Cidadeverde.com

PRF apreende carregamento com 29 metros cúbicos de madeira ilegal no Piauí

Foto: Divulgação/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um carregamento com 29,37 metros cúbicos de madeira que estava com a documentação irregular. A ação ocorreu nessa terça-feira (30), na BR 343, no município de Piripiri, distante 157 quilômetros de Teresina.

De acordo com a PRF, os policiais abordaram o condutor do caminhão, um homem de 44 anos que não teve a identidade revelada. Ao fazerem as verificações, constataram que na nota fiscal apresentada pelo motorista, permitia apenas o transporte de até 25 m³ de madeira e na medição dos policiais, foi verificado uma carga superior, com 29,37m³, além da documentação ambiental inválida. 

A PRF informou ainda que o carregamento de estacas de sabiá (Mimosa caesalpinifolia) vinha de Coreaú (CE) com destino a Vila Pavão (ES). 

A empresa proprietária do veículo e da carga deverá responder por crimes ambientais. Toda a madeira apreendida foi encaminhada ao IBAMA e SEMAR (PI) para os procedimentos cabíveis. 

Já contra o condutor do caminhão, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) também por crime ambiental.  


Rebeca Lima (Com informações da PRF) 
[email protected] 

Prefeitura de Piripiri patrocina Caldeirão Ride 2021

  • Piripiri_ride_7.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_3.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_5,.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_1.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_4.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_6.jpg Ascom
  • Piripiri_ride.jpg Ascom
  • Piripiri_ride_2.jpg Ascom

Com total apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri, foi um sucesso o III Caldeirão Ride que aconteceu no dia 14 de novembro no açude Caldeirão e reuniu 400 ciclistas.   Etapa do campeonato piauiense  é uma realização da VaDeBike Store. “ Estamos sempre apoiando o  esporte e com o Caldeirão Ride vamos continuar esse trabalho, o evento foi muito bom e colocamos nossa estrutura à  disposição do evento”,  disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.  

Para o diretor, Marcos Vinícius Cruz, o evento foi um sucesso. Em formato XCM,  o Caldeirão Ride reuniu os maiores ciclistas da região num desafio maravilhoso para os amantes do ciclismo. “ A prova foi marcada pelo sol forte do período, muito calor e diversos tipos de terreno, percorrendo as trilhas do Açude Caldeirão”, afirmou.

O vencedor  da categoria elite masculino foi o altoense Yan Raniely Araújo de Oliveira e na categoria feminina, Sabrina Paula de Souza.” Foi muito bom, no último tinha ficado muito atrás e esse foi impecável minha participação assim como a organização do evento”, disse Yan. Sabrina afirma que gostou muito de ter vencido. Natural de Pedro II, disse que adora Piripiri.  “ Foi como se tivesse vencido em casa, gosto muito de Piripiri”, concluiu.

Da Redação

PRF apreende carregamento com 23 metros cúbicos de madeira ilegal no Piauí

Foto: Divulgação/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um carregamento com 23,43 metros cúbicos de madeira ilegal. A ação ocorreu nesse último sábado (13), na BR 343, no município de Piripiri, distante 157 quilômetros de Teresina.

De acordo com a PRF, os policiais realizavam fiscalizações de rotina na região quando abordaram o condutor do caminhão, um homem de 33 anos que não teve a identidade revelada.

Ao fazerem as verificações, foi constatado que a documentação apresentada pelo motorista continha inconsistências, já que a quantidade de madeira transportada estava acima do declarado.   

Ainda segundo a PRF, inicialmente o caminhoneiro não soube informar com precisão o local de carregamento da madeira, nem a rota utilizada, mas depois ele confessou que carregou o veículo na cidade de Cocal (PI), confirmando a fraude na origem da madeira, pois na documentação constava que o carregamento havia saído de Coreaú (CE).

