Cidadeverde.com

Esperantina: ex-presidiário é assassinado com três tiros

 

O ex-presidiário, Daniel Ramos de Sales Santos, conhecido como, Androide, foi executado com 03  tiros a queima roupa no final da tarde de hoje (30/09), no Bairro Morro da Chapadinha Norte em Esperantina.

De acordo com as primeiras informações o assassinato de Androide ocorreu por volta das 17h20min no final da Rua Coronel José Fortes.Segundo relato de testemunhas, Androide, foi assassinado com três tiros, sendo um na região da cabeça, outro no braço e o terceiro no abdômen.

A vitima em estado grave ainda chegou a ser socorrida por uma ambulância do SAMU, mas infelizmente não resistiu aos tiros e acabou vindo a óbito.Androide já tinha passagem pela policia pelos crimes de assalto e furto.

Com informações jornal esp

Homem morre em grave acidente na cidade de Esperantina

Um homem identificado como Evandro faleceu na noite deste domingo (22/09), após cair de motocicleta na cidade de Esperantina. O acidente aconteceu por volta das 20h30 na Avenida São José.

Segundo testemunhas ouvidas pelo RevistaAZ.com.br, a vítima teria desequilibrado do veículo e sofrido uma forte pancada na cabeça, com suspeita de ter quebrado o pescoço com o impacto. Ele voltava de uma vaquejada quando sofreu o acidente.

O Samu chegou a ser acionado, mas ao chegar no local foi constatado o óbito. O corpo foi encaminhado para o necrotério do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

fonte: revistaaz

Frentista reage a assalto e derruba suspeito de moto em Esperantina

Vídeo: Divulgação da Policia Civil de Esperantina
 

A câmera de segurança de um posto de combustível flagrou o momento que a frentista do local reagiu a um assalto no povoado Lagoa Seca, na zona rural de Esperantina (a 180 km de Teresina) na manhã desta quinta-feira(12).

O suspeito chega em uma motocicleta, por volta das 8h30, e anuncia o assalto, a frentista estava sentada, entrega o celular, mas logo em seguida joga a mesa que estava à sua frente no assaltante, sai e tenta empurra-lo da moto. Os dois caem e ele atira. Nesse momento ela fica no chão e ele levanta a moto e sai. A frentista corre para dentro do posto. 

Fotos: Divulgação da Polícia Civil de Esperantina


Marca do projétil no chão do posto de combustível

Nesta sexta-feira(13), a frentista, que não teve o nome revelado, foi presta depoimento ao delegado regional de Esperantina, Leonardo Alexandre, que informou ao Cidadeverde.com que o suspeito levou o celular da vítima, mas deixou outros quatro aparelhos que havia roubado anteriormente. 

“Ela reagiu por impulso, ele não esperava a reação, se espantou e os celulares caíram. Ela ficou nervosa depois, mas já está tranquila. Ele tentou atingi-la com os tiros, mas não conseguiu”, afirmou o delegado. 

A vítima trabalha há três meses no posto de combustível e foi a primeira vez que sofreu um assalto. O local também nunca tinha sido roubado. 
A polícia está investigando, ouvindo as testemunhas que viram a cena para tentar identificar o suspeito.

O delegado Leonardo divulgou ainda fotos dos aparelhos deixados pelo suspeito, para que as vítimas possam recuperá-los. É necessário levar a nota fiscal para retirá-los da Ddelegacia. 

Fotos: Divulgação da Polícia Civil de Esperantina

 


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Acidente deixa homem ferido gravemente em Esperantina

Um acidente grave foi registrado nas primeiras horas da madrugada deste sábado ( 20 ), no rodoanel de Esperantina, no entroncamento da BR – 222, sentido saída de Esperantina para São João do Arraial. A vítima colidiu frontalmente com o canteiro central da  via.

Conforme informações apuradas pelo diariodolonga.com, o condutor de uma motocicleta tipo Bros, teve várias escoriações após sofrer uma queda brusca decorrente do impacto.

Policiais que realizavam diligencias na região estiveram no local e fizeram a intervenção com o apoio de uma ambulância da cidade de São João do Arraial que passava pela via para socorrer a vítima que não teve a identidade revelada. A motocicleta conduzida pela vítima foi encaminhada a 4ª Cia de Polícia de Esperantina.

O homem foi conduzido ao setor de urgências do Hospital Julio Hartman em Esperantina.

Fonte: diariodolonga

Shows movimentarão 5º Festival do Peixe da cidade de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina divulgou a programação cultural da 5ª edição do Festival do Peixe e Feira de Piscicultura, que acontecerá de 26 a 28 de julho. Shows com artistas de renome nacional e regional movimentarão os três dias de evento. As bandas se apresentarão na Avenida Petrônio Portela, onde será montada a Arena do Peixe.

 Na sexta-feira, dia 26 de julho, o evento contará com a atração gospel Fernandinho, além da banda Rosa Xote e Joyce e Igor e Banda O Conde.

 No sábado, 27 de julho, sobem ao palco da Arena do Peixe a cantora Mara Pavanelly e a banda baiana Oz Bambaz.

Encerrando a festa, no domingo, 28 de julho, o cantor Léo Chaves, Taty Girl e Toca do Vale farão a alegria de moradores e turistas em Esperantina.

“Este é um evento muito importante, no qual Esperantina tem a oportunidade de mostrar o que tem de bom, dentre elas, o peixe. Além da vasta programação técnica da feira, teremos ótimos shows durante a noite para animar o público presente. Estamos organizando uma bonita festa e esperamos que a população aproveite mais um Festival do Peixe em nossa cidade”, diz a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.

O Festival do Peixe é uma realização da Prefeitura de Esperantina com apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Piauí.

 Serviço:

Sexta 26/07

Fernandinho

Rosa Xote

Joyce Tayná e Igor Guerra

 Sábado 27/07

Oz Bambaz

Mara Pavanelly

 Domingo 28/07

Léo Chaves

Taty Girl

Toca do Vale

Fonte: ascom

Definida a programação da 5° edição do Festival do Peixe em Esperantina

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), a Câmara Setorial de Piscicultura e a Prefeitura Municipal de Esperantina realizaram, nessa quinta-feira (11), reunião para tratar da programação de atividades do 5° Festival do Peixe, que será realizado de 26 a 28 de julho, no município de Esperantina. A expectativa dos organizadores é divulgar a programação completa do evento nos próximos dias.

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Emater, Secretaria da Agricultura de Esperantina, Sebrae, Cooperativa de Pescadores do Baixo Parnaíba (Pescoo), Associação dos Piscicultores de Madeiro e da Seaf participaram do encontro. Essas instituições levarão técnicos para ministrar palestras sobre temas como inspeção no abate e comercialização, motivação para produção, licenciamento, entres outras atividades relacionadas à piscicultura.

Segundo o diretor de Fomento à Piscicultura da Seaf, Luciano Brito, o objetivo é fazer um festival participativo, mobilizar o máximo possível de participantes. Luciano informou ainda que estão sendo convidados 22 municípios do território e suas respectivas secretarias da Agricultura e associações, além de empresas que trabalham no ramo para incentivar discussões e negociações dentro do setor.    

O festival contará com o espaço do piscicultor, onde serão expostos alevinos, reprodutores e matrizes, momento para degustação, além de apresentações de novas espécies. No dia 27, está programado um sorteio de brindes e equipamentos para os piscicultores.

Para Evellyn Sara, secretária da Agricultura do município, o desafio é atrair cada vez mais piscicultores e, ao mesmo tempo, manter o público que já prestigia o evento. "A expectativa é que o público goste mais ainda desta edição do festival", completa a gestora.

Evellyn ressaltou ainda que os piscicultores estão animados com as possibilidades de negócios. “O consumo de peixe aumenta nesse período, os restaurantes são todos abastecidos a base de peixe, até mesmo a população passa a consumir mais. Então, a expectativa de negócios é muito boa”, concluiu Sara.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, faz parte do calendário cultural do Estado do Piauí e contribui para a geração de oportunidades de negócios, destacando o potencial da região que se refere à produção de peixes. 

Ccom

Acidente deixa dois feridos na cidade de Esperantina

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após  um acidente de trânsito na noite desta quinta-feira (27), por volta de 20h, na Rua Raimundo Gomes de Sousa, no bairro Mão Santa em Esperantina. As vítimas foram identificadas como Tiago e Mauro.

