Cidadeverde.com

I Encontro de Piscicultores do Vale do Piracuruca é organizado pela Prefeitura e CODEVASF

No sentido de incentivar a produção sustentável e garantir a qualidade dos recursos naturais do município a Prefeitura  de Piracuruca e a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) estarão reunindo neste dia 12 de Novembro os piscicultores e profissionais ligados ao setor produtivo pesqueiro do Vale do Piracuruca para juntos debaterem assuntos como: 

A importância da produção harmoniosa para o meio ambiente e setor produtivo; a necessidade de licenciamento dos produtores; o setor pesqueiro e sua importância para a economia local, a legislação ambiental e possíveis sanções sofridas por infratores e a necessidade da preservação do Rio e Barragem de Piracuruca.

O encontro acontecerá no auditório da Usina de Cultura no horário das 14:00 às 18:00h.

Fonte: Semma

Delegado descarta motivação política na morte de jovem em Piracuruca

 

O delegado Hugo de Alcântara Seabra Filho, titular da Delegacia de Polícia de Piracuruca, descartou motivação política no crime envolvendo o policial militar Tertulino Luis de Carvalho, suspeito de matar Rodrigo Magalhães de Brito na tarde desta segunda(29). O PM se entregou ainda ontem e alegou legítima defesa. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. 

De acordo com o delegado, até o momento, os fatos apurados condizem com a versão do policial que teria feito uma abordagem policial a um indivíduo em estado de flagrante, já que estava cometendo crime ao portar ilegalmente uma arma de fogo, o qual reagiu a abordagem e teria forçado o policial a se defender.

O delegado Hugo de Alcântara, foi até o local, determinou o isolamento, acionou a perícia e o Instituto Médico Legal (IML), pois foi constatado ausência de sinais vitais. "O policial foi encaminhado até a delegacia de polícia civil, onde prestou esclarecimentos, condizentes com a situação fática vista no local de crime, que apontavam para a legítima defesa do policial", informou nota da Secretaria de Segurança.

A nota da Segurança também informou que após os trabalhos periciais, o perito responsável apresentou um simulacro de pistola (Air Soft), várias esferas de plásticos ("munições de Air Soft"), 04 quatro munições calibre 12, todas encontradas no interior do veículo, além disso, apresentou uma espingarda calibre 12 encontrada próximo ao corpo da vítima, e a munição que estava dentro da arma, constatando que a espoleta da munição apresentava sinal de impacto, indicando a probabilidade de Rodrigo ter efetuado disparo contra o policial, mas por alguma falha da arma, a munição não deflagrou, o que confirmou ainda mais os indícios de legítima defesa.

As diligências devem continuar. Serão chamadas testemunhas que presenciaram os fatos, e localizarão câmeras de vigilância de residências e comércios próximos ao local do crime.


ítima teria sido atingida com um tiro na cabeça. Foto: Arquivo/Rede Social

Depoimento de Tertulino

Na nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública, a atitude de Rodrigo ao protagonizar um vídeo de grande repercussão na cidade, em que foi flagrado por populares conduzindo seu veículo no complexo turístico Prainha, ostentando uma pistola em sua mão para fora do veículo, no dia eleição, teve sua atitude recriminada em grupo de Whatsapp por colegas, Rodrigo reage de forma agressiva contra os mesmos, proferindo ameaças e insultos. O policial Militar Tertulino estava no grupo e foi proferida contra este ameaça específica.

O policial informou a autoridade policial e seus superiores, em seguida se deslocou até o prédio da Companhia de Polícia Militar deste município para informar aos policiais e solicitar diligência.

No trajeto, o policial militar relatou que viu o veículo semelhante ao de Rodrigo lhe seguindo, mas até o momento não tinha certeza, só confirmando a suspeita quando este passa bem próximo ao carro do policial, em frente ao prédio da companhia de polícia militar.

Ao identificá-lo, o policial militar de folga, solicita apoio ao colega de serviço, mas este estava sozinho no prédio não podendo sair. Tertulino realiza o acompanhamento do indivíduo, emparelha ao lado seu carro, identifica-se como policial e solicita parada. Mas a vítima reage apontando uma espingarda calibre 12 em direção ao policial, o qual acelera o carro, obstrui a passagem, e realiza a abordagem.

Após minutos verbalizando, Rodrigo sempre apontando a espingarda e mirando no policial, ele tenta se aproximar do policial o qual estava abrigado atrás do seu veículo, momento em que o policial efetua os disparos para se proteger. A vítima é alvejada, tomba com vida e a espingarda em punho, o policial se aproxima, afasta a arma da vítima, e aciona a ambulância, polícia civil e militar.


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

PM suspeito de matar jovem em comemoração da eleição se entrega

Atualizada 30/10 às 07h29

Um homem identificado como Rodrigo Magalhães de Brito foi morto com um tiro na cabeça em Piracuruca, a 196 km ao Norte de Teresina. O crime aconteceu por volta das 15h desta segunda-feira (29) na avenida Coronel Pedro de Brito, bairro Esplanada. Segundo a Polícia Civil, ele foi morto durante uma abordagem da Polícia Militar.