O condutor também confirmou que não chegou a passar pelo Posto Fiscal na divisa do Piauí e Ceará, que não possuía documentação fiscal válida e que não recolheu nenhum imposto.

O carregamento de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA para os procedimentos cabíveis. O motorista deverá comparecer a uma audiência judicial em Piripiri.

Além disso, A PRF informou ainda que será feita a apuração pelo Ministério Público Estadual de possível envolvimento das empresas emissoras dos documentos apresentados e do proprietário da carga e do veículo.

 

Rebeca Lima (Com informações da PRF) 
[email protected]

 

Zona rural de Piripiri é contemplada com ação da Saúde

Nessa quarta (10/11), a população do povoado Caldeirão, distante 9 km da sede, recebeu as equipes das secretarias de saúde do Estado (SESAPI) e do município (SESAM) para atendimento oftalmológico gratuito. É a segunda comunidade visitada pelo Projeto Visão para Todos dentro da programação prevista para acontecer até sábado, dia 14 de novembro, na zona Rural de Piripiri. 

Cerca de 150 atendimentos foram realizados ao lado da Unidade Básica de Saúde da comunidade Caldeirão. Na sexta (12/10), será a vez do povoado Sertão de Dentro. “Tenho catarata, mas me orientaram para esperar em casa até a data de fazer a cirurgia. O atendimento foi bom e rápido e não paguei nada”, disse Pedro Guimarães Café, 57 anos, morador da comunidade Banda. 

A moradora Maria Francisca, 55 anos, da comunidade Campestre tem o mesmo problema de saúde. “Vou fazer a cirurgia de catarata. Gostei do projeto. Foi muito bom e o tenho a dizer é muito obrigado a todos que ajeitaram esse projeto. Que Deus abençoe a cada um”, declara.

“Essa é primeira vez que é feito um atendimento da população voltado para a saúde da visão tanto na zona Rural como na zona Urbana de Piripiri. Foram quatro dias na cidade, onde atendemos 1.200 pessoas, e, nos próximos quatro dias, serão mais 1 mil pessoas, na zona Rural”, declara a vereadora Beatrice Pimentel (PT), uma das responsáveis pela vinda do projeto Visão para Todos Piripiri. 


O vereador Willian da Loto (PT), também enaltece o projeto Visão para Todos que ele ajudou trazer para o município. “Esse projeto é muito bom porque beneficia, principalmente, o povo. Após as consultas, exames vão ser feitas as cirurgias de catarata, frisa o parlamentar.  


“Sabemos que consultas oftalmológicas são caras e uma parcela significativa da população não tem como arcar com isso. Então, é importante um projeto como esse”, destaca o vereador Dowglas Leonardo (PT), acrescentando que “a prefeita Jôve Oliveira Monteiro foi sensível a isso em prol do povo de Piripiri”.

João Bandeira
Da Redação

Prefeitura de Piripiri entrega serviços na zona rural do município

Foto: Ascom

A Prefeitura de Piripiri, por meio das secretarias de Saúde (SESAM), de Educação (SEDUC), e de Desenvolvimento Rural (SDR), fez a entrega, no último sábado (06/10), da reforma da escola José de Oliveira e da Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF) na comunidade Vereda dos Zezinhos. Também foi entregue à população, a reforma da escola Luís de Sousa no povoado Bela Vista e da estrada que interliga os povoados Campinas à Umburana, na zona Rural do município.

As obras foram inauguradas pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro que esteve acompanhada do presidente da Agespisa, Genival Sales, secretários, vereadores e técnicos das secretarias envolvidas. Na oportunidade, também foram assinadas ordens de serviço para sistema de abastecimento, ponte e calçamento na região.  

“É uma alegria voltar à Vereada do Zezinhos e trazendo muitas obras para esta comunidade e também para a comunidade Bela Vista, Campinas e Umburana. Aqui na Vereda dos Zezinhos, encontramos a escola e a UBSF abandonados e destruídos, mas já reformados e revitalizamos através da SEDUC e SESAM e estamos entregando a população”, destaca a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.         

