Cidadeverde.com

PF faz operação para apurar furto de navio apreendido pela Marinha

  • navio_lc_01_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_02_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_03_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_04_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_05_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_06_edit.jpg Divulgação/PF

Atualizada às 11h40 

A Polícia Federal informou na manhã desta sexta-feira (08), que desde a apreensão do navio, ele ficou sob responsabilidade de depositário fiel nomeado pela Justiça Federal para guarda do bem no Porto do Trapiche, em Luís Correia PI

Atualizada às 10h50

Equipes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (07) uma operação com o objetivo de investigar um grupo criminoso responsável pelo furto de um navio cargueiro com carga de cigarros de origem estrangeira utilizado por contrabandistas, apreendido ainda em agosto de 2020 no município de Cajueiro da Praia, litoral norte do Piauí.

De acordo com a PF, a Operação Bucaneiro mobilizou 40 Policiais Federais para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e está sendo realizada na cidade de Luís Correia, distante 338 quilômetros de Teresina e nos municípios de Tutóia (MA), Abaetetuba (PA) e Belém (PA).

"O operação foi deflagrada em razão de um inquérito instaurado para apurar um crime de furto, foi furtado aqui em Luís Correia, no final do ano passado, uma embarcação que tinha sido apreendida pela Polícia Federal que estava sob responsabilidade da Marinha do Brasil, embarcação essa que foi utilizada para o transporte de cigarro contrabandeado", explica o delegado responsável pelo inquérito, Albert Moura. 

Foto: Divulgação/PF 

Ainda segundo as investigações, contrabandistas do município de Abaetetuba (PA) vieram até o litoral piauiense em dezembro de 2020 com o objetivo de realizar o furto da carga. Os suspeitos, que são associados com barqueiros de Luís Correia, entraram no porto do Trapiche retiraram cordas, âncoras e conseguiram realizar o roubo da carga, fugindo em seguida para o estado do Pará. O barco foi abandonado no município de Tutóia (MA).

"No curso das investigações, foi indentificado uma quadrilha que veio da região de Abaetetuba no Pará, região metropolitana de Belém, se deslocou até o litoral do Piauí e executou o furto. Durante a rota de fuga, a embarcação encalhou em Tutóia, onde houve o apoio de pessoas locais para a tentativa de consumação do furto", destacou o delegado Albert Moura. 

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado e o material apreendido será analisado para conclusão do inquérito.

"Segue as investigações, o material que foi apreendido hoje será objeto de análises e a conclusão do inquérito será feita de acordo com o material que for analisado e com as conclusões da análise do material apreendido", finaliza o delegado.  

 

Rebeca Lima
[email protected]

Maninha Fontenele solicita ambulância extra para Luís Correia

Nesta quinta-feira (30), a Prefeita Maninha Fontenele, juntamente com a secretária Municipal de Saúde de Luís Correia (Sesa), Marcela Furtado, esteve reunida com a secretária Municipal de Saúde de Parnaíba, Dra. Leidiane Pio Barros, para tratar sobre um projeto piloto que visa implementar uma equipe extra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aos fins de semana, na região do Brejinho.

A medida foi tomada devido ao aumento do número de acidentes na região, e, diante disso, foi solicitado junto à Secretaria de Saúde de Parnaíba, responsável pela regulação do Samu na Planície Litorânea, que incluísse uma ambulância extra aos fins de semana e feriados.

“Nós percebemos que vem ocorrendo um aumento no número de acidentes na região do Brejinho, e, preocupados com essa situação, solicitamos uma equipe extra para atender essa demanda. Na oportunidade, nós também discutimos novas estratégias para o atendimento do Samu em Luís Correia para melhor a assistência à nossa população”, comenta a prefeita Maninha.

A ambulância faz parte da frota de Luís Correia e todo o financiamento ficaria a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. Também estiveram presentes na reunião, os coordenadores do Samu de Parnaíba e de Luís Correia, Isabel Marques e Marcos Miranda.

Com informações Ascom

Maninha Fontenele vistoria obras de calçamento no bairro Atalaia

Na manhã dessa terça-feira (28), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, realizou uma vistoria nas obras de pavimentação poliédrica que estão sendo realizadas em alguns trechos do município.

