Cidadeverde.com

Polinter monta bloqueio em Esperantina para apreender veículos roubados

Foto: divulgação Polinter

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) deflagrou ação policial em Esperantina, no interior do Piauí, com foco na apreensão de carros e motos roubadas. O coordenador da especializada, delegado Everton Ferrerr, explica que foram montados bloqueios em vários pontos da cidade. 

"Estamos fazendo bloqueios e abordagens aos motoristas em busca de veículos roubados e também de armas. Começamos hoje e já fizemos mais de 200 abordagens", explica o delegado. 

Everton Ferrer explica que a ação policial foi desencadeada por determinação do delegado geral e deve se estender para outras cidades do Piauí. Ele acrescenta que em 2019 foi deflagrada operação Apocalipse com mais de 60 mandados judiciais para desarticular organizações criminosas voltadas para o roubo, furto, receptação e adulteração de veículos.

"Nessa operação prendemos uma quadrilha que fazia negócios em Esperantina com os veículos roubados em Teresina. Mais um motivo para começarmos essa ação policial na cidade" reitera o coordenador da Polinter. 

Foto: divulgação Polinter

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homem morre em acidente na PI 214 na zona rural de Esperantina

Foto: revistaaz

Um homem identificado como Cleudimar Ribeiro Carvalho morreu após perder o controle do carro que conduzia e capotar  por volta do meio-dia desta terça-feira (12.), na PI-214 na zona rural de Esperantina, na altura da localidade Tinguizal na rodovia que dá acesso a Morro do Chapéu do Piauí.

De acordo com  a Polícia Militar, além do condutor,  outras três pessoas estavam no carro no momento do acidente, uma delas era  a  esposa do motorista, os outros passageiros eram duas crianças . Elas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Dr. Júlio Hartman, e estão fora de risco.

As polícias Militar e Civil estiveram no local colhendo informações e organizando o trânsito. O corpo do homem foi encaminhado ao necrotério do Hospital Julio Hartman.

O motorista seguia com a família para casa na localidade Boa Vista do Morro, zona rural do  município de Morro do Chapéu do Piauí. 

João Bandeira
com informações revistaaz

Esperantina: Secretário de Cultura assina contrato para reforma do teatro da cidade

                           Foto: Ccom

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, assinou, nesta sexta-feira (8), contrato com a Caixa Econômica Federal, garantindo a liberação de recursos para reforma e modernização do Teatro Municipal de Esperantina.

“O valor é resultado de uma emenda do senador Elmano Férrer. A reforma do teatro vai custar mais de R$ 1 milhão. O governador do Estado, Wellington Dias, já nos garantiu o restante dos recursos para a obra”, diz Fábio Novo.

O contrato foi assinado junto com o gerente executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Diniz.

Segundo o secretário de Cultura, Fábio Novo, a casa de cultura pertence à Prefeitura de Esperantina e está fechada há algum tempo. “Após a assinatura do contrato junto à Caixa, a próxima etapa é apresentar o projeto de reforma e modernização para a Caixa. Assim que o projeto for aprovado, licitamos e iniciamos a obra”, finaliza Fábio Novo.

Da Redação
[email protected]
 

Presidente do TJ-PI inaugura novo fórum de Esperantina nesta segunda-feira (4)

Foto: TJ-PI


 
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, inaugura, nesta segunda-feira (4), o novo fórum da comarca de Esperantina, que leva o nome do ex-deputado federal Themístocles Sampaio. O investimento foi de aproximadamente R$ 4,6 milhões, feito com recursos oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi). A solenidade será restrita a convidados, em virtude da pandemia de Covid-19, e será transmitida, a partir das 18h, via Canal do TJ-PI no Youtube e TV Assembleia.

O fórum está situado em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, com área de 1.968,76 m². A fachada teve sua arquitetura preservada, sendo feitas reformas na estrutura interna e adequações às exigências atuais. Foram construídos, ainda, dois blocos: um para o Tribunal do Júri e salas correlatas, e outro para funcionamento de duas varas, compostas por secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, sala para assessores e recepção, e um Juizado Especial Cível e Criminal, além de salas para oficiais de justiça, protocolo geral, recepção, salas para Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.

A sede do Judiciário na comarca de Esperantina leva o nome do ex-deputado federal Themístocles Sampaio. Natural de Esperantina, o homenageado foi professor, comerciário e comerciante, contador, promotor, advogado e fiscal previdenciário, além de tabelião substituto, secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Teresina, subsecretário de Segurança do Estado do Piauí, diretor-geral do Detran-PI e deputado estadual por três legislaturas. Já o JECC leva o nome de Édison Rebêlo Carvalho, ex-prefeito de Esperantina, advogado, ex-juiz substituto e tabelião público.