Conforme informações prestadas por populares ao RevistaAZ.com.br, os motociclistas teriam colidido frontalmente em um trecho nas proximidades da Escola Patriotino Rebelo. Um deles teve traumatismo craniano e o outro sofreu várias lesões.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e devido a gravidade do acidente, deverão ser transferidas para hospitais da região.

Fonte: revistaaz

Preso um dos principais suspeitos de tráfico de drogas em Esperantina

Foto: Divulgação PC-PI

O suspeito identificado como José Orlando Alves foi preso em cumprimento a mandados judiciais. Ele é considerado um dos principais traficantes na região, de acordo com a Polícia Civil do Piauí. 

"Ele já tinha um mandado de prisão preventiva expedida por tráfico. Hoje,  ao cumprirmos a prisão e a busca e apreensão, encontramos mais maconha com o investigado", disse o delegado regional Leonardo Alexandre Martins. 

Ele explica que, além das drogas, foi apreendida uma motocicleta avaliada em R$ 20 mil, valor que seria incompatível com a renda do suspeito e pode ser sido comprada com o dinheiro do tráfico de drogas. 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (26), no bairro Coheb, em Esperantina, e em outra residência na zona rural da cidade. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Suspeito é morto durante tentativa de assalto em farmácia

Foto: RevistaAz

O suspeito identificado como Francisco José Mendes da Silva, 42 anos, foi morto durante uma tentativa de roubo a uma farmácia no centro da cidade de Esperantina, no interior do Piauí. Segundo o delegado regional Leonardo Alexandre Martins, o proprietário do estabelecimento comercial era mantido refém quando uma pessoa que passava pela rua percebeu que se tratava de um assalto e efetuou dois tiros. 

"Ele simulou que estava armado, colocando a mão debaixo da camisa. Rendeu o dono da farmácia e o levou até o caixa. Neste momento, uma pessoa ia passando pela rua e deu dois tiros", explica o delegado. 

Francisco José morreu no local. O autor dos disparos ainda não foi identificado. O caso ocorreu por volta das 19h, desta terça-feira (25).

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mutirão realiza 50 procedimentos cirúrgicos pediátricos em Esperantina

Durante os dias 14 e 15 de junho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, recebeu, pela primeira vez, o Mutirão de Cirurgias Pediátricas. Ao todo, foram realizados 50 procedimentos em crianças com a faixa etária de oito meses a 14 anos. Todos os pacientes passaram por uma triagem, entre consultas pré-operatórias e exames laboratoriais.

De forma lúdica, as crianças ganharam o Certificado de Herói/Heroína por enfrentar a "temida" agulha e entraram para o grupo de Super Heróis Secretos do HEJH.

Foram realizados procedimentos de hérnias inguinal e umbilical epigástrica, postectomia (cirurgia de fimose) e remoção de cistos, entre outros. Participaram do mutirão os cirurgiões pediátricos Ivo Lima e Bruno Pinheiro, dois anestesistas e equipe de enfermagem. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro, Barras, Morro do Chapéu, São José do Divino.

O diretor do hospital, Davyd Basílio, destaca que, desde 2015, a unidade trabalha para a melhoria da assistência aos pacientes. “Ver essas crianças serem atendidas de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais trabalharam com todo o empenho e dedicação para que este mutirão fosse um sucesso”, declarou.

Basílio destaca que a realização do mutirão ajuda no atendimento dos pacientes de toda a região. “Sabemos que, quanto mais investimentos fizermos, melhor será realizado o nosso trabalho. Com tudo isso, a viabilidade de acesso para o território evita que esses pacientes tenham que ser regulados para Teresina, descentraliza o serviço e dá comodidade pois os procedimentos são feitos na região, evitando esse deslocamento. Consequentemente, há uma melhor assistência prestada”, analisa.

Referência

Nos últimos quatro anos, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman vem se destacando nos mutirões, com recorde de atendimento. A unidade é referência para 13 municípios da região do Território dos Cocais e também para usuários vindo de outras cidades do estado. No último mutirão de catarata, em novembro 2018, foram realizadas 420 consultas e 299 cirurgias.

Ccom

Posts anteriores