Dentre as obras vistoriadas, estão as da Rua Amarante, no bairro Atalaia. As obras do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Turismo, contam com recursos provenientes de emendas do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior.

"Fico muito feliz em ver as obras de calçamento avançando na nossa cidade. Elas são importantes para os moradores, pois irão proporcionar uma melhor qualidade de vida, e também são importantes para a cidade, contribuindo para o nosso desenvolvimento", destacou a prefeita.

O secretário de Administração, Carlos Machado, também acompanhou o andamento das obras. Além dessas, outras melhorias no calçamento estão sendo realizadas na cidade, como as dos povoados Brejinho de Fátima e Jabuti 2, que iniciaram no último sábado (25).

Com informações Ascom

Prefeitura de Luís Correia inicia obras de pavimentação nos povoados Brejinho de Fátima e Jabuti 2


A Prefeitura de Luís Correia iniciou, nesse sábado (25), as obras de pavimentação poliédrica nos povoados Brejinho de Fátima e Jabuti 2. Ao todo, serão quase 40 mil m² de pavimentação em nove localidades, com um investimento de cerca de R$ 3,7 milhões.

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, acompanhou o início das obras de calçamento e destacou a importância do investimento feito nos povoados. "Essa era uma demanda antiga dos moradores dessas regiões e fico muito feliz em ver as obras avançando, trazendo mais qualidade de vida e contribuindo no desenvolvimento da nossa cidade. Também iniciamos as obras de calçamento no bairro Coqueiro e logo iremos iniciar nas demais localidades", comentou a prefeita. 

Estiveram presentes, acompanhando o início das obras, o vereador Francione Galeno, o vereador licenciado Pedro do Leite, e a liderança comunitária Antônio Veras. 

Na oportunidade, a prefeita Maninha realizou ainda uma vistoria nas obras da reforma do chafariz do Povoado Jabuti 2, acompanhada pelo secretário de Agricultura, Paulo Ricardo.

Ascom

Maninha Fontenele comemora aniversário com surpresa na Prefeitura de Luís Correia

Nesta sexta-feira (24), a prefeita Maninha Fontenele completa mais um ano de vida. E, para comemorar a data, a gestora foi surpreendida por uma surpresa feita por servidores, amigos e demais autoridades na Prefeitura de Luís Correia. A prefeita, que tem uma história marcada por lutas e conquistas em prol dos luiscorreienses, foi recepcionada ao som da tradicional Banda Municipal 26 de Julho.  


 
"Que felicidade receber essa homenagem no dia do meu aniversário. Eu sou grata a todos pela gentileza e pela oportunidade de ser prefeita de Luís Correia. Todos os dias eu levanto com o propósito de trabalhar e honrar essa missão, dando a minha contribuição pela melhoria de vida do povo luiscorreiense", disse a prefeita Maninha.


 
Maria das Dores Fontenele Brito é natural do Povoado de Ipueira, em Luís Correia. Filha de seu Erismar e dona Dolores, foi estudar em Parnaíba e se formou em Serviço Social. Na juventude, conheceu Pedro do Leite, com quem teve três filhos. 

Decidida a trabalhar por melhores condições de vida para os luiscorreienses, Maninha encontrou na política uma forma de ajudar quem necessitava. Foi vereadora, secretária municipal de Educação, secretária de Assistência Social e a primeira mulher vice-prefeita de Luís Correia.

Ascom

Prefeitura de Luís Correia realiza mutirão de limpeza na praia de Atalaia

Foto: Ascom/Prefeitura

A Prefeitura de Luís Correia, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMAM), realizou um mutirão de limpeza na praia de Atalaia com o objetivo de sensibilizar a população quanto à gestão dos resíduos sólidos, além de alertar sobre os cuidados com o meio ambiente. 

De acordo com o diretor do DEMAM, Nick Sousa, a ação promovida pela Capitania dos Portos, com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), faz parte das comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, comemorado em mais de 180 países. 