“Essa é a última obra que entregamos em nossa gestão. Um fórum moderno, funcional e confortável, que proporcionará melhores condições de trabalho a juízes, servidores e demais operadores do Direito, além de um melhor atendimento ao jurisdicionado”, afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Da Redação
[email protected]

Ministério Público pede suspensão de festas em Esperantina, Joaquim Pires e Morro do Chapéu

O Ministério Público do Piauí, através da 2ª Promotoria de Esperantina, que também responde pelos municípios de Joaquim Pires e Morro do Chapéu do Piauí, publicou no diário eletrônico do MP-PI, portarias recomendando a suspensão de festas e quaisquer tipo de eventos nos respectivos municípios até o dia 31 de janeiro de 2021, por conta da pandemia da Covid-19.

Conforme o documento, o Promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos considera os decretos e protocolos em vigência sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), bem como a Recomendação Técnica nº 024/2020 da Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual – DIVISA, assim como os decretos municipais em vigência.

O órgão ministerial também pede o cancelamento de qualquer festa ou evento que esteja programado para acontecer e determinou que os municípios continuem com os esforços para contenção do contágio da Covid-19 e que abstenham-se totalmente de emitir alvarás para realização de eventos/festas em casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de show, auditórios, parques e clubes até 31 de janeiro de 2021, assim como revogue os já expedidos.

Da Redação
[email protected]

Polícia prende suspeito de sequestrar e estuprar criança de 11 anos

A Polícia Civil de Esperantina realizou na noite desta segunda-feira (07) a prisão de um homem de 23 anos, identificado pelas iniciais C.A.B, suspeito de sequestro e estupro de vulnerável contra uma criança de 11 anos. A prisão aconteceu em uma casa abandonada localizada na zona rural do município vizinho de Morro do Chapéu, distante cerca de 200 Km de Teresina, e contou com apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar. 

A criança estava em poder do suspeito desde o último dia 03 de dezembro, quando foi levada de sua casa, em Esperantina. De acordo com a Polícia,ele  também já teria fugido com a criança no mês de novembro. 

Ao ser preso, o suspeito justificou que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima, o que é considerado ilegal. 

"É uma criança e não tem idade suficiente para decidir sobre isso. A legislação é bem clara, qualquer contato sexual envolvendo menores de 14 anos de idade é considerado estupro de vulnerável, independente do consentimento da vítima ou de familiares", explicou o delegado Leonardo Alexandre, titular da Delegacia de Esperantina. 

Com o suspeito, os policiais também encontraram uma arma de fogo artesanal.Ele deve responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, sequestro e estupro de vulnerável. 

O suspeito deve ser encaminhado nas próximas horas ao sistema prisional para aguardar os trâmites legais. Já a criança foi devolvida aos cuidados de familiares.

 


Natanael Souza
[email protected] 

Mulher morta a tiros em Esperantina tinha medidas protetivas contra ex-marido

Atualizada às 12h05

Familiares de Maria da Conceição, 49 anos, que foi morta a tiros pelo ex-marido em Esperatina, conversaram com  Cidadeverde.com e informaram que ela estava separada do suspeito há pouco mais de três meses. A filha da vítima informou ainda que a mãe tinha medidas protetivas contra Francisco das Chagas Silva, conhecido como Chico Conrado, o ex-marido, suspeito do assassinato.   

A relação que durou mais de 30 anos foi marcada por violência, segundo uma das filhas do casal. O ex-marido já teria tentando matar Maria da Conceição em outras oportunidades, e nem mesmo as medidas protetivas expedidas pelo judiciário impediram que as ameaças fossem interrompidas. 

"Ela tinha várias medidas protetivas contra ele. Ele já tinha ameaçado ela várias vezes, já tinha tentado matar  ela várias vezes, só que ela nunca estava só, sempre estava com alguém.  Ontem ele chegou e fez isso. Ele estava sozinha na cozinha, lavando as louças dela, quando ele chegou e fez isso. Ninguém viu na hora", relatou Cristiane da Conceição , filha da vítima.

Maria da Conceição trabalhava como diarista em casas de família. Francisco das Chagas era carpinteiro e, atualmente, morava em Batalha, na casa de familiares após a separação. 

Ainda de acordo com a filha, familiares acreditam que o crime tenha sido premeditado. "Temos certeza que foi premeditado. Ele já conhecia o local que a gente mora. Ninguém viu ele chegando, nem ele saindo", disse. 

Foto: Arquivo Pessoal

Chico Conrado, suspeito do crime, continua foragido

 

Maria da Conceição teve cinco filhos e 11 netos, todos frutos do relacionamento com o ex-companheiro. 

Revoltados com as circunstâncias da morte, familiares pedem justiça. "O nosso sentimento é ódio, revolta, sede de vingança. Ele era pai, porque agora não é mais não", afirmou.

O corpo de Maria da Conceição foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal em Parnaíba. 
Familiares aguardam a liberação para realizar o velório e o sepultamento. 

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Matéria Original 

Uma mulher, identificada como Maria da Conceição, foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (26) em Esperantina, município distante cerca de 180 Km de Teresina. De acordo com a Polícia, o suspeito do crime seria o ex-marido da vítima, que utilizou uma arma de fabricação caseira. 

O caso aconteceu por volta das 19h, nas proximidades da casa onde a mulher residia. Ela chegou a ser atendida no Hospital Estadual Júlio Hartman, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de dar entrada na unidade. 

