Cidadeverde.com

Saúde do município de Piripiri realiza vacinação dos profissionais do SAMU

Começou desde a última segunda-feira (25), a vacinação dos profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piripiri. Para o enfermeiro Pedro Vinícius, coordenador do serviço, o trabalho de vacinação está sendo bem realizado.

“Estamos em luta contra a Covid-19 e é prioridade dessa gestão vacinar toda nossa equipe e até sexta-feira. Esse trabalho estará terminado com a equipe imunizada”,  disse o coordenador. 

Gabriel Mauriz, secretário de Saúde afirma que o SAMU é um dos órgãos prioritários pra receber vacina, pois são um dos protagonistas dessa luta contra a Covid-19. “Todos os nossos profissionais serão vacinados e tudo dará certo para nossa equipe”, explicou. 

Mais 610 doses de vacina chegaram em Piripiri nesse domingo(24). A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro recebeu pessoalmente as doses e falou sobre mais essa porção de esperança para nossa cidade e região. 

Na primeira remessa, chegaram 682 doses. Também receberam doses: Brasileira, Capitão de Campos, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Pedro II, Piracuruca, São José do Divino e São João da Fronteira.

Da Redação
[email protected]

Piripiri recebe mais 610 doses de vacinas contra Covid-19

Foto: reprodução

Mais 610 doses de vacina chegaram nesse domingo (24), em Piripiri. A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro recebeu pessoalmente as doses e falou sobre mais essa porção de esperança para nossa cidade e região.

“Mais uma vez, chega um lote de vacina, a segunda, essa é da fabricante Astrazeneca. Além de Piripiri foram destinadas doses para várias cidades e serão encaminhadas sob a supervisão de Cíntia Rezende, nossa coordenadora da saúde de Piripiri”, disse a prefeita Jôve.  

A distribuição continua no momento para os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o Covid 19. “Queremos que todos sejam vacinados. A expectativa é muito grande. Vamos ter calma que chegará a nossa vez e tudo correrá bem, sem que seja preciso furar a fila”, explicou.  
As 24 mil vacinas da Astrazeneca compõem o segundo lote de imunizantes que chega ao Piauí. Na última segunda-feira (18), o estado recebeu 61.160 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan que possui acordo com a empresa chinesa Sinovac. 

De acordo com Wellington Dias, os governadores brasileiros aguardam uma melhor atuação da diplomacia a partir desta segunda-feira (25), que pode melhorar os índices de vacinação no país.

“Vamos continuar trabalhando sem fake news, sem fofoca, e vamos continuar trabalhando por nossa Piripiri”, concluiu a prefeita Jôve Oliveira.

Também receberão doses: Brasileira, Capitão de Campos,  Domingos Mourão,  Lagoa de São Francisco, Milton Brandão,  Pedro II, Piracuruca, São José do Divino e São João da Fronteira.

Da Redação
[email protected]

Saúde de Piripiri esclarece pagamento da insalubridade aos que estão trabalhando contra a Covid-19

Em entrevista na última quarta (20), o secretário de Saúde de Piripiri, Gabriel Mauriz informou que após análise da folha de Dezembro de 2020 constatou que muitos servidores estavam recebendo o valor do adicional de forma irregular desde o ano passado, mas que o pagamento será feito para quem estiver trabalhando normalmente.   

“Há boatos de que fizemos corte salarial, mas vamos deixar claro que não foi feito corte salarial. Todos os servidores receberam 20% de insalubridade. No entanto, os que estão trabalhando na linha de frente da Covid-19 receberão mais 20%, totalizando 40% de insalubridade”, garante o secretário.  

Ele informou que a SESAM decidiu suspender o pagamento dos 20% de insalubridade a mais, para análise, e só depois disso, pagar o adicional para quem realmente está trabalhando na linha de frente da Covid-19. 

“Muitos profissionais estavam no regime de home-office ou afastado por comorbidades, mas recebendo o adicional de forma irregular, o que estava gerando um ônus muito grande na folha de pagamento. Essa medida foi tomada porque não temos recursos suficientes para arcar com a folha que foi gerada, sem o menor cuidado com a coisa pública”, frisa Gabriel Mauriz.   

Ele informou que pediu ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piripiri (Sindsempi), Raulino Pereira, uma lista dos profissionais que estão na linha de frente da Cobid-19 para que se possa fazer o repasse dos 20% que faltam. “O nosso objetivo é trabalhar com transparência dentro do rigor da lei” explica o secretário.

Gabriel Mauriz afirmou ainda que vai contratar uma empresa para auditar as contas da Secretaria de Saúde (SESAM), depois da análise feita na folha de pagamento de Dezembro, onde foram detectadas várias irregularidades. Por isso, já acionou o setor jurídico para tomar as medidas judiciais cabíveis.

Da Redação
[email protected]

Município de Piripiri inicia vacinação contra Covid-19

Foi lançado nessa terça-feira, 19, no Palácio Pery Pery, o Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação Contra Covid-19, com a presença de autoridades e da imprensa municipal, convidada para o evento. Formaram a mesa de honra, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro; Hilton Monteiro, vice-prefeito de Piripiri; Gabriel Mauriz, secretário de Saúde; Guilherme Lopes, coordenador de programas e projetos da Secretaria de Saúde e, Alan Osório, presidente da Câmara Municipal dos Vereadores.

Cinco profissionais de saúde foram vacinadas: José Pinto, ex-prefeito de Piripiri e médico; Josélia Martins, técnico de enfermagem; Francisca Gardênia, enfermeira; Iraneide Alencar, enfermeira e, Jucineide Moraes, recepcionista da ala Covid do Hospital Regional Chagas Rodrigues.

“A nossa estatística de vacinação vai ser organizada, sem privilégios, ninguém vai furar fila. Temos muita esperança que vai tudo dar certo e todos serão vacinados", disse a prefeita Jôve Oliveira.

Para Gabriel Mauriz, secretário de saúde,  18 postos serão instalados para atender a população em geral, logo após a vacinação dos grupos prioritários. “Vamos cuidar bem do povo e estou muito satisfeito como secretário de saúde em ajudar a população piripiriense", afirmou o secretário.

Nesta primeira fase serão vacinados apenas profissionais da saúde  que estão na linha de frente na luta contra a covid 19. 

Piripiri recebeu nessa segunda-feira (18), 682 doses de vacina contra a Covid 19. Outras dez cidades também receberão as doses: Brasileira, Capitão de Campos, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino.

Da Redação
[email protected]

Município de Piripiri recebe 682 doses de vacina contra a Covid 19.

Foto: Ascom

Piripiri recebeu ontem (18-01) 682 doses de vacina contra a Covid 19. “ É um prazer neste momento receber o primeiro lote para combater a covid 19, é um momento emocionante. Estamos aqui na Regional de Saúde e que a luta contra a covid começou de verdade.”, disse Jôve.

Para a prefeita, o governador Wellington Dias foi um guerreiro que encampou essa luta fazendo com que a vacina chegasse em nossa cidade.

“ Um sonho essa vacina que chegou, uma luz no fim do túnel e estamos agora de verdade prontos para combater essa doença, esse é um bom sinal, a vacina chega e nos dá muita esperança  para nosso povo de Piripiri, os trabalhadores da saúde serão os primeiros a  receber ,  funcionários do hospital e do centro covid da Sesam”, disse Gabriel Mauriz, secretário de Saúde do município.

Hoje, a partir de 11h, uma coletiva de imprensa será realizada no Palácio do Povo de Pery Pery para explicar como será a logística da vacina em Pipiriri. 

“ Chega de tanta gente morrendo, de tantas pessoas indo embora, chegou a hora de todos se unirem contra essa doença”, concluiu a prefeita Jôve. Além de Piripiri, outras cidades receberam a dose, são elas: Brasileira, Capitão de Campos, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino.

Da Redação
[email protected]

Vamos desatar os nós, diz prefeita Jove Oliveira sobre Piripiri

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, revelou nesta sexta-feira (15) que teve dificuldade em fazer a transição de governo com a gestão anterior. Primeira mulher eleita para comandar a cidade, a gestora chegou a dizer que foi boicotada.

“Tivemos uma grande dificuldade na transição. Não tivemos acesso ao que tínhamos por direito. Foi uma transição nervosa e complicada. Sempre boicotavam e cansavam a equipe. Vencemos essa etapa e estamos na prefeitura de fato e direito”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Entre os principais problemas encontrados nos primeiros dias, a suspensão na coleta de lixo da cidade.

“Conhecíamos a realidade de fora. Quando assumimos tínhamos o desafio do lixo. Após a derrota, a gestão paralisou 80% a coleta. A cidade ficou apodrecida. Estamos nos apropriando de tudo”, declarou.

Dificuldades financeiras

A prefeita revelou ainda que a cidade passa por problemas financeiros. “Na terça recebemos a visita da Equatorial pra cortar a energia do centro administrativo. Estamos conversando para fazer um reparcelamento. Do que recebemos do FPM só ficamos com 128 mil reais. Dia 20 estaremos com as contas bloqueadas. Vamos conseguir desatar os nós”, afirmou.

Foto: Cidadeverde.com

Jove garantiu que trabalhará para fazer a melhor gestão de Piripiri. “Piripiri não merece isso. Gestores poderiam ter deixado a coisa mais ou menos ajeitada. Não quero entrar para a história como a primeira mulher eleita prefeita. Queremos tornar a gestão a melhor da história. São dias difíceis” finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Piripiri tem R$ 750 mil retidos pela Receita Federal na 1ª parcela de janeiro do FPM

Foto: Ascom

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, está acionando na Justiça o ex-prefeito Luiz Cavalcante e Menezes (PP) pelo não pagamento de débito do município junto ao INSS relativo ao ano de 2020.Cerca de  R$ 750 mil foram retidos pela Receita Federal da 1ª parcela de janeiro do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) reduzindo pela metade o repasse do município.

De acordo com o Procurador Geral do Município, José Bezerra Pereira (Dr. Louça), além dos R$ 748.143.026 a Receita Federal correspondente às obrigações previdenciárias do município junto ao INSS de servidores comissionados e contratados em 2020, o INSS aplicou multa de R$ 50.395,041 pelo atraso do pagamento, que só aconteceu agora em janeiro.

"Isso é um ato vil contra a população de Piripiri e não contra a gestão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro (PTB), haja vista a grande quantidade de recursos que foram sequestrados pela Receita Federal que de certa forma compromete a administração do município", destaca Dr. Louça. 

O Procurador afirma que já está estudando as medidas necessárias e adequadas contra administração anterior e contra o ex-gestor Luiz Cavalcante e Menezes pelos seus atos que trouxeram prejuízos ao município. Informou ainda que fará contato com Receita Federal para encontrar uma solução sob pena do município não conseguir honrar seus compromissos. 

“Não é justo que o município pague uma multa com juros tão exorbitantes porque o gestor não cumpriu com suas obrigações. Isso é um crime e merece uma punição. Que o povo tome consciência dos desmandos e do descalabro que vinha sendo praticados pela administração que passou", frisa Dr. Louça.

Dados do Extrato Demonstrativo do Banco do Brasil emitido nessa terça (12/01) informam que o Fundo de Participação do Município (FPM) repassou R$ 1.536.612,91 na primeira parcela do FPM da Prefeitura de Piripiri. Desse valor, foram descontados R$ 748.143,026 do INSS e mais R$ 50.395,041 de multa pelo atraso no pagamento. 

O Procurador Geral José Bezerra Pereira lembra que no próximo dia 20/01, a Prefeitura de Piripiri vai pagar o INSS de janeiro, além de fazer o repasse da Câmara Municipal. “Então, a retirada da Recita Federal de mais de R$ 800 mil dos recursos do município comprometem qualquer gestão. Por isso, vamos tomar as providências”, conclui Dr. Louça.