“A importância não só dessa, mas de todas as ações que tratam da problemática do lixo, tem como prioridade sensibilizar a população quanto à gestão dos resíduos sólidos, principalmente quando temos um envolvimento em nível mundial, a exemplo do Dia Mundial de Limpeza de Praia, quando mais de 180 países estiveram mobilizados nessa ação que consiste na preservação do litoral”, explica o diretor do DEMAM. 

Ainda segundo Nick Sousa, durante todo o ano, o Departamento de Meio Ambiente de Luís Correia realiza ações para conscientizar a população e incentivar mais pessoas na preservação das praias. “As nossas ações sempre são voltadas para o diálogo de sensibilização e de uma construção coletiva com a comunidade. Dessa forma, queremos ter um número maior de multiplicadores de ações tão importantes quanto a preservação ambiental”, comenta. 

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, ressalta a importância da colaboração de todos. “Nossas praias são lindas, mas para que elas continuem assim, temos que preservá-las. Por isso, é muito importante que cada um faça sua parte, como recolher seu próprio lixo e descartar no local adequado”, finaliza a prefeita.

Da Redação
[email protected]

Luís Correia: após solicitação, abastecimento de água é regularizado

Na última terça-feira (14), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, se reuniu com o governador Wellington Dias para solicitar a resolução da falta de água no município. O gestor atendeu as solicitações e uma equipe foi enviada para auxiliar os técnicos da Agespisa de Luís Correia. Neste sábado (18), o abastecimento de água foi regularizado e a melhoria foi acompanhada de perto pela prefeita Maninha Fontenele.

 "Com o esforço e o trabalho dedicado das duas equipes, resolvemos o problema e a água já está chegando para as famílias do nosso município. Acompanhamos de perto todo o processo e nos orgulhamos por trabalhar para levar algo tão essencial, como a água, para essas famílias", declara a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele.

A prefeita Maninha também agradeceu ao suporte de todos envolvidos em mais essa conquista. "Obrigada ao presidente da Agespisa, Genivaldo Brito, ao trabalho dos profissionais Antônio Macedo, fiscal de Obras da Agespisa; José Alves de Lima Filho, chefe de Escritório Local; e Cirilo Albuquerque, Gerente Regional, além da prontidão e agilidade do Governo do Estado no atendimento à nossa solicitação", finalizou a gestora.

Com informações - Ascom

Prefeita Maninha Fontenele solicita investimentos para Luís Correia

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, acompanhada do vice-prefeito, Miarialdo Mota; e do deputado estadual Dr. Hélio, se reuniu com o governador do Piauí, Wellington Dias, para solicitar mais investimentos para o município. 

Durante a reunião com o governador, que contou com a presença do presidente da Agespisa, Genivaldo Brito, a prefeita solicitou, em caráter de urgência, medidas para solucionar o problema da falta de água na zona urbana e rural da cidade, em especial, no Residencial Alvorada, no bairro Cearazinho, e Residencial Vitória, no bairro Campos.

“Agradeço ao nosso governador, Wellington Dias, que prontamente atendeu nossas demandas e se comprometeu a resolver, o mais rápido possível, esse problema da falta de água em Luís Correia. Mais uma vez eu reforço aqui o meu compromisso de melhorar a vida dos luiscorreienses”, comentou a prefeita. 

Dentre as solicitações feitas pela prefeita ao governador, está a doação de terreno para reestruturação e revitalização dos espaço dos trailers, na avenida principal; concessão do prédio desativado da Unidade Escolar Pedro II, no povoado Camurupim, para a realização de projetos sociais e educacionais na região; posto de policiamento fixo na comunidade Camurupim (em caráter de urgência), com a designação de 08 (oito) policiais militares; perfuração de poços na zona rural do município; carro-pipa para assistir à população; construção de uma caixa d’agua elevada para atender o Residencial Alvorada e o Residencial Vitória; e melhorias para a Educação de Luís Correia;

Estiveram presentes, durante a audiência, o deputado estadual Dr. Hélio; o vice-prefeito, Mirialdo Mota; o secretário de Finanças, Pedro Júnior; os vereadores Pedro do Leite e Valdemir Pereira; a gerente da Secretaria Municipal de Educação, Karla Oliveira; e o supervisor da Secretaria de Estado da Educação, professor Akyciel Farias. A reunião ocorreu no dia 14 de setembro.