"A informação que temos é que ele usou uma espingarda para atirar. Após o crime, ele fugiu e ainda não foi localizado pelos policiais", informou o delegado Denis Sampaio. 

Equipes da Polícia Militar continuam realizando buscas na região com objetivo de efetuar a prisão do suspeito, conhecido na região como Chico Conrado. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Pesquisa mostra situação da disputa eleitoral em Esperantina

Com 53,67%, a candidata Ivanária Sampaio (MDB) lidera a intenção de votos na disputa eleitoral para a prefeitura de Esperantina, no Norte do Piauí. O percentual foi divulgado pelo Instituto Datamax que mostra também a situação dos demais candidatos. Professor Jesus (PT) está em segundo lugar com 13,00%, seguido de Bruno do Zezinho do Sorvete (Republicanos) com 11,83% e Erasmo Silva (PSDB) com 11,50%. 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datamax nos dias 08 e 09 de novembro. Ao todo foram ouvidos 600 eleitores. A margem de erro é de +/-4% e o intervalo de confiança 95%.

Dos entrevistados, 5,83% ainda estão indecisos e responderam que "não sabiam" ou "não opinaram". Do total, 4,17% declararam que vão votar "nulo/branco". 

 

Da Redação
[email protected]

Justiça Eleitoral proíbe atos de campanha em Esperantina

Foto: Kleber Oliveira/siteRevistaAZ

O juiz Airton Rosal Falcão Júnior, da 41ª Zona Eleitoral de Esperantina, acatou a solicitação do Ministério Público Eleitoral e suspendeu os atos de campanha eleitoral que causem aglomeração no município. A decisão foi proferida na tarde deste sábado(31) e já começou a valer a partir da citação das coligações e candidatos a prefeito e vice.

Esperantina possui quatro nomes concorrendo à Prefeitura da cidade. Bruno do Zezinho (Republicanos) da coligação “ A Mudança Se Faz Com Trabalho”; Erasmo Silva (PSDB) “Esperança Para Esperantina”; Ivanária Sampaio (MDB) “Esperantina Acima de Tudo” e Professora Jesus (PT) “Esperantina Cada Vez Melhor”. O município tem 131 candidatos concorrendo entre prefeito, vice e vereadores.

O argumento do MPE, acatado pelo juiz é que “Parquet que os requeridos estão promovendo atos de campanha que causam aglomerações, em desconformidade com as normas sanitárias do Estado, expondo a riscos a saúde e a vida dos eleitores e dos candidatos”.Veja documento na íntegra.
 
As aglomerações, desrespeitando as normas sanitárias, foram comprovadas através vídeos e fotografias enviadas à Justiça. 

O juiz informa em sua decisão, que o painel epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) do dia 30/10, atesta que Esperantina ocupa a 11ª posição em número de óbitos no Piauí com 29 mortes e 19ª posição em casos confirmados com 1084 registros da Covid-19. 

“A despeito da existência de três recomendações técnicas, as fotografias e vídeos anexados à inicial demonstram o descumprimento das citadas normas pelos requeridos. Demonstram ainda o desprezo e o desrespeito às famílias dos mais de 150.000 mil brasileiros que perderam suas vidas. Demonstram, também, o descumprimento do preceito ético básico de que a vida em sociedade exige o esforço de todos para a consecução do bem comum, que no caso é evitar a disseminação do COVID-19 e o colapso do Sistema Público de Saúde, tão precário e insuficiente para atender as demandas comuns do dia-a-dia do piauiense”, relata o juiz em sua decisão.

O magistrado ressalta que os candidatos podem continuar fazendo as campanhas, de forma virtual. Porém estão proibidos de promover, incentivar, realizar, participar ou permitir que se realize qualquer ato de campanha que importe em aglomerações, como comícios, carreatas, passearas, caminhadas, bandeiraços, reuniões e eventos em geral relacionados.

Ele autoriza as visitas de candidatos aos eleitores, desde que, se siga as
Recomendações de não estar acompanhado por mais de cinco apoiadores; não entrem nas casas; todos usem máscaras de proteção facial; que tenham álcool a 70% para higienização das mãos e que as visitas não se tornem caminhadas políticas. 

A determinação vale para o primeiro e segundo turno das eleições deste mês. Caso algum candidato ou coligação descumpra as determinações podem ser multados em R$ 50 mil para cada representado e um inquérito policial é instaurado para apurar crime de Infração de Medida Sanitária e de Desobediência. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Garoto é atingido com disparo acidental de espingarda em Esperantina

Um menino de  12 anos, ficou ferido na tarde desta quarta-feira (28), após ser atingido por um disparo acidental provocado por uma espingarda tipo “bate-buchas” no bairro Mão Santa na cidade de Esperantina, distante 188 quilômetros ao norte de Teresina.

O garoto foi socorrido e encaminhado para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman,de  onde foi transferido para outra unidade hospitalar da região.

Ainda não se sabe como aconteceu o acidente. Familiares da vítima não quiseram comentar o caso.

O caso deve ser investigado pela 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Esperantina.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores