Cidadeverde.com

Greco apreende galões de combustível em endereços de suspeitos de queimar ônibus

Sete pessoas, sendo três adultos e quatro menores de idade, estão sendo investigados no incêndio criminoso que destruiu cinco ônibus escolares em Piracuruca, a 196 km de Teresina. Durante a semana passada foi deflagrada operação com o cumprimento de mandados de busca e apreensão quando foram apreendidos celulares e galões de combustíveis, possivelmente, utilizados na prática criminosa. 

"O caso ainda está sob investigação, pois há alguns pontos a serem esclarecidos. Na semana passada, apreendemos material na casa dos investigados que, possivelmente, tem relação com o incêndio dos ônibus escolares. Há sete investigados, mas pode ter mais", disse Genival Vilela, delegado do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Grupo), designado para apurar o crime. 

Durante a operação, três adolescentes foram conduzidos para a delegacia. Um deles, de apenas 14 anos, teria confessado participação no crime supostamente como "olheiro" e reconhecido um dos menores de idade conduzidos pela polícia. O Greco ainda tenta identifcar um terceiro adolescente. 

"Esse garoto de 14 anos confessou, mas disse que ficou apenas vigiando e que outros dois participaram. Fizemos acareação com os dois menores que deram versões diferentes e estamos investigando para chegar no terceiro. No momento, não está bem claro a autoria e quantidade de pessoas envolvidas", disse Vilela. 

Um vídeo registrado por câmeras de segurança revela a presença do adolescente de 14 anos próximo ao local do crime, pouco após o incêndio criminoso, de acordo com o Greco.

Na linha de investigação está a hipótese de ato de vandalismo, mas o delegado não descarta outra motivação. 

O incêndio criminoso ocorreu no último sábado (17) e o inquérito policial deve ser concluído no prazo de 30 dias. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia prende três suspeitos de estelionato em Piracuruca

Na manhã desta terça-feira (27), a polícia civil de Piracuruca agiu rápido e conseguiu deter 3 homens acusados pela prática de estelionato no município. Os indivíduos foram identificados como Gustavo, Tiago e Valdinar, naturais do município de Araioses no Maranhão.

Segundo relatos da vítima, que é empresário do ramo de compra e venda de carro e motos, recebeu a visita de um elemento em seu estabelecimento, na quinta-feira (22), escolheu o veículo, disse que não era da cidade e queria resolver rapidamente a burocracia da compra, logo após a negociação, o elemento saiu com o veículo.

Nesta terça (27), chegou em seu comércio três homens da mesma cidade do comprador anterior e disseram que queriam comprar outro carro, a vítima ao ligar para o gerente do banco, foi informado que a venda realizada na quinta foi contestada, pois o comprador apresentou documentos falsos, levantando suspeita dos três homens que estavam negociando outro veículo. Neste momento a polícia civil foi acionada, ao chegar no local os três foram conduzidos até a delegacia, ao averiguar os documentos de identidade foi constatado que eram falsos, todos receberam voz de prisão.

A polícia identificou Tiago como o mentor desta ação, ele confirmou ter outras passagens criminosas e decidiu colaborar com a investigação, acompanhando as autoridades até o município de Araioses/MA, onde foi localizado o veículo Fiesta Sedan, que foi vendido pela vítima. As autoridades reconduziram o veículo até Piracuruca e continuam investigando para tentar capturar o quarto elemento que está foragido. A polícia trabalha para saber se estas pessoas fazem parte de uma quadrilha.

Com informações Piracuruca ao vivo

Greco cumpre mandados e apreende suspeitos de atear fogo em ônibus

Atualizada às 9h24

O delegado Williame Moraes, coordenador do Greco, informou que estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Três menores de idade já foram apreendidos suspeitos de participarem do incêndio dos ônibus escolares em Piracuruca. 

Três delegados do Greco e o delegado regional de Piripiri estão em Piracuruca participando da operação. Williame Moraes informou que um dos menores apreendidos, em depoimento, confirmou a participação no crime. O testemunho foi acompanhado por integrante do conselho tutelar do município. 

"Inicialmente a motivação era só vandalismo, mas em razão da operação estamos encontrado mais elementos e o envolvimento de um maior de idade. Acreditamos que até o final do dia podemos dar mais novidades”, adianta o coordenador. 

O delegado confirmou que tem identificação de autoria e filmagens que comprovam o crime e os autores. 

Matéria original

Um menor de idade foi apreendido suspeito de atear fogo em cinco ônibus escolares do município de Piracuruca, a 196 km de Teresina. Na manhã desta quinta-feira (29), o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) cumpriu sete mandados de busca e apreensão pra identificar os demais envolvidos na ação criminosa. 

A suspeita de incêndio criminoso foi levantada após a constatação que o fogo foi ateado nos ônibus que estavam nas extremidades.

De acordo com o Greco, o menor de idade aparece em imagens registradas por câmeras de segurança. Na presença do Conselho Tutelar, o adolescente teria confessado o ato de vandalismo. 

 

Graciane Sousa e Yala Sena
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia aguarda laudos e câmeras devem ajudar a identificar suspeito de queimar 5 ônibus

A investigação sobre os cinco ônibus escolares queimados em Piracuruca (a 196 km de Teresina) aponta para um incêndio criminoso. Uma equipe do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) está no município.

Ao Cidadeverde.com, o delegado Genival Vilela declarou que a equipe já coletou alguns depoimentos de adultos e adolescentes. O incêndio ocorreu no pátio do Centro Integrado de Ensino Fundamental, no bairro Baixa da Ema, no último sábado (17).  

A Greco aguarda o resultado das perícias técnicas, mas o delegado afirma que, diante do que já foi apurado, o fogo não surgiu de uma pane elétrica em um dos veículos.

Segundo Vilela, a polícia possui um suspeito de ter praticado o ato. O delegado acredita que o incêndio foi provocado com o uso de gasolina, mas somente o laudo técnico poderá confirmar a informação. Imagens de câmeras de segurança já estão com a Greco. 

"Os ônibus estavam enfileirados, e o fogo teria iniciado das extremidades para o centro, de ambas as extremidades. Como se tivessem ateado fogo em cada uma das extremidades, e isso sugere algo criminoso porque se fosse problema com a fiação elétrica iria começar por apenas um dos lados", pontua o delegado.

"No pátio havia oito ônibus, mas somente sete estavam enfileirados. Desses sete, cinco foram queimados, que eram, justamente, os que estavam nas extremidades. Os dois mais centrais não foram". 

As aulas na escola chegaram a ser suspensas devido a necessidade de substituição urgente da frota uma vez que  a maioria dos 650 alunos são da zona rural, e necessitam do transporte. A Prefeitura de Piracuruca informou ao Cidadeverde.com que contrataria ônibus alternativos para cobertura de toda a rota.


 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Há indícios de que incêndio nos cinco ônibus foi por "ódio e vingança", diz delegado

O gerente de Policiamento do Interior, delegado Emir Maia, confirmou nesta segunda-feira (19) que há indícios de que o incêndio nos cinco ônibus escolares em Piracuruca foi motivado por "ódio e vingança". 

O crime ocorreu no sábado (16) e cinco dos nove ônibus escolares foram incendiados no pátio do Centro Integrado de Ensino Fundamental, no bairro Baixa da Ema. A Prefeitura de Piracuruca suspendeu as aulas em vários colégios, devido o incêndio.

A Polícia Civil investiga o caso e analisa as imagens de câmeras que mostram o momento do incêndio. A Delegacia Geral nomeou um delegado do Greco para investigar o crime.

"Testemunhas estão sendo ouvidas, a perícia já foi feita no local e os indícios nos informam que  se trata de um crime que teve a motivação que foi pura vingança", disse Emir Maia.

Segundo o delegado, a autoria já foi definida e há suspeita de participação de duas pessoas. 

"Há indícios que uma delas é menor. Não podemos identificar os suspeitos, mas já estamos com autoria definida. Há motivação à princípio de vingança. A gente não pode afastar nenhuma motivação, mas as imagens e as testemunhas que já foram ouvidas nos informam que se trata de crime de vingança". 

Ao ser questionado de que um dos suspeitos é um motorista que foi exonerado da função, o delegado disse que existe essa informação e que a investigação apontará os criminosos. 

O delegado disse ainda que a Polícia aguardará o resultado da perícia para a conclusão do inquérito.

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Após incêndios em ônibus, aulas são suspensas e delegado especial investigará crime

O prefeito de Piracuruca (a 196 km de Teresina), Raimundo Alves, informou ao Cidadeverde.com que as aulas no município estão suspensas nesta segunda-feira(19), devido ao incêndio que atingiu cinco dos nove ônibus escolares. Ele afirmou ainda que a perícia constatou que o incêndio foi criminoso e que um delegado especial deverá ser designado para as investigações. 

Os ônibus estavam estacionados no pátio do Centro Integrado de Educação Infantil, no bairro Baixa da Ema, e teriam sido incendiados por volta das 5h30 da manhã deste sábado(17).

"A perícia fez todo o levantamento e terá o laudo definitivo em dez dias, mas já adiantou que o ato foi criminoso e doloso, porque tinham oito ônibus lado a lado e tocaram fogo no primeiro e no oitavo. Conseguimos salvar dois que estavam no meio porque a chave estava no contato", declarou o prefeito que disse que não sabe o que pode ter motivado o crime. 

"É um fato lamentável e repudiável para o município, porque nessa garagem nunca teve indício nem de arrombamento. Nós confiamos na eficiência da nossa polícia que vai descobrir o que motivou e o autor", completou Dr. Raimundo. 

Sobre a suspensão das aulas, o gestor da cidade disse que foi necessário porque é preciso substituir a frota queimada para que os alunos possam ser transportados. A Prefeitura irá contratar ônibus alternativos, terceirizar e alugar  veículos para cobertura de toda a rota. "Possivelmente na terça-feira poderemos estar com as aulas normalizadas, mas somente amanhã é que teremos certeza". 

Delegado especial

O prefeito informou ainda que o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, entrou em contato com ele e disse que irá designar um delegado especial para fazer a investigação do caso. "O delegado Ricardo esteve aqui, fez os primeiros levantamentos, recolheu câmeras de segurança, mas outro delegado será designado para começar os trabalhos amanhã". 

Com autorização da perícia, na tarde deste domingo(18) as carcaças dos ônibus queimados estão sendo retiradas do pátio da escola. O prefeito acompanhou o serviço de perto.

 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Cinco ônibus escolares são incendiados em pátio de escola

 

Pelo menos cinco ônibus escolares do município de Piracuruca pegarm fogo neste sábado(17). Os veículos estavam estacionados no pátio do Centro Integrado de Ensino Fundamental, no bairro Baixa da Ema, próximo ao centro da cidade. 

De acordo com as primeiras informações, populares identificaram uma fumaça preta partindo do colégio, quando se aproximaram viram os ônibus pegando fogo. "A polícia vai investigar, mas tem conotação criminosa, já que os ônibus estão nos dois extremos, não dá para dizer que se alastrou de um para o outro. Duas pessoas conseguiram entrar na escola e conseguiram remover dois da frota", informou ao Cidadeverde.com, Jorge Henrique do Portal de Piracuruca, que acompanha os fatos no local. 

A coordenadora do Centro, Gabriela Aguiar, também está no local e disse que a frota tem dez veículos que são utilizados diariamente, já que a maioria dos 650 alunos são da zona rural. 

"Eles estavam parados desde quarta, porque ontem foi ponto facultativo. Não temos ideia do que possa ter acontecido. Além do prejuízo material tem a questão do abalo emocional. É uma tragédia para nossa cidade", relatou a coordenadora ao Cidadeverde.com. 

