Cidadeverde.com

Comunidade indígena realiza Feira da Agricultura Familiar em Piripiri

Foto: Reprodução CCom

Foi realizada neste sábado (08) a segunda Feira da Agricultura Familiar na comunidade Indígena Canto da Várzea, município de Piripiri. A gerente do Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Saf), Jirles Machado, representou a Superintendência dos Programas Para a Agricultura Familiar no evento, que reuniu agricultores, agricultoras e representantes de tribos indígenas locais.

A feira é uma iniciativa da comunidade e recebe o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri e da SAF, através do Programa de Aquisição  de Alimentos  e do Progere II. Entre os produtos comercializados na feira, estão milho verde, melancia, abóbora, verduras, mudas, comidas típicas, artesanatos e roupas. O evento tem por finalidade promover e comercializar os produtos da agricultura familiar produzidos na comunidade, gerando assim renda e incentivando a produção local.

Cícero Dias, morador da comunidade, ressaltou a importância da realização de uma feira com o envolvimento dos agricultores. “Essa é a segunda edição da feira e temos aqui produtos da agricultura familiar, artesanato e culinária. Essa feira também conta com produtores de outras comunidades e isso acaba gerando uma renda a mais para todo mundo, além de movimentar a comunidade e para os moradores”

O município de Piripiri também foi beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos–PAA. A gerente do Programa de Aquisição de Alimentos, Jirles Machado, realizou a entrega de duas toneladas e meia de produtos como milho verde e melancia, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e para a Associação Cristã beneficente (ACB).

Para a gerente, o programa preza pela qualidade dos produtos e tem como principal objetivo contribuir com a alimentação saudável das famílias carentes. “Os produtos distribuídos pelo programa são de excelente qualidade e tem como principais beneficiários as famílias que são assistidas pelas instituições e que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar”, pontuou.

Se fizeram presentes a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, Elenice Barros, o consultor do Progere II, Erivaldo Pedro Rodrigues e o Técnico do Emater Wilson Andrade.

Da Redação
[email protected]

Colisão entre carro e micro-ônibus deixa três pessoas feridas na BR-343

Fotos: PRF

A colisão de um veículo de passeio com um micro-ônibus de passageiros, na BR-343, deixou três pessoas feridas. O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (29) no município de Piripiri. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi lateral. O micro-ônibus era conduzido por um homem de 35 anos, que não sofreu ferimentos.

“O veículo transportava como passageiros um homem de 78 anos que sofreu lesões leves, uma mulher de 78 anos que sofreu lesões leves, e uma pessoa não identificada que sofreu lesões leves”, informou a PRF em nota.

Já o veículo de passeio, uma Saveiro, era conduzida por um homem de 40 anos, que saiu ileso. 

A PRF informou ainda que o acidente foi motivado por falta de atenção do motorista da Saveiro. Os feridos foram socorridos e encaminhadas ao Hospital Regional de Piripiri.

Hérlon Moraes
[email protected]

 

Reforma no Açude Caldeirão contará com mergulhadores especializados

Foto: @tertulianofilho

Os Açudes Caldeirão e Anajás em Piripiri passarão por reformas nos próximos meses. A ordem para iniciar os serviços deve ser assinada na próxima semana, segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Djalma Policarpo. 

O diretor ressaltou que neste momento o açude Caldeirão não é motivo de alarme para rompimentos, e que a reforma preventiva, de recuperação e modernização para dar mais "segurança e tranquilidade aos moradores". 

A obra no Caldeirão deve durar cerca de 10 meses, sendo iniciada no período chuvoso. Policarpo afirmou que as chuvas não devem atrapalhar a reforma porque a empresa vencedora da licitação possui mergulhadores e equipe especializada nesse tipo de serviço com chuva. "Apesar de ser uma obra de muito tempo, ela é uma obra bem construída, uma obra bem feita. A preocupação é que ela é uma obra de 40, 50 anos, e tem seu desgaste natural (com fissuras e cavidades)".  

"Não queremos fazer paliativos, queremos fazer uma obra definitiva. E essa obra vai começar em tanto em Caldeirão como em Anajás", comentou Policarpo, afirmando que Caldeirão está desde o ano passado inserido no Programa de Segurança de Barragens do Ministério de Desenvolvimento Regional. 

Djalma Policarpo ressalta que além desses dois açudes, que estão com capacidade de água acima de 80% do total de água armazenada, o Dnocs também monitora o Salinas já tem mais de 90%; Pé de Serra em Piripiri, que tem mais de 90%; Nonato em Dom Inocêncio e o Jenipapo   em São João do Piauí também tem uma quantidade elevada de água. Os açudes de Bocaína e Piaus chegaram a passar por reformas em 2019. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Motociclista é multado por não usar cinto de segurança no Piauí

Foto: Portal P2

O marceneiro José Antônio dos Santos, 59 anos, foi surpreendido ao consultar suas pendências junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Uma multa por falta de uso de cinto de segurança foi registrada contra a moto de José Antônio em Teresina, cidade onde ele não reside e garante nunca ter trazido o veículo.

“Foi no ano passado, vi agora porque fui puxar as taxas do Detran. Nunca tinha visto uma coisa dessas na minha vida. Moro em Piripiri e nunca levei esse moto para Teresina, como posso ser multado lá, ainda mais por não usar cinto de segurança. Não sabia que minha moto era moderna, já tem até cinto de segurança”, brinca o marceneiro.

Ao ver a multa no valor de R$ 195,23 o motociclista pensou que se tratava de uma pegadinha. “Fiquei muito surpreso. Na verdade eu achava que era brincadeira, mas foi aí que eu vi que era sério. Essa semana eu vou ver isso, se não resolverem, vou entrar na Justiça. Eu não posso deixar barato”, lamenta José Antônio.

O Cidadeverde.com procurou o Detran Piauí mas não obteve retorno. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Piripiri ganha Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO)

Nesta terça-feira (21) o Governador Wellington Dias e o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto realizaram a inauguração do serviço de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO) do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), localizado na cidade de Piripiri. A unidade UCINCO prestará serviços voltados para os cuidados e atendimentos de recém-nascidos considerados de médio risco e que precisam de uma atenção contínua após o nascimento, porém com quadros menos complexos do que os atendidos nas UTIs neonatais.

A unidade tem como foco a qualificação do modelo de atenção a gravidez, parto, nascimento e puerpério, promovendo a humanização e práticas neste período que defendam os direitos humanos da mulher e da criança. A unidade contará com 10 leitos a disposição de crianças de 0 a 24 meses, buscando reduzir a mortalidade neonatal.

“Nós estamos implantando essa unidade de cuidados intermediários voltada para crianças que funcionará como uma UTI semi intensiva que nos ajudará a salvar vidas. Muitas vezes nós tínhamos que transferir crianças e suas mães para a capital, a partir de agora isso muda, nós estamos trabalhando para diminuir a mortalidade infantil no nosso estado”, disse o governador.

“Nós estamos inaugurando 10 leitos da unidade de cuidados intermediários do Hospital Chagas Rodrigues. É a garantia de um cuidado intensivo para as crianças dessa região que necessitam desse cuidado, é um incremento para a maternidade dessa unidade e acaba sendo um benefício para toda a população de toda a região que se utiliza do hospital”, aponta o Secretário Florentino Neto.

Atualmente, o Hospital Chagas Rodrigues é a unidade de referência para a Macrorregião Litoral e Região de Saúde Cocais, região que possui 23 municípios, e conta com 101 leitos para exercer atendimento a população. A unidade possui ainda uma média mensal de 15 mil pessoas atendidas no hospital.

Luciano Mendes, chefe do setor da pediatria do hospital Chagas Rodrigues, aponta que a unidade é um grande avanço para os serviços disponíveis para a população. “A inauguração dessa unidade no hospital permite a nós garantirmos uma melhor assistência aos recém nascidos. Nós teremos agora uma maior resolutividade no nosso hospital, reduzindo assim a nossa dependência de hospitais da capital, por exemplo”, destaca o médico.

O HRCR além das obras de reforma que irão influenciar positivamente na prestação de serviços para a população da região, atualmente conta com os serviços de maternidade, pediatria, ortopedia, centro cirúrgico, ultrassonografia, urgência e emergência, raio x, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e exames laboratoriais.

Da Redação
[email protected]

Vice-governadora se reúne com lideranças indígenas de Piripiri

A vice-governadora Regina Sousa e o presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, participam, nesta sexta-feira (3), de reunião com lideranças indígenas de Piripiri. O objetivo é discutir a compra pelo Governo do Estado de uma área para as mais de 300 famílias de índios tabajaras que há anos reivindicam terras para morar e trabalhar. O encontro será às 9h, na casa do cacique Vitor, na comunidade Canto da Várzea, na zona rural do município.

Regina Sousa informa que no mês de outubro de 2019 esteve em Piripiri, na casa do cacique José Guilherme, conversando com lideranças indígenas e ficou acertado que eles iriam procurar uma área para abrigar as famílias que vivem na zona urbana do município e na localidade Canto da Várzea. “ Índio não gosta de viver na zona urbana e como a cidade cresceu, eles acabaram ficando na zona urbana”, diz a vice-governadora. Ela acrescenta que o governo vai resolver a situação deles, comprando terras para acomodá-los, como já resolveu a dos índios que moram nos municípios de Queimada Nova, no sul do estado, e de Lagoa do São Francisco, na região norte.

