Cidadeverde.com

Corpo é encontrado com marcas de tiro em Esperantina

O corpo de um  homem não identificado pela Policia Militar do Piauí foi encontrado com marcas de tiro na tarde desta terça-feira(7) na zona rural de Esperantina, (município distante 180 quilômetros ao norte de  Teresina),  em uma comunidade  conhecida como Piquizeiro da Areia. 

Um morador encontrou o corpo em um local da comunidade de difícil acesso,  e em avançado estado de decomposição, no interior de uma residência queimada.  No dia anterior ao que o corpo foi encontrado,  moradores disseram ter ouvido o barulho de tiros vindos de dentro do mato. 

A Polícia Civil investiga o caso. O IML foi comunicado para remoção do corpo. Pelas características de como foi encontrado o corpo,  a Polícia Militar suspeita que o crime seja de um tipo de execução.

João Bandeira
[email protected]de.com

Esperantina terá medidas de isolamento mais rigorosas até domingo (5)

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, por meio do decreto municipal nº 200/2020 e em obediência às orientações do Governo Estadual, estabeleceu novas medidas para o funcionamento das atividades comerciais de quinta-feira (2) a domingo (5). O objetivo é aumentar o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.

 "Essa é mais uma medida para estimular o isolamento das pessoas em casa, buscando preparar o município para o início das atividades econômicas. A intensificação das medidas de isolamento, portanto, visa possibilitar a posterior reabertura gradual das atividades econômicas, com segurança para todos", frisa a prefeita Vilma Amorim.

 Confira as atividades e estabelecimentos que poderão funcionar na quinta (2) e sexta-feira (3), de acordo com o Decreto Municipal nº 200/2020:

Farmácias e drogarias;

Serviços de saúde;

Mercados e supermercados;

Panificadoras e padarias;

Atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo;

Borracharias;

Serviços de delivery;

Serviços de segurança e vigilância;

Pontos de alimentação localizados às margens de rodovias;

Serviços de transporte de cargas;

Serviços bancários exclusivamente para pagamento de auxilio emergencial e benefícios sociais e autoatendimento;

Atividades agrícolas e agroindustriais, incluindo colheita, ordenha, armazenagem e secagem, entre outras atividades sob risco de perecimento;

Atividades de obras de infraestrutura de transportes e para a produção de energia realizadas em parques situados na zona rural;

Casas lotéricas;

Concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina, para serviços de manutenção e conserto de veículos;

Estabelecimentos que funcionem operando fornos, em turnos ininterruptos de 24 horas, durante todos os dias da semana;

Órgãos e profissionais da comunicação;

Situações comprovadas de urgência e emergência.

 Confira as atividades e estabelecimentos que poderão funcionar no sábado (4) e domingo (5), de acordo com o Decreto Municipal nº 200/2020:

Farmácias, drogarias;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância;

Serviços de delivery exclusivamente para alimentação;

Serviços de autoatendimento bancário;

Órgãos e profissionais da comunicação;

Situações comprovadas de urgência e emergência.

Da Redação
[email protected]

Esperantina: 77,9 % dos pacientes de covid-19 recebem alta médica

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal da Saúde, registrou, nessa segunda-feira (29), no Boletim Coronavírus, que 77,90% dos pacientes confirmados com a covid-19 já receberam altas médicas. Foram notificados mais 90 pacientes curados no município.

A prefeita Vilma Amorim ressalta a importância da colaboração da população e do trabalho dos profissionais da Saúde para a conquista dos bons resultados. A gestora reforça a necessidade das medidas preventivas para o combate à proliferação do coronavírus.

“O sentimento que temos, neste momento, com o atual registro do Boletim, é de esperança. Estamos vivendo um momento difícil e precisamos unir forças para lutar em favor da saúde da população. É importante ressaltar esses números de altas médicas, pois mostra o resultado da dedicação e conscientização de todos contra a covid-19. Não podemos cantar vitória, ainda, e vamos continuar nessa luta contra a covid-19”, diz a prefeita Vilma Amorim.

O Boletim de Esperantina também notificou mais três casos locais de pessoas infectadas com a covid-19, que apresentam sintomas leves e seguem tratamento em isolamento domiciliar. Foram realizadas 31 testagens, sendo 24 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 7 no Hospital Estadual Dr Júlio Hartman (HEJH).  

Até o último registro, de segunda-feira (29), a porcentagem dos casos ficou da seguinte forma: 362 pacientes confirmados; 282 altas (77,90% dos casos confirmados); 70 pessoas continuam em tratamento (19,34% dos casos); e 10 óbitos (2,76% dos casos). 

