Cidadeverde.com

Elmano e Válter Alencar podem acertar acordo

Os dois são pré-candidatos a governador, mas estão muito próximos politicamente. No final de semana, Elmano Férrer (Podemos) e Válter Alencar (PSC) participaram de evento em Canto do Buriti, sul do Estado, e ensaiaram as primeiras aparições públicas de uma possível aliança. Até o final de junho é possível que Elmano e Válter Alencar anunciem aliança majoritária, com os dois numa mesma chapa majoritária.

Prefeito justifica apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Canto do Buriti, sul do Piauí, Marquinhos (Progressistas), aproveitou a festa do vaqueiro do município para declarar gratidão e apoio político ao senador Ciro Nogueira (Progressistas). E a declaração ocorreu em tom de dasabafo: "O senador Ciro Nogueira é o pai da saúde do nosso estado. Graças a ele a saúde funciona não só aqui, mas em várias cidades do Piauí." O gestor foi mais longe:  "Se não fosse o Ciro Nogueira, todos os municípios piauienses poderiam fechar as portas."

 

Partidos oferecem filiação ao coronel Carlos Augusto

Após ter filiação rejeitada em reunião de partidos emergentes, o coronel Carlos Augusto passou a ser cobiçado por várias siglas da base governista. O PR formalizou convite tentador. O presidente da sigla, deputado estadual Fábio Xavier, ofereceu filiação e vaga na direção do PR no Piauí. "Além de amigo pessoal, o coronel Carlos Augusto é um excelente quadro político, militar com atuação exemplar  e gestor competente", afirma Fábio Xavier. Carlos Augusto, ex-comandante da Policia Militar,  que é pré-candidato a deputado estadual, avalia convites, mas ainda não decidiu filiação partidária.
 

Telsírio Alencar abre dissidência no Solidariedade

O motivo é a vaga da sigla para a eleição de senador. Telsírio Alencar foi informado pela direção do partido que o Solidariedade só terá um candidato: Dr. Pessoa. A decisão deixou Telsírio descontente e promete levar o caso à convenção, já marcada para o dia 29 de julho.  Irritado, Telsírio Alencar afirma que disputará a indicação da vaga com o deputado Dr. Pessoa. "Começamos a trabalhar para vencer na convenção, instância que dicidirá quem serão os candidatos do partido em todos os níveis", afirma Telsírio.

"Candidatura de Fábio Sérvio não tem volta", afirma Antônio José Lira

Pré-candidato a senador pelo PSL, o ex-vereador Antônio José Lira descarta acordo para sigla desistir da candidatura de Fábio Sérvio ao governo do Estado. "A chapa está bem encaminhada; só falta definir o candidato a vice", afirma Lira. Fábio Sérvio tem cumprido movimentada agenda de reuniões na capital e no interior do Estado e a candidatura ao governo está sendo bem pavimentada. Segundo Antônio José Lira, as adesões ao projeto de poder do PSL estão crescendo em ritmo acima da expectativa do partido. Hoje a chapa majoritária conta Fábio Sérvio como pré-candidato a governador, Antônio José Lira e Elizeu Aguiar para as duas vagas de senador.

PCdoB lança campanha de financiamento de campanha

Nesta quinta-feira, 21, o PCdoB lançará sua Campanha de Financiamento Coletivo para as eleições 2018.
O evento, que será realizado às 9h na sede do Partido, inaugura o novo formato de financiamento de campanhas eleitorais. A nova regra de arrecadação  prioriza como fonte a militância partidária,  simpatizantes e apoiadores das  candidaturas, a origem principal de recursos para  a campanha. O ato do PCdoB  terá presenças dos pré-candidatos a deputado federal, Osmar Júnior, e estadual, Elisângela Moura.

Política e futebol

O deputado estadual Flávio Nogueira (PDT) acompanhou a estreia da seleção brasileira na copa em companhia do prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior (PDT)  e de lideranças políticas do município. Na política, Flávio Nogueira já botou o time em campo na preparação do projeto de reeleição para a Assembleia Legislativa. 

Concurso em Câmaras Municipais

A União das Câmaras Municipais do Piauí (AVEP) publicou no Diário Oficial dos Municípios no último dia 19 edital de concurso público para 19 vagas em oito Câmaras de cidades da região Sul do Piauí. O certame será realizado pelo Instituto Machado de Assis, localizado na zona leste de Teresina.

As vagas estão sendo disponibilizadas para as Câmaras Municipais de Bom Jesus, Eliseu Martins, Redenção do Gurgueia, São Gonçalo do Piauí, Simplício Mendes, Paes Landim, Padre Marcos e São José do Peixe. Os interessados podem concorrer aos cargos de vigia, vigilante, motorista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e digitador. De acordo com a vaga, a carga horária pode ser de 30h a 40h semanais e o salário de R$ 954,00 a R$ 1.405,50.

Segundo o presidente da AVEP, Ronnivom de Sousa, esse concurso é o primeiro de outros que deverão acontecer na sua gestão, mas que aguardam a criação das vagas no organograma das outras Câmaras Municipais. Ronnivom aproveitou a oportunidade para pedir que os presidentes de Câmaras interessadas devem procurar a AVEP para receber orientações de como poderão participar.

“A nossa gestão na AVEP e dos presidentes de Câmaras Municipais vêm buscando moralizar a gestão no legislativo e esse concurso público prova isso. Estamos em contato com outras Câmaras para que elas criem as vagas que serão ofertadas em concursos no futuro, mas que precisam está dentro da lei”, afirmou o presidente da AVEP.

Prefeito de Palmeirais implanta administração intinerante

O prefeito de Palmeirais, no médio Parnaíba, Reginaldo Júnior (PDT), o mais jovem do Piauí, está inovando com o seu gabinete móvel, que percorre a zona rural do município, atendendo a população e  lideranças comunitárias. A iniciativa faz parte do programa “A Prefeitura Mais Perto de Você”, que leva serviços de todas as secretarias, além de cursos profissionalizantes, salão de beleza, atividades culturais e esportivas aos locais por onde passa. A última edição aconteceu  no povoado Riacho dos Negros.

Em reunião, 10 partidos rejeitam filiação do Cel. Carlos Augusto

O PMN até tentou filiar o ex-comandante da PM e pré-candidato a deputado estadual, mas foi voto vencido no encontro de 10 siglas emergentes que formarão aliança proporcional para disputar mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A meta do grupo é eleger três parlamentares estaduais e um federal. Nos critérios para filiação de lideranças, destaques para três: não possuir mandato eletivo; não ter ocupado cargo em nível de primeiro escalão no governo atual; e filiação partidária até o dia 02 de julho. Como foi comandante da Polícia Militar, função considerada de escalão superior no governo estadual, Carlos Augusto não preencheu os requesitos. Amigo pessoal do governador Wellington Dias, o oficial da PM precisará de apoio político para viabilizar sua candidatura a partir do passo inicial: a filiação partidária. Além do PMN, participam do grupo Solidariedade, PPS, PV, PHS, AVANTE, Patriota, PRP.

Posts anteriores