A vice-governadora revela que os índios já encontraram uma área e que na reunião de sexta-feira, eles vão repassar informações sobre a terra que eles escolheram para acomodar as famílias que vivem na zona urbana e também na comunidade Canto da Várzea.

Regina Sousa informa que dono da área estará na reunião e que após o encontro irão conhecer a área escolhida pelas lideranças indígenas. A compra das terras será feita pelo Interpi e, por isso, o presidente o órgão, Chico Lucas, vai conversar com as lideranças e o dono da área que está à venda. “Nessa reunião, se Deus quiser, vamos resolver a situação das terras para as famílias indígenas”, disse a vice-governadora.

Da Redação
[email protected]

Homem morre após acidente de moto na zona rural de Piripiri

Um acidente fatal registrado na tarde de sábado (21), na zona rural de Piripiri, levou a óbito o quarto piripiriense em acidente de moto neste mês de dezembro.

Iran, como era conhecido a vitima do acidente, pilotava uma moto na comunidade Lajes dos Fidelis (região da Formosa) e, em uma ladeira, perdeu o controle caiu e bateu a cabeça. Ele teve traumatismo cranioencefálico, ainda foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital Regional Chagas Rodrigues, mas não resistiu.

Iran tinha 33 anos, era casado e deixa três filhos.

Da Redação
[email protected]

Caminhão carregado de etanol explode na divisa com o Ceará e mata motorista carbonizado

Foto: Corpo de Bombeiros

Um caminhão carregado de combustível explodiu na BR-222, já na divisa do Piauí com o Ceará. O acidente aconteceu por volta das 22h desta sexta-feira (20) após o veículo sobrar em uma curva. O Corpo de Bombeiros de Piripiri atendeu a ocorrência e registrou a morte de uma pessoa, que seria o motorista do caminhão. O corpo estava totalmente carbonizado.

“A gente foi informado desse acidente por volta das 22h. Quando nossa equipe chegou lá o caminhão estava em chamas. A gente conseguiu debelar o fogo e depois começamos buscas para saber se tinha vítimas. Encontramos um corpo carbonizado”, disse ao Cidadeverde.com o cabo Maylson.

Segundo ele, ainda não se sabe as causas do acidente e nem a identificação da vítima. O trabalho no local do acidente durou aproximadamente 3 horas. “Depois do trabalho concluído passamos a informação para a PRF, que nos informou que iam entrar em contato com o IML de Sobral, já que era Ceará”, afirmou o cabo.

O acidente aconteceu no km 346 da BR-222. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão estava carregado com 23 mil litros de etanol. Ainda de acordo com a equipe que atendeu a ocorrência, o corpo do motorista foi lançado da cabine a uma distância de 5 metros. 

Além do cabo Maylson, a equipe do Corpo de Bombeiros era composta pelo sargento Stênio, cabo Mickael e soldado Oliveira, sob o comando do Tenente Cardoso.

Hérlon Moraes
[email protected]

 

Sushiman foragido da Justiça é preso em Piripiri por roubo

Foto: PRF

Um sushiman de 24 anos foi preso em Piripiri após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Contra o homem havia um mandado de prisão por furto e roubo de veículo expedido pela 3ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

“O flagrante foi registrado quando durante fiscalização na BR 343. Os PRFs abordaram o veículo VW/GOL 1.0, para verificação e durante os procedimentos, a equipe de policiais constatou através de pesquisa nos sistemas, que o motorista possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto”, informou a PRF em nota.

O homem trabalhava regularmente com preparo de sushi, comida japonesa, e foi detido e encaminhado nessa quarta-feira à delegacia de Polícia Civil do município de Piripiri para a adoção das medidas cabíveis.

Da redação
[email protected]

 

Fugitivo de penitenciária furta moto e rouba loja em Piripiri

Foi preso em Piripiri, nesta terça-feira (3), Rogério do Nascimento Alves, após uma sequência de assaltos  na cidade. Ele havia fugido da penitenciária Major César.

Rogério furtou três baterias de caminhão em uma loja na BR 343, no bairro Prado. Após diligências, a Força Tática da PM localizou o suspeito com uma moto. Como reação, ele empreendeu fuga pelas ruas, sendo interceptado em seguida.

Além das baterias e moto recuperadas, a Força Tática ainda apreendeu uma faca e o valor de 12 R$ com o suspeito.

Fonte: piripirireporter

Posts anteriores