Nesta terça-feira (30), os profissionais da Saúde estão realizando mais uma ação do Programa Busca Ativa para testagens e orientações preventivas da covid-19, na praça da Biblioteca Municipal de Esperantina.

Os dados completos da Covid-19 podem ser acessados no link https://bit.ly/2ZHjzn9, que leva para o Painel Epidemiológico de Esperantina.

Foto: Prefeitura de Esperantina

Da Redação
[email protected]

 

Homem é assassinado com vários tiros em Esperantina

Foto: reprodução

O corpo de um  homem identificado como Cícero Emanuel Alferes Amorim, de 33 anos, conhecido popularmente como “Pompom" foi encontrado na noite deste domingo (28/06) no Conjunto Bernardo Rego na cidade de Esperantina. Cicero foi executado com vários tiros de arma de fogo.

Relatos de moradores dão conta  de que pelo menos cinco tiros foram disparados,  e em seguida o corpo foi encontrado já sem vida perto da Escola Técnica.

Até o momento nenhum suspeito do assassinato foi detido pela Polícia que realizou patrulhas pelo bairro em que ocorreu o crime. O caso segue sendo investigado.

João Bandeira
[email protected]

Divulgação de gastos com a pandemia destaca Prefeitura de Esperantina

Segundo levantamento feito pelo Ministério Público do Piauí, através do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP), a Prefeitura de Esperantina está entre as mais transparentes na divulgação dos gastos realizados com a pandemia do novo coronavírus. O levantamento mostra quantos e quais municípios piauienses já disponibilizaram informações em seus portais da transparência sobre a Covid-19.   

 O MP-PI classificou os municípios em três zonas, representadas pelas cores: verde, são os municípios que já disponibilizam link e atualizam os dados sobre os gastos; amarelo, municípios que já disponibilizam, mas ainda existem dificuldades para o acesso pleno aos dados; e vermelho, são os municípios que ainda não disponibilizam informações sobre os gastos.    

Esperantina está classificada na zona verde, como município que atualiza, regularmente, as informações de gastos com o enfrentamento à covid-19.

Foto: Prefeitura de Esperantina  

  A prefeita Vilma Amorim fala sobre o relatório do Ministério Público e a classificação da Prefeitura de Esperantina.  “Os estados e municípios são obrigados por lei a divulgar de forma imediata, em site oficial, informações sobre as verbas utilizadas no enfrentamento da pandemia. Nossa gestão sempre prezou pela transparência de todos os compromissos que temos com o município. Nesta pandemia, não seria diferente. Principalmente em situações que comprometem a saúde de Esperantina e do mundo. O momento é de unir forças, trabalhar no combate ao coronavírus e compartilhar com a nossa população todos os esforços contra a covid-19", ressalta a prefeita de Esperantina.    

O levantamento completo do MP-PI pode ser visto aqui: https://bit.ly/2CfWMoN 

Da Redação
[email protected]

Homem tem auxílio emergencial levado por assaltantes em Esperantina

Um homem de Matias Olímpio teve o relógio, aparelho de telefone celular, capacete, motocicleta e todo o valor do auxílio emergencial levados por uma dupla armada.

Segundo a vítima,  tudo aconteceu na manhã desse domingo(14) quando ele retornava de Esperantina pela BR 222 na altura da localidade Morada Nova.

De acordo ainda com a vítima ele foi amarrado, levado para uma região de mata fechada e  somente conseguiu se soltar na manhã do dia seguinte. Não há ainda informações dos homens que realizaram o assalto.

João Bandeira
[email protected]

Estudantes de Esperantina recebem kits didáticos e de alimentação nesta segunda-feira (15)

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciará, nesta segunda-feira (15), a distribuição de kits com material didático para os estudantes da rede municipal de ensino. Na oportunidade, também realizará a entrega da segunda etapa de distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos.  

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, fala sobre a entrega dos kits. "Esses kits fazem a diferença na vida dos nossos alunos e das famílias. Sabemos o quanto essa pandemia causou grandes impactos na Educação com a suspensão das aulas. Por isso, estamos fazendo de tudo para assegurar o ensino com qualidade e acompanhamento profissional, junto com as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)", afirma.  

De acordo com o secretário municipal de Educação, Francinaldo Nunes, cerca de 7 mil alunos das 42 escolas da rede municipal receberão esse material, para estudarem na quarentena.  