Com informações- Ascom

Funcionário público e sogra morrem em acidente causado por animal na pista

Foto: Redes sociais

José Geovani e Lina Carla 

Atualizada às 10h10

Uma colisão frontal entre dois carros na tarde desta segunda-feira (13) na PI 116, em Luís Correia, litoral do Piauí, terminou com a morte de um funcionário público identificado José Geovani Gomes Filho, de 37 anos, e da sogra dele, identificada como Ilza de Oliveira Pereira, 63 anos. A idosa chegou a receber atendimento médico no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, mas não resistiu e faleceu durante a madrugada.

Outras duas pessoas que estavam no veículo conduzido por ele ficaram gravemente feridas: a esposa, Lina Carla de Oliveira Pereira (41 anos) e o cunhado, um médico identificado como Renato Oliveira Pereira (36 anos) O motorista do outro veículo envolvido na colisão também ficou ferido. As vítimas também foram encaminhadas para atendimento no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA).

De acordo com informações do diretor clínico do HEDA, Carlos Teixeira, o estado de saúde da esposa e do cunhado do funcionário público morto no acidente ainda é considerado grave. "A Lina teve fraturas e também teve uma perfuração abdominal. Já foi feito o procedimento cirurgico. Ela está consciente e orientada, mas o caso ainda é grave. O mais delicado é o doutor Renato, que está intubado e em ventilação mêcanica, na UTI", destacou. 

Ainda de acordo com o diretor do HEDA, as equipes do hospital tentam viabilizar junto aos familiares a transferência de Lina e Renato para Teresina, para receberem atendimento mais especializado. Renato deve ser transferido para o HU na capital.

Foto: Polícia Militar 

De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTur), o acidente aconteceu por volta das 16h nas proximidades da entrada da praia do Arrombado, quando o motorista tentou desviar de um animal na pista e acabou colidindo frontalmente com um veículo que trafegava na direção contrária. 

“A informação que temos, segundo relatos preliminares, é que o condutor foi tentar desviar e acabou colidindo com o veículo que estava no sentido contrário”, destacou o tenente Sales, da CIPTur. 

Com o impacto da colisão, os dois carros ficaram bastante danificados e algumas vítimas ficaram presas às ferragens. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para auxiliar nos trabalhos de socorro. 

Foto: Polícia Militar 


José Geovani Gomes Filho era servidor do Instituto Federal do Maranhão(IFMA), na cidade de Coelho Neto. A instituição divulgou nota de pesar lamentando o falecimento e manifestando solidariedade aos amigos e familiares. 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Prefeitura de Luís Correia entrega novos instrumentos para a banda 26 de Julho

Foto: Ascom

A Prefeitura de Luís Correia, por meio do Departamento de Cultura do município, realizou a entrega de novos instrumentos para a Banda Municipal 26 de Julho, durante solenidade realizada nessa sexta-feira (10).

De acordo com a prefeita da cidade, Maninha Fontenele, a aquisição dos novos instrumentos e uniformes, que já foram entregues à banda, fazem parte dos vários investimentos que a Prefeitura de Luís Correia têm feito na área cultural.

Foto: ascom

“Eu me sinto orgulhosa, como gestora desse município, de poder contribuir com a nossa Banda 26 de Julho, que tem 38 anos de tradição e história. E quero dizer dizer aos luicorreienses do nosso compromisso, da nossa responsabilidade de estar honrando a cultura e a tradição da nossa Luís Correia. Entregamos os novos instrumentos, novos uniformes, e nós iremos, ao longo da gestão, equipar totalmente a nossa banda”, destaca a prefeita.

Durante a solenidade de entrega dos novos instrumentos estiveram presentes o vice-prefeito Mirialdo Mota; o secretário de Finanças, Pedro Júnior; o secretário de Administração, Carlitus Machado; a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Marília Passos; o vereador Gabriel Araújo; e a diretora de Cultura, Sônia Silva.

Com informações - Ascom

Posts anteriores