O confronto com a PM teria acorrido após áudios no aplicativo Whatsapp, atribuídos à vítima, ameaçarem um policial militar. Um vídeo gravado ontem à noite e postado nas redes sociais mostra Rodrigo em uma suposta comemoração pela vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), exibindo uma arma de dentro do carro em que estava.

Segundo o delegado geral, Riedel Batista, o PM que atirou no rapaz se apresentou voluntariamente na delegacia por volta das 17h. "A informação que temos é que ele desacatou o policial. Houve troca de tiros e a vítima foi alvejada", disse.

Riedel disse ainda que o PM prestou socorro à vítima chamando a ambulância e não se evadiu do local. Ele foi ouvido pela delegado Hugo Alcântara na presença de advogados. Procurado pelo Cidadeverde.com, o delegado disse que só se manifestaria posteriormente.

A Comunicação da Polícia Militar enviou uma nota sobre o caso, veja abaixo:


Vítima teria sido atingida com um tiro na cabeça. Foto: Arquivo/Rede Social

NOTA DA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar do Piauí informa que no dia 28/10/18,  Rodrigo Magalhães de Brito  estava numa carreata na cidade de Piracuruca,  portando uma pistola e mostrando para as pessoas, quando a PMPI chegou no local o individuo já tinha evadido.

 Nesta tarde a Policia Militar foi efetuar a prisão de Rodrigo em virtude de ameaças no Wattsapp.  No momento da prisão o policial verbaliza  e pede para Rodrigo soltar a arma. Ele sai em fuga e a Policia Militar começa o acompanhamento. 

Em seguida,  houve abordagem policial e acabou sendo alvejado durante a intervenção.  O Policial Militar apresentou-se   espontaneamente no Distrito Policial e está dando seu depoimento ao Delegado titular de Piracuruca. A Corregedoria da PMPI tomará todas as providências.

Teresina, 29 de outubro de 2018.

Elza Rodrigues Ferreira - TC Diretora de Comunicação Social da PMPI

 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (05)

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 05 de Outubro, nos órgãos da administração pública municipal, em razão do feriado do dia 04 de Outubro, Dia de São Francisco.

Com isso, fica facultado o registro de freqüência dos servidores no dia 05 de Outubro, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público, prestados pelo município, que deverão ser realizados normalmente.

O decreto foi assinado em 01 de outubro de 2018.

Fonte:  Piracuruca News

Prefeitura de Piracuruca inaugura Academia da Saúde na zona rural

O prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo Alves Filho, convida a população piracuruquense para a solenidade de inaguração da Academia da Saúde na praça do Jacarei de Baixo. A obra foi construida com recursos próprios do municipio

A inauguração acontecerá hoje(28) às 19h00min.

" Com imensa alegria vamos entregar mais este beneficio para o povo da zona rural. Continuamos o nosso  compromisso e responsabilidade com o dinheiro público.  Deixamos nosso convite para que todos participem conosco", conclui o prefeito Raimundo Alves Filho.

FONTE: Piracuruca News

Doutor Raimundo anuncia novas obras para zona rural de Piracuruca

O prefeito de Piracuruca Dr. Raimundo Alves Filho(PSD) anunciou a construção de novas obras. As obras serão construidas nas localidades Fura Mão, Catarina e Córrego.  O anúncio aconteceu em eventos  de encontro político nesta sexta-feira(31/08) no Fura Mão e hoje(01/09), no Córrego.

As três localidades ganharão uma praça com academia da saúde. A previsão é que a inauguração aconteça nos Festejos das Padroeiras das referidas localidades, na zona rural do município. O gestor tem uma aprovação para sua administração com percentual superior aos 60%.

" Não faço promessas. Estou firmando um compromisso com a população do Fura Mão, Catarina e Córrego. Quero inaugurar as praças com academia da saúde durante os Festejos destas localidades que acontecerão em novembro e dezembro. Estas comunidades não precisam ter inveja do Mororó que já ganhou este beneficio de nossa gestão. Com responsabilidade, planejamento e vontade política vamos realizar estas obras com recursos próprios" encerra o prefeito, Raimundo Alves Filho(PSD).

Fonte: Piracuruca News

Prefeitura define programação da inauguração de avenida de Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca confirmou nesta quinta-feira(30) toda programação da inauguração da Avenida Nossa Senhora de Fátima. O evento acontecerá na histórica e importante data de 7 de setembro de 2018.  Esta é mais uma importante ação que a gestão municipal entregará para o povo piracuruquense.

O show com o cantor renomado Matheus Fernandes será realizado na própria Avenida Nossa Senhora de Fátima. O palco para a festa de inauguração será montado nas proximidades da Igreja de São Francisco, no bairro Esplanada.