"É nosso dever garantir o ensino de qualidade e promover medidas que assegurem melhores condições de vida para os alunos e suas famílias”, pontua. 

O secretário reforça os cuidados que os pais ou responsáveis pelos alunos devem ter na hora de receber os kits nas escolas. "Quanto ao recebimento dos kits da merenda escolar e atividades, reforçamos a importância de se evitar aglomerações no local, usar máscaras, respeitar a distância de 2 metros, não cumprimentar conhecidos com as mãos, beijos ou abraços, e, se tiver com algum sintoma da covid-19, pedimos para não sair de casa”, finaliza. 

Da Redação
[email protected]

Alunos de Esperantina receberão merenda e produtos didáticos na quarentena

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciará, nesta quarta-feira (10), a distribuição de kits com material didático para os estudantes da rede pública municipal de ensino, para que continuem os estudos de casa, durante a quarentena. Cerca de 7 mil alunos das 42 escolas da rede municipal receberão o material.

A iniciativa segue as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), para reduzir os impactos da suspensão das aulas, em decorrência da pandemia de Covid-19. Além disso, a Prefeitura também garantiu a segunda etapa de distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos.

"Entregues as apostilas e os kits de alimentação escolar para todos os estudantes da rede pública municipal de ensino. É nosso dever continuar proporcionando ensino de qualidade e promovendo medidas que assegurem melhores condições de vida para os alunos e suas famílias”, pontua o secretário de Educação, Francinaldo Nunes.
 
O secretário ressalta que "os alunos não ficarão sem atividades durante a quarentena. O material didático abrange todas as disciplinas, de maneira que os estudantes realizarão as atividades escolares de casa, que serão, posteriormente, avaliadas pelos professores”. A entrega dos kits será feita aos pais ou responsáveis dos alunos, que também devolverão o material para correção das atividades pelos professores.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Esperantina adquire mil testes e amplia diagnóstico de coronavírus

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu mil novos testes rápidos para o diagnóstico da covid-19. O aumento na capacidade de realização de exames será fundamental no enfrentamento à doença no município e irá atender às necessidades do Centro de Triagem, que foi instalado para receber pacientes que apresentarem os sintomas.

Os recursos para a aquisição dos novos testes foram recebidos do Fundo Nacional de Saúde e somam mais de R$ 147 mil reais. O cidadão pode conferir mais detalhes da compra por meio do Portal da Transparência Municipal. A prefeita Vilma Amorim comenta que a compra dos testes é mais um passo estratégico para fortalecer o enfrentamento da doença no município.

 “Seguimos ampliando o diagnóstico de coronavírus em Esperantina. Essa é a segunda compra de testes que a Prefeitura fez. Dessa vez, são mil testes rápidos que vão ajudar no trabalho de prevenção e enfrentamento da Covid-19. Os testes foram adquiridos com recursos recebidos do Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento da pandemia. Com a identificação mais ágil de novos casos, continuaremos fazendo o acompanhamento para o tratamento devido. Conto com ajuda de todos”, afirma a gestora.

 Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura inaugurou o Centro de Triagem para suspeitos de Covid-19. Desde então, o centro disponibiliza o primeiro atendimento para quem apresentar sintomas leves a moderados da doença. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 17h, o cidadão ou cidadã pode procurar o centro, que fica localizado no Centro Municipal de Fisioterapia, R. Patriotino Lages Rebelo, ao lado do Teatro Municipal. No local, o paciente será avaliado sobre a necessidade de fazer o teste para Covid-19 de acordo com os sintomas apresentados. 

Da Redação
[email protected]
 

Esperantina: jovem morre após colisão em barranco de piçarra

Foto: reprodução redes sociais

O acidente que matou o frentista de posto de combustível, Luis Henrique Santos Lustosa, de 22 anos de idade, em Esperantina ocorreu na noite desta quinta-feira (4) por volta das 19h30,  após ele colidir de motocicleta em um barranco de piçarra na rua Euclides Ferreira Fenelon, no bairro Morro da Chapadinha Norte.

Luís Henrique estava retornando para casa quando ocorreu o acidente. A vitima foi socorrida por uma equipe do Samu da cidade de Esperantina, mas devido a gravidade dos ferimentos morreu no Hospital Estadual Doutor Júlio Hartaman.

O acidente com Luís Henrique Santos Lustosa comoveu moradores do município de Esperantina e região.

João Bandeira
[email protected]

Posts anteriores