Jôve Oliveira Monteiro também entregou a estrada nova que liga as comunidades Campinas e Umburana, através da SDR. “Vamos ainda melhorar o sistema de abastecimento d’água no povoado Campinas. E a partir da próxima semana, vamos trazer para a Vereda dos Zezinhos o projeto Visão para Todos que vai atender a população com consultas de exames de oftalmologia”, informa a gestora.   

“Graças a Deus, estamos alegres com essa grande reforma na escola. Coisa que nunca tinha visto aqui na Vereda, nós estamos vendo. Tudo limpo, tudo bonito. É maravilhoso o que a prefeita (Jôve Oliveira Monteiro) tá fazendo”, disse o morador José Francisco. 

A moradora da comunidade Campinas, Maria de Lourdes, disse que a estrada melhorou muito a vida da população. “Ah, a estrada era ruim demais. Agora, ficou boa para andar a pé, de bicicleta. Agora, eu faço minha caminhada por aqui”, reconhece.

João Bandeira
[email protected]

Homem morre eletrocutado na zona rural de Piripiri

Um homem de aproximadamente 36 anos de idade, conhecido por Jean, morreu eletrocutado na manhã desta quarta-feira (3). O fato aconteceu  no povoado Saco Dantas, município de Piripiri.

Jean era casado e tinha um filho, ele estava cortando uma árvore com uma motosserra, que caiu na fiação. Um dos fios energizados o atingiu.  A morte foi imediata. 

Segundo a Equatorial, esse tipo de serviço só deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. A empresa recomenda os cuidados e atenção em relação a podas:

Para evitar acidentes, não tente executar qualquer serviço sempre que houver proximidade da árvore e/ou de seus galhos com a rede elétrica;

A atenção deve ser redobrada, não só para poda, mas quando as árvores tocam a fiação elétrica em geral. Não se deve subir ou usar varas metálicas para apanhar frutos, pois a árvore pode estar energizada. E caso queira podar árvores próximas à rede elétrica em sua propriedade particular, a Equatorial Energia também deve ser chamada;

Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, é possível solicitar através dos canais de atendimento da distribuidora uma avaliação técnica para verificar os reparos e a correta adequação para a poda de galhos das árvores;

Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, existe a possibilidade que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, utilize os diversos canais de atendimento da Equatorial para comunicar a situação, gerar o protocolo de atendimento para envio de equipes para regularização do fornecimento de energia e não realize poda de nenhum tipo nestas condições.

João Bandeira
Com informações longah.com

PRF apreende carregamento com 15 metros cúbicos de madeira ilegal no Piauí

Foto: Divulgação/PRF 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um carregamento com 15,80 metros cúbicos de madeira ilegal. A ação ocorreu nessa última terça-feira (02), na BR 343, no município de Piripiri, distante 157 quilômetros de Teresina.

De acordo com a PRF, os policiais realizavam fiscalizações de rotina na região quando abordaram o condutor do caminhão, um homem de 56 anos que não teve a identidade revelada. Ao fazerem as verificações, foi constatado que a documentação apresentada pelo motorista continha indícios de falsificação e que a carga de madeira estava desacompanhada de documentos fiscais e ambientais.

Ao ser perguntado sobre o carregamento, o condutor declarou que teria assumido a direção do veículo no estado da Bahia e que recebeu o carregamento em Caraúbas do Piauí. O destino final da madeira seria a cidade de Santo Antônio de Jesus (BA).

A PRF informou ainda que o condutor identificou o proprietário da madeira e que a empresa emissora da nota fiscal e da documentação ambiental já havia sido envolvida em procedimentos criminais da PRF, acobertando o transporte de madeira ilegal.

O carregamento de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA para os procedimentos cabíveis. O motorista deverá comparecer a um audiência judicial em Piripiri e a empresa também responderá por crime ambiental. 

