Cidadeverde.com

Federação inclui União Brasil e complica filiação de Dr. Pessoa

Está em fase adiantada de gestação a coalizão partidária que reúne Progressistas, Republicanos e agora União Brasil. Consolidada, a nova federação dominará Câmara e Senado. A previsão inicial indica bancada de 152 deputados federais, podendo chegar a 230 na janela de 2026. No Senado, a federação começa com 20 parlamentares e expectativas para chegar a 30 cadeiras no curto prazo. Na política piauiense, algumas consequências: Jeová Alencar (Republicanos) ganha força na aliança; o deputado federal Jadyel Alencar, que planeja migração do PV para o Republicanos, pode repensar o projeto; o prefeito da capital, Dr. Pessoa, não terá como seguir e liderar a federação em Teresina; e por último, Silvio Mendes reforça a construção do palanque para retornar ao Palácio da Cidade. Em Brasília, a federação Progressistas/Republicanos/União Brasil já está sendo chamada nova Arena, partido que controlou o Congresso Nacional no regime militar.

Marcelo Castro confirma reunião da executiva do MDB

O senador e presidente estadual do MDB confirmou para segunda-feira,11, reunião da direção executiva do partido para tratar da eleição municipal. "A reunião é ordinária, sempre ocorre às segundas-feiras; vamos tratar da organização do partido para as eleições municipais, principalmente no interior", esclarece Marcelo Castro. Mas a capital não será esquecida. Marcelo Castro informou à coluna que o projeto de candidatura própria do MDB em Teresina será discutido, mas sem decisão sobre manutenção ou mudança de estratégia.

"Ninguém decide nada este ano", Themístocles Filho

Segundo o vice-governador Themístocles Filho, articulador e entusiasta defensor da candidatura do médico Paulo Márcio à prefeitura de Teresina pelo MDB, a decisão final da estratégia eleitoral do partido não será tomada este ano. "Só vamos decidir no ano da eleição", garante Themístocles. A reunião da executiva emedebista confirmada para segunda-feira,11, pode até discutir, mas não "baterá o martelo" sobre o futuro da pré-candidatura de Paulo Márcio.

Dr. Hélio alinhado com Rafael Fonteles

Foto:CCOM

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), pré-candidato à prefeitura de Parnaíba,  e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, em reunião no Palácio de Karnak, trataram   de dois grandes investimentos socioeconômicos para a planície litorânea. No dia 13 de dezembro será entregue o Porto, em Luís Correia, já no dia 15, na mesma semana, será  a vez da presença do governo na  ZPE (Zona de Processamento de Exportação), localizada em Parnaíba, que  receberá a maior usina de hidrogênio verde do mundo. Também reafirmaram   a consolidação do apoio para o pleito eleitoral de 2024.

“A planície litorânea está recebendo dois investimentos de alto padrão, que irão acelerar muito o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda à população. O porto e a ZPE pareciam ser uma realidade distante, mas graças ao esforço do governador Rafael Fonteles, está se tornando realidade”, ressalta Dr. Hélio.

 

Oposições unidas na UFPI

 

Encontro de professores sela acordo que une oposições na Universidade Federal do Piauí para a eleição de reitor e vice no primeiro semestre de 2024. Do mesmo lado estão as duas chapas que venceram a última eleição, mas o primeiro na disputa direta, André Macêdo, não foi nomeado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro político uniu os professores André Macêdo, Carlos Sait, Nadir Nogueira e Marcos Lira. O movimento oposicionista lançará chapa única na eleição de 2024. André Macêdo é o nome mais cotado para encabeçar a chapa, o outro grupo, liderado pela professora Nadir Nogueira fica com a vaga de vice. Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia, é a opção mais provável. A oposição na UFPI larga na frente na movimentação política da UFPI para eleição de reitor e vice.

Investimentos no Imepi

imepi

Ao lado da diretora do Imepi, Patrícia Leal, e do diretor administrativo-finaceiro do Imepi, Fernando Lima, o diretor de Planejamento e Articulação Institucional do Inmetro, Maycon Danylo Araújo Monteiro, participou da assinatura das ordens de serviço para reforma da sede do Imepi e da base de aferição do terminal petrolífero, em Teresina. Os recursos são da ordem de R$ 2,6 milhões. O trio consolida parcerias para mais obras e ações de proteção ao consumidor.
 

Prefeitura de Teresina vai propor mudança no IPTU

A mudança será encaminhada à Câmara Municipal ainda esta semana em forma de mensagem do poder executivo. A proposta segue recomendação do Tribunal de Contas do Estado, após ampla auditoria na plataforma do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da capital. A tramitação da matéria, que trata de valores, isenções e transparência, será acompanhada pessoalmente pelo secretário municipal de Finanças, Esdras Avelino. 

 

Apenas três chapas no Palácio da Cidade

Volta a ganhar corpo na base aliada ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) a estratégia de palanque enxuto para a disputa eleitoral do próximo ano. Os candidatos a vereador serão distribuídos em três partidos: Republicanos, PL e PRTB. Segundo os defensores da estratégia, essa seria a maneira eleitoralmente viável para o bloco aliado ao Palácio da Cidade eleger de 10 a 12 vereadores na capital. O martelo  não foi batido porque ainda  há focos de resistência.

Em ritmo de pré-campanha, Bruno Vilarinho reúne aliados com presença de Dr. Pessoa

Foto:David Carvalho

O vereador Bruno Vilarinho, ainda filiado ao PTB,  reuniu  lideranças, apoiadores e amigos para prestar conta dos três  anos de mandato na Câmara Municipal de Teresina. O encontro contou com  presenças do prefeito, Dr. Pessoa, do superintendente do SAAD Norte, Welton Bandeira, e do médico e ex-prefeito de Palmeirais, Paulo César Vilarinho, pai de Bruno.

Vilarinho destacou o trabalho que vem sendo feito pela prefeitura através da SAAD Norte nas áreas de saneamento, urbanização e mobilidade em comunidades da zona Norte, além das outras frentes em todas as regiões da capital.  No plano político, Bruno Vilarinho anunciou alinhamento ao projeto de reeleição do prefeito em 2014. O ato também marcou reforço à pré-campanha do prefeito na zona norte da capital.

Progressistas planeja eleger 50 prefeitos no Piauí

A previsão é do presidente estadual da legenda, Joel Rodrigues. Em 2020 o Progressistas foi o partido que elegeu mais prefeitos no Piauí - cerca de 80. Na oposição no estado, Joel Rodrigues admite encolhimento do Progressistas na eleição de prefeitos, mas não o suficiente para comprometer a condição de força política importante no Piauí.


 

Posts anteriores