Da Redação
[email protected]

Jôve Oliveira: primeira mulher eleita prefeita de Piripiri toma posse

Foto: PH

Tomou posse na tarde desta sexta-feira (1), a primeira mulher eleita prefeita de Piripiri, a 157 km ao Norte de Teresina. Jôve Oliveira Monteiro assumiu o cargo por volta das 16h no Memorial Expedito Resende.

A solenidade foi rápida e restrita por causa das medidas sanitárias. Foram empossados ainda os secretários municipais, o vice prefeito Hilton Osório.

“Fui diversas vezes testada pra desistir por ser mulher, mas nunca desisti desse sonho, de trabalhar por minha Piripiri. Temos um povo honrado e não vamos desistir até que esse povo seja beneficiado com políticas públicas. Piripiri é nossa capital do mundo como já disse o jurista Ozires Neves e vamos lutar por ela”, disse a prefeita.

Antes, na Câmara Municipal, Alan Osório (PT) foi eleito por 9 votos a 6, o presidente da Casa.

Da Redação
[email protected]

Prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, segue internado com sintomas da Covid-19

Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Piripiri, Luiz Menezes (Progressistas) segue internado em um hospital particular de Teresina em tratamento de sintomas da Covid-19. Ele deu entrada na unidade na última segunda-feira, e, apesar da melhora no quadro,  deve permanecer sob cuidados médicos até o próximo domingo, 3 de janeiro. 

A informação foi repassada ao Cidadeverde.com pelo filho do gestor, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB). 

"Ele está internado, mas está melhorando gradativamente, respira normalmente e está se alimentando bem. Os exames clínicos apontam que ele está bem. Pelo fato dele já ter 72 anos, ter ficado uma semana desidrato e sem se alimentar direito, os médicos estão com a devida precaução em relação a permanência dele lá. A gente acha que até domingo ele deve permanecer lá", disse Marden  Menezes. 

O deputado estadual também confirmou que essa é segunda vez que Luiz Menezes é diagnosticado com a Covid-19. O primeiro diagnóstico ocorreu em junho, mas na ocasião o prefeito não apresentou sintomas. 

"Ele tinha tido um diagnóstico positivo no mês de junho, mas foi assintomático. Essa doença é misteriosa e traiçoeira. Ainda não tem como saber se ele tinha tido um falso positivo em junho ou se foi reinfectado agora. Não há uma exatidão, pelo que a gente observa nas testagens", destacou Marden. 

Por causa da internação, Luiz Menezes não vai comparecer nesta sexta (01) às solenidades de transmissão de cargo na Prefeitura de Piripiri, que marcam a posse de Jove Oliveira (PTB) no comando do município. 

 

Natanael Souza
[email protected]
 

Prefeito Luiz Menezes é diagnosticado com COVID-19 novamente

A assessoria do prefeito Luiz Menezes, do município de Piripiri divulgou ontem nas redes sociais, a informação de que o gestor foi novamente infectado pelo novo coronavírus. O prefeito teve a primeira vez a doença no mês de julho, e devido a um forte quadro gripal realizou o exame swab e sorológico dando confirmação de quadro positivo de Covid 19. 

Confira abaixo a nota divulgada:

Informamos à população piripiriense que, mesmo após já ter testado positivo para COVID-19 em junho deste ano, o prefeito Luiz Menezes apresentou fortes sintomas gripais nos últimos dias e, após realização de exames SWAB e sorológico, foi diagnosticado novamente com a doença.

Ele está sendo acompanhado pelo médico Dr. Thalles Cruz, que recomendou sua internação hospitalar, diante de um quadro de cansaço, febre e desidratação.

Dessa forma, os compromissos de entregas de obras, como a praça de eventos do povoado Furnas, assim como a 'LIVE' de prestação de contas, que estava prevista para acontecer amanhã, foram cancelados. 

Todos estamos na torcida e orando pela sua plena recuperação. 

João Bandeira
com informações Ascom-Piripiri

Posts anteriores