Cidadeverde.com

Suspeito é morto durante tentativa de assalto em farmácia

Foto: RevistaAz

O suspeito identificado como Francisco José Mendes da Silva, 42 anos, foi morto durante uma tentativa de roubo a uma farmácia no centro da cidade de Esperantina, no interior do Piauí. Segundo o delegado regional Leonardo Alexandre Martins, o proprietário do estabelecimento comercial era mantido refém quando uma pessoa que passava pela rua percebeu que se tratava de um assalto e efetuou dois tiros. 

"Ele simulou que estava armado, colocando a mão debaixo da camisa. Rendeu o dono da farmácia e o levou até o caixa. Neste momento, uma pessoa ia passando pela rua e deu dois tiros", explica o delegado. 

Francisco José morreu no local. O autor dos disparos ainda não foi identificado. O caso ocorreu por volta das 19h, desta terça-feira (25).

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mutirão realiza 50 procedimentos cirúrgicos pediátricos em Esperantina

Durante os dias 14 e 15 de junho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, recebeu, pela primeira vez, o Mutirão de Cirurgias Pediátricas. Ao todo, foram realizados 50 procedimentos em crianças com a faixa etária de oito meses a 14 anos. Todos os pacientes passaram por uma triagem, entre consultas pré-operatórias e exames laboratoriais.

De forma lúdica, as crianças ganharam o Certificado de Herói/Heroína por enfrentar a "temida" agulha e entraram para o grupo de Super Heróis Secretos do HEJH.

Foram realizados procedimentos de hérnias inguinal e umbilical epigástrica, postectomia (cirurgia de fimose) e remoção de cistos, entre outros. Participaram do mutirão os cirurgiões pediátricos Ivo Lima e Bruno Pinheiro, dois anestesistas e equipe de enfermagem. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro, Barras, Morro do Chapéu, São José do Divino.

O diretor do hospital, Davyd Basílio, destaca que, desde 2015, a unidade trabalha para a melhoria da assistência aos pacientes. “Ver essas crianças serem atendidas de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais trabalharam com todo o empenho e dedicação para que este mutirão fosse um sucesso”, declarou.

Basílio destaca que a realização do mutirão ajuda no atendimento dos pacientes de toda a região. “Sabemos que, quanto mais investimentos fizermos, melhor será realizado o nosso trabalho. Com tudo isso, a viabilidade de acesso para o território evita que esses pacientes tenham que ser regulados para Teresina, descentraliza o serviço e dá comodidade pois os procedimentos são feitos na região, evitando esse deslocamento. Consequentemente, há uma melhor assistência prestada”, analisa.

Referência

Nos últimos quatro anos, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman vem se destacando nos mutirões, com recorde de atendimento. A unidade é referência para 13 municípios da região do Território dos Cocais e também para usuários vindo de outras cidades do estado. No último mutirão de catarata, em novembro 2018, foram realizadas 420 consultas e 299 cirurgias.

Ccom

Jovem é morto com três tiros na Vila Bom Jesus em Esperantina

Foto: Reprodução Facebook

O jovem Vitor Hugo Silva, 21 anos, foi assassinado com três tiros no povoado Vila Bom Jesus, zona rural de Esperantina (a 178 km de Teresina), por volta das 21h desta sexta(14). Ele estava próximo à sua residência quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram os disparos. 

De acordo com o delegado Alisson Brandim, que está de plantão na Delegacia Regional de Esperantina, o crime está sendo investigado e os indícios levam a um suposto acerto de contas.

"Nós fizemos as primeiras diligências, acionamos a perícia para colher os elementos de informação e os agentes estão colhendo depoimentos testemunhais, provavelmente um acerto de contas, mas ainda é cedo para confirmar", afirmou o delegado ao Cidadeverde.com.

O local onde o jovem foi morto é ermo, mas fica próximo à sua residência. As investigações deverão ser comandadas pelo titular da Regional, delegado Alexandre Leonardo. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Teresina e foi liberado ainda neste sábado.

 


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Mulher é presa ao tentar entrar em presídio com drogas

Rita de Cássia Cordeiro de Sousa foi presa ao tentar entrar com drogas na manhã deste sábado (08/06), na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo em Esperantina.

Segundo informações obtidas pelo RevistaAZ.com.br, no procedimento de disciplina para entrar no presídio, o serviço de inteligência da unidade identificou o entorpecente que estava embrulhado em um preservativo e escondido dentro da calcinha da mulher. Ela pretendia entregar a droga para o marido que está preso.

A mulher recebeu voz de prisão e foi levada para a 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil para o registro do flagrante e procedimentos cabíveis.

Fonte: revistaaz

MP-PI promove audiência pública nesta quinta em Esperantina

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais – CAOCRIM, Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior, em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina, Promotor Titular: Dr. Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, promoverá no próximo dia 6 de junho, uma audiência pública a fim de apresentar e lançar o projeto, na área de segurança pública, intitulado “No alvo, contra o tráfico de drogas” em Esperantina.

O referido projeto foi idealizado pelo CAOCRIM e elaborado em conjunto com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí – NUCEAC e tem como objetivos da audiência pública aproximar cada vez mais a Sociedade e o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da sua participação. Os representantes das instituições, os cidadãos, e toda a sociedade em geral, poderão opinar acerca do projeto, para resolução de problemas sociais.

Serão convidados a participar da audiência pública autoridades estaduais e municipais diretamente envolvidas no tema do projeto, membros de conselhos, operadores do direito, acadêmicos especialistas, representantes do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, da Imprensa e da sociedade civil.

O evento será realizado nesta quinta (06/06) às 14h, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores, localizado na Rua José Franco S/N, Conjunto Bernardo Rêgo I, Quadra 20, Esperantina-PI.

