Cidadeverde.com

Markim Costa rompe com Dr. Pessoa, desiste da candidatura e anuncia apoio a Fábio Novo

O anúncio ocorre nesta sexta-feira,19, véspera da convenção do PRD em Teresina. A entrevista coletiva será na Câmara Municipal, às 10 horas, com presença do pré-candidato a prefeito Fábio Novo (PT), que alterou a agenda na noite de quinta-feira,18, para confirmar participação no anúncio da nova adesão. O vereador Markim Costa é presidente do PRD em Teresina, mesma sigla do prefeito, Dr. Pessoa. Com a decisão, confirmada após reunião com lideranças do PRD, o vereador desiste de concorrer à reeleição, deixa a base aliada ao prefeito e anuncia apoio ao petista Fábio Novo. A baixa no PRD de Teresina compromete estratégia eleitoral do partido. Outras lideranças da base aliada a Dr. Pessoa estão de malas prontas para seguir o mesmo caminho de Markim Costa.

Vinícius Kalume apresenta vice em ato político em Floriano

Foto: PCdoB

Na noite desta quinta-feira,18, durante ato político do PCdoB de lançamento do
pré-candidato a vereador João Lucas, o pré-candidato a prefeito de Floriano pela Federação Brasil da Esperança, Marcos Vinícius Kalume (PT), apresentou a candidata a vice,  vereadora Daguia de Dona Bela, do MDB. O evento contou com a presença do presidente do MDB, vereador Enéas Maia, que era cotado para a vice na chapa majoritária encabeçada por Vinícius Kalume, e outras lideranças do PCdoB, com destaques para a deputada  Elisângela Moura, o presidente do PCdoB e da Federação Brasil da Esperança, José Carvalho, e da presidente da legenda no município, Silvia Neres. Marcos Kalume garante que o bloco está unido para a eleição em Floriano.

Coronel Lídio defende segurança na campanha eleitoral

Foto: Solidariedade

Ex-comandante da Polícia Militar, o coronel da reserva Lídio Filho (Solidariedade) é pré-candidato a vereador na campital e prioriza a bandeira da segurança pública. Lídio Filho tem mantido intensa agenda de compromissos políticos com lideranças comunitárias e diferentes setores da sociedade em busca de adesões para a disputa eleitoral. No registro, presença do coronel Lídio em ato de pré-campanha com presença do pré-candidato Fábio Novo (PT).

Ainda no PSD, Ronney Lustosa declara apoio a Bruno Vilarinho

Foto:PRD

Secretário de Administração de Teresina, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Ronney Lustosa mantém filiação partidária ao PSD. Porém, no pleito deste ano na capital, Ronney já definiu posição política na eleição de vereador: declarou apoio à reeleição do vereador Bruno Vilarinho (PRD). E será um dos coordenadores da campanha do presidente estadual do PRD.

Osmar Júnior na Esplanada dos Ministérios

Foto enviada à coluna

O piauiense Osmar Júnior, ministro em exercício do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome,  participou de agenda com o presidente Lula, nesta quarta-feira (17), durante o encerramento da Conferência Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência. Secretário Executivo do Ministério, Osmar Junior substitui interinamente o ministro Wellington Dias, que cumpre agenda em Nova York.

PSDB e MDB quebram tradição eleitoral em Teresina

As eleições diretas nas capitais foram restabelecidas em 1985. Em Teresina o eleito foi Wall Ferraz pelo PMDB, hoje MDB. Até 2020 foram 10 pleitos e só dois partidos chegaram ao poder na capital piauiense pela via direta: MDB, três vezes, e PSDB, sete vitórias. Elmano Férrer, filiado ao PTB, assumiu a prefeitura em 2010 após renúncia de Silvio Mendes para disputar o governo do Estado, mas foi derrotado pelo tucano Firmino Filho em 2012.  Pós 1985, na décima primeira eleição direta de prefeito em Teresina, MDB e PSDB estarão do mesmo lado, mas sem candidatos a gestor da capital, quebrando tradição de 36 anos.

Adesão em Piracuruca

Foto:PSD

O palanque do pré-candidato Marcelo Jatobá (PSD) foi reforçado com a adesão do médico veterinário Élcio Leite, irmão do ex-prefeito Raimundo Alves, principal aliado do prefeito Assis Mãozinha (PT). Marcelo Jatobá é pré-candidato a prefeito de Piracuruca, norte do Piauí, e uniu as  forças de oposição à gestão do município. Na confirmação de apoio a Marcelo Jatobá, Elcio Leite foi acompanhado pela professora Maria Mendes Neta, pré-candidata a vereadora pelo PSD.

Progressistas, MDB e PSD unidos em Batalha

Foto: MDB

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) confirma palanque consolidado para a campanha do prefeito de Batalha, norte do Pauí,  José Luis do Frango (Progressistas), pré-candidato à reeleição. O ex-prefeito Antônio Lages, o vereador Nerioston Morais (MDB), pré-candidato a vice na chapa de José Luis, e o PSD reforçam aliança na base aliada ao gestor do município. Henrique Pires é um dos entusiastas da pré-candidatura de José Luis do Frango na campanha eleitoral em Batalha.

PSTU nas eleições municipais

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) já tem pré-candidaturas majoritárias em 15 capitais brasileiras. Segundo a direção nacional do partido, a agremiação  decidiu lançar candidaturas próprias para apresentar à classe trabalhadora uma alternativa com independência do governo Lula e da burguesia, para enfrentar de verdade a ultradireita. Em Teresina o candidato a prefeito pelo PSTU é o professor universitário Geraldo Carvalho.

 

Dr. Hélio consolida alinhamento com Rafael Fonteles

Foto: MDB

O alinhamento politico de Dr. Helio (MDB) com o governador Rafael Fonteles tem dado bons resultados, segundo o pré-candidato a prefeito de Parnaíba, bem avaliado em pesquisas pré-eleitorais no município.  O bloco de partidos aliados ao pré-candidato Dr. Hélio realiza convenções no dia 27, com presença do governador Rafael Fonteles.

Posts anteriores