Cidadeverde.com

Acidente deixa homem ferido gravemente em Esperantina

Um acidente grave foi registrado nas primeiras horas da madrugada deste sábado ( 20 ), no rodoanel de Esperantina, no entroncamento da BR – 222, sentido saída de Esperantina para São João do Arraial. A vítima colidiu frontalmente com o canteiro central da  via.

Conforme informações apuradas pelo diariodolonga.com, o condutor de uma motocicleta tipo Bros, teve várias escoriações após sofrer uma queda brusca decorrente do impacto.

Policiais que realizavam diligencias na região estiveram no local e fizeram a intervenção com o apoio de uma ambulância da cidade de São João do Arraial que passava pela via para socorrer a vítima que não teve a identidade revelada. A motocicleta conduzida pela vítima foi encaminhada a 4ª Cia de Polícia de Esperantina.

O homem foi conduzido ao setor de urgências do Hospital Julio Hartman em Esperantina.

Fonte: diariodolonga

Shows movimentarão 5º Festival do Peixe da cidade de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina divulgou a programação cultural da 5ª edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura, que acontecerá de 26 a 28 de julho. Shows com artistas de renome nacional e regional movimentarão os três dias de evento. As bandas se apresentarão na Avenida Petrônio Portela, onde será montada a Arena do Peixe.

 Na sexta-feira, dia 26 de julho, o evento contará com a atração gospel Fernandinho, além da banda Rosa Xote e Joyce e Igor e Banda O Conde.

 No sábado, 27 de julho, sobem ao palco da Arena do Peixe a cantora Mara Pavanelly e a banda baiana Oz Bambaz.

Encerrando a festa, no domingo, 28 de julho, o cantor Léo Chaves, Taty Girl e Toca do Vale farão a alegria de moradores e turistas em Esperantina.

“Este é um evento muito importante, no qual Esperantina tem a oportunidade de mostrar o que tem de bom, dentre elas, o peixe. Além da vasta programação técnica da feira, teremos ótimos shows durante a noite para animar o público presente. Estamos organizando uma bonita festa e esperamos que a população aproveite mais um Festival do Peixe em nossa cidade”, diz a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.

O Festival do Peixe é uma realização da Prefeitura de Esperantina com apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Piauí.

 Serviço:

Sexta 26/07

Fernandinho

Rosa Xote

Joyce Tayná e Igor Guerra

 Sábado 27/07

Oz Bambaz

Mara Pavanelly

 Domingo 28/07

Léo Chaves

Taty Girl

Toca do Vale

Fonte: ascom

Definida a programação da 5° edição do Festival do Peixe em Esperantina

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), a Câmara Setorial de Piscicultura e a Prefeitura Municipal de Esperantina realizaram, nessa quinta-feira (11), reunião para tratar da programação de atividades do 5° Festival do Peixe, que será realizado de 26 a 28 de julho, no município de Esperantina. A expectativa dos organizadores é divulgar a programação completa do evento nos próximos dias.

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Emater, Secretaria da Agricultura de Esperantina, Sebrae, Cooperativa de Pescadores do Baixo Parnaíba (Pescoo), Associação dos Piscicultores de Madeiro e da Seaf participaram do encontro. Essas instituições levarão técnicos para ministrar palestras sobre temas como inspeção no abate e comercialização, motivação para produção, licenciamento, entres outras atividades relacionadas à piscicultura.

Segundo o diretor de Fomento à Piscicultura da Seaf, Luciano Brito, o objetivo é fazer um festival participativo, mobilizar o máximo possível de participantes. Luciano informou ainda que estão sendo convidados 22 municípios do território e suas respectivas secretarias da Agricultura e associações, além de empresas que trabalham no ramo para incentivar discussões e negociações dentro do setor.    

O festival contará com o espaço do piscicultor, onde serão expostos alevinos, reprodutores e matrizes, momento para degustação, além de apresentações de novas espécies. No dia 27, está programado um sorteio de brindes e equipamentos para os piscicultores.

