Cidadeverde.com

Governo descarta adiar reforma da previdência

O requerimento do deputado Gustavo Neiva (PSD), apoiado pela bancada de oposição, propondo ao governo adiamento por 90 dias na implantação das novas regras da previdência estadual não será acatado. "A reforma da previdência não poderá sofrer alteração agora, pois o déficit financeiro é muito grande", informa Ricardo Pontes, coordenador do setor previdenciário no governo de estado.  Segundo a área financeira do governo, as receitas estão caindo e ameaça até o pagamento da folha de pessoal. Até o momento é descartada no Palácio de Karnak qualquer mudança na implantação das novas regras da previdência estadual. 

Morre ex-prefeito de São João do Piauí

Cláudionor Paes Landim Oliveira, 88 anos, não resistiu a complicações no já debilitado estado de saúde e morreu em Teresina nesta quarta-feira,8.  Dandô, como era conhecido em São João do Piauí, exerceu três mandatos de prefeito no município e foi liderança política de acentuada popularidade. Por causa da pandemia da covid-19, a família não realizou velório para as últimas homenagens ao ex-gestor. 

Solidariedade indica Joseane Marques para o Metrô de Teresina

Solidariedade

A secretária estadual da mulher do Solidariedade foi a indicada do partido para o cargo de diretora geral da CMTP (Companhia Metropolitana de Transportes Públicos), que gerencia o Metrô de Teresina. Joseane Marques é ex-chefe de gabinete do deputado Evaldo Gomes, gestora pública e contadora profissional. A nova diretora assume o cargo na próxima semana, após publicação da nomeação do Diário Oficial do Estado.

Novo aplicativo

Buscando reduzir os impactos do isolamento social no setor de comércio e serviços do Estado, o Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, lançará, a partir da próxima semana, o Piauí Delivery, um aplicativo para compras na internet onde os consumidores recebem os produtos em casa de forma simples, prática e segura. O aplicativo estará disponível tanto para smartphone quanto para notebook ou desktop, e apresentará ao cliente, fotos e valores dos produtos de acordo com o que ele procura. A ideia é que ele fique disponível por pelo menos cinco meses, quando a pandemia passar ou, dependendo do resultado, pode continuar existindo como opção de vendas para o comércio piauiense.
 

Flexibilização nas contas de energia

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) solicitou, por meio de requerimento à Equatorial Piauí,  flexibilização das contas de energia das unidades consumidoras, residenciais ou não. O parlamentar sugere que a empresa possibilite o parcelamento das contas, além de não cobrar juros e multas por atraso nos meses em que perdurar a medida de isolamento social. Para empresas e indústrias de grande porte, o vereador pede que seja realizada a leitura do consumo por kWh/mês e não por demanda contratada. Segundo Aluísio, estas medidas podem evitar o possível aumento da inadimplência.

Ronney Lustosa assume presidência da Prodater

cidadeverde.com

O ex-vice-prefeito é o novo diretor-presidente da Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados). Roney Lustosa assume a instituição com a saída de Eduardo Aguiar, que será candidato a vereador pelo AVANTE. A mudança na direção da Prodater revela adesão do Democratas à base aliada do prefeito Firmino Filho com aval do ex-deputado federal Heráclito Fortes. Roney é presidente do DEM no Piauí e foi vice do prefeito Firmino Filho na gestão 2013-2016.

Integração na saúde

Fepiserh

O presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, deputado Pablo Santos (MDB), e o secretário da Saúde, Florentino Neto, estão em sintonia nas ações  desenvolvidas no combate à Covid19. Os gestores destacaram o esforço conjunto do governo do estado e das instituições públicas, em especial dos órgãos de saúde, na administração dos hospitais. Além do HGV, a FEPISERH é responsável pela administração do Hospital Justino Luz (HJL), em Picos, que tem capacidade de atendimento de cerca de 600 mil pessoas nas regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé. 

FIEPI defende apoio de bancos para fortalecer produção

Fiepi

As dificuldades enfrentadas pelos segmentos produtivos preocupam a FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), principalmente no acesso  a recursos financeiros junto aos bancos privados. A entidade divulgou  manifesto nesta quarta-feira,08,  defendendo que as instituições financeiras também contribuam no enfrentamento da crise  provocada pela pandemia da Covid-19. O manifesto é assinado por várias entidades representativas dos segmentos empresariais. A queixa mais comum tem sido em relação ao excesso de burocracia e as taxas de juros praticadas. Para o presidente da FIEPI, Zé Filho,  os bancos podem colaborar muito mais neste desafio que o país enfrenta, pois em outras crises mantiveram  lucro considerado alto, enquanto muitas empresas fecharam as portas.

PSD lança pré-candidato a prefeito no sul do Piauí

PSD

Em Corrente, no extremo sul do Piauí,  o PSD estrutura chapa proporcional e consolida o nome de Filemon Nogueira Paranaguá como pré -candidato a prefeito. Durante o período da janela eleitoral para transferências  partidárias, o PSD ampliou  a bancada parlamentar na Câmara Municipal. Em  Corrente, o partido focado na formação de chapa de oposição competitiva e busca apoio de outras legendas.  Na foto, Filemon Paranguá, que já foi prefeito de Corrente.

Barreiras sanitárias

As guarnições da Polícia Militar do Piauí continuam com as ações de prevenção à Covid-19, com barreiras sanitárias e abordagens a ônibus oriundos de outros estados com destino às cidades do Piauí. As abordagens de combate à pandemia do coronavírus ocorreram também em Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Wall Ferraz, São José do Piauí, na divisa de Guadalupe (PI) com o estado do Maranhão, no Posto Fiscal Lagoa Seca, no limite de Fronteiras (PI) com Campos Sales (CE). No Posto da Secretaria da Fazenda na divisa com Viçosa (CE), policiais do BPRE e da CIPTran executaram as atividades de fiscalização.

Posts anteriores