podemos no Estado, informou à coluna que os candidatos à Assembleia Legislativa têm ampla liberdade definir a melhor estratégia eleitoral e o secretário geral Lauro César tem conduzido diálogo com dirigentes de outras siglas. O Podemos participava de aliança para Câmara Federal  denominada chapinha com PTC, PCdoB e PR, mas desistiu. A nova chapinha é só para a eleição de deputados estaduais e envolve outros partidos. Na foto, o secretário geral do Podemos, Lauro César, ao lado de Celso Henrique, presidente do PPS.

Mainha quer liberação de casas

O deputado federal Maia Filho (Progressistas-PI) esteve nesta quarta-feira (21) em audiência com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para reforçar o pedido de liberação dos projetos que permitirão a construção de 1.976 unidades habitacionais na zona rural de Teresina e de outros 43 municípios piauienses. O apelo já havia sido feito pelo deputado ao ministro no final do ano passado. Agora, Mainha entregou ofícios enviados pela Caixa Econômica Federal à ADH-PI (Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí), referentes a 44 propostas do Programa Minha Casa Minha Vida para a construção das casas, que estão aguardando apenas a publicação no Diário Oficial da União pelo Ministério das Cidades. O ministro Alexandre Baldy disse que o Ministério das Cidades tomará uma posição nos próximos dias. Além de Teresina, serão beneficiados  Altos, Barras, Barro Duro, Batalha, Inhuma, Jacobina do Piauí e União, dentre outros, num total de 44 municípios.

João Henrique será relator de intervenção em diretório do MDB

O presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, confirmou o ex-ministro João Henrique, que integra a executiva do partido, para ser o relator do processo que estabelece intervenção no diretório de Pernambuco, atualmente sob a direção do vice-governador do Estado, Raul Henry. Romero Jucá já decretou a intervenção, que agora será submetida a processo que tramitará nas instâncias do MDB. O foco da decisão é o grupo político liderado pelo deputado federal Jarbas Vasconcelos, que lidera ala dissidente e adota postura de oposição ao presidente Michel Temer. João Henrique cumpre agenda política no interior do Piaui e foi informado da missão  por telefone pelo presidente da executiva nacional do MDB. Ele descarta decisão semelhante para o Piauí, onde o partido está dividido entre oposição e aliança com o PT. "Aquí vamos decidir os rumos do MDB na convenção de julho, sem risco de intervenção", afirmou.
 

João Vicente descarta acordo para compor chapa governista

Quando se filiar ao PTB, no início de abril,  o  ex-senador  admite apenas candidatura ao governo  e afasta qualquer possibilidade de compor chapa majoritária governista,seja como candidato a vice ou ao senado. João Vicente informa ainda  pode até não ser candidato, caso não viabilize o projeto eleitoral majoritário pela oposição. A proposta de João Vicente é de palanque único das oposições, sem candidaturas no estilo "terceira via", como ocorreu em 2010.

Bancada petebista reafirma apoio à reeleição de Wellington Dias

A bancada do PTB na Assembleia Legislativa decidiu seguir na base governista e apoiar a reeleição do petista Wellington Dias. O encontro reuniu os quatro parlamentares da sigla no legislativo estadual: Nerinho, Zé Hamilton, Liziê Coelho e Janaínna Marques. Os deputados também festejam o retorno ao partido do ex-senador João Vicente Claudino, previsto para o dia 6 de abril; defendem João Vicente na chapa governista como candidato a senador ou a vice-governador. A bancada também promete investir na permanência do deputado federal Fábio Abreu na sigla - o parlamentar já anunciou filiação ao PR no dia 22 de março. O deputado Zé Hamilton foi escolhido para ser o porta voz político da bancada petebista na Assembleia Legislativa.
 

Posts anteriores