Para Evellyn Sara, secretária da Agricultura do município, o desafio é atrair cada vez mais piscicultores e, ao mesmo tempo, manter o público que já prestigia o evento. "A expectativa é que o público goste mais ainda desta edição do festival", completa a gestora.

Evellyn ressaltou ainda que os piscicultores estão animados com as possibilidades de negócios. “O consumo de peixe aumenta nesse período, os restaurantes são todos abastecidos a base de peixe, até mesmo a população passa a consumir mais. Então, a expectativa de negócios é muito boa”, concluiu Sara.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, faz parte do calendário cultural do Estado do Piauí e contribui para a geração de oportunidades de negócios, destacando o potencial da região que se refere à produção de peixes. 

Ccom

Acidente deixa dois feridos na cidade de Esperantina

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após  um acidente de trânsito na noite desta quinta-feira (27), por volta de 20h, na Rua Raimundo Gomes de Sousa, no bairro Mão Santa em Esperantina. As vítimas foram identificadas como Tiago e Mauro.

Conforme informações prestadas por populares ao RevistaAZ.com.br, os motociclistas teriam colidido frontalmente em um trecho nas proximidades da Escola Patriotino Rebelo. Um deles teve traumatismo craniano e o outro sofreu várias lesões.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e devido a gravidade do acidente, deverão ser transferidas para hospitais da região.

Fonte: revistaaz

Preso um dos principais suspeitos de tráfico de drogas em Esperantina

Foto: Divulgação PC-PI

O suspeito identificado como José Orlando Alves foi preso em cumprimento a mandados judiciais. Ele é considerado um dos principais traficantes na região, de acordo com a Polícia Civil do Piauí. 

"Ele já tinha um mandado de prisão preventiva expedida por tráfico. Hoje,  ao cumprirmos a prisão e a busca e apreensão, encontramos mais maconha com o investigado", disse o delegado regional Leonardo Alexandre Martins. 

Ele explica que, além das drogas, foi apreendida uma motocicleta avaliada em R$ 20 mil, valor que seria incompatível com a renda do suspeito e pode ser sido comprada com o dinheiro do tráfico de drogas. 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (26), no bairro Coheb, em Esperantina, e em outra residência na zona rural da cidade. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Suspeito é morto durante tentativa de assalto em farmácia

Foto: RevistaAz

O suspeito identificado como Francisco José Mendes da Silva, 42 anos, foi morto durante uma tentativa de roubo a uma farmácia no centro da cidade de Esperantina, no interior do Piauí. Segundo o delegado regional Leonardo Alexandre Martins, o proprietário do estabelecimento comercial era mantido refém quando uma pessoa que passava pela rua percebeu que se tratava de um assalto e efetuou dois tiros. 

"Ele simulou que estava armado, colocando a mão debaixo da camisa. Rendeu o dono da farmácia e o levou até o caixa. Neste momento, uma pessoa ia passando pela rua e deu dois tiros", explica o delegado. 

Francisco José morreu no local. O autor dos disparos ainda não foi identificado. O caso ocorreu por volta das 19h, desta terça-feira (25).

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mutirão realiza 50 procedimentos cirúrgicos pediátricos em Esperantina

Durante os dias 14 e 15 de junho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, recebeu, pela primeira vez, o Mutirão de Cirurgias Pediátricas. Ao todo, foram realizados 50 procedimentos em crianças com a faixa etária de oito meses a 14 anos. Todos os pacientes passaram por uma triagem, entre consultas pré-operatórias e exames laboratoriais.

De forma lúdica, as crianças ganharam o Certificado de Herói/Heroína por enfrentar a "temida" agulha e entraram para o grupo de Super Heróis Secretos do HEJH.

Foram realizados procedimentos de hérnias inguinal e umbilical epigástrica, postectomia (cirurgia de fimose) e remoção de cistos, entre outros. Participaram do mutirão os cirurgiões pediátricos Ivo Lima e Bruno Pinheiro, dois anestesistas e equipe de enfermagem. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro, Barras, Morro do Chapéu, São José do Divino.