Fonte: revistaaz

Passarela da Cachoeira do Urubu é interditada com cheia do Rio Longá

Fotos: encaminhadas ao whatsapp do Cidadeverde.com

O Corpo de Bombeiros interditou a passarela que dá acesso à Cachoeira do Urubu em Esperantina, a partir deste sábado (06) e segue por tempo indeterminado. A informação foi confirmado pelo major Veloso, do Corpo de Bombeiros, ao Cidadeverde.com.

Ele declarou que a interdição ocorreu como uma medida preventiva de segurança, pois o Rio Longá, que passa por baixo da passarela, está muito cheio.  O major destacou que a Cachoeira do Urubu se torna ainda mais atrativa para visitantes no período chuvoso, mas é preciso pensar e agir com cautela. 

"A interdição é uma questão de cautela, principalmente por visitantes que desconhecem a região. O rio está muito cheio. Algum setor de engenharia (do Governo do Estado ou da Prefeitura) deverá dar um parecer sobre a segurança na ponte", comentou o major. 

O major acrescentou que equipes do Corpo de Bombeiros também foram enviados a Esperantina para auxiliar a Prefeitura do Município no acompanhamento das áreas de risco e das famílias afetadas pelas cheias do rio.

A Prefeitura de Esperantina informou que até sexta (05) cerca de 25 famílias foram atingidas pela enchente do Rio Longá e estão alojadas em abrigos públicos. 



Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Jovem de 26 anos morre após colidir moto em vaca no Norte do Piauí

Um jovem, identificado como Daison Castro Pereira, 26 anos, morreu na madrugada deste domingo (17) depois de colidir sua motocicleta modelo Broz contra uma vaca, nas imediações do anel viário que liga Esperantina ao município de Morro do Chapéu do Piauí.

Segundo informações, a vítima teve morte imediata. Ele residia na localidade Ladainha, zona rural de Batalha.

Muito abalado, o pai do pintor pede providências das autoridades para identificar o verdadeiro dono do animal causador da tragédia com seu filho.

“Alguém tem que ser responsabilidade pela perda do meu filho. Animais desse tipo não é para estar solto, vagando pelas ruas”, disse.

Com informações JornaEsp

Assalto a loja termina com tiros e correria em Esperantina

Um assalto à uma loja de eletrodomésticos terminou em tiros e correria por volta das 12h45 desta quarta-feira (13), na Rua Cel. José Fortes, no centro da cidade de Esperantina.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens invadiram o estabelecimento, anunciaram o assalto e subtraíram vários aparelhos celulares. Durante a ação criminosa, um segurança de uma loja vizinha reagiu e efetuou dois disparos de arma de fogo que atingiram uma loja do outro lado da rua. Ninguém ficou ferido no momento dos tiros, no entanto, os bandidos conseguiram fugir.

Testemunhas relataram que um dos suspeitos feriu a mão ao quebrar a vidraça da prateleira onde os celulares estavam expostos, deixando marcas de sangue.

A Polícia Militar e Civil estiveram no local colhendo informações e imagens de câmeras de segurança para capturar os suspeitos e está em diligências na região.

Fonte: revistaaz

Jovem faz post antes de ser preso: "partiu galera delegacia"

O jovem identificado apenas como Gabriel, 18 anos, fez uma postagem no Facebook horas antes de se entregar à Polícia Civil nessa quinta-feira (7). O rapaz fugiu da Delegacia Regional de Esperantina no dia 1º de fevereiro após quebrar a grade da cela onde estava preso. 

Na postagem feita no Facebook, Gabriel anuncia aos amigos que vai se entregar a polícia, mas que em breve a “Lili” [liberdade] vai cantar”. O delegado Leonardo Alexandre avalia que o post é irrelevante à polícia e não traz nenhuma consequência jurídica ao jovem. 

Gabriel estava apreendido na Delegacia Regional da Esperantina após ser recapturado no município depois de ter participado de uma fuga do Centro Educacional Masculino (CEM). Quando quebrou a grade da delegacia o jovem também teria roubado uma moto para conseguir fugir.

“Quando ele fugiu representamos pela prisão preventiva. Ele já é maior de idade e durante a fuga roubou uma moto e nessa situação configurou dois crimes: danos ao patrimônio roubo”, informou o delegado.

O jovem permanece preso da Delegacia Regional de Esperantina. O delegado Leonardo ressalta que a estrutura da delegacia precisa de uma reforma urgente.

O Ministério Público Estadual recentemente se reuniu com representante da secretaria estadual de Segurança e recomendou melhorias na estrutura da delegacia. 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Preso abre cela e três fogem de delegacia; um quis ficar

Foto: Revista AZ 

A Delegacia Regional de Esperantina registrou a fuga de três presos neste fim de semana.  O delegado plantonista Artur Leal informou ao Cidadeverde.com que um preso quebrou o cadeado da cela e fugiu com mais dois detentos. 

Um outro homem que estava preso na delegacia preferiu ficar. “Ele foi autuado na Lei Maria da Penha e acho que não aproveitou para fugir porque tem a possibilidade de ser solto. Quando os presos fugiram foi ele que gritou avisando da fuga”, acredita o delegado.

Dos três fugitivos apenas um foi recapturado até a manhã desta segunda-feira (21). O delegado lamenta a fuga e diz que a delegacia de Esperantina não tem condições de abrigar detentos. Ele afirma que, na semana passada, foi solicitada a transferência dos presos para o sistema prisional, mas a ida não foi possível por falta de vagas. 

“A situação da delegacia é péssima. Só dá para ficar na delegacia preso autuado por violência domestica e falta de pagamento de pensão alimentícia, que são presos mais tranquilos”, acrescentou o delegado Artur. 

 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Posts anteriores