Com recursos próprios do municipio, a Avenida Nossa Senhora de Fátima foi totalmente revitalizada. A avenida ganhou novos passeios e uma moderna iluminação pública em LED. A obra após concluida agradou a população de nossa cidade e a gestão recebeu bastante elogios.

" É com grande alegria que convidamos nossa população de Piracuruca e amigos de cidades vizinhas para entrega desta importante ação. A Avenida Nossa Senhora de Fátima é um importante logradouro de nossa cidade. Com responsabilidade, transparência e compromisso continuamos melhorando a vida do povo piracuruquense. Demonstramos amor por nossa cidade desta forma, trabalhando muito", conclui o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho(PSD).


Veja a programação de inauguração no dia 7 de Setembro de 2018(sexta-feira).

20h00min- Descerramento da placa inaugural da Avenida Nossa Senhora de Fátima.

21h00min- Shom musical com Matheus Fernandes

Fonte:piracurucanews

Alunos de Piracuruca classificados para 2ª Fase da OBMEP participam de preparativo

Cerca de 150 alunos das redes públicas e privadas de Piracuruca, participaram no últimosábado(25/08) de um preparativo para as provas da segunda fase da OBMEP. O evento foi realizado na Usina de Cultura, tendo como idealizador, o professor Renado, da cidade de Piripiri. O mesmo conta com o total apoio dos matemáticos de Piracuruca e coordenado pelo Sistema de Ensino Múltipla Escolha e a Secretaria Municipal de Educação que não mediram esforços para que o evento acontecesse dentro do esperado; um sucesso!

" Estamos felizes e gratos pelo evento, sem dúvida, foi um momento de tirarmos muitas dúvidas" relatou um dos alunos.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matématica Pura e Aplicada-IMPA- e tem como objetivo estimular o estudo e revelar talentos na área.


FONTE:  Piracuruca News

Prefeitura de Piracuruca e Fundespi entregam certificados de Curso de Arbitragem

A Prefeitura de Piracuruca através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer- SMEL em parceria com Fundação de Esportes do Piauí- FUNDESPI entregaram os cerificados para os concludentes do curso de arbitragem, na cidade de Piracuruca. A solenidade aconteceu neste sábado(11/08) no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental-CIEF, no bairro Baixa da Ema.

A ação foi realizada na cidade de Piracuruca nos dias 18 e 19 de maio de 2018. O curso de capacitação de arbitragem de futebol foi distribuído em aulas teóricas e práticas. O curso teve a participação de 105 árbitros das cidades de Piracuruca e região. E foi ministrado pelo piracuruquense Florindo Neto que é instrutor e  funcionário da Fundespi. Ele contou com auxilio de Manuleu durante o treinamento.

O principal objetivo do curso era reciclar os árbitros da cidade de Piracuruca e região para atuarem no futebol amador. Também visou elevar o nível da arbitragem do futebol não profissional de nosso estado, a partir da aplicação correta das regras do jogo e proporcionar um maior conhecimento para dirigentes, imprensa e público em geral.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Piracuruca Dr. Raimundo Alves, secretário municipal de Esportes e Lazer Luciano Brito e Florindo Neto que foi o instrutor do curso.

" Esta é mais uma ação importante que realizamos através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Eu creio que em breve teremos mulheres fazendo parte da arbitragem de Piracuruca. O empoderamento feminino é visivel em todos os setores da nossa sociedade. Nossa gestão promove grandes eventos esportivos. Podemos citar o Campeonato Piracuruquense de Futebol e o Jogos Escolares Piracuruquenses-JEPI e o curso vai ser muito útil para os nossos desportistas" conclui o prefeito Dr. Raimundo Alves Filho(PSD).

Fonte:piracurucanews

SEMMA realiza manifesto público sobre o Rio Piracuruca

Nos últimos dias a turbidez da água oferecida pela empresa AGESPISA tem causado várias especulações, inclusive taxando o rio Piracuruca como poluído  e que  nada tem sido feito a respeito do  problema.

Assim a Secretaria Municipal de Meio Ambiente se manifestou afirmando  que existe sim um trabalho por parte dos entes públicos   junto ao  rio Piracuruca, como também uma constante   preocupação em estar buscando soluções sustentáveis.

A Secretaria afirmou  está mobilizada e trabalhando todas as demandas, no entanto educação  ambiental não é passe de mágica. Em relação a  questão da água do rio, a secretaria  já manteve contato junto  a AGESPISA e   busca soluções cabíveis para tal problemática. Em conversa com os responsáveis pela AGESPISA local  foi repassado que já foram coletadas amostras de águas em prontos estratégicos de nosso rio (lago da barragem, comporta e centro de captação) e em breve teremos informações mais precisas.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente também convocou seus conselheiros para deliberar sobre o assunto.

Em ralação aos criatórios de peixes, em tanques rede que, também tem sido responsabilizados pela questão da cor da água do rio   a secretaria informa  que o número de criatórios hoje em nosso lago diminuiu, em mais de 30 % . 

Fonte: Ascom

Posts anteriores