O diretor do hospital, Davyd Basílio, destaca que, desde 2015, a unidade trabalha para a melhoria da assistência aos pacientes. “Ver essas crianças serem atendidas de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais trabalharam com todo o empenho e dedicação para que este mutirão fosse um sucesso”, declarou.

Basílio destaca que a realização do mutirão ajuda no atendimento dos pacientes de toda a região. “Sabemos que, quanto mais investimentos fizermos, melhor será realizado o nosso trabalho. Com tudo isso, a viabilidade de acesso para o território evita que esses pacientes tenham que ser regulados para Teresina, descentraliza o serviço e dá comodidade pois os procedimentos são feitos na região, evitando esse deslocamento. Consequentemente, há uma melhor assistência prestada”, analisa.

Referência

Nos últimos quatro anos, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman vem se destacando nos mutirões, com recorde de atendimento. A unidade é referência para 13 municípios da região do Território dos Cocais e também para usuários vindo de outras cidades do estado. No último mutirão de catarata, em novembro 2018, foram realizadas 420 consultas e 299 cirurgias.

Ccom

Jovem é morto com três tiros na Vila Bom Jesus em Esperantina

Foto: Reprodução Facebook

O jovem Vitor Hugo Silva, 21 anos, foi assassinado com três tiros no povoado Vila Bom Jesus, zona rural de Esperantina (a 178 km de Teresina), por volta das 21h desta sexta(14). Ele estava próximo à sua residência quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram os disparos. 

De acordo com o delegado Alisson Brandim, que está de plantão na Delegacia Regional de Esperantina, o crime está sendo investigado e os indícios levam a um suposto acerto de contas.

"Nós fizemos as primeiras diligências, acionamos a perícia para colher os elementos de informação e os agentes estão colhendo depoimentos testemunhais, provavelmente um acerto de contas, mas ainda é cedo para confirmar", afirmou o delegado ao Cidadeverde.com.

O local onde o jovem foi morto é ermo, mas fica próximo à sua residência. As investigações deverão ser comandadas pelo titular da Regional, delegado Alexandre Leonardo. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Teresina e foi liberado ainda neste sábado.

 


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Mulher é presa ao tentar entrar em presídio com drogas

Rita de Cássia Cordeiro de Sousa foi presa ao tentar entrar com drogas na manhã deste sábado (08/06), na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo em Esperantina.

Segundo informações obtidas pelo RevistaAZ.com.br, no procedimento de disciplina para entrar no presídio, o serviço de inteligência da unidade identificou o entorpecente que estava embrulhado em um preservativo e escondido dentro da calcinha da mulher. Ela pretendia entregar a droga para o marido que está preso.

A mulher recebeu voz de prisão e foi levada para a 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil para o registro do flagrante e procedimentos cabíveis.

Fonte: revistaaz

MP-PI promove audiência pública nesta quinta em Esperantina

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais – CAOCRIM, Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior, em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina, Promotor Titular: Dr. Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, promoverá no próximo dia 6 de junho, uma audiência pública a fim de apresentar e lançar o projeto, na área de segurança pública, intitulado “No alvo, contra o tráfico de drogas” em Esperantina.

O referido projeto foi idealizado pelo CAOCRIM e elaborado em conjunto com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí – NUCEAC e tem como objetivos da audiência pública aproximar cada vez mais a Sociedade e o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da sua participação. Os representantes das instituições, os cidadãos, e toda a sociedade em geral, poderão opinar acerca do projeto, para resolução de problemas sociais.

Serão convidados a participar da audiência pública autoridades estaduais e municipais diretamente envolvidas no tema do projeto, membros de conselhos, operadores do direito, acadêmicos especialistas, representantes do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, da Imprensa e da sociedade civil.

O evento será realizado nesta quinta (06/06) às 14h, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores, localizado na Rua José Franco S/N, Conjunto Bernardo Rêgo I, Quadra 20, Esperantina-PI.

Fonte: revistaaz

Posts anteriores