As polícias Militar e Civil foram acionadas. O delegado Ricardo Freitas informou que está em diligências e aguardando a perícia para depois comentar o assunto. 

"Estamos fazendo os primeiros levantamentos e aguardando a perícia, a princípios os bens foram repassados ao município, por isso começamos as diligências", declara o delegado ao ser questionado se a investigação não seria da Polícia Federal, já que os ônibus são adquiridos com recursos da União.

Seduc repudia ato

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) repudia veementemente a ação criminosa que ocorreu em Piracuruca, na qual elementos ainda não identificados, incendiaram os ônibus escolares que atendem o município. A Seduc reitera que fará todo o necessário para que não haja prejuízo aos alunos e se coloca à disposição da prefeitura para que a situação seja contornada o mais breve possível.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Jovem é executado com vários tiros na cabeça em Piracuruca

No final da tarde deste sábado (10/11), um jovem identificado como Luzielson, 27 anos, foi executado com vários tiros na cabeça, no bairro Guarani em Piracuruca, próximo a sua residência, o mesmo é filho do Sr. Nelson, que era policial militar, já falecido.

De acordo com as primeiras informações, Luzielson iria para sua residência carregando dois sacos de capim para alimentação de seus animais, quando foi abordado por dois homens em uma moto, o condutor estava utilizando capacete e estava sem camisa, o comparsa vestia uma blusa amarela e estava armado.

Ao avistarem a vítima, os criminosos efetuaram um disparo, Luzielson saiu correndo e tentou entrar em uma casa que estava fechada. A dupla se aproximou, executou a vítima com vários disparos na cabeça e fugiu.

O Instituto Médico Legal- IML de Parnaíba  foi chamado para fazer a locomoção e perícia do corpo de Luziel. 

Fonte: oolhar

Prefeitura de Piracuruca iniciará distribuição do IPTU 2018.

A Prefeitura de Piracuruca iniciará ainda esta semana a distribuição dos carnês do IPTU 2018 para o dia 20 de novembro o prazo de pagamento para o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes que optarem pelo pagamento do tributo em cota única têm 10% de desconto no valor do carnê. 

A intenção é garantir a eficiência na cobrança dos créditos tributários, sem prejuízos à população. Os pagamentos dos carnês poderão ser efetuados em qualquer correspondente da Caixa Econômica Federal.

 O contribuinte que, por alguma eventualidade, não tiver recebido o carnê, pode se dirigir até o setor de Tributos na sede da Prefeitura de Piracuruca, na Rua Rui Barbosa, 289, no centro da cidade, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, para mais esclarecimentos.

IPTU

Em cidades médias, o IPTU figura entre uma das principais fontes de recursos. Deste modo, o futuro dessa arrecadação é definido conforme as prioridades e as metas administrativas de cada Prefeitura.

A administração municipal de Piracuruca lembra aos contribuintes que as arrecadações com os impostos provenientes do IPTU são investidas em ações e serviços públicos em áreas como saúde, educação, transporte e desenvolvimento econômico e social. 
 
Fonte:Piracuruca News

I Encontro de Piscicultores do Vale do Piracuruca é organizado pela Prefeitura e CODEVASF

No sentido de incentivar a produção sustentável e garantir a qualidade dos recursos naturais do município a Prefeitura  de Piracuruca e a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) estarão reunindo neste dia 12 de Novembro os piscicultores e profissionais ligados ao setor produtivo pesqueiro do Vale do Piracuruca para juntos debaterem assuntos como: 

A importância da produção harmoniosa para o meio ambiente e setor produtivo; a necessidade de licenciamento dos produtores; o setor pesqueiro e sua importância para a economia local, a legislação ambiental e possíveis sanções sofridas por infratores e a necessidade da preservação do Rio e Barragem de Piracuruca.

O encontro acontecerá no auditório da Usina de Cultura no horário das 14:00 às 18:00h.

Fonte: Semma

Posts anteriores