 

Rebeca Lima (Com informações da PRF)
[email protected] 

Prefeita Jôve faz visita simbólica em avenida e marca início da revitalização

Foto: Ascom

A obra na  Avenida Aderson Alves Ferreira foi visitada nesta segunda (25-10) por autoridades e políticos,  a via é uma das mais importantes entradas da cidade de Piripiri e será revitalizada com parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Piripiri, por meio do Pró-Piauí. 

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, acompanhada do vice-prefeito Hilton Osório, do presidente da Agespisa, Genival Sales, vereadores, secretários e apoiadores fez uma visita simbólica ao local para marcar o início da obra. 

“Uma parceria nossa com o Governo do Estado no valor de R$ 3, 5 milhões, que era para ter acontecido sempre, e que agora chegou o momento. Hoje é um dia simbólico, com vereadores, secretários, vice-prefeito Hilton Osório, e o povo. A avenida ficou décadas abandonada e agora vai ser revitalizada e completamente reestruturada”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

Para o secretário da Sedesp (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos), Revétrio Souza, o momento é de grande felicidade. “Muito feliz por estarmos aqui, sempre lutávamos e pedíamos como vereador e agora deu certo, com o governo e apoio da nossa prefeita Jôve”, declarou.

Alan Osório, o presidente da Câmara dos Vereadores de Piripiri, também esteve no local e foi só elogios. “A realização de um sonho de toda a comunidade piripiriense, por meio do Pró-Piauí e com a parceria da nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro, agora começa a sair do papel e concretizar esse sonho; vai ficar iluminada e muito mais bonita”, finalizou.


João Bandeira
Com informações Ascom

PRF apreende mais de 2 mil litros de leite transportados irregularmente no Piauí

Foto: Reprodução/PRF

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreenderam nesse último sábado (09) em Piripiri, um carregamento com cerca de 2.800 litros de leite in natura transportados em um caminhão sem as condições sanitárias exigidas pelos órgãos de Vigilância. O motorista do veículo também foi preso.

Segundo a PRF, os policiais abordaram o caminhão e ao verificar o compartimento de carga, foi constatado a presença de dois tanques plásticos com o carregamento de leite que estava sendo levado de Piracuruca com destino a Teresina sem as condições necessárias de higiene, refrigeração e conservação.

Ao ser questionado sobre a procedência da carga, a PRF informou ainda que o motorista, um homem de  46 anos que não teve a identidade revelada, não apresentou documentação fiscal do carregamento perecível e relatou que fazia esse tipo de transporte uma vez por semana.

Diante dos fatos, o homem e a carga foram encaminhados a Polícia Civil de Piripiri para os procedimentos cabíveis. O condutor do veículo deverá responder por crime contra as relações de consumo.

A PRF também explicou que a Vigilância Sanitária de Piripiri e uma médica veterinária do município estiveram no local da apreensão para a realização das medidas administrativas e a devida destinação do produto que foi classificado como alimento impróprio para consumo.  


Rebeca Lima (Com informações da PRF) 
[email protected]

PRF cumpre mandado e prende idoso por tráfico de drogas no PI

Foto: Divulgação/PRF

 

Um idoso de 62 anos, que não teve a identidade revelada, natural de Fortaleza (CE), foi preso nessa última terça-feira (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Piripiri, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva.

 

Segundo informações da PRF, o homem estava foragido da Justiça do estado do Ceará e possuía um mandado de prisão expedido em maio de 2018 pelo crime de tráfico de drogas.

 

Ainda de acordo com a Polícia, a prisão ocorreu após uma abordagem ao carro que o acusado estava dirigindo. Após conferirem a documentação do idoso, os policiais constataram o mandado em seu desfavor e efetuaram a prisão.

 

O idoso foi encaminhado à Polícia Civil do município de Piripiri para os procedimentos cabíveis.


Rebeca Lima com informações da PRF
redaç[email protected]

Posts anteriores