Cidadeverde.com

Paixão de Cristo de Esperantina se torna patrimônio cultural do Piauí

A tradicional encenação da Paixão de Cristo de Esperantina, realizada anualmente durante a Semana Santa, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Piauí. A lei que concede o título, de autoria do deputado Felipe Sampaio (MDB), foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (18.jun).

Com o reconhecimento, a Paixão de Cristo de Esperantina passa a ter maior visibilidade e proteção, além de figurar no calendário oficial de eventos do estado. A iniciativa busca garantir a preservação dessa importante manifestação cultural.

A edição de 2024 da Paixão de Cristo, em Esperantina, emocionou o público na noite do dia 28 de março. A peça que foi encenada ao ar livre, nas imediações da Igreja Matriz, contou com integrantes locais e atores de Teresina.

O espetáculo teve quase 3 horas de duração, remontou o julgamento, o calvário, a crucificação e a ressurreição de Jesus, dentre outros momentos, com figurino e atuações impecáveis. O teatro começou na Praça Lages Rebelo e foi concluído na Praça Noeme Lages, onde centenas de pessoas acompanharam a apresentação.

O evento foi revitalizado pela Prefeitura de Esperantina, na gestão da prefeita Ivanária Sampaio, após vários anos sem sua realização no município.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais